Textos Reflexivos sobre Inclusão
"A sorte só favorece a quem não precisa. - Disse a Inveja;
A sorte nunca me favoreceu. - Disse a Preguiça;
Tive sorte uma dia, hoje não mais. - Disse a Desistência;
Estou esperando até hoje a dita. - Disse a Procrastinação;"
Independentemente de acreditar ou não, independente dos seus esforços, todos dirão que foi sorte.
Da matéria prima até a obra prima, ocorrem sucessivos processos de transformação pelas mãos do artesão, batidas, fogo, lixa, etc. Somos matérias primas nas mãos de nosso Criador, os dias difíceis são os processos de lapidação para nossa melhor versão.
Suporte, espere, acredite, avance.
A vida requer leveza pra fluir de forma naturalmente harmoniosa!
Sobre os aspectos extrínsecos pouco se pode fazer em dados momentos.
Já os aspectos intrínsecos estão sempre na dependência do teu auto governo!
Ser humano envolve uma construção constante. Uma obra que só finda com o último suspiro de vida.
Somos responsáveis por cada tijolo colocado nessa construção diária. É preciso ter responsabilidade sobre si, sobre quem você é, sobre o que precisa ser mudado e o que pode ser mantido!
O Ego exige sempre o domínio com posse da razão, mesmo quando ela se ausenta. Quebrar as correntes do Ego é o primeiro passo para um encontro verdadeiro e feliz com a paz que tanto buscamos.
Sanar nossas confusões internas diante de fatores limitantes tem sido uma oportunidade dada a todos neste momento.
Faz bem enfrentar seus medos, receios, conflitos e limitações! Só assim você pode transcendê-los!
É preciso soltar-se das âncoras mentais do orgulho e das muletas emocionais do vitimismo! Ninguém tem responsabilidade pelo que você vive, a não ser você mesmo!
Tudo parte da força do pensamento que quando positivo interage com um poder Criador que vibra por todo este Universo.
Descomplicar a vida fica mais fácil quando aceitamos que não temos controle sobre todos os seus aspectos, e pensando bem, que graça teria se tivessemos?
O imprevisível é uma nota do Autor Maior no teu roteiro diário pra te lembrar que a vida nunca vai se limitar a expectativas!
Na verdade, libertar se da expectativa tira um gigantesco entulho de pensamentos desconexos com a realidade da sua vida! Atrapalhando o que pode ser muito melhor seguindo apenas o fluxo natural!
Você está construindo a si mesmo neste exato momento, foco nessa obra que deve ser sua prioridade hoje, amanhã e sempre!
Boa sorte e mãos a obra!
Antes de nos indignarmos com as atitudes alheias, precisamos anteciparmo-nos com as nossas.
Se formos analisar nossos relacionamentos com todos, certamente iremos encontrar falhas de comunicações antes não percebidas.
Instintivamente, aliviamos nossas contrariedades descarregando-as sobre aqueles que nada têm a ver com tais situações.
Portanto, antes de dizermos qualquer coisa a alguém, nada mais justo seria uma análise prévia daquilo que iremos dizer.
Se mudarmos nossas próprias atitudes, certamente teremos um diálogo e uma interpretação diferentes daqueles que, involuntariamente, e injustamente, poderiam ser nossas vítimas.
(teorilang)
Por que tem que ter um dia especial pra gente lembrar das pessoas que a gente ama, e por que temos que lembrar só uma vez no ano, isso é algo tão vazio e sem sentido, se uma pessoa é especial e importante na nossa vida não deveria ter um dia no ano pra gente lembrar dela mas que todos os dias fossem especiais e que a gente demonstrasse em nossas ações o modo como nós tratamos elas as coisas que falamos darmos presentes sem data marcada.
Por que não adianta de nada a gente demostrar uma vez no ano que a pessoa é importante mas o resto do ano inteiro a gente simplesmente não fazer ou contribuir pra que a pessoa se sinta amada que ela veja o quanto ela é importante.
Então valorize a cada dia a pessoa que é importante na sua vida não deixe pra que ela veja que é importante uma vez no ano.
No Evangelho de Mateus, no anúncio do nascimento de Jesus, nos mostra que a José foi confiado à missão de ser Pai de Jesus no plano material, nos lembra de que nem todo filho é do sangue do seu sangue, mas que todo filho é um presente de Deus não só para quem exerce a missão de pai, mas, para toda a humanidade, por isso a paternidade é uma missão tão linda.
(Leonardo da Silva Garcia)
Oi? Tudo bem?!
Eu queria te lembrar de algo muito importante que talvez você não reparou esses dias. Você é grande! “Lá vem mais uma levada de coach”. Bem... na verdade aqui quem fala é alguém que vivencia problemas de baixa autoestima e que certamente sabe o que você já sentiu ou sente quando está diante de uma situação na qual se sente inferior as outras pessoas.
Você alguma vez já teve a experiência de observar uma casa por fora e notar a sua grandeza, mas ao entrar percebeu que era apenas uma grande estrutura vazia por dentro, mal dividida ou mal distribuída? Pois bem, trata-se da vida da maioria das pessoas que você enxerga como potenciais ameaças. São pessoas estruturalmente maiores, visivelmente mais avultadas, porém vazias de si mesmas que tem a carência do viés de confirmação para se sentirem superiores aos demais. Como perceber isso? Note, alguém que excessivamente precisa ouvir de outros o quanto é bonito (a), alto (a), inteligente, etc... normalmente não manteria sua autoestima se não fosse nutrido por essa cascata de elogios e adjetivos. Ao contrário disso, observamos uma pequena casa que por fora sua estrutura não seja das maiores, no entanto em seu interior ela é extremamente funcional e dentro dela tudo tem seu lugar próprio. Eu assemelho isso a pessoas que são capazes de mesmo com pouco fazer muito. Pessoas que mesmo em dias ruins conseguem olhar para cima e saber onde encontrar a solução para cada tipo de problema. Você talvez se sinta pequeno, mas dentro de você existe um lugar específico para tudo, você não precisa de muito espaço para ser tudo o que é e essa é sua grandeza. Você é diferente e não se sinta constrangido por isso, tudo em você é autentico e singular. Tudo de bom que se pode encontrar habita dentro de você e isso tudo te torna grande. Infelizmente, nem todos vão notar isso, mas não se sinta frustrado, afinal, se déssemos pérolas a porcos eles simplesmente as pisariam, mas para as pessoas certas você terá o devido valor e a principal dessas pessoas é Jesus! Sua vida foi leiloada a um preço muito alto e ele fez o maior lance. Você tem muito valor, mas não tem preço, não se permita ser precificado por pessoas que para as quais você vale nada, assim como não te valorizam, não merecem também a sua credibilidade.
Quem me dera se os azares da vida tivessem o cheiro do seu casaco preto. Os abraços não são desconfortáveis quando cabe o nosso mundo dentro. As cores são mais vivas quando o amor pincela o cinza.
Quem me dera fosse um tempo atrás, eu teria a coragem de sussurrar a música que fala de azar ao pé do teu ouvido. Quem me dera, e por isso, eu vou arder por dentro, sabe lá se de vontade ou amargo arrependimento.
E se por acaso, alguém citar o teu nome em qualquer ambiente, deixo o meu sorriso fluir naturalmente. Você é um acaso que me faz bem. E você sabe disso. Azar de quem não entende. Azar que, por um acaso planejado, é o meu abrigo preferido.
@pd_hud
O trabalhar do Senhor em nós é algo surpreendente!
A ilustração do vaso e o oleiro mostra coma a Soberania de Deus é governada pelo seu amor e cuidado. É bem provável que o profeta Jeremias tenha visto um oleiro a moldar o barro inanimado, e a partir daí Deus mostra-o como aplicar, à vida espiritual de Judá, as coisas que ele estava vendo a medida que o oleiro trabalhava. Conosco também não é diferente. Assim também Deus molda as pessoas. Embora tenhamos tantas dificuldades, questionamentos, dores, lamentos, ele vai restaurando nossas mentes, curando nossos sentimentos, transformando nossas ações, moldando nosso caráter, enfim, tratando-nos como se trata o barro.
Tem momentos que as lutas que travamos no lado de fora, é como a fornalha que da mesma forma que é utilizada para endurecer os vasos, somos fortalecidos e 'endurecidos' diante das batalhas e aprendemos a sermos melhores e a agirmos de forma diferenciada quando uma nova fornalha vier. Bem verdade que diante desse processo tem muitas pessoas que não querem ajuda, não aceitam conselhos, não querem mudar, não querem ser tratadas e muito menos serem curadas por Deus, mas o Senhor mesmo assim não desiste desses e nem os abandona.
Diante disso lembramos que na olaria há um lugar de lixo para os vasos refugados e mesmo assim eles não não jogados fora nem esquecidos, mas são quebrados e refeitos e no final se tornam lindos e prontos para serem usados.
Lembre-se que há um propósito para a tua vida, há uma missão que somente você tem que fazer. Sendo assim, o que Deus espera de ti é entrega, renúncias, humildade e lábios dispostos a dizer: MOLDA-ME, Senhor!
Jamais esqueça que o amor de Deus é omaior poderque existe no mundo e esse amor é TRANSFORMADOR.
As memórias boas
Também causam sofrimento
Traçam um futuro incerto
No ar quieto
Sobre a maré na noite escura
Onde pássaros não cantam
E quase não há pessoas
Nas ruas cor cinza
Nos carros barulhentos
Aqueles que tiram a calmaria
A pureza e beleza
Do ar
O que me lembra o ser
Que não é capaz de amar
Capaz de entregar em mãos
E tirar tudo
Sem nada deixar
🌈A boca de um ser humano pode ser um portal do céu ou um portal do inferno.
Portal do bem que nasce dentro de cada ser, ou do inferno que consome internamente cada um.
Deus nos permita conseguir, ao longo da vida que nos couber, transformar nossas bocas em portais do bem.
Bom dia! 🦋
Enquanto você se esforça para ser um sujeito normal, paraser e fazer tudo igual,
ao ponto de se enlouquecer com medicamentos, drogas e bebidas,
tentando suportar a sua vida...
Naturalmente eu vou ficar me embriagando na minha própria maluquez e lucidez,
na minha própria loucura real,
na estrada reflexiva da existência curta e sem igual...
O RESULTADO POSITIVO NEM SEMPRE É ALGO BOM.
Caso você se submeta a um processo seletivo e diga que o resultado foi positivo, logo se vê que é algo bom, que tu foste aprovado, porém caso estejas enfermo e faça um exame para saber se a doença é grave e o resultado der positivo então é algo ruim.
Perceba assim que o resultado positivo para algo não necessariamente é algo bom. Então pare de acreditar que o resultado positivo de alguém será positivo para você, pois o bom para este alguém pode não ser bom para você.
Somente tu poderás saber o que é positivo e bom para você. Pare de olhar para os outros e olhe para si. Assim encontrarás para ti o positivo bom.
Viver exige coragem:
Para continuar vivendo;
Para enfrentar os desafios;
Para vencer os medos;
Para perseverar;
Para caminhar com determinação;
Para expressar uma opinião impopular;
Para pedir ajuda;
Para tentar alguma coisa nova;
Para ser responsável;
Para dar o primeiro passo na direção daquilo que você mais teme;
Para admitir o problema;
Para buscar ajuda profissional quando necessário;
Para impor limites;
Para dizer: “Eu não sei”;
Para compreender e perdoar;
Para pedir perdão;
Para...
Seja você mesma, mas sem que isso signifique ser medrosa ou insegura. Não há nada mais atraente do que a CORAGEM.
Quanto mãe-d’água cuidou de mim, deu-me de viver durante várias estações
Nas doces manhãs de primavera vislumbrava a afabilidade da melanina de seus olhos negros, florescer de seus cachos e maciez de sua tez
Endireitava e carinhava-me a careca no êxtase das longas tardes quentes
Acompanhava-me ao lago todos fiéis dias de outono; folhas caiam, frutos renasciam e em corolário continuava a mais bela das criações de Deus
Enfim, na senilidade das noites frias embrulhava-me incomensuravelmente em seus braços como uma lisonjeada encomenda.
Somos seres criados para evoluir na vertical da vida de forma consciencial e existencial. Só vamos nos conectar com esse compromisso maior de elevação da nossa consciência a partir do momento em que nos tornamos pessoas reflexivas, para que sintamos a conexão com as virtudes do amor e da verdade essenciais.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência
Infância x Infantilidade (inspirado no filme "O Cidadão Ilustre")
(Geovani Vilela)
A infância nunca deve morrer,
Mas a infantilidade deve ser combatida todos os dias.
A infância carrega a essência do ser,
Porém a infantilidade não deixa a criança crescer.
A infância é bela, cheia de sonhos e ousadias,
A infantilidade é feia, carregada de ciúmes e invejas tolas.
A infância é cheia de vida, e dela nunca devemos nos despir.
No entanto temos que nos livrarmos do que nos deixa raquíticos e anêmicos: a infantilidade.
Não se faz papel de trouxa sendo uma boa pessoa.
Se preocupar e cuidar do próximo é um talento para aqueles com uma vida cheia de gratidão e sucesso.
Confiamos, acreditamos e demonstramos sentimentos sem medo.
E todo dia conseguimos entender que ninguém é obrigado a nada.
Mas se falta o respeito, não haverá também mais NADA.
O curioso caso
O curioso caso da pessoa que se interessa nos seus interesses chatos,
E escolhe assuntos que a anulam: os teus simples fatos.
Senta-se à mesa da empatia, à espera do instante em que sairá de sua própria apatia.
Ela se inteira, mais outro fato.
Ora escuta sua música favorita, ora lê o livro que você indicou, ora maratona a série que você tanto se amarrou.
O curioso caso da pessoa que quer ser um bom ouvinte.
Mesmo quando o assunto de outrem passa para o dia seguinte.
Vive disponível à porta de quem quer tanto escutar e senta-se sozinho à mesa da dona empatia, portanto se importar.
Olha a cadeira vazia e não encontra quem há de querer se anular.
Descobrira, por fim, que há o curioso caso de quem não se interessa, enfim.
Em busca de ESPERANÇA!
CERTO ANCIÃO de uma tribo indígena, no interior do amazonas... Muito indignado com a atitude de alguns dos chefes da tribo; decidiu marcar uma reunião, e deixou bem claro que queria que todos os habitantes daquela comunidade se reunissem na beira do riacho ao pôr-do-sol.
E assim foi, todos se reunirão no local e na hora estipulada; sem entender do que se tratava, foi um turista observar tal situação. Ao chegar no local ele percebeu que todos estavam no mais tênue e profundo silêncio, a princípio ele não reclamou e não disse nada só observou tal situação com um olhar de desconfiança.
Uma hora depois o Ansião quebra o silêncio, e com a voz suave e com a paz de espírito já instaurada, ele fala: Meus queridos! Já vi de quase tudo neste mundo, vi o amor nascer nos mais puros corações, também vi o ódio tomar conta destes corações, vivenciei muitos amanheceres e entardeceres, presenciei o nascer de muitas pessoas, bem como também vi pessoas próximas a mim morrerem, assim é a vida cheia de altos e baixos, lutas e derrotas, ganhos e perdas, alegria e dor; sempre por de traz da felicidade há uma pitadinha de tristeza. Ele parou um pouco para observar aquelas pessoas que os ouvia e assim continuou... Como eu disse: Já passei por quase tudo, mas é a primeira vez de minha vida que vejo uma geração de pessoas tão incrédulas e frias, pela primeira vez vejo homens querendo o poder; a ganância e o egoísmo têm tomado conta dos corações, e o AMOR? Aaaah o amor para onde ele foi? Olho ao redor e não o encontro, grito por ele e só vejo guerra, fome e poluição; vejo corações sendo devorados; vejo almas inocentes sendo corrompidas pelo mal. E o que estamos fazendo para melhorar isso? NADA gritou uma menina aos prantos atrás de uma arvore, esta palavra foi tão pesada que continuou a ecoar pelo ambiente por poucos e logos minutos; Isso mesmo respondeu o Ancião quebrando aquele silêncio, não estamos fazendo nada além de alimentar este mal que está nos assolando. Sabe o que dói? Não né? Dói saber que por mais que ainda exista o amor nos corações, por mais que ainda tenha algumas luzes acesas no mundo, a escuridão está tão grande que é capaz de corromper todas estas almas e apagar estas luzes. O que faremos? Perguntou certo menino. O ancião pensou e pensou até chegar a um veredito, plantaremos o amor nos corações novamente e fortaleceremos nossas raízes para que quando o mal vier estivermos fortes e só assim não seremos corrompidos; uma outra voz ecoou no meio da multidão, como acabar com o mal que já está instaurado em nosso meio? O ancião mais uma vez pensativo respondeu a melhor solução é disseminar a luz, pois não há noite que resiste ao brilho e a majestosidade de um sol. Então meus queridos que venhamos se luz, enquanto o que existe é trevas, venhamos ser a diferença que o mundo tanto precisa, venhamos ser paz enquanto no mundo só exista guerra, pois é com a luz que conseguimos vencer o mal.
Ao terminar o discurso o ancião agradeceu a todos pela atenção e se retirou. O jovem turista indignado seguiu o ancião e o questionou, “-Mas Ancião, se você tinha só isso a falar por que não disse logo ao invés de fazer todas estas pessoas esperarem tanto? “O ancião calmo e com um profundo e amistoso olhar lhe respondeu; “-A resposta é simples meu filho; É no silêncio de um ser que surgem as mais relevantes e significativas ideias. Foi então que, naquele momento de profundo silêncio no início da reunião, eu estava preparando meus seguidores a domar o leão que há dentro do ser. Pois só a partir do momentos que domamos a nós mesmos, saberemos melhor viver entre pessoas.
Moral da história: Enquanto houver luz, há esperança, seja a diferença, seja luz, seja amor, pois enquanto houver corações dispostos a plantar esta plantinha chamada AMOR o mundo nunca estará realmente perdido.
O mundo precisa desta luz que há dentro de você, então não esconda, enquanto mais luz tiver, menos a escuridão tomará lugar nos corações.
- Relacionados
- Frases de Paulo Freire sobre transformação e inclusão na educação
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Poema Amor é um Fogo que Arde
- Frases de Amor Fraterno
- Frases de Paulo Coelho que inspiram reflexões
- Mensagens de aniversário: reflexões e homenagens para alguém especial
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
