Textos que Tocam o Coração

Cerca de 21831 textos que Tocam o Coração

⁠De cada beijo seu
imaginado tornei-me
a poetisa de coração
ainda mais apaixonado,
Tenho certeza que
você é por mim fascinado;
O nosso tempo romântico
todos o dias tem dedicado
a construir um templo
de adoração para aonde
cada um de nós for,
O encontro nos pertence
porque nada detém o amor.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Rodeio na Véspera de São João


Rodeio na véspera de São João encanta o meu coração,
Você é a minha absoluta paixão
que faz de mim faceira
e tua Lua no céu a noite inteira
sobre o Pico do Montanhão.

Nesta véspera de São João
eu quero ser levada
para dançar em alguma festa,
nem que seja só na imaginação,
mas vou te esperar discreta,
porque tenho medo de receber não.

Rodeio na véspera de São João
me faz quer te encontrar
no Mercadin lá na Rio Branco,
Para experimentar com você
Maçã do Amor, Pipoca, Pinhão,
Algodão Doce, Rapadura e Quentão.

Quando chegar a hora quero
estão mais quente do que uma
boa porção de pinhões na sua mão,
quero que você avise para toda
a cidade que você me deu o seu coração e é seu o meu coração.

É tudo isso que está se passando comigo nesta véspera de São João aqui na nossa linda Rodeio
amorosa e cheia de paixão,
e se eu falar mais: muitos irão capturar para quem é a confissão.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Não há diferença entre
o coração e o cavalo,
ambos nasceram
precisando de muito
carinho e confiança;
e não há outro caminho.

O Açoita-Cavalo deste
poema nasceu mesmo
é para crescer no mato,
e não para continuar
do chicote sendo o cabo.

Quem na vida quer um
coração, quer um cavalo
ou ter os dois ao mesmo
tempo tem que ter tato.

O coração e o cavalo
só obedecem quando
são muito bem tratados.

Quem quer despreocupado
um coração, um cavalo
ou ter ao mesmo tempo ambos:
deve ser muito apaixonado.

O coração e o cavalo
só permanecem onde o amor
é generosamente ofertado.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Se enleva o meu coração
de Beija-flor-cantador
sobre o vale verdejante,
sem dar o gosto de virar
alguém que logo desiste.

Resistir em cultivar
um espírito triste trouxe
a opção de me armar
com a elegância da pluma
e com passos de Puma.

A minha poesia nascida
inaudível saúda a Iara
deste Rio com três sílabas
de pequenas e ágeis asas
porque na vida tudo passa.

Imperceptível é o equilíbrio
talhado pelas águas
que moldam os terrenos,
e sem que percebam
dialogam com o tempo.

Sem ter medo de olhar
para o relógio é nascido
de um sentimento
poderoso cultivado
com a potência do silêncio.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Floriu a Miltonia clowesii
no bosque atlântico,
O meu coração romântico
ergueu fortificação
para não mais se ferir
num mundo que cada um
que ter a sua interpretação;
Com a cumplicidade da poesia
e das flores fiz um fino
trato de não me perder
onde não se faz questão
de aprender na vida a ter tato.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Um casal de beija-flores
desfruta das Helicônia,
O meu coração é poema
que de ti já toma conta,
Colher oitizeiros numa cesta
de palha pernambucana,
Ver surgir o verdor absoluto
da fascinante Muirapiranga,
Sonhos pequenos e grandes
desde que sejam ao seu lado
e ter a bênção de tê-lo apaixonado.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Ave mítica da Mata Atlântica
desta nossa Pátria romântica
do coração de quem jamais
esquece ou desaparece
com os próprios símbolos;
O Mutum-do-nordeste
nas pontas das suas penas
carrega a cor das estrelas
azuis que no ar escrevem poemas
que a incivilização conspirou deter.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Minha alma e coração
de Sabiá-Laranjeira
não suportam mais tristeza,
É preciso evoluir a nossa
relação com a Natureza,
e vejo gente distribuindo
um festival de rudeza,
Ainda bem que temos
tropas dando tudo de si
por nós com dedicação e destreza,
Estou vendo o quê nunca vi:
uma enchente gigantesca
com mortos no Vale do Taquari,
um reservatório de água
que rompeu no Monte Cristo
e Chuva de granizo em Juruá,
Não consigo fingir que nada
aconteceu e que não estou
sentindo sabendo de tudo isso.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠⁠Quando Sol e cada mistério
do Hemisfério Celestial Sul
fazem a sua própria dança,
O meu coração se derrama
de amor pelos tons de turmalinas
das nossas florestas divinas
que são paraísos que brindam
com beleza e com grandeza
a perpetuação da vida
no chão da nossa Pátria,
e assim faço com que
se cumpra a inspiração
para que com amor e paixão
entregue um poema
que chegue na sua pulsação.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠O meu coração já foi
partido em milhões de pedaços,
E estes pedaços que foram confundidos com cacos,
Na verdade detinham as cores próximas das andaluzitas
que cobri a minha estrada,
Quando pensaram que
eu não era de nada,
foi aí que me vesti de poesia
e deixei muita gente envergonhada.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Chimarrão verdadeiro

O meu coração é feito
das cinco regiões
do meu Brasil Brasileiro,
minha Pátria de sangue,
destino e meu amor primeiro.

Eu sou poetisa do Sul,
as minhas rimas são do Sul,
a minha poesia é do Sul,
e por entre elas vive
perpétua a América do Sul.

O meu espírito e meu corpo
são feitos das cinco regiões
do meu Brasil Brasileiro
que encontram contentamento
na Craibeira que dá sombra
e a visão sublime enfeita.

Eu sou poetisa do Sul Brasileiro
que só tem o espírito saciado
com Erva-Mate Tradicional
para o meu Chimarrão bem feito
porque a qualquer hora ele é perfeito.

Em mim moram as cinco regiões
e toda minha poesia também
mora em cada uma delas
e esperando o florescer as Craibeiras,
a hora da colheita da Erva-Mate
para que o Chimarrão de verdade
jamais falte nas nossas mesas.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Chimarrão de China pobre

O gaúcho sempre teve um
coração enlaçado pelo mundo,
olhando e meditando
para o Chimarrão de China pobre
na Cuia pode ser que
o nome dele remeta a memória
do doloroso período
Imperial que foi uma época
que o povo chinês vivia
condenado a pobreza brutal,
assim esculpido na Cuia o Mate
me fez lembrar da luta sem igual.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Mais marcante a cada
instante como presença
inabalável no seu coração
porque há em nós afinação.

Amor, paixão e sedução
de todas noites em viração,
perenal estrela das estrelas
no universo dos teus afetos.

Incenso perpétuo e desejo
crescente sem regresso
do escolhido destino certo.

Das horas a cara cavalgação
que fortalece tudo ao redor
e confirmação sem hesitação.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Você toca o Tarol
como faz bater
o meu coração,
Vou na procissão
te seguindo
porque hoje vai
ser bonito e terá
Dança de São Gonçalo,
Você nasceu para ser
o meu amado e não
tenho nenhuma dúvida disso,
Agora só falta mesmo
é o destino mostrar que
é para mim que você
deve se render apaixonado
para a gente caminhar lado a lado.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Uma reação emotiva
ao atender o telefone
e ouvir uma voz capaz
de fazer o meu coração
tocar como um sublime
conservatório em gala
por fazer-me fascinada.

Com cumplicidade vamos
adiante ao que interessa
como quem passeia de bonde
desfrutando a paisagem sem pressa;
Porque um mundo novo não será
nunca mais adiado e nos espera.

Envolvidos pelo perfume
dos nossos desejos místicos,
Como invencível trindade
eu, você e o amor atlântico
sagramos o nosso romantismo.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Plantei amor

no coração de

um pássaro de

rara plumagem,

É por ele que

aguardo acima

dos séculos,

para dar

o sobrevoo

e o mergulho

no oceano

da paixão.



Mantenho

a alma

recatada

em secreto

para não

dar pistas

do nome dele,

Porque no fundo

sinto que sou

respondida

mesmo sem

estar ao lado

porque no peito

ocupo espaço.



De Alotaiba

os mais lindos

versos peguei

emprestados,

Consagrarei

os nossos mais

augustos passos;

Não buscarei

o porquê do destino

ter pregado a peça

de desejar viver

entre os nossos

futuros abraços.

Inserida por anna_flavia_schmitt

No coração da Terra,

A liberdade é solo,

No construir do poeta,

A Nação será de ouro,

No tecer do verso,

A letra que permanece,

No espargir do vento,

A esperança é turcomana,

O coração é puro,

A bênção veio da prece.



A bandeira é fortaleza,

A palavra é eterna,

Na mesa sempre farta,

A união sagra a beleza.



A filiação leonina,

O aconchego secreto,

Na poesia predita,

A Nação hoje brilha.



O encanto que nos acena,

No caminho do deserto,

O inimigo nunca terá sucesso.



O violão que nos encanta,

No universo e além dele,

Do orgulho que se sente

Morando no coração da gente.

Inserida por anna_flavia_schmitt

De que adianta ter olhos

E não ter coração?

Ter olhos e não ter coração

De nada adianta,

Porque sem coração

Não se enxerga nada.



Os versos que escrevi

E não te contei estão

- aqui -

Os poucos que escrevi

Me distraí com amores

Dos outros esperando

Tu chegares de longe.



De que adianta não ter

Os teus olhos e coração?

Não tê-los me reduziram

Ao grau máximo do nada.



Escritos com lágrimas,

Talvez não mais belos,

Versos de sangue,

Rimas com bravura

Quero viver mil vidas,

Para dizer ao mundo

Que sem o teu amor

Atinjo a [loucura].





Meus versos são tentativas,

Que talvez jamais serão

- lidas-

O nosso reencontro

Não tem previsão,

Poderá ocorrer daqui

Algum tempo ou nunca,

E não sei [onde].



Só digo mais uma coisa:

- A literatura salva da morte,

E a poesia salva da vida,

Só me resta saber se serei

Para os teus braços devolvida.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Quem dera
se ao menos
tivesse a sã
doçura manuelita
para tocar no coração
de cada Comandante
e convencer
a base da rima:

a me dar a mão,
a olhar nos
meus olhos,
resgatar
os sonhos cadetes
e comigo seguir
na pátria espiritual
da poesia
onde todos
têm a mesma
cidadania,...

Bíblia, livros,
cadernos e lápis,
Para distrair
o General
até o alvorecer
da justiça,
Para ele
é o ideal
enquanto
não houver
nenhuma
previsão de tal;

Não somente
por ele,
Mas por
quem tem
a responsabilidade
pela vida dele,
E porque sempre
há de ser ideal,...

Não só por ele,
mas por todos
que estão como
e na condição dele,

Porque acima
de todos nós é
reconhecido por
Declaração Universal,
Não quero que
me interpretem mal
e nem pensem
que é afronta ou
o coisa parecida,
Apenas versos nômades
que pedem para
resgatar a harmonia.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Estou tecendo [seriamente:

- Um plano de entrega

Para entrar no teu coração...,

E não mais sair da tua [mente];

Estou com uma vontade terna,

Que é fome de 'loba- quimera'.



Com inversão ou sem,

Quero você inteiro,

Do jeito que você vem,

Quero você [faceiro].



Estou desenhando [preliminarmente:

- Uma rota de sensualidade

Para romper com a castidade..,

E não mais aderir aos protocolos;

Estou com uma vontade imensa

De fazer parte dos teus [sonhos].



Com santificada carícia,

Quero você bem

Do jeito da malícia,

Que desliza [urgente].



Estou costurando no silêncio das horas:

- Para que tu venhas sem demoras

Rompendo auroras e poentes,

Trazendo estrelas [para mim],

Teus meneios serão presentes,

Um florescimento em meu jardim.

Inserida por anna_flavia_schmitt