Textos sobre a Morte
PARA QUE SONHAR ENTRE OS PESADELOS DA VIDA...
A MORTE PARECE SER BOA DEMAIS...
PARA CONTINUAR ENTRE OS ARES QUE PAIRA SOBRE
O LUAR O TERROR DA MORTE,
SEU BEIJO GELADO FLORESCE NUM PESADELO
DE GRITOS E PAVOR,
SENDO A SOLIDÃO DE TEUS OLHOS,
UM MARCO DO AMOR QUE CHEGOU
EMBORA SEJA UM MOMENTO ENTRE TANTOS DIAS
PASSADOS EM BEBEDEIRA,
SUA VOZ AO LONGE DECLARA O CIUMES E A INSEGURANÇA DESSA VIDA,
" A morte é um evento muito loko... "
Confesso que não penso nela, somos criaturas de Deus criados para sermos eternos e isso está no nosso DNA e muitos vivem como se assim o fossem. Temos sim a eternidade nos aguardando... mas, não aqui. Temos uma vida útil e depende de cada um o êxito de merecer essa eternidade pôs morte. Me esquivo de velórios, enterros e pessoas terminais por não lidar muito bem com o evento fatídico, que é inevitável a todos independente da cor, religião e classe social. Por isso tento ser o mais eu possível. Não somos nada, tudo que temos é emprestado por Deus, não levaremos nada. Que possamos ser HUMANOS no sentido literal da palavra. Arrogância, prepotência, mentiras, contendas, ódio, vaidades, intenções maliciosas, egocentrismos, soberbas, etc., Tais ações apenas nos empobrecem como ser humano e nos priva de usufruirmos de todo o pontencial de sermos felizes nesta terra. Vamos viver com CONTEÚDO.
Encapuzado de capaz fechado
Deixado seus pagantes ajoelhado
Algoz sentenciador da morte
Não se vê como perverso ou sem pesar
Um rígido cumpridor de suas ordens com intransigência
Déspota tirânico com pertinência
Condutor do machado e da lança
Despertador da irá e da vingança
Executor afiado, um verdadeiro verdugo
Soldado aliado, de seu chefe um refugo
De seu mandado não teme
Se até o inimigo caiu, sua hora se avizinha
O cercado se limita ditador, a fera já bate em sua campainha
De tantos que perpetuou inocentes ou transgressores
Esperam de você, que seja revelado perante seus supressores
A face da indiferença diante do seu aniquilamento
Aprender na cobardia o valor do nosso sofrimento.
Entendo que estou chegando ao fim
Quando a cada dia nasce um pouco de morte em mim
A dor deixa de ser um estado
E passa a ser um agente incrustado
Para isso não há descoberta de cura
E enquanto a vida perdura
Afugenta o medo destemida
Ordenando que seja esquecida
Deseja a célere solução
Contrariando sua natureza então.
Te amarei para sempre, por todas as vidas,
porque a morte não existe, acredite.
Ainda estaremos juntos por uma enormidade de existências
em essências de mundos diferentes...
Seremos intensidades vividas entre pausas e reencontros em cada uma das passagens...
Amor que se reinventa em laços de continuidade,
amor que se faz imensidão e eternidade...
Blasfêmia aquele que luta contra Si próprio. A morte é o fim de tudo, mas ela deve vir apenas quando esse tudo tiver sido cumprido no tempo daquele que conhece oque ainda não sabes.
O amor não pode ser perjúrio. Conforta sua alegria acima dos pesares, aguarda o raiar do dia, mas cuida, pois as más serpentes se esguiam entre as mais belas flores.
Apenas consigo ver quando teus lábios despertam meus olhos para o amor, você está aqui e apesar dos dias sem ti terem mais horas que as vinte e quatro que nos foi dita, sei que o tempo sempre foi curto aos amantes e amargamente eterno na sua falta.
Despertei minha devoção com um beijo sagrado, quando martirizado chegou o remédio, repousado Adeus me deste e do fim certo me obteve com êxito.Ressuscitado das garras malignas tomou minha frente Maria e guardou-me em teu manto.
Entendi enfim, que nenhuma alegria poderia ser mais minha que está que me deste, não algo da qual eu não detinha controle, mas dessa que compõe agora meu corpo, somente Tu meu Deus é provedor e eu me posto à vossa vontade tendo ou não entendimento. Pois tem fim cada lágrima derramada com dor e infindo é, o sorriso que me permitis-te colher em sua graça.
Prefiro as sombras a claridade
Prefiro está sozinha a ser magoada
Prefiro a morte ao sofrimento eterno
Prefiro a escuridão a luz
Pois essa já me sufoca a cada dia…
Viver ou morrer?
Pensar no descanso de minha alma, me acalma
Pensar em não precisar pensar…
Pensar somente em descansar…
É tentador não é? …
Morrer!
Para a dor acabar…
Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida, não espere a morte para dar flores, não espere a doença para dizer que ama, não espere perder para dar valor, não espere o seu amor partir para perceber a falta que faz andar acompanhado, não espere o melhor salario para se empenhar no trabalho, não espere tirar nota baixa na escola para começar estudar, também não tome decisões precipitadas use o relógio de Deus nele está o tempo perfeito.
A vida é como o vapor de uma panela, diga que ama hoje, perdoe hoje, se empenhe hoje, amanhã pode ser tarde demais.
Tiago 4:14 Contudo, vós não tendes o poder de saber o que acontecerá no dia de amanhã. Que é a vossa vida? Sois, simplesmente, como a neblina que aparece por algum tempo e logo se dissipa.
vasto na poeira...
da gravidez do destino...
morte sem amor,
não há musica
sob o ar do luar,
tenores do seresteiro...
que brota em lindas notas,
o refrão que tantos lhe diz a alma
o desejo do coração....
amor perfeito de tantas vidas passadas,
reluz ao luar num amor,
nos contos das nuvens,
soberba voz que não se contêm com as estrelas,
imensidão, fala me da tristeza da solidão,
cala te coração... bem querer sois a paixão.
amor bem único sedento a clamado...
entre as janelas dos céus, esperas tua alma. sorrindo por trás da cortina,
esperança cativa destina... pois me das
no horizonte a vida... que tanto esperei.
Vida e Morte
Ter vida não é viver!
Ter vida é poder morrer!
Viver é sair e poder se divertir!
Viver é amar e também se decepcionar!
Viver é ser livre e aproveitar oque existe!
Mais a morrer também é bom, pois acaba com a solidão!
Morrer é o fim, de tudo que é ruim!
Morrer é ler esse poema e ler com tanta pena!
Do cara que escreveu, mais que também muito viveu !
Bem ou mal, amor ou ódio, vida ou morte, Deus ou Demônio, ou VOCÊ? Quem pode mais?
Menos: seria VOCÊ.
Exaltam de um Deus do bem, do amor e da vida. A grande maioria falsifica a sua personalidade coletiva em busca somente de ambição individual e maligna.
Se é o Demônio que domina o todo o mal, o ódio e talvez a morte, para que nesses pobres ter essa herança na mente?
Seria Deus também um Demônio ou são filhos de uma mãe Deus envolvida por um Demônio pai?
Todos qualificados filhos de Deus, protegidos por essa divindade.
Disputa da guarda...
Que poder esse Demônio possui que tanto os envolvem, ou desenvolvem ao nascer?
Se dizem Filhos de um Deus da perfeição; Repletos de defeitos cruéis, profundos e obscuros. Por que correr nas veias esse negativo DNA?
Se existe uma salvação desse tal Demônio, por que podem optar e escolhê-lo internamente?
O porquê dessa semente mal germinada ainda não sabem...
Que castigo infernal, impostos a esses meros filhos do mal! Seria apenas uma breve passagem mortal, com reversa devolução à sua terra natal e a seu pai anti-celestial.
Ímpios e puros sempre praticam e ofertam a paz. Pare de mentir para si. Não seja o dono da verdade e enxergará a suprema piedade necessitada, que nunca te admite a veracidade de toda a realidade.
Todos iguais, o planeta pede paz.
Salve sua alma enquanto há tempo no seu minimo tempo ou alimente sua vida de condenação.
Não tenho medo da morte, porque ela
é inevitável. Hoje estou aqui, e em um piscar de olhos deixarei de existir neste mundo constante. Em algum lugar longínquo ou talvez pouco distante estarei.
Na lembrança de quem me amava lá com certeza permaneço, e quando a cortina desse grande show chamado vida se fechar, todos saberão que nada em minha vida foi em vão.....
URGENTE!
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Lá se vão os primeiros anos da morte de minha mãe, mas parece que foi ontem. A dor ainda é fresca. Não é patológica, sei que a vida segue, sabemos todos, mas trata-se uma realidade que ainda não foi totalmente absorvida pela saudade persistente.
Saudade com toque de remorso, por eu ter sido um filho ausente por muitos anos, e na mesma leva, um irmão frio e distante, o que magoava também meus irmãos, mas entristecia especialmente a minha mãe. Ainda bem que tive tempo de nos últimos poucos anos de sua vida, reatar os laços de cumplicidade com ela e lhe dar a grande alegria de me ver bem próximo de meus irmãos, dos quais não sei como consegui viver tão desligado desde cedo. Hoje sei exatamente a dimensão do meu amor por eles, e não consigo mais ficar longe ou ausente por muito tempo. Tenho irmãos especiais, a tal ponto que discordo veementemente da máxima bíblica de que há amigos mais chegados que um irmão, mesmo considerando que tenho alguns amigos também especiais; que amo sinceramente.
Voltando à minha mãe, o que me consola é saber que ela pôde assistir ao processo lento e gradativo pelo qual me tornei uma pessoa menos pior, tanto para ela quanto para os que ficaram. Minha mãe me achava o máximo, em seu amor extremado e sua simplicidade bem própria de mãe atemporal. Ou do tempo das mães ensandecidas pelos filhos. Nos últimos tempos, tínhamos conversas muito longas e secretas, sobre tudo, e até hoje não sei como ela podia gostar tanto de conversar comigo.
Cada filho de nossa Maria tinha virtudes distintas e acima das de todos os filhos de outras mães, em sua opinião. Para ela, nenhum dos rebentos estava em um patamar abaixo do outro. Nenhum merecia menos a sua admiração; o seu desprendimento e atenção infalíveis. E eram nove filhos e um neto criado como tal. Dez filhos, todos merecedores do seu melhor, na mesma proporção.
Sem mais delongas, estas considerações que já se alongaram são a minha proposta de reflexão aos filhos de todas as mães e todos os pais. Se eles merecem o seu amor, ame-os urgentemente! Com gestos, atitudes e palavras! Sim, palavras também! Evidentemente, os atos falam mais alto, mas as palavras, quando correspondem a sentimentos sinceros, têm magia. Dão ânimo novo e vida extra para quem nos ama. E no caso de mães e pais que amam os filhos, os gestos ficam até em segundo plano, porque eles bebem nossas palavras de amor sincero como se fossem rios de água revigorante.
Não custa nada um "eu te amo", entre outras frases carinhosas extraídas do fundo do coração; de preferência, sempre seguidas de um leve beijo; de um afago sutil; de um abraço aconchegante. Pensemos nisto, eivados do simbolismo deste dia escolhido como de finados.
"Ultimamente a morte vem me cercando...
Rondando a minha vida.
A dor, tristeza, angustia, problemas...
Tudo isso a minha volta.
Sinto-me como em um baile, antecipando o meu fim,
E nesse baile uma lamina é o ingresso que carrego em minhas mãos.
Hoje pretendo ficar com ela; a morte."
(Trecho de - A dama de preto - GustavoAleixo)
Findou-se a morte.
Poderá ela ter essa sorte?
Vidas foram ceifadas em sua rotina.
Poderá ela lamentar sua sina?
Nascer, viver, viver, viver...
Seu destino?... Enlouquecer!
Caminho eterno...
Esse é seu inferno.
Findou-se a morte.
Há quem se importe?
Desfaça-se esse engano.
Foi apenas um sonho insano.
Nada de compaixão.
Seu fim... A solidão.
Ares sobre luar do esquecimento profunda morte...
Relapsos seres doloridos, por tanto que clamei,
Foste se no que lembrei me, por lagrimas,
Repouso nos dizeres pois tudo que tive,
Nas arestas do tempo há poeira infinita,
Bem querer sob os teres do teu luar,
Bom do teu ser sois as profundezas...
Neste que o caos da escuridão espalha se...
Em tais sua voz espalha pelas estrelas,
Que conheço nesta vida entre outras
Palhas do sentimento, se doma
Nessa singularidade que passou a cada devaneio,
Espeço, meros tons de cinza,que se passam a...ilusão.
Desta, que a dor exclama o amor.
“Muito bem, muito bem. Sentença de morte.”
Ele continuou olhando fixamente para a ponta do nariz do juiz. Piscou os olhos. Um nariz justo. Fechou os olhos. Voltou a encarar. Cinquenta anos. Dois casamentos. Poucos acertos.
“Alguma coisa a declarar?”
Ele sentiu um formigamento e lembrou-se de como era estar sentado em uma quadra de vôlei e do segundo que antecede uma violenta bolada na nuca.
“Não, senhor.”
“Não teme a morte?”
“Não, senhor.”
“O que significa a morte para você?”
“Um grande salto no nada.”
“Tem noção do que ESTÁ ACONTECENDO?”
"Leio os jornais, senhor. Sem muito interesse. Abomino toda a ideia que me é indiferente.”
“Tem CIÊNCIA do que está em jogo?”
“Não acredito na ciência, senhor.”
“Não acredita na ciência? O que seria da humanidade sem a ciência?”
“Quase a mesma coisa, mas sem antibióticos e netflix, senhor.”
“Está bancando o espertinho?”
“A maior parte do tempo, senhor. No resto, tento ser escritor.”
“O que é ser um escritor?”
“Fracassar na ação.”
“E o que você escreveu?”
“Uma refuta aos argumentos de Emil Cioran, senhor.”
“E quais são eles?”
“Prozac e psicoterapia, senhor.”
CONTRA MÃO
Essa trilha concretizada...
pinche, pedra, força motriz,
contem morte n'uma errada
enforca vida por um triz.
Facão e cutelada no ar...
Nessa afiada guilhotina
todo dia, carrega tristeza
dentre sua sina assassina.
Sangue pinta suas margens
norte, sul ao fim do mundo
racional, irracional visagem
em uma fração de segundo.
Ceifadeira de vida e órgão
banco de adeus e lagrima
vacilo intimo, um contra mão
e o preço alto se propaga.
Antonio Montes
A culpa da morte é a vida.
Primeiro veio a vida, ai ela viu que precisaria morrer para sobreviver.
Assim, à morte foi incumbida a manutenção da vida, até mesmo o simples ato de alimentar a vida --com morte-- foi dado à morte.
A vida é alimentada pela morte, com a morte.
A culpa da morte é a vida.
E os abutres não estão aí pela carniça, são atraídos pela crueldade imoral da vida com a vida.
Não deveria a morte ser temida, mas a vida, pois nela está todo o sofrimento, todo o maltrato, todo o estúpido humano.
E mesmo assim a vida sempre será, "la vie en rose".
Éramos a morte
Agora somos a vida um do outro
Ela é linda
Ela é gentil
Ela é meu centro
Meu eixo
O que me mantém centrado
E o que difere o certo e o errado
Ela é o fruto proibido que eu quero provar
Louco foi aquele que a perdeu
Seu coração, eu consigo senti-lo
Pulsante como o meu
Como são aqueles desafortunados, como eu era
Que tinham medo de rever o amor
Eu à amo
Eu à venero
E eu à protejo
E eu me sinto abençoado, com uma fé
Que ambos não tinham
Fé em nós, e em nosso futuro tão instável
O sempre parece muito tempo
Não acha amor?
Mas eu mudo minhas concepções por você
Como uma pintura
Me obrigou a conhecer novas cores
A abandonar o negro, o obscuro
De um jeito íntimo
Me mostrou suas cores
Eu te senti
Vibrante, pulsante
Excitada
Te vi com meus olhos assim como uma foto captura um movimento
Uma pintura tão linda e que por trás tão sombria
Eu te colori, te captei no ato
Te fiz ser meu presente
Futuro
Passado
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
