Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino

⁠Os anos se passam
A vida segue
A tanta coisa para aprender
Que não cabe em um caderno
Amores que vem e vão
Saudades que mobiliza a vida
Retratos fixados no criado mudo
Os filhos que crescem
Aos 40 anos uma mulher é capaz
De olhar o passado
Ver que passou por uma batalha de vida!
Que no final tudo se ajeitou!
Do seu jeito próprio!
A vida fez a caminhada ser prologada.
De pequenas vitórias
Que constituiu um diário de vida!
É dessa vida cada segundo.
Tem um valor insubstituível.
Queria voltar no tempo.
Começar de novo toda essa jornada.
O primeiro aprendizado é o que tempo.
Não volta!
Que preciso apreciar cada instante!

Inserida por Shirleimiriam

Antes que aconteça algo desagradável, vamos aprender o grande segredo da vida...

EIS O GRANDE SEGREDO...
Marcial Salaverry

Perto ou distante... Amar é um excelente
exercício para o coração...
Feliz de quem tem a capacidade de amar sem restrições...
Feliz daquele que ama incondicionalmente,
um amor que alucina e acalma...
Porque saber entender a quem ama,
eis o grande segredo...
Saber entender aquilo que magoa a quem amamos,
e não insistir...
Saber entender que nem todos são iguais, e aceitar...
Saber entender que existe hora e momento para tudo,
e saber amar...
Saber entender que brigas nada acrescentam ao amor...
Saber entender que a cada reconciliação, algo mudou...
Saber entender que viver em paz,
é o que importa, e faz o amor renascer...
Saber entender que não podemos querer moldar
a personalidade da pessoa
amada à nossa imagem e semelhança...
Saber aceitar... Saber viver...
Enfim... Saber ser feliz...
Sentir-se feliz com aquilo que se tem...
Sem tentar tanto apenas aquilo que se deseja...
Saber sonhar, para não permitir que os sonhos superem a realidade...
Enfim... saber aceitar a realidade para atingir a felicidade...

Inserida por Marcial1Salaverry

Esse vírus isolou a humanidade nos seus lares...
Levou a o morte milhares de vida, ensinou a sermos mais unidos...
Quarentena obrigou a fechar todos em casa... Na saúde os médicos, enfermeiras lutando para matar o coronavírus e salvando vidas...
Aprendi que o amanhã depende de todos nós, respeitando a distância e o convívio social... Para o amanhã ser um dia especial! Acabar com a pandemia mundial para voltarmos ao normal...
Retornaremos a trabalhar,estudar e conviver com amigos,e familiares que tanto amamos ,a vacina chegará pra matar covid19 e libertar dos nossos lares!... Lícia Madeira

Inserida por LICIAMADEIRA

🍃🌸BOM DIA !
Precisamos aprender a lidar com os obstáculos da vida e evoluir todos os dias. Nunca esquecer de colocar um sorriso no rosto e ir em busca de nossas realizações, esse é o primeiro passo para viver bem e nunca perder a fé.
*Um dia de Vitória*
"Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos."
*Hebreus 11:1*🌸🍃

Inserida por DanielaOliveira1008

Sim a vida por aqui não tem sido fácil para ninguém.
Existem aqueles que sentem menos, pois aprenderam a contornar seus obstáculos.
Porém para os menos experientes, esta jornada tem sido angustiante.
Muitas vezes tudo poderá se resolver, dando-se uma pausa neste ritmo frenético e exaustivo, para se alcançar seus objetivos, e às vezes até de maneira equivocada.
Pare, reflita e reorganize sua mente, já desgastada por tantas contrariedades.
Tome o folego e toque em frente, até com o mesmo ritmo, porém agora voltado para o caminho certo.
(teorilang)

Inserida por ivan_teorilang

A vida sempre nos traz contradições... Aprendemos desde pequenos que precisamos uns dos outros para existir e nisso, nos projetamos em outras pessoas pois pensamos, que somente seremos alguém se tivermos acompanhados.
Por outro lado, a vida nos mostra o quanto somos sozinhos, após nascermos e desenvolvermos a consciência da vida, da existência, vemos que existimos e não estamos ligados a ninguém, ninguém fica preso a nossa vida desde agora ou para além da morte, somos individuais nessa experiência da vida, cada um de um jeito único, em nada somos iguais, cada um com a sua trajetória individual.

Inserida por RaidalvadeCastro

A vida é essa, viver e aprender
Cair e levantar
lutar, sofrer, apanhar, conquistar
você vai colher o que planta literalmente
você vai decidir como vai ficar a colheita da sua vida
ser um derrotado ou ser um vitorioso
tá certo que algumas situações fogem do nosso controle
como você vai reagir aos problemas no meio do caminho, quem vai ditar seu futuro, tenha resposta, não baixe a cabeça pra ninguém. a vida flui✅

Inserida por DEYVISONL

Com o vida você aprende a ser leal com os seus,que a verdade sempre prevalece e devemos ter a dignidade de assumir os nossos erros perante as pessoas que nos honram com a confiança delas...
Não li no livro,não vi filme,aprendi com a vida,professora dura,rígida,que a humildade(ser humilde não é ser tolo) deve prevalecer,pois não existe ninguém melhor do que ninguém apenas pessoas que vivem momentos diferentes/oportunidades.
De tanta pancada algumas marcas são irreversíveis,mas me alegro por elas pois construíram meu caráter.

Não que eu seja uma pessoa Avarenta, mas a vida me ensinou que devo compactar alguns valores no bolso para alguns possíveis imprevistos.
Mas só minha família acabou descobrindo como usar o WinRAR e com isso acabou minhas poupanças...
É mas vale apena gastar com as pessoas que amamos em nossa vida.

Inserida por Renato01976

A VIDA TEM DESTAS COISAS...
- Cultivar relações interpessoais duradouras;
-Aprender com estas relações independente destas serem positivas ou não;
-Colocar em prática esse aprendizado para que se possa evoluir;
-Utilizar essa evolução para influenciar positivamente aqueles que estão ao seu lado;
- Mostrar àqueles que estão ao seu lado o quanto eles são importantes para sua vida, mesmo que indiretamente;
-Possibilitar que o tópico anterior promova a percepção desta valorização que você atribuiu/atribui à eles.
Esses foram apenas algumas das atitudes que se pode praticar para colher os frutos destas sementes plantadas por você... sabe porquê? Porque A VIDA TEM DESTAS COISAS...

Inserida por leandr0melo

⁠A vida com os ensinamamentod de Jesus.

A vida é maravilhosa quando aplicamos os ensinamentos de Jesus.
Jesus é o caminho,verdade e vida segundo suas palavras.
Falamos que o tempo passa, contudo, queremos resguardar esse tempo. Nem sempre queremos fazer no tempo as coisas certas.
Crer que tudo vai dá certo. Desde que confiar em Deus , que o passado vai sendo esquecido através do perdão.
Quem segue os ensinamentos de Jesus tem a vida. Aquele que segue o caminho terá a vida eterna.

Inserida por BarbaraJusti

⁠Quando a Vida Ensina em Silêncio
Há lugares que nos ensinam mais sobre a vida do que qualquer livro. Um deles é o leito de um quarto, onde alguém trava sua última batalha com o tempo.
Ali, entre o som dos aparelhos, o olhar cansado e os gestos silenciosos, a vida se revela em sua forma mais crua e verdadeira.
É no leito que a gente entende o quanto tudo passa rápido. O quanto somos passageiros. O quanto gastamos energia com mágoas tolas, disputas de ego, silêncios que nunca deveriam ter existido e orgulhos que hoje parecem ridículos.
É ali que percebemos que um abraço atrasado faz falta. Que um pedido de desculpas nunca deveria ter sido adiado. Que o “depois eu ligo”, o “na próxima eu vou”, o “um dia eu falo” talvez não tenham mais espaço.
No leito as prioridades mudam. O que antes parecia problema vira detalhe. O que antes parecia pequeno ; como um sorriso, uma mão segurando a outra, uma palavra de carinho vira o que realmente importa.
A injustiça social também dá sinais ali, quando se percebe que nem todos têm o mesmo direito ao cuidado e à dignidade.
E é no leito que se aprende, de forma definitiva: que no final, o que fica é o amor dado e recebido. As presenças, não as posses. Os afetos, não os feitos. Os gestos simples, não os discursos bonitos.
A vida é agora.
E quem a gente tem por perto… é o que faz tudo valer a pena.
AetA 🙏🏽

Inserida por Vicentmoreira

⁠Ser um campeão não é vencer todas as batalhas, mas é aprender que, na vida, nem sempre se ganha. A maior derrota é parar de tentar, em ir buscar seus sonhos e objetivos. O verdadeiro campeão nunca desanima em meio a uma derrota; apenas puxa fôlego para tentar novamente. Você só se torna um derrotado quando para de tentar.
Um campeão vencedor e feito de derrotas e tentativas!!!!!!!

Inserida por Andreazadecarvalho


A Democracia é essencial para o respeito mútuo entre as pessoas. Ela nos ensina que a vida é difícil, mas nunca impossível. A Democracia nos dá a oportunidade de compreender que temos que trabalhar juntos para construirmos um mundo melhor e mais justo para todos.
Marcos, o poeta, tinha um dom especial para escrever poesia. Ele podia capturar sentimentos e imagens com as palavras, criando poesia que tocava os corações de seus leitores. Suas palavras fluíam como água, criando uma sinfonia que encantava aqueles que ouviam. Sua nova poesia era ainda mais poética e profunda, destacando a melodia de sua alma e despertando emoções que todos sentiam. Seus versos eram tão bonitos que podiam ser ouvidos em todos os lugares, reverberando em cada coração.

⁠"Engraçado como a vida me ensina coisas todos os dias, de formas que nem sempre percebo de imediato. Já me perguntaram algumas vezes por que as crianças se apegam tanto a mim. E, sinceramente, eu mesmo já me perguntei isso. Porque, na superfície, parece até contraditório: sou exigente, cobro disciplina, pego pesado quando preciso. E, ainda assim... elas me adoram. E não é pouco. Elas me olham com uma admiração e um carinho que às vezes me desmontam por dentro."

"E eu entendi, sabe? Entendi que as crianças — na sua pureza, na sua essência, na sua forma limpa de sentir o mundo — percebem o que muita gente grande já não consegue mais enxergar. Elas não sabem nomear, não sabem explicar... mas sentem. Elas sentem quando existe verdade. Quando, por trás da firmeza, existe cuidado. Quando, por trás da disciplina, existe amor. E quando a voz levanta, não é pra machucar... é pra proteger, ensinar, preparar."

"No fundo, é isso que gera conexão. Com criança. Com adulto. Com qualquer ser humano. Porque o que vem da alma não passa despercebido. E, se até quem mal entende o mundo consegue perceber isso... quem, de fato, sabe olhar, também percebe. É impossível não perceber."

"É por isso que eu não mudo. Porque eu sei quem sou. E sei o valor de quem é capaz de enxergar além do que os olhos mostram. Porque, no fim das contas... é exatamente aí que mora tudo o que realmente importa."

Inserida por profcranon

VIVA NA RAZÃO DA EMOÇÃO
Autora: Profª Lourdes Duarte

Durante nossa vida, aprendemos a valorizar coisas que não são fundamentais ou eternas.
Materialismo, poder, status, e coisas desse tipo são o que importam na nossa sociedade. A vida nos propõe caminhos e não sabemos quais seguir são tantos já traçados são tantos para onde ir, mas muitas vezes seguimos não os que traçamos, mas os traçados pelos outros, pura convicção, de que agradaremos os outros.
O ideal seria investirmos mais na alma, resgatar valores, respeitar as diferenças, afinal somos todos diferentes, propagar mais paz, amor e fraternidade.
Não filtrar as emoções, esquecer a inveja, contabilizar as boas relações.
Reciclar as relações ruins, reatar as boas e velhas amizades, equipar o prazer, trabalhar a perseverança, vencer o cansaço, fazer a diferença sem precisar de propaganda ou alarde.
Poucas coisas na vida são exatas, mas de uma tenho certeza: ninguém é unanimidade. Ao longo de nossas vidas definimos nosso caráter, nossa personalidade e vivemos de acordo com normas e princípios que consideramos corretos. Entretanto, por mais sensatos que possamos parecer, definitivamente não há como agradar a todos, mas podemos fazer a diferença sermos mais irmãos uns aos outros.
Dizer a verdade, principalmente as crianças, para que elas cresçam sabendo acreditar.
Criarmos nossos filhos como cidadãos do mundo. Cultivar DEUS!!!!
E viver... Na razão da emoção, lutando por uma felicidade plena, por um futuro melhor e agradecer sempre a Deus por estarmos nesse mundo.

Inserida por lourdesduarte


CORDEL NA SALA DE AULA

Ajuda o aluno aprender
Se falar da sua vida presente
Retratando o seu lugar
De uma forma diferente
Ele vai ter interesse
De conhecer essa gente.

Imagine que beleza seria
Falar de cada lugar
Da sua rica grandeza
Descrevendo cada lar
Cada um se conhecendo
E com certeza se empolgar.

O bom é com ele construir
Falar da sua história
Se aprende com brincadeira
Nunca mais sai da memória
No final construa o livrinho
Será uma bela vitória.

Mostre ao aluno a importância
Do cordel na literatura
Imagine se ele aprender
Essa forma de cultura
Amanhã com certeza
Terá melhor desenvoltura.

Irá Rodrigues
http://iraazevedo.blogspot.com.br/

Inserida por Irarodrigues

⁠A vida não te ensinará a ser seguro e nem a ter coragem, pois ela é só oportunidades; e se você não encontra a chave dessa porta que só não se abre, é inútil a sua habilidade.
Há desequilíbrio na conquista da inteligência. Encontre sua força e sua coragem. Foque no céu o seu pensamento e sua atividade.

Inserida por Henriquesedeluz

⁠Cada segundo da vida é fantástico, intenso e muito fulgaz... A gente precisa apenas aprender a viver com a felicidade e a tristeza, faz parte da vida.Temos que aprender e reaprender cada dia, são muitas emoções...
É quer saber por mais despedaçado que você esteja, sempre, sempre ande com um sorriso no rosto, e saiba tem muita gente em situações piores. Calma tudo passa. Só vivemos aquilo que suportamos. Eu por exemplo adoooro sorrir e um make e muito perfume e sempre peço a Deus para suportar tudo e tento ser melhor. Isso já basta.

Inserida por rosa_limasilva

⁠na vida temos recomeços, tropeços e até mesmo erros
na vida aprendemos que tudo é um inicio de algo que já foi um fim,
de algo bom ou ruim,
do funeral ou no nascimento de quem não foi planejado,
o passado pode doer, mais não faça ele ser apressado
lembranças boas existem, são como a brisa do vento
sabemos que está ali, mais não vemos pois já se foi o momento
a vida em si é o momento, o momento de pensar, de falar, de se calar,
de amar incondicionalmente sem medo de se machucar.
de entender que a vida é pra viver,
o que é viver?
somente o oposto de morrer?
não, viver é sentir, é ir pra frente se perder e voltar para trás,
mas não desistir,
por que até mesmo uma topada te move para frente.
realmente o que dói nos ensina.
se machucar não é o perigo, mais sim é o medo infalível,
talvez o medo nos deixe vestígios de algo que já foi incrível
o medo não é inimigo, ele apenas vem quando é preciso

Inserida por TaviiSilva