Textos Reflexivos sobre Amor e Amizade
Logo tu
Logo tu que eu nunca beijaste
Poderia fazer-me permutar
Qualquer instante mais íntimo
Por um só de seus abraços
Tormento que a cada minuto
Sufoca minh´alma ao visitar-me
Quando apenas estou latente
E desperto, fingindo-se ausente
Ao fazer-me sonhar acordado
Tu que assolas qualquer coração
Perturbando a paz de outrora
Sequer entende o nobre sentimento
Ultrajando quem tanto lhe adora
Pensando em você
É pensando em você
Que questiono as tristes horas
Transformando-se na alegria mais pura
Quando a saudade torna-se ínfima
É pensando em você
Que questiono porquê
Desesperar-se diante da profunda dor
Se a cada dia o sol surge com fervor
E nessas horas eu percebo
Que mais valioso que um abraço amigo
Ou, talvez, um sincero pesar
É saber a preciosidade
Das palavras que encontram-se
Nas respostas do teu olhar
Aprendi desde pequena a valorizar o pequeno e amar o simples - meu pai me ensinou que o mais importante, no ser humano é não perder a sua dignidade e sempre viver valorizando os que Deus colocou ao nosso lado.
Aprendi com ele que uma pessoa integra não esconde seus sentimentos para agradar os outros; que falar a verdade de si mesmo e para os outros é um dom.
Aprendi com minha mãe a: não querer o que o outro tem, não invejar e ter ciúmes: pois são coisas que "só fazem mal para quem sente" e pessoas assim, passam a vida se comparando e não vêem que o melhor da vida elas tem: ter saúde é uma riqueza e que "por pior que seja alguém" sempre terá alguém que "o AMA".
Não sou e não tenho uma vida perfeita - Tenho problemas, passo dificuldades, fico triste quando falam mal de mim,quando me julgam, choro quando fazem algo comigo e não consigo reagir. Perdão, sou humana, sou gente assim como você... Sinto também!!!
Tenho um diferencial e nem por isso "sou especial", pois o que "tenho" muitos outros tem em maior quantidade do que eu : assim como deveria ser com cada um de nós eu confio e tenho esperança: Confio em Deus e sei que Ele guia meus passos.
Sei que a "tempestade" que vem e parece muitas vezes "não passar", mesmo em meio aos ventos e situações, é Deus mesmo é quem irá sustentar, pois o que importa mesmo é a forma que eu lido com ela... E ter fé que depois dela um lindo sol vai surgir.
Por favor, não me inveje, não critique, não tenha ciúmes de mim, não me chame de convencida e muito menos jogue "flores"; pois sou humana e um dia também posso cair, também sou limitada assim como você, e pra mim assim como para todos existe O TEMPO E o tempo vai passar: a idade vai chegar e as situações da vida também... Assim como tem sido e é...
Mas o que na verdade irá ficar depois de tudo?
A ESSÊNCIA DO QUE SOU!
E isso SÓ Deus conhece e aqueles que conseguem tocar no mais intimo do meu coração sabem do que estou falando...
Cada ser humano é um tesouro...
Pois como diria o poeta: o defeito aparente pode ser o sinal de uma virtude que há de vir...
E assim Deus caminha conosco junto as situações da vida - Compete a mim e a você, SABER o que fazer com elas.
Deus abençoe vc que leu até o fim esta mensagem e cuide do seu coração derramando uma chuva de bençãos e que "os melhores valores" que você trás no seu coração possam ser sustento na sua caminhada e na descoberta deste lindo tesouro que é...
A carta chegou!
Cada um recebe sua vida para viver, e dela não podemos fugir.
Viva com os olhos na gratidão e nada será forte o bastantes para te desviar. Pondera tuas palavras e guarda pra ti alguns sentimentos.
A ti é dado a possibilidade da escolha, percebe que nada muda antes do tempo.
Sossega, confia , agradeça, e faça o caminho das virtudes ser o foco de tua vida.
Paz esteja contigo.
Fica Bem.
somos desprendidos,
voamos alto para esquecer de tudo o que já nos proibiram.
aprenda comigo:
não fuja do perigoso, seja o perigo.
eles vivem presos em suas próprias mentes
sem conhecer a liberdade,
mas sempre quando julgarem nesse mundo moderno,
avise que são eles que irão queimar no inferno.
QUEM É ESSE HOMEM
(Nepom Ridna)
Todo ano, fazem festa em seu nome,
Mas ninguém sabe quem é esse homem.
Se enfeitam, como espantalho, meninas viram mulheres, meninos viram homens,
Mas ninguém sabe quem é esse homem.
Se embriagam, dançam, brincam, gritam viva! em seu nome,
Mas ninguém sabe quem é esse homem.
Melhor destino; é caminho da roça, queimar madeira, pisar no chão... ...antigamente podia até soltar balão,
Mas queimava floresta, isso não pode não!
Encontro de culturas, primos, tios, amigos, irmãos,
Hora de dançar agarrado, fazem um barulho desgraçado,
Isso não muda não.
Fazem do milho o rei, e ainda podem soltar rojão,
Mas ninguém sabe quem é esse homem,
Que todos chamam de; "São João".
(Nepom Ridna)
"Eu, Marcos e Míriam"
Oi
É bom te ver
E ler no seu olhar
O sorriso ao me ver
Nos abraçar
Pegar em sua mão
E dizer; como vai
Como você está
Tudo bem
E a gente começa a conversar
Contar um pouco sobre cada um de nós
Abrindo os corações
Falar das decisões
Viver a harmonia
E toda vida
Respeitando as opiniões
Oi
É bom te ver...
(Nepom Ridna)
AOS MEUS AMIGOS
"Aos meus amigos, feliz Ano Novo
Cheio de abraços, sorrisos e alegrias
Que todos possam viver com muito fervor
Saúde, paz e muito amor
2023 traga novas oportunidades
Realizações e momentos inesquecíveis
Boas companhias em abundância
Risadas, abraços e esperança
Que possamos celebrar juntos
Todos os feitos, conquistas e vitórias
Saibamos valorizar a simplicidade
Viver intensamente a felicidade"
Por Inteiro
Sou composto por urgências:
Eu não sei fazer de contas:
Não sei parecer o que não sou;
Não sei ser político ou populista;
Sempre deixo claro minhas escolhas
Não aprendi a ficar em cima do muro,
Sou calor intenso ou frio de matar.
Não me venha com falsidades
Ou com meios amores, ou com meios amigos.
Me venha por inteira ou nem saia do lugar.
Eu gosto do brilho que ilumina o caminho,
Dos gestos silenciosos de quem sabe amar.
De pessoas que exalam paz e confiança
Pessoas que nasceram com a ternura no olhar
E que nos fazem ter a certeza da existência
De Anjo disfarçados de seres humanos
Entre nós, pobres mortais.
Há quem eu evite o contato
E há quem eu abrace apertado.
Não sei abraçar frouxamente e
Nem tampouco representar papéis que
Não me caem bem; não sou ator.
Sou autentico e por tanta autenticidade
Há quem me odeie e há quem me ame.
Não me importa a quantidade de um grupo ou outro;
O relevante para mim é a qualidade de quem me tem amor
Uma vez que considero a reciprocidade algo fundamental.
O OLHAR
A forma que cada olhar me vê, muda as minhas expressões.
O olhar é suficientemente poderoso para assustar ou encantar.
O olhar pode paralisar ou pode potencializar a ação ou ainda
A energia vital do alvo dessa minha apreciação.
O olhar tem poder, observe sua força e perceberá
Que tem mais força em certos olhares
Do que inúmeras palavras cunhadas em obras literárias.
A forma como nos olham é definitivo para o amor nascer.
Dependendo do olhar posso mal enxergar o poema
Ou posso sucumbir, cair em depressão ou naufragar.
Dependendo do olhar posso empolgar-me a escrever versos
Dependendo do olhar eu posso voar pelo universo.
INDIFERENÇA
Às vezes você se dedica
Se doa e faz o seu melhor...
Doa a sua atenção e seu tempo
Para alguém ou para uma relação.
E você planta dias após dias
Afeto, zelo e bondade
Sem ter a necessidade
De ter um retorno imediato.
E o que recebe em troca?
Nada mais que ingratidão
Desprezo, dor e solidão;
E o pior, sem uma aparente razão.
Cuidado, com olhos que não amam,
Pois geralmente são olhos
Que sabotam a felicidade
E até mesmo a auto estima alheia.
Reconfigure suas preferências.
Que tal ser tratado com um certo valor?
Há sempre quem solicite sua presença
E não vê a hora de ter uma chance.
Não se doe totalmente
Para relações que nunca têm eco
Onde não há reciprocidade
Não pode haver relação sadia.
Apaixonar-se
Ah, apaixonar-se...
Uma coisa que acontece inesperadamente e
Faz o coração bater aceleradamente e
O cérebro funcionar descompassadamente
E assim, sem esperar, acontece de repente.
Ah, Apaixonar-se...
É perceber que o centro da sua vida mudou
E passou a ser o que outrora era nada
Ou alguém até mesmo que passava desapercebido.
Os planos e sonhos agora são outros.
Apaixonar-se, ah...
Viver morrendo de medo de tudo
Sentir no corpo um querer absoluto
E ser tomado por um ciúme crescente
Que se não controlar vira doentio.
Apaixonar-se, ah...
Querer comer chocolate e ouvir melodias românticas
Andar de mãos dadas na praça e beijar em todos os lugares
Fazer amor com intensidade e vigor e em todos instantes
Perceber que a vida nunca mais será o que era antes
E assim entregar-se e deliciar-se nos braços do ser amado.
Soneto à Divina Helena
Helena, és estrela que o céu adorna,
Rainha dos tempos, de eterna magia.
Teu nome ressoa, o mundo transforma,
És verso esculpido em pura harmonia.
Teus olhos, dois sóis, brilham com candura,
E trazem do Éden o mais raro fulgor.
Tua voz é melodia que perdura,
Encanta os sentidos, exala o amor.
És mais que mortal, és lenda vivente,
A própria beleza em forma terrena.
Nos corações deixas rastro ardente,
Sublime, encantada, divina Helena.
De ti se inspiram os céus e a terra,
Pois em tua essência a perfeição encerra.
Sublime, encantada, divina Helena.
De ti se inspiram os céus e a terra,
Pois em tua essência a perfeição encerra.
Edson Luiz Elo
São Paulo, 30 de Dezembro de 2024
Soneto À Alice
Alice, és sonho em forma de verdade,
Mistério e luz em perfeita união.
Teu nome carrega a suavidade
De um sopro divino em cada estação.
Nos teus passos, dança a leve brisa,
Teu riso é mel que adoça a jornada.
Tens no olhar o céu que nos precisa,
E na alma a paz tão desejada.
És poesia viva, encanto e ternura,
Flor que desabrocha ao toque do amor.
Tua presença traz vida à amargura,
És estrela que brilha com seu esplendor.
Alice, teu ser é pura magia,
Eternamente fonte de alegria.
Edson Luiz ELO
São Paulo, 30 de dezembro de 2024
FOI-SE E DEIXOU SAUDADE
Foi-se sem nunca ter vindo.
Foi apenas ilusão minha
pensar ser a minha rainha.
Moça bonita, hoje meu coração não tá sorrindo.
Mas como te amo, sou cara de pau e quero teu bem,
Se tu tiver, estarei também.
Eu adorava te fazer sorrir,
Seu abraço é o melhor do mundo.
Desculpa se com minha besta paixão
Estraguei nossa amizade.
Hoje é muita saudade.
Dica pra quem tem "dedo torto", e não quer um "mão de vaca" do seu lado:
Se logo no início do relacionamento o pretendente te chamar pra ir na casa dele, em vez de te convidar para jantar fora, das duas, uma: ou ele é um pão-duro, ou é um duro. Das duas, a primeira ninguém merece. Aff!
Algumas mulheres têm o poder de mudar os homens, para melhor ou para pior.
Se o homem permitir, pode até mudar completamente sua personalidade.
E isso não é apenas um problema relacionado a certas mulheres; mas principalmente um problema de quem possui uma personalidade frágil, nesse caso aqui, por exemplo, é a personalidade de algum homem que pode ser facilmente manipulada.
Algumas pessoas conseguem despertar o que há de pior em nós; que não poderíamos nem sequer imaginar que algo tão terrível pudesse existir dentro de nós mesmos.
Algumas pessoas podem simplesmente nos transformar em monstros, fazendo com que nossos piores sentimentos venham à tona.
É preciso um equilíbrio sobrenatural para sair ileso de um relacionamento abusivo. O certo é sair fora, e rápido, e manter distância, antes que o pior aconteça.
E isso vale tanto para os homens como para as mulheres, vale para todos.
"O ser humano é estranho...
Briga com os vivos, e leva flores para os mortos, lança os vivos na sarjeta, e pede um bom lugar para os mortos, se afasta dos vivos, e se agarra desesperados quando estes morrem."
Valorize seus pais, seus irmãos, seus amigos, pois a vida é curta, dê mais abraços, ame mais!
Sendo assim você só irá sentir saudades da pessoa quando ela partir, e não a amargura de não ter feito nada disso.
Saiba filtrar, quem realmente torce por você. Tem gente que não consegue aceitar que você esteja bem e feliz! E essa gente dá sinais da sua rejeição e resistência. Pra começar te observa sem ser visto; critica suas ações, no entanto é nítido que seu propósito é ser alguém como você…geralmente é uma pessoa covarde frustada.
Fique atento aos sinais.
Nara Nubia Alencar Queiroz
