Textos de Sabedoria

Cerca de 3592 textos de Sabedoria

SABEDORIA PARA MUDAR E SABEDORIA PARA ACEITAR
O limite é tênue, entre saber o que abandonar nas mãos de Deus, ( e isso nos da paz) e o que "eu" preciso fazer para mudar o estabelecido.
Na maioria das vezes o que deve mudar sou "eu" , nunca tente mudar o outro, e apenas tente mudar as coisas que dependem de ti. Se não depende de ti, é porque é parte do aprendizado de cada um. Aprenda a respeitar esse limite.

Inserida por edolesia

Sobre a Fé
Acreditar com sabedoria não é ignorar a fé em si. Saber de fato do que provém aquilo que acredita não é se render ao ceticismo ou até mesmo ser o tal “ver para crer”, mas sim ter a certeza de que aquilo que crê, o faz com convicção e livre de dúvidas, porque o que aprisiona o ser humano é a incerteza de haver um “suposto outro caminho melhor do que aquele que ele escolheu.” O ser humano precisa separar fé de temor, olhar sinceramente pra dentro de si, e auto reconhecer o porque de acreditar no que crê. Muitos me rebatem dizendo: A Fé não se explica, apenas se sente. Sim e de fato, eu mesmo tenho minha fé particular, no entanto, não poder explicar por que eu creio naquilo, não significa que eu não possa amenos tentar entender seus mecanismos e compreender outros caminhos e formas do saber. Afinal, minha crença não é única e livre de inverdades, mesmo meu coração se satisfazendo com ela.

Sabem o que penso de fato sobre a fé? O Ser humano teme se desafiar, ir de frente com as convicções que ele mesmo impôs como verdade em sua vida, ele teme que sua mente se contradiga, sabe bem no fundo do seu coração que algo esta errado, ‘que não é bem por ali’. Ele mesmo tem noção que não acredita em algumas coisas e que tem dúvidas, mas seu coração tão amedrontado por não ter um final feliz, e ser punido por algo em vida e após ela é tão grande, que não fecha os olhos para si mesmo, mas também para Deus, “seja sob a forma que acreditar nele”. Cito Deus mas isso se aplica a tudo que é superior a nós, entendam bem. O ser humano teme ir de fronte a aquilo que desconhece, e por mais que bata no peito defendendo alguma verdade, ele sabe que tudo é um desconhecido e que não sabe de absolutamente nada. Isso o amedronta, o faz ser “o justiceiro da verdade”, quando no fundo ele age dessa forma para tentar se convencer dela também.

O nosso planeta, nossa realidade, é uma bfe53-postagem-oshoexistência dividida. A fé por exemplo, era pra ser um meio de unir os homens em uma certeza comum, numa busca comum, mas então vem a religião e separa tudo, afasta-nos uns dos outros e nos lança ainda mais longe ao desconhecido. Isso se aplica a tudo aqui neste mundo, política, classe social, esportes. Todos meios criados para nos tornais rivais e nos opor perante a um meio especifico. Ao longo das eras fomos e ainda somos constantemente educados a ser competitivos e intolerantes, a nos desafiar e desafiar o próximo, mostrar nosso valor e defender algo.

Esta, entre outras são infelizmente a realidade, e com isso tudo, o homem vai se esquecendo de coisas simples porém que faz toda a diferença, que são as semelhanças, o amor e até mesmo a dor, que une a todos nós e nos torna seres dotados da capacidade da compreensão, mas algo acontece e distorce esse dom e nos regride gladiadores de ideias, sentimentos, emoções… E na minha opinião o homem prefere agredir e impor-se perante seu próximo do que se voltar contra seu pior vilão e inimigo, “ele mesmo”. Preferem se esconder por trás de qualquer lado e crença “mais conveniente” do que de fato lidar com a verdade. A verdade sobre suas dúvidas, incertezas e de que ele está perdido.
A Religião é uma ciência na qual se tenta compreender e explicar o indivíduo e o mundo sob uma visão divina e sagrada, tem sua importância como tem suas falhas, mas ela só evolui com o praticante e se ele não cresce com ela, de que adianta pratica-la? Todas as ciências existentes aqui neste mundo são para evolui o pensamento ou até mesmo o espírito e esta evolução ocorre com a pratica de sua filosofia original, e na minha concepção do que eu já conheço, a maior parte delas propõe a mesma coisa, O Amor, O Bem, A Compreensão e O Equilíbrio, mas se você pratica estes elementos apenas para garantir o amor de Deus e seu lugarzinho no céu, acredite, de nada vale qualquer uma delas.

E por ai vai…

Inserida por wesleydiniz

NO CÉU

MINHA POESIA
TAMBÉM É INSPIRADA
NAS COISAS BELAS DA VIDA,
NA NATUREZA,
NA SABEDORIA,
EM TI, MOÇA LINDA,
QUE ME FAZ COMPANHIA.

QUANDO SURGE
EM MEUS PENSAMENTOS,
PALAVRAS SÃO COMBINADAS
E PERMEADAS DE SENTIMENTO.

EXTERIORIZO TODAS
PR’UM PEDAÇO DE PAPEL,
MAS SE FOSSE POSSÍVEL
GRAVARIA ELAS NO CÉU.

PARA QUE QUANDO
ESTIVESSE A APRECIAR
A LUA QUE BRILHA,
LEMBRASSE DE MIM
LENDO NOSSA POESIA.

Inserida por DanielBrito41

As Lendas da Criação - Conto IV

Animais de Sabedoria

Conta-se em uma lenda que no início das eras quando os animais podiam falar e possuíam dons fantásticos, o homem na sua ignorância tentava os imitar, mas sempre fazia tudo errado do que eles ensinavam. Até que um dia os animais vendo que seus esforços eram inúteis, decidiram parar de falar e agir como seres evoluídos, mas antes disso concederam ao homem um pedido que seria realizado.
O homem pediu ao lobo: Quero poder ouvir e sentir o medo nas outras criaturas. E assim foi feito.
Pediu a onça: Quero ter agilidade e rapidez. E assim foi feito.
Pediu a águia: Quero poder ver tudo o que eu preciso ver. E assim ele passou a ver o que precisava.
E por fim achando que não ia precisar de mais nada, pediu à serpente: Quero saber os mistérios da terra. E então ele soube.
Soube tanto, que passou a pegar e pegar tudo o que ela tinha.
A coruja triste ficou, pois o homem pediu tudo menos algo que ela tinha, que era sabedoria, e assim aconteceu.
O homem pôde ouvir mais, sentir a fragilidade uns nos outros, a ser rápido, a ver apenas aquilo que precisa e a manipular a vida no seu mundo. Sem sabedoria, sem escrúpulos, sem ver o essencial, correndo, e correndo, passando por cima dos outros e a frente dos outros, sem ética e amor. Conheceu a terra como a palma da sua mão e com este conhecimento tira dela até aquilo que ela não os deu. Os animais silenciaram-se, mas o mundo não. Até o dia que ele se cansou e acordou.
Olhou para tudo a sua volta e para dentro de si e decidiu pegar de volta tudo aquilo que ela deu e o que tiraram. Mas diferente dos animais, sua voz pode ser ouvida de outra forma. Através do fim, porém não silencioso.
Não se sabe ao certo se esta história realmente aconteceu, o que se sabe, é que neste presente, estamos sofrendo o efeito disso. Cabe a você refletir a respeito. E olhar a sua volta com mais atenção, talvez não só os animais, mas toda a vida neste mundo ajuda a aprender algo. Percebemos que no reino animal todos são apenas um, uma cadeia de vidas que se completam. Tudo esta em harmonia o que não esta, é nossa culpa.

Inserida por wesleydiniz

Vou rezar
Por você e por mim.
Para que tenhamos a sabedoria de conduzir nossos atos
Para que o caminho que seguirmos seja o melhor pra ambos
E que este caminho mesmo cheio de obstáculos
Vamos juntos, lado a lado ao encontro de nosso amor
Nossa felicidade
Ser feliz não é fácil
Pelo menos pra mim
Tudo é mais difícil
Para um homem como eu
Acredito que pra você também não seja
Somos muito parecidos

Espero poder ter você em meus braços novamente

Fique com Deus
Um beijo de seu
Cesare

Inserida por carlosli

Construir uma opinião sobre tudo e todos requer prudência e sabedoria.
Nem tudo que nos é óbvio é para os demais.
Nem tudo que é claro ao nosso olhar é para os que estão procurando se encontrar
Minha verdade é incompleta e minha compreensão sobre a vida está longe do entendimento.
Em função disso tenho medo que as pessoas enxerguem em meus passos, um alguém consciente e sem pecado.
Digo aos que tentam se espelhar, buscar o entendimento no conjunto da obra, ou seja, procure aperfeiçoar-se como Pai, ou filho, como cidadão que respeita as leis e teu próximo.
Admiração por meus trabalhos só me faz refletir que o caminho é mais árduo do que pensava ser.

Inserida por ursaia

Sabedoria não vem com a idade, com a idade vem à experiência de vida que é diferente do entendimento do real.
Um ancião nem sempre é sábio e nem por isso desprezaremos suas experiências, mas um verdadeiro sábio independentemente de sua idade, saberá instruir a nós, meros aprendizes no verdadeiro caminho do conhecimento.
Lembre-se > experiência nem sempre é algo sublime, pois o sublime é a verdade revelada.

Inserida por ursaia

Todos os dias acrescentamos um carinho em nós mesmos.
Hoje é dia de mais sabedoria e discernimento. Paz que invade e inunda, que consolida, faz fortaleza no coração, nos joga para fora das amarras e quebra as correntes. Um novo dia é uma chance de recomeço, de acarinhar-se a si, de plantar flores dentro e fora da gente!

Inserida por SiResende

"A Sabedoria é o bem mais precioso a ser conquistado. De nada servem a fortuna e inteligência ao que carece da mais nobre das virtudes. A conquista e permanência de qualquer bem seja material ou espiritual em nossas vidas depende unicamente do quão sábios somos. Urge que observemos mais, escutemos mais, leiamos mais ainda. Somos qual a pedra bruta que é lapidada a cada ensinamento, transformando-se em bela e formosa escultura."
( Van der Fleurs )

Inserida por vaniasaraiva

"Você"
Deus me fortalece a cada dia com sabedoria, me sinto mais feliz ao saber que tenho amigos.
Um belo dia renasce e antes mesmo de surgir no horizonte o sol já aquece e brilha dentro de mim, me tornando a cada segundo que passa mais feliz, me fazendo lembrar de momentos intimos vividos ao lado de verdadeiros amigos.
Me fortalece ainda mais a alma em saber que não estou só,porque tenho "VOCÊ" no meu pensamento.
(Vieira)

Inserida por Vieiralima

A sabedoria do mundo é loucura porque reflete noções falíveis de um mundo ilusório. E mais: diante do Ser Sonhador (Deus – a Origem), é risível que elementos dependentes das condições de Seu Sonho se julguem existentes, quando não passam de essências dentro de uma realidade circunscrita e mutável. “O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos”.

Ou seja: o Sonhador conhece todos os elementos de seu sonho, inclusive as bizarrices pelas quais tais entidades transitórias (nós mesmos) se regozijam em ter como manifestações de “glória” nesse teatro de bonecos.

(Em "Ensaio Filosófico sobre o filme 'A Origem'": http://wp.me/p2EJn7-44)

Inserida por Ebrael

Ser esposa
É o começo de tudo, é ter paciência, sabedoria, é crescer junto , lutar ,vencer estar sempre disposta a arrumar a cuidar, é como se encontra em outra parte é sua outra metade. o amor verdadeiro ultrapassa barreiras, dificuldades, seguir juntos e se amam de verdade . Isso é tudo , amor

Inserida por marciacestas

Não existem frases bonitas quando ,está com a razão e a sabedoria intacta , sabemos que não passam de frases de conforto que, na verdade a poesia existe para aqueles que vivem intensamente com seu coração a tona , mas o que você procura apenas uma frase bonita para lhe confortar ou a essência que fazem , os que amam escrever .
Pare , pense , crie , continue , sonhe e viva.

Inserida por WESF

Existe um tesouro que Deus em sua eterna sabedoria lapidou, de um valor tão alto que dinheiro não pode comprar , de uma duração tão grande que o tempo não pode apagar, ...
Talvez ao ser visto de fora pareça apenas uma pedra bruta, sem cor, sem beleza...
Mas Aquele que está lapidando faz um trabalho minucioso e perfeito e Sua obra é perfeita , feita com amor ...
Ele transforma o coracão da gente pouco a pouco ... e o tesouro vai brilhando .. e cada dia vemos uma mudança aqui .. outra ali... É o poder da vida Dele dentro de nós!
.... Débora Aggio

Inserida por Deboraggio

"A Sabedoria da Não-Violência

A vida verdadeira é como a água:
Em silêncio se adapta ao nível inferior
Que os homens desprezam.
Não se opõe a nada,
Serve a tudo.
Não exige nada,
Porque sua origem é da fonte imortal.
O homem realizado não tem desejos de dentro,
Nem tem exigências de fora.
Ele é prestativo em se dar
E sincero em falar,
Suave no conduzir,
Poderoso no agir.
Age com serenidade.
Por isto é incontaminável."

Inserida por Gabriel86

Senhor....

Pai todo poderoso, abençoa nossa semana que esta iniciando, dá-nos sabedoria para conduzirmos nossos dias com harmonia, dá-nos paciência para superarmos as dificuldades encontradas, dá-nos paz de espírito para caminharmos mesmo em meio as tempestades, dá-nos um bom coração, disposto a perdoar sempre que necessário, dá-nos bons olhos para podermos ver além das simples aparências, dá-nos força e fé para não fraquejarmos diante dos momentos difíceis, por fim, esteja conosco durante todas as horas e minutos de cada dia, cobre nossa casa com Teu Manto Sagrado, abençoa e ilumina nossos passos, é o que te pedimos em nome de Jesus Cristo, amém! (Priscilla Rodighiero)

Essa semana vai ser cheia de bençãos, EU CREIO!
Se você também crê, diga amém....

Inserida por priscillarodighiero

Devemos ter cuidado e sabedoria ao mesmo tempo. Cuidado ao nos depararmos com farsas e heresias no meio "gospel", mas sabedoria para examinar tudo e reter somente o que é bom. (1 Tessalonicenses 5:21)
O ideal é tirar uma lição de todas as situações, quer elas sejam boas ou ruins, mas acima de tudo, se posicionar com a verdade (as Escrituras).

Inserida por PensadorBiblico

Sabedoria da velhice
Seu Juventino era meu vizinho de apartamento. Era, porque faleceu. Sua única filha, solteira por opção, trabalhava fora o dia todo, e sua esposa, dona Norma, é quem ficava com a obrigação de cuidar do homem que no passado fora um empertigado militar, mas que devido a um câncer no cérebro deitou-se um dia e não conseguiu mais levantar. Quando dona Norma saía para o mercado vinha a minha porta e pedia: ‘pode olhar o Juventino um pouco?’ Era uma mulher admirável essa senhora. Em cima de seus setenta anos era mais forte que qualquer um. Em corpo e espírito.
Quando eu chegava para ‘olhar’ o doente, sentava a seu lado e ele, ainda muito lúcido apesar das dores, desfiava a falar e falar, quase um monólogo. Eu o deixava ir em seus devaneios de doente que não tem muito com quem conversar.
Uma das coisas que Seu Juventino gostava de repetir era, que os velhos como ele, a cada dia deteriora algo. Toda manhã percebia alguma coisa deixando de funcionar direito. É claro que um pouco pela doença. Mas a maior parte pela velhice e inanição. ‘E o pior é que as pessoas acostumam com isso’, ele dizia. Um dia um zumbido no ouvido, outro uma dor no joelho, e às vezes até surdez. Vão perdendo a audição devagarzinho, e quando dão por si estão surdos e nem sabem como foi. A cegueira também. ‘Já vi muito velho cego e surdo e nem sabe que é’ ele falava quase sussurrando. Eu ria muito com suas conversas, mas tenho que admitir ser a pura verdade. Velho não gosta de ser velho. Mulher então! Nem pensar! Depois que faz quarenta esquece-se de fazer aniversário pelo resto da vida. Pelo menos a maioria delas.
Agora, verdade seja dita, não acontece só com os velhos não. A pessoa entra na cozinha para fazer alguma coisa e esquece. Aí lembra que tem de fazer algo na sala, só que quando chega lá não lembra mais o que tinha que fazer. Coloca o celular no bolso e sai pela casa à procura do tal que não sabe onde o deixou. Passa a procurar a chave do carro e acha o celular no bolso, mas aí não sabe mais onde está a chave do carro. Velhice? Coisa nenhuma! Todos se esquecem um pouquinho das coisas.
Seu Juventino gostava de lembrar-se de seu tempo no Exército. Tempo bom era aquele! Corrida por três horas a fio pelas ruas comandando um pelotão de rapazes fortes e saudáveis. Subindo e descendo morros. Pulando obstáculos e caindo no rio para travessia a nado. E ele não cansava. Os jovens sim.
Nunca falava sobre sua doença. Não gostava. Afinal, fora ela, a doença traiçoeira que o deixara fora da vida por quase dez anos. Dez anos de sofrimento.
Quando ele morreu fiz um pequeno poema em sua homenagem. Dona Norma mandou inscrever na lousa de seu túmulo. ‘Ele vai ficar feliz’, disse-me ela. Assim espero. Porque lá eu disse o quanto era importante ser velho e sábio como ele fora. E que amigos não se escolhe pela saúde, cor ou religião, mas pelo conteúdo da alma.
E velhos não são os que têm muita idade. Velhos são os que não acumulam sabedoria. Em qualquer idade.

Inserida por PaolaRhoden

Caráter se faz com sabedoria

Em busca de um local para morar após a morte de seus pais, Izabela deparou no jornal com uma boa oferta. Um apartamento no tamanho que ela queria, e por um preço que ela podia pagar. Achou que era o ideal. Afinal, São Paulo não é fácil.
Foi em busca.
O bairro era longe de tudo, mas parecia ser seguro e com boa qualidade de vida. Avistou o prédio do endereço achado no jornal. Não era muito bonito, mas tinha uma aparência imponente, embora não muito conservado. Ficava no alto, distanciado dos demais e com uma grande área verde que se estendia abaixo. Tocou a campainha e foi atendida por um senhor já de alguma idade, que a interpelou com um sorriso. Mais algumas pessoas estavam por ali. Parecia ser uma reunião. Pensando bem, em um ‘Hall’ de entrada não seria bem apropriado para reuniões. Mas quem sabe.
O senhor austero e formal, perguntou sobre o motivo de sua visita. Ela explicou.
O homem então com uma certa rudeza ao falar, lhe disse que aquele prédio não admitia qualquer um para ali morar. Izabela ficou boquiaberta olhando para as pessoas que se calaram e a olhavam como um ser extraterrestre. O cavalheiro continuou dizendo, que aquela era uma reunião informal de condomínio, e era justamente para tratar desse assunto, já que alguns proprietários, ou por mudar-se para outra cidade, ou mesmo por morte, colocaram a venda seus imóveis. E como o prédio sempre primou pela superior linhagem de seus habitantes, estava sendo estudada uma forma de impedir que qualquer pessoa, que só por ter dinheiro para pagar, viesse ali residir. Porque, segundo ele, não é o dinheiro que faz uma pessoa ser importante, mas seu berço. E complementando seu monólogo discriminativo perguntou quem era ela, quem era sua família, de onde vinha e o que fazia.
Izabela respirou fundo e sem responder de imediato sua pergunta, falou: e os senhores quem são? Quem sabe descendentes dos marinheiros que vieram com os descobridores nas naus de Espanha ou Portugal. Ou talvez dos colonizadores enviados pelos Reis diretamente das prisões da Holanda, França e Inglaterra para encher a nova colônia e esvaziar seus calabouços? Porque pela cor de sua pele, igual a minha, não podem ter em suas veias o sangue nobre dos reis e príncipes das tribos de Angola e arredores, trazidos pelos navios negreiros, enganados e à força, para servirem de escravos a alguns que de superiores só tinham a arrogância. E se neste prédio só tem pessoas como os senhores, eu me retiro. Vou em busca de algum outro imóvel, quem sabe na periferia, porque nobreza, senhores, não está no título de Condessa do qual sou herdeira por direito, vindo de uma milenar tradição dos castelos da Itália, e que por certo me daria a condição de aqui morar. Mas sim, em meu caráter que não admite tal discriminação.
Dizendo isso, Izabela girou nos elegantes saltos altos, e saiu por onde entrou.

Inserida por PaolaRhoden



Mãe a professora da sabedoria
e ela sempre me dizia!
Nos mas difíceis caminhos da vida
você me deu de tudo a desejar,
mesmo quando a senhora não tinha condições,
me ensinou a não desistir de sonhar,
me deu as mais importantes lições da vida,
e me ensinou a acreditar,
uma mulher de coração tão grande
sempre cheia de amor!
Mãe a professora da sabedoria
e ela sempre me dizia!
Me consolava em seu colo
quando eu mais sentia dor,
sem eu saber que nela mais doía,
vendo o filho sofrer por não alivia a dor,
e nada ela podia fazer,
mas dava seu carinho,
um abraço apertado e desse ao filho meu,
me mostrou que no mundo
eu não estarei sozinho
e nem abandonado,
sempre tenha paciência lute cresça,
nunca perca humildade
a mãe aconselha a gente
para ser alguém de verdade!
Mãe a professora da sabedoria
e ela sempre me dizia!
Mas sabendo que minha fé
nunca sofreu nem um abalo
e me enchia de honestidade,
mãe sempre me dizia
que nem tudo que eu pedia
ela poderia dar, e dizia que la na frente
eu mataria minha vontade
das coisas que sonhava em um dia ter,
e olhar para ela ja vendo ela chorar de orgulho
e me dizer, filho é pro mundo o meu é meu!
Mãe a professora da sabedoria
e ela sempre me dizia.

Inserida por rafha_dhemello