Textos sobre Honestidade
Costumo ouvir que trabalhar com pessoas não é fácil. Percy Jackson, em seu livro disse; "" É fácil tornar-se amargo, cometer erros horríveis. É mais difícil trabalhar com pessoas que com máquinas. E quando você destrói uma pessoa, não pode conserta-la." Pois é, é fato, não podemos concertar ninguém, mas possamos usar de inteligência e cuidado para não destruir ninguém. Eu pessoalmente, gosto de trabalhar com pessoas, me sinto feliz porque é uma troca de conhecimentos. Procuro ter humildade e principalmente, RESPEITO!
Por conta de uma sociedade que se estruturou sobre corrupção como meio de vida, sou um desses sujeitos tidos como “certinhos otários”, ingênuos candidatos a vítimas preferenciais dos “mais espertos”, ou tidos sistematicamente como inflexíveis e fora de contexto, até descobrirem que sou apenas mais um “panaca” que optou por ser honesto.
Credibilidade é o atributo, qualidade, característica de quem ou do que é passível de ser acreditado ou há confiabilidade. Aquele que assume um compromisso e sempre cumpre consideramos uma pessoa confiável. Quando não tenho certeza, uso os termos vou tentar, e jamais me comprometo com aquilo que não posso realizar. Se faço promessas sabendo que não irei conseguir, vou transmitir insegurança, incerteza, melhor não prometer e deixar claro que vamos fazer o possível para que seja concretizado. Desta forma não deixamos a nossa honra, sinceridade e honestidade em desiquilíbrio e não ficara expresso reflexos de dúvidas do meu caráter. Sou o que sou. Não assumo o impossível para que não gere um próprio conflito interno e entre em contrariedade, por demais desgastante. Não levo vantagens pessoais, não engano, enfim não uso de má-fé. Prefiro me comprometer com pouco, mas que seja accessível a cumprir, desta forma não gero imensas expectativas e se for possível realizar mais do que propus com certeza será satisfatório para aquele que recebe e uma recompensa até para o meu ser interior. Prometi e cumpri. Se por ventura perceber que o prometido não poderá ser cumprido dentro do prazo estabelecido, vá direto ao assunto, e não entre em rodeios, avisa aquele que tanto espera, pois desta forma será transparente, afinal imprevistos são passíveis de ocorrer. Confiança se conquista. Certos de que quando prometer irei cumprir desejo a todos uma noite tranquila!
Não há muitos homens ou mulheres honestos em Washington. Os políticos chegam onde estão puramente pela força do ego, não por suas convicções. E sabe de uma coisa? A culpa é nossa como eleitores. Não exigimos candidatos melhores, então acabamos tendo o que merecemos – nos dois lados do balcão.
Eu estivesse retrocedendo enquanto tentava me libertar, as responsabilidades pesam quando você tenta ser honesto, na verdade existem dividas que temos que pagar, a vida é como uma cruz enorme que você deve carregar, não tente ocultar o que você fez de errado no passado, pois algum dia sua cruz irá pesar e quando você não puder mais suportar o seu peso ela irá cair e tudo que você fez de errado lá no passado irá de fato desmoronar e você terá que recomeçar de novo outra vez.
Você pode dar um castelo para um rato, mas ele não entende, sempre vai procurar um esgoto. E não é que ele não tenha suas ambições, claro que tem, mas não são nem de longe dignas de honra. Ao contrário, é apenas um oportunista buscando aventura e prazer, o queijinho de hoje e mais nada. Então, defino: ratos não podem ser reis, não dê poder há eles! O rei precisa pensar em governo, em disputas genuínas em busca do fortalecimento do seu povo e de seu império, o rei precisa pensar em grandeza. Ratos, no entanto, gostam do inóspito, são aventureiros medrosos, são tão sagazes quanto sujos. E nem adianta tanta esperteza, afinal, o fim é sempre o mesmo, o esgoto. Se der um castelo a este bicho ligeiro, vai logo perceber que o trono e um cedro não transformam sua natureza, precisaria bem mais que isso. Teria de dar a ele uma mente, coração e ensinar-lhe sobre caráter.
Ser Esnobe, de berço ou chique,,...: é dar bom dia para o carteiro, o empregado, ate pro lixeiro. Ser uma pessoa fina é: é conversar com o varredor de rua, com o porteiro, com algum idoso na rua que espera só que alguem lhe de um pouco de atenção. Ser fino é escutar com atençao as criticas, entende-las e se tornar uma pessoa melhor. Ser fino, ter berço é: Saber ouvir, não falar pelos cotovelos não deixando o outro se expressar. è saber conviver com as diferenças, é se adaptar, e por vezes calar. É honrar sua palavra, pagar suas contas, pagar o 1, 10, 100,00 que se deve, as prestaçoes, é ser grato com quem ajuda, correto com quem se relaciona, e honesto em todo negocio que fizer. Ser fino, ser chic é: expor os sentimentos, nao se fexar, é ser simples, humilde independente das posses. Enfim ser uma pessoa chic é o que a maioria não é mas se acha.
Métodos e termos estatísticos são necessários para relatar os dados das tendências sociais e econômicas, das condições dos negócios, da “opinião”, das pesquisas, dos censos. Mas sem redatores que utilizem as palavras com honestidade e compreensão, e sem leitores que saibam o que significam, o resultado só poderá ser o absurdo semântico.
Não quero ter a pele bonita, nem o olhar, nem o sorriso. Não quero ser visto apenas pelo que os olhos podem ver. Posso até confessar que já quis isso, mas o que quero mesmo, hoje, é ter a honestidade como beleza, o carinho, a moral, os sonhos. O que importa é que minha alma esteja bonita, apresentável a qualquer pessoa.
Em um mundo em que tantos ventos sopram contra nós, um que sopre a favor merece sim ser valorizado. Olhe para o seu passado e verá muitas pessoas que somente passaram por sua vida sem nenhum grande significado, mas também verá aqueles que estão contigo até hoje sem te criticar ou te julgar, saiba reconhecer e valorizar esses, pois eles serão sua base para um futuro feliz e saudável, porque laços de sangue te dão apenas parentes, a lealdade sim te dá uma família.
Sempre que disserem que você sonha alto demais e que deveria se contentar com o que tem não dê ouvidos pois essas palavras saíram de fracassados, você deve ter um objetivo para poder depois escolher o caminho que vai percorrer, e se nesse algum dia esse caminho estiver difícil e você quiser fraquejar lembre-se que grandes sonhos são dados apenas a grandes Homens.
Sobre o fato, o meu entendimento é rápido, a minha elaboração em relação ao acontecimento que é cautelosa... Por isso não abro mão do meu direito de perguntar o que duvido e de expor o que sinto ... Do meu jeito transparente diante de tantas escolhas a honestidade é a que mais me agrada... Se eu "te gosto" dispo as camadas coloridas da minha alma ate ficar em carne viva.... Talvez por isso eu vivencie o ato de sentir com tanta intensidade. Não acho que esse seja o caminho certo pra toda humanidade, apenas acho que a transparência é o caminho certo pra mim, por que no final das contas eu sou tudo que realmente tenho de essencial... Se eu esquecer qualquer coisa, posso substituir, ou sobreviver , mas se eu esquecer de mim mesma deixarei de viver para vegetar... Apesar de todas as dificuldades prefiro ter uma vida longa, um sorriso largo e uma grandeza indefinida que ainda hei de conquistar...
" Aos que falam pelas costas por eu estar a frente, e aos que respondem com falsidades ou indiretas, devolvo com educação, simplicidade, honestidade, sinceridade e bondade. Não devolvo igual porque o Pai ensinou diferente, e precisamos fazer a diferença sempre. Da tal 'igualdade", o planeta está cheio."
Não levou muito tempo para eu perceber que o tempo passa em pouco tempo, e em todo tempo só não passa a eternidade; passa o tempo com o vento e também a tempestade, passam as coisas passageiras, a mentira, mas não passa a verdade; passam as coisas tão ligeiras, que me passa até a vontade; bobeira é passar a vida inteira morando numa só cidade; bobeira é ficar de bobeira e deixar passar a oportunidade, afinal, o tempo passa à vontade; passa só p'ra cozinheira auxiliar que tem vontade; passa o trampo p'ra empreiteira, que o pedreiro tá na maldade; passa o cargo p'ro palhaço que tem mais humanidade, pois, na pátria já passaram a rasteira, passaram o rodo; passa a Mangueira, passa a Vai-Vai, passa a Mocidade... Olha só! É carnaval! Estão sambando na cara da sociedade... Enquanto tudo passa mal, por onde passa a honestidade?
Existe uma recompensa em ter um propósito, mesmo que pautado em pequenas ações como desejar um bom dia ao vizinho que eu encontro, um “por favor” e “muito obrigada”, um “com licença” aos que me rodeiam. Diante disso, qual tem sido minha conduta no transito enquanto levo meus filhos para a escola? Que posicionamento tenho tido diante dos acontecimentos que temos visto na sociedade? O que afinal, meu filho vê-me fazer se alguém me dá um troco errado no caixa de um lugar qualquer? Como ele me vê tratando um garçom ou um policial na estrada? São estas e outras atitudes que talvez julguemos até mesmo banais e fúteis que constroem neles um caráter íntegro ou deformado. Vidas que vão salvar ou matar. Amigos ou inimigos. Heróis ou Ladrões. Honestos ou corruptos.
Pensemos antes de jogar pedras contra a outra margem do rio. Se muitos dos que estão no poder, foram as igrejas, nas casas e declaravam-se homens e mulheres que defendem a fé, a verdade e os princípios de honestidade,integridade e respeito, semeiam entre nós, o joio, enquanto consomem o trigo - sem contar aqueles que não tem cargos políticos, mas continuam tirando dos teus celeiros, em nome do "deus vivo", o pouco de trigo que ainda te resta para sobreviver tu e tua casa...
Não existe exercício racional ou lógico na administração e atividades processuais que se baseiam exclusivamente a vade-mécum. Cria-se a ignorância a partir de sua prática, além do adverso da flexibilidade para com a subjetividade de seus colaboradores. Nota-se a partir deste ponto a complexidade na metamorfose de conduta.
Nada melhor para demonstrar o conceito de Modernidade Líquida de Sigmunt Baumer do que a política brasileira. Tudo muda com uma velocidade espantosa. O que hoje é preto amanhã é visto como branco. A honestidade muda para desonestidade rapidamente, mas dificilmente retorna ao status de honestidade, porque parece que nunca teria sido. O bandido é preso e o STF o solta. Outros estão soltos e o STF, por vingança os prende. Nada é permanente nesse país, com Leis para não serem respeitadas.
B.Gracián escreveu que a pessoa mais fácil de ser trapaceada é a pessoa honesta e justificando que o honesto vê as pessoa como honestas e em sua maioria não o são. Também afirmo que a pessoa mais fácil de ser trapaceada em termos de arte é o falso intelectual que quer se destacar na sociedade como gente que está à frente dos outros, embora não conheça nada de arte. Para estes, o artista esperto e trapaceiro prepara um espetáculo baseado no chulo e os falsos intelectuais admiradores de arte não só a aceitam e extasiados diante do chulo modificado, recomendam a outros para não deixar de ver o espetáculo. Mas como no conhecido conto infantil "A Roupa Nova do Rei" sempre vai aparecer uma criança ou alguém que tenha opinião própria para dizer em alto e bom som:"O rei está nu!" ou "Isso não é arte. É apenas um rapaz mostrando sua nudez!"
As pessoas tendem a repetir comportamentos, adequados ou inadequados. Aquela pessoa que te lesou no passado, irá, por osmose repetir o dano. Por mais que você possa ver ela com outros olhos, ao ser testada na sua honestidade, fatalmente irá sucumbir. Uma vez desonesta, dificilmente irá ser pagadora de suas dívidas. A construção de um ser humano é norteada pelas valores que adquire através de seus pais ou cuidadores e pelas vivências que teve no meio que foi criada. Cada pessoa carrega consigo um fio invisível que dirige seus atos e decisões. A honestidade é um valor nobre, ser honesto não é ser bacana, bonitinho ou legal, é acima de tudo, não causar dano ao próximo, é cumprir com sua palavra, é respeitar o outro, é pagar por aquilo que assumiu ... é ser uma pessoa melhor.
