Textos que Descreva a Si Própria
Atitude é uma das qualidades essenciais em um homem. Mulher gosta é do homem que chama para si a responsabilidade, que a faz se sentir protegida e segura, que a toma nos braços de uma forma docemente forte e irresistivelmente irrecusável, que a pega porque sabe que, na verdade, já a tem e só está fazendo o que ela espera, que a segura com os braças mas a prende com e no coração, que a respeita e valoriza.
Homem de atitude não é só aquele que tem pegada forte, mas é aquele que faz dessas suas atitudes, atitudes de homem e além da pegada, meios de fazer essa mulher não querer sair de perto dele.
É esse tipo de atitude que uma mulher quer e espera do seu homem e é esse tipo de homem que todo homem deveria ser. Um homem de atitude.
Dar o melhor de si! Mas, afinal, o que é dar o melhor?
Dar o melhor de si não tem nada de anormal, tudo que fazemos, a forma como agimos, naquele determinado momento, foi o nosso melhor. Era exatamente o que tinhamos para oferecer. Não devemos conservar culpas ou arrependimentos de forma a nos paralisar. Porém, temos a obrigação de sempre buscar o aperfeiçoamento espiritual, pois este nos conduz ao melhor!
O ESPORTE NO BRASIL
Os brasileiros parecem terem fundido dentro de si mesmos o padrão da escusa como forma de se esquivar de responsabilidades. Senão vejamos:
1. Por que Cuba, um pequeno país do Caribe consegue quase o dobro de medalhas de um gigante como o Brasil nos últimos Jogos Panamericanos?
Certamente responderemos: Porque teve influência da antiga União Soviética, a qual alavancou o esporte na pequena ilha e este se desenvolveu.
Ora, sabemos que a União Soviética deixou de existir há tempos, ao passo que Cuba enfrenta um bloqueio comercial e político imposto pelos Estados Unidos que já dura décadas. Dizer que isso ou aquilo é fator preponderante faz parte da cultura brasileira. Uma má cultura. Preferimos dizer: Eles foram ajudados do que dizer: Devemos nos ajudar e sermos melhores do que eles.
Nosso esporte desde sempre recebe pouco apoio do governo. Há casos de esportistas que simplesmente recebem patrocínio da iniciativa privada. O governo depois vem com discursos inflamados, prometendo mundos e fundos que não passam de meras palavras. Quando o assunto é esporte a saga de nossos heróis se faz de luta e suor próprios. Pouca coisa o Governo Federal investe.
Em 2007 o Rio de Janeiro sediará os Jogos Panamericanos e desde já ouvimos que o Brasil pretende desbancar Cuba do segundo lugar em medalhas. Queremos ocupar um lugar que somente iremos alcançar se o governo desde já investir no esporte olímpico... e pra valer. Acreditar que milagres acontecem todos os dias é também típico do brasileiro.
Não adianta querer enganar a própria sorte. O Brasil tem todas as condições de preparar melhor os seus atletas. Se não o faz é por pura falta de vontade política. Um país com a política desregrada terá também um esporte desregrado. O que não significa dizer que Cuba tenha uma política séria, mas convenhamos... eles têm uma melhor definição esportiva dentro do próprio socialismo político. Isso só vem nos mostrar que um pouco de boa vontade de nossos parlamentares será muito bem vinda para toda a gente. O Brasil respira esporte e merece melhores condições.
Precisamos tirar da mente a idéia que esporte é somente futebol. O Brasil não pode perder o bonde da história. Acreditar que somos somente bons em futebol é crer que Cuba somente é boa em Basebol. E a realidade é outra.
A ginástica olímpica tem mostrado avanços. Pouco porém, para a grandeza do nosso país. É melhor que o Brasil mostre a sua face e acorde para a realidade que ocupa no plano mundial... ou outros países de menos expressão nos passarão a perna, como sempre tem acontecido e dando mais motivos para as afamadas e profícuas escusas tupiniquins."
Eu não sei como você esta agora. Mas sei que andou confuso e esta buscando respostas. Eu estou em situação parecida com a sua, mas, já tenho algumas decisões tomadas, apesar de não ter passado do segundo passo.
Eu sei que você se sente incompleto, e me sinto assim também. E as vezes sua insegurança faz você acreditar que não é capaz de realizar os planos que fez para si e os que ainda pretende fazer. Eu sei que não sou ainda um lugar seguro pra onde você possa voltar depois de se aventurar. Sei também que não tenho a base para a edificação de seus sonhos. Eu nem mesmo sou tudo o que você espera de mim.
Mas eu sei que posso ser muito mais do que eu posso sonhar pra mim.E tenho certeza que você é capaz de tirar todos os seus projetos do papel, e construí-los. Você é capaz de ser muito mais do que simplesmente realizado.
E você não precisa de ninguém, alem de si próprio. Você tem toda a coragem e força que você precisa dentro de si.
Mas ainda sim, eu insisto.
Eu insisto em ver suas alegrias, insisto em motivar-lhe em seu desanimo,
insisto em amortecer suas quedas, em curar suas feridas, em velar-te em seu descanso, em aconselhar-te nas suas duvidas, em guiar-te por vias escuras,
eu insisto. Insisto em estar com você, Insisto em te amar,porque ninguém pode viver só, não importa quão grande possa ser em sua solidão. Insisto porque já não posso viver sem você.
Porque cada vez que te vejo perco o ar,cada vez que me beijas, perco o chão.
E encontro-me só em teu abraço.
Quando estas longe, só sei ansiar por tua volta, e tentar amenizar o vazio que fica em mim. Tento cada dia ser melhor pra te merecer, mas as vezes você parece tão distante. E lá vou eu procurar formas de chamar sua atenção, pra amenizar meu ciúme predador.
Por que, céus, eu não posso ter um tempo decente com você??
Deus, que fiz da minha vida??
ninguém deveria ser dependente assim.
Chegar a ser ridículo que eu necessite tanto do seu cheiro, da sua pele, da sua voz…
e esses simples fatos me fazem ter certeza de você.
Eu não queria te pressionar, mas, eu simplesmente precisava te dizer como eu me sinto.
Não é tudo, é claro. Há palavras que merecem sua presença para serem pronunciadas.
Eu te amo, e preciso gritantemente de você.
Mas qualquer escolha agora é sua. E tenha certeza que não haverá desistência alguma de minha parte.
Eu estarei aqui, roendo as unhas e esperando por você,
pra quando você quiser vir.
Sexta-feira, 19 de novembro de 2010 21:43:16
Sem você
Carinhos que não tenho mais
Carícias que não sinto mais
Essa solidão que me assola
Sinto-me como em um cais
Será que viverei sempre assim
Sempre assim sem você
Assim sempre a esperar-te
A esperar-te prá que?
Pois sei que não me amas
Sei que não voltarás
E eu cá com minha solidão
Hei de me virar
Não se pode esperar o que não vem
Não se pode forçar um sentimento
Deve-se deixar fluir
Caso contrário, é só lamento
Oh! Não mais lamentações
Tentarei trilhar-me sem resquícios teus
Pois não nascemos juntos
E você. Já me disse: Adeus.
O VALOR DE UMA PESSOA
Quanto tempo levamos para descobrir o valor de uma pessoa, o quanto ela significa para nossa vida, a falta que ela ira nos fazer?
No decorrer de nossa vida sempre irá aparecer pessoas especiais, talvez de um jeito bem discreto que nem nos damos conta de sua importância, até o momento de sua partida.
São pessoas que não pedem nada em troca de sua amizade, de seu apoio incondicional, do seu amor, pessoas que agem discretamente, porém, estão sempre presentes.
Na hora do tropeço nos ajudam a levantar, das tristezas nos confortam e nas alegrias comemoram conosco.
Pessoas assim são únicas em nossa vida.
Elas nos fazem compreender a realidade, nos deixam sonhar mas, exigem que tenhamos os pés nos chão.
Quando um projeto não da certo nos ajudam a reconstruí-lo, e quando saímos vitoriosos são as primeiras pessoas a aplaudir nosso sucesso.
Valoriza-las é a melhor recompensa que teremos, conserva-las é a maior vitória que iremos conquistar.
Essas pessoas, são anjos em nossa vida, que chamamos de
AMIGOS
Significantes e significados
A palavra, ínfima que seja, traz em si um legado próprio de significados.
Olhos, mente, alma, coração, ouvidos... em mim mesma, pedaços de mim, cada um faz uma leitura íntima de seu traçado delineado no tear da vida...
Escrita, lida, dita...ou não...
Estava ali, tão próxima ao toque suave das pontas dos meu dedos trêmulos... agora não está mais.
Onde está você, ó palavra da minha vida?
Minha alma anseia fortemente que, tudo da palavra sofregamente absorvida, esgueire-se pelos seus cantos perfumados e, mornamente, preencha de modo eterno e único os seus espaços.. .
Estranhamente, a palavra está no seu lugar conquistado...mas cega estou frente à ela...mesmo que eu saiba e com olhos seculares e mortais a divise entre dunas de finíssimas areias brancas, meu olhos imortais, os d'alma, não a enxergam...
Escuto, talvez seus grunhidos surdos sob a escuridão da ausência...mas não consigo decifrar os acordes da sua estranha voz...
Afastei, timidamente, com emocionadas mãos calejadas, o véu viscoso que me separava da compreensão... e mesmo assim, não a vejo, não a sinto...sequer a escuto mais...
Teve significado? Ou foi significante?
O tempo dirá... não sei se o tempo me faz ou eu o faço...mas ele me dirá...
(Anna Kareninna)
O servo de si e o Rei do povo
Você tem a coroa, a vestimenta real e todos te chamam de rei.
O jogo é na sua mesa majestade, mas ele está longe de ser seu.
Você nem conhece as terras que diz ter conquistado, nem o povo que nelas habitam.
Enquanto o banquete é servido no palácio, há uma espada que defende o “teu povo”,
há uma mão que socorre o necessitado, há um ombro que recolhe as lágrimas.
É este que não tem nome, que não é visto, é este que quando chega o coração nos diz:
Aí está nosso verdadeiro rei.
A Ótica da Ética
Por Newton Dias Lourenço
*O ser humano vivencia a si mesmo, seus pensamentos como algo separado do resto do universo que o cerca - uma espécie de ilusão de ótica de sua consciência, moldado pela cultura. E essa ilusão é um tipo de prisão que nos restringe a nossos desejos pessoais, conceitos e ao afeto por pessoas mais próximas. Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão, ampliando nosso círculo de compaixão, para que ele abranja todos os seres vivos e a natureza em sua beleza. Poderá ser que ninguém consiga atingir plenamente esse objetivo, mas lutar pela sua realização já é por si só parte de nossa liberação e o alicerce de nossa segurança interior*
Albert Einstein
Ótica [Do gr. optiké, pelo lat. tard. optice] S.f. Parte da Física que investiga os fenômenos de produção, transmissão e detecção de radiação eletromagnética de comprimento de onda compreendido aproximadamente entre 10Å e 1 mm.
Ética [Do lat. ethica < gr. ethiké.] S.f. Filos. Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto. [Cf. bem (1) e moral (1).] .
Ética é uma parte da Filosofia que busca refletir sobre o comportamento humano, sob o ponto de vista das noções do bem e do mal, do justo e injusto. Sob a ótica da ética elaboramos princípios de vida capazes de nos orientar para uma ação moralmente correta. Sob a ótica da ética refletimos sobre os sistemas morais elaborados pelos homens.
O que devo fazer para ser justo? Quais os valores que devo escolher para guiar minha vida? Há uma hierarquia de valores que deve ser seguida? Que tipo de ser humano devo ser nas minhas relações comigo mesmo, com meus semelhantes e com a natureza? Que tipo de atitude devo praticar como pessoa e como cidadão?
O emprego das definições etimológicas e nossos questionamentos depreendem demarcar a maneira de como nós conduzimos nossas vidas e de como devemos conduzir nossas vidas.
Temos um começo! O começo pelos Princípios e a nossa permanente lealdade. Aprendemos e ensinamos. É o nosso oficio para fortalecer o caráter e o próprio senso crítico, na interação entre a reflexão interior e a ação exterior, para a fortificação dos valores intrínsecos dos indivíduos.
Revendo os dogmas, arquétipos e hábitos culturais arraigados no nosso dia-a-dia, que não se combinam com a nossa ansiedade por dignidade e moralidade, que nos envolvem - a nossa Sociedade envolvida, poderemos romper com este paradigma e paradoxo em que vivemos, onde se fala de ética e solidariedade de forma tão gratuita e leviana, pois o que assistimos prevalecer ainda é a Lei do mais esperto e da vantagem em tudo. Leve vantagem em tudo, você também! Certo?
Devemos mudar. Podemos mudar. Então comecemos no nosso universo profissional; aprendendo e ensinando; continuemos a mudar no seio de nossas famílias; popularizemos nas nossas rodas de amigos.
Mas com Princípios:
o princípio de melhorar a qualidade de vida do ser humano e a saúde do meio ambiente;
o princípio em considerar todos iguais, de ser solidário com cada um que lhe procure;
o princípio de trabalhar para superar as desigualdades de qualquer natureza seja cultural, social, psicológica ou fisica;
o princípio de ser ético, competente no que faz - conhecimento, habilidade e atitude;
o princípio do respeito e companheirismo com quem trabalha, parceiro de quem lhe procura;
o princípio da honestidade e do equilíbrio em relação a si próprio e ao seu próximo;
o princípio de que se utilizara o "cientismo" e a tecnologia para o seu próprio bem e para o bem de todos, independente de quaisquer outros valores; e
o princípio do cuidado em tudo o que se faz.
Leiam, releiam, conheçam e exercitem as normas éticas que regem nossas vidas. Reavaliem as suas idéias éticas em relação ao exercício profissional. Deve ser uma constante. Reavaliar é evoluir, é evoluir o ser, é evoluir o saber, é evoluir o fazer.
Não realize ou mantenha desajustes por pura vaidade, gratuitamente, que acarretem dificuldades, frustrações, perdas, dores, medos, desesperanças e que minem o trabalho individual ou coletivo. É descontinuar um profissional, um cidadão, um indivíduo, uma instituição. Há uma grande necessidade de diálogo e entendimento.
*Não temos cuidado; nós somos cuidado. Sem cuidado, deixamos de ser humanos*
*Tudo que existe e vive precisa ser cuidado para continuar a existir e a viver: uma planta, um animal, uma criança, um idoso, o planeta Terra... a essência do ser humano reside no cuidado. O cuidado é mais fundamental do que a razão e a vontade... cuidado com a Terra, com a sociedade sustentável, com o corpo, com o espírito, com a grande travessia da morte...*
Leonardo Boff
*Tenhas cuidado com as tuas palavras quando estiveres com amigos. Tenhas cuidado com o teu gênio quando estiveres com seus familiares. Tenhas cuidado com os teus pensamentos quando estiveres sozinho*.
Supere teus preconceitos. É preciso que se superem a cada momento, a cada ato uma serie de preconceitos históricos e culturais que corrompem a unidade do ser humano. Precisamos superar o punhal lancinante das palavras e a espada decepante dos atos que, juntos corroem a ciência, a tecnologia, a moral, a sociedade e a política. Supere o preconceito que discrimina as mulheres, os negros, os mulatos, os índios, os pobres, os homossexuais, os religiosos.
*Os sete pecados capitais responsáveis pelas injustiças sociais são: riqueza sem trabalho; prazer sem escrúpulos; conhecimento sem sabedoria; comercio sem moral; política sem idealismo; religião sem sacrifício e ciência sem humanismo.*
Mahtma Ghandi
Mantendo a firmeza nos princípios e agarrando-nos aos compromissos com moralidade, perseverança, coragem, autodisciplina,
responsabilidade, atividade e integridade, enfrentamos melhor a adversidade que surge nessa grande aventura que são as nossas vidas.
*Talvez seja melhor ser irresponsável e certo do que ser responsável e errado.*
Winston Churchill
Ao compromisso profissional a solidez nos princípios serve para delinearmos nosso perfil perante o Juramento prestado. Dimensionamos nossos trabalhos para que venham garantir formação sólida e qualificada no mercado de trabalho, nos grandes centros de pesquisa e investigação cientifica da fenomenologia dos seres vivos e em nossas salas de aulas.
*...devem dedicar técnica (cérebro) e trabalho (mãos) ; mas esses terão um desempenho precário se não estiverem impregnados de alma e coração... Eles vão depender fundamentalmente das pessoas - seres humanos... Uma verdade é obvia: ninguém cuida de ninguém se não cuida de si mesmo... tem que se ter o estimulo à auto-estima e fazer as pessoas entenderem que o primeiro e o mais importante elemento de uma atividade humana é o julgamento que cada um faz de sua própria atividade. A felicidade proveniente de um trabalho gratificante vem da capacidade que as pessoas possam ter de entender que o primeiro beneficiário de uma atividade de qualidade deve ser o próprio trabalhador... Essas considerações são dedicadas a você que busca um trabalho com qualidade cada vez melhor e não esquece que o centro de qualquer atividade produtiva deve ser o Ser Humano, origem e destino do nosso trabalho.*
Alexandre Adler
É o nosso aprendizado; é o nosso ensinamento.
_________________________________
Conselheiro do CRBio-2
Membro das Comissões de Legislação e Normas e de Ética do CRBio-2
Publicado no BioNoticias no. 59 - maio de 2003
Atualizado em 06/05, pelo autor.
Vivo em eterna reflexão do julgamento à si próprio, para tentar melhor julgar aos outros. Já fui injustiçado, já causei injustiça e sinto-me injustiçado constantemente, mas nem por isso eu busco a justiça com a injustiça que recebo. Agora é um dia propício à esta reflexão, onde se diz "está escrito" que "o bem venceu o mal" sem mal causar, sem revidar, sem ao menos desejar aos outros o mesmo mal assim recebido.
Eu, condicionado a me defender, a sobreviver à todo o mal à eu direcionado, preso à este "jarro" frágil e cheio de limites, buscando essa eternidade "prometida" e pensado o fim deste "jarro" como o fim de todas as grandes possibilidades para bem lutar, bem fazer e assim justificar a eu mesmo, sempre foi quase que impossível nada fazer.
Já corri de muitos males, corri para não apanhar, corri para não morrer, me escondi do mal a me perseguir. Banhado de verdade já calei-me para a mentira, mas nunca, nunca consegui fazer como Ele fez, entregar-me sem realmente nada fazer, ainda que para muito, para muitos e muitas situações eu já fiz e ainda faço assim, exatamente nada, apenas confiando, mantendo as esperanças e a fé de um dia ser recompensado.
Ser perfeito nas condições em que me encontro é impossível. O mal sabe disso e apesar de também saber que não vou desistir, insiste em tentar me ganhar, ainda que saiba não me vencerá e isso tudo apenas para tornar essa de muitas outras de minhas jornadas exatamente assim, um sacrifício a ser vencido, a ser superado.
Vá...
Há um mundo te esperando,
Abrace o vento, curta o sol,
Anime-se.
Entregue-se ao amor,
Sinta seus privilégios, seus aromas, suas cores,
Coloque mais ousadia em tua vida... Viva intensamente,
Saboreie cada prato, cada paisagem cada por do sol.
Deixe o mar te banhar, e livrar-te de todo estresse, de toda dor,
Vá... Ainda que o tempo e o coração peçam pra ficar...
"" A ginga estapafúrdia confundia até a si mesma
Quando moldava sua eira silenciosa
Malandragem simbólica
Ou astúcia descomunal
Controvérsias destilam a poesia
Do esmo a se revelar
Seria um caso de autofagia
Ou mágica a moldar
Não sei o quanto te resta
Mas é óbvio que não se tratam de sombras
Ainda mais nessa fresta
De onde ouço o insano falar.
Por ruelas estreitas e pagãs
Anjos circulam livremente
Seus sinais vindos do espaço
Marcam o compasso da música a tocar...""
Não tem como escapar!
O diagnostico da fibromialgia por si só não basta, a compreensão que leva o portador à incapacidade física e mental, é o principio necessário para a dignidade humana.
A incapacidade de executar qualquer atividade física e mental, tem por vezes abandonado os fibromialgicos à marginalização social.
Dentro de toda dor, a incapacidade de realizar inúmeras tarefas por menor que seja, a incompreensão leva por inúmeras vezes, à negligência social, no acolhimento da pessoa com fibromialgia, forçando o portador aceitar a desistência da vida, devido as atenuantes atrelada como ansiedade, depressão, insônia, fadiga, fraqueza muscular, cansaço excessivo, dificuldade de raciocínio, confusão intelectual, isolamento social, distúrbio alimentar gastro-intestinal, somado a outras doenças pré existente.
As consequências da falta de verdade e responsabilidade de uma nação em detrimento de si só, é o erro fatal para humanidade, expõe tudo e todos na frente de batalha de guerras contemporâneas.
Alguém resolveu por o "didinho maldito" na primeira pedra sem se preocupar onde iria parar o efeito dominó. A ganância doentia em busca do conforto do próprio "umbigo", leva o ser humano a práticas que destroem a própria raça.
[Verse 1]
Meu amor guardado no peito
Feito segredo que ninguém lê
Teu nome grita no meu silêncio
Mas o mundo finge que não vê
[Verse 2]
O tempo passa, mas não cura
Esse vazio que enlouquece
Meus sentimentos viram bruma
E o coração desfalece
[Pre-Chorus]
Eu tento seguir, tento esquecer
Mas tudo em mim chama por você
[Chorus]
Meu amor, trancado em mim
Implora um fim, ou recomeço enfim
Esse nó que o tempo não desfez
É saudade viva, que não se desfez
[Verse 3]
Teu olhar mora nos meus sonhos
Teu toque ainda está na minha pele
Mesmo ausente, ainda é dono
Do amor que em mim se repele
[Pre-Chorus]
Eu tento sorrir, tento entender
Mas toda estrada leva a você
[Chorus]
Meu amor, trancado em mim
Implora um fim, ou recomeço enfim
Esse nó que o tempo não desfez
É saudade viva, que não se desfez
[Bridge]
Se um dia o vento te trouxer
Que não seja tarde demais
Pois meu amor ainda é teu
Mesmo que o mundo diga: "não vai"
[Outro]
Meu amor, trancado em mim
É teu jardim, mesmo sem jasmim
Esse vazio que enlouquece
Só teu amor adormece
[Verse 4]
E se a luz do sol voltar a brilhar
Teu sorriso será meu lar
Por entre as sombras, busco o sinal
De um amor que é eterno, transcendental
"Valoriza-te a si mesmo,
o macrocosmo te oferece em abundância,
tudo o que precisar basta amar a si próprio;
Aprimorar seus pensamentos e acreditar em seus neuros para criar a sua específica realidade.
A vereda da prosperidade está em se estimar e ter a consciência do que fazemos faz parte do nosso universo.
E não, de quem não te dar valor"
Acredite em si mesmo, é seu maior poder.
Por que é fundamental aprender acreditar em si mesmo? Quando acreditamos em nós mesmos, acionamos todos os tipos de processos psicológicos que nos ajudam a superar nossas dúvidas. nos levando a agir para alcançar nossos objetivos, manifestar nossos sonhos e aumentar nosso bem-estar.
Isaac Ordous
Do livro: A Demissão
Torne-se leve!
Leve de cobranças a si
Leve de pensamentos ruins
Leve de prever o pior do futuro
Leve de medo do fracasso
Leve de julgamentos
Leve de temores diários de coisas que poderão nunca acontecer
Leve de aparência obrigatória de um corpo perfeito, aceite-se
Sorria, ainda que com os dentes amarelados pelos anos vividos, sendo muito melhor que calar-se
Aí, sim, sua vida se tornará LEVE!
A ganância é uma doença que endurece o coração.
Querendo tudo para si, o ser humano se torna um desumano.
Sem pensar no bem seu irmão, adoece a mente e obscurece a razão.
Alimenta a vaidade e a corrupção;que é uma assassina da humanidade.
Por falta de saúde, alimentação e educação, faz vítimas todo dia, matando mais do que pandemia.
Vai mentir para si mesmo com a intenção de enganar a si mesmo, ou aceitar a verdade e fazer o que é certo.
Podem chorar, precisamos de consolo,
Podem gritar, precisamos te ouvir,
Podem correr, precisamos nos exercitar,
Podem se esconder, precisamos procurar,
Só não podem desistir, pois precisamos de vocês !
