Textos Reflexivos
Amo-te!
Amo-te ‘quanto alto, largo e profundo’
minh’alma pode alcançar.
Amo-te do começo ao fim do mundo.
Amo-te ao quanto o infinito pode chegar.
Amo-te a cada momento do dia.
Amo-te à luz do sol…
Amo-te à luz do luar.
Amo-te todos os dias… do sol se pôr ao novo dia acabar.
Amo-te tanto, meu amor
Amo-te como amiga.
Amo-te como amante.
Amo-te por toda a ‘eternidade e de instante a instante’.
Passageiro sem destino
Sou aquele tipo de gente que insiste, que vê o que não existe...
sou triste.
Sou aquele tipo de gente que não desiste, que espera, que labuta...
vivo na luta.
Sou aquele tipo de gente que persiste, que não para, que continua...
vivo no mundo da lua.
Sou aquele tipo de gente que você ama, que você quer, que não cansa de procurar...
trago a esperança no olhar.
Espero o que não existe,
sou triste.
Encontre o que você quer,
em mim - sua mulher.
Passageiro clandestino, sou eu o seu destino!!
Trilha fechada
Sou trilha no meio da mata fechada.
No labirinto vivo de árvores busco reviver...
No desespero da solidão me disperso
Na seiva que corre nos velhos troncos
Há um tipo de vida que não consigo mais em mim reconhecer.
Medo.
Crepúsculo envolto em segredos.
Ninguém me avisou que depois do fundo do poço havia um abismo.
Tento no silêncio da mata me refugiar.
Barulhos estranhos... distantes.
Tragédia total do meu ser. Cataclismo.
Happy end
E isso de dizer que está tudo bem quando não está...
Você já se perguntou a quem está querendo enganar? Preste atenção, você é inteligente... não pode acreditar que vai conseguir pra sempre assim sua vida levar... e que no fim ainda vai se safar.
Acorde! Acorde amanhã... depois poderá ser tarde demais... quanto tempo você ainda terá mais? Você não sabe... não dá pra prever se haverá um depois pra você viver.
Pois é... parece que você está só ensaiando... você já se deu conta disso? Parece que você está só esperando pra então viver sua vida de fato... o primeiro ato. Ação!
Não e não... ou é agora, no máximo amanhã... ou você assume de sua vida a direção, ou vai passar de mão em mão. E vai acabar na contramão.
Na contramão da vida que era pra ser sua e você desperdiçou brincando de ser gente. Cara, isso não há quem aguente!
Desculpe-me pela franqueza... mas eu vejo a sua vida passando e você aí na maior lerdeza sem tomar uma decisão.
Diga-me a sua vida é sua ou não? Em quanto dela você tem participação? É uma sociedade anônima?
Pra muitos você pode simplesmente passar de um anônimo na multidão.... mas olhe bem pra você... olhe! Eu sei que você ainda consegue ver o próprio coração. Que é seu não é? Ou não?
Vê se toma jeito garoto... maroto... A vida não tem repetição!!!
Happy..... end....
Lembranças
A gente tem de carregar as lembranças pro resto da vida.
Por isso, certas coisas não deveriam acontecer na vida gente, não é?
As lembranças ruins, tristes deveriam ser colocadas sobre o gelo e, ao aparecer sol, deveriam desaparecer...
Aprendi que quando alguém entra em seu coração, você se torna prisioneiro pra sempre...
É isso que as lembranças fazem... as boas... as ruins.
Somos todos passageiros... 'como nunvem passageira' todos. Nenhum ficou, nenhum criou raízes e neste mundo se instalou para todo o sempre... nenhum ficará.
Cada passo é um passo a mais... ou um passo a menos... seguimos em uma direção... às vezes sem direção nenhuma, às vezes na contramão... às vezes seguindo a razão... às vezes seguindo o coração.
Caríssim@, independentemente de que tipo de 'às vezes' você tem seguido... você tem seguido... e que sua viagem seja leve e te leve ao destino certo.
Você vai chegar, não há como mudar... não há como parar, não há como não querer passar... passageiro - e que sua passagem seja supermegahipermaravilhosa... mas não se esqueça de que é apenas uma passagem...
Passageiros... olha só a insignificância da vida... e, ao mesmo tempo, tem toda a significância do mundo...
Passageiros... de algum lugar pra algum lugar... que seja doce a passagem... toda a viagem... e, também, a paragem ԑ̮̑♦̮̑ɜܓ❤ԑ̮̑♦̮̑ɜܓ❤ԑ̮̑♦̮̑ɜܓ❤
Por mais que vivemos, por anos e décadas, ainda nos será pouco, para entendermos a alegria de viver. Se a morte nos abater, será como viver apenas um ano ou não mais, de uma década, pois a vida é uma criança, que não tem consciência da morte, simplesmente brinca com ela.
Natalirdes Botelho
Na vida aprendemos muitas coisa, boas e más, mas não devemos nos deslumbrar com esses ensinamentos que ela nos dá.
Aprender a perder, mesmo sendo uma coisa muito importante, o valor do perdido não define o nosso espírito muito menos o que somos e o que vamos ser também, define a nossa alegria ou a nossa tristeza. Aceitar as situações que encontramos durante essa pequena caminhada porque vamos nos dar com elas durante toda vida, pois a desilusão e a dor fazem parte de nós.
Não te culpes por nada nem fiques muito triste, tu não mandas "nele", não mandas no coração!!
Essa é a nossa essência.. ;)
Sem confiança a vida é inviável.
Temos a tendência a confiar em nós, nos outros e no existir. Isso é construido (mais - ou - menos) em nossa relação quando bebês com nosso tutor(geralmente a mãe); quem nos favoreceu o amadurecimento para o existir e nos deu sentido como nos mostra Winnicott e Heidegger.
O Início
Depois de alguns tropeços da vida, esbarrei em você e tudo ficou diferente, tudo mudou para melhor. Nada será como era antes! Chega de viver no mundo das ilusões e das desilusões, dei um basta no que me fazia mal, não tenho palavras para descrever o peso da minha gratidão e alegria por estar vivendo esse amor louco e inflamado por você. Eu sei que você é a minha luz, meu anjo, meu amor, minha Deusa, em fim meu tudo.
Quando eu resolvi me despedir da dor, a tristeza e a saudade resolveram pegar carona dando início a um novo momento no meu coração, corpo e mente, agora estou aproveitando o que a de melhor em um sorriso, estou aproveitando a melhor troca de sentimentos da minha vida.
Um brinde ao tempo!
Um brinde ao tempo, pela sua forma saudável e natural de ensinar, de fazer voar, cair e levantar
Um brinde ao tempo, pelo presente das memorias, pelas passagens de pessoas saudosas, pelas despedidas sem fim,
Um brinde ao tempo, pelas lágrimas, por o livre arbítrio nas escolhas, pelo turismo que fiz em tantos corações e lugares,
Um brinde ao tempo, por me apresentar ao amor, por me agraciar com a sabedoria e pela oportunidade de acrescentar tanta essência na minha trajetória de vida
Mosaico de uma vida
Espelho quebrado, estátua de si mesmo,
Em cada pedaço, uma imagem, uma faceta da vida,
Em cada olhar fixo, uma exposição da gema, uma visão íntima,
Ver o que não era visto, perceber o que não percebia, saber o que era sabido,
Sombras do passado, marcas do presente, mosaico de uma vida.
Equilíbrio incomum...
A minha vida tem sido uma roda gigante, sempre com altos e baixos,
nesse meio termo sem base sólida existe de certa forma um equilíbrio incomum, ele vai além dos meus domínios e quando eu penso que não tenho soluções ai as coisas se assentam naturalmente e eu consigo continuar a caminhar com a mesma brisa do mar saudável que me acompanha nas minhas doces lembranças e emoções.
FORTALEZA DO AMOR
Quem conhece sabe que tudo nesta vida sempre tem o ponto fraco: Do ferro, o fogo; do fogo, a água; da água, o vento; do vento, a montanha; da montanha, o homem; do homem, a morte; da morte, és o Deus; e, por aí, segue o ciclo orgânico insaturado da humanidade e dos fatos sociais.
Afinal de contas, qual seria o ponto fraco do amor e da felicidade?
Talvez a falta de confiança gere a insegurança, tornando-se que o ódio seja a antítese do amor, não um ponto fraco em si.
Sentir-se feliz é a forma de amor, de modo que a melhor parte disso tudo é a recíproca e a confiança.
Logo, o amor verdadeiro é capaz de vencer todas as barreiras, um dom tão bonito, louvável e renovador e uma conquista inexplicável aos olhos que tudo vê e sente.
No abraço dela encontro lar,
Em seus olhos, o mar a navegar.
Amar é poesia, é doce melodia,
Nos versos da vida, nossa sinfonia.
Seu toque, um verso suave,
Em cada palavra, um laço que grave.
No coração, um turbilhão de emoção,
Em seu amor, minha eterna canção.
No calor do seu abraço, meu desejo favorito,
No seu sorriso, meu lugar predileto.
Em cada beijo, a poesia se faz presente,
Em cada gesto, o amor reluzente.
Amar é assim, poeticamente intenso,
Um encontro de almas, um doce consentimento.
Em cada verso deste poema, eu te celebro,
Pois contigo, meu amor, sou completo.
Todo santo dia, sou eu quem chama,
Nas manhãs cinzentas, nas noites de trama.
Puxo o fio da conversa, sozinho a tecer,
Histórias contadas, que ninguém quer ler.
Insisto, persisto, num monólogo vão,
O eco das palavras, sem eco, sem chão.
Escrevo uma epopeia, uma carta sincera,
E recebo um "curtir", que nada me espera.
O que estou fazendo, meu coração?
Se o que eu busco não tem retorno, não há razão.
Chamei para sair, numa noite de brisa,
E o silêncio foi a única resposta precisa.
Ela poderia estar ocupada, eu sei,
Mas se quisesse, diria: "Outro dia, talvez."
O interesse é claro, não há como errar,
Se ela quisesse, iria me procurar.
Forçar uma amizade, um amor, um afeto,
É construir castelos no ar, sem concreto.
Se é preciso lutar para fazer funcionar,
Então não é amor, é melhor deixar passar.
Todo santo dia, essa lição me persegue,
Na simplicidade da vida, a verdade se entregue.
O que é natural, o que vem sem pressa,
É o que realmente no coração interessa.
Deixe fluir, deixe ser, deixe estar,
O amor verdadeiro vai te encontrar.
Sem esforço, sem dor, sem insistir,
A felicidade virá, sem precisar pedir.
Todo santo dia, sou eu quem desperta
Nas ondas do tempo, numa busca incerta.
Puxo o assunto, respondo histórias,
Investindo em sonhos, costurando memórias.
Mas o que estou fazendo, pergunto ao vento,
Se o eco que volta é puro tormento.
Escrevo palavras, poemas gigantes,
E o retorno é um "curtir" distante.
Se a pessoa não quer o mesmo que eu,
O esforço é vão, é caminho sem céu.
Chamei-a para um beijo, duas, três vezes,
E o silêncio responde, quebrando as leis.
Ela pode estar ocupada, não poder sair,
Mas se quisesse, faria o convite fluir.
"Não posso hoje, mas vamos amanhã?"
A chama de quem realmente se empenha.
Forçar amizade, amor ou atenção,
É plantar em terreno seco, sem coração.
O que é verdadeiro, flui sem barreiras,
Em solos férteis, brotam as primeiras.
Todo santo dia, essa lição se repete,
Na maré do tempo, a verdade reflete.
Se é preciso forçar para fazer funcionar,
Então não é real, é melhor deixar passar.
Que o amor, a amizade, o reconhecimento,
Sejam naturais, fluam no vento.
Pois o que é de verdade, vem sem esforço,
E enche a alma, trazendo conforto.
Quem teme os riscos fica fora do jogo; o compromisso com seus sonhos exige escolhas firmes e inegociáveis.
Se tens medo dos riscos, estás fora do jogo,
Na vida, há que se aventurar sem afogo.
Commitment é o norte, a fé, a missão,
É o que não se troca, é tua convicção.
É o sonho que guia, é a luz do farol,
Que brilha em teus olhos como o brilho do sol.
Servir aos outros, teu propósito forte,
Mas firme no caminho, não importa a sorte.
Compromisso é força, é firme decisão,
Escolhas conscientes, sem hesitação.
Não andarás com quem não te eleve,
Em ambientes que não te inspirem, não te leve.
Aprender é o lema, crescer sem cessar,
Tudo fora do foco, precisas afastar.
É um adeus necessário, um corte preciso,
Para alcançar teus objetivos com juízo.
Viverás tua vida com propósito e ardor,
Sem abrir mão do que acreditas, com fervor.
Teus sonhos, tua bússola, tua constante direção,
No caminho do commitment, em plena dedicação.
Na sombra de tua poesia, eis que me encontro,
Entre versos e sonhos, o encanto se expande.
Tua lembrança é brisa, um sussurro, um encontro,
Nas páginas da memória, a verdade se expande.
Palavras que tingem a alma, com cores do sentimento,
Cada linha é um mundo, cada estrofe, um mar.
O que fizeste por mim, é eterno, é fundamento,
Na vastidão do poema, onde me perco a vagar.
Sei do que te interessa, e a resposta, aqui está:
Tu, que me escreves com coração e com alma,
Sabe que cada verso teu, em mim, ecoará,
Pois na poesia que crias, encontro a minha calma.
O que achei de teus versos? São laços de emoção,
Que em cada rima, me envolvem e me transformam.
São flores de papel, que brotam da tua mão,
E no jardim das letras, novos sonhos formam.
Eis a minha resposta, na simplicidade que sinto:
Grato por cada palavra, por cada suspiro leve.
Nos teus versos, encontro o que no mundo pressinto,
Um elo de poesia, que eternamente me envolve.
Uma vez, alguém me perguntou: 'Quem é você?' Isso aconteceu após dois dias de conversa. Respondi: 'Sou um cara que trabalha consertando e instalando ar-condicionado.' Ela então disse: 'Por que você ajuda as pessoas sem cobrar nada? Você ajudou no meu casamento, ajudou minha irmã no relacionamento dela com o namorado. Nunca cobrou nada, sempre ajuda sem pedir nada em troca, ensina coisas para desconhecidos sem receber nada por isso. Então, quem é você?'Senti algo dentro de mim se agitar. Pela primeira vez em muito tempo, decidi ser completamente honesto. Respondi: 'Sou um espírito antigo. Não sei lidar muito bem com as pessoas, não as entendo completamente. Na maioria das vezes, fico pensando em como posso ajudar. Talvez em outra vida eu não tenha conseguido ajudar ninguém, e nesta quero fazer a diferença. Pode ser também que minha família, que nunca me deu amor e muitas vezes me rejeitou, influencie meu desejo de ajudar. Tive uma infância difícil, mas não quero que sintam dó ou pena de mim. Acredito que muitas coisas que me aconteceram foram predestinadas. Temos apenas 0,03% de livre arbítrio, pois sofremos influências tanto da luz quanto das trevas.'Ela insistiu: 'Tá, mas quem é você? Você enrolou, mas não respondeu.'Foi então que uma memória distante emergiu. Com a voz trêmula, disse: 'Quando eu era criança, havia uma senhora que vivia na rua perto de casa. Sempre que podia, eu levava comida para ela. Um dia, ela me disse: "Você tem um coração puro, mas vive em um mundo cruel. Não deixe que isso o endureça." Essas palavras nunca me abandonaram. Talvez seja por isso que ajudo os outros, para provar a mim mesmo que ainda posso ter um coração puro. Mas a verdade é que, quanto mais ajudo, mais me sinto perdido. Mostro o caminho para os outros, mas não consigo encontrar o meu próprio. A cada dia, me sinto mais afogado em mim mesmo, preso em meus próprios pensamentos. Talvez seja por isso que ajudo, para esquecer de mim mesmo.'Ela me olhou, os olhos cheios de compreensão e empatia. 'Você ajuda os outros porque é assim que se encontra, não é? No ato de dar, você descobre pedaços de quem você é. Talvez você nunca encontre todas as respostas, mas no caminho, ao ajudar, você está vivendo a sua verdade.'Então, uma lágrima solitária escapou de meus olhos. Percebi que ao ajudar os outros, estava tentando resgatar partes de mim mesmo, partes que o tempo e a dor haviam fragmentado. 'É isso,' disse, a voz embargada. 'Estou tentando me redescobrir em cada ato de bondade, tentando me lembrar de quem fui antes que o mundo me endurecesse.'Ela sorriu, uma mistura de tristeza e esperança. 'Talvez a verdadeira questão não seja "quem é você?", mas "quem você está se tornando?" Cada ato de bondade é um passo para se reencontrar, para se reconstruir.'E assim, percebi que meu caminho não estava perdido, apenas inexplorado. Que na busca por ajudar os outros, eu estava, na verdade, tentando salvar a mim mesmo. E você, sabe quem você é e por que faz essas coisas?.
No cerne da existência humana reside a busca incessante pelo autoconhecimento e significado. Desde os tempos antigos, filósofos têm contemplado a natureza do ser e a essência da vida. Sócrates afirmou que "a vida não examinada não vale a pena ser vivida", enfatizando a importância da introspecção e do questionamento contínuo.O ato de ajudar os outros, muitas vezes, é visto como um caminho para a autorrealização. Aristóteles argumentava que a felicidade verdadeira é alcançada através da prática da virtude, e que o bem-estar pessoal está intrinsecamente ligado ao bem-estar dos outros. Ao servir os outros, não só melhoramos suas vidas, mas também encontramos propósito e realização em nossas próprias.Em um mundo onde a escuridão e a luz coexistem, nossas ações refletem nossas escolhas e influências. Carl Jung, o psicólogo suíço, falou sobre a dualidade da natureza humana e a importância de integrar tanto a luz quanto a sombra em nossa psique. Aceitar nossas fraquezas e forças nos permite viver uma vida mais completa e autêntica.No final, o que nos define não são apenas nossas ações, mas a motivação por trás delas. O caminho para o autoconhecimento é longo e cheio de desafios, mas cada ato de bondade nos aproxima de nossa verdadeira essência. À medida que navegamos pelas complexidades da vida, ajudando e sendo ajudados, construímos um mosaico de experiências que, juntas, revelam quem realmente somos.
- Relacionados
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- 57 frases motivacionais para agradecer por cada etapa da jornada
- Epígrafe para TCC
- Frases de Paulo Coelho que inspiram reflexões
- Mensagens de aniversário: reflexões e homenagens para alguém especial
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
