Textos grandes

Cerca de 32818 textos grandes

PODE ME DAR UMA MOEDA?

[…] o que se compadece dos pobres é feliz. —Provérbios 14:21

Amity Shlaes relata histórias fascinantes sobre a vida durante a Grande Depressão dos EUA, em seu inspirado livro The Forgotten Man (O Homem Esquecido). No centro desse drama econômico estava “o homem esquecido”, um termo usado para os inúmeros indivíduos que eram demitidos dos empregos.
Uma música muito popular nessa época da Depressão expressa de maneira comovente a história deles:
Eles costumavam dizer que eu estava construindo um sonho, com paz e glória à minha frente.
Por que então eu deveria estar em pé na fila, esperando o pão?
Um dia construí uma ferrovia, e a fiz correr, correr contra o tempo.
Um dia construí uma ferrovia; agora está pronta. Irmão pode me dar uma moeda?
Como a letra nos faz lembrar, uma virada na economia muda tudo para os operários que perdem seus empregos. Quando isso acontece, nós, como cristãos devemos fazer o que pudermos pelas pessoas em necessidade.
Paulo e Barnabé receberam a recomendação de evangelizar e se “lembrar dos pobres” (Gálatas 2:10). Vemos que Paulo fez exatamente isso — pregando o evangelho e encorajando a ajuda financeira aos necessitados (Atos 11:29-30; 1 Coríntios 16:1-3).
Durante tempos difíceis da economia, nós também devemos ajudar as pessoas em necessidade — física e espiritual. Uma moeda não dá para muito estes dias, mas uma atitude generosa, sim. —HDF

Um bom exercício para o coração é inclinar-se e ajudar outra pessoa a levantar-se. Dennis Fisher

Inserida por pao_diario

Rocha de Registro

…temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas… —Hebreus 12:1

Em Idaho, no percurso da antiga trilha de Oregon, existe um marco — uma lava gigante conhecida na redondeza como a Rocha de Registro. Fica em um dos lugares favoritos em que os imigrantes, ao viajarem pela trilha rumo ao oeste, no século 19, acampavam durante a noite.

Muitas vezes, os viajantes escreviam seus nomes na rocha como um memorial de sua passagem. A Rocha de Registro permanece até hoje como um monumento à sua coragem e tenacidade.

Quando penso na Rocha de Registro, penso também nos peregrinos que passaram por nós em sua jornada. Hebreus 11 apresenta uma lista desses espíritos corajosos — Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, e Samuel, para falar de alguns.

Há, no entanto, outros peregrinos mais recentes: Minha mãe e pai, minha professora de Escola Dominical do quinto ano Sra. Lincoln, meu líder do grupo de jovens, João Richards, meus mentores Raimundo Stedman e Howard Hendricks, e inúmeros outros que poderia citar. Eles podem não ter gravado seus nomes em rochas, mas estão escritos em minha memória.

O autor de Hebreus quer que nos lembremos dos “peregrinos” que se foram antes de nós, especialmente aqueles que vos “pregaram a palavra de Deus”, e que consideremos “o fim da sua vida” (Hebreus 13:7). Mais importante que isso, ele nos encoraja a imitar a fé que eles tiveram.

Pessoas que seguem a Cristo guiam outros na direção certa. David H. Roper

Inserida por pao_diario

Segunda chance

…as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. —Lamentações 3:22-23

Hoje completa um ano que as 155 pessoas do voo 1549 da Us Airways pensaram que iam morrer. Durante a decolagem na cidade de Nova Iorque, o avião em que estavam colidiu com um bando de gansos, incapacitando os dois motores. Deslizando sem a energia dos motores, o piloto manobrou sobre uma área densamente povoada, e anunciou: “Preparem-se para o impacto.” Menos de 90 segundos depois o avião avariado fez uma aterrissagem nas águas frias do rio Hudson, e os barcos e balsas chegaram rapidamente para resgatar os passageiros e a tripulação, e todos sobreviveram. O povo chamou esse acontecimento de “O milagre do rio Hudson” e elogiaram o piloto e a tripulação. Um passageiro agradecido disse simplesmente: “Tivemos uma segunda chance na vida.”

Em tempos de crise percebemos a importância de cada hora. Em nossa vida rotineira, no entanto, esquecemos muitas vezes de que cada dia é uma segunda chance. “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele” (Lamentações 3:22-24).

Podemos decidir viver com gratidão pela misericórdia e graça de Deus, com confiança em Seu cuidado fiel, e com esperança porque Ele está para sempre conosco. Hoje Deus nos oferece uma segunda chance na vida. Vamos aproveitá-la!

Nosso Deus é um Deus que oferece a segunda chance. David C. McCasland

Inserida por pao_diario

Força na fraqueza

…quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva. —Mateus 20:26

Ninguém quer ser fraco, por isso encontramos maneiras de parecer fortes. Alguns de nós usamos a força das nossas emoções para manipular pessoas. Outros utilizam a força da personalidade para controlar pessoas e outros ainda usam o intelecto para intimidar. Embora estas atitudes criem a ilusão de aparente força, na verdade são sinais de fraqueza.

Quando somos verdadeiramente fortes, temos a coragem de admitir nossas limitações e reconhecer que dependemos de Deus. Consequentemente, a verdadeira força muitas vezes se parece muito com a fraqueza. Quando o apóstolo Paulo orou para que o espinho fosse retirado dele, Deus respondeu: “A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Coríntios 12:9). Paulo respondeu com palavras perturbadoras: “quando sou fraco, então, é que sou forte” (v.10).

Ao final do ministério de Jesus na terra, alguns dos Seus discípulos brigavam por posições de destaque. Jesus usou seus argumentos como uma oportunidade para ensiná-los, que em Seu reino as coisas são diferentes: a grandeza surge quando estamos dispostos a assumir posições humildes (Mateus 20:26).

Esta é uma dura verdade. Prefirimos a ilusão da força à realidade da fraqueza. Entretanto, Deus quer que percebamos que a verdadeira força vem quando paramos de tentar controlar as pessoas e, ao invés disso começamos a servi-las.

Maior poder divino pode ser revelado em nossas maiores fraquezas. Julie Ackerman Link

Inserida por pao_diario

A vida é uma grande dadiva
A gente se renova a cada primavera vivenciada
As vezes também uma grande dúvida
Choramos, sorrimos, lutamos e nos conhecemos a cada dia
Todo dia é possível um recomeço em nossas vidas
E o que realmente levamos dela são momentos agradáveis e pessoas inesquecíveis
Tenha a felicidade sempre presente em sua vida
Mesmo que isto tome seu tempo
Essa é a arte do viver

Inserida por BCBP

Só resta chorar

Um grande jogador de futebol, brasileiro, quase abandonou sua carreira há pouco mais de dois anos. Estamos falando de Zé Maria, que devido a uma lesão muito importante, foi aconselhado pelos médicos a deixar o futebol. Felizmente, zé orou para que Deus colocasse a Sua mão sobre ele, e Deus o sarou. Pouco depois, ele continuava jogando no Perugia (Itália) e na Seleção Brasileira.

As lesões são inimigas conhecidas da maioria dos atletas. Mais ainda, quando são tão graves que os deixam “afastados” durante meses, dando a impressão que só lhes resta chorar.

Muitas vezes nos encontramos em situações parecidas. Talvez não se-jam as muitas cirurgias ou problemas físicos que nos fazem chorar, mas as circunstâncias, os problemas, as desilusões, e uma lista interminável de ini-migos nos fazem chorar. Assim como aconteceu com o escritor do Salmo: “As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite”.

Existe uma ideia muito comum, mas equivocada, a respeito de Deus. Achamos que Ele só nos aceitará quando tudo for bem, ou quando soubermos reagir diante de tudo o que acontecer conosco. Às vezes, pensamos que só quando parecemos fortes, Deus está conosco, e isto é um grande erro. Deus diz claramente em Sua Palavra que deseja que sejamos sinceros com Ele. Deus nunca disciplina Seus filhos por se sentirem desanimados, Deus não “foge” de nós quando choramos diante dele. É exatamente o contrário — a Bíblia diz que, quando as lágrimas são nossas companheiras, Deus está ali, conosco, tentando nos fazer compreender que há uma saída e que as lágri-mas nunca são o final de uma situação.

Existe alguma circunstância tão difícil em sua vida que você acha que não vai suportá-la? Há pessoas que não entendem o que você tenta fazer? Você dá tudo o que tem e recebe o mal em troca? Pode se aproximar de Deus e chorar. Não há amigo que possa entendê-lo como Ele. Não há pessoa que possa ajudá-lo como Ele. Não existe alguém como Ele que possa esclarecer melhor qualquer situação.

A razão pela qual Deus é a fonte de nosso consolo é muito simples; tanto que até nos esquecemos: Ele sofreu em nosso lugar, muito mais do que poderemos compreender. Quando levou toda nossa tristeza, nossos equí-vocos, nossa maldade, nosso pecado, soube, melhor que qualquer um do mundo, o que significa viver desprezado e só. E fez tudo por amor a nós! Deus só permite em nossas vidas, lágrimas que podemos vencer. Mas com uma condição: que as levemos a Ele; Ele saberá nos consolar.

____________________________________________________________

Este devocional foi extraído do livro Linha de Chegada, publicado por Publicações RBC. Jaime Fernández Garrido

Inserida por pao_diario

Levando Nossa Carga

No Celta de Vigo da temporada 2001–02 jogavam dois grandes futebolistas brasileiros, mas devido aos planos do treinador, poucas vezes disputaram os jogos na sua totalidade, quase sempre eram reservas ou eram substituídos, embora pelas suas qualidades, poderiam jogar em qualquer equipe do mundo. Falamos de Doriva e Silvinho.

Normalmente, ninguém gosta de ser substituído. Hoje, no entanto, vamos falar de alguém que nos substituiu, e que o fez para o nosso bem; para nos dar vida. Você leu os textos? Eu gostaria que você lesse novamente o capitulo 53 de Isaías e sublinhasse todos os “nós” e “nossos” e os “Ele” que se referem ao Senhor.

É impressionante tudo o que Cristo teve que passar em nosso lugar. Nós éramos os únicos culpados, o pecado era nosso, a cruz era para cada um de nós. No entanto, Jesus foi nosso substituto e recebeu em seu próprio corpo o pagamento e o castigo de nossa maldade. Não existe uma só pessoa no mundo que possa se apresentar como perfeita diante de Deus. A Bíblia diz que todos pecamos e por isso estamos longe da presença de Deus. O único pagamento que o nosso pecado merece é a morte, por isso não tínhamos outro remédio senão morrer — uma morte eterna. É um panorama desanimador, não é? Ninguém pode se salvar, todos merecemos a morte.

É neste momento que o amor de Deus se manifesta. Jesus Cristo levou na cruz o pecado da humanidade. Ele levou nossas dores e o castigo que nos traz a paz foi sobre Ele. Quando aceitamos o que Ele fez, estamos aceitando que pague por nossos pecados perante o juízo de Deus. Isto não quer dizer que agora somos justos, mas que Deus nos justifica porque alguém pagou nossa dívida: Jesus. Ele foi nosso substituto e, graças a esta substituição, temos vida para sempre.

Só mais uma coisa: Jesus morreu e ressuscitou por você também, mas você deve aceitar essa morte e ressurreição. Se você não faz isto, é porque quer seguir “jogando” para si mesmo, sem se dar conta de que é impossível se salvar. Se não quiser ser substituído, você mesmo terá que levar o seu pecado e as consequências dele e terá que ir a juízo sozinho. A morte é certa. Muitos não aceitam que Jesus morreu por eles na cruz e, portanto ainda pesa a condenação sobre suas vidas. E você? Aproveite. Fale agora mesmo com Deus e aceite ser substituído; peça-lhe que o sacrifício de Jesus na cruz tenha valor para você. Peça-lhe que seja o seu Salvador.

____________________________________________________________

Este devocional foi extraído do livro Linha de Chegada, publicado por Publicações RBC. Jaime Fernández Garrido

Inserida por pao_diario

`` Bom, dizem que a amizade demora um tempo para se conquistar e acontecer mais estamos aqui para provar o contrário né!?😌
te conheço a pouco tempo mais considero sua amizade uma coisa muito especial para mim🙃, uma pessoa maravilhosa como vc merece toda felicidade do mundo😍! as vezes fico relembrando nossas doidiças no curso kkkk😅 momentos que duraram pouco mais que tem um enorme significado para mim.❤
Sem duvidas você foi uma das pessoas ou até á pessoa mais especial que já conheci, espero que nossa amizade dure para sempre,🤗 Parabéns🎉 por mais uma primavera muitos e muitos anos de vida quero te agradecer por a sua companhia nos últimos tempos que vc continue sendo essa pessoa maravilhosa, linda, gentil, amiga leal.🤭
Que deus te abençoe cada vez mais e mais, aproveite seu dia hein!? pois hj o mundo gira ao seu redor Bjs!!❤❤
#QueroBoloo🥳😅 #17ANOS💥🍃 ``

Inserida por Open321

A felicidade alheia me fere.
A felicidade alheia me oprime.
A felicidade alheia me faz pensar em desistir.
Passo horas na internet, investigando até onde vai a brincadeira.
Passo horas sofrendo, lendo posts e mais posts.
Um sofrimento gostoso.
Um sofrimento justo.
Um sofrimento necessário.
Às vezes penso em jogar a toalha,
mas a felicidade alheia me redime,
a felicidade alheia me alimenta,
a felicidade alheia me salva.
Só ela pode me salvar.
Tenho raiva de tudo o que não seja a felicidade alheia.
Tenho muita raiva.
Você não faz ideia.

Inserida por pensador

Que dentro de mim o desânimo e a vontade de ter grandes amigos não se decipem, com as desiluções e o distanciamento, mesmo quando temos que enfrentar e manobrar o maior vilão, o tempo.
Não sou insana ao ponto de não saber que ao passar do tempo, nas voltas que o mundo dá, os amigos acabam indo embora de nossas vidas, mas aprendi que sou lúcida o bastante para afirmar que os amigos de verdade nunca deixam o tempo os evaporar.

Inserida por IvonaldaBalbina

As pessoas se encantam com finais felizes, filmes, novelas, dramas. Mas porque a realidade é tão diferente, noitadas e porres é o que lhes divertem, já pararam pra pensar que esses contos de fadas foram criados por pessoas de carne como você?
Não faça sua vida de momentos e coisas supérfluas, faça sua vida inesquecível, seja extraordinário para alguém, faça-a ver que você é uma poesia personificada.
Seja que você sonhou ser, sendo real.

Inserida por AnthonySanches

Há uma grande dificuldade em fazer críticas à elite econômica do país, pela falta de uma distribuição mais justa da renda, porque aquela pessoa que tem um carro popular financiado em cinco anos, que paga o financiamento em trinta anos de um apartamento de no máximo 40 m2, que tem um plano de saúde que não lhe dá quase direito a nada além de internação nas enfermarias de poucos hospitais e que trabalha como PJ (sem direito trabalhistas), mas cumprindo uma jornada estabelecida pela "tomadora de seus serviços", essa pessoa acha que faz parte da "elite" e que as críticas são para ela também.

Então, esta pessoa defende com unhas e dentes privilégios que ela pensa serem seus, mas que não são ou então os defende mesmo sabendo que não são seus, na esperança de que um dia possam ser, mas se esquece que vivemos em uma sociedade onde poucos têm a oportunidade de ascenderem socialmente justamente porque aqueles verdadeiramente privilegiados não abrem mão do que têm para, quem sabe, diminuirmos a desigualdade social.

É um círculo vicioso mantido pela falta de consciência de classe de uns e a falta de empatia de outros.

Inserida por BrunoVConte

Dear love

A cada dia eu penso mais
Se um dia vou ser capaz
De fazê-lo feliz
Como ela faz
Isso me irrita cada vez mais

Ela gosta de demonstrar
Eu não gosto nem mesmo de falar
Tenho medo de me apaixonar
Pois sei que nada entre nós vai rolar

Ele diz que me ama
Ela diz que ama ele
Eu fico confusa
Alguém me ajuda
Não sei o que fazer

Ele diz que me ama
Ela diz que ama ele
Eu fico confusa
Alguém me ajuda
Não sei o que fazer

Inserida por edilan_rodrigues

José, fiquei feliz quando te encontrei. Sei lá, me deu uma esperança. Você passou e fiquei triste denovo. A felicidade são instantes e nossos instantes são intensos e breves. Me corroê o medo de não querer ficar com essa felicidade quase inalcançável que tenho visto por aí, ou ainda que fique, mas que depois enjoe e parta, aí ficarei triste ali na frente. Sou completa, sabe José? Mas é que você me transborda, me passa uma força, me passa uma proteção, e isso também não se encontra por aí. Quando te vi minha alma tremeu, meu corpo arrepiou, eu vi em você uma coisa estranha, mas que quis. Foi como se tivesse tanto domínio que eu não conseguisse mais responder por mim, mas, ao mesmo tempo me senti capaz de qualquer coisa, como se o mundo fosse meu e eu fosse capaz de trazer a lua pra você. Quer me explicar de onde vem esse poder? Poderia me dizer? Resisti em ir embora, não queria sentir denovo a solidão, você tem um aconchego tão bonito. Palavras não ditas são palavras desperdiçadas, mas pra que te escrever se não irá sentir? Tentei me explicar o que estava acontecendo e o mais próximo que cheguei a ir nesse devaneio foi que você me lembra uma coisa muito especial que já vivi e me trouxe a esperança de ter algo ainda melhor, despertou uma intensidade, tempos adormecida. Então como eu poderia não te notar e não deixar que isso tomasse completamente conta dos meus movimentos dali em diante? Meus breves instantes com você tomou uma dimensão que parece de anos, pareço te conhecer mais do que conheço. Eu não queria voltar pra casa, voltar pra realidade e sair do sonho que estava vivendo, mas depois que voltei também não deu vontade de ir a lugar algum, não consegui me distrair com nada, fiquei lembrando do teu jeito tão sagaz, jubilante, deslumbrante e solene que mal tô pensando direito. Me parece um ser Imarcescível enquanto eu apenas fiquei silente, sem ação, não podia expressar por parecer tão prematuro a ideia do teu ser tão feérico. Teus gostos musicais a bibliofilia me impressionam ao ponto de eu querer engolir todos os livros e discos.
Volta e meia ando lembrando do teu sorriso, aquela cara que só Você faz e que te define completamente quase que de imediato.
Parei pra pensar um instante e dizer a mim mesma se estava louca, e não, não tô louca. Tô apaixonada, gente...pelo amor, eu quero você.
Ah, fico tão triste por estar longe e não poder ir atrás de você quando morrer de saudade, te encontrar derepente. Beijaria-te os pés.
Soltaria foguete

Inserida por MariaDePaula

Fiquei gigante para tornar pequeno aquilo que era grande.

Reprogramei todas as fórmulas aprendidas para tornar insignificante a equação do amor.

Cheguei até a desconstruir e retirar todo peso da palavra amor.

Duvidei de tudo.

Questionei tudo.

Pausei a vida enquanto buscava abrigo no escuro.

Nadei no vazio.

Mergulhei na desconstrução de tudo que fui e tudo que poderia vir a ser.

Silenciei.

Terminei com as palavras.

Tornei irrelevante as viagens do pensamento.

Aprendi a arrancar as dores com a mãos, como quem arranca um capim duro da terra seca.

Nesse arrancar, trouxe o barro.

Trouxe a terra.

Muito barro e muita terra.

A terra e o barro eram na verdade minha carne viva sangrando em minhas mãos.

Arranquei minha carne e meu sangue como quem amputa um membro do corpo para se salvar.

Rastejei na lama, sem membros, sem forças e cheio de fracassos.

Respirei e em um gesto quase que súbito, fui deixando de vegetar e voltando a sentir o calor do sol na pele.

O ânimo voltou.

Quem eu era voltou, diferente mas voltou.

Caminhei.

Os pés doeram, como quem tem vidros embaixo da pele cortando enquanto tenta caminhar.

Não conseguir correr como o maratonista que fui um dia.

Mas pelo menos caminhei como um recém acidentado tentando ficar em pé na fisioterapia após um acidente.

Perdi toda vergonha na cara.

Perdi todo orgulho.

Me perdi no caminho.

Morri e vivi ao mesmo tempo como um morto vivo preso a vida por um fio, por uma linha.

Me despedacei em lágrimas.

Me esquartejei em dor.

Mas sobrevivi.

Continuei.

Toquei.

Minha força voltou.

Meus sonhos voltaram.

Meu eu melhorado ressurgiu.

Minhas inquietudes emocionais se estabilizaram.

Depois de tudo isso eu só descobri uma coisa: olhe pata o horizonte, acredite nas histórias contadas estrategicamente pela psicologia positiva para auto cura.

Reze, tome água, café ou chá.

Se quiser até se dope.

Tudo em alguma medida funcionará.

Mas não pare.

Se você verdadeiramente parar e olhar de frente, olhar nos olhos do vulcão 🌋 , ele irá cuspir larvas como quem vomita todo mau está entalado na garganta de uma única vez. Vai queimar tudo.

Vai arrebentar tudo.

Vai derreter toda história, texto ou contexto de insignificância.

O verdadeiro e único amor, é tudo.

O verdadeiro e único amor que uma pessoa sente uma só vez na vida é qualquer coisa, exceto insignificante.

16:46 19 de maio 2019

Inserida por Pensadortiagoszymel

A discórdia
O grande erro da educação e a reconhecida discórdia inocente involuntária.

É que a educação não vem do início
Vem da reação isto é quando o humano erra
Mas o que encadiou o erro foi o início
A discórdia não tá na reação, no prejuízo que o humano causou
A discórdia tá no início
A discórdia são as pessoas que te impõe
Mas ninguém vê o início
Só vê a reação
É assim que nasce a culpa
A reação é que a forma
Não a discórdia inicial
A inicial é esquecida
Tu que é culpado
A discórdia tá no início
Se não evita o início
O final é o culpado
A discórdia vem no final
Isto é contraproducente
Comparado ao raciocínio da justiça
A justiça é cega.

Inserida por katiaellencupertino

Poemas

Vejo poemas, os poemas antigos
Grandes relíquias deixadas
Por todos os poetas que já escreveram
Vejo poemas, poemas novos
Grandes vozes gritando
Para que um dia possam ser escutadas
Vejo o reconhecimento chegando a alguns poucos
Vejo o esforço que fazem para escrever
Para que mais pessoas possam ver poemas
Vejo que no passado tudo era diferente
Eram escritos livros para falar de poesia
Junto as músicas, os instrumentos com toda a harmonia
Vejo que hoje os poemas estão em redes
As quais são acessadas com apenas um clique
Tem muitos a quem publique
Uma nova forma, totalmente contemporânea
Vejo alguns em anonimato outros com seus nomes
Mas deixam sua mensagem
Composta em palavras, com rimas, versos e estrofes
De uma maneira única, que um poeta escreve
Vejo que ainda existem poemas
Vejo que poetas ainda sofrem e pensam no amor
Vejo que, enfim, a poesia não se acabou

Inserida por CastelhanoWolf

"A amizade é doar-se, é estar com o outro em todos os momentos, é ouvir. Cujas amizades são reciprocas, outras nem tanto. Uns doam-se mais e outros doam-se menos , e outros ainda doam-se no silêncio do coração.

Por isso devemos ser extremamente responsáveis pelas amizades verdadeiras que cultivamos e que dê certo para não ser uma mera falsidade."

Inserida por nicolas_matheus_1

essa carta é sobre o que você quer
e o que você tem medo, ao mesmo tempo
isso mesmo
é ser feliz no amor
acontece, a gente quer mas
pode não estar pronta
existe o risco, as coisas mudam
acabam, e aí?
é como ganhar
um dinheiro inesperado
seria bom, mas se vem, de repente
a pessoa periga não saber o que fazer
volta e meia alguém diz quero mudar,
mas não quer que doa
fosse assim, era fácil
não diriam estamos aqui pra evoluir
desculpa, não
eu não entendo de vidas passadas
meu negócio é o presente, o futuro
e olha aqui, tá vindo, o seu amor
e vai ser grande, vai mexer com toda sua vida
não, não dizem mais nada além disso
você vai ter que descobrir
o que fazer com isso

Inserida por pensador

@ Mentiros@…

Que grande pobreza tem, o aldrabão:
por o seu morrer, passar a mentir;
tudo por ter em si, tão de mamão;
como um cão tem de grito, em seu latir!

É burro, por querer tal parecer;
sempre que a alguém, por cá tenta enganar,
por da linda verdade escarnecer;
sempre que a palavra em nós, pode usar!

Será apanhado, que nem um rato;
mais dia, menos dia em tal mentir;
indo também sofrer grande maldade…

No dia em que lhe for cair no prato;
o colher, do que fez tanto sentir;
quando um dia, tentar falar verdade!

Com prudência;

Inserida por manuel_santos_1