Textos sobre Mudar
Antes de querer mudar alguém só porque a pessoa tem hábitos e crenças diferentes dos nossos, deveríamos tentar nos adaptar à elas, obviamente se a presença delas nos é cara. Esperar que o outro deixe de ser o que é, sem que ele queira deixar de ser, ou forçar essa mudança, é a melhor forma de garantir um afastamento.
Se frustrar, decepcionar, ficar triste, com raiva, não são um preço por se amar, é uma consequência de viver. Então vá, de o seu melhor. Ame sempre que puder (e que não puder também), arrisque. Não deixe nenhum sentimento passar em branco. Ame o agora, ame o amanhã e tenha um ontem para lembrar.
Bom quando pensamos em voltar ao passado na grande maioria das vezes sempre o mesmo motivo Queremos estar no passado porque não sei viver momentos que perdemos talvez eu vou encontrar pessoas que estavam lá e não estão mais aqui vai ser uma boa, mas não. Voltando ao passado nós perdemos tudo que a gente tem no presente, sabe, determinadas situações que nos fizeram crescer estão no passado, então... Mudá-las talvez seja o mesmo que apagar quem nós seremos no futuro. O que garante que mudando o passado que traumatizou ou que fez a gente ser o que somos hoje... Se a gente mudá-lo será que automaticamente não vamos mudar também? Entende? Afinal apagamos uma parte do nosso passado que nos tornou aquilo. Talvez surgiram outros, sabe? Outra versão nossa com uma personalidade totalmente diferente daqui nós éramos. Talvez o passado tenha que ser o mesmo, então eu penso que... Eu penso que... Somos nós que deveria mudar... Nosso passado nos tornou quem somos, então nós devemos deixar o passado no passado. Queremos voltar ao passado para mudá-lo e nos tornar o que queríamos ser no futuro que o atual presente não nos permite ou é muito difícil. Não precisamos voltar ao passado, podemos simplesmente mudar o nosso presente e nos encaminhar para quem queremos ser no futuro, sinceramente, eu seria louco se dissesse que nunca imaginei como eu poderia mudar a minha vida se voltasse ao passado, mas agora eu vejo que meu passado me tornou quem eu sou. E noto que Talvez esteja na hora de criar um passado deixando para trás vestígios de quem eu quero ser agora. Eu... Tô querendo dizer que passado é o que é. No fim a resposta para a questão do "por que queremos voltar ao passado?" e a resposta é simples "queremos voltar o passado porquê é mais fácil mudar algo que já está escrito do que começar uma nova história" e é isso que o presente e o futuro são, são o começo de tudo, uma nova história da qual não sabemos como vai começar ou terminar.
Mesmo que não percebemos em um primeiro momento, tudo está em movimento, mesmo que pareça não estar. E nós fazemos parte de todos os movimentos, e também fazemos parte das mudanças. O mudar a si, é uma escolha e decisão. E não importa o que decidimos, pois a vida segue, sem restrições. A única restrição é o bloqueio que está na nossa mente.
Nunca queira ser outra pessoa porque os outros estão insatisfeitos com quem você é. Lembre-se que a insatisfação é deles e não sua. Se você acha que precisa corrigir alguma imperfeição, se você acha que precisa mudar, mude, mude sempre, mas mude pra você e por você. Não mude para agradar ninguém. Seja você mesma com humildade, uma hora vai aparecer alguém que vai te amar exatamente como você é, e sobretudo, pelo que você é.
"Temos a péssima mania de juntar coisas dentro de casa. A gente faz isso, imaginando precisar amanhã ou depois, de algum guardado. Pior que juntar coisas velhas, objetos quebradas, muitos sem conserto e quinquilharias, é que nos habituamos tanto, que passamos a fazer a mesma coisa dentro de nós. Costumamos cultuar velhos conceitos e ideias. Por isso pensamos sempre do mesmo jeito, agimos da mesma forma e temos as mesmas atitudes e costumes diante da vida. Resistimos em mudar por fora e por dentro." Não estaria na hora de sacudir a poeira, dar a volta por cima e mudar tudo?
E a gente procura sempre nos reinventar: a mudar os ventos, a trocar os espaços e a construir os nossos castelos. E a gente resolve sempre modificar as posições, imprimir valores no desconhecido e abdicar de tudo o que é óbvio; o secreto nos atrai mais. E a gente entende que parar não significa solidez e que continuar é a única causa que nos faz evoluir. E a gente sopra desejos pelo ar e espera que as folhas que caem nos vistam de uma nudez límpida e pura de espírito, levando pra bem longe de nós tudo o que não nos faz bem. E diante de tantos ensinamentos que temos, a gente sabe que a dor faz parte, mas que sorrir é a melhor parte da vida. E através do andar das horas, a gente dá pausa à inércia e lubrifica a máquina humana, na esperança de superação; porque somos superiores a cabos e fios. E a gente segue em frente: estufa o peito, respira fundo, apruma os passos e vai, acreditando que o céu nos ajuda, com a certeza de que nenhum esforço é em vão.
Acho engraçado vendedor querer mudar minha ideia. Se eu quiser o produto pior, tenho todo direito de escolher o pior. O meu direito de consumidor e teimosia de ser humano. (Aliás, o que seria o pior? O mais caro?! Não necessariamente, depende o momento, o lugar e os objetivos de uso e tempo em relação ao produto que você quer comprar). (09/02/2018)
Todos os dias a mesma coisa, cansa-me. A gente vê as pessoas nas redes socias, na tv, mesmo ao nosso lado, a gente vê, ouve e sente, todo mundo querendo mudar o Outro a sua volta, converte-los a sua visão, mudar ate mesmo a Humanidade.Ao menos eu, eu não vejo ninguém tentando, querendo lutando para mudar a sim mesmo. Não vejo a procura de crescimento pessoal, de elever-sem como seres humanos. Mas sim todos querendo mudar todo mundo, esquecendo-se que a unica coisa que realmente podemos mudar é: A nós mesmos. Ser cordial, educados, amavéis, dedicados, gratos, poupar e facilitar, e respietar o Outro, pensar bem antes de destilar nosso veneno contra o Outro a nossa volta. Controlar nossa lingua que na maioria das vezes é felina, domar o nosso temperamento, frear nossos vicios, e alguns desejos não saudaveis, ouvir mais, se doar mais, ser mais gratos, ter mais fé. Oras, pois me poupe de tentar me converter a vossas ideias e pensamentos erroneos, eu me venço a cada dia, me modifico, me tranformo, supero a mim mesma e tento crescer por mim mesma, como pessoa, pois sou a unica pessoa que posso, que quero melhorar e mudar. O Outro que mude por si mesmo. Essa Jihad que vejo por ai, é em vão, só cansa-me, ninguem vai mudar nada nem ninguém. Que tenhamos sabedoria e boa vontade para mudar a nós mesmos. E Acredite ja teremos feito muito.
Em mim repousam resquícios das estrelas, de quasares distantes, de galáxias , de luas e sóis, sei que sou terra, poeira e poesia selados em um esqueleto de ossos e ideias, meu coração permeia entre bits e átomos, pulsante de amor e sangue, eis me aqui, inumano, o arauto do pós futuro, hibrido deixo-me levar pelo vácuo que me rodeia, peralta e inquieto sigo de olhos fechados, fundindo-me aos multi universos que me espreitam a cada curva do infinito, sucumbindo o tempo e o ao espaço, eu, um quase tudo.
A pessoa que eu era a um ano atrás não é a mesma de meses atrás e a pessoa de meses atrás não é mesma que sou hoje, pois estou em constante evolução, mudanças ocorrem na vida de todos, assim como na escola você vive passando de série, na escola da vida também é assim, só que na escola você gasta um ano pra passar e na vida você pode gastar um ano vários anos ou até mesmo um dia.
Como fazer com que as pessoas acreditem na sua mudança se você não é capaz de aceitar o passado e recomeçar? Por mais difícil que seja, aceitar o passado é preciso para que possamos recomeçar e nos basear nos ocorridos criando uma noção dos caminhos que devemos ou não seguir. Algumas mudanças são difíceis e dolorosas, por conta disso queremos que elas sejam reconhecidas por outros mas se nós não somos capazes de aceitar tudo o que foi preciso para se chegar onde chegou e se nós não dermos os valores e reconhecimentos necessários para nossas mudanças, ninguém mais será capaz de dar e digo mais será que é realmente necessário uma aceitação alheia ou a sua satisfação é suficiente? Reflita, talvez o principal passo seja fazer com você aceite que mudou para que só depois as pessoas compreendam, assim faríamos com que a compreensão alheia não seja uma necessidade e sim mais um detalhe, isso tornaria tudo muito mais leve e menos doloroso, também é necessário uma definição pessoal para que possíveis rejeições não te desanime ou até mesmo te faça retroceder, preparar a mente é necessário já que algumas mudanças correm o risco de serem rejeitadas mas o importante é a satisfação de cada um nós com tal mudança, estar certo de que é essa a mudança que você deseja é suficiente.
Bom como começar é recomeçar... que difícil mudar ! Sair de encontro ao desconhecido e saindo da rotina, do comodismo e enfrentando os medos. Mas para ser feliz precisamos dar um passo, fazer escolhas, tomar decisões diferentes para que enfim voltemos a sonhar com a certeza de chegar em algum lugar.
Somos aquilo que vemos, aquilo que ouvimos e aquilo que fazemos, logo, o que falamos muitas vezes pode não ser de fato quem somos, ou o que gostaríamos de ser. Você pode estar vivendo uma fantasia e fingindo ser quem não é... Isso te incomoda, te machuca e te corrói. Quer mudar você!? Quer ser realmente quem você diz que é? Então escolha bem o que você vê e filtre bem o que você ouve, pois os teus olhos são a lâmpada do teu corpo, se eles forem bons, todo teu corpo será bom e os teus ouvidos cuide de provar as palavras, assim como o paladar prova a comida e assim você evitará seu corpo de ingerir algo estragado, contribuindo para que se aproxime realmente de quem diz ser.
A vida é feita de escolhas, parece clichê, mas todos os dias você faz um monte delas, escolhe a roupa que vai usar, o sapato, o perfume. Muitas dessas escolhas não influencia no trajeto da sua vida, mas outras tantas vão formando seu caráter e construindo sua história, por isso, no dia hoje fique atento e faça boas escolhas, não tenha medo do novo, as vezes é hora de mudar, você vai conseguir lidar e se acostumar, acredite.. E de repente vai ver que precisa mudar novamente e escolher de novo, pois a vida é escolha. Fez uma má escolha hoje ? Ótimo, aprenda com ela, pois não foi a primeira nem será a última, hoje mesmo fará tantas outras, esteja consciente ao escolher, e procure acerta ao máximo que puder e quando chegar ao final do dia pese todas elas em uma balança e veja que não foi tal ruim assim, e se foi? E daí? Foi você quem escolheu.. Amanhã tem mais...
“Os livros de autoajuda são como receitas de bolo. Até parece fácil tentar resolver os problemas da vida. Mas, não é bem assim. O grande desafio está em encontrar os ingredientes certos. No entanto, para quem não tinha perspectiva nem expectativa, ou talvez, nem soubesse como começar a mudar, eles estão ao nosso alcance para nos fazer reagir”.
Eu preciso mudar, preciso mudar por mim, preciso mudar pelas pessoas que me amam, preciso mudar para ninguém mas sentir que está me perdendo aos poucos, preciso mudar para virar o meu próprio ambiente, preciso mudar para aprender amar, quero ser feliz, mas as vezes parece que eu não busco a felicidade, apenas alegrias momentâneas que me deixam feliz, porém, também me deixam vazio, será que as pessoas que tentam me ver bem, estão se preparando para que eu me vá a qualquer momento ?, será que todos se sentem de mãos atadas, enquanto eu não ouço ninguém ?, tudo tem esperança, mas temos que estar dispostos a abraçar nossas trevas, para conhecer nossa luz, a vida não é uma receita, ninguém vai se endireitar magicamente, se quer ser diferente, busque, concretize, experimente, abrace, ame e nunca esqueça de dar atenção a você mesmo, mude o mundo começando por você
Só tire conclusões depois de muito convívio, só assim se fala com propriedade. Julgar alguém apenas pelo que ela parece ser e julgar o que vc não sabe ao certo é um dos mais baixos defeitos.... Não julgue o livro pela capa... não julgue um livro pela primeira pagina...Não julgue o que vc não sabe...Mas seja corajoso(a) e LEIA, CONHEÇA, OUÇA , CONVERSE.... Saiba da uma chance para cada livro que julgou.. Talvez esse livro mude sua visão e sua versão, Esse livro irá te mostrar que vc tava errado em não lelo...Quando vc ler, vc irá olhar que aquele livro não é o que vc julgou desde o começo.. Irá perceber que em sua visão o livro mudou...
O que trago em meu coração hoje? além de medos, sentimentos e incertezas, essas e diversas formas estão presentes e me deixam ausente, de mim mesma. Me perco no meu pensar e de repente estou no mesmo lugar, tento até mudar, mas não saiu de lá, que coração ingrato me fez de capacho, porque me trouxe neste lugar? É como se estivesse em um labirinto, permanecendo em círculos sem saber a direção que devo caminhar. Preciso me encontrar, vencer meus medos, arrumar meu coração, se encher de certeza que eu posso mudar, que basta tentar que já estarei saindo do lugar. Porque mudar é um processo e por ele, preciso passar.
Por mim, estou cansado de aturar pessoas que exigem tudo, mas que não querem se afastar um tanto sequer que seja do que acham que são. Não sei se há burrice ou maldade nas suas atitudes. Apenas sei que pra burrice tem como aprender coisas novas e maldade, bom, isso é mais complicado, pois é inato. Resta torcer por alguma mudança e até se entristecer por isso. Algumas mudanças só ocorrem depois de muito sofrimento e pior, apenas para não sofrer, não é uma mudança real. Tristeza dupla e quem sabe tripla, pois não posso me imaginar feliz com esse tipo de gente, elas dificilmente são felizes e vão ter que sofrer para aprender alguma coisa. Podia ser diferente, mas não é.