Textos reflexivos para professores que renovam a paixão pelo ensino

Minha matemática

No inicio era apenas uma adição,
Com o tempo exponencial,
Aprendeu a multiplicação,
Percebeu o capitalismo,
E inovou com a divisão
Que só ocorreria com a subtração,
Ficou triste em ver tantas equações
Sem soluções
Em um sistema impossível.
Fez da vida uma matriz
Para achar o determinante,
Aquilo que dava a razão
Entre o ser e o enumerar.
Percebeu ser vazio,
Ausente de qualquer elemento,
Então acreditou ser um numero imaginário,
E assim passou a ser uma solução,
Até o dia que conheceu
Uma equação do segundo grau
Que apresentou o seu conjugado,
Uma figura tão simples
Com apenas um sinal trocado,
E percebeu que quando juntos
Constituíam algo real.

Inserida por vitorap

Jesus Cristo é um ensinamento que faz uma ponte ao universo de Deus
para passar essa ponte,precisamos entender o significado,do bem e do mau,do amor e da hamonia
a união com todas as vidas na terra,se não copreendermos o sentido de tudo isso,então podemos cometer muitas faltas
liquidando assim a atmosfera,e o nosso proprio Deus,porque Deus é todo um ser vivo, que se dar a existencia de todo o nosso universo!!

Inserida por tudoazul

Ensine meu mundo a si amar para que meus sentimentos siga a voz do seu coração que grita em silêncio a me chamar;
Sei que há um lugar reservado para que eu possa fazer moradia;
Tempo que me faça tornar-me real aos teus olhos para transformar-me em flores do seu campo para chamar-lhe atenção e irradiar verdades e luz das minhas doces palavras;

Inserida por JULIOAUKAY

O que você não aprende vivendo, você aprende quebrando a cara."
Depois que ouvir isso, essa frase nunca mais saiu da minha cabeça!
Eu queria te dizer tantas coisas, coisas que estão guardadas aqui dentro de mim há algum tempo. Queria poder falar tudo que tá na minha cabeça agora, tudo que estou pesando e sentindo. Mas é mais complicado do que parece[...]
Ai eu penso: "Eu vou deixar pra lá, fingir que esqueci, agir como se não importasse. Melhor esquecer" Rs' (#esquecer) Uma palavra tão simples, tão pequena. Mas tão difícil de ser praticada. Às vezes, bate uma tristeza do nada… Uma falta, uma vontade de você.
Já percebeu? Um dos maiores obstáculos que nos impedem de conquistar o que queremos é a nossa tendência em desistir. Então, ajuda ai vai? Diz que você também pensa em mim...'

Inserida por Rafaeldisouza

SEM TI EU NADA SERIA

Eu continuo aprendendo a viver,
Entre obstáculos e lutas me disponho
Para ti meu tudo, meu Deus, Aquele a quem
Prostro-me, me humilho, me entrego sem restrições.

Sei que não tenho sido os melhores dos filhos,
Também sei que há muito
Para caminhar para ser totalmente redimido,
Há muito que lutar para vencer, há obstáculos para driblar
Só para ter um pouco do teu amor em mim.

Tenho sede,tenho fome, tenho almejado tua
Doce presença, teu olhar sobre mim. Pois sem ti
As minhas forças se perderiam, meus sonhos
Já não seriam coloridos.

Pai sem ti nada tem sentido
A força que á em mim se perderia,
O amor que ensina a perdoar,
Já se esgotaria e absolutamente nada teria sentido.

Contigo posso ir além, derrubar gigantes,
Moldar minha fé e ser mais do que um dia imaginei.

Inserida por CarlinhaAlencar

O ABC do Sertao

Lá no meu sertão pros caboclo lê
Têm que aprender um outro ABC
O jota é ji, o éle é lê
O ésse é si, mas o érre
Tem nome de rê
Até o ypsilon lá é pissilone
O eme é mê, O ene é nê
O efe é fê, o gê chama-se guê
Na escola é engraçado ouvir-se tanto "ê"
A, bê, cê, dê,
Fê, guê, lê, mê,
Nê, pê, quê, rê,
Tê, vê e zê.

Inserida por chachabrasil

Lição Um

Sinceramente queria que houvesse um modo, algum jeito mais fácil para
lhe ensinar.
Mas não há lições nem tarefas para se aprender, como é complicado me
entender.
Já tentei de todas as formas, mas nem Eu mesmo me compreendo. A cada momento que penso chegar a uma solução exata de mim, não estou nem no início do fim.
Querer ser desvendado porém inserindo dúvidas e questionamentos avulsos, algo sem sentido, sem fundamento.
Crio muros e labirintos para o caminho que levam ao Meu Eu.
E quantos mais se perdem, menos é a esperança de que alguém seja capaz de me achar.
Juro que estou querendo te ensinar. Porém não há meios de Eu próprio me desvendar.
Sem manuais, não existem guias práticos para me resumir.
Assumo que a culpa talvez seja minha. Entretanto existem tantos outros culpados. Prefiro não cita-los.
Certos momentos Eu só queria (precisava) de um abraço profundo,
daqueles em que o único som audível são os de palpitar de dois corações.
Enfim no escuro, não tenho por que lamentar.
Nada me resta senão minhas vãs orações.
Nesse emaranhado de palavras sem nexo, chegamos a um fim complexo
Eu sou Eu

Inserida por LianJack

Cada dia mais racional

Sempre muito emotiva, emocional e coração, estou aprendendo a ser mais racional, pensar antes de agir, soprar no saquinho para não estressar, refletir o pós e o contra de cada proposta. Ontem me revoltei entre discurso e prática. Nunca fui assim, meu discurso nunca fugiu da prática, se acredito em algo, luto por isso, luto sempre pelo que acredito e se não acredito em algo desisto sem olhar para trás. Sem coração partido, sem choro nem vela. Não há mal nenhum em amar os amigos com totalidade, não há mal nenhum em sorrir para a vida, o amor não nos enfraquece, mas é preciso ser racional, na verdade é preciso ter equilíbrio entre o que se quer. Não sou moderada para o amor, me jogo, sonho e muitas vezes me cego. Esqueço que às vezes o ser humano é misterioso, é profundo, é desvendável. Me esqueço que o outro burla, finge, a gente se confunde ou cria ou imagina misturado a carência e a vontade de dar certo, de acertar dessa vez. Às vezes uma atitude pontual destrói e frusta todas as expectativas, é preciso usar a balança do bom senso. Tapar os olhos para não ver, não querer enxergar o que está diante do olhos é irracional. Seja sempre você, não importa as circunstâncias, nunca deixe de ser você, mas equilibre-se.

Inserida por Arcise

Para atingirmos o nosso sucesso é preciso ter muita perseverança, precisamos primeiramente aprender com os nossos erros, pois com eles podemos nos aprimorar em nosso caminho.
Quando você tem consciência dos caminhos que podem te levar ao fracasso, é muito mais fácil permanecer no caminho certo para o Sucesso com maior perseverança.
Para o Sucesso não existem nenhuma receita simples, onde você coloca 200 dias de trabalho, com 20 colheres de investimento, 2 xícaras de networking, 2 pitadas de experiências antigas, e deixa tudo assar por 2 horas, tirando do forno R$ 2 Milhões.
Sucesso é algo que precisa ser buscado diariamente, de forma persistente, com muito trabalho e com muito prazer, alegria com o objetivo de nos trazer toda a felicidade que queremos em nossa vida.
No início de nossas vidas os primeiros obstáculos gera em nossa mente uma enorme quantidade de monstros imaginários capazes de gerar uma sensação de impotência absoluta e nos desencoraja para retomada da nossa caminhada ao sucesso.
E no cerne desta guerra em busca da construção do nosso eu, a caminho do sucesso, podemos perder inúmeras batalhas, mas não podemos desistir de ganhar a guerra.
Você tem que entender que a vida de sucesso é construída através de inúmeros obstáculos, de grandes perdas, mas o que vale a pena mesmo é o seu objetivo final e para isso você não pode desistir nem se lamentar, apenas refletir no ocorrido.
Mas o que muitas pessoas se esquecem, é do que realmente precisam para alcançar o sucesso e o que realmente precisam para ser feliz.

Inserida por FelipeFonte

O que o tempo não apaga o coração tenta esquecer, pois ser quer ser feliz precisa aprender a ignorar o passado;
Atingindo os ideais para então compreender a razão do amor que se entrelaça com a paixão;
E mesmo que tudo dê errado não é a falta de gosto dividindo espaço com o não entendimento que fará dar certo;

Inserida por JULIOAUKAY

Com o tempo a gente vai aprendendo ''percebendo'', que nem tudo o que queremos, realmente precisamos. Percebemos também que, pessoas vem e vão de nossas vidas deixando um pedacinho delas e com isso, cabe a nós somente a nós tomar a tal decisão, se devemos NOS permitir de sofrer por essa pessoa, aliás quem faz o nosso dia de amanhã, são as nossas atitudes de ontem.
Enfim, existem momentos que precisamos de um tempo, um tempo sózinhos para então fazer a escolha certa, MAS que escolha? para que? por que? Perguntas que raramente são respondidas sem ao menos existir uma tentativa de acertar, de ser feliz.

Inserida por BiancaSchott

Escolhas

Na escola nos ensinam que temos que fazer escolhas e que às vezes elas estão erradas.
Mas aparecerão professores para nos corrigir a todo momento.
Na vida temos que fazer escolhas, e às vezes não importa se estão certas ou erradas, apenas temos que fazer.
Existem professores na vida também.
E sabe o que é mais chato?
O chato é que na escola quando você erra o professor te aponta o erro e você sempre aprende, na vida não.
Existem várias formas de se resolver um problema, não se torne o problema.

Inserida por demolit

Cara pálidas! Esse ensinamento do índio, fala do encontro de um caminho com o coração, de experimentar uma trilha que nos transcenda e, nos toque no centro do nosso ser. Fazê-lo é encontrar um caminho de prática que permite viver no mundo plenamente à partir do nosso coração. E somente o caminhante pode saber qual é o caminho do coração. Ninguém pode definir pra nós qual deveria ser o nosso caminho, pelo contrário, devemos deixar que o mistério e a beleza dessa pergunta ressoem dentro do nosso ser. Então em qualquer lugar dentro de nós, surgirá a resposta e a compreensão vai aflorar. Se aquietarmos e ouvirmos profundamente, mesmo que por um só momento, saberemos se estamos seguindo um caminho com o coração.

Quando lhe perguntamos sobre o nosso caminho atual, precisamos observar os valores pelos quais escolhemos viver. Onde empregamos o nosso tempo, nossa força, a nossa criatividade, o nosso amor? Precisamos olhar nossa vida sem sentimentalismo, exageros ou idealismo. Aquilo que estamos escolhendo reflete aquilo que estamos valorizando mais profundamente.



Eu fiz essa 'meditação com coração' e reflexionei profundamente sobre algumas vivências minhas. Uma experiência especial ficou marcada: Nas duas últimas semanas em que minha mãe fez a passagem, ela houvera caído no banheiro e foi hospitalizada. Então eu passei a tarde toda no hospital e comecei cantar músicas animadas pra ela, como ela era musicista acompanhava toda sorridente. Quando médico chegou, elogiou muito a alegria das cantantes. E eu disse para o médico que ela era a melhor mãe do mundo, ela chorou e disse que eu era a melhor filha do mundo. Ao terminar essa meditação, eu pude acessar a bondade presente naquele ato de 'cantar' que contagiou nós duas. Era verdadeiramente o 'caminho do coração'.

Esse 'caminho do coração' é para ser aplicado e questionado cotidianamente, construindo a maturidade espiritual. Deve tornar-se uma chave sonora para acordar o ser adormecido mentalmente, pois o coração é intuitivo, dizem que é um caminho femenino, por isso ele tem uma leveza e uma suavidade impar.


Para Dom Juan Matus, sempre há dois caminhos: o caminho do ego e do self; da simplicidade e a complexidade; da fragmentação e da inteireza; da confusão e da harmonia; da sombra e da luz; do bem e do mal. Hás caminhos que gastamos energias infinitas e outros são levíssimos.



Para Roberto Crema, nenhum está errado, todo caminho leva a algum lugar, pois as experiências vividas são elementos basilares para a maturidade. Mas, somente um tem o coração, esse é o segredo.

Confúcio ensinava 'vá onde está o seu coração'. Siga em frente, não crie obstáculos para chegar ao seu coração, admitido que a bondade e o amor genuino podem brilhar livremente a partir de nosso coração. Permitindo que o sabor a bondade impregne nossa vida.

Inserida por andys2

DISTÂNCIA QUE SEPARA

Triste distância me separa de você
A mesma me ensina a perceber
Que nem ela mesma irá fazer
Mesmo na distância eu desistir de você

Triste dor provoca em mim
Causa tremenda angustia assim
Tira de mim a força de sorrir
Põe em mim a força de não desistir

Não importa se é longe assim
Enfrentarei pelos caminhos aí
Chegar até ti e acariciar-te assim

Prometendo eu prometo a ti
Nunca desistir pondo fim
Mesmo que sofra você daí e eu daqui.

Inserida por lucianogaldino

Quem te ama te enxerga

Passar por muitas coisas e não aprender nada com isso, é a maior burrice que pode existir. Com o tempo eu aprendi que ser como eu sou ninguém vai conseguir ser, e nem eu vou conseguir ser ideal pra alguém,Então comecei a pensar: As pessoas estão comigo por quem eu sou? ou pelo que eu tenho pra oferecer?. Parar e pensar nisso é crucial pra que você avalie quem está fazendo o seu coração bater e quem ta só fazendo efeito gordura nele. Aprendo a cada dia e fico feliz por cada descoberta, não é preciso viver com o pé atras sempre não, mas é só lembrar que se fez uma vez, e não procurou ajuda pra mudar de atitude, vai fazer de novo, de novo e de novo. Eu não tenho mais tempo a perder com quem não leva a sério o chamado de Deus, e acha que ter muitas pessoas por perto vai lhe fazer feliz e popular, até quando? até outra pessoas mais interessante aparecer? até outra modinha ser lançada?. É esse mundo que eu vivo e que dele eu não levo mais nada. Esperar o reconhecimento é a mais louca bobagem, porque não é a opinião do meu vizinho que deve reger a minha vida e atitudes, e sim o que a palavra de Deus diz sobre os meus atos e pensamentos. Quem é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado pro outro, não pense que vai receber alguma coisa do Senhor, pois não tem a firmeza e nunca sabe o que deve fazer - Thiago 1: 6,7. e ponto.

Inserida por ivybrito

ENSINAR COMO AMAR O MUNDO

No revelar dos meus sentimentos
Quero ensinar como amar o mundo

quero chamar a multidão para
comigo cantar uma canção

Do encanto que encanta minha a imaginação
entornar a bondade
Que não tem portas para maudades

No mar mergulhar
das águas regar o nada
Do nada fazer crescer o amor
que discórdia tomou

Na floresta andar
nas flores ver
A alegria que guia minha fantasia
Que enfeita minha poesia.

Inserida por tudoazul

Princesa

Mamãe e papai sempre
me ensinam a ter bons modos,
como uma princesa.
Toda a família me mima,
paparica, como uma princesa
que realmente devo ser.
Papai me proteje como um rei
proteteje a sua filha princesa
naqueles contos de fada.

Naqueles contos de fadas
que eles me contavam,
a pouco tempo atrás
Quando com histórias lindas de princesas e dragões
me ninavam
E em que tão pouco tempo eu adormecia,
apesar de relutar, lutar
contra as pálpebras
que se queriam fechar.
O escuro vencia,
e me restava esperar até o outro dia
para saber a final,
o final, feliz.

Talvez, mamãe e papai temam
que eu só acorde desta fantasia,
deste mundo de princesa
Quando com coragem e ousadia,
montado em seu cavalo branco, um príncipe
Sim, um príncipe!
Em um beijo me desperte,
e as minhas mãos aperte, guiando-me
até o altar.

Talvez seja esse o seu medo:
perder a linda princesinha, que criaram
juntos, e transformaram em
uma daminha, linda.

Talvez, porém,
o medo parta de outro lado.
A princesa
não quer crescer,
nem do seu castelo descer,
dos seus pais não quer largar,
e do príncipe, quer escapar.
Ela quer para sempre
viver, nesse mundo
de reis e rainhas,
fadas madrinhas...
Sempre ao lado de papai e mamãe,
sem nem pensar na obrigação
de futura rainha ser,
na obrigação de crescer
e um dia, seu próprio reino ter.

Inserida por sarahmagalhaes

Liberdade II


Ler... Para... Aprender, conseguir, realizar, obter, ser, receber, conhecer, sonhar, libertar...

Insistir... Para... Conseguir, realizar, obter, ser, receber, conhecer, sonhar, libertar...

Brigar... Para... Realizar, obter, ser, receber, conhecer, sonhar, libertar...

Estudar... Para... Obter, ser, receber, conhecer, sonhar, libertar...

Respeitar... Para... Ser, receber, conhecer, sonhar, libertar...

Doar... Para... Receber, conhecer, sonhar, libertar...

Amar... Para... Conhecer, sonhar, libertar...

Dormir... Para... Sonhar, libertar...

Esperança... Para... Libertar...E Ter liberdade...

Inserida por PoetaUrbano

Balada das Palavras Perdidas
- Madalena Iglésias
Em menina fui à escola
P´ra aprender
A escrever, a contar
A viver
E as palavras eram mundos
encantados
Só lá ia quem sabia tirar os
significados
Pouco a pouco
Fui largando o dicionário
À medida que na vida
Fiz o meu caderno diário
E as palavras que este mundo
Que em criança entrevi
Letra a letra, uma a uma,
Mágoa a mágoa eu perdi
No teu amor há letras de
falsidade
Leio a mentira onde escreveste
verdade
Letras mortas, uma esperança,
uma ilusão
Letra devolvida e também o
perdão
São iguais. mas agora onde
estou
Tão sem norte que uma vida é
vida demais
Pra nós se é destino
caminhamos
Tuas mãos em minhas mãos
Caminhemos lado a lado
Meu amante mas irmão são
iguais
Nas palavras
Mas agora onde estou

Inserida por Dersilio

Superar os obstáculos é uma forma de determinação na qual precisamos aprender para permanecermos firme na luta pela vida;
Ter coragem é ter condição de continuar perseguindo os sonhos pelo qual se propôs para melhor viver;
Decidir as escolhas é o que faz os instintos alcançarem os objetivos finais para certa satisfação do próprio ego;
Desistir e retroceder não são palavras do meu conhecimento ou da minha conta, pois em meu interior somente força de vontade és dominante;

Inserida por JULIOAUKAY