Textos sobre como Curtir a Vida
Um escritor é como um viajante que se vê
diante de dois caminhos.
Um deles trilha assuntos como medo,
desesperança e angústia, e é um atalho,
pois rapidamente se chega a muitos leitores.
O outro caminho conduz a temas que
encorajam e instruem as pessoas,
mas leva mais tempo
para chegar aos leitores.
Eu só sei percorrer o segundo caminho.
(Livro "A Janela do Castelo")
Felicidade
nada como namorar
um poeta marginal
incendiado
nada
como um mingau de maizena
empelotado
de tanto amor acumulado
uma casinha em botafogo
um quarto uma eletrola
uma cartola
&
depois da praia sonhar
que a bossa nova voltou
pra ficar
eu você joão
girando na vitrola sem parar.
Jamais lembrarei as palavras ditas
saídas como vômito
de algodão-doce
sem filtro
feito flechas
tentando cegar aqueles olhos de capitu
que me petrificavam
e me botavam a falar
como doida
ou criança com sono,
quizás.
Fechou-se o bar.
E aquela rua tão movimentada
de dia!
Parecia viagem
parecia outra cidade.
Me golpeou como uma foice que atinge uma pena, e assim com sua leveza lhe torna majestosa e irreparável.
Ainda que busque mil respostas ou caminhos, me encontro em meio ao labirinto que de forma graciosa me levou ao seu centro sem ao menos deixar migalhas sobre a estrada travando o retorno esperado.
Quando me enxergo sobre essa zona que se torna conforto e tão inquieto pensar que talvez seja necessário que eu me separe dela que nem mesmo o tempo consegue ser garantia de uma melhora. Não sei lidar com aquilo que não quero perder, não sei lidar ao certo com quem eu sou, me arrisco como uma aventureiro que mesmo não sabendo seu percurso, não se priva por medo da estrada. Infelizmente uma palavra que de diversas maneiras foram citadas se apresenta sem ao menos cumprimenta-lo, dívida com outra que se instalará em algum momento, sendo elas a realidade e a maturidade.” O mundo é para quem nasce para o conquistar, fiz de mim o que não soube, e o que podia fazer de mim não o fiz. O dominó que vesti era errado conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me.
Quando quis tirar a máscara, estava pegada à cara quando a tirei e me vi ao espelho,
já tinha envelhecido”.
Tudo está fracionado ao tempo, sendo relento estando cada vez mais dentro, não tenho medo que me rotulem ou até que me depreciem, medo maior tenho diante a quem sou e oque serei perante eu mesmo, isso no mínimo deverás ser ao menos curioso, além de contradiria e claro, nada está para além de nos mesmo, olhar para trás e não me encontra no presente, talvez seja essa a morte que menos espero sobre meu dias de “lutas e glórias” almejo demais, espero além do tempo, mais ainda sim serei eterno ao que acredito, ao pensar que temos apenas uma única oportunidade diante de tantas possibilidades, me limitar a um só dia me sufoca me atormenta e ainda sim me fascina.
Estou sobre solo que ainda perpetuado me fraciona no sentido do fluir do rio, não é que todas as coisas mudam para que não as encontremos duas vezes, mas que algumas coisas permanecem as mesmas apenas por mudar.” Arrancamos tanta coisa de nós mesmos para nos curarmos mais rapidamente das coisas que aos 30 anos já estamos falidos e temos menos a oferecer quando menos esperamos, a natureza tem maneiras inesperadas de localizar nosso ponto mais fraco. Como você vive sua vida é algo que só você pode decidir. Lembre-se de uma coisa: nosso coração e nosso corpo nos são dados apenas uma vez. E, antes de você se dar conta do que aconteceu, seu coração já está cansado. Quanto a seu corpo, chega um momento em que ninguém mais olha para ele, muito menos queira chegar perto dele.”
Sonhar é Bom!
Como é bom sonhar!
O som da tua voz e muito vivo e acalma,
O teu belo rosto é visto de maneira diferente, mais detalhado, ele me emociona,
Sentir o teu cheiro e a tua mão carinhosa no meu peito me causa arrepios, parece muito real,
O teu corpo escultural da vida ao meu, a tua fidelidade e o teu companheirismo são sentidos, eles me motivam a ti querer mais e mais do meu lado,
No mundo encantado dos sonhos o meu corpo, coração e mente agradecem a tua presença constante, sempre que puder venha me visitar.
Fases e faces do poeta.
O poeta é tal como a lua
Tem fases e faces...
As vezes é " cheia" de inspiração
Iluminada totalmente pelo astro rei,
é beleza e introspecção.
Em outras míngua.
Perde a luminosidade,
o tédio logo o invade...
Silencia o verbo
mas não mata a utopia.
Adormece então, nele
a poesia.
E em sua transitoriedade
faz-se nova sua face...
Mas a luz ainda é arredia.
Apenas se insinua ao poeta, os versos.
Acalenta-os...
Acaricia-os...
Coabita com eles.
À esperar um novo dia.
Agora é crescente.
Emprenhou a palavra!
Eufórico, aguarda o seu rebento,
o poema, pelo qual tanto ansiava.
Ei-lo que vem...
Jovial e trazendo boas novas.
Eis que a vida se renova!
Então, mais uma vez,
eis o poeta em plena cheia
Crisálida e sereia!
Deuses no olimpo...
...Pássaros á revoar
...Mares transbordantes
...Amores e amantes
Eis a sua face mais bela
Lua cheia na janela
E a poesia à bailar!
Deus, posso fazer uma pergunta?
Não quero ser chata, mas gostava de saber como os meus entes queridos se estão a dar aí no teu reino. Podes responder agora?
Deus logo respondeu... Não estás a ser chata nada... Não te preocupes, todos estão muito bem... Sabes, este reino celeste não tem nada a ver com o vosso. Aqui reina a paz, o amor genuíno, a solidariedade, a compreensão e tudo é deveras lindo... Quando aqui chegares vais ver... Permanece por aí... Vive honradamente a vida e faz sempre o teu melhor. Não ligues aqueles que desviam o templo para a falsidade e confusões. Esses estão perdidos no mundo.
Por isso gere bem a tua vidinha de forma a que nunca te envergonhes de nada.
Obrigada Deus por seres tão prestável e especial....
Um sonho...
Ao olhar uma estrela
Não a vemos como ela é
Mas sim como ela foi um dia
Curiosamente algumas das estrelas que vemos aos céus
Não existem mais
Mas o brilho dela, ainda chega a terra
Assim, podemos ver como é uma pessoa iluminada
Mesmo quando se afasta
Sua luz continua a iluminar os céus
De todos que olham para cima
Morrer. O que significa essa palavra?
Acabar com o sofrimento. Como faz isso?
Eis questões que não sei responder.
Mas... Não importa.
Seguirei em frente com essa incertezas
Pois a vida é sofrer, não tem pra onde correr.
Mas não se esqueça, ela também traz sorrisos. Muitos, se você for bom. Mas um bom diferente. O bom que é você.
Então, se estresse, sofra, chore, mas acima de tudo sorria verdadeiramente. Pois um sorriso falso não enxuga nenhuma lágrima da tristeza em sua mente.
Moça esverdear.
De scarpin, e lábios pintados. Ela chegou como se desse ordens ao mundo.
Vou moldurar os olhos teus olhos no quadro da sala.
Apreciar essas mil maravilhas que esconde debaixo da roupa.
Vou ler cada palavra com minha lingua em sua boca.
Vou de tato, com os dedos tapando buracos desse mundo poema.
Ahhh como eu quis te dizer coisas...
Olhar de perto o teu sorriso, beijar teus beijos e cheirar teu rosto, pra depois sussurrar besteirinhas ao pé do ouvido...
Ahhh como eu quis!
Ahh como eu quis teu olhar, tua voz baixinha e esse teu jeito atrevido, deliciosamente atrevido...
Ahhh como eu quis!
Ahhh como eu quis deitar no teu abraço e te morder nos beijos
que te daria, nos apertos com os quais me entregaria...
Um único momento que se eternizaria em mim, mas não fiz.
Fazendo uma careta
Todos nós, com o rosto revelado, contemplando como um espelho a glória do Senhor, estamos sendo transformados na mesma imagem. -
2 Coríntios 3:18
Escritura de hoje : 2 Coríntios 3: 1-18
Em seu livro sobre a história da cirurgia plástica, Holly Brubach escreve: “Eu próprio subscrevo a noção de que, quando você completa 50 anos, você tem o rosto que merece. . . . Após cinco décadas de carrancas repetidas, risadas ou preocupações, a atitude de alguém com relação à vida está gravada no rosto. ”Esse é um lembrete vívido de que todos os dias estamos fazendo uma careta que diz muito ao mundo sobre o mundo.
Embora a Bíblia não mencione cirurgia estética, apresenta o conceito surpreendente de que, se conhecermos a Cristo e passarmos um tempo com Ele em oração e em Sua Palavra, isso poderá afetar nossa aparência.
Quando Moisés desceu do Monte Sinai depois de encontrar-se com Deus, seu rosto brilhou tanto que os filhos de Israel não puderam olhá-lo firmemente (Êxodo 34: 29-30; 2 Coríntios 3: 7). Paulo comparou essa glória com a glória ainda maior que é experimentada por aqueles que têm um relacionamento pessoal com Cristo. Ele disse que estamos sendo transformados pelo Espírito Santo, que vive dentro de nós, e estamos nos tornando mais como nosso Senhor Jesus (2 Coríntios 3:18).
Embora a comunhão com Cristo não nos dê um rosto perfeito, ela pode substituir a causa de carrancas e sobrancelhas franzidas por uma paz interior que mostra a beleza de Cristo através de nós. —DCM
Refletir e orar
Que a beleza de Jesus seja vista em mim,
toda a sua maravilhosa paixão e pureza;
Oh, Tu divino Espírito, toda a minha natureza refina
Até que a beleza de Jesus seja vista em mim. - Orsborn
Nenhum cosmético para o rosto pode se comparar com a graça transformadora de Deus. David C. McCasland
- Não é fácil pra mamães latinas como nós, abrir a gaiola do nosso coração e soltar nossas crias nesse mundo😑
Por outro lado, nos enchemos de orgulho por eles💜!!! E de esperança tbm. Esperança de que a caminhada seja suave, os obstáculos sejam vencidos, que a união seja firme e equilibrada!!! É um pedaço de nós, solto no mundo e esperamos que esse mundo não os maltrate! Então, pedimos e pedimos tantas vezes, incansavelmente pra Deus proteger e guiar nossas crias tão amadas!!!! Foi assim com nossos pais e hoje sabemos, como eles saberão um dia, como esse momento aperta o coração...
Nem tudo é como a gente quer,
Neste mar de tristeza e solidão,
Ja pedi perdão e apenas recebi muitos nãos,
Juro que nesses ultimos suspiros quero sentir suas mãos macias e delicadas quentes segurando os meus dedos enquanto sinto o abraço sombrio da corda em meu pescoço,
Nem tudo é como a gente quer,
Lembra de quantas vezes lhe fiz sorrir e outros ha fez chorar,
Um dia você me dia que seu sonho era se casar,
Meus olhos brilhavam toda vez qua eu lhe ouvia cantar,
Apesar do seu jeito de me ignorar eu nunca deixei de te amar,
Nem tudo é como a gente quer,
Em uma noite vi voce chorar,
Talvez não foi a intenção dele te machucar mais creio que sim só queria te usar,
Apenas me deixe te abraçar e dizer que não esta só,
Só queria poder falar e expressar o quão vocë é especial,
Mais não consigo,
Não dá,
Tenho medo de algum dia te machucar,
Tenho medo de não saber te valorizar,
Sabe nem tudo é como a gente quer,
E neste momento eu só quero recordar o que vivemis nesse ultimo filme,
Para a ultima lagrima cair,
Em uma nova vida reacordar,
Talvez assim seja tão feliz tanto quanto fui ao seu lado como um humilde e solitario amigo,
Ei, não mecha com as minhas pelucia de morcegos e corujas, sei como você os odeia mas eles foram meus primeiros amigos,
De um abraço neles por mim por favor,
Um abraço bem forte e diga que eu estarei sempre la no quartinho com eles apartir de hoje e para sempre,
Para sempre e sempre...
Autor: Jonathas Nogueira da Silva
"Ensaios de lucidez"
Confundir amor com egoísmo é algo tão preciso nos dias de hoje, como a busca material na ilusão do paraíso.
Para falar do amor primeiramente é preciso tentar entender a dor, entender que ela é a negação do próprio amor, ela é fruto da germinação do egoísmo sua gestação ocorre durante a posse e nasce na perda.
A solidão é temida e vista como patologia por uma sociedade que oferece todo tipo de entretenimento e entorpecimento para preencher um buraco negro com uma fome infinita sedenta de si mesmo.
O conhecimento deu lugar a censura e tudo que é diferente é ridicularizado ou considerado como loucura, e ai de quem as regras quebrar... A pressão vai ser tanta que pode até se matar.
A moda é a réplica, e se não tiver de acordo esteja pronto!
Nascemos prisioneiros, a identidade é imposta na gestação, a partir do momento em que os pais roubam os sonhos dos filhos e projetam neles seus próprios sonhos.
Pobres crianças cujo seus sonhos são censurados, ensinadas a negar e reprimir sua própria natureza para ser amada e aceita, sendo ensinadas a ver sua própria identidade como ameaça, onde conhecer e aceitar a si é loucura, insanidade!
E então nasce a solidão porque essa criança já não sabe mais quem ela é, ela se perdeu de si mesma por medo de não ser amada, não ser aceita.
Acredito que o mundo seria um lugar bem melhor se os valores fossem convertidos na busca de si mesmo, se apoiássemos nossas crianças deixando-as livres para que possam descobrir seu próprio potencial criativo, amá-las e aceitá-las sem lhes impor nenhuma condição, amar incondicionalmente!
Muitos pais falam de amor incondicional mas o que mais tem se visto são condições para amar e ser aceito, egos repletos de amor narcísico na expectativa de realizar seu potencial reprimido as custas do outro.
Meu respeito e admiração vai pra você que é diferente, excluído, estranho, dado como louco, você que não tem medo de assumir sua identidade, você que é criativo e espontâneo, que quebras os paradigmas sociais, você que tem a coragem de ser você, que se ama e se aceita.
Por mais difícil que tudo possa parecer perante uma sociedade que não aceita a originalidade jamais perca seu brilho, lembre-se sempre da força e coragem que habita em você, pois assumir uma identidade perante uma sociedade doente e aniquiladora e só para os heróis!
Vírus letal
Desejaria viajar pelas redes virtuais, penetrar nos polos carnais, como um vírus letal, contaminando o mundo anormal, infectando a corrente do mau, com poderio se alojar profundamente, penetrar em cada mente, a que o sistema me decifra, que alcance e tente eliminar, mesmo indo para a lixeira, se faça um arrastão, cortando o corrupto coração, cada teclado nos horizontes das redes, a inserção pelas paredes, pelas portas e janelas, cada navegador de forma singela, onde os canais possam espalhar, viralizando profundamente, a rede, a corrente, o fluxo sentindo, a poesia que provoca um hostil desconforto, no brasileiro de fardo morto, anjos da vida e criadores de conceito, escrevendo desse jeito, não és louco, não és normal, és vírus letal.
Giovane Silva Santos
Onde está o meu foco?
Seja misericordioso, assim como seu Pai também é misericordioso. -
Lucas 6:36
Escritura de hoje : Lucas 6: 32-36
Minha mãe, que era mãe solteira em Cingapura, contratou uma babá para cuidar de nós, filhos, enquanto ela estava no trabalho. Apenas muitos anos depois eu percebi o quão profundamente minha babá havia influenciado meu pensamento e comportamento. Ela costumava nos dizer: “Se as pessoas o tratam bem, trate-as melhor do que trataram você; mas se eles te tratam mal, trate-os pior do que eles te trataram! ”
Durante muito tempo, eu nem percebi que estava vivendo de acordo com essa filosofia do "olho por olho". Isso me fez calcular em minha resposta à bondade e vingativo em minha resposta à crueldade.
Então, quando me tornei cristão, achei difícil obedecer a passagens da Bíblia que nos dizem como tratar os outros. Não gostei da ordem de “ser misericordioso, assim como seu Pai também é misericordioso” (Lucas 6:36), porque eu estava com o foco errado. Eu estava sempre olhando para o que os outros tinham feito ou provavelmente faziam comigo, em vez do que Deus havia feito e continua a fazer por mim. Meu verdadeiro problema era esquecer como Deus era misericordioso comigo - e isso se mostrou na maneira como eu respondia às pessoas.
Todos nós precisamos lembrar que não merecemos a misericórdia de Deus. Então podemos ser misericordiosos com os outros - não importa como eles nos tratem. —AL
Refletir e orar
Quando ofendido por aqueles que nos desejam mal,
Senhor, ensine-nos o que dizer;
Ajude-nos a responder com amor cristão -
com boas ações, recompensam. - Bosch
Quando ofendido, não responda em espécie; responda com bondade. Albert Lee
Pare no início
Assim como o carvão é para queimar carvão, e a madeira para queimar, assim é um homem contencioso para acender conflitos. - Provérbios 26:21
Escritura de hoje : Provérbios 26: 17-21
Na primavera de 1894, o Baltimore Orioles veio a Boston para jogar o Red Sox no que era esperado para ser um jogo de beisebol de rotina. Mas o que aconteceu foi tudo menos rotina. John McGraw, do Orioles, brigou com a terceira base de Boston. Em questão de minutos, todos os jogadores de ambas as equipes se juntaram à briga.
Logo o conflito se espalhou para as arquibancadas e rapidamente passou de mal a pior. Alguém incendiou as arquibancadas e todo o estádio queimado no chão. O incêndio se espalhou para outros 107 edifícios de Boston.
Provérbios 26:21 nos lembra que “assim como o carvão é para queimar carvão e a lenha para queimar, assim também é um homem contencioso para acender conflitos”. Quão difícil é recuperar palavras raivosas! Uma arma levantada, um punho fechado e uma voz furiosa têm uma coisa em comum: são mais fáceis de levantar do que largar. Porque Deus nos ama e conhece o terrível perigo de uma briga, Ele nos pede que não brinque com ela. Podemos pensar que um pouco de conflito torna a vida (incluindo esportes) mais interessante, mas o Senhor quer que pensemos em suas conseqüências devastadoras.
Pai, ajude-nos a nunca esquecer o terrível poder destrutivo do conflito. Quando um desejo de atacar alguém brota dentro de nós, ajude-nos a pará-lo antes que comece um “incêndio”. - MRD II
Refletir e orar
Prevenção de incêndio
Quando eu falei ou agi com raiva? Quais são as vantagens de segurar minha língua, parar minha mão ou dar uma "resposta suave"? (Provérbios 15: 1).
O melhor momento para parar uma luta é antes que ela comece. Mart DeHaan
Como podemos amar?
Amor nunca falha. - 1 Coríntios 13: 8
Escritura de hoje : 1 Coríntios 13: 1-13
Primeiro Coríntios 13 é frequentemente lido em casamentos. No entanto, mesmo os noivos otimistas acabam deixando de amar. O único indivíduo que cumpre perfeitamente esse "capítulo do amor" é Jesus Cristo.
O pastor FB Meyer (1847-1929) escreveu: “Jesus senta-se para o seu retrato nessas frases brilhantes, e toda cláusula é verdadeira para ele. Substitua Seu nome por 'amor' ao longo do capítulo e veja se não é uma semelhança exata. ”
Vamos tentar isso. “[Jesus] sofre muito e é bondoso; [Jesus] não inveja; [Jesus] . . . não se comporta de maneira grosseira, não busca os seus. . . não se alegra com a iniqüidade, mas se alegra com a verdade; suporta todas as coisas, acredita em todas as coisas, espera todas as coisas, suporta todas as coisas. [Jesus] nunca falha ”(1 Coríntios 13: 4-8).
Sim, Jesus é o exemplo perfeito de amor. No entanto, Paulo escreveu para descrever como devemos amar os outros. Ele sabia, porém, que precisamos mais do que ler sobre o exemplo de amor de Cristo; precisamos experimentar Seu amor recebendo-O em nossas vidas como Senhor e Salvador. Se fizemos isso, Paulo declarou: "O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo" (Romanos 5: 5). Somente então seremos capazes de amar os outros como Jesus, permitindo que Ele os ame através de nós. —JEY
Refletir e orar
Mais como o Mestre,
eu viveria e cresceria,
Mais do Seu amor
Aos outros, eu mostraria. Gabriel
Para conhecer o amor, abra seu coração para Jesus. Para mostrar amor, abra seu coração para os outros. Joanie Yoder
O pensamento e a nossa mente funcionam como o céu e as nuvens. Tendo em vista que o céu trata-se da mente e o que recebe nossa atenção, e as nuvens são os pensamentos e emoções passageiras.
O céu é fixo, estável, permanente, assim como a nossa mente. O pensamento é mutável, impermanente e instável, como os nossos pensamentos e emoções. As nuvens no céu desempenham o papel dos nossos pensamentos negativos, ansiosos e tempestades e adversidades da vida. Ora as nuvens estão no céu deixando o céu carregado de nuvens em excesso e devido as mesmas pode-se fazer até chover, ora são só algumas nuvens de baixa densidade que não prejudicam na visualização do céu.
O que importa é entender que independente do quão forte for a tempestade o céu vai ficar azul, limpo e brilhante novamente, mas deve-se entender que as tempestades fazem parte do processo do céu/mente. Ou seja, aceite suas emoções, todas elas são necessárias. Saiba fazer chover, mas saiba também quando ser céu azul.
Escrevi como um canal para todos que já passaram por um momento de chuva intensa, a tempestade não vai durar pra sempre e o céu vai voltar a ser azul. Não deixa os pensamentos e situações temporárias acabarem com o que há de melhor em cada um.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp