Textos de reflexão sobre a vida

Cerca de 57069 textos reflexão Textos de sobre a vida

⁠Não se compare com ninguém, você é peça única. Não faça nada na vida, para competir com ninguém. Você não é adversário de ninguém. Não queira se sentir melhor ou superior que ninguém.

Viva a sua vida de acordo com as suas possibilidades. Desenhe a sua fórmula e vá em frente. Nunca se esqueça, que quando nos comparamos com os outros, infeliz somos.

Quando competimos com os outros, atrasado nos sentimos. A vida não é ciclo de competição, e o mundo
não palco de inveja.

Inserida por apolenario-portugal

⁠Não fique triste por alguém que nunca foi seu, não queira abandonar a sua vida por alguém que nunca te deu valor.

Por mais que o seu amor seja maior que as suas forças, não permita que a tristeza comande a sua vida.

Olhe ao ceu e agradeça a Deus por tudo, coloque o fim este sofrimento.

Vá ao espelho, olhe o reflexo da sua imagem, e diga para a sua consciência, "JÁ CHEGA, EU NÃO MEREÇO ISSO, EU TENHO VALOR, EU MEREÇO ALGO MELHOR ".

Inserida por apolenario-portugal

⁠Não permita que os seus problemas sociais, venham destruir a sua vida.

Aprenda a desabafar quando tiver, não sinta vergonha partilhe os seus problemas com as pessoas que você confia. Peça conselho e alivie a sua mente.

Olha, os problemas são inevitáveis na vida, enquanto estivermos vivos sempre teremos.

Por isso, fique preparado para tudo, e saiba lidar com qualquer adversidade que venha surgir no seu caminho. Viver é isso.

Inserida por apolenario-portugal

⁠É preciso ter ambição, para que a sua vida tenha brilho.

Trace metas, para que os seus sonhos tenham alicerces. Estabeleça prioridades e seja focado, para que os seus sonhos se tornem em realidade.

Não tenha medo de correr riscos, para executar os seus sonhos. É melhor errar por tentar, do que errar por não tentar!

Inserida por apolenario-portugal

"Que sua vida seja como um espelho
E tudo que se passa nela se reflita em você
Que seja forte assim como você
Você que mesmo nas horas difíceis consegue sorrir
E mesmo com todos os problemas consegue se levantar e lutar
Mesmo com tantos motivos para chorar
Consegue sorrir
Alegrando aqueles que precisam de ti
Os motivando a não desistir
Mesmo quando não encontra em quem se apoiar, levanta aqueles que sozinhos não podem se levantar
Uma pessoa com uma estrada de vitórias, e que sabe onde se apoiar poistem Deus acima de tudo
Que mesmo caindo consegue se levantar
Uma pessoa que não liga para opinião dos outros pós sabe bem onde quer chegar
Alguém que sempre haje com o coração
Que sua vida tenha bastante erros
Para que possa com cada um aprender
Que seja bela como tua face
Forte como Tua fé
Vitoriosa como você"

Inserida por AliceLispaca

Continue trabalhando.

Mesmo que pareça não haver mais razão para seguir, pois a vida é feita de obstáculos e Deus nunca põe algo que você não possa aguentar.

Viva o processo e lá na frente poderá rememorar todas as bençãos e águas passadas com a certeza de que dedicou o seu máximo.

E que de alguma maneira conseguiu.

Inserida por JamisGomesJr

⁠Na vida mesmo com a Ansiedade,Medo,Insegurança,
Indisposição,tristeza e Solidão, a luz nunca sumirá, basta acreditar e lutar que ela voltará.
Mesmo que seja difícil persista, se uma tempestade surgir, permaneça forte e não deixe ela te puxar, pois com fé e persistência a paz você alcançará ✨😉

⁠O perito da vida não é aquele que chega depois do caos, para indentificar ou desvendar o ocorrido. E sim aquele que antecipa cada detalhe, prevendo o desfecho final.
Isso me leva a acreditar, que sim eu posso mudar a minha história vívida hoje , e pegar o embalo do meu futuro e nele construir estruturas firmes e assim manter a estabilidade da minha essência.

Inserida por Ilmarcardoso12

⁠Saiba sonhar, e lute por um mundo melhor. A vida terrena é um sonho, por isso que tudo que é sonho é momentâneo.

A vida terrena é momentânea, a vida é passageira, no abrir e fechar de olhos tudo termina.

Ninguém consegue deter a entropia, nem o dinheiro que você tem em abundância, nem a fama, nem o poder e nem a riqueza material.

Saiba sonhar, valorize o seu próximo, respeite as pessoas, seja humilde, não se sinta superior que ninguém.

Antes do despertar deste sonho profundo, que se chama vida, dê amor, faça feliz incondicionalmente ao seu próximo.

O livro do tempo te provará, que ninguém é superior que ninguém. O dia que você despertar deste sonho profundo, já não estarás aqui.

Não terás o poder, não terás o dinheiro, não terás a fama, vais necessitar completamente o apoio incondicional das pessoas.

Antes que seja tarde, mude de atitude e lute por um mundo melhor.

Inserida por apolenario-portugal

⁠A vida me ensinou, que a arte de pensar é o tesouro dos sábios.

Por isso, pense sempre um pouco mais antes de falar ou reagir, a expor e a não impor as suas ideias.

Entenda que cada pessoa é um ser único no livro da nossa existência.

Estamos sujeitos a ter a sensibilidade com o nosso próximo, e de surfar nas ondas gigantes das emoções.

Não devemos ter medo da dor para ser feliz, é assim como se procura o profundo significado para viver e perceber que nas coisas mais simples, e anônimas se escondem os segredos da felicidade.

Inserida por apolenario-portugal

⁠Sinto que já não sou o mesmo
Tudo e tão diferente a forma como a vida é a forma como descobrimos sobre ela
Amor e uma extensão de harmonia que as vezes muitas pessoas deixa passar por influência, me pergunto se o amor é aquilo que fica? Ou aquilo que vai no final de tudo temos que depender de nós mesmos afinal eu sou meu maior inimigo e ao mesmo tempo meu melhor amigo conheço minhas qualidades e meus defeitos quero amar alguém da mesma forma que me amo quero pode conta com alguém para minha vida toma forma, acorda e sorrir aproveita todos os momentos não peço muito mais também não peço migalhas, sei o que mereço, seu sorriso tem forma e nome seu jeito e único a cada instante me sinto no paraíso no fim será que tudo isso é um sonho ou apenas um reflexo da minha mente.

Inserida por kauesi

O TREM DA VIDA.

⁠A vida é comparada a um trem, o mundo é o trem e os dias são os trilhos pelos quais o homem deve passar.

O homem vive dentro desse trem, que está acima dos trilhos, que representam os dias Assim, o homem observa os dias passando que são os trilhos.


O trem continua seguindo pelos trilhos, e a cada trilho que passa, o homem percebe que o trem está se aproximando do fim.

Não há nada que o homem possa fazer, pois quando embarcou nessa jornada, ele já sabia que um dia o trem cruzaria os últimos trilhos.

A partir daí, ninguém saberá como irá terminar a viagem.

Inserida por Eraldosilva123

ENFRENTANDO A VIDA.

Eu não estou me juntando àqueles que choravam e soluçava com medo de enfrentar a vida, deixei para trás aqueles que imploraram para ficar e estou me juntando aos corajosos que desafiam a morte. Faço parte daqueles que se uniram para desafiar a vida, matei aqueles que julgaram ser fracos e se curvaram para serem entregues à morte. Resistir porque estive lutando ao lado daqueles que desafiaram a vida.

Inserida por Eraldosilva123

⁠Se conseguimos, contemplar a vida lá de cima, iríamos observar, que todos nós somos grãos de areia! As vezes, a vontade de ter asas é maior, que a de viver.Tenho a sensação de que não pertenço a este mundo, nem mesmo a esta terra.
Sinto-me como uma bolha de ar que vagueia por este vasto universo. Sinto falta de um lar que nunca conheci, mas tenho a impressão, de que não é aqui. Sinto que antes podia flutuar, e hj simplesmente me arrasto, choro por um sentimento que não é meu, como se não fosse eu a chorar, mas algo dentro de mim que não conheço.
Me sinto à beira da loucura, como se meu verdadeiro lugar fosse em uma história, em uma folha de um livro, ou em um hospício onde realmente somos sãos, chamados de loucos.

Inserida por MaraSales

⁠Novo estilo de vida.

Como dito amplamente no livro, somos o que acreditamos ser, portanto vivemos nossa própria realidade.

Entenda, não existe realidade definida.

você cria sua própria realidade.

Se você muda a forma como vê as coisas , as coisas mudam para você.

O mundo a sua volta só existe quando você se permitir vê-lo.

A vida não é competir contra os outros, é competir contra si mesmo. Portanto não se compare com ninguém.

Dê menos importância as opiniões dos outros, faço o correto e viva em paz.

Não se esqueça, você sempre atrairá o que você acredita que merece.

Assuma, você é um milagre, a vida é uma benção, seja grato em todas as coisas, pois no final todas elas, sem exceção, te fará bem no futuro.

seja otimista, Você terá mais chances de viver mais.

Isso é o que diz um recente estudo da Universidade Harvard, nos Estados Unidos que comprova que pessoas com níveis mais altos de otimismo tendem a ter uma vida mais longa, com grandes chances de passar dos 85 anos.

Aceite as pessoas como elas são, em vez de se irritar, ache graça do jeito delas, se você não puder toleralas, afaste-se, será melhor para ambos.

Ame mais, ajude a diminuir o sofrimento do outro, faça a diferença na vida de Alguém.

Perceba e valorize tudo que
Deus já lhe deu, em vez de viver desejando o que não tem ainda, se deleite com o que já possui.

Se importe menos com problemas pequenos, mantenha em sua mente que tudo é vaidade, nada que você possui hoje você poderá levar em sua partida.

A verdade é que só levamos da vida, a vida que a gente leva.

Nossa Felicidade não é determinada por relacionamentos, bens adquiridos ou sucesso alcançado, a verdadeira felicidade está na forma como percebemos o que temos.

Seja uma pessoa amável, fale menos e ouça mais, faça elogios sinceros em vez de tecer críticas aleatoriamente, sorria mais, isso atrairá pessoas mais sorridentes a sua Volta.

reflita nesta pergunta: se você não existisse, que falta você faria?

Então, torne-se eterno, deixe um legado, sua contribuição para o mundo isso, fará as pessoas te trazerem a memória com sorrisos estampadas no rosto e um ar de alegria.

Encerro este livro agradecendo a Deus por toda inspiração, pela visão de vida que colocou em mim, e espero ter aguçado sua curiosidade para os temas própostos, pois de fato, todos precisamos saber disso, é algo que não contam nas escolas.

Inserida por JuniorOliveiraRJ

"Viva cada dia como se fosse o primeiro dia de uma viagem fantástica. A vida é hoje, é agora. Seja feliz hoje, sorria hoje, aproveite a vida hoje, seja competente hoje, tenha iniciativa hoje, comece hoje a construir o seus sonhos, e viva a realidade de hoje com entusiasmo."
O que você acha? 😊

Inserida por AbioyeBrown

⁠A vida é como um jardim. Cada pensamento, cada ação que semeamos no presente são sementes que, com o tempo, vão germinar e florescer. Se plantarmos o bem, com cuidado e intenção, amanhã colhemos frutos de paz, alegria e prosperidade. Mas, se deixarmos o solo da nossa vida vazio ou cheio de amargura, o que brotar será apenas a sombra daquilo que não fizemos com amor.
Plante hoje aquilo que deseja colher amanhã. A bondade é a semente mais forte e a colheita mais generosa.

Inserida por radmilalima

⁠A incerteza é uma constante na gestão pública e na vida. Muitas vezes, somos levados a acreditar que só podemos agir quando estivermos completamente preparados, mas a realidade demonstra o contrário: é no próprio processo que adquirimos a experiência e o conhecimento necessários para lidar com desafios. A frase "uma pessoa nunca está 'pronta' antes de começar algo. Ela fica pronta durante o processo" ilustra bem essa dinâmica e se alinha diretamente ao conceito de planejamento situacional, desenvolvido por Carlos Matus.

Matus, um dos principais teóricos da administração pública na América Latina, argumentava que o planejamento tradicional, rígido e baseado na previsibilidade, falha diante da complexidade e da constante mudança dos cenários sociais e políticos. Em contrapartida, seu modelo de planejamento situacional propõe uma abordagem flexível, na qual a tomada de decisões ocorre de forma contínua e ajustável, à medida que a realidade se transforma.

Este texto explora como essa perspectiva pode ser aplicada à gestão pública, destacando a importância da aprendizagem em movimento, da adaptação constante e da necessidade de gestores que compreendam que a prontidão não é um estado prévio à ação, mas sim um resultado dela.

Portanto a frase “uma pessoa nunca está 'pronta' antes de começar algo. Ela fica pronta durante o processo” reflete uma perspectiva que ressoa profundamente com o planejamento situacional proposto por Carlos Matus, em sua análise da gestão pública, particularmente no contexto da incerteza, da dinamicidade e da complexidade dos processos administrativos e sociais. Essa ideia pode ser entendida como um convite à flexibilidade e à adaptação contínua, elementos centrais no pensamento de Matus e na prática da gestão pública.

Planejamento Situacional de Carlos Matus
Carlos Matus, um dos principais teóricos latino-americanos em gestão pública, argumenta que o planejamento tradicional muitas vezes falha ao tentar ser rígido e previsível, em um ambiente social e político marcado pela incerteza e pela dinamicidade. Ele propõe, portanto, o planejamento situacional, que se caracteriza pela adaptabilidade e pela flexibilidade do planejamento, permitindo que ele seja moldado conforme as circunstâncias e o contexto que vão se desenrolando ao longo do tempo.

O planejamento situacional de Matus coloca em primeiro plano o aprendizado contínuo, a tomada de decisões descentralizada e o reconhecimento de que, enquanto a ação acontece, a realidade vai se alterando, e isso demanda ajustes constantes. A frase citada está intrinsecamente ligada a esse conceito, uma vez que sugere que a "prontidão" não é algo a ser alcançado antes de iniciar a ação, mas, ao contrário, é um processo contínuo de aprendizado e adaptação.

Análise Comparativa com o Planejamento Situacional
Incerteza e Flexibilidade

Planejamento Tradicional: Muitas vezes, o planejamento tradicional parte da ideia de que é possível e necessário prever e controlar todos os fatores possíveis antes de agir. Esse enfoque tende a ser rígido e, portanto, falha em lidar com a imprevisibilidade dos processos sociais e administrativos.
Planejamento Situacional: A frase pode ser vista como uma metáfora para o próprio planejamento situacional, onde a prontidão não é um pré-requisito para começar, mas sim algo que se conquista ao longo do processo, através da interação contínua com a realidade que está sendo gerida. O planejamento se ajusta e evolui com a dinâmica do ambiente, o que reflete uma visão mais aberta e adaptativa da gestão pública.
Descentralização e Processos Iterativos

Planejamento Tradicional: Muitas vezes é centralizado, com decisões tomadas de forma hierárquica e linear, sem espaço para reavaliações contínuas ou ajustes no caminho.
Planejamento Situacional: O conceito de que a pessoa se torna "pronta durante o processo" se alinha com a ideia de que os gestores públicos aprendem e se adaptam ao longo do tempo. Não é preciso esperar um momento de perfeição ou "prontidão", mas sim agir de forma iterativa, ajustando-se conforme novas informações e desafios se apresentam. Este processo de aprendizado constante é fundamental para o planejamento situacional.
Processo de Ação

Planejamento Tradicional: Ação é vista muitas vezes como algo que deve ser conduzido conforme uma estratégia previamente estabelecida, com pouca margem para improvisação ou mudanças durante a execução.
Planejamento Situacional: Em contraste, no planejamento situacional, a ação e o planejamento se misturam. O planejamento é simultâneo ao fazer, e as decisões não são rigidamente preestabelecidas. Em vez de uma visão linear, a realidade vai sendo adaptada à medida que a ação acontece. A frase exemplifica essa visão, pois sugere que a pessoa adquire o conhecimento necessário para estar "pronta" ao agir e aprender no caminho.
Gestão Pública

Planejamento Tradicional: Em muitas administrações públicas tradicionais, a ênfase é colocada em estabelecer metas e controle rigidamente definido, com um foco na previsibilidade e no cumprimento de prazos de forma rígida. A gestão pública tradicionalmente busca criar um sistema em que os gestores sejam “prontos” antes de começar, com planos bem definidos e objetivos específicos.
Planejamento Situacional em Gestão Pública: Matus, por outro lado, advoga que o processo de gestão pública deve ser mais flexível e dinâmico. A frase citada reflete a natureza interativa e evolutiva da gestão pública no modelo de Matus, onde os gestores não estão “prontos” antes de agir, mas se tornam prontos ao enfrentar os desafios e aprender com eles ao longo do processo. Isso se aplica diretamente à gestão pública em contextos onde as condições sociais, políticas e econômicas são imprevisíveis e em constante mudança. Matus argumenta que um bom gestor público deve estar sempre aberto ao aprendizado, ajustando suas estratégias conforme o processo avança.
Sistemas Adaptativos

Planejamento Tradicional: A visão tradicional tende a adotar uma abordagem rígida e fixa, com etapas de planejamento seguidas de execução de forma linear e sequencial.
Planejamento Situacional: Matus vê o processo de gestão pública como um sistema adaptativo, no qual as decisões se ajustam às situações emergentes. A frase se encaixa aqui, pois sugere que a pessoa se torna “pronta” enquanto faz, ou seja, o processo de gestão pública deve ser um processo de adaptação contínua, onde a compreensão das realidades administrativas vai se aprofundando à medida que o trabalho é realizado.
Conclusão
Em suma, a frase "uma pessoa nunca está 'pronta' antes de começar algo. Ela fica pronta durante o processo" serve como uma excelente metáfora para o planejamento situacional de Carlos Matus na gestão pública. A ideia de que a prontidão não é algo que se alcança antes de iniciar, mas sim um produto do próprio processo, é uma chamada para a adaptação contínua e o aprendizado constante no contexto da administração pública. Em vez de buscar um planejamento rígido e inflexível, o planejamento situacional defende que a gestão pública deve ser conduzida de forma dinâmica, com ajustes constantes, à medida que o contexto e os desafios se desenrolam.

Esse modelo contrasta com o planejamento tradicional, que muitas vezes busca um estado de “prontidão” ou controle absoluto antes de qualquer ação, algo que, no contexto da complexidade e da incerteza da gestão pública, pode ser irrealista e contraproducente. A gestão pública, portanto, deve ser vista não como um processo de aplicação de um plano pré-existente, mas como uma experiência contínua de aprendizado e adaptação às necessidades e desafios emergentes.

Inserida por wesley_lima_2

⁠Simplissência

No início, éramos mais simples
E a vida fluía como era de ser
Pode até não parecer
Mas tínhamos tudo que precisávamos.

Então o tempo passa
E as coisas vão ficando mais complicadas
A vida segue a cobrar tempo de todos
Cada um a cobrar ainda mais dos outros
Sem perceber o que é de graça.

E agora, o que se faz?
Seguimos em frente ou olhamos pra trás?
O que de fato nós buscamos?
E se, onde mesmo que erramos?

Porque bem, nem tudo parece estar
Não que antes não havia confronto
Mas há um anseio diferente
Não sei quando mudou, nem como.

Só sei que não se busca algo novo
E o que se busca ainda não está claro
Mas há um caminho nisso tudo
No passado já está o futuro
E nisso o tempo tem passado.

Inserida por SegattoLucas

Tudo passa, mas escolhemos guardar.

Tem coisas na vida que não merecem tanta importância a ponto de penetrar nosso coração, outras vêm até nos ensinar como devemos expressar nossos afetos e sentimentos, e tem aquelas que vale a pena deixarmos entrar e até oferecer um café, porque nos curam como pessoas...

Inserida por HaydeeWandy

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp