Textos em versos

Cerca de 5812 textos versos Textos em

⁠⁠EPOPEIA.

Com gêneros narrativo, lírico, a epopeia traz em modelo de versos, e fatos históricos combinados com a mitologia. No caso de Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, por exemplo: o autor narra, em 8.816 versos das Grandes Navegações portuguesas, acontecimento marcante da história, em meio a recorrentes menções mitológicas. Fundamentou-se em gênero literário na Grécia Antiga, e da composição de Camões; Chamada Epopeia de Gilgamesh, considerada a obra literária mais antiga da humanidade.

Inserida por Mariapatriolino1


“Vem dar a melodia...
E musicar os versos meus”
GLOSA
JULHO 2022 (CPP)
A POESIA É TRANSFORMADORA
Minha alma se abre em inspiração
É tão tocada por versos de poesia
Sentimentos transbordando de emoção
Compondo pensamentos em melodia
Quando estão voando tão contemplativos
Em cada instante do belo em sintonia
Ouço a música dos Anjos no meu coração
Versos brotam como flores a cada dia
Toda poesia pode sim virar canção
Venha me fazer feliz e realizada
Minha alma poética vive sonhando
Quero plantar poemas nesta estrada
Assim a felicidade vou espalhando
E toda dor pode ser também amenizada
Em tudo que a alma vai exaltando
Escrevo versos de paz e de amor
Para levar algo bom e mais real
Algo bom que possa ser animador
Pois há muito sofrimento geral
Um poema pode ser transformador
Pois o poeta fala do existir especial
Que leva a esperança que aplaca a dor
Versos que são preces da alma Universal
E neles contém Jesus Nosso Salvador
Nestes versos mais profundos de Natal
O desafio é fazer também reflexão
Parar para pensar como viver plenamente
Está chegando mais um Natal
E que minha poesia seja bem serenamente
Transformada em linda melodia
Para alegrar de um modo bem legal
Não só no natal como eternamente
Na alma que entrar dentro deste poema
NORMA SILVEIRA MORAES

Inserida por NormaSilveiraMoraes

⁠Em ti, de ti, para ti

amanheço janelas e sonhos
o mar dos olhos é imensidão
teus versos escrevem vida a minha alma

teus sonhos falam ao meu coração
sobre os séculos de Amor que vivemos
sussurram nuvens de algodão doce
onde flutuas em desejos ansiosos
do agridoce que exala no abrir de suas pálpebras logo pelá manhã quando nossos olhares se cruzam
olhares que juntos podem vencer o tempo
mudar o mundo e transformar universos

no meu sonho
eu invado seu sonho
roubo-te para mim

agarro-te para nunca mais soltar-te
entrego-me total e completo sem qualquer receio
possuo-te com cada fibra de meu corpo
cada energia de minha alma apaixonada
Amo-te em sagrado segredo

tomo seu corpo como meu templo
respiro seus beijos
sacio-me de seu Amor
danço em seus abraços
descanso em seu seio

vivo em ti
de ti
para ti..

Inserida por arremedos_poeticos

Rotina

⁠Já sei que muitos versos se repetem,
Os dias e as horas também são refém.
E não tem ninguém que dê fim a repetição.
Quando o amor é bom é preciso ter repley.
Essa doce sina foi batizada de rotina.

Amor é como menina que repete o mesmo sorvete.
Quando tem saudade faz querer o mesmo sabor.
E as coisas viajam e sempre volta ao mesmo ponto,
O de partida,
Sem alternativa são exigências do amor!

É como o beijo seu nunca do mesmo jeito,
É com desejo que transcende o peito,
O perfeito amor também é sujeito a dor,
A gente aprende que o perfume morre se separar da flor.

Ontem fiz parte de uma roda gigante,
Ela gira repetidas vezes o mesmo instante.
Passa sol, chuva, o frio e a tarde morre lindamente radiante.
Tudo circula diante dos olhos o novo se repete,
A alegre mágia também a doce lembrança.
Essa saudade que arde em desejo nossas heranças.

O destino deve ser a ignorância dos que não sabe sonhar.
Eu sonho repetidas vezes o mesmo sonho com você e adocico com amor.
Essa dor de longe prazerosa,
Arde como sol que me aquece de esperança.

Você é essa luz que não me cansa,
É a lembrança que se repete todos os dias.
Tu és a alegrias és o sonho que desejo que se repete toda vida...
Como a canção bonita que não se cansa de ouvir, depois da vigésima vez...

As coisas se repetem porque existe milagre;
O vento a segurar a águia no ar...
Rotina no céu não é de se duvidar.
Como gostaria que essa rotina repetisse o verbo amar...

Para suavimente contemplar o seus cabelos emaranhados,
O seu espreguiçar até momento de escovar os dentes...
E repetisse o mesmo sorriso o mesmo milagre de sempre.
Acharia o amor o sentimento mais bacana.

Eu te sonhei em Copacabana
Eu te sonhei em Sartorini
Eu te sonhei em Veneza
Eu te sonhei com a beleza de todos os ares.

Eu só posso sonhar e essa é a minha maior riqueza.
Ter dos tesouro os seus pés engraçado beijando minha boca muito forte...
Vou amadurecer um dia bem antes da morte enloquecida.
A sorte vai ser minha melhor risada amiga...
Vou convida-te à fazer amor e essa será nossa bela e única rotina.

Inserida por Itaoe

⁠Versos de um dia frio

Palavras invadem a alma
Escritas sem pedir licença
E uma imensidão de versos
Pulsando na ponta dos dedos

Nem sempre a rima chega
Nem sempre o ritmo é dança
A arte de ser poeta
Conquista pela constância

Aviso que não cabe pouco
Na fonte do meu dizer
Traduzo em poucas linhas
Meu insensato jeito de ser

Inserida por Angelamafram

⁠Angela, meus versos

Morena bonita
Quem aguenta o tanto que agita
Manda em tudo, se precisar, apita
O jogo, a ordem do dia, ordena
Anda por rodas, fogueiras, rezos e danças

- De onde surgiu, me perguntam
- Quem te seguiu, quem te formou?

Escreve para ser lida, não esquecida
Por janelas azuis, às vezes cinza
Se espelha sua alma, minha alma

Eu estou aqui nestes versos
Que gostaria de ter recebido,
Mas não fico sem homenagem
Eu mesma me dedico esta mensagem

Inserida por Angelamafram

⁠Poema para Valesca

Para vir homenagear
Esses versos encomendei
E deixar como legado
A linda mulher que encontrei

Desde filha dedicada
E mãe sempre presente
Profissional bem respeitada
Amiga de tanta gente

Estes versos vão falar
De alguém de competência
Que vive no movimento
Respeitando a própria essência

Em toques e alinhamentos
Despertando sentimentos
Estando sempre a remar
No balanço das águas
Ou no ritmo de esticar

Alongando músculos, treinando corpos
Aliviando dores, salvando vidas
Valesca nos envolve
Afaga almas, nos dá calma
Porto seguro, nessa ilha veio aportar
E a natureza contemplar
Muitos vivas para você
Nesta data e sempre mais

Inserida por Angelamafram

⁠VERSOS ETERNAMENTE

Hei de poetar os versos eternamente
Do amor, e cantá-los em doce poesia
Para que se possa ter no que se sente
Um sentimento de quantia, de alegria
Assim, em busca da essência secreta
Do afeto, e a tal atraente companhia
Vou com emoção do romântico poeta
Pra na prosa escrever o amor de valia

E, então, neste caminho de paz e bem
Não me esgote o talento e a inspiração
Que d’alma no versar eu tenha paixão
E não seja, nunca, uma falsa sensação
Que tenha mais cor, cheiro e plenitude
E não aquela trova indiferente e rude...

© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
26 agosto, 2022, 13’03” – Araguari, MG

Inserida por LucianoSpagnol

⁠Vou contigo pra Pasárgada
Meu caro Manuelito
Quem sabe lá eu encontre
Dos Anjos, os versos íntimos!
Pensando bem, eu irei
Para o mundo de Drummond
Tão vasto quanto ele mesmo
Mais vasto do que o som!
Jorge e sua Fulô
Bem me acompanhariam
As estrelas de Bilac
Mais forte lá brilhariam
De Campos e todo o LUXO
A vida seria perfeita
Como os versos de Vinícius
Na morte, vida refeita!





Citando Manuel Bandeira, Augusto dos Anjos, Carlos Drummond, Jorge de Lima, Olavo Bilac, Augusto de Campos e Vinícius de Moraes.

Inserida por noi_soul

⁠QUEM NUNCA?

Me desculpe a poética e os poetas
Se meus versos nos contos são iguais
Com prosa e prioridades tão formais
Com saudades de outrora, inquietas
Pois, minhas sensações são repletas
De narrações, e cadências musicais
Do coração, como ilusórios cristais
Um clássico, com emoções diletas

Deixai a literatura com seu lirismo
Não roubemos o amor do emotivo
Deixai-o com seu sentimentalismo
Há mutação, pois, nada é definitivo
Em cada prosa, em cada verbalismo
Quem nunca? De estórias foi cativo!

© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
03/09/2022, 17’04” – Araguari, MG

Inserida por LucianoSpagnol

⁠BEM SEI

Bem sei, o meu poetar não é preciso
Versos estes mascado na imperfeição
Contudo, inspirados, neste improviso
Que eu posso condimentar a emoção
Quisera eu aquele verso tão conciso
Falando de um desejo com sensação
Sem presunção ou narciso, com juízo
E razão, para um alguém do coração

E assim, pois, o terei, se assim tiver
A poética sem ser um verso qualquer
Devoto ao sentimento que o escreve...
É o modo de romancear uma poesia
Ao olhar da minh’alma que se atreve
Querer paixão na prosa com parceria

© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
03/01/2022, 12’00” – Araguri, MG

Inserida por LucianoSpagnol

⁠COMO EU QUISERA

Meus versos são sussurros do coração
Traçados com sentimento tão sincero
Na medida da emoção e sem exagero
De quem, sem um afeto, tudo é vão
Em cada estrofe a ventura é tempero
De sonhos, de sensações e de paixão
Que no meu peito apraz, acalora quão
Desenhado a satisfação, como espero!

Se fosse só flores de uma primavera
Ornados de atenção, e de quimera
Na encantada prosa teria singelezas
Se existe... pouco sei, e pouco gera
Essa inspiração, se tem mais incertezas...
Que fosse só de amor, como eu quisera!

© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
09 janeiro, 2022, 17’00” – Araguari, MG
paráfrase Amilton Maciel Monteiro

Inserida por LucianoSpagnol

⁠Vai embora By) Gabriel de Castro
Poetizo em versos e prosas,
Galanteio palavras simetricamente,
Esboços emergentes,
Saliva minhas palavras,
Acalma minha mente,
A minha sanidade sana me pluraliza,
O meu singular o monólogo eu,
Rasgo meio peito,
Grito palavras, desordenadas,
Sem remo, sem barco,
Em'porto seguro vivencio meu ser,
De não estar na sala de estar,
Na hora do jantar.
Só os famintos degustam,
Os prazeres da vida,
Eu me delicio na imensidade
Do que sou e pra que vim.

Inserida por GabrielldeCastro

Sobre a poesia....


⁠A noite é da poesia.
É do amor cantado em versos.
É o charme da prosa.
É a reticências...
Não sei, se é a noite que encanta o poeta.
ou o poeta que encanta a noite!
É uma parceria sem fim...
___________
©Aline Hikelme

©Textos de autoria de Aline Hikelme
Direitos reservados conforme artigo (Lei 9610/98)
Alinneh / Ano 2022

Inserida por AlinneH

⁠sobre versos, músicas e poesia...


Eu só chamo para minha ciranda, quem aprendeu a dançar a valsa em meus versos ....
Quem ouve a música com os sentidos do coração.
Quem entrega o corpo e a alma ao som do amor.
Quer ouvir?
Fecha os olhos....
Sinta a melodia vindo ao som do vento.
Ela toca como brisa suave.
Sinta os acordes.
________
©Aline Hikelme

©Textos de autoria de Aline Hikelme
Direitos reservados conforme artigo (Lei 9610/98)
AlinneH / Ano 2022

Inserida por AlinneH

⁠VERSOS DE ONDE A ONDE -

Eu Sou esse não-ser
já sem memória,
barco à vela que zarpou
sem História ...

Sou essa lonjura,
esse horizonte sem divisória,
Versos de Onde a Onde,
sem cuidado nem vitória!

Imenso fundo, desconhecido,
aquele a quem amamos,
presente ou ausente!

Tela-sem-cor,
ilusória dor-de-Amor: vertigem!

Entre nós tudo cerrado, mudado, em luto ...
Juntos e separados... real mas obscuro!

Encontro?! Desencontro?!
Falar é iludir,
não dizer nada: cansaço!

E as culpas da infância?
Lastro-de-medos, memória ...

Esse peso no mais dentro,
onde o que passa, fica,
deixa ferida ...

É lá que tudo ocorre,
é lá que o tempo passa,
é onde permaneço,
junto destes Versos,
de Onde a Onde! ...

Inserida por Eliot

⁠MINHA VIDA EM VERSOS

Meu nome é Nivaldo e vou confidenciar
Um pouco da minha história vou relatar
Nasci em Bandeirantes e devo felicitar
Cidade pequena ao lado de Itamaracá com a qual vai divisar
Pra vocês não ficarem com ciúmes outras quatro estou a citar
Andirá, Abatia, Santa Mariana e Amélia que estão a se confrontar.

Nossa morada era na fazenda pássaros viviam a cantar
Meu pai trabalhava de fiscal e minha mãe era do lar
Meus irmãos são mais velhos, um pouco deles posso falar
O mais velho era torneiro mecânico, a irmã ajudava mamãe a cozinhar
Meu irmão terceiro, meu Deus! Só queria mandar
Coitado de mim, caçula que vivia a chorar.

Da usina fomos à fazenda morar
Lugar de muita fartura, no pomar ia brincar
A bagunça era tanta, ficava sem almoçar
Ah meu Deus que dó, minha mãe vivia a gritar,
Venha para casa logo, senão com vara vai apanhar,
Está bom estou chegando, no balde ia me lavar.

O tempo passou e eu continuava a estudar
No portão da escola ficava sempre a esperar
Minha querida professora que demorava, mas ia chegar
Das aulas eu participava, as questões tinha que acertar
A aula do dia terminava e para casa estava a retornar
Em casa chegava e o material ia guardar.

Outra mudança ocorreu e na cidade fui morar
Estudei muito e vestibular fui prestar
Não foram boas as médias, mas Agronomia fui estudar.
Em Agronomia me formei e logo me atraquei a trabalhar,
Mais uma mudança, Cidade Gaúcha seria meu novo lar,
Numa usina de açúcar e álcool fui contratado para gerenciar.

Alguns meses se passaram, minha vida ia mudar,
Pois apaixonado estava, vou me casar
Isto aconteceu. Três anos depois vi uma estrela brilhar,
Minha filha nasceu, motivo para comemorar
Era a primeira filha, que alegria! Eu tinha que participar
Pai de primeira viagem, sem ninguém por perto, me propus a ajudar.

Três anos após, a segunda estrela nasceu para nos alegrar,
O aumento da família e com sua irmã vai brincar,
Mais uma mudança, para Ribeirão do Pinhal trabalhar,
Ali não fiquei muito tempo, o plano do governo a mim não pôde ajudar
O presidente Collor me confiscou, outra vez eu me pus a mudar.

Acredite, na terra das Cataratas eu vim parar
Em Três Lagoas, Elza e Nivaldo se puseram a ajudar
Por algum tempo em sua casa fiquei a esperar
Construir a minha para lá me acomodar
Resolvido de professor vou trabalhar
No Colégio Arnaldo Busatto fui lecionar
Com muito carinho os alunos quero ensinar.

Dez anos se passaram e eu resolvi desafiar
No Colégio Sol de Maio diretor me tornar
Quatorze anos de direção, quatorze anos a festejar,
Uma escola jovem que muitos querem cortejar
Meu tempo acabou, a outro vou entregar
Missão cumprida, como diretor não vou continuar.

Mais seis anos me propus apenas lecionar
A matemática e ciências passei a ensinar
Um período de ensino aprendizagem o que posso falar
Conviver com adolescentes momentos de humanizar
Com toda experiência de vida chegou a hora de repensar
Acredito que esse é o momento de me aposentar.

Com estes versos me despeço na certeza que vão acreditar
Numa trajetória simples, mas de se respeitar,
Pois com sessenta e cinco anos de vida eu pude me presentear.
Vinte e um anos atrás meu filho nasceu para meu nome herdar
Com certeza todo exemplo que mostrei acredito ele vai carregar.
A minha felicidade se completa quando ele se formar.

Inserida por nivaldo2021

⁠MULHER EM VERSOS

De criança uma boneca
Na adolescência uma princesa
De adulta linda e madura
Na velhice muita experiência.

Mulher, forte e inteligente
É sincera e confidente
Modesta e diferente
É guerreira e permanente.

Mulher é curiosa e mágica
Cheia de ternura e aplicada
Misteriosa e companheira
Mesmo chorando mostra beleza.

Mulher não tem comparação
Com ela não tem encenação
Vive seus princípios com educação
Sorri, pois sua vida é pura emoção.

Inserida por nivaldo2021

⁠SILÊNCIO EM VERSOS

Por vezes tentei o silêncio descrever
Como um fotógrafo o silêncio fotografar
Um psicólogo o silêncio entender
Como um filósofo o silêncio filosofar.

Um pintor o silêncio pintar
Como um ouvinte o silêncio escutar
Um relator suas histórias relatar
Como orientador o caminho a direcionar.

O silêncio é pessoal, difícil de estudar
Permaneça em seu canto e tente relaxar
Nada mais importante que os olhos fechar
Respire fundo, os pensamentos irão aflorar.

Relaxe e pense num mundo a explorar
Homens em guerra, nada a desfrutar
Miséria sem comida para se alimentar
Na política, coisas difíceis de decifrar.

Pense na paz para o mundo harmonizar
Na família para a felicidade proporcionar
Pense em si mesmo para não silenciar
Concretize o silêncio, não é para se calar.

Inserida por nivaldo2021

⁠DISPAR

Pela prosa de amor vou seguindo
A poética nos versos carregando
No perfume do sentimento indo
A afeição vai ao poeta inspirando
E, em cada rima a trova sorrindo
Com a paixão jamais me faltando
Pois o fascínio é sempre benvindo
Criando o amor, ao amor quando

Tenho reservado dentro do cântico
O tesouro de um sentir romântico
E o realce do enamorado coração
Difiro àquele duma empáfia nobre
Que tem aquela emoção tão pobre
Pobre de zelo e pobre de sensação

© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
31 janeiro, 2022, 07’07” – Araguari, MG

Inserida por LucianoSpagnol