Textos Marcantes
Bom dia
Curar para Vencer – Parte 1
Tema: Falar a Verdade no Trabalho
1. A Exposição: A mentira que nos esgota no ambiente profissional
No trabalho, muita gente finge.
Finge que entende a tarefa, mesmo sem entender.
Finge estar satisfeito, mesmo frustrado.
Finge estar bem, quando a mente tá no limite.
Mentir no ambiente profissional virou um “manual invisível”:
“Não reclama.”
“Engole o choro.”
“Faz o que mandam.”
Mas a verdade é: isso adoece.
Gente competente sendo apagada porque tem medo de se posicionar.
Gente valiosa silenciada por cultura tóxica de medo e pressão.
E o pior: quanto mais você finge, mais distante fica da sua verdade — e da sua chance de crescer de verdade.
Bom dia.
Cura para vencer - parte 2
2. O Cuidado: Como trazer a verdade pro ambiente de trabalho sem se queimar
Falar a verdade no trabalho exige sabedoria.
Mas também exige coragem.
Comece assim:
Seja honesto com seus limites. Diga quando não sabe, mas esteja disposto a aprender.
Pratique o feedback construtivo. Não é reclamar — é propor melhoria.
Escolha o momento certo. A verdade dita na hora errada vira confronto.
Seja verdadeiro sem ser agressivo. Gentileza é a roupa da coragem.
Você não precisa ser “o rebelde da firma”, mas também não pode ser o omisso que se anula pra agradar.
Cura para vencer - parte 3
3. O Exemplo Real: O dia em que Fernanda falou a verdade no trabalho
Fernanda (nome fictício) trabalhava há anos na mesma empresa.
Era considerada uma funcionária exemplar — nunca discordava, sempre dizia "deixa comigo", mesmo quando não dava conta.
Até que veio um projeto impossível.
Ela sabia que sozinha não conseguiria, mas o medo de parecer fraca a fez dizer sim.
Trabalhou até a exaustão. Começou a adoecer.
Até que, numa reunião, com a voz trêmula, disse:
“Eu preciso de ajuda. E se continuar assim, não vou aguentar.”
Silêncio na sala. Mas, para surpresa dela, o gestor a escutou.
Redistribuiu as tarefas.
E pela primeira vez, Fernanda foi vista como alguém forte por falar a verdade — não por aguentar calada.
Desde então, ela segue entregando muito.
Mas sem se apagar no processo.
---
Conclusão:
No trabalho, verdade não é fraqueza — é sinal de maturidade.
Quem se cala demais morre de cansaço e ainda é esquecido.
Quem fala com equilíbrio, cresce com respeito.
Você não foi contratado pra fingir.
Você foi chamado pra somar.
Seja verdadeiro. Com respeito. Com coragem.
A sua saúde emocional — e sua carreira - agradecem
Bom dia
Série Especial – Curar para Vencer
Tema: Assumir Erros – A Coragem que Cura
Tem gente que prefere perder a razão do que perder a pose.
Mas a verdade é:
quem não assume seus erros, acaba vivendo uma mentira disfarçada de competência.
O medo de errar não paralisa tanto quanto o medo de admitir que errou.
E isso tem um custo: relacionamentos que se desgastam, oportunidades que escapam, saúde emocional que desaba aos poucos.
Errar é humano. Mas fugir da responsabilidade é desumano com a própria alma.
Esta série é um convite — não ao fracasso, mas ao crescimento verdadeiro.
Vamos juntos entender o que nos trava, como vencer o orgulho, aplicar exercícios práticos e, no fim, fazer uma autoavaliação honesta.
Porque só há uma forma de construir uma vida sólida:
com base na verdade. E ela começa quando a gente diz: “Eu errei, mas posso fazer melhor.”
Bem-vindo à jornada.
Aqui, a queda não é o fim. É o ponto de partida pra vencer de verdade.
FOCO,CORAGEM,DETERMINAÇÃO E VONTADE DE VENCER
1."Nunca começamos do zero. Sempre recomeçamos com experiência. E isso faz toda a diferença."
2. "Enquanto muitos desacreditam, eu traço metas. Meus objetivos não é sonho, é plano em andamento."
3. Tenho maturidade, foco e vontade de viver com liberdade. O tempo agora joga a meu favor.
4 Empreender não é fácil, mas nada que vale a pena vem fácil. Eu escolhi caminhar pelo que acredito.
5. "Cada esforço hoje é um tijolo na construção do meu futuro. Nada é em vão."
6. "Duvide do impossível. Mas nunca duvide de você. A idade não limita, ela fortalece."
7." Gosto do impossível,tem menos concorrência. "
8. "Quem planta,colhe .O tempo não desperdiça — ele prepara."
9. "Tem gente que acha cedo demais outra tarde demais. Eu digo: é o momento certo, com a mente certa."
10. "Não preciso correr. Preciso continuar. A consistência é o que me leva ao topo."
11. "A vida me ensinou a não desistir. Agora é a hora de mostrar que aprendi."
Vencer
O mais importante hoje é agradecer, eu avistei um pai com sua filha esperando o ônibus, olhei pra ele e ele estava com os olhos fixos no horizonte. Me veio a frase : " EU CREIO NA SUA VITÓRIA!" seus trajes estavam sujos, mas sua postura era de um vencedor! Isso me fez rolar algumas lágrimas, orei por eles e logo senti paz.
Deus nos mostra seuPropósito,só basta dar lugar.
Tememos fracassar mais do que desejamos vencer
O medo da frustração nos paralisa. E esse medo vem de experiências anteriores mal curadas, onde erramos e nos cobraram demais , ou nos culpamos em excesso.
: “muitos desistem não porque são capazes, mas porque não suportam o peso da expectativa.”
A Batalha Interior
Um guerreiro sábio sabia que precisava vencer três inimigos internos para alcançar a verdadeira vitória: a Ganância, a Ambição Desmedida e a Ignorância.
A Estratégia
Ele decidiu enfrentá-los um a um, começando pela Ganância. Com a espada da moderação, ele cortou as correntes que o prendiam à busca excessiva por riqueza e poder.
A Vitória sobre a Ambição
Em seguida, ele enfrentou a Ambição Desmedida, usando a armadura da humildade e a espada da sabedoria. Ele percebeu que a verdadeira grandeza vem da virtude e da compaixão, não da busca por poder e reconhecimento.
A Iluminação
Finalmente, ele enfrentou a Ignorância, iluminando sua mente com a luz do conhecimento e da sabedoria. Ele percebeu que a verdadeira sabedoria vem do autoconhecimento e da compreensão.
A Vitória
Ao matar os três vícios, o guerreiro sábio alcançou a verdadeira vitória: a paz interior, a sabedoria e a liberdade. Ele havia conquistado a si mesmo e estava pronto para enfrentar os desafios do mundo.
No futuro, será se o nosso povo vai ser mais esperançoso? Se vamos finalmente vencer o mal que assola a mente da nossa geração? Se o medo que existe em nossos corações sobre o futuro incerto vai finalmente cessar?
Ou só iremos adicionar mais problemas que nos mesmos inventamos a conta, como queimadas, uso extremo e indiscriminado de matéria prima, poluição, aquecimento global, doenças modificadas em laboratório, matança gerada por guerras... Será se nós realmente temos salvação? Ou vamos sucumbir a nós mesmos?
Mentalidade para vencer
Ser um vencedor não é ter só vitórias na vida;
É ter mais vitórias que derrotas acumuladas; É ter uma mentalidade vencedora, mesmo quando sofre uma derrota.
Ter mentalidade de vencedor é sempre enfrentar os problemas de frente, sem medo, com a certeza da vitória.
Quando o resultado é adverso, foca no aprendizado.
Desta forma, jamais se sentirá um perdedor.
Ter mentalidade vencedora é saber que o maior aprendizado só se consegue enfrentando os maiores desafios.
É saber que nos momentos fáceis existe pouca chance de aprendizado.
É saber que deve amar os amigos que falam a verdade, mesmo que seja dura e pouco agradável de se ouvir. E ter muito cuidado com os bajuladores — eles tem muito pouco a acrescentar para a sua vida.
– Se o Magnus vencer Loki no concurso, vais ter de aprisionar o trapaceiro nesta casca.
– Espera, se? – perguntei-lhe – Não consegues ver o nosso futuro?
A deusa fixou-me com o seu estranho olhar branco.
– O futuro é uma coisa frágil, Magnus Chase. Às vezes, só por se revelar o destino de alguém, pode-se fazer com que esse destino seja destruído.
O segredo em vencer o medo do futuro está na sabedoria de viver um dia de cada vez, resolvendo os problemas e dificuldades conforme eles surgem, sem nos preocuparmos em excesso com o que supostamente está por vir.
Assim, sem percebermos, o medo já virou passado e as dificuldades foram enfrentadas.
Obrigado amiga.
Você é uma mulher grandiosa e incrível, você vai vencer e também recuperar-se, de uma maneira a obter sucesso.
Tudo em nossas vidas são aprendizados para nos, tornar fortes e experientes, para viver no tempo certo o que Deus reservou para você.
Só não desista não importa o que possa vivenciar na trajetória, porque assim começam todas as histórias de pessoas que triunfaram, mesmo quando muitos não acreditavam.
Fica tranquila, não se culpe ou se julgue por isso ou por aquilo, em nossas vidas tudo acontece por um propósito, mesmo as coisas que queríamos ou poderíamos ter evitado. Deus utiliza-se disso para realizar o que parecia impossível e mostrar que sempre estará em sua vida.
Só não desista de sonhar você é uma grande mulher e exerce uma influência linda em nossas vidas que é reflexo da sua grandeza. Acreditamos muito em você, também tem que acreditar, você vai vencer, só não desista de prosseguir com fé. Quando se der conta, compreenderá do que você foi necessário passar, para ser revelado de uma forma notória toda a sua capacidade e determinação que descrevem desde o início da sua existência esta mulher que sempre serei grato a Deus em poder admirar.
Te amo amiga, Deus abençoe.
Ricardo Baeta.
São tempos estranhos, mas não perco a esperança
São tempos estranhos onde o verbo vencer se confunde com o ter, poder, parecer...
São tempos estranhos onde as pessoas correm contra o relógio para possuir coisas que passam na televisão e que no fundo não alcança o coração.
São tempos estranhos onde o verbo amar se confunde com o precisar, utilizar, apegar, trocar...
São tempos estranhos onde as pessoas acreditam que podem comprar o afeto, a amizade, a cumplicidade em prateleiras de supermercado.
São tempos estranhos onde cada um caminha sozinho em busca dessa tal felicidade, como se tudo e todos fossem concorrentes, inimigos...
Ninguém se olha, ninguém se toca, ninguém se sente.
São tempos estranhos, mas não perco a esperança
Me sinto uma estranha porque insisto em acreditar em novos dias
Dias onde os relógios não ditarão o tempo das coisas que não tem tempo, nem preço.
Dias onde não será necessário acumular bens que no fundo nos rouba a própria vida
Dias onde doaremos um pouco de nós para cuidar e fortalecer o outro que caminha ao nosso lado
Dias onde não seremos valorizados pelo nosso cargo, status, contacheque,
mas sim por aquilo que somos e pelas histórias que carregamos.
Dias onde sem pressa voltaremos a nos encantar com o arco-íris, a primavera, o por do sol, o céu azul,o canto dos pássaros, o voo das borboletas...
Dias de encontros sinceros, abraços apertados, sorrisos abertos...
Dias bonitos, coloridos, de flores, de gente, de histórias. muitas histórias.
Dias em que celebraremos todos os dias, dia por dia, dia-a-dia essa bendita chamada vida que é rara, cara e acima de tudo frágil, muito frágil.
São tempos estranhos, eu sei, mas não perco a esperança
A esperança é que me move por ora nesse caminhar
Eis a vida um pêndulo de incertezas maiores, quiçá a única forma de vencer a vida seja morrer, a vida não tem esse poder de rir na cara da morte, mas a morte tem esse poder absoluto e de ser o maior terror para a vida!
E, quando chegar o meu dia, não me entoem os vossos hinos, não violem a minha partida, o silêncio já estará de bom tamanho!
In, O SILÊNCIO DOS TERRORES
Buscar superar as suas fraquezas internas, muitas das vezes significa, vencer, seus medos e tenores mais profundos; que te limitam ao não tentar com medo de tudo dá errado.
Quando você realmente se disponibiliza a acreditar que realmente vai conseguir, entende que não existe nada maior do que a sua vontade de vencer, crendo e tendo fé em Deus.
Tudo se torna possível diante dos seus olhos.
DOIS BRASIS
Quem venceu e quem vai vencer? Somos descendentes do que e de quem?
Lembro que aprendi, nas aulas do colégio, que o Brasil foi povoado por imigrantes que fugiam das crises, das guerras, da fome e da pobreza extrema que assolava o mundo de tempos em tempos. Trabalhadores sem emprego, comerciantes e empresários falidos de locais arrasados e destruídos que buscavam uma nova oportunidade para recomeçar.
Na rua lembro de ouvir as pessoas falando que para o Brasil vieram somente os moradores de rua, ladrões, presos e condenados, somente gente da pior espécie.
O que somos e no que estamos nos tornando?
Em combate estou, na luta brigando pra vencer minha estupidez, inconcistencias e arrogâncias de um eGo orgulhoso e covarde.
Sim porque ele o ego não vai!
Ordena que eu execute seus atos,
por não ter olhos pra enxergar e coração pra intuir.
Apenas pressupõe e ordena.
Porém estou em batalha e o vencerei, ainda que me custe este avatar...
O ensino brasileiro
-
Nós crescemos na necessidade de vencer.
Na escola somos ensinados a passar de ano, e nunca de aprender.
O importante é passar, até chegar no 3° ano do ensino médio.
A média é 5, tirei 5, tá ótimo.
O jovem termina o ensino médio.
O jovem escolhe uma faculdade ruim, que muita das vezes decidiu fazer por pressão dos pais, se forma, e não consegue um emprego.
No fim.
Ele se torna um analfabeto técnico, com um diploma na parede.
MINHA HUMILDE VISÃO SOBRE VENCER!
As inscrições se encerraram milhões buscando um lugar ao sol, um lugar ao mar...
Muitos estão treinando e acreditando que por estarem em PRÉ (S) da vida, serão vitoriosos...
Só um adendo: o treinamento não será de valia nenhuma se não estiver coberto de vontade! Vontade é a base, o cimento de tudo, vontade é agir, vontade é ser, pois quando achamos descobrimos que: achar é a mãe de todos os erros.
E lembrem-se: Não coloque Deus em seus problemas, pois todos são filhos deles não é? E porque só alguns irão vencer?
Sem vontade não existe propósito, sem propósito seremos como papagaio, parlando o que os outros já falaram.
Eu tenho que acerta na loteria.. mais eu nem jogo!
Então vou vencer com meu suor e minha garra.
Status e uma boa vida financeira é o que vale nos dias de hoje para vc viver rodeada de puxa sacos.
Seria convidada para todas as festas... claro levaria um bom presente..
Meus filhos seriam paparicados...
Ex:"Seus filhos só vestem roupas de marcas"!
Vamos combinar para irmos no shopping com as crianças...
Passamos na Parmê, curtimos um cinema e vamos as compras amiga"! Eu não suporto gente interesseira...
Pois é já tive uma vida financeira ótima, ajudei muita gente, nunca desprezei meu próximo,sempre compartilhei minhas festas com todos...Presenteava sempre minha família.
Só que a vida me deu uma rasteira, tropecei mais não cai sigo de cabeça erguida...lutando para dar o melhor para meus filhos..
Alcançar o dobro do que eu perdi Deus me prometeu!
O que eu quero é minha saúde para trabalhar, me dedicar o máximo e alcançar meus objetivos... e vou com certeza.
Mais quem disse que eu quero puxa sacos me rodeando eu quero é pessoas sinceras e amigas, aquelas que nunca te abandonam seja vc pobre ou rico,
Gari ou empresário, camelô ou comerciante...
O que vale mesmo é sua honestidade e seu amor por todos...sem falsidades.
Pessoas assim são raras mais EXISTEM.
Viver é vencer;
Sobreviver é viver a vitória dos outros;
Viver gera envolvimento;
Sobreviver é ver os outros se envolver;
Viver é lutar ;
Sobreviver é deixar os outros lutarem;
Viver é querer, desejar;
Sobreviver é deixa acontecer;
Viver é ardente, visível, forte;
Sobreviver é fraco transparente;
Viver é o perfume;
Sobreviver é sem cheiro;
Viver é o sabor;
Sobreviver é insípido;
Viver é você colocar rumo na sua vida;
Sobreviver os outros mostram o rumo pra você..
- Relacionados
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Textos Reflexivos
- Textos Fortes
- Textos de reflexão sobre a vida para valorizar cada momento
- Frases de otimismo para manter a fé no que vem pela frente
- Frases de motivação: palavras para encontrar o incentivo que você precisa
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
