Textos sobre o ser Humano
Podemos ter filhos, esposo, pai , mãe, irmão, amigos...mas na verdade a estrada onde devemos trilhar...esta, tem que ser com nós mesmos, e, sozinhos.
Podemos ter o apoio de nosso anjo da guarda, mas na verdade, a gente que é responsável pelos nossos próprios atos. O ser humano é dono de seu destino e esse caminho ele próprio constrói ao longo da sua existência. Os erros ou acertos é com cada um de nós, e não mais ninguém.
Apenas humano...
Sem que ela percebesse, eu chegaria de mansinho, delicadamente e com todo o carinho me achegaria no mais fundo do seu coração, dele retirando tudo o que a machucou, curando todas e quaisquer feridas que ainda existam, a começar pelas mais antigas, por mínimas que sejam.
À memória ruim eu daria um jeito de apagar, deixando apenas o seu ensinamento, ainda aprendemos mais com a dor.
Pediria que ela sorrisse sem receio abrindo espaço para um novo registro de paz, carinho e amor.
Longe do preceito de que todos somos obrigados a ser "felizes", como se fosse um produto disponível nas vitrines dos megashoppings, eu lhe diria para ser feliz naturalmente, sabendo que por certo surgirão momentos acompanhados de sofrer.
Quando se pensa que hoje não há mais segredos, talvez possamos entender que a maior utopia é sermos apenas humanos, com muitas contradições, melhor que assim seja e sem culpa.
Ei não desista facilmente do que te faz feliz.
Não abra mão do que te acalma, do que te traz segurança, do que te dá paz... se tudo fosse fácil, se tudo fosse só acertos não seríamos humanos, não precisaríamos que nada, nem ninguém nos completasse.
Não desista facilmente do que, de quem te faz feliz... porque, o que fere de verdade é o orgulho, a falta de perdão, não o amor, o amor apenas nos salva!!!
Minha condição humana me fascina. Conheço o limite de minha existência e ignoro por que estou nesta terra, mas às vezes o pressinto. Pela experiência cotidiana, concreta e intuitiva, eu me descubro vivo para alguns homens, porque o sorriso e a felicidade deles me condicionam inteiramente, mas ainda para outros que, por acaso, descobri terem emoções semelhantes às minhas.
(Como Vejo o Mundo)
Uma das coisas mais lindas da vida é se descobrir humano, pequeno e necessitado.
É belo quando podemos nos reconhecer como uma obra e não criadores!
Porque todos os anseios de criar e fazer acontecer passam a estar submetidos a vontade de quem nos criou e descobrimos que não somos os responsáveis de nada e sim participantes de uma história que não é nossa, mas da qual fazemos parte mas que Ele é o autor!
Isso não nos torna seres passivos, ao contrário, nos torna mais ativos. Ao aprendemos isso descobrimos que a vida se eterniza e se torna linda não por aquilo que você faz ou deixa de fazer...mas o quanto de amor tem nas suas atitudes...quem de fato vive, de fato ama.
E amor não escolhe o momento para sorrir, o amor sorri simplesmente porque ama e acolhe em si a alegria de um Deus que cuida.
Amar é uma ação de construção, de edificação, cheia de eternidade... ação essa que também não é nossa.
É dom de Deus porque Deus é Amor.
Que o Amor viva em nós!
Porque tem dias que bate um cansaço no coração da gente.
Uma frustração com as pessoas cheias de si, envoltas em
hipocrisias; é como se fossemos sufocados pela incoerência das atitudes daqueles nos quais esperamos e confiamos.
E começamos a desacreditar tanto.
Mas de repente nos sentimos como que no colo de um Pai, que conhece nosso interior e em meio a uma brisa suave, chega e acalenta o calor dos nossos sentimentos...é nesse momento que sentimos Deus sussurrando baixinho:
'_essa falta de fé nos homens menina, também é meu amor e cuidado por você. É sinal da minha presença em sua vida. É por isso que venho lembrar-lhe minha pequena: Espere somente em mim, confie somente em mim, seja minha filha e minha amiga; assim, na intimidade poderei lhe ensinar cada dia mais sobre compreender o outro, enxergá-lo como ser humano fraco e pequeno, também necessitados de ajuda e de Amor.'
E, nessa graça de me sentir amada e cuidada por Deus, tenho pedido que Ele me ensine a Amar. E só assim, no Amor que Ele pode me dar que tenho compreendido que a caminhada é possível.
E ele ainda sussurra:
'Coragem Menina, estou com você!
E eu sigo.
Porque o mundo tem nos imposto um ritmo desumano.
E a gente tem tentado se adaptar a isso.
Acelerados pelo poder da tecnologia e, na tentativa de acompanhar a capacidade de processamento instantâneo de terabytes de informações das máquinas, na era da comunicação, sofremos por passar despercebidas aos nossos olhos comunicações e informações tão importantes, sensações tão cotidianas e necessárias para aprender o sentido da nossa existência e, quem sabe evoluir.
A criança chora pedindo ajuda e atenção;
o idoso caminha vagarosamente para atravessar a rua, carregando além do peso das lutas o das sacolas que vai alimentar os filhos e netos; o pobre continua suplicando um prato de comida; o marginalizado nos suplica no silêncio e na exclusão um banho e um prato de atenção e carinho.
Não obstante ao que suplica fora de nós e de nossas casas, ainda existe súplica na nossa convivência, aquelas que gritam aos nossos ouvidos surdos.
Aquele amigo que se cala, mas precisa da nossa ajuda para descobrir o motivo da dor que torna seu grito mudo; o pai que se isola no medo de sentir-se ignorante diante de tantas mudanças de valores; o filho que na tentativa de chamar atenção da falta de tempo se recusa a seguir ordens ou ignora os conselhos; ou ainda, a própria natureza, que clama por misericórdia dos homens que esbanjam do consumo desenfreado de recursos.
O mundo grita em silêncio e nós permanecemos surdos.
Os olhos estão fixos nos aplicativos e, nas telas enquanto tantos passam, chorando em silencio do nosso lado.
A alegria do filho que tirou uma melhor nota, ou da filha que se destacou na apresentação do balé passou despercebida porque algo foi compartilhado naquele instante no aplicativo do seu celular. Era um vídeo que mostrava a maldade alheia que é usada para zombar a desgraça que abala a estrutura política do país.
E a gente segue despercebido enquanto o mundo pede paz!
Enquanto a vida pede vida.
O carnaval, que antigamente era um festejo para dizer adeus a carne onde se agradecia pela fertilidade do solo e pela produção ( visto que na quarta-feira se inicia um período de jejum e abstinência) esse já perdeu o sentido e o valor.
Aliás, é isso que vem acontecendo com a gente também.
Tudo é velocidade, tudo é mudança necessária para se alinhar com o que o mundo prega....tudo para nos 'adaptar'!
Ainda que gente lá no fundo não concorde.
Ainda que a gente não se sinta bem e não se adapte.
E a vida vai passando e no ano inteiro, vamos fantasiando nossas próprias emoções e tornando a vida um grande festejo de carnaval.
Mais ainda falta falar do maior clamor, esse que vive em nós, que agita nossa consciência e nos questiona a noite quando colocamos a cabeça no travesseiro e lembramos do quanto a vida poderia ser diferente se ...
Ah... esse clamor, a gente ignora...a gente não tem tempo para pensar, afinal estamos muitos cansados e ocupados.
A modernidade tem nos exigido muito e a gente precisa repousar o corpo cansado.
E a gente dorme.
A vida inteira.
E vai se esquecendo que somos SERES humanos!
Não importa o que você tem na vida, importa o que você faz através do que você conquista na vida
Grandes pessoas não necessariamente tem grandes posses, cargos, ou títulos.
Eles tem amor e alegria de viver.
E isso meu querido, vou logo lhe dizendo que não se conquista com poder e com dinheiro, isso é conquista de quem vive na graça de Deus.
Para esses o que importa é o amor.
E só.
E basta para seguir feliz.
De todas as coisas difíceis para o ser humano, a que mais lhe causa dúvida, é a escolha.
O nosso mundo se protagoniza no universo, e o universo pertence a uma escolha. Pois até Deus quando criou tudo, teve a escolha entre criar ou não criar.
E se nós aqui estamos, é porque Ele nos criou, é porque somos escolhidos. Deus seja louvado por tudo, amém!
A vida é BELA
Concordo que é a vida é de fato, bela!
Quando me debruço na janela
Da minha alma
E com absoluta calma
Contemplo as maravilhas
E os esplendor que existem
Em todas as criaturas
E revelações da natureza
No ruído do vento
No barulho das águas
No caminhar apressado das nuvens
No gorjeio dos pássaros.
No sol radioso
Na dança da lua: nova, crescente, decrescente, cheia
De amor e beleza
No cheiro da mata
De verde tingida.
Nas cores fulgurantes de um arco-íris.
E tudo tem uma proposta e uma mensagem
De paz e esperança
Pro ser humano que só não os entende
Por que não pára
Pra ouvi-los.
Recentemente tive a oportunidade de ler um artigo muito interessante que defendia que um relacionamento é composto por três indivíduos: você, a pessoa que está com você, e o que você idealizou da pessoa que escolher para estar ao seu lado, pensar que podemos destruir uma relação quando idealizamos alguém....mais uma vez a vida nos ensinado a ter os pés no chão...
Realmente tudo isso faz muito sentido, pois quando conhecemos alguém que nos interessa ou encanta cabe a nós escolhermos entre algumas alternativas: demonstrarmos quem somos de fato ou demonstrarmos o que o outro deseja ver ( o caminho de uma idealização que não é mutua). São as alternativas e prerrogativas que começamos a definir o sucesso ou insucesso de um relacionamento.
Prerrogativa é o que você geralmente considera importante antes de tomar uma decisão, antes de consolidar uma crença ou até mesmo definir uma linha de pensamento sobre qualquer assunto, é impressionante pensar que muitas vezes alimentamos prerrogativas por fatores externos a nós e coisas na maioria das vezes utópicas, quantos amores verdadeiros já não presenciei serem destruídos por contos de fadas, amores destruídos no momento em que o príncipe bonito de cavalo branco virou um "sapo"
Acho que a Disney é em parte responsável por isso........rs
E ai pasmem! Chega um momento em que ele deixou de ser aquele príncipe que você sempre sonhou ! Não, ele não deixou de ser um príncipe! Na verdade ele nunca foi....ele apenas é um HUMANO com sonhos, medos, angústias, expectativas, regras e personalidade, assim como você!...........E em determinados momentos ele só precisava de você, da sua atenção, precisava ser ouvido..entendido........compreendido...
Assim como príncipes, princesas também não existem, elas não ficam eternamento com lindos cabelos, com corpo escultural e "durinho", muito menos com pele de seda, não serão o tempo todo sorriso e música, as vezes a princesa pode transformar-se temporariamente em uma bruxa, mas nunca foi uma bruxa, ela também queria sua atenção, sua compreensão, o seu beijo antes de dormir ou até mesmo aquele cafuné enquanto assistia filme junto com você.......na verdade assim como o príncipe ela nunca foi uma princesa, é simplesmente um outro ser humano.
Nosso defeito é amar apenas as virtudes e não aprendermos a amar os "defeitos" como são...
Por isso penso que é bobagem idealizar alguém perfeito, ter parâmetros elevadíssimos e complexos sem considerar que a beleza dos relacionamentos mora na simplicidade de sermos humanos e entendermos uns aos outros, respeitarmos um ao outro, termos empatia! Contudo atualmente tenho percebido (com algumas exceções) que é tão difícil praticar e vivenciar a simplicidade, ainda vejo pessoas construindo suas vidas pensando ter princesas e príncipes do seu lado, pessoas que "terceirizam" suas emoções e sonhos em contos de fadas.............. o triste disso tudo é que no primeiro choque, embate ou conflito tudo se esvai..........cai por água e lama abaixo......o diálogo que deveria ser normal passa a ser anormal, erros passam a ser um pecado imperdoável e a palavra desculpa e perdão são abolidas de um vocabulário em que deveriam ser presentes e personificadas no gesto de simplesmente amar...
Nunca quis uma princesa, mas sim uma mulher! Com suas belas virtudes, e seus lindos defeitos....isso torna o ser ÚNICO e insubstituível...é a imperfeição nos ensinando um pouquinho de perfeição...
Com o passar dos anos a gente descobre que:
- odiar é menor que não odiar
- não odiar é menor que ser indiferente
- ser indiferente é menor que amar
- amar é maior que tudo antes descrito.
E quando a gente chega a descobrir isso, significa que amadurecemos
e que estamos prontos para amar incondicionalmente
a nós mesmos e ao outro.
Fomos Humanos
No princípio caminhamos pra nos descobrir
depois disso trabalhamos para evoluir
aprendemos a VOAR num grande pássaro de ferro
e deixamos de nos importar com nosso irmão por próprio ego
HOJE em dia derrubamos nossos aviões
e se ele cai com político, inclusive, se comemora.
Não demora até a gente padecer, e ver,
que tanto o politico quanto o ladrão,
tanto o evangélico quanto o cristão
a polícia,
o corrupto,
a criança
ou o adulto
SÃO TODOS IGUAIS,
irmãos e filhos de Deus.
Somos humanos mas já fomos muito mais humanos,
hoje é difícil SER HUMANO se esquecemos como SER.
Chegará o dia em que uma banana será uma banana, o macaco será macaco e ser humano será humano.
Até lá veremos um ser humano sendo um banana, jogando uma banana pra chamar alguém de macaco.
Depois outro ser humano lança que todos somos macacos e milhões acompanham comendo banana. Outros não querem ser macaco, não gostam de banana e mais outros não querem ser humano.
Confuso, né?
PARAFRASEANDO O MEU AMIGO EMILIO ROSSI QUE DISSE:
"O SER HUMANO É TAL QUAL UMA LATA DE MOLHO DE TOMATE APÓS 5 DIAS DE ABERTA: VENCEU"
EU DIGO:
O SER HUMANO É TAL QUAL UMA LATA DE QUALQUER ALIMENTO PERECÍVEL QUE APÓS 5 DIAS DA SUA ABERTURA PODE PARECER QUE ESTÁ IMPRÓPRIO PARA CONSUMIR A VIDA. MAS O RECIPIENTE PODE RECEBER NOVO CONTEÚDO. ATÉ MESMO TORNAR-SE UM PORTA LÁPIS PARA REESCREVER A PRÓPRIA HISTÓRIA COM TENTATIVAS DE ACERTOS ATRAVÉS DA INCULPÁVEL PRÁTICA DO AMOR.
Ser Humano
Eu queria encontrar o ser humano mais feliz do mundo.
O ser humano que nunca teve o caráter contestado.
Que nunca foi pré-julgado.
O que nunca errou para aprender ou o que nunca foi capaz de fazer outro sofrer.
Eu queria encontrar o ser humano mais feliz do mundo.
O ser humano que é leal à família e às amizades.
Que nunca falta com a ética e a honestidade.
O que ajuda sem esperar em troca ou o que se doa pondo a humildade à prova.
Eu queria encontrar o ser humano mais feliz do mundo.
O ser humano que respira otimismo e transpira coisas boas por onde trilhar.
Que agradece pela vida todos os dias ao despertar.
O que não quer o mal de ninguém ou o que não deturpa a personalidade para agradar alguém.
Eu queria encontrar o ser humano mais feliz do mundo.
O ser humano que não debocha da infelicidade do irmão.
Que transparece no rosto o que diz a mente e o coração.
O que busca avidamente a felicidade e faz por merecê-la com dignidade.
Eu queria realmente encontrá-lo, mas, por ser humano, ele seria incapaz de existir.
"Eu sei o que dizer ,mas já não sei para quem...
O que deveria ser justo e de conforme, não faz parte do contexto deste planeta tão grandioso ,conturbado, hostil e degenerado pela plena contribuição da espécie maravilhosa denominada humano.
Essa espécie idolatra uma força invisível denominada Deus, que na imaginação de seus súditos o céu é a salvação"
As vezes fico de boca aberta com a ignorância das pessoas, se precisam de algo você é obrigado a ajudar, mas se você precisa a pessoa se recusa, mas no final faz, mas faz para si mesmo.
Esses são os seres humano. Por isso amo tanto os animais, e tenho nojo da raça humana, claro tem suas exceções .
POBRES HUMANOS
Pobre morador dos asfaltos que anda com os pés no chão
Pobre desempregado que vive a procura de pão
O que ele tem? O que esperar?
Preto, pobre, sem dinheiro
E uma família pra sustentar.
Pobre milionário com seu carro importado
Só se sente seguro com segurança do lado
Seu filho estudado com diploma na mão
Virou deputado e vive de corrupção.
Egoísta! Precisamos de um país altruísta!
Pobres humanos, pobres humanos...
Quem pensa que é esperto na verdade se engana
Pobres humanos, pobres humanos...
Um vive com medo e o outro quer sair da lama
Cada um revela sua vontade de ser feliz
Elitizado ou marginalizado é você quem diz
Julgamos pela capa e nunca pelo coração
O preconceito quer vencer e prevalecer o som da razão
Sonha branco, sonha preto, sonha pobre, sonha rico
Sonho! Todos sonham, somos todos iguais.
Seres humanos, seres humanos...
Pensar mais no próximo é o conhecimento que enriquece
Seres humanos, seres humanos...
Buscando mais a paz a soberba nunca prevalece.
No céu azul, nuvens brancas enfeitam,
Na terra marrom, flores coloridas,
No ser humano, o amor engradece,
Na noite, o silencio ensina,
Que tudo de belo esta em nosso olhar,
Nosso sentimento puro, otimismo,
Resplandecemos em conhecimento,
Pois a natureza nos faz crescer,
E o nosso mais puro sentimento,
Faz da vida bela e gostosa!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp