Textos sobre como Curtir a Vida
"Poetas, pintores, filósofos, escritores... Todos, inquietos viajantes de mundos abstratos por onde passeiam suas almas em voos solitários, se perdem e se distanciam da louca realidade das coisas concretas. Como assustados pássaros, vagueiam fugidios a desenhar matizes de incompreensíveis aquarelas”. (Mauricio A Costa, em 'O Elo Invisível' - O Mentor Virtual II - Campinas-SP)
Lançamento em breve...
"Haverá sempre uma torrente de ilusão por trás de uma palavra. O ardiloso a utiliza para suas artimanhas; o político faz dela sua base de engodo; o interesseiro por ela disfarça sua malícia; e o romântico nela se apega para expor as fantasias da sua alma. Em cada expressão a possibilidade de múltiplos caminhos. A realidade não é mais que uma momentânea ficção" (Mauricio A Costa, em 'O Elo Invisível' - O Mentor Virtual II - Campinas-SP)
Lançamento em breve....
Cumprimento a todos, professores, pais, alunos e funcionários com um singelo texto de minha autoria, mas que escrito carinhosamente.
Pássaros viajantes
Certa vez me indagaram:
- O que é o ensino médio?
Eu, com todo espírito poético, olhos de esperança, encerrando um ciclo e dando início outrora, estufei minha alma e disse:
- A última porta de saída para a vida lá fora, sendo essa mesma cheia de mistérios, aventuras e magias que a Nazle nos preparou para enfrentar com progresso e sucesso, assim como expressa o hino da mesma.
É meus caros amigos, digo eu tão jovem, inexperiente, visto que também cheia de sonhos e coragem para enfrentar os bichos papões, lobos, dragões, zumbis e todas aquelas criaturas folclóricas que deixaram os contos de fadas e se rodeiam em nossa própria criação. Que toda pedra seja uma peça para construção do nosso castelo, para suportarmos as chuvas, ventanias, desigualdades, individualismos, injustiças e intolerância. Pois tudo que encontramos no caminho depende das balanças e parâmetros que usamos para medir a importância que a coisa produz.
Camões embarcava em sua nal, e também chegou a hora de destinar-se ao nosso porto. Não estamos aqui para sermos coadjuvantes no teatro da vida, mas sim autores da própria história e colher daquela sementeira frutos positivos.
O importante é somar para dividir. Descobrir a fórmula da compaixão. Compreender biologicamente o sentido da nossa existência. Podemos ser aquarela, flores, saltimbancos, revolucionários, observadores, artistas, luz, doutores, engenheiros, mecânicos, entusiamo, simpátia e poesia. Desde que sentido os avessos que cada matéria carrega em sua alma. Conquanto que nunca deixemos de ser HUMANO. Em virtude que, compomos um conjunto de indivíduis da sociedade que conta com nossa bondade, solidariedade e respeito. Palavrinhas estas que vão além de um verbete de dicionário.
É necessário desvendar as metáforas dos desafios. Viver intensamente antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos, conselho de Charlie Chaplin. Somos pássaros que chegam não se sabe de onde e pousamos nos livros que lemos, alcançamos vôo como de um alçapão, já dizia o ilustre Mário Quintana.
O maravilhado saber deve ser alimentado! Podemos lapidar o que se faz presente, inspirar e espelhar em nossos ideais, conjugar o verbo em ação com propósitos maiores que os olhos possam ver, os ouvidos ouvir e o coração chegar.
Contudo, que todo conhecimento se transforme em sabedoria, gratidão aos nossos mestres, direção, supervisão, cozinheiras, serviçais, companheiros de classe que venceram conosco mais uma etapa e constituem o que se classifica a instituição escolar.
Independentemente de qualquer crença que vos fique a mensagem de paz de São Francisco de Assis;
“ Onde houver ódio, que se leve o amor.
Onde houver ofensa, que se leve o perdão.
Onde houver discórdia, que se leve a união.
Onde houver dúvidas, que se leve a fé.
Onde houver erro, que se leve a verdade.
Onde houver desespero, que se leve a esperança.
Onde houver tristeza, que se leve a alegria.
Onde houver trevas, que se leve a luz.
Fazei que se procure mais:
Consolar, que ser consolado,
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe.
É perdoando que se é perdoado
E é vivendo que se vive para a vida eterna.”
Acima de tudo, que a paz seja universal e que o amor ocupe o coração de todos. E que despertem-se do fundo do báu para praticá-lo, pois no contexto histórico em que estamos vivendo, somente esse constrói pontes indestrutíveis e toca com carinho e respeito o mundo do outro. Parabéns formandos!
A pátria amada esqueceu-se de amar?
Desde o início das grandes navegações, a cada porto além de mercadorias e especiarias eram deixado culturas e costumes. No contexto histórico nacional, com a colonização e vinda de povos de outros continentes, o Brasil ganhou além das cores da bandeira uma diversidade. Sendo essa mesma o desencadeamento do desrespeito que iremos argumentar na retrospectiva de 2015. A jornalista Maria Julia Countinho sofreu ofensas em uma de suas páginas da web, pela cor da pele,características do seu cabelo, visto que a mesma faz parte da miscigenação étnica que compõe nossos ancestrais. E não para por aí, quantas são as pessoas descriminadas por não se encaixarem ao padrão que a sociedade criou? Muitas, fato esse que merece reflexão. O artigo 5° da Constituição de 1948, assegura o direito da igualdade de tratamento. O estado é laico e todos podem exercer sua crença. O que não aconteceu por ignorância as matrizes africanas, uma menina de 11 anos foi apedrejada, pois era praticante do candomblé. Alguns artistas contemporâneos como Gabriel Pensador, expressa em sua canção que somos partes da mesma mistura. Racionais revela que ver um negro na cadeia é sinônimo de cultura. Por que não vê-los nas escolas e universidades? Outros locais que dados estatístico mostram dinamicidade do preconceitos em suas fases, socioeconômicas, raciais, estéticas e culturais. A mesma pátria amada precisa aprender amar, despertar-se para entender que todos merecem respeito, sem segregações e humilhações. Somos obra viva de arte, cujo existem autores que deram formatos, histórias, sotaques e aquarela. Abracem essa ideia do respeito! Venham curtir essa causa com olhar de novos horizontes em prol das civilizações e de um novo 2016.
Aos Fervorosos Dissimulados
Você não se cansa?
Tão mesquinho
Tão ridículo
Abominável!
Você!
Você que finge “ser bom”
Que se esconde em nuvens
E permite morrerem as crianças por problemas que nem entendem
Você!
Você que é hipócrita
Que dita tuas leis tolas
E prega sua terrível intolerância sobre o tão sublime
Você!
Você que se diz divino
Que finge ser o “bom samaritano”
E estraga o campo de flores com sua oratória
Você!
Você que nunca se provou
Que mata em seu nome
E também manda matar
Você!
Você putrefato!
Bastardo das ciências!
Cadáver do mundo!
Você!
Você cujo cheiro me causa ânsia
Me faz vomitar
E da nojo
Você!
Você não percebe que é o câncer
O tumor neste velho mundo
E a muito doente
Você!
Você que ainda insiste embriaga-lo
Com seu álcool mofado e velho
A fim de matá-lo, pensando fazer
o “bem”
Você!
Deixe-me agora
E deixe também meu mundo!
Ao menos uma vez faça o que fala, dizime-se pelo bem deste mundo.
"Artigo 6 Constituição Federal inclui alimentação nos direito social.
Cadê meu café? com pão .
Hoje quero no almoço feijão, arroz, e salada,põem também um pouco de batata,
para mim carne como se diz na região, mas não tem problema se tive zoiao.
Melhor rever esse artigo que têm faltado ; moradia, saúde, segurança, e educação.
Essa causa não é só minha, mas ver com atenção olha o morador em situação de rua.
Pergunta para ele qual foi o café que ele tomou hoje !
Pergunta para ele Qual o horário ele costuma almoçar! E se ele tem jantado se ele faz as três principais refeição ?
E Dona Maria e seu João que mora em um barraquinho e sua cama tem papelão.
E a esmolas que o sistema nos dá sequer garante sorriso ".
Trabalhe para seu bem estar, lute pelos seus objetivos, mas nunca coloque o dinheiro em primeiro lugar, pois o dinheiro é o pior PATRÃO, pois ele torna a pessoa arrogante, orgulhosa, insensata, porque querendo ou não, pouco são os que sabem lidar com ele.
O dinheiro nos dá acesso a todas as facilidades, mas não compra amor e nem felicidade.
Hoje em meu pensamento lembrei de você! Hoje o meu coração sentiu tua falta... lembrei dos nossos momentos, e sua ausência doeu em mim! Como eu queria voltar atrás e implorar pelo teu perdão e dizer que você ainda mora no meu coração.
Aprendemos com os erros, e foi com eles que percebi o quanto fui injusta com você! Perdão, perdão, é o que te peço! Ah... como eu queria ter ao menos uma chance de te contar tudo... e dizer que mesmo no erro o caso não foi consumado. Se fosse preciso, ajoelharia à teus pés e gritaria por teu perdão, pois tudo que eu fiz foi por emoção, Mas que você é a minha razão! Como eu queria tocar sua pele, sentir os teus lábios, o teu corpo nu sobre o meu! Como eu queria ter você de novo!
Sei que perdi uma jóia valiosa que é você, pois minha vergonha não permite eu te procurar pra dizer que te quero de volta, e dizer também o quanto me arrependo de ter manchado minha integridade, trocando uma vida concreta por ilusões imaginárias que nunca se tornariam reais. Não mereço teu perdão, mas saiba que você hoje fez falta ao meu coração!
Não é uma maquiagem que sai com água, que nos separa de Deus! O que nos separa de Deus, é um coração endurecido, cheio de ódio, inveja e ressentimentos onde nenhum produto químico tem a capacidade de purificar.
Quantos em nosso meio se preocupam em manter suas faces limpas, suas vestes compridas e um comportamento aparentemente disfarçado de santo, mas que seu interior está despido de amor, faminto de santidade e sua alma sedenta de paz?
Se não aprendermos a nos humilharmos, a pedir perdão e a amarmos aqueles que nos ferem, as feridas ficarão abertas, tornando-se crônicas dentro de nós e a nossa alma nunca terá o privilégio de descansar com Deus.
Homem
Homem é igual a pedra
Bate,joga na parede mais dura,usa a
espada mais poderosa,feitiços
inexistentes.
Não quebra. Não racha .Lasca não sai
Do coração mais puro.
Da mente mais ingênua.
Da alma mais bela
As simples palavras vindas da pessoa
certa.
Quebram o coração.
O amor que não será amado.
A raiva que não será baixada.
A calma que não mais existe.
Machista será?
Não.
Apenas não as trata com.
Vim de baixo.
Vou para cima.
O bem vai.
A raiva fica.
Perdoar aquele que quebra e não consegue
consertar.
Minha amizade tu terás.
Meu perdão terá que conquistar.
Já imaginou alguém tirar você da sua família, tirar-te do seu lar, impedir você de sair, colocar-te dentro de um lugar apertado.
Pois é, milhões de pássaros são tirados das suas famílias, dos seus lares, impedidos de voar livres pelo mundo, e são colocados dentro de uma gaiola onde ficam observando os outros pássaros voando livremente.
Maldito violino,
que me faz lembrar, lamentar,
faz minha alma chorar,
me faz escrever,
nunca ter uma resposta clara.
Maldito violino,
que não para de tocar,
doloroso ao lembrar dos meus pecados,
mas não irei me deixar abater,
nem por tua melodia, bela melodia triste,
que me faz sofrer.
Eu poderia falar o dia todo, mas poucos iriam me ouvir, poucos ainda entenderiam, e menos da metade desses poucos "entendores" iriam concordar. Alguns diriam: "vai lutar". Eu me pergunto se eles sabem que já lutei e ganhei discretamente.
Entendo que não sou pleno, mas ninguém é. Todos nós estamos feridos e pensativos em algum momento. Ninguém pode ser 100%. A ciência concorda com os 99%, porém, todos querem 100% e, no fim, acabam se esforçando tanto que tudo perde o valor. Quando notarem, o tempo simplesmente acabou.
Dor
Meu demônio gosta da minha dor,
ele fica mais forte e eu mais fraco, um dia ele vai assumir tudo por mim,
descansarei finalmente, e
toda essa dor deve parar,
Confiar é algo impossível,
Algo que me da nojo em mim,
Sim, eu me abomino,
A tanta dor que tenho que ouvir metal, me sinto uma criança, sem suporte mental,
Minhas palavras trazem dor? Algum dia carregaram amor, se minha decepção fosse menor já teria ido a meu algoz e lidado um soco, mas creio que tal não merece tal tratamento educacional,
Deixe-o na ignorância, se afundar, tem coisas pior do que o ato de executar, deixe meu lamento preencher está sala com o silêncio.
Hoje aquelas frases tipo "Viva o presente,você não sabe se amanhã estará vivo.....ou..... Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje....ou mesmo.... Viva o hoje, porque o futuro é uma incerteza.... " podem ser DELETADAS. O certo hoje é substitui-las por....👉.... "Não faça nada hoje.... Espere o amanhã que amanhã essa tempestade passa... Não viva o hoje, pq hoje vc tem que ficar em casa pra garantir que o seu futuro chegue.....Viva o futuro, porque no presente você tem que ficar quietinho de quarentena. "
Combinado? 😉
Manhã E Natureza
Hoje acordei cedo
Para ver os pássaros cantarem
O som que de seus bicos emana
É melhor do que os da cidade
Tudo que se vê aqui é esquemático
Na natureza é tudo mais prático
Para os habitantes do reino fantástico
Onde ser livre é o contrato
Lá na cidade
Enquanto uns dormem, outros trabalham
Mas aqui não é diferente
Uns caçam ao dia, outros ao relente
Queria morar aqui, na selva
Mas habitar aqui eu não posso
Sou um ser urbano
Mas que de gente não gosto
É difícil de expressar, mas não vou me estressar, há volta
Tudo parece escuro, parece que estou perdido
Rodeado por um grande muro
Percebo então que não sei quem sou e que fui abandonado
Fiquei impressionado, pois isso me deixou lesionado
Uma tremenda lesão bem no meu coração.
Acreditei nas palavras deles que diziam "sempre estaremos ao seu lado"
Mas isso é mesmo muito complicado
Só fui um simples manipulado
Não prometa o que não pode cumprir
É difícil digerir, engolir a perda da dor
É muito constrangedor.
Sorte a minha, que tenho minha família
Me apresentaram a Deus o famoso Rei dos judeus Ganhei um amigo e tudo começou a ficar bem comigo
Ainda penso besteira e cometo muitos erros
Mas sei que é com os erros que aprendemos e nos arrependemos.
Enfim consegui derrubar o muro
Percebo que fui imaturo
Através de Deus ganhei outros novos amigos
E que eu estava fora de perigo
Sim perigo
Perigo da solidão, livre da escuridão.
É difícil de expressar, mas não vou me estressar
Sou volta
Volta pra Ti, meu Deus
Volta que veio pra ficar
Que nunca mais vai voltar.
Autor: Ewerton A Silva
Adaptado por: Rayane J
Distância
Tu foste para bem longe
Aonde o vento sopra gelado
Mas em teu peito tu me esconde
Levaste contigo o meu riso
O qual dava-te exclusivamente
Fazia eu de ti o meu abrigo
Às sombras dos eucaliptos
Refresco-me com devaneios
Imaginado-me feliz contigo
Teus olhos anoitecidos
Ilustravam a futura cor do meu ser
E Hoje meu peito está partido
Uma nuvem escura baixou sobre mim
Meu coração logo escureceu
Quando sem ti eu me vi
Outrora trouxesse-me vigor
Em tempos não esquecidos
Mas hoje traz-me dor
Aqueceste-me com teus aconchegos
Mas o amor é fogo
E tu queimaste-me com teu desprezo
Existem provações que chegam em nossas vidas não para tirar algo de nós, não para trazer mais problemas e sofrimentos, há provações que chegam em nossas vidas para nos fortalecer. Não fique se perguntando o porque de tanto sofrimento e de tantas lutas, e saiba que Deus não nos deu espírito de covardia. Nós fomos projetados para marchar por longas distâncias, atravessar vales e desertos e desbravar o desconhecido. Fomos projetados para confrontar grandes feras e predadores. O nosso corpo foi projetado para a guerra.
Então não passe pela vida como um espectro de ser humano, enterrando os seus talentos e o seu potencial, viva como se fosse o seu último dia. Pois Deus te criou para fazer coisas extraordinárias: Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai. (João 14:12)
Vença o conforto, as fraquezas e as desculpas, de uma vez por todas. Não seja moldado por este mundo. Deixe marcas por onde você passar, não deixe as suas marcas em um sofá ou uma cama, deixe as suas marcas no topo do Everest!
Não caminhe com as multidões, dê a meia-volta e comece a marchar na contramão do mundo.
ERROS
E se desconhecemos o real sentido de um ato falho?
E se além de dor ele trouxer ordem?
Um ato desdém tão quanto valho
Com força de adir tão quanto tardem
E pelas primeiras palavras póstumas
Silenciadas por puro pavor,
Têm-se piores apelos pálidos
Por pêsame ao paralelo pudor.
Então faço-me de um erro, o fim.
Desolado pelo imaginário inócuo,
Inquiridor inquieto de sua culpa árdua.
E então, enriquecido do amargo fruto
Que colheis mas não tornais assíduo
Faz-se aluado o maior astuto.
- Relacionados
- Textos de Amor
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Frases Bonitas sobre Saudades
- Textos de Fernando Pessoa
