Textos Reflexivos
Bom dia!
Quando a última coisa que você tiver for fé, você vai descobrir que Deus era a única coisa que você precisava ter. Essa é a verdade mais simples e poderosa da vida: a fé nos conecta ao que realmente importa.
Nos momentos de dificuldade, quando tudo parece incerto, lembre-se de que Deus nunca abandona quem n’Ele confia. Ele é o sustento, a força e a luz que nos guia mesmo nas noites mais escuras.
Que hoje seja um dia de entrega, confiança e renovação da sua fé. Caminhe com coragem, porque Deus sempre tem um plano perfeito para você.
Desejo um dia abençoado e cheio de paz!
Embora muitos digam ser impossível,
vamos descobrir como alguém que não está conosco,
pode estar presente, mesmo que ausente...
Osculos e amplexos
Marcial
ASSIM SENTIMOS A PRESENÇA DO AUSENTE
Marcial Salaverry
Será possível sentir uma presença de quem está ausente? Pode parecer um enorme contra-senso, falar-se na presença de quem está ausente, pois, se alguém não está a nosso lado, nunca poderá estar presente, mas sim, ausente. Parece mesmo muito ilógico dizer-se uma coisa dessas, mas na verdade é bem possível, uma vez que tudo pode ser mera questão de interpretação, algo como maneiras de se encarar a vida. Na verdade, é fácil sentir "a presença do ausente", e para tanto, basta que o tenhamos no pensamento, no coração. Alguém de quem gostamos, e que não temos ao nosso lado, por exemplo, é uma presença que, embora ausente chega a ser sentida, tão forte é o sentimento que nos une a esse determinado alguém. Essa relação de amor pode ser entre namorados, amantes, amigos, pais e filhos, irmãos. Enfim, basta que haja muita afinidade entre os ditos ausentes, pra que a presença seja sentida, em uma comunhão de pensamentos.
A propósito, um jovem chamado Leonardo da Vinci, endossando essa idéia de "presença ausente", disse com muita propriedade que,
"Para se estar junto,não é preciso estar perto. E sim, estar dentro. Dentro do coração!"
Sábias palavras essas, e assim pensando, quantas vezes podemos combater a saudade que normalmente sentimos dos entes queridos que estão longe, sentindo-os dentro do coração. Claro que sempre que fica aquele gostinho de "quero mais", desejando que a pessoa esteja ao lado, que possamos tocá-la, olhar nos olhos, ver ao vivo e a cores como está passando. Mas se essa proximidade física não é possível, e o distanciamento físico é inevitável, a proximidade anímica é bem possível, e convenhamos que a proximidade distante chega a ter suas vantagens, pois elimina o perigo de certas divergências que surgem quando estamos juntos. Tudo depende de como se encara a vida. Contudo, se essa presença física fica difícil por diversas razões, a saudade pode ser amenizada pela "presença interior" dessa pessoa, e a mesma coisa pode ser dita dos "conhecimentos virtuais".
Começa-se como quem não quer nada. Trocam-se e-mails, conversa-se amenidades, de repente vão descobrindo que existem muitas afinidades, maneiras idênticas de ver a vida, e certamente isso não quer dizer que haja um romance entre esses amigos. Quer dizer, sim, que existe uma grande amizade entre ambos, e essa amizade que surge, é um dos casos mais evidentes da "presença do ausente". Não é necessário o conhecimento físico, para que ela se desenvolva, e certamente para que exista essa afinidade, basta que as idéias se cruzem. Basta que tenhamos presente que nem tudo é como queremos, e que a vida pode ser lindamente vivida dentro das possibilidades existentes. Basta saber viver...
Mesmo que surja o amor. Como a amizade foi assim vivenciada, o amor também poderá sê-lo. Tudo é questão de se usar a imaginação. E é muito romântico esse amor à distância, eis que pelo menos evitam-se as brigas que acontecem entre os namorados.
O ideal seria ter a nosso lado todas as pessoas de quem gostamos. Mas isso é praticamente impossível. Antigamente era bem mais fácil fazer-se essas enormes reuniões de família, de amigos. Falava-se muito nas famosas reuniões de "antigos alunos". E conseguiam juntar pessoas que não se viam há décadas, mas por razões as mais diversas, hoje isso não existe mais. São cada vez mais raras as clãs familiares. Reuniões de amigos então, geralmente acabam em confusão. A vida mudou bastante os hábitos, e atualmente então, com as facilidades encontradas nas comunicações, fica muito mais fácil fazer-se um Cco para se falar com os amigos, do que reuni-los para um papo informal, e com o smartphone as distancias são ainda menos sentidas...
Como nós por exemplo, acabamos nos tornando bons amigos, e somos presenças ausentes, e então, juntos ainda que distantes, vamos nos dar as mãos, mentalizarmos um caloroso abraço e um beijo na testa, desejando-nos UM LINDO DIA, e que este lindo dia possa ser repetido a cada dia que ainda tivermos pela frente...
Para alegrar este cinzento dia, uma historinha leve: "Romântica, a noiva diz ao noivo: - Quando formos casados quero compartilhar contigo todas tuas preocupações, todas tuas dores e tudo que te aborrece. O namorado responde: - Obrigado, meu amor, mas não tenho preocupação, nenhuma dor e nada está me aborrecendo. A mocinha explica: - É que ainda não casamos..."
Meu amor quero fazer morada
No seu coração
Preciso descobrir o caminho
Do seu coração
Percorro sorrindo essa trilha
Do seu coração
Me de um sinal, que chegarei
Ao seu coração
Não vai ser difícil
Eu quero o seu coração
Subirei montanhas para ganhar
Seu coração
Voarei alto nas nuvens
Por um beijo
Por um abraço
No seu coração
Cruzaria todos os mares e oceanos
Pelo seu coração
Nadaria entre os tubarões e nas águas mais profundas
Pelo seu coração
Enfrentarei o inverno rigoroso
Pelo seu coração
Tempestades de neves
Pelo seu coração
Não temerei o vulcão
Pelo seu coração
Estou segura(o) de que quero
Seu coração
Darei a volta no mundo
Pelo seu coração
Essa certeza de que te amo
Me leva
Ao seu coração
No céu.
Na terra.
E entre eles está o desconhecido.
O homem gasta bilhões para descobrir o desconhecido, mas gasta muito pouco para o conhecido ( educação, saúde etc...) Não teme o desconhecido
Pois sempre está em busca.
O que move é a vontade é o desejo da conquista E quando o conhecido se torna problema, simplesmente ignora.
Finge que não existe.
E com isso a terra está pagando caro pelo descaso .
Para um bem viver, precisamos inicialmente, descobrir e vencer nosso pior inimigo...E quem será esse cara? O cara não sou eu...Sou de paz e amor...Mas posso ajudar a descobrir...Ósculos e amplexos,
Marcial
QUEM SERÁ NOSSO PIOR INIMIGO
Marcial Salaverry
Qual será nosso pior inimigo? O assunto é muito controverso.Para alguns, poderá ser o Imposto de Renda. Para outros, o Governo e seus desgovernos. Para outros, a ação dos marginais. Alguns poderão dizer que é o Taliban. Atualmente é um bichinho bem pequeno, chamado Corona...Sempre será mera questão de ponto de vista.
Chegou-me às mãos hoje, uma mensagem de autoria de um grande amigo... Claro que estou falando de L'Inconnu... O cara é um gênio. Escreve coisas maravilhosas, como esta:
“Vencer não é competir com o outro. É derrotar os seus inimigos interiores. É a própria realização do ser.”
Daí, podemos deduzir que nosso pior inimigo reside dentro de nós. São nossos medos, nossas frustrações, nossos enganos e desenganos, que muitas vezes nos levam a cometer equívocos, e erros lamentáveis, e por vezes provocam certos problemas, causados por depressão, por pânico, que podem ter consequencias muito desagradáveis...
O medo de viver, por exemplo, é algo que nos atrapalha muito. Muitas vezes temos que tomar uma decisão importante, mas o medo de errar nos impede de fazer a coisa certa. E ficamos naquela indecisão: Será que vai dar certo? E essa é a pior pergunta que podemos nos fazer. Para um caminho ou para outro, devemos seguir. Fazer ou não fazer, eis a questão, mas ficar protelando por dúvidas só atrapalha, e assim, uma decisão deve ser tomada.Por vezes nos vemos atrelados a um amor perdido. Por medo de viver, não conseguimos esquecê-lo. Por medo de perder definitivamente alguém que já deu mostras cabais de que não nos quer mais, ficamos nos atrelando a um restinho de esperança de reconquistar esse amor, e insistimos, e procuramos, e escrevemos. Sabemos que serão tentativas vãs. Mas o medo de não ter mais nenhuma esperança não nos deixa tomar a decisão correta, que seria a de varrer definitivamente essa pessoa de nossa memória, ficando assim livres para, de alma lavada, encontrar outro alguém. Ou então, se não encontrar ficar só, mas sempre menos infeliz do que curtindo esse amor frustrado e frustrante.
Então fácil é entender que o mais importante mesmo, é conseguirmos detectar esses inimigos interiores, e procurar a melhor maneira de combatê-los. Seja nas questões profissionais, quando por tibieza deixamos de tomar certas decisões. Seja nas questões amorosas, quando precisamos decidir o rumo de nossos amores. Essa será nossa grande vitória. Conseguir vencer nossos medos interiores. Temos que localizá-los e nos conscientizar de que precisamos vencê-los para conseguir nosso objetivo principal, que é viver em paz conosco...A melhor maneira para conseguir essa vitória, será usar o pensamento positivo, e conseguir fixar em nossa mente que iremos vencer essa batalha com nosso inimigo interior. Claro que não é fácil. Depende de nossa força de vontade, de nossa capacidade de decisão, e, porque não dizer, de nosso espírito de sobrevivência. Temos que aprender a combater nossos Inimigos Interiores. Vencer nossos medos. Aprender a tomar decisões.
E assim poderemos fazer de cada dia de nosso porvir, sempre UM LINDO DIA...
Marcial Salaverry
Às vezes me faço ausente
Para descobrir se me desejam presente
Quem sente saudade
Age com lealdade
Não que eu queira atenção
Pois tem horas que até prefiro a solidão
Meu pé costumo fazer raro
Para não vir a ser tachado
Não me julgue assim
Preciso de um momento só pra mim
Sentindo quem sabe o cheiro de jasmim
Quero estar bem atento
Sem um só lamento
Ouvindo apenas o meu pensamento
"O meu dom é descobrir.
O seu dom é fingir.
Lembro-me das coisas que vi.
Penso no tanto que eu te quis.
Tortura-me os sentimentos que senti.
Nesse nosso faz de conta, você fez de conta que eu nunca existi.
Nesse ofurô de paixão, minh'alma eu despi.
Banhei-me nas suas promessas que, das minhas decepções, eram só mais um adir.
Suas palavras secas foram-me águas de um salgado rio que, já não está mais à fluir.
Até tentei fazer estar tudo bem, mas meu dom não é fingir.
O meu dom é descobrir.
Aquele que um dia lhe jurou amor, já não mais reside aqui..."
É importante sabermos descobrir quais são as principais
virtudes de nossa alma, deixando-as fluirem para que
possamos bem viver a vida...
Ósculos e amplexos,
Marcial
NOSSAS PRINCIPAIS VIRTUDES
Marcial Salaverry
Temos que saber extrair de nosso interior as nossas reais virtudes, aquilo que temos de bom em nossa alma, para que possamos espalhar amizade, tornando a vida melhor de ser vivida.
Temos que entender que orgulho e soberba a nada conduzem, e que pelo contrário, humildade e determinação é o que pode nos conduzir a vitórias na vida, e a uma vida de vitórias, podendo igualmente tornar melhor o mundo a nossa volta.
As principais virtudes que estão a nosso alcance, mas nem sempre as utilizamos, são justamente: a humildade para saber reconhecer nossas limitações e o conhecimento alheio, o respeito aos direitos, conhecimentos e limitações de nossos semelhantes, a capacidade para saber analisar situações, o sentimento de amizade, que sendo sinceramente desenvolvido, permitirá desenvolver o espírito de solidariedade, que nos permitirá, ao invés de criticar a falta de conhecimento de alguém, procurar ensina-lo para possa aprender e chegar a nosso nível, eis que para consertar certos desníveis, é melhor auxiliar outrem a subir, do que descermos a seu nível, ou o que seria a pior atitude, de o ridicularizarmos por causa de suas condições...
E principalmente, que se algo temos para ensinar, muito mais temos para aprender, para obtermos o Diploma de Honra ao Mérito, na Escola da Vida, sempre tendo presente que sempre teremos algo a ensinar e algo a aprender, o que nos dará a possibilidade de tornar cada dia de nossa vida sempre UM LINDO DIA, propiciando a outrem essa mesma possibilidade...
Bora descobrir
Bora viajar
Bora sorrir
Bora se amar
Juro que não queria
Mas na hora que te vi
Eu já sabia
Que te amaria
Te vi de relance
Por apenas um instante
Mas já me apaixonei
Com certeza é amor, eu sei
A melhor arte é a de escrever
Pois apenas em um verso
Posso descrever
O amor que sinto por você
Esse sorriso encantador
Só você tem minha flor
Não sei como vou te falar
Bora se amar?
10/08/2019
Achei que o senhor forjava em mim uma espada,
Quando descobrir que o senhor deixou as suas palavras para isso.
Achei que estava sendo moldado para ser um vaso,
Quando percebi que se o senhor me deixou ir foi porque eu já estava pronto.
Hoje eu entendo que cada pancada que tomei foi para um propósito, o Senhor fez de mim um escudo, para que eu fosse forte o bastante para defender a todos que amo.
Estava te buscando sem obsessão de ter,
apenas intencionando sentir.
Descobrir teus medos, tuas afeições.
Te conhecer além da minha projeção!
Andava esbarrando em tudo que te lembrava.
Deixando os meus sentidos,
talvez isso te alcança-se,
para sanar minha irritação.
As palavras travavam a garganta,
onde eu evitava o medo.
E eu mulher feita,
sei o que pesa em minhas definições.
De quantas voltas é feita a vida?
Da mesma quantidade de reviravoltas.
Nossa coisa que não tinha nome,
foi amor em cada significado.
Meu querer sem posse,
intentava te incendiar.
Nesse elo sem aperto!
Já nem desejo regresso,
em caminho reverso,
te deixo e esqueço.
Causei teu caos interior,
acionei teus instintos,
te irriguei para futura afloração.
É certo aqui, nada restou,
daquele suspiro sem nome.
Tuas dúvidas nos trouxeram tantos talvezes,
que hoje te asseguro o meu nunca mais.
Desafetos
era amor
até ele descobrir
que tinha certo gosto por agressão à mulher!
era lindo
até ele descobrir
que gostava de controlar minhas roupas
e me desmoralizar em meio às pessoas!
era carinho
até eu ter que cair das escadas
todos os dias que baixei na emergência!
desafetos,
violência,
feminicídio,
agressão psicológica, física e moral,
disfarçados de amor e proteção
encontramos em cada esquina,
no sorriso do vizinho,
no desenho da criança,
na boca partida da menina,
nos olhos da mulher e na tristeza da mãe!
A essa procura
Esse descobrir
Onde estão seus olhos
O toque se vê, sente
Arrepia
O pegar forte
Seus olhos onde estão
Esse corpo
Essa busca
Essa necessidade do que é meu
Mas é seu
Esse querer dar
Essa insana vontade
De se dar sem receber
A respiração
O suor
Essa vontade de se dar
A busca pela forma
Pelo feito
Essa busca em me achar
Esse desejo que me enlouquece
Louca para entender
Essa minha doida vontade de retribuir
Descobrir que meu sonho é impossível
Que mesmo você que chegou de surpresa
De um jeito diferente
De um momento de impulsividade
Que acalenta meu coração e me faz sorrir e sonhar
Ponho os pés no chão
Tentando ficar longe da ilusão
Que esse sonho a vida me dará
Não está no meu destino
Traga comigo o karma de vidas passadas
De uma linhagem que fracassa no amor
Meu destino?
Apenas sonhar pra continuar a viver
Achando que é possível lutar
Contra as forças poderosas da natureza
Que simplesmente me dizem: Você não viverá esse amor.
Quando um relacionamento chega ao fim você se perde e se encontra.
Descobrir o seu lado sombra através do outro não fará com que o processo seja mais fácil, acredite.
Você não estará preparado pra essa dor, mas precisará vivenciá-la.
No troca-troca de figurinhas, você se torna o vilão na história de alguém.
Não se sinta mal por isso, todo mundo já foi ou ainda será, é só questão de ser.
Depois que o castelo desmorona, não haverá mais o príncipe e a princesa, indiretamente você irá se questionar se existiu, e se culpará inconscientemente.
Tão logo as coisas irão melhorar, mas no momento ninguém será o bastante pra você e a recíproca é verdadeira. Haverá um distanciamento social inevitável até que as coisas voltem a fluir, e por favor, se permita. Se abstenha do passado que não pode ser mudado e não anseie pelo controle de um futuro incerto. Seja grato e confie no processo. Não há carga que não possa ser suportada. E, afinal, tudo passa.
AMAGO
Gosto de vasculhar teu ser
Contemplar teu corpo ardoroso
Descobrir teus desejos profundos
Contemplar teu jeito desafogado
Tudo em ti são doçuras
Gosto de perceber que pensas em mim
Contemplas minha boca afogueada
Sei que me desejas pura
Tocada apenas pela água que me banha
Que passa leve, refrescante no meu corpo
Gosto de desnudar teu ser
Contemplar teu interior serenado
Em cada canto de encantos mil
Descobrir teus recantos virgens
Nunca antes vistos por ninguém
Gosto de descortinar teu ser
Contemplo tuas mãos voluptuosas
No descampado dos teus olhos
Um mar calmo, sem ressaca interior
Capaz de revelar a pureza tua alma
Gosto de contemplar teu caminhar
Contemplo tua voz sossegada
Contemplo tuas palavras adocicadas
Contemplo tua alma vaporosa
Contemplo tudo em você.
Gosto e sensações
Gosto das sensações que você provoca no meu corpo.
Gosto de descobrir o que você escreveu na sua última postagem.
Gosto das borboletas que voam no meu estômago, enquanto converso com você.
Gosto dos arrepios na minha pele e na minha alma.
Gosto de olhar nos seus olhos, ainda que sejam através de uma foto.
Gosto de ouvir o seu sorriso, mesmo que seja na minha imaginação.
Gosto da forma como vespecial como você me trata, me fazendo única.
Gosto dos seus " BOM DIA" e " BOA NOITE", pois através deles,eu entendo que " ESTÁ TUDO BEM" e " LOGO VAMOS NOS ENCONTRAR".
Ressignificar
É estar perdido e assim mesmo encontrar respostas e descobrir coisas que nunca imaginou encontrar; estamos num universo onde o próprio destino nos faz sentir melhores sensações.. ou piores...
Evolua, não trabalhe com ganhos ou perdas;
Trabalhe com momentos sem esquecer do que foi bom ontem , sonhe o amanhã
mas não se esqueça do hoje; pois afinal nem sabemos se amanhã estaremos aqui!
E dai? Tudo bem; pois é no hoje que vai construir lembranças, memórias doces, imagens, sonhos... aprendizados.. e o caminhar
Planeje , mas não planeje muito... pois os planos em excesso também se tornam os abismos da existência humana...
Pare, olhe e reflita.. em meio a tantos males e excessos mundanos até mesmo a informação...
O que fazer o ser humano em tempos de crises:
Pensar..
Ressignificar existências obscuras..
Ou apenas presenciar fatos e se encontrar perdido..
Ohh.. o tempo: Um destruidor de excessos mal pensados... ou descobridor de oceanos profundos com a inquietude do saber...
Ao ser humano cabe a entender..!
Dama de Honra.
Minha menina...
Vem cá...
Deixe-me descobrir suas curvas...
Nelas...
Quero explorar o diamante que tanto procuro...
E nele garimpando...
Quero a pedra mais bruta que eu possa lapidar....
Nela quero eu...
Moldar ao meu modo...
Assim...
E aos poucos...
Darei o brilho que que tanto almejo...
Querida...
Por essa vida vaguei muito....
E alguns prazeres inúteis eu tive...
Foram mais que vazios...
Permita-me...
Em teus seios...
Quero também tentar descobrir...
Algo de bom e inovador...
Talvez quem sabe...
Uma almofada...
Para que eu possa dormir e sonhar....
Vem...
Pois esse garimpeiro...
É Poeta e Arquiteto...
Posso eu também...
Construir um castelo de flores pra você...
Onde no exalar dos odores...
Beija flores farão parte nessa obra de arte...
Cores...
Serão usadas sem medidas...
Onde será o mundo colorido que tu em mim viverás
E te farei...
De minha dama de honra...
Tu...
Despida....
Quero provar de todos os seus sabores...
E meus costumes....
Te darei pra você sonhar e me amar...
Teus vestidos...
Brilharão junto a luz dos lustres que no teto colocarei...
Em cada ponto....
Terá um brilho diferente...
E eles...
Farão companhia junto ao teu sorriso....
Comigo...
Serás mais que protegida e mimada...
Porque o Poeta e arquiteto que sou...
Apenas quer levar a poesia junto aos teus olhos...
E quero ver...
Apenas brilhos....
E com requintes de Amor...
Mostrarei pra você...
O Amor de poeta que tenho...
Isso...
Não é apenas sonhar...
É ser mais que ser um Poeta....
É ser mais que Amor...
E ser mais que Calor...
É ser a poesia...
Que te fará....
Ser a Dama de honra...
De todo o meu Amor...
Autor;Ricardo Melo
O Poeta que Voa.
Recentemente descobrir em um artigo científico que até as plantas competem pelos recursos do solo.
Isso me leva a crer que a competição para alcançar algum determinado bem, ou recurso está presente na vida selvagem. Não é diferente conosco, seres humanos, desde dos tempos primordiais lutamos uns contra os outros por algo, ou até mesmo por alguém. Consequentemente isso leva a desigualdade !!!
(....) Suspiro e penso. (....)
Embora a igualdade seja uma mentira, é difícil reconhecer e aceitar a desigualdade.
Minha busca por algo genuíno, também é fruto da desigualdade. Pois se o genuíno fosse igualitário, ele seria igualmente desvalorizado por todos...
Seja como for, terei que continuar a navegar. Até que encontre o que tanto quero achar.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Textos sobre a Vida
- Frases para refletir
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- 74 frases curtas de reflexão para mudar perspectivas
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida