Textos Emocionantes
A vida é fluidez, experiência e oportunidades.
Que jamais permitiremos estagnação física , emocional e intelectual.
Que possamos enxergar com cada vez mais nitidez aquilo que devemos seguir.
Que consigamos nos livrar de vez do que nos faz mal.
Que possamos aproveitar o momento,o dia e a vida com maestria e euforia.
Razão x emoção
Quando ele (ou ela) diz que ama, mas não demonstra com ações (às vezes, pequenas ações)!
Quando ele (ou ela) diz que sente saudades, mas não fala (se você não falar), não te procura (se você não procurar)!
Quando ele (ou ela) diz que tá sem tempo, quando na verdade está priorizando outras coisas no lugar!
Quem quer, PROCURA; quando se quer, DÁ UM JEITO; quem ama/gosta DEMONSTRA (principalmente em atos); quem sente saudades, VAI ATRÁS.
Quando a razão (aquilo que você pensa) e a emoção (aquilo que você sente) estiverem em conflito, ouça a emoção, mas escolha a razão, porque você pode até seguir seu coração, mas tenha sempre seu cérebro como guia.
Ignore as palavras, observe os atos; palavras podem conter mentiras, mas atitudes não.
boa sorte.
S A U D A D E
Roça o peito as silabas rasgando
O teu nome no sulcado a nomear
No pesar e na emoção suspirando
Clamando-te em aperto a chorar
No cerrado, o entardecer, quando
O sol esvaece o dia num desmaiar
Vem o estertor na solidão orando
Tu és lembrança sempre a bradar
Dos teus carinhos o toque, ainda
Macio e meigo, eu sinto presente
Me zanga e tão quão me fascina
Tudo de ti me é saudade infinda
Saudade que dá saudade na gente
Amor daqueles que não termina!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
25/12/2021, 05’05” – Araguari, MG
Ouvindo minhas emoções
💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓
Tento tapar meus ouvidos,
Impossível,
Ouço as pancadas das emoções doer em meus tímpanos...
Algo me deixa inquieto, dia, noite e madrugada os tormentos levantam contra mim...
A saudade me faz percorrer vales e o coração lateja.
As campinas do passado vem nas lembranças, tempos bons de criança....
Mas aonde está a paz que tanto preciso?
Onde?
As mangueiras fazendo sombras no cerrado, e os laranjais nos madrigais...
E de onde vem os poemas que faço?
Eu tento, eu tento, e como tento evitar a saudosa escrita solitária...
Em toda ocasião, ela nunca está só...
Sempre acompanhada das batidas do meu coração...
Se eu soubesse, jamais teria abandonado aquele vale...ah! Se eu soubesse...
Estaria ainda lá, plantando, colhendo, vivendo em um paraíso jamais visto...
Aquele roçado, aquela boiada levantando poeira,
Aquela tuia cheia de milho, alimentos para os cavalos, porcos e as galinhas...
O cachorro Rex, um Pet de primeira...
Labrador era sua raça, animal obediente e carente...
Bastava acenar, ele ja sábia ler os nossos pedidos...
É,
Como é dolorido...
Eu corria, eu chorava e não sabia os motivos de tanta alegria...
Hoje, adulto, eu reflito...
Menino nunca está satisfeito com nada, ele sempre quer mais, mais e mais...
Aquele cenário, palco da minha vida.
Vou tentando atender os pedidos que a poesia me faz.
Sem saída, e o chão some dos meus pés..
Fico a deriva, sem saber como detalhar o menino que eu era..
E começo a delirar, e num piscar de olhos as lágrimas tomam conta da inspiração....
E fico voando sem saber regressar...
Que destino!
🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹
Autor: Ricardo Melo
O Poeta que Voa
A RAINHA E AS TAÇAS
Receba de mim todo meu amor,
As emoções que troco em seu favor,
Pelas carícias que marcaram minha alma,
Com a pureza e a brancura de uma flor.
A luz que vês no fim do caminho,
É a encruzilhada de um novo destino,
Pensamentos chegam num redemoinho,
Transformando o homem num menino.
Alma de Mulher
Pensa com o coração
Envolve com doçura
Age com emoção
Nutre por natureza
Acolhe com ternura
Encanta com sua beleza
O seu corpo é de pura magia
Tem o poder ímpar
De ser inúmeras
Mulher, mãe, filha, trabalhadora, esposa, amiga…
O único transporte para manifestação da vida
Hoje, em todo mundo, foi escolhido esse dia
Dia marcado por memórias de uma luta antiga
Luta por direitos, estes genuínos
Luta essa que ainda castiga
E mesmo com marcas trazidas por tratamentos indignos
Não podemos perder o que nos é mais divino
A nossa essência e conexão com o feminino.
Falando em inseguranças emocionais...
Pensemos num hipotético e exultante grupo de jovens engenheiros e arquitetos coçando mãos e cabeças, todos doidinhos para incrementar mais algumas alterações e ampliações num recente projeto seu que estaria sendo já confortavelmente habitado por seus adquirentes, no intuito de aprimorar suas criações arquitetônicas, assim pensando em valorizar os imóveis e agradar seus recentes proprietários... Será que tais incrementações seriam aceitas pelos proprietários como normais?
Trazendo tais hipotéticos acontecimentos para o campo da criação literária, acreditem que eu também inúmeras vezes procedo assim em relação aos meus textos postados ou publicados. E pensar que muitos leitores conhecem até mesmo os meus rascunhos, aiaiai, todos em muito piores situações que aqueles trabalhos escolares de alguns impetuosos e inseguros alunos do Fundamental, todos ávidos por melhorar enésimas vezes o conteúdo e apresentação de seus trabalhos escolares, a ponto de malandrinhamente chegarem a retirá-los da mesa da professora para tal fim, impulsivos e imprudentes como só eles conseguem ser nessa preciosíssima idade, mas desbragadamente sonhantes em conquistar notas máximas com méritos escolares, e assim logo ver suas mesadas mais ainda melhoradas.
Complicado isso de tentar, tentar e tentar arranjar um jeitinho de merecer nota dez, fazendo acréscimos ou supressões tresloucadas em trabalhos já concluídos e encaminhados, não é mesmo?
Vixe! Nem bem acabei de postar esta minha reflexão atual, e confesso que já estou sentindo aquelas minhas coceiras emocionais, elas que sempre e sempre me levam a meter uma primeira edição de texto assim mesmo, de prima...
...Será que alguém entendeu o que eu quis dizer? Será mesmo que ficou bom assim? E será que isto vai ser útil para alguém que possa ser ainda mais inseguro que eu, nos seus momentos de tomada de decisões?
Sou assim, inseguro prá dedéu... Mas que fazer quanto a isso, não é mesmo?!?
Agora, imaginem eu falando em público, ali onde não se admite editar nadicadenada...
Armeniz Müller.
...Oarrazoadorpoético.
Foram cinco meses de conexão,
com muita emoção e exigência,
você me ensinou a sonhar com paixão,
e me tratou com respeito e paciência.
Mas nossos sonhos se tornaram diferente,
e é hora de dizer adeus e partir,
e seguir cada um o seu caminho em frente,
sem mágoas nem rancores a sentir.
Não pense que eu te desprezo ou te odeio,
pois você foi muito especial pra mim,
mas o nosso amor se esvaiu como um veio,
e agora chegou ao seu triste fim.
pois fiz o que achei certo e necessário,
por meio desta me despeço
mas de ti não me esqueço,
isso é primário.
Amor
O amor é amplamente considerado uma emoção positiva e poderosa que pode ser experimentada entre pessoas e animais.
Uma das características mais notáveis do amor é a sua capacidade de nos fazer sentir bem. Quando estamos apaixonados ou sentindo amor por alguém, experimentamos uma sensação de euforia e felicidade que pode ser difícil de explicar. Além disso, o amor pode ser uma força motivadora em nossas vidas, nos encorajando a tomar medidas positivas para nós mesmos e para aqueles que amamos.
No entanto, o amor também pode ser uma emoção complexa e difícil de compreender. Muitas vezes, o amor pode ser acompanhado por sentimentos de inveja, ciúme e possessividade, que podem levar a conflitos e tensão nos relacionamentos. Além disso, o amor pode ser uma fonte de dor e sofrimento quando não é correspondido ou quando um relacionamento chega ao fim.
De toda forma acaba sendo uma das melhores e mais bonita palavra, o sentindo da palavra amor vem com um peso gigante, amar não é apenas dizer que ama ou que tem sentimento por algo ou alguém, amar significa fazer parte dos melhores e piores momentos, amar significa estar junto quando necessário e quando não necessário, amar significa prestar atenção quando fala e entender quando necessário, amar significa apoiar as decisões mais complicadas da vida, amar significa se esforçar para ver alguém feliz, amar significa nunca desistir do que é importante, amar mais do que tudo significa vê diariamente o sorriso mais lindo do mundo.
Amar tem tantos significados e existem tantas formas de amar que nem sempre compreendemos.
Não é segredo para ninguém que o HIV traz consigo uma carga emocional muito grande. Receber um diagnóstico positivo pode ser um choque, e a partir daí, começamos uma jornada de cuidados com a saúde que nos acompanhará para o resto da vida. Mas mesmo diante desse cenário, podemos escolher como lidar com o vírus.
Eu escolhi me libertar dele, torná-lo apenas uma pequena parte da minha vida. Não vou negar que foi difícil, foram muitos anos de medo e incerteza, mas hoje eu posso dizer que superei o HIV. Ele não me define, não me limita, não me representa.
Muitas vezes, colocamos toda a nossa energia no combate ao vírus, e acabamos esquecendo de viver a vida como gostaríamos. Mas o fato é que, apesar do vírus, podemos continuar tendo uma vida plena e feliz. É importante lembrar que, mesmo que a cura ainda não seja uma realidade para todos, podemos sim controlar o vírus através do tratamento e da prevenção. E acima de tudo, podemos nos cuidar para nós mesmos, não para o vírus.
Eu escolhi não permitir que o HIV dite as regras da minha vida. Em vez disso, concentro minha energia em cuidar de mim, em ser feliz e viver plenamente. E isso é possível para todos nós. Claro, cada um tem sua própria jornada e suas próprias escolhas a fazer, mas espero que minha experiência possa motivar outros soropositivos a escolherem o mesmo caminho.
A mensagem que quero deixar é: cuide-se, tome os medicamentos, use preservativos e faça exames regularmente. Mas acima de tudo, não se permita ser definido pelo HIV. Lembre-se de que você é muito mais do que o vírus e que é possível levar uma vida plena e feliz, mesmo diante desse desafio.
Ninguém é extremamente forte...
Somos feitos de emoção pura..
Não adianta você falar que é frio
que algo sempre vai te emocionar
Fatalmente você vai esconder essa emoção por não querer de repente mostrar a sua fraqueza ou aquilo que você chama de fraqueza..
O amor nos dá a capacidade de se preocupar com o outro..
O amor nos dá a capacidade de proteger a quem nos é caro
O amor muitas vezes nos faz abandonar tudo para cuidar de quem se ama..
Isso é sensibilidade
só que muita gente esconde...
Até mesmo por proteção
Porque infelizmente nesse mundo ainda existe pessoas que sugam a nossa energia e muitas vezes usam o nosso amor por elas
para manipular
Acontece isso nas amizades
porque não na vida amorosa
Eu passei por uma situação dessa...
A vida é transformada no inferno ambulante...
Mas graças a Deus eu pude ser importante no final da vida para
uma grande mulher...
Foi essa segunda chance que Deus me deu e me provou que ainda vale a pena amar...
Que vale a pena mesmo que a gente não seja digno de confiança por algumas pessoas...
Um recado para você...
Mesmo que você não acredite em mim...
Mesmo que você fuja de mim como você está fazendo...
Eu vou sempre te amar
Pois eu tenho certeza da capacidade de mulher que você é..
Portanto minha gente Esse sou eu..
❤❤DUCLERT JR❤❤
AMOR QUE TRANSFORMA
O peito se transforma num motor em
Combustão
Sempre explode em emoção
A vida chegou…
Um novo amor surge
Um amor infinito, toma conta do coração
Impossível não reconhecê-lo.
Ele vai perdurando
Sempre aumentando
Até chegar ao infinito de nossa razão
Viva a Mãe que gera Vida.
Você pode usar as lindas palavras de amor e carinho no Dia das Mães e fazer uma homenagem emocionante para a mulher de sua vida. Palavras, transformam sentimentos em expressões que tocam o coração. Então, você vive a sua Mãe?
Viva logo, você e ela merecem, seja onde estiverem.
Rosinei#Nascimento
Ótimo dia!
Deus abençoe sempre 🙏🏾
Tenhamos fé!
Ser poeta é uma dádiva
Lidamos
com emoções
com decepções
O poeta é um privilegiado
Porque muitas vezes através
de nossos sentimentos
mostramos nossa sensibilidade
com as emoções de nossos leitores...
Tenho muito orgulho de ser um poeta
Essa é minha meta....
Aqui é...
Duclert
O poeta.....
É só um talvez!
É sério que você passou a temer a emoção?
Não acha infame trair assim as suas emoções?
Encarecidamente necessito-te fazer um pedido, pare de autoafirmar-se como um lobo solitário,
as melhores partes da vida estão nos enlaces, nos carinhos e trocas,
nós sabemos que o medo de sofrer pode paralisar,
mas, sem essas experiências, o que seríamos?
talvez, mas, só talvez, um livro sem histórias!
TONS
Minha poesia tem poéticas intensas
Suspiros, sussurros, claras cascatas
De emoções, e versos em serenatas
Canta o amor, com melodias densas
Assim, efetuadas com doces sonatas
Ritmando ardores e ilusões imensas
Trova, inspirando emotivas nascenças
Dando ao tempo, infinito, e não datas
São tais como os sentimentos imortais
Cheios de paixões, sofrimentos e mais
...mais que os desencontros tristonhos
Tem olhares, tem gestos, aquele sentido
Brandindo o verso e ao versar colorindo
Com os tons dos meus próprios sonhos!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
30 maio de 2023, 18’10” – Araguari, MG
VIDA PARALELA
Casulo seguro
Voo ardente
Segurança e solidão
Desvaneios e emoção
Pele rejeitada
Corpo desejado
Jejum intermitente
Apetite voraz
Satisfação social
Realização pessoal
Fantasia limitada
Desejo intenso
Tempo pra parar
Não para de continuar
Medo
Coragem
Um grito
Um múrmuro
Uma vida incompreendida
Uma vida indefinida
VIDA PARALELA
O que satisfaz um poeta?
A capacidade de sentir Emoções
e transcrever compartilhando assim
com todos os seus leitores que
conseguem captar exatamente a emoção
passada...
A missão do poeta não é apenas escrever
A missão do poeta é conquistar corações
É redescobrir novas emoções que muitas vezes não temos ideia que somos capazes de senti-las
Me orgulho em ser assim colocando todas as minhas emoções e compartilhando com todos os meus leitores
É um dom?
Não sei!!!
Mas uma coisa eu posso assegurar...
Cada emoção de escrita aqui pelas minhas mãos
são verdadeiras
São lágrimas derramadas no meio da noite sentindo falta da pessoa amada....
Pena que você não compreende que nunca quis te exibir.
Quis apenas me acrescentar em sua vida..
FIEL
Frenético, o verso cheio de agonia
Sobre a mágoa na escrita reclinada
Emoção e carência no peito velada
Poetadas em uma poética sombria
É sofrência versada, sensação fria
Duma saudade na prosa colocada
Sussurra o poema, na dor cevada
Impregnados na alma e na poesia
Era mais bela, outrora, só amando
Versos alegres e a poesia sorrindo
Formas plenas, agora, até quando?
Não te rias de mim, ó poema cruel
Afeto ao coração que vais pisando
Pois, insistindo, ao amor, serei fiel!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
02 junho, 2023, 20’00” – Araguari, MG
O amor brilha como o sol aquece o peito,
Ilumina o olhar e nos enche de emoção,
É a verdadeira razão de viver com paixão.
Amar é sentir o coração bater mais
Forte a cada momento,
É se entregar sem julgamento,
É vivendo em total contentamento.
O amor é um sentimento sem igual,
Uma chama que nunca se apagará,
É o motivo de sorrir sem parar e de
Nunca deixar de acreditar.
O amor é uma flor que floresce,
Um doce que sempre apetece,
É a luz que ilumina a escuridão
E traz paz ao nosso coração.
Assim é o amor, intenso e sedutor,
Que envolve os corações com seu calor,
Uma poesia que não se encontra no dicionário,
Mas sim, na essência do amor mais verdadeiro.
- Relacionados
- Textos de reflexão sobre a vida para valorizar cada momento
- Frases para fazer alguém chorar com palavras
- Mensagens de reflexão para encarar a vida de outra forma
- 35 textos para melhor amiga chorar e se emocionar
- Mensagens de Natal emocionantes que celebram o recomeço e o renascimento
- 73 frases de tristeza para expressar suas emoções
- Mensagens de otimismo emocionantes que inspiram sabedoria
