Textos sobre Inteligência
A inteligência é superestimada , achamos que a evolução da humanidade será intelectual e tecnológica ,porém a maior deficiência da humanidade é moral e emocional , só evoluiremos como sociedade e como espécie quando entendermos que não somos especiais como animais porque pensamos ,mas sim porque sentimos
O ser humano adora criar e inventar, é um ser dotado de inteligência, de dominância sobre as outras espécies, enfim, é um ser até que supremo se visto pelo lado do antropocentrismo, porém quando o assunto é morte ele é capaz de inventar as mais diversas teorias, até mesmo a de que você morre hoje e amanhã você vai voltará, como animal, outra pessoa, enfim, de alguma maneira, mas volta.
A que ponto a nossa inteligência entra em conflito com nossa crença. Alguns estudiosos ainda insistem em não acreditar e continuam desenvolvendo teses sobre a criação do mundo. Será que tanto conhecimento seria capaz de diminuir a sensibilidade de um ser que não poderia sentir o orvalho em noites de luar tocando o rosto, perceber a inteligência e carinho na perfeição de um pássaro (João de Barro) ao construir sua morada a fim de receber sua nova família, colhendo fielmente cada pedaço de barro devidamente umedecido. O que seria isto resultado de explosões ou a mão de "DEUS".
A inteligência de Deus se revela em suas obras como a de um pintor no seu quadro: não é o pintor que concebeu e executou. Perante Deus é somente possível conhecê-lo, ele condena ou absolve, segundo a sua justiça. No pensamento goza o homem de ilimitada liberdade, pois que não há como pôr-lhe peias. Pode-se-lhe deter o vôo, porém, não aniquilá-lo.
Amamos e não amamos por motivos inefáveis, que não estão ao alcance das palavras ou da inteligência racional. Talvez isso explique por que, algumas vezes, amamos aquela pessoa não aprovadas pela maioria de nossos amigos e familiares. Ou por que, noutras vezes, não conseguimos amar aquela que todos dizem ser a ideal para nós, a perfeita.
"O que é a inteligência sem a perseverança? Estamos pré-condenados a sermos os mesmos até que a morte ceife nossas vidas,porque em algum momento era nossa procedência,portanto, deve permanecer a mesma? Estamos amarrados a alguma teia do passado? Será que de fato continuamos os mesmos? Mesmo sabendo que nossas células estão em constante renovação, e que nem os nossos fios de cabelo são os mesmos?! Então por quê é tão difícil mudar? Aceitar nossas faltas e corrigi-las? Aceitar que podemos evoluir e que ninguém é privilegiado?! Teria Deus feito alguns para ser mais do que outros? Deveríamos abaixar nossas cabeças para o endinheirado? O doutor? Ou deveríamos olhar nos olhos de igual pra igual,seja este qual for? "
Onde houver um canteiro faremos dele um oásis, pois com inteligencia e responsabilidade, podemos mudar e melhorar o mundo, esta será nossa forma sustentável de fazer sempre o melhor, para que tenhamos qualidade de vida, além de preservarmos nossa interação com o planeta mantendo o contato com a nossa terra.
É preciso inteligência para notar quando um raríssimo diamante raríssimo é uma prisão de segurança máxima, coragem para deixá-lo no caminho, sensatez para não se afetar com ele em outras mãos, firmeza para não sentir (demasiadamente) a sua ausência, infinito amor à vida para sempre (re)construir horizontes e total certeza, inabalável companhia e efetiva presença de si mesmo(a) para preencher solidamente as lacunas deixadas pelo insubstituível.
Sapiossexualidade: uma nomenclatura que define para o humano sentir atração pela inteligência, da qual eu me identifico. Não se atrai por beleza corporal, mas se atrai por natureza intelectual. Não é só aquela que é "expert" nas áreas de conhecimento social, mas também é aquela, principalmente, "expert" sobre os detalhes minuciosos dos sentidos da vida humana e da natureza. Aquela que possui uma perspectiva intelectual mais sadia com pureza, simplicidade e sobretudo com alma...
Como o ser humano tem a mania de colocar em primeiro lugar o uso da inteligência ao invés da SABEDORIA, chegará o dia em que toda a água potável existente irá acabar, mas antes que isso aconteça pedirei a Deus Pai Todo Poderoso que acabe primeiro com o oxigênio, fazendo isso ele nos livrará do sofrimento.
O eu afetivo e o eu intelectual são distintos.Assim, não se pode surpreender que uma inteligência muito elevada coexista com um caráter muito baixo. Mostrando sem dúvida a inteligência e a instrução que certos atos desonestos custam mais do que rendem, raramente se verá um homem instruído praticar furtos vulgares; mas, se possui uma alma de larápio, ele a terá sempre, a despeito de todos os seus diplomas, e a utilizará em operações tão pouco morais, porém menos perigosas e que ofereçam mais seguro lucro.
"O carisma, a inteligência, beleza e a alegria podem gerar o ódio e inveja nas pessoas fracas de espírito, tentando assim anular o seu brilho! Quando fizerdes grandes feitos ou estiveres feliz, não demonstre muito isso explicitamente, seja ponderado, o que os olhos não vêem a maldade também não é despertada"
Plante um bosque na alma, decore a vida com inteligência, valorize o que você possui. É uma pena, certos pensamentos devem ser expostos à certas pessoas. Expressar-se não deve ser nenhuma poesia, mas apenas o que você sente. Temos tanto medo de julgamentos, que acabamos esquecendo dos sorrisos que plantamos por ai.
O engraçado é que tudo que eu queria, eu já tinha. Amor, inteligência, ódio, paz, arrogância, desprezo e outros sentimentos que ao longo dos anos, vieram munindo meu estoque. Mas não, as pessoas nunca sabem o que querem. Elas afirmam que na guerra não é possível lutar sem armas, embora subliminarmente, elas sentem medo de armar alguém. Ficam paralisadas com tantos sentimentos, são destrinchadas pelas próprias atitudes e no fim, poucas sabem o que é realmente amar.
As pessoas comumente não se importam. Ou você possui riquezas, ou fama, ou inteligência, ou compaixão, ou ódio, ou qualquer outra coisa. E isso é o suficiente. Ninguém se aproxima se você é um miserável. Ou eles o excluem, lhe pisam, lhe adoram ou respeitam. É uma troca justa, você é o responsável por todos aqueles que entram na sua vida.
Se usada com inteligência, aquela pedra de tropeço será uma oportunidade de avanço, dependendo da perspectiva que você atribui ao fato. Estamos tão condicionados a resultados imediatos, a não participarmos do processo de maturação das coisas, a vislumbrar somente os aspectos negativos em tudo que nos acontece, a não ver o lado positivo da crise. Parece que desaprendemos a ter fé na vida.
Essa inteligência, assassina da arrogância, destrói os neurônios dessa sociedade que se acha autoritária, anulando a percepção coletiva que se presencia a beira de uma convunção mental causada por este motivo obscuro e pouco ilusório. Fato concretizado ao longo dos séculos, que ao passar dos anos torna-se cada vez mais visível ou invisível aos olhos de quem não abdicou dessa tal ignorância apaixonante.
Inteligência não é tudo na vida. Notas altas não irão fazê-lo trabalhar perfeitamente, isso você aprende na prática. O melhor boletim não irá fazê-lo conquistar quem você ama, isso você terá que conquistar sendo você mesmo. As notas azuis não vão lhe tornar rico, isso você irá conseguir com esforço, dedicação e principalmente honestidade. Ter o cérebro mais preparado do mundo não faz você melhor do que ninguém, porque o que vale na vida são as pessoas que estão nela, e não o Q.I do seu cérebro.
Eu só quero coragem para enfrentar meus medos, força para vencer meus desafios, inteligência para manter a dúvida, amigos para rir e chorar, respeito para poder conviver, liberdade para escolher, momentos para lembrar, amores para cultivar, tudo em busca de uma felicidade que não se encontra, se aprende a enxergar.
" Ele? Ele é diferente... Alguém com uma inteligência e um charme que despertam a minha curiosidade... Um misto de desejo e fascinação. Me sinto como uma menininha quando nos falamos. É como se eu pudesse ser eu mesma. Aliás, ser eu mesma é a coisa mais fácil quando estou conversando com ele. Não tenho medo de ser quem eu sou, mesmo que isso o assuste um pouco. Não existe jogos entre nós. A sinceridade é algo visível. "
