Textos Reflexivos sobre a Vida
A Vida..
A Vida é mesmo engraçada, ela é como ondas.
Vive nos dando sacudidas, nos destabiliza ndo.
Mas engraçado por que os barcos conseguem romper as barreiras das ondas, mesmo que essas sejam forte?
Já nós seres humanos qualquer ondinha já nos derruba, e perdemos a batalha.
Vamos ser barcos, e vamos navegar sobre as ondas da vida e remar sem medo e logo a frente chegará em terra firme..
Viver é um risco.
Nos arriscamos a falar, A andar, a correr... Caimos levantamos seguimos.
Entramos em turmas desconhecidas. Aprendemos coisas novas.
Algumas nos fizeram bem, outras nem tanto. Mas vivemos e seguimos.
Cometemos erros. Alguns cometemos várias vezes, até Aprendermos.
Ensinamos. Compartilhamos, ajudamos e fomos ajudados e seguimos vivendo.
Viver é um risco.
Um risco de se surpreender.
Risco de se decepcionar.
Risco de sentir coisas novas.
Risco de sofrer, de se magoar, de se machucar e se debulhar em lágrimas.
Mas é só um Risco!
Façamos um rabisco. Um rascunho. Até que vire um desenho.
Se não ficar bom. Façamos um novo.
Pois todos os dias temos a chance de seguir o risco ou mudar a direção.
Somos livres!
Sem Risco não tem Adrenalina.
Sem risco não tem novidade.
Sem risco não tem superação.
Sem Risco não tem altivez.
Sem Risco não tem aquele suspiro. Aquele sorriso. Aquele olhar.
Sem risco não tem o experimentar, o conhecer, o se reinventar.
Sem risco até temos a sensação de controle ou segurança.
Mas o horizonte é tão enorme e tão lindo. Que não me contendo em permanecer a mesma e não me arriscar.
Preciso voar. Preciso sentir e experimentar. Suspirar. Sorrir. Chorar também e me orgulhar de vivenciar.
Me arriscar a ser feliz ou ser feliz por pelo menos tentar.
Somos todos falhos, somos todos humanos e não deuses.
Encontro aí as razões de Não nos destruirmos em massa, não temos o poder.
O melhor é ir aprendendo uns com os outros.
Não conquistando o meu espaço, um lugar ao sol ao seu lado, é que fracassei.
É melhor fracassar como ser humano e servo, que imaginando ser um deus.
Pensamento Positivo.
As vezes a vida nos surpreende, e imaginamos que algo é capaz de se conquistar.
Muitas das vezes, deixamos os nossos sabotadores interno nos dominar a tal ponto de não confiar e nem acreditar na nossa capacidade e força.
Não é fácil dominar essas vozes que nos atormenta internamente.
Mais com exercícios diários e confiar mais em sua capacidade, você aos poucos vai se tornando dono da sua vida, e começará a ter o seu auto estima elevado e terá força para superar qualquer obstáculos.
Acredite mais em você e confie mais em você.
O relógio da vida
A vida pode ser corrida
Quando não a desaceleramos
Num momento de despedida
De uma idéia que pensamos
A vida pode ser corrida
Quando esquecemos dos amigos
Que tornavam a vida mais divertida
Recheiada de muitos sorrisos
A vida pode ser corrida
Quando não se faz o que se quer
Perdendo tempo nessa avenida
De desperdício sem querer
A vida pode ser corrida
Quando o dia já se passou
Mais dia de sua vida
E você não o aproveitou
A vida pode ser corrida
Hoje parei para escrever
Uma poesia dessa vida
Que passa sem se perceber
Mais uma vez:
Mais uma no vazio uma sala vazia e chaves na mão!
Mais uma vez faço uma lista de "a fazeres" sem saber como será, lá do outro lado, à esquerda ou à direita do desconhecido!
Mais uma vez, pernas trêmulas: incertezas.
Mais uma vez eu mudo para sempre, cheio de vontade de chegar do outro lado.
Mais uma vez, eu mascate saltimbanco, com o saco nas costas e vibrando com a incerteza das buscas.
Mas uma vez, de novo no mesmo lugar de antes...
Mais uma vez, faz um ano que mudei e agora é definitivo...
Mais uma vez, se não é "novo" é novamente de novo!
Até a próxima... e, se você não entendeu, imagina eu, um ano depois da última mudança, refletindo sobre a insustentável leveza do ser!
Desde que saibamos vive-la, realmente, a vida é uma beleza...
Só precisamos saber bem usar bom senso e ponderação...
E se surgem alguns problemas de difícil solução, vamos tomar
os devidos cuidados para contorná-los, sempre com a esperança de
que certamente "tudo vai passar..."
Osculos e amplexos,
Marcial
A VIDA É BELA, BASTA SABER VIVE-LA
Marcial Salaverry
Se soubermos como bem vive-la, realmente a vida sempre é bela, basta saber bem usar a fórmula mágica, ou seja, bom senso e ponderação, mas o problema que às vezes surge, é o fato de não saber aproveitar e desfrutar suas belezas, e assim não saber curtir o que de bom e belo ela pode nos oferecer.
Assim, partindo do princípio que o simples fato de estarmos vivos já deve ser saudado com alegria, já estamos encontrando uma das muitas belezas que ela nos oferece, contudo, existem aqueles que vivem se queixando da vida. Nada para eles está bom. Se tem um emprego, reclamam que é muito trabalho, mas se não tem, reclamam porque não tem trabalho. A mínima contrariedade é recebida com revolta e reclamações. E se algo acontece de bom, reclamam porque poderia ser melhor. Se acertam a mega sena com mais alguém, ainda protestam porque mais alguém acertou e o premio foi dividido. Essas pessoas dificilmente conseguem ser felizes, pois reclamam tanto, que não tem tempo para sentir a felicidade, e nem percebem que podem sentir as coisas boas da vida.
Apesar das crises financeiras, apesar das rebeliões em presídios, apesar das ações terroristas, apesar da ameaça de guerra no Iraque, ou na Coréia, ou na Síria (temos opções de guerra para escolher...), apesar de gripes e resfriados, apesar do mosquito da dengue, apesar dos fumantes, apesar das pizzas do mensalão, apesar das variações malucas do tempo, apesar do tal do "corona",temos de entender que a vida é bela.
Para comprovar que isso é verdade, saibam observar um nascer ou um por do sol, a beleza das ondas quebrando na praia, o rumorejar de um regato, uma bela cachoeira despencando, ou então o canto dos passarinhos, a beleza de uma flor, a beleza da chuva caindo. Tudo depende de nossa disposição de espírito, de nossa vontade para bem desfrutar essas obras de arte da Natureza.
Também existem outras maravilhas que não são da Natureza, tais como as obras de arte, as poesias, os contos, as pinturas, coisas que que nos são proporcionadas por artistas de alma sensível que procuram embelezar nossa vida com seu imenso talento, e que todos podemos apreciar, basta que o desejemos...
Nunca podemos nos esquecer de que devemos agradecer mesmo quando nos surgem problemas, quando tivermos que superar dificuldades, pois na realidade, temos que encarar a adversidade como um teste para provar nossa capacidade de superação. Tudo pode ser visto por um lado positivo, o que depende de nós, da maneira como encararmos a vida, uma vez que problemas existem e sempre existirão, e deles não devemos fugir. Temos sim, de saber enfrentá-los, o que nos permitirá mostrar nossa real capacidade de vida, tentando encontrar uma solução, algo que nos permita superar obstáculos. Enquanto isso, aproveitemos para curtir tudo o que de bom a vida nos oferece e que, convenhamos, não é pouco, até mesmo para paladares mais exigentes...
Que tal sentar em um banco de jardim e curtir um lindo por do sol? Que tal num dia de chuva, colocar um CD de música suave e curtir uma tarde preguiçosa? Que tal ter um emprego, e poder trabalhar para ter do que descansar depois? Que tal curtir gostosos momentos de amor naquela companhia favorita? Que tal acertar na Megasena? Que tal ver o seu time campeão? Que tal curtir uma boa leitura, de nosso autor favorito? Que tal começar o dia com um belo passeio na praia, e um gostoso mergulho no mar? Que tal poder aproveitar o que bom a vida nos oferece? Que tal ver os corruptos punidos? (bem isso já é demais, mas podemos imaginar o quanto seria bom, ver que ainda existe pelo menos um arremedo de Justiça, condenando criminosos ao invés de mandar soltar os que foram presos...)
Então crianças, é difícil viver a vida? Acho que não, pois é só saber aproveitar aquilo que está a nosso alcance, é dar valor ao que temos, é ter objetivos e lutar por eles. O mais importante contudo, é o perfeito conhecimento de nossas possibilidades e saber até onde poderemos chegar, uma vez que lutar por objetivos inalcançáveis é muito problemático. Procurem não fazer da vida um tormento, para evitar o incomodo stress, e curtam, principalmente a Natureza, que é o melhor calmante que existe...
Finalizando com muita preguiça, quero desejar a todos UM LINDO DIA, esperando de coração, que saibam aproveitá-lo convenientemente e que assim concordem que realmente, A VIDA É BONITA, É BONITA, É BONITA...
A Psicologia Consciencial auxilia-nos a responder a pergunta: qual o sentido da vida? Com base em argumentos lógicos, ajuda o ser humano a encontrar o seu sentido último, ou seja, um sentido de se tornar alguém que compreende a finalidade maior da vida, sabendo que há um propósito existencial a ser realizado que transcende as questões materiais e que a sua efetivação o conduzirá à felicidade.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência
A vida em si é um campo de batalha no qual haverá momentos que celebremos às nossas conquistas e vitórias e haverá aquele tempo que teremos que lidar com às perdas e aprender com os erros...
Embora tudo pareça ter sua casualidade ou determinação pré-fixada a vida em si, é imparcial a todos!
O enigma chamado vida.
A vida é um presente-enigma para se decifrar
Revela-se aos poucos, em si própria a sua luz
Tem toda uma misteriosa beleza a se ocultar
Nem os lúdicos traços de Van Gogh reproduz
Pontual precisão todas as cores o seu pintar
Metamorfose ambulante a beleza da vida
Quem me dera autorização de decifrar-te
Apenas me cabe senti-te, ousadia devida
Ouvir pelo vento sua pura poesia em arte
Ouví-la em cada pássaro, em cada momento
Impressionar alma do sonhador, que a saber:
a vida do escaldante amor que, sem lamento deseja ter o poder mais do que sonhar, viver.
►Em Um Luar
Em minhas andanças, te procurei sem saber
Caminhadas sobre pedras molhadas, meu viver
Pedi aos céus um sopro, pois estava cansado do sofrer
Meu bem, foi quando se apresentou, me entreguei
Criei, logo que em casa cheguei, um texto, que amei
A chuva batia em minha janela, como forma de convite
Estava, quem sabe, se oferecendo para refrescar meus pensamentos?
Não sei, meu bem, confesso que não sei.
.
Senti um conforto quando a vi pela primeira vez
Parecia até premeditado, como se outrora, eu fora teu freguês
Deixei-a naquele simples, e agradável banco de madeira,
E segui com minhas andanças, inspirado como nunca antes
Lá, bem do alto, a lua me observava, todo saltitante, pensando bobeiras
Indagando ao ar se tu me amarias do jeito que sou, tão imperfeito
Quando abri minha porta, velhinha que só, escrevi um texto, quando estava só.
.
Passei a noite toda orquestrando o sonho
Quando enfim fechei meus olhos, me senti refugiado em asas de um anjo
Aconchegante, meu bem, imaginei que fosse o teu abraço
Mas, como poderia? Nunca o sentira antes, que estranho
Talvez, lá no fundo, meu coração ressoava teu nome
Curioso, mas, escrevi um texto dizendo que a amo.
.
Sortudo seria se, em minhas andanças, nos esbarrássemos de novo
Bem que poderia escutar um anjo me chamando de moço
E todo bobo, eu sussurrasse à distância, tesouro
Queria retornar ao meu porto, e dedicar a ti, versos soltos.
VIVER A VIDA
Viver a Vida , não é apenas sair para a balada , beber até cair , não é fingir que está feliz com uma porção de pessoas desconhecidas!!
Viver a Vida, é estar com pessoas que realmente se importe com você , que te ame , que te fale coisas que talvez você não vai gostar de ouvir , mais que essa pessoa te fale coisas que te ajude que te faça erguer a cabeça e seguir frente que não fale só pra te agradar.
Viver a Vida, é estar do lado de uma pessoa só , mais que essa pessoa te ame de verdade e te faça feliz!!
Na busca por fama e engajamento, opiniões fogem da realidade.
Discussões sem fundamento, fazem mentira ser verdade.
As pessoas estão doentes, tratando a vida de forma banal.
Tomando ações inconsequentes, nesse mundo virtual.
Parem apenas um instante, busquem entendimento.
O equilíbrio nunca esteve tão distante, nessa falta de autoconhecimento.
A vida é agora, o tempo que passa é real...
Não joguem o AMOR fora, alegando que esse é o “Novo normal”.
Eu senti o frio na barriga.
Eu senti a pontada no peito.
Quem diria que aquela palavra estranha descreveria todo esse sentimento?
Foi preparado? Está sendo moldado?
Como posso sentir que é pra vida se a vida demonstra o contrário?
Atemporal, empírico e inocente.
Não precisou de muito, foi repentino e de certa forma, curto.
Idealizei a perfeição, tentei molda-lá e encontrei em você o produto de tudo isso.
As vezes precisamos aceitar que será recursivo todos esses acontecimentos ruins e injustos.
Aceitar que talvez você não seja perfeito para a pessoa que é perfeita para você.
Aceitei que nem sempre as coisas acontecem
como vinha esperando...
Uma hora ou outra aparece alguma dificuldade
Mas não vai adiantar ficar me lamentando
Melhor dar um jeito e resolver antes que seja tarde
Aprendi que, na vida, vou passar por
momentos bons e maus
E que viver é dançar conforme o caos
Ouro dos tolos
Quem pensa que a vida é gratuíta está redondamente enganado. Ao longo de toda ela carregamos sobre as costas o peso dos iludidos, a sina dos miseráveis, a angústia dos malditos e a ilusão cega dos nécios. Vez ou outra brilha a nossa frente pequenas fagulhas de vida, mas como pirilampos velozes rapidamente se dispersam. E a caminhada continua sobre o solo do delírio, essa terra amaldiçoada, minada de sofrimento até que completamente exauridos, perdidos em nossos desertos, recebemos o golpe final "o tiro de misericórdia". Antes, porém das pálpebras cerrarem-se, abre-se o grande portal e os tolos finalmente descobrem que o tempo todo carregaram a morte com a ilusão de que era a vida.
Há pessoas que só enxergam as coisas negativas.
Vivem numa onda de energias e atitudes contraria a felicidade.
Grande tendências a pensar sempre no passado sem ver o bem.
Um tumulto de pensamentos minúsculos.
É fácil julgar, querer desmerecer um grande trabalho de uma pessoa no estado cego de ódio. Liberte a mente de coisas ruins. Pensamentos positivo é base para uma vida mais plena. Quanto mais você se aproxima da positividade e de bons sentimentos, mais coisas boas acontecem.
Cadê o espírito de solidariedade e de humanismo? Onde o sonho dessa tal de igualdade, de autonomia e de liberdade? Agora é cada um por si, e quem por todos? Cadê a coordenadoria de políticas públicas, o serviço social de assistência gratuita, os defensores da ordem e dos direitos humanos por mais justiça e dignidade, numa época como esta, onde o mundo inteiro está desmoronando?
É inacreditável perceber que em um mundo com um turbilhão de informações, a propaganda do lixo da politicagem barata e da imagem de campanhas publicitárias, ainda imperam. Será a vida apenas um palco para promover ações de empreendedorismo e das classes desfavorecidas? Porque se de outro modo, o objetivo é proporcionar uma reflexão e disseminação da cultura, não vai ser através de todo este lixo que iremos conseguir... ninguém aqui está mais na idade média para servir de cobaia de políticas alternativas que, quando muito, só visam lucros e visibilidade através das mídias. Até quando vamos ter que nos calar diante da tirania e da opressão social, entre nós mesmos, os da própria espécie? Para quem carregamos todas estas postagens de terceiros nas costas e por que? Do que se riem vocês? Estão de fato felizes? Qual é o motivo da gargalhada, nesta política de raiva, pandemias e crise?
Triste fim o nosso, nesta viagem através de ruínas, quando todo o esforço deveria voltar-se para a reflexão da essência, está voltado para o desrespeito a vida.
Você existirá como parte integrante deste nosso mundo,porém para que
esta existência alcance a categoria de VIDA, vocêprecisa adquirir motivação.
Não tema as adversidades, pois será ela a fonte de sua sabedoria.
Junte motivação com sabedoria e fé em Deus, que nada à sua frente poderá impedir sua vitória.
(teorilang)
como ventania desajeitada
rama brotada
ilusão encantada…
vivo eu a velhice
no silêncio, meninice
sem crendice...
apenas vivendo
pouco querendo
ou tendo...
afinal, a vida
de uma orquídea, adiante
bela e breve,
a cada instante...
é diverso...
assim vou, vibrante
[…]disperso
eterno poeta errante...
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
30/07/2020 – Triângulo Mineiro
- Relacionados
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Textos Reflexivos
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
- Mensagens de reflexão para encarar a vida de outra forma
