Textos que Descreva a Si Própria

Cerca de 5401 textos que Descreva a Si Própria

"O coração tem razões que a própria razão desconhece..."
Sábias palavras...
Mas... Quais serão essas razões?
Certamente, o coração as tem...
Vamos tentar descobri-las...
Osculos e amplexos,
Marcial

AS ESTRANHAS RAZÕES DO CORAÇÃO
Marcial Salaverry

Tentando descobrir quais podem eventualmente ser essas razões, e corroborando essa afirmativa, recentemente ouvi uma frase muito interessante, creio que seja de L'Inconnu, e é plena de sabedoria, senão vejamos... "O coração tem razões que a própria razão desconhece..."

Creio que todos já a leram ou dela ouviram falar, e de fato, encerra uma grande verdade, pois o coração costuma pregar peças inesperadas, criando algumas situações meio inusitadas, quando sem mais aquela resolve se apaixonar de maneira digamos, inadequada, e isso pode acontecer em diversas épocas de nossa vida, pois essas estranhas razões do coração sempre podem preger-nos uma peça.

Por exemplo, quando estamos nos bancos escolares, e resolvemos nos apaixonar por uma professora (ou professor, claro). Fica aquela situação meio esquerda, com suspiros pra tudo quanto é lado. E quando a professora percebe que aquele moleque está apaixonado por ela, muitas vezes não sabe o que fazer, e então, tenta explicar para o garoto que as coisas não são bem assim, e tenta explicar que em francês, “je t’aime” pode significar “eu gosto de você”, sem ser uma declaração de amor, muito pelo contrário, pode indicar o carinho de uma amizade.

Mas não é fácil fazer um garoto cheio de idéias de jerico na cabeça entender isso. E é uma baita frustração, podem ter certeza.
Mais para adiante, na adolescência, muitas vezes nos julgamos apaixonados. E isso segue pela vida afora. Tanto podemos viver um amor permanente, ou diversos amores ocasionais. Sempre a reação será a mesma. O coração bate mais forte, as pernas tremem, e muitas vezes as palavras não saem como queremos. E é uma delicia quando acertamos na Loteria do Amor, e encontramos reciprocidade em nosso amor.

Mas se nos apaixonamos pela pessoa errada, a tal da razão entra em atrito com o coração e tudo se complica, pois a gtande verdade nos mostra que o coração nunca sabe se vai haver reciprocidade no amor. Ele é meio burrinho, e se deixa dominar pelas emoções, nunca escutando a implicante da razão, que tenta mostrar que estamos entrando em fria. E se entramos de cabeça, o resultado será levar um gol no último minuto da prorrogação... Mas também, muitas vezes a razão se engana, e acabamos por não viver um grande amor porque a ouvimos, e não demos bola para o coração.

Eis aí o grande conflito. Se corre o bicho pega, e se para, o bicho come... O que ouvir? O coração, ou a razão? É hora de tentar usar um negocinho chamado discernimento, e analisar bem a situação, nunca esquecendo de que não existem parâmetros a serem seguidos, pois cada caso é um caso, e não é porque um amor não deu certo, que nunca mais nenhum outro dará.

E assim, nas questões de amor, temos que usar o meio termo. Seguir o coração, mas com a sintonia ligada na razão, para contrabalançar os efeitos, vivendo o amor, sem contudo, se entregar às loucuras da paixão. Sabendo observar os limites que poderão nos fazer sair fora da racionalidade, e sabendo nos manter no rumo, sem perder o prumo, nunca esquecendo de que, para um amor ser vivido em plenitude, é preciso que haja reciprocidade. Um amor unilateral nunca dá certo. E é justamente para entender essa diferença, que temos que ouvir a razão, o que ela tenta esclarecer para o coração, que é quando precisa ser ouvido e entendido.

Bem crianças, para digerir melhor esse problema, nada melhor do que UM LINDO DIA, que poderá ser bem aproveitado com um acordo de paz firmado entre o coração e a razão, pois nem sempre o coração tem razão quando não ouve a razão, e segue suas estranhas razões...

Inserida por Marcial1Salaverry

⁠"Merece"

Sem vontade própria ou específica.
Na carência de uma sentença
entre carisma ou morte.
De repente.
Imprudente e nem um pouco vigente.
Nada sente.
Somente a semente de ser quem não cresce
nem floresce.
Só descreve e não ouve suas preces.
Você nem merece
somente repete aquilo que te apetece
e nem isso ao certo descreve.

Inserida por Poetadecopo

⁠quando você pensa que é forte , você se vê fraco, quando você pensa que vai conseguir a sua própria mente é sua inimiga a sua cabeça para e seu corpo sente sente dor,sente desespero, sente tristeza.
Uma tristeza que não tem fim que te aperta como, um punho apertado seu peito.
Tristeza não é bonita , tristeza não é romântico, tristeza é apenas tortura.

Inserida por adrianodesouza1506

⁠Somos as razões das nossas própria tristezas.
A tristeza não vem do sol, da Lua,do vento, dos pássaros, das flores, dos rios , dos animais...Não, a tristeza é causada por nós mesmos.
Se praticássemos mais o amor, a empatia, soubéssemos ouvir uns ao outros, com certeza momentos tristes seriam bem menores.
Muita Luz. PAZ E BEM!

Inserida por rivaldoRribeiro

⁠Quantas oportunidade eu já não perdi, por não querer prejudicar as pessoas, e a própria pessoa me prejudicou em seguida, sabe o que fiz?
Entreguei a DEUS, pois aonde eu não ganhar com honestidade e fazendo o bem, eu não quero ganhar com desonestidade e maldades
Pois quem com ferro feri, com ferro será ferido.

Inserida por Jhoe

#RUMO

Rompendo a aurora...
Da própria loucura...
Nesse mundo louco...
Todo cuidado é bem pouco...

Para que os desequilibrados...
Não abalem a minha fé...
Quem é da Verdade...
E quem não é...

Os homens podem falar...
Os homens podem sonhar...
Mas somente os anjos podem voar...

Não viva em um paraíso perdido...
Não seja um "vencedor" iludido...

Se há quem lhe quer bem...
Essa é a coisa mais pura que você tem...
O que se leva dessa vida...
É o que se vive...
É o que se faz...
Importante é estar em paz...

Sandro Paschoal Nogueira

facebook.com/conservatoria.poemas

⁠ Pintor do Amor
Aquele que pintava paredes,
Hoje pinta sua própria história,
Realiza sonhos talvez impossíveis,
Escrevendo sua trajetória.

Moço trabalhador,um perfeito artista,
No amor é terno apaixonante
Colore sua vida com todas as tintas,
Uma verdadeira arte.

Seu sorriso é tão lindo quanto sua alma;
Faz tudo o que está em seu alcance
Para satisfazer sua amada
Fazendo com que esse amor sempre avance.

Eu quero ter você pra mim
O pintor que com sentimentos,coloriu meu coração
E encheu de magia onde só havia solidão.

Continuaremos sempre juntos
Misturando nossos gostos
pintando nossas próprias obras
Com ambas assinaturas.

Ps: tua nega.

Inserida por Cristianomilleny

⁠Sou fã de quem cuida da própria vida. Nada mais triste que gente rabugenta apontando erros alheios sem nunca enxergar os seus. Pessoas assim deveriam aprender mais sobre reflexo condicionado porque chega um dia em que, de tanto ver podridão em tudo e em todos, acabam elas mesmas virando lixão a céu aberto.
Paz, leveza e alegria, porque ver o bem faz bem!

Inserida por LoriDamm

⁠... próprio

Um aspecto de nossos tempos é a felicidade própria, ou o tal do amor próprio.

A palavra próprio enfeitiça pq nos remete a um individualismo tão marcante nestes dias onde vence a batalha, ou o debate quem descarta, cancela ou se recusa a ouvir.
E como tudo é muito "próprio", o outro se torna um incômodo que não me é próprio, e que não desejo ouvir.

Próprio mesmo é a solidão que se tornou a companhia preferida daqueles que cancelam e silenciam a voz do outro.

Amar é ter coragem, ser ousado e revolucionário frente a tantos muros emocionais e físicos tão próprios que construímos ao nosso redor.

A liquidez de curtidas, selfies e seguidores deveria ter o contraponto do sólido e revolucionário propósito de amar não as coisas próprias, não as cogitações próprias, mas a singularidade que o outro representa.
Alex Rich

Inserida por alex_rich

⁠EM NOME DO AMOR
By Harley Kernner
.
.
Será que o beijo tem voz?
Ou será que ele é a própria boca,
que atraí os corações, e escreve
com a língua no silêncio das
trocas de salivas palavras de
desejos que só o coração entende?
.
Eu só sei que o beijo na boca,
é o momento mais emocionante
que mexe com todo o nosso corpo,
neutraliza a alma, e nos faz
percebermos que somos carnais,
apaixonados, e as vezes nos tornamos
irresponsáveis legais em nome do "AMOR" !!
.
BOM DIA!
.
.

Inserida por HarleyKernner_

⁠CONSULTE SUA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA
Na minha humildade eu nunca tento ser diferente de nada
e nem de ninguém, é que muitas vezes, simplesmente, não consigo me distinguir com as situações que me envolvem. Serei, quase sempre, aquele que se identifica comigo mesmo, dependendo apenas de mim para aperfeiçoar e melhorar.
Nunca associo ninguém ás minhas vitórias ou derrotas, pois elas só acontecerão pelas minhas próprias escolhas. Não, a vida não é apenas um sopro, mas sim portadora do conteúdo que nós a abastecermos, e chega a ser eterna se soubermos aproveitar todas as oportunidades oferecidas. Porém sem conteúdo, nunca deixe para viver apenas amanhã, poderá ser tarde demais. Não precisamos nem procurar A felicidade, pois ela poderá ser construída às margens daquele caminho que escolhemos percorrer, projetado com critérios baseados em nossos próprios valores adquiridos. Às vezes tenho que dar uma pausa no meu ritmo para adaptar uma extensão às minhas asas, pois com sonhos tão grandes, elas não serão suficientes para alcança-los todos. Porém nestes sonhos, nunca incluo riquezas terrenas, estes são limitados, priorizo apenas aqueles que se perderão comigo em companhia do criador, pela eternidade afora. Riqueza legítima é o conchego do calor de nossa família, e o merecimento conseguido aqui, para a eternidade com ele. Se constituirmos uma família numa descendência casual, não será somente o acaso que a fará permanecer serena e intacta. Se trouxer em seu coração a virtude do amor e a fé para vencer, pouca coisa te restará para a conquista de sua felicidade. Nossa vida é um eterno aprendizado a caminho da evolução. Nada acontece por acaso, se estamos aprendendo hoje, como alunos, nas dificuldades, amanhã seremos os professores.
(teorilang)

Inserida por ivan_teorilang

⁠Nasci pobre, fui herói, sempre com a minha própria companhia e com muitas dificuldades me situo de pé;
Busco o meu contraponto nas extremidades da paisagem... Para que eu entenda a beleza a mim presenteada;
Ser ou não ser feio es a questão... No meu estandarte anúncio o meu amor pelo disforme;
Sou bárbaro em uma geração sem amor próprio, sem rostos pela vergonha que vacilam à beira da loucura ou às margens da culpa que arde na durabilidade do prazer mórbido, na busca de uma vida financeira adequada;
Sou uma doçura com conivência ao tempo, mas dolorosamente com um mínimo de respeito ao sacrifício alheio;

Inserida por JULIOAUKAY

⁠Criar uma essência própria, fundamentada na mais pura liberdade, é o propósito de vida mais encantador segundo Simone de Beauvoir! Quando você sobrepujas o nível material, no momento em que nada mais te define ou situação nenhuma te sujeite, você sentira a real liberdade e consequentemente irá se deparar com um novo conceito de felicidade, que vai além do estar ou possuir.
São tempos dificultosos para quem é Diógenes e, tornam-se dias duvidosos pra quem é Hamlet, mas são tempos de absorver o que há de melhor em cada distúrbio como fez Van Gogh.

Inserida por cristianapoloo

⁠A Onda do mar não é aleatória e nem tem vida própria.

A Onda do mar é como são os fatos "bons e ruins" da nossa vida que nos atingem por vezes com força, por vezes menos intensos.
Às vezes rapidamente, às vezes devagar.

Mas ela, a Onda, depende do vento, como os Fatos dependem das "causas" que fazemos.

Tal qual a Onda é parte do mar, os fatos "bons ou ruins" são parte da Vida.

Inserida por drcesar

⁠Netos,
que coisa mais linda
que Deus pode nos dar!
Eles são estrelinhas
que brilham com luz própria
que brilham além céu,
que brilham além mar.
Eles são a saudade
dos nossos filhos pequenos
e do que foi embora.
Eles são mais do que são:
pureza, amor , alegria
e a esperança que nos alimenta
nesta pandemia.
Netos...

Inserida por DelvaBrito

Mães e filhas... Sempre uma estranha relação...
Por razões que a própria razão desconhece, nem
sempre se entendem bem... Por que será?
Osculos e amplexos,
Marcial

MÃES E FILHAS NEM SEMPRE SE ENTENDEM
Marcial Salaverry

É meio complicado abordar este tema, pois nunca alguém conseguiu explicar o porque dos desentendimentos que quase sempre ocorrem entre mães e filhas. Acontece que por vezes as mães se esquecem que já foram filhas, e estas ainda não sabem o que é ser mãe, e assim começa a origem do problema, pois as mães se esquecem de todas as dificuldades de relacionamento que viveram. E as filhas sequer imaginam que ainda vão viver tudo isso. E apenas um diálogo saudável e sincero pode esclarecer as coisas para os dois lados...

É preciso levar em conta que para as mães, as filhas nunca crescem. São sempre aquelas menininhas que sempre pediam para que a mamãe resolvesse seus problemas. E as filhas sempre já se consideram lidimas donas de seus narizes.
Quando crianças, as meninas sempre vêem as mães como suas "ídolas". Espelham-se nelas para tudo. E as mães acham que será por toda vida assim, e então as mães se acostumam a ser requisitadas para tudo. Qualquer dúvida, a mamãe esclarece. Para qualquer problema, consulta-se a mamãe, que tudo sabe, tudo resolve, só que a mamãe se esqueceu de passar a sua menininha "dentro da asa do tacho", e ela, infelizmente cresce. Vira adolescente, e então começam os problemas.

Logicamente a ex-menininha começa a ter idéias próprias, começa a ter suas amizades, a conversar com pessoas com outras idéias, e começa a fugir da "proteção materna", ainda mais com o advento das tais "redes sociais", onde pululam conceitos e preconceitos nem sempre saudáveis... Acontece que por vezdes as mães relutam em acreditar que a menina não é mais uma menina. Está saindo de dentro do ovo, e não quer mais aceitar as idéias agora ditas "ultrapassadas", e que até pouco tempo atrás eram verdades absolutas. Claro que a mãe se recusa a aceitar essa mudança, e assim começam as primeiras crises domiciliares, e a situação pode se agravar com o aparecimento do pior inimigo das mães. Aquele monstro perigoso chamado "namorado", que marca o limite de território, e é assim que a guerra está declarada. A ex-menina não quer mais aceitar a ingerência materna, que por sua vez não aceita o "narizinho empinado dessa fedelha" .

A situação não precisa chegar a esse ponto que, felizmente não é mais tão comum, e para tanto, basta que, ao notar que a menina está crescendo, a mãe comece a dialogar cada vez mais com ela. Ao invés de ser a "toda poderosa que tudo sabe e manda", ela deve começar a ser a amiga da filha. Aquela a quem a menina pode fazer confidências, que sempre está pronta para ouvi-la e trocar idéias e informações. Principalmente informações, e que mostra começar a aceitar suas idéias e novos ideais, e isso se consegue através de diálogo, troca de idéias. É preciso conhecer-se o que começa a passar por aquela cabecinha, já não tão oca, há que se entender que ela tem necessidade de novas amizades, conhecer outras coisas. Só com a troca de idéias pode se evitar muitos problemas...

Transformando-se numa aliada da garota, passando a ser sua amiga, trocando confidências, evitam-se muitos desentendimentos.
Então, a coisa não é tão feia assim. E se por acaso a situação estiver deteriorada, o melhor a fazer é procurar um diálogo. Nunca é tarde para que se inicie a trégua, e assim descobrir o ponto de desentendimento, sendo necessário entender que as coisas não se resolvem através de imposições, nem do famoso "eu sei o que é bom para você". E onde fica o livre arbítrio? Muita conversa, gente, ainda é um bom remédio.

Bem, a verdade é que não sou mãe e nem filha, mas fui um observador atento de muitos casos semelhantes ao que foi acima dito, e com resultados os mais diversos. E por causa da falta de um bom diálogo, muitas mamães foram precocemente promovidas a vovós, para não falar de outros problemas muito mais sérios, que podem acontecer por falta de um diálogo esclarecedor, de muito carinho e compreensão...
Sem duvida alguma, os melhores resultados foram conseguidos com a palavrinha mágica: DIÁLOGO.

Então, dialogando bastante, espero que tenhamos UM LINDO DIA, não sòmente no Dia dos Mães, mas igualmente nos 364 outros dias do ano...

Inserida por Marcial1Salaverry


Cada um é herói de sua própria história. Cada um é feito flecha polida e pronta para ser lançada pelas mãos do Arqueiro.
A luta é diária, é pontuada de vitórias e só vence quem aceita a batalha e não desiste.
Deus honrará a sua fé e os seus esforços em suas lutas.
Muitas bênçãos nessa semana que vem chegando.

Inserida por CandidaMoraes

⁠NESSE MOMENTO:

Nesse momento eu sinto raiva
Nesse momento eu me sinto presa em minha própria angustia
Nesse momento eu me sinto vulnerável
Nesse momento eu me sinto frágil
Nesse momento eu me sinto inútil
Nesse momento eu só quero gritar
Nesse momento eu só quero ser feliz
Nesse momento eu só quero partir
Nesse momento eu quero tudo isso acabe
Nesse momento eu só quero ser eu...

Inserida por melissa_pastana

⁠As estórias que de ti na história da tua própria família um dia ficarão/falarão/dirão…

Tem cuidado com TODOS os teus actos;
por estórias que em ela irás deixar;
pois nada mais do que isso irá sobrar;
desse teu ser, que não sejam tais factos!

Pois todos deixamos nela quem fomos;
daí tão ficarmos na dela história;
nas estórias deixadas na memória;
de quem melhor que nós, tão vê quem somos.

A ti pai que abandonas tua esposa;
ou a ti mãe que abandonas teu marido;
tal como a os MENINOS, só por vós feitos!

Deixareis lá gravado o quão tinhosa;
vossa pessoa foi, em tão ter ferido;
esses seres tão só por vós eleitos.

Oxalá tais jamais herdem defeitos;
pois ninguém tem culpa de ter nascido;
por isso, deixa em tais; de ti gostosa!

Inserida por manuel_santos_1



Você tem a chave, apenas você verá quem pode entrar ou sair ...
Cada ser tem sua própria chave.
Olhar para a chave dos outros não é solução... apenas consolo.
Como posso olhar, sempre tem alguém te olhando também.
Se a segure dos sentimentos vitais .
Alivie sua alma. Tire um tempo pra isso.

Inserida por anamariasouza