Textos em versos

Cerca de 5812 textos versos Textos em

⁠Será?

Às vezes me pergunto
Se vou algum dia
conseguir esquecer seus olhos castanhos claros
Seu sorriso encantador
Seu perfume doce
E dos seus lábios macios?
Será que conseguirei seguir em frente?
Será que haverá um momento
em que eu me acostumarei a não a ter mais comigo?
Será que o tempo vai curar as feridas
do meu coração?
Secar as minhas lágrimas?
E deixar o que sobrou de você em mim
partir para sempre?

Poderia te olhar
pelo resto da vida.
Você é bebida
que eu amo tomar.

Você é tão linda
e tão atraente.
Que só de te olhar
já me sinto contente.

O teu sorriso
quando me alcança.
É o amor que me espeta
como uma lança.

Teu rosto tão lindo,
tua pele macia,
é coisa tão bela,
que há tempos não via.

Quando estou com você
me sinto feliz,
Você é gata
parece uma miss.

Aliás,
você já é uma miss!
Teus olhos brilham,
refletindo amor.

Eu quero você
mais que tudo no mundo.
Preciso te ver,
à cada segundo.

Em ti acarinharei mil beijos
maiores que o mundo.

Não é um sentimento fácil, caro amor
É árduo
É sofrido
É fogo que consome

Não é fácil te amar, caro amor
O meu coração fica em pedaços
E se reconstrói
Queima a alma
E me destrói

Não é fácil tentar não desatar o nó, caro amor
E quando já não aguento
Deixo que em cada palavra
Fique a marca de minhas lagrimas

Deixo que em cada palavra
Fique a minha dor
As noites em claro
O meu amor

Eu escrevo sobre o amor, ou o amor me escreve?

Eu escrevo sobre o amor quando digo que amar é um sentimento puro
E o amor me escreve quando eu amo outro alguém
Eu escrevo sobre o amor quando digo que posso senti-lo
E o amor me escreve quando eu escrevo sobre você

Quando escrevo sobre você eu tento
De todas as formas
Tocá-lo com palavras
Tento
De todas as formas
Aproximar-te desse sentimento

E quando o amor me escreve ele tenta
De todas as formas
Fazer com que eu toque você com palavras
Ele tenta
De todas as formas
Fazer com que eu aproxime você desse sentimento

O amor não só me escreve como nos escreve
Porque seja na paixão, daquelas que vem do fundo da alma
Paixão amor
Ou em um ato de solidariedade
O amor nos escreve

E quando ele nos escreve
Ele nos envolve
E então
Somos um só.

ESTOU GRÁVIDA

De livros abortados
De leituras interrompidas
De contos inacabados
De remédios ingeridos
De poemas iniciados
De amores mal resolvidos
De palavras mal pronunciadas
De versos não construídos
De rascunhos rasgados
De noites mal dormidas
De crônicas não anunciadas
De acrósticos obstruídos –
Sinto-me enjoada, pesada,
Preciso parir.

"Parece-me ser hoje outro dia de solidão...
Então que venha, farei de ti minha companheira e juntas nos faremos companhia. Irei lhe mostrar musicas que amo, versos que me emocionam, pensamentos que me levam a refletir! Então, dançarás comigo em meio a versos que recitarei e depois ouvirá em silencio, como convém a solidão, o eco de meus pensamentos nas reflexões. Pois, a ti, só a ti hei de me mostrar, mas jurará segredo, não espalhará o que há dentro de mim. Psiu solidão, vem, me acompanha pela madrugada..." (Irene Aguiar)

Meu Mundo Escuro

No instante em que te vi
me apaixonei,
sorri,
enlouqueci. . .
Seus olhos fixos nos meus me diziam o quanto você me queria.
Minhas mãos moviam-se sozinhas,
soberanas,
em busca de contato.
Me aproximei,
te senti. . .
Sua voz rouca sussurrando palavras incoerentes em meu ouvido,
me fazendo revelar meus segredos mais profundos.
E foi ali que eu me entreguei. . .
Minha boca em sua boca;
Nossas línguas em uma dança louca,
única. . .
Não dissestes um "Eu te Amo"
Mas sim um "Eu te Quero"
e era somente isso que eu precisava ouvir naquele momento.
E ali,
deitada na relva fria,
eu me entreguei a ti. . .
Me despi de meu sofrimento,
deixei que a escuridão que habitava meu peito se transformasse em uma grande explosão de fogos de artifícios.
E do mesmo modo que nos encontramos,
nos despedimos...
Não senti mais seu perfume,
seus toques,
sua boca na minha. . .
Também não pude dizer o quanto significou para mim,
porque,
no fim de tudo,
você simplesmente se foi
e eu voltei ao meu mundo escuro e vazio.
Mais uma vez....

Um Adeus à Mara

Trago comigo um sorriso
Que agora ensaio preciso
Num espelho estilhaçado
Que reflete um adereço
Onde não me reconheço

Já não vens abrir a porta
Pois que mais nada importa.
Restas tu inanimada
Quando antes lesta abrias
A porta às tardes macias

Fazíamos de minutos dias
De tudo o que dizia, rias
Com alegria aveludada
E com palavras e versos
Criávamos novos universos.

PONTO DE PARTIDA

Primeiro a gente casa com a alma!
Morada abstrata, onde nascem duas histórias.
Se tu queres começar, ora! Se tu queres morar, namora!
Edifica teu endereço, constrói tua memória.

Embasa na terra, alicerça o coração
Nada funcionará se não der asas à imaginação.
Percebes o que há na dança, na leveza, no falar...
Nas artimanhas do sorrir, nas entrelinhas do olhar.

Amor que ora, amor que mora, amor que aflora, namora.
Não te afliges pobre coração, logo serão dois em um. Às vezes demora!
Tu que vives na penúria, acalenta-te agora
Não chora!

Deves saber a cada dia o que há em comum
Que de longe são dois, e de perto são um
Que tu encontres na casa a alegria de viver
Se não casas com a alma, haverás de sofrer.

ADEUS

Eu sinto a falta que você faz quando te procuro e não te vejo mais. E vejo o vazio que você deixou. Sinto saudades meu grande amor.
Penso te ver, mas é só impressão, pois você existe em meu coração. E onde quer que eu esteja, você está presente, mesmo que sua pessoa esteja ausente.
Mesmo distante você está em mim, sinto sua presença nas mínimas coisas que você fez parte. E chega a me analisar nos últimos detalhes.
Analiso que te esquecer é inevitável, eu não nasci, eu não nasci para você nem você para mim. Foi um erro do destino eu te amar tanto assim. Por isso vou te dizer adeus, de cabeça erguida, sem fraquejar, num ato de muito orgulho próprio, sem volta nem arrependimento, sem você no meu pensamento.
Adeus a você que eu tanto amei,
Adeus a você que me fez sofrer,
Adeus a você que me fez feliz,
Adeus a você que eu tanto quiz.

#ColeçãoMeusPrimeirosVersos2006

Você pode tentar correr, se esquivar, se esconder e interpretar. Fazer seu jogo, sua dança e seu alvoroço.
Você pode subir em árvores, montanhas e voar com as aves. Gosta de brincar com fogo, com o desespero o sorriso de bobo, mas no fundo,
sinto teu choro.
Você faz de propósito, sem dó ou remorso. Implica, mas nega. Quer apostar corrida, brincar de pega-pega.
Quer acelerar a vida, tomar na rédea e fingir que não quer te controle, mas nesse jogo, meu amor.
Não há perdedores, apenas predadores.

⁠Entendimentos
todo meu miserável
desgaste, como
se tudo fosse facil.
As vezes eu quero
criar memórias,
mas lembro que ja fui
muito machucada.
As vezes eu gosto
de estar sozinha.
As vezes acho que
tenho entendimentos,
na familia mas nem
sempre quero me
reencontrar.
As vezes, tenho um
sorriso lindo no rosto,
mas é só uma
personalidade para imprecionar
todos a minha volta.
A tristeza me tem
por completo.
As vezes acho que
estou 100% curada.
mas ainda sinto que
não estou 100%
curada.
As vezes sou agitada,
mas quando fecho
meus olhos, sinto lágrimas
escorrendo pelo meu
miserável rosto.
eu era como uma rosa
de jardim.
bonita, charmosa
e admirável de se ver.
não como as outras,
me indispensável de
se ver, me sentir.

Incertezas

Não há compreensão,
nunca houve meio termo.
As dúvidas crescem
como ervas daninhas
no solo árido da mente,
raízes que se entrelaçam
em pensamentos turvos,
sufocando a razão
até que tudo se torne sombra.

Lacunas permanecem abertas,
como feridas que rejeitam o tempo,
casos interrompidos,
histórias sem ponto final,
rastros apagados
por tempestades de incerteza.

Não há culpados,
não há suspeitos,
apenas eu,
rodeado por um tribunal vazio,
onde o silêncio se ergue
como juiz implacável,
condenando-me
por crimes que desconheço.

Não há em quem confiar,
pois até meus próprios olhos
me traem,
distorcendo reflexos
num espelho que fragmenta
quem penso ser
no caos que persiste,
como se eu mesmo fosse
o enigma que busco resolver.

⁠EU SOU A ÁGUA
Eu sou água, fluindo livremente,
Nas veias da terra, em cada corrente.
Transbordo de emoções, um oceano a navegar,
Nas profundezas da alma, eu vou mergulhar.
Sou o pranto silencioso da chuva no telhado,
O frescor das cachoeiras em seu brado.
Sou a calmaria de um lago paciente,
Refletindo a beleza do céu, quiescente.
Eu sou a maré que acaricia a praia,
Lavando as tristezas, trazendo alegria.
Nas ondas revoltas, sou força e vigor,
Desbravando o mundo, sem medo, sem pudor.
Sou a gota que alimenta a semente,
Dando vida e esperança, incandescente.
Sou a nascente que brota na montanha,
Canção da natureza, melodia tamanha.
Eu sou água, a essência da vida,
Fluindo eternamente, sem medida.
Em cada gota, um universo a se revelar,
Em cada poesia, minha alma a ecoar.

⁠Romeu & Julieta - Cena Subsequente

O sorriso dela despido de todo o receio,
Seus olhos de frente para o espelho repletos de veracidades,
Enquanto seu corpo baila por entre as lacunas do tempo e espaço.

São versos inacabados; são flores no deserto; são espinhos retirados de um coração estilhaçado.
São onze da noite ou uma da madrugada, não sei ao certo.

Mas, ao final desta ópera, as portas serão trancadas e as roupas retiradas com total calma e cadência;
Seremos Romeu e Julieta à espera da próxima cena!

⁠Escrevo

Meu sentimento se perdeu no vento.
Por isso escrevo.
Nos dias tristes, alegria canto... em cada verso, o riso leve descrevo.
O sonho lindamente sonhado...
No papel é cuidadosamente desenhado.
O medo é enfrentado.
O choro... consolado.
Escrevo e fim.
Não importa se toca em você ou apenas em mim.

O espelho

Um labirinto misterioso e profundo
Encara os olhos atentos do homem
Indagando sobre si e o mundo

A poeira pisada do dia de ontem
E os passos incertos do ser
Abrem as portas para ele viver

Viver em si, em sua própria imagem
Olhando o espelho, e vendo seus olhos
A face da alma, uma grande miragem

A cortina se abriu, e veio a atuação
Sorriu e chorou, colheu os espólios
Mas quando se fechou, viu a enganação

O homem se via um grande rei
Mas o abismo do espelho o despiu
E revelou o ser oco e vil.

Paciência

Tenha paciência, meu amigo
Cultive esse bem da alma
Mantenha sempre a calma
E estará em paz consigo

Receba o ar da montanha
E ouça a sua música
Ouça a estranha melodia
Os tambores da África

Pinte a sua noite de branco
E se cubra com o manto
Que cobre as estrelas
E descobre donzelas

Não libere o monstro em você
Navegue com o tempo
Faça-se sempre viver
Voe com o vento

Sua alma é como uma grade
Que prende duas aves
A cinza da noite e a azul da tarde
É apenas sua a chave

Se a ave cinza voar
Sua música vai se calar
Mas se a azul o fizer
Você terá o que quiser

Então, alimente o seu bem
Viva para ir além
Espante a ira e a tristeza
E faça do seu mundo só beleza.

⁠Palavras também são atitudes,
Quando ditas com todo o sentimento.
Os olhos refletem a luz do seu coração
Que grita para as suas razões
Que insistem em ignorar...
Que os caminhos da felicidade
Somente serão percorridos,
Quando surgir a verdade com boas ações.
Fazendo de cada dia um amor eterno
Com poesia, paz e tranquilidade.

⁠CORAÇÕES SELVAGENS FLAMEJANTES

Há um coração selvagem
no peito de quem enfrenta
um tanque de guerra,
apenas com uma flor...
Um coração de amor...
No peito do poeta e do navegador
Em quem sabe viver
e vive bonito?!
Em quem sabe sangrar
e sangra bonito?!
Em quem não desiste jamais
e não entrega a luta!
Há um coração de fogo
em quem sonha
e ousa ser quem é na essência!
Há um coração de fogo
em quem sonha um mundo melhor
Há um coração de fogo
em quem sonha de verdade
o seu sonho improvável...
Em quem ama o mundo
mas diz NÃO
a podridão do mundo
Esta podridão mesma que impede um poeta de acontecer-cantar!...
Há um coração de fogo
no peito de quem dança
e descobre
que A VIDA DANÇA!
Há um coração de fogo
no peito de quem samba-chora,
Ri e não se entrega!
“E faz da dor seu carnaval!”
..................................
Coração de Fogo
Celebrador!
Rasga o peito
Tambor da Vida!
Tambor do Tempo...
Renasce
Ama
Acima de tudo a TUA verdade!
Acima de tudo
...Tu és eterno!...
Coração da Terra...
Coração de Deus...
O Universo nasceu
de ti!
Trespassado
pela lança do soldado
Três vezes negado!
Coração Sagrado!
Imaculado Coração de Mulher
Mordido
por leões violentos
Sete Vezes
...Coração Sagrado!
Mil vezes
Coroado
Coração do Menino Deus!
Verso base:
Coração...
Teu segredo é conter TUDO
Dentro de ti
O mundo
O Paraíso!