Textos de Reflexoes sobre as Pessoas
Há de haver
Logo existe
Nasce no meu ser
A vontade desvendar
Mais sobre Jesus Cristo
Percorro um percurso
Com destino
A procura do paladar
Da palavra
Do cheiro da marisia
Descobri que o sabor
É o fruto da vida
Continua
Um fruto soculento
Doce
Na verdade sopra o vento
Que me alimenta a alma
Dá ânimo ao espírito
Sigo Jesus Cristo
Meu amigo
Rendentor meu porto de abrigo
que suaviza meu fardo e me consola no gemido
Cada instante é um passo
Para o desafio
De entrar no eixo
Não me perder
Ter foco
Seguir em frente
Dizer que
Também sou gente
Caminho em direção
A exaltação
Coligação de todos em um
Pela dádiva de Deus
Série: Minicontos
RACISMO X ETNOCÍDIO
Há séculos. Congoleses e Angolanos sobre mar atlântico despiam-se da vida para a morte. E a história continua. Moïse fugia por léguas tiranas em busca de vida, e de maneira torpe encontra a morte. Havia 300 anos, e nos despimos da sorte de apreender a lição...
Neste momemto, reflita
sobre pétalas na palma da mão
como pedaços de uma vida,
linda e passageira,
mas intensamente expressiva
que, mesmo sem intensão,
ensina que o tempo é relativo
quando se vive verdadeiramente
com emoção,
pois assim, continuará existindo
em alguma mente
ou em algum coração.
UMA PROSA SOBRE FERNANDO PESSOA
Fernando Pessoa foi um lunático, visionário, sem dúvida um esquizofrênico consciente, inofensivo e adorável. Homem subterrâneo, viveu isolado, entre aquilo que ele era e aquilo que desejava ser. Tinha, como eu, todos os sonhos do mundo. Não se achava especial, apenas superior a todos os seus contemporâneos.
Para suportar o peso do mundo inventou outros mundos, outro universo, onde ele podia facilmente se livrar do mundo real, ou pelo menos daquele opressivo em que todos vivem, onde se acham normais, pessoas comuns que se casam, têm filhos, bebem e fornicam, sem muita preocupação com arte ou metafisica.
Fernando não teve um grande amor, pelo menos não foi correspondido, por isso achava que o amor era uma perda de tempo, uma ilusão que causa muito sofrimento e dor.
Eu sou visionário, como ele, mas tenho um amor correspondido, tive filhos, publiquei mais que ele em vida. Tenho bons e maus hábitos, similares aos dele. Gosto de vinho, de café e de solidão para pensar e escrever. Sou músico, ele não foi. Vivo em uma época fascinante com muitas facilidades e distrações que poderiam muito bem me desviar do meu objetivo cósmico-divino, e com isso me diminuir, no que diz respeito ao talento do qual fui dotado. Tenho a obrigação, assim como ele de contribuir com a evolução da humanidade, no que tange ao desenvolvido cultural e espiritual do homem.
Portanto, não isento-me dessa responsabilidade, cada artista deve entender qual é sua missão, seu papel no mundo.
Não se faz necessário ser erudito, estudar em grandes faculdade, coisa que Fernando não fez, ora por não desejar isso, ora por não corresponder aos critérios exigidos na sua época. Ele poderia ter se formado em letras, mas percebeu que sabia muito mais do que seus instrutores, foi isso que lhe permitiu produzir tanto, pois sua formação intelectual era algo incomum pata qualquer mortal, ele já tinha ajuntado todo cabedal de conhecimento suficiente para compor sua obra. Este conhecimento oriundo dos livros, os quais ele lia com uma velocidade espantosa. Chegou ao ponto de dizer que não havia mais nada de interessante para ler, foi quando percebeu que era hora de observar mais a natureza e as atitudes dos homens, para completar sua magistral obra.
Eu penso assim como ele, que já li tudo que valia a pena, rejeitei, como ele a instrução formal de uma faculdade de jornalismo, onde aprendi algo muito significativo, o que é estudar. É saber ler, saber escolher o que ler... Abandonei, como ele a faculdade para me dedicar ao meu oficio, escrever, produzir conhecimento.
Fernando teve muita preocupação com o mito; leia-se Deus, religião, espiritualidade, às vezes ia muito fundo nesta busca, outra hora retrocedia e negava tudo, mesmo que por intermédio de outros, com seus heterônimos. A verdade é que ele mesmo não cria em nada além da vida, e muitas vezes duvidou de que a vida de fato fosse real, se perdia em delírios de que a vida devia ser uma grande ilusão.
De qualquer forma ele foi único a definir o mito, de forma poética e filosófica resumiu o mito e toda metafisica em uma frase: “O Mito é um nada que é tudo.”
Fernando Pessoa, mesmo não crendo em metafísica, nem em vida em outro lugar, continua vivo, e escrevendo com a mente e as mãos de muitos autores em todo o mundo.
Quem mais escreveu com a sapiência e astúcia de Fernando Pessoas, foi José Saramago. Saramago deu sequência à obra dele, boa parte do que produziu teve influência direta da mente criativa de Fernando Pessoa. Se você não sabe do que estou falando, leia este livro do Saramago. O Ano da morte de Ricardo Reis, contudo só vai inferir completamente o que eu afirmo se for capaz de se aprofundar nas obras dos dois autores portugueses geniais.
Evan do Carmo
Tão ela no jeito de ser, tão ela na maneira agir, ela é tão ela que para falar, sobre ela é difícil resumir, pois o resumo limita ela, e ela na magnitude dela,não se deve resumir.
Poderia passar horas elogiando ela, pois mesmo sem a conhecer, quando você conversa com ela, facilmente se encanta por ela, na maneira de agir,falar e conversa. E quanto mais você conhece ela mais você se encanta pois acaba descobrindo o quão especial ela é pras pessoas em volta dela, porque sempre se dedica de coração a quem ela ama, seja você da família,amigo ou até mesmo conhecido! Um ser humano não digo perfeito pois perfeição não existe mas que chega próximo disso pois em tudo ela da o seu melhor! Tão ela menina tão ela mulher, as pode ate ficar confusa mas sempre sabe o que ela quer, ela quer ser feliz, ser amada, ser respeitada, ser o que ela quiser ser! Pois ninguém limita ela! E isso é tão ela!
PENSAMENTO
Estou pensando agora no meu futuro se caminho sobre a corda bamba ou então por cima do muro
Estou pensando agora no meu futuro se na fenda pequena eu aumento o furo ou se por cima da pedra eu dou um pulo
Estou pensando agora no meu futuro Se escuto os trovões de sempre ou canções que me reinvente
Estou pensando agora no meu futuro Se abro os olhos pro horizonte ou se os fecho pra tudo
Estou pensando agora no meu futuro No meu futuro Estou pensando
Pensando agora...
- Johnny Rocha, ao oitavo dia do segundo mês do ano quatorze de dois mil.
Penso muito sobre razões para ações em que realizamos ao longo do dia.
O que de fato me fascina, são as maneiras em que cada um de nós adquirimos para sobrevivência.
Algo que questiono todos os dias é: por que somos tão influenciados a fazer certas decisões?
Poderíamos "ser quem somos ".
Muitas de nossas ações são reflexo da pressão de muitos ou talvez algo dentro de nós que gostaria de se sentir superior e não algo considerado "estúpido".Nos falta sabedoria para ser quem nascemos para ser.
Algo que percebi e que deve ser questionado é que nossos medos e emoções nascem a partir de reflexos de ações.
Idiotas
Eu estava assistindo um documentário
recentemente sobre terraplana.
isso foi fascinante
eu não sei se alguém viu isso
há pessoas que acreditam que a terra é plana.
o documentário é chamado de "idiotas"
mas eu tive que assistir, eu tenho que ver se as pessoas realmente acreditam nisso,
e eles não apenas acreditam nisso
eles são inflexíveis e dizem a pessoas como: você mentiu durante toda a sua vida
eles estão mentindo sobre a forma da terra e tudo o que eu fico pensando é "por que alguém mentiria"?
sobre a forma da terra, quem vence? e quando eles começaram? anos atrás alguém é como:
"olha, eu sei que é plano, você sabe que é plano, mas se podemos convencer as pessoas
Estou morrendo de vontade de conversar com um apartamento
há tantas perguntas. tipo, eu estou tentando concordar.
talvez seja se for plano, o que acontece quando você olha por baixo?
O que você vê? apenas um bando de australianos e chineses pendurados pelos pés como morcegos?
Quero dizer, se fosse plana, a água escorreria e os cavalos cairiam porque os animais são estúpidos
mas eles têm uma resposta para isso, os terrestres planos têm uma resposta. eles dizem que a razão pela qual a água permanece ligada e nada cai é porque somos cercados por uma cordilheira coberta de neve
e eu fiquei tipo: ah, tudo bem, eu estava preocupado que você parecesse estúpido. faz todo o sentido que vivemos em uma travessa cercada por purê de batatas.
mas não é odioso que eu goste ... eu não gostei muito deles, porque muitos teóricos da conspiração me incomodam porque estão negando a dor de outra pessoa. 9/11 conspiração, conspiração de Newtown
eles estão negando que outra pessoa tenha sofrido uma tragédia. mas esses caras não machucam ninguém.
ninguém está bravo que eles estão falando sobre a terra
eles não são como:
- ei, a terra é plana. não há ninguém indo:
- cale a boca
eu não vendo um globo há seis meses, cale a boca!
aqui está o meu princípio com toda a teoria e conspirações em geral
se for verdade, você entende quantas pessoas precisam mentir?
tipo, a terra plana é de longe a maior conspiração já concebida.
porque existem milhões de pessoas, não apenas o governo, não apenas a NSA, não apenas o FBI. as pessoas que você não imaginaria que precisam estar envolvidas. capitães de barcos, todo capitão de barco que já viveu deve ser sentado e isso deve ser explicado a ...
e eu nem quero dizer os almirantes navais, quero dizer, todo capitão de cruzeiro de carnaval de lixo branco, eles têm que sentar e ir embora:
- olhe, você está navegando pelo oceano, você verá montanhas, basta tocar a buzina e voltar, não diga nada
O significado do evento sobre nós e concedido por nós.
Independente do evento o significado é concedido por nós, ou seja, existem pessoas que diante de colossal dor conseguem extrair um conhecimento essencial para sua evolução. Portanto, tudo é aprendizado basta uma mudança interior de cognição sobre os fatos para compreender que eles são imprescindíveis para a nossa evolução. E não existem para nos abater. Nessa caminhada é vital o uso da aceitação, da fé e da perseverança.
No seu amor turvo
Na intensidade das tuas carícias
Sobre o breu da noite escura
Onde só a chama do momento nos aquecia
Momento em que ambos se entregaram
Corações e almas
Corpos juntos como um só
Amores e traições
Somos causa perdida
Nós amamos e odiamos na mesma intensidade
É provável que eu não seja
a pessoa certa para falar sobre isso,
mas acredito que é possível perceber
que há amor entre um homem e uma mulher
quando os dois estão sincronizados num mesmo ritmo
como se estivessem numa dança
com alguns passos ensaiados,
outros aleatórios e desordenados,
contudo, sempre espontâneos,
resultado da reciprocidade de suas vontades
para que possam "Dancar" (amar) juntos
com verdade e dedicação.
É fato que muitas vezes não haverá apresentação,
mas é evidente que o esforço de ambos não será em vão
e algo que é mais importante
que Deus esteja atuante nesta relação.
Não é sobre a tristeza, é sobre poder fechar os olhos e te imaginar aqui, é sobre viajar nos meus pensamentos indo em direção a última vez que te vi, é sobre imaginar como seria minha vida hoje com você por perto, é sobre sorrir lembrando das nossas brincadeiras, é sobre a falta que você faz, sobre sentir um vazio como se faltasse algo dentro de mim, deve ser um pedaço do coração, e mesmo que me falte esse pedaço a nossa conexão continua, e vai ser assim sempre, te amo.
Quando armadinho disse "Talvez não seja nessa vida ainda" eu nunca pensei sobre o quão certo ele estava, você sempre mereceu muito mais do que eu tinha a oferecer, eu sempre te amei com todas as minhas forças mas, minha insegurança, minhas atitudes, meu jeito de ser de agir, isso tudo fez alguém incrível como você é se afastar de mim...
Então talvez não seja nessa vida ainda mas na próxima vida talvez eu aprenda mais e se me for permitido gostaria de ter outra chance de te encontrar em outras circunstâncias e aí sim vc será a minha vida termino citando outra música incrível "te encontro no próximo planeta"
Eu escrevi isso certamente olhando pro chão
porque eu consigo criar uma poesia sobre absolutamente tudo
e essa é sobre o chão
bem.. estive olhando pro chão quebrado da rua
mais especificamente o asfalto
aquele que sente o peso dos carros ou a rapidez das motos
mas agora, estou falando do chão por onde andei..
ele está rachado
penso que talvez ele afunde com o peso dos meu segredos
das coisas que não pude contar porque provavelmente ninguém entenderia
e obviamente eu não estou esperando isso agora
que é meu principal leitor
estou te contando como eu me senti pouco antes de tentar me matar
porque foi no chão que eu estava, foi por ouvir exatamente o que não devia
da boca de outras pessoas
aquelas que a gente deposita paz e confiança, mesmo sentindo o famoso ''Sentido Aranha''
eu estou falando do meu melhor amigo que quebrou o chão para que eu pudesse cair
vamos chama-lo pelo sobrenome ''Sr. Dantas''
Oi Dantas, estamos falando de 2018
quando alguém me disse que eu poderia me matar
''não tem motivos para isso''
bem, tudo o que precisei foi de suas palavras para entender que de fato
eu tinha todos os motivos para fazer o que fiz
Bem, eu estou começando a gravar fitas e preciso decorar os textos então
se está lendo isso através do site ''O pensador''
isso é o começo do efeito borboleta.
"SOBRE O PASSADO, ESCOLHAS E LIBERDADE
Invariavelmente nossa relação com o passado muitas vezes nos impede de discernirmos nosso futuro.
É preciso ter clareza, experiências boas ou más, não são um vetor necessário e inafastável do que será o nosso presente.
As coisas belas são um bálsamo para enfeitar nossa memória nos dias frios, áridos e escuros.
As ruins, por outro lado, podem servir como um grande guia de aprendizado, não do quanto sofremos e para que essa dor nos impeça de sermos felizes hoje, mas daquilo que devemos refletir no presente acerca das nossas escolhas, e para não tornar a reproduzi-las.
Você é livre para decidir o que fará hoje.
Mas em qualquer hipótese o passado estará lá naquele dia longínquo em que aconteceu, e não aqui neste momento de seu novo decidir, podemos ter por ele gratidão, pelo refrigério ou o aprendizado, mas não devemos fazer dele uma prisão."
A noite, o momento em que é só você e você, um fragmento do tempo onde você reflete, sobre o tempo passado. As lágrimas surgem, mas no entanto você não sabe realmente de onde elas vem, o que seria isso ? O que isso significa ?
Paro um instante..
Inerte...
Lágrimas escorrem...
Tudo começa novamente
Hoje parei para escrever sobre nós, sobre você.
E o que me vem a cabeça, são apenas palavras de sentimentos de amor.
Quando tudo começou, parecia que seriamos apenas mais uma conversa, um bom dia, uma boa noite.
Mas esses bons dias boas noites foram ficando especiais, começaram a faze parte dos meus dias
Sabe quanto a notificação chega e você torce para ser da pessoa, pois é, era assim
E hoje o sentimento que tenho por você vai muito além de querer os seu bom dia, hoje eu quero sim, mas com um beijo junto, com um olhar junto.
Fazer parte da minha vida, isso você já faz e faz um bom tempo.
Mas hoje quero e desejo, você fazendo parte da minha história.
Em algum canto perdida me deixei.
Sempre quando começará a refletir sobre isso, me questionava sobre minhas próprias escolhas, eu sabia que deveria ir além de mim por mim mesma e nunca me deixar de lado por ninguém, a gente mais do que ninguém é influenciado desde pequeno a entender que quando se apaixona, se deve doar tudo, até aquilo que você não construiu dentro de si, é aquele jogo do entregar tudo e não receber nada, quanta futilidade por trás de verdadeiras tragédias de amores mal sucedido, não tem como você entregar algo que não tem e não tem como você construir algo em você sem ter apoios, sem ter aportes, não tem como ser se ninguém nunca te ensina nada, e assim eu me criei dentro de um amor, de um amor que eu deixava a essência que até então havia criado, pra dá espaço a uma versão de mim que nunca conheci, que coisa estranha, como se doar sem ser, como entregar o que você não tem no peito e que naturalmente a outra pessoa também não tem, pois se tivesse teria ajudado com apoios sólidos para construir em mim os sentimentos, terrível desengano, não existe o amor sem amor, nao existem seres apaixonados, sem construção indivual do que representa amar, graças a esse fato mil pedaços de mim estão por aí jogados em qualquer lugar.
Sobre ser sortudo eu tambem me sinto muito agraciada em ter conhecido verdadeiramente o homem que vc é. Ter saído do achismo e das primeiras impressões pra descobrir a joia rara que vc representa. Vc pra mim é de fato como um diamante, o mais raro. Foi um processo de garimpo onde eu não achava que um dia seria possível encontrar e existir algo assim. Além de descobrir fui eu quem encontrei. Eu achei e sou dona deste diamante perfeito que a cada dia ao manusear a pedra vou descobrindo suas nuances, suas particularidades, seu brilho, seu reflexo, seu altíssimo valor, sua perfeição.
Vc é a pedra que guardo com todo cuidado longe dos olhos de qualquer pessoa, pois o valor é tão alto que não posso correr o risco de perder ou de que alguém almeje roubar de mim.
Você não está a venda. Nem por milhões eu entregaria você, pq não existe avaliação monetária que corresponde ao seu real valor.
E não me importo se encontrei a pedra natural e não como uma joia perfeita à mostra em uma joalheria, pq eu tenho vc, meu diamante bruto em sua essência real, verdadeira e primária, a lapidação ocorrerá com o tempo pelas mãos do nosso amor.
Em algum post do Instagram, será que você lembra algo sobre mim ?
As noites antes eram rápidas , hoje são longas
Será que você pensa em mim , igual eu penso em você ?
Porque pra você é tão fácil ?
Já colocou outro em meu lugar ? Aliás eu já tive em algum momento parte do seu coração ? Ou foi coisa de momento ?
Esqueceu minha voz ? Feição ?
Cedo ou tarde será mesmo que nos reencontraremos ?
Não sei o que fazer ?
Sinto que quando te ver , farei o mesmo que fez que comigo , irei te desprezar ao ponto de levantar do vagão e ir para outro .
Não prego o ódio,raiva, estresse, mais é isso que sinto ao lembrar de você
Será que seu novo amor te trará experiências novas ? Ou te trará prazeres novos aonde não consegui chegar ?
A vida é feita de escolhas e perguntas,entre para o meu jogo novamente , e responda .
Eu te amo muito , muito mesmo , só não gosto mais de você.
Será que a carne será fraca?
Pois serei forte ao máximo.
Queria seu bem , mais eu não estava bem .
Aliás nao sei do porque de eu estar assim , será que isso foi amor mesmo ? Ou uma paixão de curso ?
Os percursos de idas e vindas eram boas , mais cada dia você se perdia de mim .
Morreu com as coisas que queria me falar ?
Pois acho que sim , você não me falava nada .
Nessa parte peço perdão , pois não a ouvi quando as falou .
Pra você Camila Monteiro , queria que você ficasse , mais infelizmente seguirei sem você .
