Textos sobre Jovens Carlos Drummond
Surpreenda-me... fazendo com que os meus olhos brilhem mais que ontem fazendo com que a minha esperança seja alimentada dia-a-dia fazendo com que meu coração esteja sempre em festa fazendo com que meu sorriso seja de alegria espontânea. Surpreenda-me... com aquele abraço carinhoso mesmo que seja em pensamento com aquelas suas românticas atitudes que aceleram o meu coração com aquelas suas desculpas que tanto me sensibilizam com aquele seu jeito de amar nas entrelinhas de seus versos. Surpreenda-me... entregando-me as estrelas que habitam em seu olhar entregando-me seus sonetos escritos com suas lágrimas de saudade entregando-me o seu amor em buquê de ternura. Surpreenda-me... a cada novo dia a cada noite que chega a cada instante de amor. Surpreenda-me...
Como faz para dizer para o coração que o tempo já passou, que não tem como voltar, que não tem como refazer todas as coisas, para ser como era antes… Ver meu sorriso como era, me faz lembrar de como eu era feliz… Feliz por saber que você era razão da minha felicidade, que as coisas ruins que aconteciam não chegavam nem perto do quão era a grandiosidade do nosso amor, eu estraguei nosso amor, com minha cegueira não enxergava mais nós dois, me perdi e no momento mais delicado da sua vida, quando você mais precisava de mim, eu vacilei, e aquilo se tornou parte de mim, e naquele momento achei que eu não te merecia… Te trair foi a escolha mais egoísta, desrespeitosa, infantil, ridícula e outros adjetivos ruins q poderia existir, você nunca mereceu isso, você é a mulher mais linda desse mundo, seu amor é puro, sua bondade é extrema, em você nunca vi maldade, você era mulher ideal para mim, minha alma gêmea tenho certeza disso, o culpado disso tudo sou eu, eu sei… Faria tudo diferente, tudo mesmo, te amaria mais, te cuidaria mais! Quero profundamente que você seja feliz muito feliz, você merece… Eu só tenho medo de viver para o resto da minha vida assim, com esse arrependimento no meu coração, um sentimento que corrói, que martela o tempo todo dentro de mim… Gostaria também e muito de te dizer tudo isso e mais, de abrir mesmo meu coração para você, não para você sentir pena ou me perdoar, mas para você saber que nunca foi culpa sua, que você é linda do jeito que você é, mas por conta das circunstâncias das nossas vidas, hoje é impossível, quem sabe um dia!
Pouco importa o julgamento dos outros. As pessoas são tão contraditórias que é impossível atender às suas demandas, satisfazê-las. Então minha querida tenha em mente simplesmente ser autêntica e verdadeira...Mas também ...Não julgue a vida dos outros, porque cada um de nós sabe de sua própria dor e renúncia. Uma coisa é você ACHAR que está no caminho certo, a outra é ACHAR que seu caminho é o único.
Pois é pessoas, mas um Ano que passou, E que a minha vida não passou de frustradas Expectativas, as vezes me pego pensando se a Vida inteira eu irei ser assim, uma pessoa Frustrada, Sem Qualquer Motivo pra querer continuar vivendo. Apesar que tudo é passageiro, Espero Que a Minha Vida Mude. Nossa' Sabe quando parece que tudo não tem como piorar? Aí vai e Piora, é decepcionante ver a Falta De Integridade emocional das Pessoas! A vida delas sempre parece ser melhor do que a Nossa, Mas na maioria das vezes são pessoas Egoístas e Solitárias Frustradas sem Qualquer Motivo pra viver, a não Ser de Infernizar a Vida das Pessoas, e Isso É uma coisa que Me Deixa Aborrecido, Porque graças à falta de Bom senso dos Outros Acabamos Nos Ferrando, Tudo porque a pessoa é uma otária Egocêntrica que só pensa no próprio Umbigo! " Aos Ignorantes o Meu Silêncio ".
Com nove meses de gestação de uma mulher podemos presenciar o nascimento de uma nova vida, com 12 horas vemos um novo amanhecer a cada dia e com 24 horas a Terra dá uma volta completa em torno de si, as árvores todas têm seu tempo para dar seus frutos e flores, as quatro estações do ano duram três meses cada, um bebê leva de 8 meses a 1 ano para começar a andar, nesse tempo a Terra deu uma volta completa ao redor do Sol e já se foram 365 dias ou 1 ano, e a lagarta que estava dentro do seu casulo virou borboleta... não é uma lei ou regra do homem, e mesmo sabendo dessas coisas leva-se tempo para entendê-las, é apenas uma compreensão simples e básica, que nessa vida a paciência é uma lei para quem quer amar e ser amado, ter fé inabalável e viver forte, inigualável, para tudo que nasce, cresce, vive e morre, para tudo o que planeja, sonha, deseja, ganha, conquista, esquece e perde. É tudo suficiente, justo, maravilhosamente projetado e desenhado conscientemente, nenhuma dessas coisas falham com paciência, levam seu devido tempo, mas valem a pena.
" Aprendi a não me importar mais com nada. Nada mesmo. Comecei a colocar na minha cabeça que tudo que acontece tem um motivo. E assim eu tô cada vez melhor. Uma perda daqui, outra perda dali, mas nada que me derrube, já que eu sei que o que acontece hoje é o espaço pra coisa nova de amanhã... "
Hoje acordei com saudades de você. Um sentimento diferente me assolava, não sei ao certo o que tem acontecido no meu interior. Me sinto cada dia mais sensível, frágil, sinto que preciso de alguém e esse sentimento me amedronta. E sabe o que mais sinto que não tem me feito bem? Não sei direito o porque, mas me sinto sem capacidade de conquistar alguém, fico observando tudo ao meu redor e as pessoas ao meu ver não são legais. Sabe, elas traem e ainda dizem que amam, então não entendo, dizem que se gostam mais andam na contramão, fazem tudo parecer tão difícil e olha como é fácil: Eu quero você. Você me quer. Então o que pode nos impedir??? Por que não posso ficar com você???Imagino como seria estar contigo e fico pensando em fazer diferente, mas não faço idéia de como seria esse diferente. Quero fugir de formas convencionais, não quero nada que pareça ser um casal bonito que vive de aparências. Quero amar incondicionalmente, viver intensamente, que os momentos apesar de simples sejam especiais, que cada dia ao seu lado seja único e repleto de ternura, respeito e compreensão. E em algum momento vc pode até me perguntar mas e o amor? e é nessa hora que você arranca um sorriso dos meus lábios e tudo o que penso é que diante dos meus olhos está, exatamente, o amor que um dia eu sempre quis.
O amor verdadeiro sempre merece uma segunda chance. Cometer erros é da natureza humana, visto que não somos perfeitos. Conceder o perdão uma única vez é acreditar na evolução do indivíduo. Temos o dever de acreditar, que o amor e a compreensão podem vencer todas as dificuldades. Meu erro foi amar demais, querer demais estar ai com você. Essa vontade louca em te amar, obscureceu meus pensamentos e fizeram o que eu não deveria fazer. Amar demais, errar demais e te perder.
No clímax da noite, antes de dormir, aparecem relatos e vestígios daquilo que procuro, algo tão insensato quanto um breve distúrbio de personalidade, é constante a criação de peças teatrais imaginarias no oco da minha cabeça, fortes são as palavras quando pensadas e fracas quando são proferidas, sem dinamismo, com falsas fronteiras...Procuro entender o quão bem cai em mim esta vilania, este caráter que entorpece até o meu sentido mais são(único), talvez esteja apenas da minha ambiciosa procura pela gloria, meu veneno, meu vicio...
Talvez, quem sabe talvez quando eu realmente enjoar da noite, dos sons e daquelas doses de vodka com limão. Talvez eu permita que alguém entre nos meus pensamentos e quem sabe talvez, bem talvez quando eu estiver meio bêbado, meio entediado, meio de saco cheio eu deixe alguém realmente entrar no meu coração de vez..
Se tivessem olhado mais caráter e menos superficialidades, gays, e lésbicas não teriam sido espancados até a morte, ou torturado, se olhassem mais caráter do que superficialidades, o mundo não seria tão desigual, se olhassem mais caráter que superficialidades, o mundo não seria tão cruel, se olhassem mais caráter que superficialidades, o mundo seria um lugar muito melhor.
"À medida que o menino caminha, ele deseja que seus passos lancem tintas de luz e vida sobre as calçadas da humanidade. Que as guerras de congelem e no lugar de Sírias, Guernicas e Faixas de Gaza, sejam pintados Xangrilás e telas de abraços e paz." (O artista plástico - Victor Bhering Drummond)
O Mundo é um Moinho
Cartola
Ainda é cedo, amor
Mal começaste a conhecer a vida
Já anuncias a hora de partida
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar
Preste atenção, querida
Embora eu saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco a tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és
Ouça-me bem, amor
Preste atenção, o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos, tão mesquinho.
Vai reduzir as ilusões a pó
Preste atenção, querida
De cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estás à beira do abismo
Abismo que cavaste com os teus pés
Carlos Drummond de Andrade
“Alguns, como Cartola, são trigo de qualidade especial. Servem de alimento constante. A gente fica sentindo e pensamenteando sempre o gosto dessa comida. O nobre, o simples, não direi o divino, mas humano Cartola, que se apaixonou pelo samba e fez do samba o mensageiro de sua alma delicada. O som calou-se, e "fui à vida", como ele gosta de dizer, isto é, à obrigação daquele dia. Mas levava uma companhia, uma amizade de espírito, o jeito de Cartola botar lirismo a sua vida, os seus amores, o seu sentimento do mundo, esse moinho, e da poesia, essa iluminação.
(Carlos Drummond de Andrade)
O medo de errar faz com que você desista sem ao menos tentar...
A duvida faz com que você desista de seus sonhos !
A opinião das pessoas a sua volta influenciam na sua...
Arrisque sem medo de errar !
Erre sem medo de arriscar...
Demostre seu potencial para o mundo
Mostre que você é capaz !!
Às vezes me pego pensando em todos os meus erros do passado, indescritíveis, absurdos e até insanos, coisas de um jovem em evolução...
Mas daí me lembro que tudo isso é normal, faz parte de nosso crescimento, algo que através do tempo, de alguma forma foi moldando o meu pensamento.
O importante é aprender e não cometer os mesmos erros de outrora, repetindo o mesmo argumento.
Talvez o aprendizado se realiza através da dor, da tristeza, da falta de domínio do problema, pois assim, de alguma forma, poderemos sair do estado de imaturidade para resolver o tal dilema.
Viver um dia de cada vez e tentar encontrar a solução, melhorar como pessoa, assim como um jovem aluno, que na escola, pouco a pouco vai aprendendo a lição...
Em tudo que faço e realizo, brinco e sorrio, é meu jeito de ser, de modo extrovertido, me divirto e faço piada, rio de mim mesmo e não estou nem aí para isso.
Assim já são mais de 45 anos de vida, sempre com a presença de Deus me abençoando, em tempos de estrada, em tempos mundanos, criando e aprendendo, até mesmo com o pior dos seres humanos, escrevendo a minha história, somente por querer mostrar como eu estava andando.
É só um pouquinho de minha particularidade, parece que nada está me incomodando, pois, em tempos estradeiros, também sorria em público, mas sozinho, já estive chorando, não é vergonha, é um sentimento que para muitos não é estranho.
Eu sempre fiz tudo de forma alegre, com um enorme sorriso, mas a fórmula mágica, que fez com que tudo tivesse um sucesso contínuo, é sempre ter muita seriedade em tudo que realizo!
Eu sempre gostei das coisas que li. Claro, que elas são sobre mim. mas elas era muito concentradas no meu orgão progenitor, e não prestavam atenção para o fato de que eu era um jovem razoalmente saudável, alguém que tinha algo mais do que braços, pernas e olhos tinha um cérebro, o equipamento completo. A imprensa sempre faz isto.
Lembro como era bom compartilhar minha felicidade com os amigos, falar pelos cotovelos sobre alegrias que soavam até ofensivas àqueles que não entendiam o que se passava no interior de um corpo em festa. Eu costumava ser uma alegoria ambulante. Agora a festa terminou, os copos estão espalhados pelo chão, os pratos sujos, silêncio absoluto, ficou o vazio devorador de uma solidão impossível de ser contada.
A influência exercida sobre a nossa alma, pelos diferentes lugares, é uma coisa digna de observação. Se a melancolia nos conquista infalivelmente quando estamos à beira das águas, uma outra lei da nossa natureza impressionante faz com que, nas montanhas, os nossos sentimentos se purifiquem: ali a paixão ganha em profundidade o que parece perder em vivacidade.
Numa cidadezinha perdida, dois malditos que se reconhecem nem que seja necessário sequer falar sobre isso. Uma cumplicidade muda, e tão secreta que, penso, talvez você nunca tenha percebido. Na minha memória - já tão congestionada - e no meu coração - tão cheio de marcas e poços - você ocupa um dos lugares mais bonitos.
