Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino
Eu não sou a pessoa certa para dizer ou ensinar algo às outras pessoas, mas se pararmos um pouquinho para pensarmos, tudo fica claro que a mudança deve ocorre primeiro, não pelo exterior das pessoas e das coisas., mas de dentro para fora., a forma de pensar, de entender, de dizer, de sentir, de querer, de dar ou dar-se, de receber, de afastar ou afastar-se, de aproximar, de agir, de objetivar, de prospectar, de planejar, de projetar, de exercer os talentos e dons inatos, dentre tantas outras maneiras que temos para que de fato haja mudança.. renovando a vida.
Olha apesar da nossa história ter acabado muito rápido, eu te agradeço por ter me ensinado a sofrer e aguentar pois sem isso eu nunca iria crescer e amadurecer do jeito que fiz, eu, agora, sou uma mulher mais forte e mais preparada para as decepções que a vida tem a me oferecer mas isso não seria possível se eu não tivesse me apaixonado por você, então eu sinceramente só tenho a te agradecer porque me fazendo sofrer você só me ajudou a crescer mais.
Quando você está ferido, aprende a odiar.Por outro lado quando você machuca alguém, você fica ressentido, e começa a sentir culpa, no entanto, entender tais dores possibilita que seja gentil com os outros. Conhecer a dor nos ajuda a crescer, a amadurecer, e crescer significa ser capaz de pensar e tomar decisões sozinho. Conhecer e refletir sobre a dor.Uma das formas de então vir com a sua resposta para as questões da vida.
E por favor, corta essa de: "você não sabe amar". Não se aprende a amar, da mesma forma que se aprende a contar quantas laranjas João terá se perder 4 de suas 5 laranjas. O amor se manifesta ou não, simples assim. A forma como iremos lidar com ele pode variar, mas o momento em que ele irá surgir será sempre uma incógnita. O fato dele surgir em uma das partes, não implica que a outra tenha que necessáriamente desenvolver o mesmo sentimento. Até porque, o amor não se pega por osmose, ele não se clona e tampouco se cria em laboratório. Ele pode até ser multiplicado, dividido, alterado, mas isso ocorre de forma natural e o instrumento de mudança é o tempo.
Eu sabia o que era saudade. Mas não tão quanto como sei agora, estou aprendendo a saber cada vez mais. Eu te entendo, você está longe por um bom motivo, e eu te vi hoje pela manhã. Mas é como se fizesse muito tempo que nós estivéssemos nos visto, é como se nada fizesse sentido por tão pouco tempo ao menos, sem você. Tão longe, porém tão perto, é essa força que vem do coração que nos dá a oportunidade de estarmos ligados através de laços tão fortes. Eu sinto sua falta, mesmo sentindo o seu rosto perto do meu. Quero que saiba que por mais que a saudade esteja corroendo, o meu coração aprende sempre a bater mais forte por você, mesmo na distância.
Aprendemos tanto durante nossas vidas, de tudo conseguimos tirar lições. Mesmo assim, muitas vezes continuamos a cometer os mesmos erros. Talvez porque não nos preparamos tão bem para lidar com algumas coisas, mesmo passando por algo semelhante no passado. Só que, mesmo assim, no fundo aprenderemos algo. E não somente com os erros, mas também com os acertos. Lógico que errando tu aprende e se cobra a não cometer os mesmos equívocos no futuro. Só que nos acertos tu já sabes basicamente qual o melhor caminho para o êxito. Então, errar e acertar faz parte da vida, um dia você erra, em outro dia você acerta, a lição que talvez possamos tirar disso é: aprenda com seus erros, recorde seus acertos.
Como é importante aprender a perceber os ciclos e os fechamentos das histórias. Como é bom ouvir o coração e seguir essa voz. Como é difícil treinar o desapego, deixar um projeto que, apesar do sucesso, não está mais preenchendo a vida. Quantos de nós, adultos, ficamos acorrentados em situações parecidas, sem coragem de dar o passo rumo ao novo, principalmente quando investimos tanto.
"O FIM É, QUANDO CHEGAMOS EM ALGUM LUGAR, E PERCEBEMOS QUE JA ESTIVEMOS ALI; NÃO APRENDEMOS NADA; SOFREMOS PELOS MESMOS ERROS E PELO MAIS PURO EGOÍSMO. E, POR FALTA DE CORAGEM, PROCURAMOS UM NOVO PONTO DE PARTIDA, AFIM DE TENTARMOS SALVAR NOSSAS ALMAS DA TRISTEZA DA NOSSA PRÓPRIA INCOMPETÊNCIA DE SERMOS FELIZES ".
Se chamas algum ato de erro, então significa que se aprendeu alguma coisa. Se houve aprendizado, então significa que se pode ensinar. Se pode ensinar, então significa que pode construir. Então um erro vira uma oportunidade. Se não aprendeu, não poderá ensinar e não construirá nada de novo. E não nascerá uma oportunidade.
Depois que te conheci você me ensinou coisas muito importantes. Me ensinou a nunca estar presente aonde você não está, a encontrar você no céu quando eu estiver perdido. Quantas coisas você me disse, sem dizer ao menos um palavra. Enquanto estava louco atrás de perguntas era só eu ver em seus olhos que iria saber todas as respostas. Agora o que eu faço da minha vida sem você? Você não me ensinou a te esquecer.
Aprender com o ser humano (sem excessão) a porcaria que ele é, ter esperança e fé de que EU vou conseguir fazer a minha parte aqui na Terra - por mim - aprender com meus erros, com os erros dos outros, com meus acertos e dos outros também, recomeçar sempre, nunca desistir de correr atrás dos meus ideais, e o mais importante... Fazer isso tudo valer à pena!
Que aprendeu a hora certa de dizer adeus, e também a hora certa de dizer "EU TE AMO" que sabe que as pessoas não são perfeitas, e por isso tem a melhor família e os melhores amigos do mundo, que fez o que era certo na hora errada, e apersar de ter quebrado a cara muitas vezes e ter se enganado com as pessoas, continua cheia de sonhos e ilusões, porque no fundo eu sei que no fim tudo vai dar certo e vai ter um final feliz.
As borboletas sempre me ensinaram a perceber todas as etapas necessárias para uma verdadeira transformação, interna e externa. Passando-se por vários estágios importantes para o seu nascimento, começando do ovo para larva, desta para casulo e o nascimento. As borboletas são assim, grandes amigas, lindas, delicadas e companheiras, elas me ensinam que na vida temos que sempre começar algo novo, aprender, desfrutar e encarar os desafios passando por vários estágios. Sejam bons ou ruins, mas por onde passam as borboletas deixam a sua dança e a sua beleza no ar, levando-se pelo vento e pelas flores. As borboletas não sentem medo do futuro, encaram sem receios as novas oportunidades, transformando os momentos em que passam em alegria, contagiando a todos com sua delicadeza e a sua beleza com o seu trabalho e a sua vida de sempre procurar algo novo.
m dia ainda vou aprender a amar alguém que goste de mim, eu sei que vou. em meio a tantas tentavivas em vão, acredito que já sofri demais, mas sei também que já fiz outras pessoas sofrerem. e fiz sofrer por ter em mente um único pensamento: Você!você, que apareceu na minha vida não sei de onde, não sei porque. mas de uma coisa eu sei, o estrago que me fez. você me deu o céu, tirou meu chão e no final de tudo me deixou aqui sozinha e sem saber qual outro rumo seguir, pois todas as alternativas que me restaram passam por vestígios que me lembram você. Fazendo com que assim fique cada vez mais difícil desfazer a adimiração que tenho sobre você, limitando ainda mais as chances do seu esquecimento.é tão fácil achar uma boa desculpa para que eu minta sobre meus próprios sentimentos só para achar que já não mais os tenho, e que às vezes eu me faço de despercebida só pra não lhe mostrar a falta que você me faz. e ainda assim sempre antes de dormir me pego pensando em você.
Sabe! O tempo me ensinou que nem sempre é possível impor nossa vontade. Que muitas vezes, é melhor aceitar as regras que o mundo move. Então, fico aqui. Vendo a vida passar e esperando acontecer. Acontecer. Talvez essa seja a palavra que mais desejo. Ansiosas por um futuro sempre confuso. Já pensei numa bola de cristal. De tanto pensar, peguei-me perguntado: qual a graça que teria se soubesse o futuro? Não existiria emoção. Estaria sempre ali com escudo a postos para qualquer possível conflito que a vida me destinasse. E de sorriso aberto para as surpresas, não mais surpresas, que de certo eu adoraria. Talvez o passado fosse mais valorizado. Viveríamos pelo avesso. Em busca do velho e fugindo do novo. Se tiver de acontecer, será.
Eu ainda tenho que aprender ou ao menos entender porque gasto meu tempo pensando em algo que nunca vou poder ter. Não consigo tirar da cabeça o que me faz mal cada dia que se passa. Não consigo arrumar um meio de tirar tudo isso de mim, é algo muito forte, e eu realmente não consigo controlar. Queria parar e ver minha vida sem nada, sem essas incertezas que estão cada dia ficando mais certas. Queria me ver em um lugar, apenas sendo feliz e tendo amor que eu preciso.
amigos Amigos homens: Te ensinam a jogar futebol. Pedem pra tu buscar cerveja pra ele. Jogam video game contigo. Pedem ajuda na hora da conquista. Vivem falando merdas e pagando micos. Dedicam um gol pra você. Te deixam de vela. Jogam água em você e não ligam pra como vai ficar o seu cabelo. Te abraçam forte, e dói. Vivem dizendo ”não é assim porra”! Te chamam de burra/lerda. Batem na tua cabeça. Fazem você rir toda hora. Chamam o cara que tu gosta de idiota. Mas principalmente, eles ficam sempre ao teu lado e te dando conselhos incríveis e abraçando forte mesmo que tu fale não é nada, eles sabem.
Preciso aprender, que eu sempre vou ter você aqui comigo , mesmo em mundos diferentes, sei bem que você olha por mim , cada dia que se passa , alem do mais , eu preciso aprender viver sem te ver, sem sentir seus beijos, mas agradeço a Deus cada dia , por ter te colocado no meu caminho , e por fazer aprender que eu te amo, mesmo não estando mais juntos, pode o tempo passar, pode eu ate mesmo deixar de existir , mais sei que sempre vou te levar comigo, aonde eu for.Obrigado por ter me feito sorrir em dias que a tristeza entrava cada vez mais dentro do meu coração, eu sei que posso te sentir ! Jamais alguém vai te tirar de dentro dos meus pensamentos, e do meu coração, pois você foi a unica que eu já amei, e ainda amo deste mundo inteiro. Posso ter momentos tristes, querendo te ter comigo , querendo sentir novamente seus beijos, mais so de lembrar que eu te tive somente pra mim um dia , já bate uma coisa dentro de mim, que se chama saudade, eu sei que preciso de mim , eu sinto seu amor , e é ele que me faz crescer cada vez mais , tiraram você tão cedo de mim, cada dia que se passa a saudade so aumenta dentro de mim , EU SOU LOUCO POR VOCÊ ! e serei até o fim da minha vida , preciso de ti aqui , pra me dar o amor , que ninguém era capaz de me dar !
”.. É preciso sair do conforto do tradicional, costumeiro e, conhecer coisas, aprender. Deixar de lado o mesmo horário e mesmo local, o bom café matinal, e o tabaco do final de tarde. Que vida medíocre! Regrada em demasia, cansaço no fim de cada rotina. Procure pelo viçoso, pelo viceral; saia do preto no branco; não encoste nas linhas. Cambaleie com vodka, madrugue em baladas com café, divirta-se com música, deite em poesia, sonhe com seu amor, viva.”
Aprendi tudo que eu acho que deveria aprender. Se não foi por bem, foi por mal. Uma hora a gente aprende. Aprendi a me amar, a ser mais eu sempre! Aprendi que amor não vem com o tempo, aprendi que pra ser amor, não precisa de data validade, ou de fabricação, amor vem, amor vai, independente do tempo de duração, a gente sabe. Aprendi que amigos de verdade vão estar com você na alegria e na tristeza, e se você tiver um desses, não o deixe ir jamais. Aprendi que quando uma coisa tem que ir embora, ela se vai, é falta de QI insistir no que jamais deu certo. Aprendi que na vida tudo é merecimento, nada cai do céu. Aprendi também que a vida deixa marcas que jamais serão apagadas, pessoas que jamais serão substituídas, e que nada é por acaso. Aprendi, e você vai aprender também, se não for por bem, será por mal, é a vida!
- Relacionados
- Textos de motivação para comunidade educacional
- Textos para professores que destacam o valor da educação
- Poemas para professores com palavras de homenagem e agradecimento
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
