Textos sobre Mulher e Homem
O leigo, o homem "prático", o homem da rua, pergunta: "Em que isso me afeta?" A resposta é categórica e relevante. Nossa vida é toda dependente de doutrinas estabelecidas no campo da ética, sociologia, economia política, governo, direito, medicina etc. isso afeta a todos, consciente ou inconscientemente, e ao homem da rua em primeiro lugar, porque ele é o mais indefeso.
"O homem chora, o homem também se emociona, homens também sofrem e ele só precisa de um abraço especial e um tô aqui viu? Para abastecer todos os seus tanques e dar a ele motivos de sobra pra levantar e ir a luta, por isso, escolha bem suas parceiras ela pode tando edificar quando desconstruir tudo"
QUE NOTA DARÍAMOS A NÓS MESMOS? Dependemos dos rios para viver. O homem, os animais aquáticos e outros seres terrestres também (dependem de rios sadios, águas boas), alguns, se reproduzem nesse ambiente aquoso; e após isso, seguem, em terra firme, suas vidas. O homem (coroa da criação) é tido por racional, mas é o único animal que, atua bastante na irracionalidade: a sujar, a comprometer a qualidade desse líquido vital, a exterminar a água que bebe e que atende suas demandas diárias. Rios estes, águas estas de mil utilidades (à Natureza que Deus criou). Com relação aos cuidados e respeito do Homem, com os nossos rios (águas de cada dia), que nota daríamos a nós mesmos, uma vez não sendo tão racionais como devíamos ser?
Assim como o homem não é o mesmo ao entrar no rio pela segunda vez, o escritor também muda junto de seus pensamentos. Ao reler opiniões de anos passados, percebo a transformação em minha visão, a evolução da minha percepção. Como as águas do rio, meu crescimento é contínuo, nunca se detém.
O homem se molda à sua realidade. Reclama de uma refeição repetida quem nunca sentiu o estômago vazio por dias. Reclama de seu amor quem nunca dormiu sozinho em um colchão duro, sem abrigo nem abraço. Reclama de acordar para o trabalho quem nunca sentiu o peso da porta fechada do desemprego e o olhar de desprezo da sociedade. Reclama da vida quem nunca enfrentou a violência, a injustiça, a miséria, a fome que corrói ossos e esperança. Reclama de existir quem nunca precisou lutar para sobreviver, quem nunca foi invisível aos olhos de um mundo cruel.
As mulheres tem um dom inato para Psicologia. O homem tem consciência e noção do passado, pouco vive o presente e se preocupa em demasia com o futuro. Isto o torna ansioso e preocupado.Em relação às mulheres, o passado e o futuro não as atormenta, desfrutando muito mais o presente (quando este for suportável); eis o motivo de sua serenidade característica, que utilizam com sabedoria para ajudar o homem a se recuperar da sobrecarga de preocupações.
Enquanto prevalecer a ideia de que o homem deve ser o único responsável por satisfazer os desejos da mulher, continuaremos a ter muitas mulheres emocionalmente negligenciadas e mentalmente dependentes. A verdadeira emancipação exige autonomia, reciprocidade e responsabilidade partilhada na relação.
O homem não nasce puro. Ele é instinto, desejo, impulso, é o caos em forma crua. É a sociedade que o veste com regras, que o ensina a conter o que realmente é. Fui criado entre verdades absolutas, doutrinado a distinguir certo de errado como se o mundo fosse monocromático. Mas hoje observo: verdades que antes eram inquestionáveis estão se tornando cada vez mais debatíveis, enquanto o que antes era duvidoso está se tornando, aos poucos, a nova face da autenticidade.
Não inveje um homem abençoado por Deus cuja graça está em suas mãos te abençoar. a benção está sobre as mãos do homem cujo mãos são puras caminhos retos e Santos. Não é fácil ser homem Santo e puro. Tem que abrir mão de muitas coisas para isso. Mas Deus lhe dá vida que ele tanto sonhou lhe dá e oferece ele tudo aqui na terra coisas que se ele fosse do mundo ele não teria. Porque Deus é fiel aos seus escolhidos.
Habitualmente confundidos, um homem maduro não será, necessariamente, uma pessoa madura. Esta se refere a um estágio mental avançado, enquanto o primeiro diz respeito apenas ao passar do tempo, em seu sentido cronológico. O que difere uma condição da outra? A pessoa madura desponta no momento em que o homem circunstancial cede lugar ao homem de consciência.
Assim como disse Heráclito, "nenhum homem entra duas vezes no mesmo rio" pois, na segunda vez, nem o rio guarda as mesmas águas, nem o homem conserva o mesmo ser. Tudo é fluxo, impermanência, transformação. A água que escorre já não é a de antes, e aquele que retorna traz no corpo e na alma as marcas do tempo, as cicatrizes do caminho, os ecos do que aprendeu e do que perdeu. A vida é esse eterno vir-a-ser, uma travessia por instantes únicos, que se esvaem como a correnteza, deixando apenas a memória breve do toque, do passo, do olhar. Somos feitos de passagens e nunca mais seremos os mesmos de um momento atrás.
A natureza física do homem repele o que lhe é nocivo, em busca do equilíbrio que garante a vida. No entanto, o espírito, livre e racional, frequentemente se prende ao que fere, como se a dor tivesse valor em si. Talvez seja porque os afetos, diferentemente dos corpos, não obedecem apenas à razão, mas à memória, ao apego e ao desejo de significado.
"Deus é personificado como um homem que tudo sabe e que tudo ver,mas porque inventar algo para dar-lhe forma,se só podemos sentir,não sabemos se é ser humano ou animal, pode ser algo mais além, creio em mim que todo o universo não é controlado por uma única pessoa, assim como na vida onde me encontro, o pais tem 3 poderes,executivo,legislativo e judiciário, agora é difícil acreditar que somente um único ser comande tudo sozinho,também tem algo que deve ser sitado, palavras de uma amiga, assim como antigamente a religião era usada como forma de manipulação e creio que hoje em dia ainda seja,é uma sociedade estereotipada na qual formasse padrões familiares e sociais, nos quais também é feitos na bíblia no qual você é livre,mas,se você não crer e adorar a Deus, será condenado ao inferno,com isso muitos saldados entre outros, mataram em nome de personificações."
E tão tolo foi o homem, ao construir o social sem ter a sua moralidade, e tão simples foi o mundo, que de uma forma geral unificou os seres em seus devidos lugares, foi loucura minha busca pela paz, é necessário a luta para que se ache a minha procura. De um começo nada fez sentindo, desconhecido e desprovido de qualquer ajuda, eu cresci dentro do útero de minha bela jacaranda, cai seco e com gosto de sal, mas não fui lágrima, fui fruto de margem, mas sem bordas, o começo de tudo pode não fazer nenhum sentindo, te digo que nada faz sentido, absolutamente nada!
O homem aos 30 anos já deve ter estabilidade financeira,pois os homens se alistam no exército e podem servir as forças armadas ou ingressar nas polícias.Os homens que chegam nessa faixa etária sem emprego podem ter cometido algum erro de percurso ou simplesmente não gostam de trabalhar.As mulheres demoram mais a se estabilizar,pois o alistamento feminino não é obrigatório e a mulher não costuma servir as forças armadas e entram como menor frequência nas polícias tendo uma vida estável somente aos 40 anos.
O homem que não tem estabilidade aos 30 anos pode ser 171,pois homens têm facilidade a estabilidade pelo fato de servirem as forças armadas.Mulheres têm a estabilidade próximo aos 40 anos e demoram mais a se estabilizar pelo fato de não se alistarem no exército e não ingressarem em serviços militares.Mas,como diz a sabedoria popular indiana mulheres podem ser bancadas,mas não devem ser bancadas.
O homem implora a misericórdia dos deuses e não tem misericórdia pelos animais, para os quais ele é como um deus. Tudo quanto vive está unido por laços de parentescos, e os animais que matais já vos deram o doce tributo do seu leite, o macio de sua lã, e depositam sua confiança nas mãos que os degolam.
Existem duas fases visionárias na vida humana. Uma é a fase da adolescência, quando o homem pensa que já sabe tudo e pode tudo, mas não sabe e não pode nada. A outra é a entrada da velhice, ou adolescência da velhice, quando o homem pensa que ainda sabe e ainda pode, mas na verdade, não mais pode e não mais sabe.(Walter Sasso)
Alguém disse que o Homem atual é o elo perdido entre os macacos e o Homem civilizado. Pode-se dizer que essa é a história de "2001: Uma Odisseia no Espaço" também. Nós somos semi-civilizados, capazes de cooperação e afeição, mas precisando de alguma forma de transfiguração em uma forma de vida mais elevada. Agora que alcançamos o poder de exterminar toda a vida na Terra, será preciso mais do que cooperação e planejamento pra evitar alguma catástrofe. O problema existe enquanto o potencial existe; e o problema é essencialmente moral e espiritual.
O homem moderno é um homem cansado. Nunca se soube tanto como agora, e no entanto, nunca se precisou de remédios, terapias, psicólogos como atualmente. Já não se crê nos mitos, os deuses foram dispensados, ou melhor, substituídos. Confia-se na ciência, no progresso e na tecnologia. O homem do século XXI não precisa que lhe digam o que fazer, ele é senhor de si. Livrou-se das amarras que possuía e agora não sabe o que fazer com essa liberdade. Está cheio de explicações mas destituído de ilusões e vazio de significados.
