Textos de reflexão sobre a vida

Cerca de 57731 textos reflexão Textos de sobre a vida

Só Não é Feliz Quem Não Quer

Encare a vida como se existissem apenas: você, uma esplendorosa montanha e um horizonte a perder de vista. Você pode acomodar-se com a mísera distância que sua visão o permite enxergar, ou não.
Pode investir na subida, mas se cansar no meio do caminho e optar pelo mais fácil, entendendo que “para descer todo Santo ajuda”, desistindo do melhor que ainda está por vir.
Pode continuar a caminhada alimentando-se de demasiadas expectativas que serão frustradas quando chegar ao destino (Por isso, não se esqueça de manter o pé na montanha, digo, no chão.); poderia até subir o suficiente para, então, se jogar do precipício, e estragar tudo o que viveu até agora.
Ou pode avançar a montanha sem pressa, porém repleto de atitude e determinação, com esperança de encontrar a fronteira para um mundo melhor, onde seus horizontes serão superados, seus olhos passarão a enxergar mais do que você pôde ver em toda a sua vida.
Nesta última hipótese, você encontrará um local paradisíaco repleto de flores magnificamente raras, que jamais conheceria se continuasse no sopé da montanha, por uma questão climática ou por mero desmerecimento. Foi bom ousar, esta foi sua primeira lição.
E encontrará não somente isto, mas um povoado lá ao longe, um novo e belo povoado, totalmente desconhecido e nem mesmo sonhado, pois seu cotidiano não permitia tal imaginação, afinal só havia você, a montanha e o horizonte, não é mesmo?!
Essa reviravolta no seu mundinho exterior provocará uma avalanche em seu mundo interior; uma quebra de barreiras, onde os velhos hábitos se tornarão apenas memória, encarregada de ser o pilar de suas novas descobertas, preenchendo sua rotina com mais entusiasmo e sabedoria.
Toda esta experiência fará você raciocinar de grandiosas maneiras, florescerá em seus pensamentos objetivos majestosos, e acima de tudo, será a base para novas conquistas. A vida se renova quando menos se espera!
Mas qualquer descoberta só terá realmente o valor que você resolva empregar nela. Você enxerga exclusivamente aquilo que quer ver, percebe somente o que sente, com a cabeça e com o coração. O sentido da vida só você pode definir. Por isso que eu digo sempre: olhe a frente, siga em frente. Busque coisas novas. Jamais se acomode. Sonhe alto, suba montanhas. Respeite o dom que você adquiriu ao nascer, seu dom é a vida! É com ela que você tem que se importar, dedicar-se; até porque ninguém fará isso no seu lugar.

Inserida por AlineAbdalah

Que a vida seja plena e leve como uma pluma,colorida e radiante como o arco-íris.
Que seus sonhos e desejos mais loucos se tornem fatos consumados e reais,
Que seu jeito de olhar diferente a complicada mágica da vida não deixe tornar-se preconceito.
Que sua vergonha não se limite na sua timidez e que seus erros não te façam parar de crer e de sonhar.
Pois a vida é assim um ciclo de acertos, erros, loucuras medos e coragem. Coragem que parte da fé dos sonhos do ódio do amor e principalmente da chama que DEUS exala no coração soprando o mais belo dom de viver.
E Que toda a magia seja refletida e espalhada na mais rara e calma brisa
e que te levem o contentamento de sentir-se feliz pois o AMOR é DEUS e
o resto meras e previlegiadas conquistas.

Inserida por Everedy

A vida por si só ultimamente já parecia bem ruim de novo. Menina mimada, só queria saber da vida quando lhe sorriam, eu pelo menos, não a culpo. Eu jamais a culparia. Enfim, o caso é que eles não estão mais juntos. Ou estão? Eles não sabem dizer. O caso é também que os monstros dela a assustam demais, a assustam às três, quatro da manhã, a derrubam da cama. Amor é coisa tão complicada... Talvez a pior parte de ter um coração partido, é não se lembrar como você se sentia antes disso. E era exatamente assim que ela se sentia. “Ele já havia dado o que tinha que dar”, pensava ela. Ele sempre ia longe demais. Ele sempre a magoava demais. E o fato dela o perdoar sempre tava deixando ela maluca. Não, maluca, mas sim, maluca. Ela queria ir embora, de verdade, mas esse amor meio doente que ela tinha não deixava. Ele é simplesmente o ar da vida dela. Mas não está bem. Eu vejo isso nela, vejo isso no que ela fala, no que ela diz sentir. E morro de pena, morro de pena de ser tão jovem e ser tão assim... Tão marcada. Ela só queria uma vida normal, sabe? Ter filhos, construir um futuro bacana... Mas parecia que tudo conspirava contra isso, era basicamente impossível isso pra ela, e ela lutava contra essa pré-destinação, ela queria provar a algo ou a alguém que ela era capaz de ser feliz, mas sempre algo a travava. Era como viver presa na marcha ré. Ela sentia raiva porque ele sabia que ele poderia ir embora, pra onde quer que fosse, que ela ainda sim estaria ali, e isso a deixava mais com ódio que nunca, porque ela QUERIA ir embora, mas ela não conseguia. Enquanto ele poderia ir embora a hora que quisesse. Mas será? Será que ele conseguiria ir assim, tão bem?
Melhor um contar um breve resumo da história deles só pra você não ficar totalmente perdido. Ele traiu. De novo. Ela perdoou. De novo. Ele acusou ela de não amá-lo mais, sendo que um dia anterior ele tinha a traído. E traído de novo. E escrevendo isso eu me sinto um lixo, porque eu de certa forma sinto o que ela sentiu. E ainda sente. Ele, de alguma forma, destruiu tudo de bom que havia dentro dela, que já não era muita coisa. Infelizmente, isso mudou muita coisa dentro dela, porque ela sente que todo dia se deita numa teia de aranha, fina e prestes a arrancá-la pra um buraco fundo e negro. Dramático, né? Mas é exatamente como ela se sente. Ela vive com medo de que ele cometa mais algum erro, porque eu acho que ela simplesmente não iria aguentar mais. Ela já se sente mal o suficiente por ter perdoado ele, mas sabia que tinha que perdoar, sabia que ela precisava dele. Porque ela o amava tanto. Mas por outro lado, ela tinha todas essas coisas dentro dela que ela jamais diria a ele porque morre de medo de magoá-lo, em contra-partida que muitas vezes ela pensa que ele não tem esse medo. Quando ela se lembra de tudo, de tudo, ela vai ficando pequena, ela vai implodindo de novo... Bem devagarzinho. Ela vai vendo a vida correndo diante dos olhos dela, sem conseguir reagir. É tanta coisa nessa cabeça dela, que eu nem me atrevo a dividir com você. Porque você não entenderia, você nunca entende.
Ela está tão apaixonada que não aguenta deixá-lo ir, e ele ainda diz que ela apenas é uma obsessão. Ele diz que não, não é amor. É apenas sede de uma coisa que ela não tem. Imagina, ouvir isso da pessoa que você ama? Nada estava contribuindo mais. Ela tava cheia demais disso tudo. Ela precisava gritar umas verdades na cara dele sem que ele fosse embora. Ou sem que ele ficasse com raiva demais e a traísse de novo. Era como viver pisando em ovos. Ela, se possível, não se importaria em tê-lo pra sempre, em dividir sua vidinha com ele, do jeitinho que ele quisesse. Lavaria a roupa do jeito que ele gosta, faria a comida que ele gosta, ia até fazer as vontades esquisitas dele, se assim o deixasse feliz. Desde que ele a valorizasse, desde que ele não a magoasse mais, porque ela simplesmente tava acabada. Ela fingia que tava tudo bem, mas ela via pelos pesadelos que ela tava se enganando, e enganando a ele ao dizer que ela estava bem. Mentira. Ela não tava. Mas ela queria estar, porque não queria irritá-lo com tudo isso. Ele já tinha stress demais na vida dele, e ela não queria ser mais um, até porque todo mundo apenas quer se livrar dos estresses diários, e ela não queria que ele se livrasse dela. Ela não queria ser um problema pra ninguém, ela queria ser um ponto de paz, pra ele; assim como ele, de certa forma, era o dela. Ficava tudo bem quando eles estavam juntos, ela conversava, ria, ela fugia de uma realidade que ela anseava por mudar. Mas aí quando ela tava sozinha, às 3h, 4h da manhã, hora que ele pensa que ela tá dormindo, e na verdade ela tá sentada no banheiro chorando, ela vê que ela precisa fazer alguma coisa. Ela vê que não tá bem. Ela vê que ela precisa de ajuda. Ela precisa de algo que a salve de novo. E ela precisa que seja ele. Ela precisa que ele tenha paciência, ela precisa que ele não vá embora. Mesmo que ela mande ele ir, mesmo que ele queira ir, ela não queria que ele fosse, ela não quer ficar sozinha. E isso é tão triste, sabe? Porque um dia ele sabe que ele vai acabar se cansando dela. Ela sabe que, um dia, Belchior não vai tocar mais nele. Sabe que, um dia, fumar vai ser um hábito normal, não uma coisa meio deles. Ela sabe que, um dia, ela vai cair no esquecimento dele, sei lá... São tantas as coisas que acontecem às 4h da manhã, segundo ela.
Mas apesar de tudo, ele era o amor da vida dela. Ela desejava acordar com ele todo santo dia. E os não santos também. Queria nos dias frios se enrolar com ele, debaixo de um monte de cobertor. Ela queria escutar os problemas dele, e escutar as alegrias. Ela queria fazer coisas simples com ele, como ir ao mercado. Como cozinhar juntos. Como ver um filme juntos. Porque pra ela, o que cativava mesmo era a simplicidade. O que cativava, pra ela de verdade, era o amor sincero. Não aquele faz viagens todo santo mês, que precisa de coisas caras e um monte de enfeites. Claro, isso às vezes era bom, mas o que a agradava de verdade era a simplicidade. Era um pôr-do-sol juntinho. Era aquele plano pro futuro meio sem pé nem cabeça, era aquele beijo de forma inesperada. Pra ela, o que mais cativava era a cara dele amassada quando ele acorda de manhã, era aquela voz grossa ao pé do ouvido, às 7h da manhã. Pra ela, era isso o que valia. E era isso que tava salvando ela esse tempo todo, era saber que ele realmente é uma boa pessoa. E enquanto houver razões, ela não vai desistir, porque sabe que no fundo, por ela, ele sente o maior amor do mundo.

Inserida por gettin-laid

A família
A família é o alicerce de uma vida, então vamos preservá-la.
Os pais são a inspiração dos filhos pequenos, então façam a sua parte, para que os mesmos trilhem o caminho do bem e sejam seus amigos na velhice.
E que os filhos não se rebelem, não se desvirtuem, com desculpa de adolescente e que entendam que só colherão bons frutos ( já adultos) se plantarem boas sementes ( adolescência) através de estudos, conduta correta, amor à família....enfim fazer o certo,
mesmo que ao redor esteja tudo errado, pois os beneficiados serão eles mesmos.

(autoria:Isa Soares-reflexoesedicas.blogspot.com)

Inserida por crisluz

Um simples céu

Alma transbordando em versos
Milhões de sorrisos, sou feliz
Pura vida, eu sempre quis.

Vivo com uma alma feita de sonhos
Acreditar e esperar pra realizar
Sou guerreira, nasci pra lutar.

Preencha sua vida preta e branca
produzir lindas lembranças.
Colora sua alma, se arrisque
a vida te dará esperanças.

O silêncio é tanto, que a alma canta
Mil palavras em um só olhar
Um sorriso para encantar
Tudo isso vale mais do que falar.

Inserida por emillyandrade

Sobre relacionamento:

As pessoas cedem mais do que devem, vivem a vida do outro, abrem mão de tudo pelo outro um belo dia acordam sem o outro e sem nada e sem ninguém!

Se conselho fosse bom eu diria que cada um tem que ter sua vida, seus amigos e seus lazeres independente do outro...

O amor tem que ser uma união saudável... Nada de proibições, complicações e obrigações.... A pessoa tem que estar com você pq quer e não por alguma imposição!

Inserida por crisrodriguis

Sei que não voltas

Sei que não vais voltar
Por mais que eu queira
A vida te levou
Por que é passageira

Sinto muitas saudades
Desejo de estar em seus braços
Papai por mais que o tempo passe
Nunca serás meu passado

Estarás no meu presente
Em todas minhas lembranças
Embora já esteja velha
Me sinto como criança

Posso te vê chegar do trabalho
Com uma penca de bananas
E eu correndo pros seus braços
Como um dizer que te ama

Sei que não vou esquecer
As lembranças que foram tantas
De um pai que sempre cuidou
Da criancinha que ama

Sei que a saudade não vai
De volta te trazer
E as lembranças não podem
Te refazer

Não vou chorar,nem lamentar
Prometo não reclamar e muito me alegrar
Pelos capítulos que vivi
Por te amar.

Inserida por Rutyenne

Você pode cometer muitos erros ao longo da vida, fazer coisas que você nunca imaginou e que considerava errado, passar por situações que nunca esperou...

Se cometeu algum erro, não se cobre e nem se culpe!

O ser humano é imperfeito, está aqui pra aprender com os próprios erros... Estamos aqui pra dar um passo a cada dia, talvez cair e depois ter a oportunidade de levantar com mais vontade e mais vigor...

O importante da caminhada é o aprendizado...
É observar que talvez a vida que você está vivendo não é aquela que vc espera e que te fará feliz!

Aprenda com seus próprios erros!

Inserida por crisrodriguis

Encontrei o amor

O dia em que pensei vai chegar,
Sentimentos que a vida vai me dar.
Um grande amor para mim.


Momentos no passado eu pensei,
Que a vida fosse injusta,
Pois jurei, jurei.
Que nunca iria amar.


Mas hoje estou vendo,
Não vai dar.
A promessa que eu fiz vai se quebrar
Que um dia eu nunca iria mais amar.


Mas hoje estou vendo não valeu,
O passado para mim já morreu.
Pois agora quero amar.


Sentado na cadeira,
Eu achei.
O amor que no passado eu sonhei.

Parece uma flor a desabrochar
Uma perola brilhante em pleno mar,
Por essa flor esplendida me apaixonei.
Um sorriso tão alegre e claro,
Pois agora já não sei.


O que fazer,
O que demonstrar,
O que dizer,
Para poder conquistar.
O grande amor da minha vida.

Inserida por eliakim

A vida pode ser muito engraçada.
Querer nem sempre é sinônimo de poder. E por que é tão difícil? Por que temos tanto medo do tentar?
Arrisque,fantasie, crie e execute!
Ela é tão breve para ser desperdiçada por receios infantis.
Tão preciosa para não ser aproveitada por devaneios juvenis.
Acredite: tudo pode-se com vontade extra no coração. Pois apenas querer não é suficiente.
É necessário ter determinação para execução do mesmo.
Coragem de abraçar o mundo com uma mão, e tirar os pés do chão da sanidade e da acomodação.
Viver é um luxo disposto a toda humanidade, mas apenas parte deles sabem viver seus sonhos..
Sonhando.

Inserida por LennaIrons

Eu te desejo:

Felicidade? Sim...
Na trilha da tua vida,
vitórias...
Histórias? Sim...
Pra contar, pra relembrar e se emocionar...
Tristezas? Eu diria não... mas,
mesmo que eu não deseje, elas acontecerão.
Então...

Eu te desejo:

Sabedoria
dia após dia
pra saber com a dor lidar,
pra enxugar as lágrimas,
levantar
e continuar...

Realidade!

Inserida por RosangelaCalza

Refúgio

Há pessoas que procuram seu refúgio de varias formas.
E passam a vida procurando.
Há pessoas que procuram seu refúgio de uma única forma.
E continuam procurando desta mesma forma, eternamente.
Há pessoas que julgam não precisar de refúgio.
E passam o tempo inteiro se refugiando.
Há pessoas que procuram seu refúgio e encontram a si próprio.

Inserida por EnideSantos

MINHA EXISTÊNCIA

A vida é uma eterna busca.
Quando a gente encontra, passamos para uma nova fase, uma nova era e uma nova procura.

Eu vivo a minha vida, erro por não me cuidar, erro por não dar atenção a quem mereça; erro as vezes por não arriscar e erro quando arrisco e acho que errei em arriscar. Erro por julgar, erro por me preocupar e também erro quando sofro tentando explicar.

O pior é quando erram e acham que estão certos, não entendem que se eu errei, foi somente porque tentei e que, naquele momento, julguei que o certo era eu.

Quando eu acertar, tenho medo de sofrer...

Sofrer por saber que essa fase eu já passei e partirei, deixando saudades aos amores meus.

Inserida por rogeriodutra

E a vida segue, graças a Deus.
Quem a gente não espera nos surpreende positivamente e quem a gente tanto confia nos apunhala pelas costas mas, somos alertados desde pequenos que a vida é uma caixinha de surpresas, não é mesmo?
E, ainda assim jamais negarei ajuda a ninguém e isso inclui quem já me fez ou desejou mal afinal, faz parte dos meus princípios fazer o bem e não escolho a quem.

Inserida por SumaraJusti

Mas afinal qual o sentido da vida? No fim de contas, o que nos fará pensar se seguimos o caminho correcto?
Para mim é sabermos que sentirão a nossa falta, que as ligações que criamos, fizeram diferença na vida dos que nos rodeiam. Sabermos que as nossas acções, os nossos sacrifícios, tiveram significado para aqueles que nos são mais próximos.
Afinal de contas viver é dar tudo pelo outro, por amor, por amizade ou por compaixão. Através da marca que deixamos nessas pessoas, deixamos também uma marca neste mundo que um dia abandonaremos.

Inserida por joelbenjamim

Faça um milagre na vida dos meus amigos.
Faça brilhar olhos que choram.
Acalme a dor da saudade pelos que foram embora.
Ilumina os corações dos homens que te ignoram.
Cuida bem da pessoa que me sorri.
Cuida bem da pessoa que não me sorri.
Ensina-me a ser melhor, ensina-me a perdoar...
Faça um milagre na vida de quem lê essa mensagem!

Inserida por terrordasdonzelas

.... que sua semana seja linda , assim como é a vida , que apesar das vesses sofrida , mais se não for percorrida não se pode chegar a lugar algum.
Que seu dia seja lindo assim como o cantar dos pássaros que apesar dos pouco traços de encantar nos trazem a alegria de escutar.
Que cada segundo que passar você possa pensar e quem sabe agradeça pela graça de receber palavras bonitas , algumas quem sabe ditas do que se pode dizer que mesmo sem te conhecer um dia levara o destino do encontro repentino de nos conhecer.
Com tudo isso dito resumo em pouca letras num papel e com uma caneta que amigo é para sempre , não importa o que ele sente e sim o que ele deseja que é um dia te encontrar."PEN"

Inserida por Pauloeliasnunes

Singular.

Quanta das nossas perguntas à vida deixa sem respostas.
Quanto amor tentando convergir na mesma direção.
Quanto perfume do corpo entorpecendo fantasias expostas.
Ilhado no banho de espumas vê-se o amor em formação.

Placas do caminho meus olhos negam.
O roteiro que leva é o mesmo que traz a flor-formosa.
Que seja a pureza do amor que regam.
Sensível como o ar para os liquens cor de rosa.

E no mais improvável querer
A sombra da árvore não nega abrigo.
Desperta o coração para ver.
O amor que suspira a beira do trigo.

A vontade de te conduzir pela mão
Abrindo caminhos para o sorriso passar.
Longe da rota da solidão.
Palpite de sonhos desejosos de amar.

Abrace-me, oh minha paixão.
Não tema seus pés pisando rochosas.
Penetre com a força de um turbilhão.
As pedras deste caminho são todas preciosas.

O poeta silencia diante da romântica e viva poesia.
Tira dos versos a musa sonhada
Confunde o real com sua alegria.
De amor preservado a imaginação é formada.

Inserida por MoacirLuisAraldi

O engraçado da vida é que com o tempo todos nós mudamos ... e eu mudei. Sei que para alguns mudei para melhor ou pior depende de quem tenho afinidade... Minha sensualidade estava reprimida com pessoas que me apagavam ou até mesmo por inveja ou sei la por parte de familia de ex, fazia eu me sentir que não era eu mesma. Como é bom ser eu, ou melhor voltar a ser quem sempre fui e não me deixavam ser.

—By Coelhinha

Inserida por ByCoelhinha

Indi(Gente)!

As mãos sujas pelo mau trato da vida, vasculha de forma bruta o saco junto ao meio fio, a cada volta da sua mão na aquele paraíso de sobras humanas, faz escapar o fedor de toda uma sociedade que ignora sua existência.
O rosto baixo com o corpo meio curvado e os olhos tristes, como quem se esconde de outros olhares falsamente piedosos, ouve múrmuros quase imperceptíveis, embora sua cabeça insista em lhe alucinar, que seja sobre sua humilhação.
Sem saber que horas são, sem se importar que seja dia, noite, ou madrugada a fora, sem obrigações legais, sem obrigações sociais, sem falsas ideologias ou filosofias baratas. Apenas com a esperança de encontrar uma sobra que possa comer, ou vender para conseguir poucos centavos.
Mesmo que seu sofrer lhe de motivos para sorrir, dificilmente saberia que se trata de felicidade, pois a pele queimada do sol e marcada pelo descaso, já não tem a sensibilidade necessária para sentir algo além da dor. Acostumou-se a dar passos vazios, há ser invisível, há ignorar seus sonhos e desejos, não poderia ser nada além de alguma coisa qualquer, quase que um objeto decorativo, essencial em qualquer sociedade trincada e obsoleta.
Percebe que não é bem vindo, percebe que não sabe para onde está indo, e que de alguma forma é motivo de risos, indelicados e indecisos. Que com suas marcas estampadas, seres ligados no automático esquecem-se de vestir-se de humanidade. Seu olhar corre pelas calçadas mal cuidadas, pelos muros pichados, uma cidade morta, cinza e explorada pela incessante busca de poder aquisitivo, que não se lembra mais qual é seu verdadeiro objetivo.
Pensa com sigo mesmo, como mudar, como sobreviver a esses tempos tão incertos, não poderia ser ele o único invisível em um lugar que parece ser bom apenas para sobreviver. Aos poucos se levanta, exalando o cheiro de seu viver pelos poros entupidos de verdades nunca ditas, abandona o saco, já sem nada para lhe oferecer, da alguns poucos passos com seus pés calejados, prostrando em frente aquilo que pode ser mais uma refeição, cai uma lagrima lhe dando esperança de que ainda não foi totalmente destruído e que lhe resta uma gota de humanidade e assim segue sua sina, imposta por outras línguas que não conseguem identificar o sentido da vida.

Inserida por pablodanielli