Textos que Descreva a Si Própria
Embora a vida não tenha nenhum sentido intrínseco, pois é você que cria o sentido para a sua própria vida. Ela tem um fluxo natural que é levar você de volta a você: ao seu verdadeiro Eu, e isso irá acontecer de qualquer forma independente do caminho que escolher o certo ou o que julga errado, o do bem ou do mal, pelo mais curto ou mais longo, pelo amor ou pela dor, pois a dualidade o mundo manifesto é uma ilusão-maya e caminhamos sempre ao despertar! O nada a unidade que você já é e sempre será.
A vida tem me mostrado por experiência própria que nunca se deve esperar nada de ninguém. As pessoas têm atitudes surpreendentes, não pense em reconhecimento ou gratidão por algo que faça, ajude porque fazer o bem é a única maneira de se imunizar contra o mal. A decepção vem pelo fato de expectar muito dos outros e poucos têm muito a oferecer, na maioria das vezes quase nada. Não faça nada pensando em retribuição por parte do beneficiado, deixe que a vida retornará na hora certa de acordo com seu merecimento! Lei do retorno, lembra? Pois é, ninguém foge dela!!
O ciúme supõe você bastar pro outro em tudo. Ter ciúme até de sua própria sombra, do sol que lhe "alumia". Outro dia vi aqui na TV o padrasto que matou o enteado com ciúme da companheira, mãe do outro, de caso pensado, um crime premeditado, numa emboscada. Mas, que tinha uma coisa a ver com a outra, cada um no seu quadrado, recebendo amor, atenções especificas, um era companheiro, o outro era filho, vá entender? Não é pra entender mesmo, não. Tem também ciúme de um irmão com o outro, do bicho de estimação, etc. Mas, ai, dirão, ciúme doentio, se bem dosado... Como se tivesse vários tipos de ciúmes, como se emoção fosse fácil de controlar, tivesse uma torneirinha pra fechar e abrir, viesse feito colírio em conta-gotas, cachorro amarrado que só pode ir até aonde a corrente alcança. Ciúme reclama exclusividade, toda atenção do outro, ser os outros, o suficiente em tudo, antes de tudo, único, dominar todos os assuntos, não ter par nesse mundo como o ar na hora de respirar, a água na hora da sede. Supor que você não precisa de mais ninguém, ser seu tudo, em tudo lhe bastar, ser pleno, onipresente, encaixar perfeitamente como na bandeja o ovo. Há quem reclame de excesso de ciúmes, sinta-se sufocado e, noutra ocasião, cobrar mais atenção, resmungar de indiferença, sentir-se carente. Complicado.
A liberdade dos governados consiste em pautar a própria existência em uma norma permanente, comum a cada membro daquela sociedade, proclamada como tal pelo Poder Legislativo; liberdade de seguir minha própria vontade em todas as situações não prescritas pela norma e de não se estar sujeito à vontade inconstante, incerta e arbitrária de outro homem.
O que mais aflige o ser humano é estar só, fora de sintonia com sua própria espécie, com o mundo natural e em desacordo com sua própria natureza, tentando se adaptar ao que o mundo lhe exige e que na verdade é o oposto do seu desejo. O sistema quer produção, consumo... Devemos abrir mão, ou nos desapegarmos dos bens materiais e investir nossas energias nas relações humanas, simplesmente porque precisamos uns dos outros. Já nos industrializamos e criamos tecnologias, a evolução do Ter já foi; agora é hora da verdadeira e definitiva evolução, a evolução do Ser.
"Nesses dias de hoje, a gente se sente meio que abandonado, jogados à mercê da própria sorte; como se todos fossemos estranhos, convivêssemos com inimigos o tempo todo . A verdade é que ninguém se preocupa tanto com ninguém, se você estiver bem, é o que lhe basta; os outros que se danem. A vida do outro não lhe diz respeito, e assim a sua vida vai seguindo, e os outros....bem, quem são os outros mesmo? Quem é você pra se preocupar com o outro? Você não é Deus, então pra que tentar fazer algo né? Esse é o pensamento da maioria das pessoas, por isso o mundo está como está. Se a gente desse mais a mão e abrisse menos a boca pra falar mal do outro, o mundo seria bem melhor do que o mundo que a gente vê hoje em dia. Andemos no meio da multidão, mas não sejamos estranhos com todo mundo, vamos dar abertura para alguém, vamos tentar conhecer as pessoas antes de criticar, antes que seja tarde, e o individualismo geral tome conta do mundo, e comecemos a abandonar até a própria família, em busca de um mundo que só dê vantagens à você mesmo.
A capacidade de encantar é própria do mundo da criança: Encanta-se com um pássaro, com um vaga-lume… até com um inseto!!! E no encantamento ela desliga-se de tudo mais, pois tudo parece sem sentido senão aquilo pelo qual se encantou. Assim também deveríamos nos encantar pela magia da vida, pela beleza da natureza, pela amizade, pelo amor…
Eu só quero a liberdade da minha própria instabilidade, e isso nem chega a ser um defeito mas te deixa inseguro por ser socialmente inaceitável que alguém seja tão livre ao ponto de não precisar ser aceito pra tentar ser feliz, porque é isso que a gente faz, a gente tenta. A felicidade é algo que a gente tenta, mas muita pouca gente consegue.
"A decisão de contar a própria história atesta uma nova maneira de ser um homem diante dos outros, diante do mundo e diante de Deus. Não se trata somente de contar em estilo de crônica, mas de se resgatar, e mesmo, de se reconstituir. A descoberta de um novo continente – o eu e suas diversas províncias – não manifesta somente uma realidade latente que se encontrava lá, em espera. A nova via de aproximação institui um objeto novo; ela aparece com uma tarefa de retificação, assim como a confissão, ato sacramental que não é somente um dizer, mas um ser em um fazer: uma transfiguração da existência na paz encontrada consigo mesmo, com os outros e com Deus."
Nossa, deve ser ótimo ser homem. Ser aplaudido só por aparecer e tentar. Por cuidar da sua própria filha de vez em quando. Por esvaziar a lava-louça uma vez por semana porque eu estou fazendo do jeito errado. Você acha que estou evitando responsabilidades, mas não é verdade. Só estou tentando ser perfeita a cada segundo.
A gente tem que nos revestir todos os dias com o nosso próprio amor, com a nossa própria coragem, com a nossa própria energia. Todos os dias temos que pensar positivo e correr atrás dos nossos sonhos. “Matar” um, dois, três... leões. Todos os dias a gente pode sim dar mais um passo, subir mais um degrau.
A vida não é muito diferente do cinema. Cada cena tem sua própria música, e a música é criada para a cena, entrelaçada a ela de formas que não conseguimos compreender. Não importa o quanto a gente ame a música de um dia passado ou o quanto imaginemos a música do futuro, precisamos dançar a música de hoje, ou sempre estaremos fora do ritmo, trocando os passos em uma dança que não combina com o momento.
Sem Deus não somos nada. Caminhar segundo a carne é seguir em direção a própria ruína. O que para o mundo é loucura para Jesus é vida, redenção, salvação e amor. Quando olhamos para nossas limitações, para aquilo que outros dizem a nosso respeito corremos o risco de perdermos a vida. O que realmente importa é se deixar guiar pela vontade do Senhor, agindo em obediência a Palavra e aceitando o projeto a nós confiado. A verdadeira felicidade consiste em viver na presença de Deus. Os clamores dados com fé e amor chegam ao Céu e retornam em forma de bênçãos.
Não existe atenção que não seja animada por uma intenção, que é ela própria mediadora entre atenção e o amor. E dispomos de nossa atenção como dispomos de nossa vontade; mas a verdade nos responde como bem entende, e não como desejamos: é que olhar depende de nós; ver, não. Sucede que apenas olhar é escolher, é amar: e como a luz não se ofereceria àquele que a procura e que, ao procurá-la, a ama e, ao amá-la, já possui? Existe um ponto onde o olhar atento e o raio que o ilumina se fundem e não constituem senão algo uno.
Quer saber!? O que faz da vida perfeita, é a própria imperfeição. Já dizia Drummond, que ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade. Talvez por não haver sofrimento, talvez por estar trancado em seu quarto num dia frio e cinzento, e se sentindo só, disse ser feliz por não ter o que refletir, talvez não, talvez sim, talvez. A cada dia me convenço de que o mundo pertence a quem se atreve, a ousadia, a quem arrisca.. afinal, a vida é muito para ser insignificante. E talvez por isso, Millôr conceitua que a vida começa quando a gente compreende que ela não dura muito. E talvez quando Chaplin disse que necessitamos mais de humildade, que de máquinas, mais de bondade, que de inteligência, mais de sentimento, que de razão, a ênfase logo vem, e daí a conclusão, o que leva a vida a ser perfeita é toda essa imperfeição.
São corredores da morte. São condenados que carregam a sentença cravada no próprio corpo, na própria carne. Na face, nos pulmões, no fígado, no pâncreas, na próstata, nas pernas, nos braços, enfim, onde o veredicto imposto pela cruel e desumana caneta da vida consegue alcançar. São olhos marejados que se perdem no espaço e, em silêncio, fazem perguntas, a maioria delas, sem respostas. Será culpa minha? Será um castigo? Será que sobrevivo? Será...Será...Será...E dor...Dor que faz questionar a própria essência, caráter...Os anjos? Os anjos são aqueles que acompanham os condenados por entre os corredores da morte...São aqueles que já conseguiram remissão se foram mesmo expulsos do céu pelo Criador...São aqueles para os quais não existe mais pecado, simplesmente por serem anjos...Anjos em momento de dor...Para estes e para os condenados, a vida não é somente vida, é presente, é perdão, é amor...E o Criador, por amor, desenha e redesenha o destino dos condenados...Somente por amor...
viver é escrever a própria história sem retorno no tempo, sem apagar nem acrescentar o que passou. Somos personagens de uma história sem cortes, corremos os riscos das surpresas de cada cena, revivemos, superamos, caímos, sorrimos e choramos vivendo dentro de uma peça que se desenvolve, até as cortinas se fecharem e despertarmos verdadeiramente.
O amor humano autêntico é uma entrega total da própria pessoa: alma, coração, corpo, toda a própria vida, presente e futuro. Quando duas pessoas se amam, sabem que vão compartilhar toda a sua vida. O casal é isto: um com uma para sempre, em tudo, para terminar nos filhos. Já não são dois, mas uma só carne e uma só vida. Antes eram duas vidas independentes que, de vez em quando, coincidiam. Agora estão intimamente ligados, a vida de um é inseparável da do outro. Até nas coisas mais concretas.
Antes de julgar, reflita em sua propria vida, por quando deixamos de refletir e analisar a nos mesmos, deixamos para tras algo que poderia ser aproveitado.É muito mais facil julgar os atos dos outros do que olharmos para os nossos proprios errros. As vezes nos colocamos como expectadores da vida, sendo que, toda açao tem sua reaçao, é como atirarmos uma pedra em uma vidraça, e se fossemos nós a vidraça? Imagina o transtorno que seria? As vezes é melhor calar a falar, ouvir muitas das vezes é melhor, ´pode vir algo de Deus p ti e ai?
Cada um faz a sua própria curva. Uns pecam e vão sem curva para o inferno, outros até fazem algumas curvas. Mas o que importa mesmo é que podemos construir curvas com subidas ou descidas, podemos criar caminhos com ou sem curvas para o céu. Então tome cuidado! A vida é cheia de curvas, que podem definir o seu verdadeiro destino.
