Textos de Reflexão
apesar de te amar eu não a obrigaria saber exatamente aquilo que você estar sentindo ou pensando
pois tentar adivinhar quem você é só vai me fazer apaixonar-me por alguém inexistente e eu quero te amar por quem você é então eu preciso que me fale, tu me amas por inteiro. por que a ansiedade me consome por inteiro esperando o amor ser devolvido pelo consentimento que lhe dei mais não resultou em nada pois ele fracassou com o nosso amor
-Amor compulso
é sufocante
sufocante não se sentir o bastante
sufocante não saber oque fazer com tantos obstáculos
sufocante ouvir que seus delírios são só teatro
sufocante estar distante do que era indispensável
sufocante ser você mesmo
mas ainda mais sufocante com outros ser comparado
sufocante perder tudo aquilo que você gosta, continua sendo sufocante que virou gostaVA
me sufoca pedir "não vai embora"
o sufocado que se sufocou chora
que sufoco você não acha?
no começo do dia dizem que passa
mas antes vem a foice
do que adianta
se perco o ar, sufocando à noite
sufoquei com sentimento de asfixia
corpo cansado, peito aberto e mente vazia
Dias difíceis terei que enfrentar
Sem saber por onde começar
Solução vou ter que encontrar
Pois a vida tem que continuar
Dias difíceis eu enfrentei
Pedras no caminho encontrei
Todas esbarrei e pulei
E assim meu caminho segui
Dias difícil eu superei
Problemas do dia venci
Pedi a Deus e me protegi
E hoje estou aqui.....
Senhor:
Ajuda-me a ser:
Bastante Homem, para saber Temer
Bastante Corajoso, para saber Vencer
Bastante Sincero, para a Deus Conhecer
Bastante Humilde, para a Deus Crer
Bastante Rico, para sempre Dar
Bastante Bom, para sempre Pedir
Bastante Enérgico, para sempre Exigir
Bastante Generoso, para sempre Perdoar
Bastante Forte, para sempre Ajudar
Bastante Recto, para sempre Guiar
Bastante Humano, para saber Amar
Bastante Cristão, para saber Viver, e saber
Morrer
É no saber e nos aprendizados que se encontram as possibilidades de se livrar de muitas correntes que nos prendem à realidades que existem somente para nós, e ao nos libertarmos destas tolices passamos compreender que o problema sempre esteve em nós. Quem, imbuído de suas fragílimas razões, escolhe ignorar e não conhecer, permite espontaneamente sua escravização e domínio, e se impõe à condição de subalterno de suas vaidades. O conhecimento nos dá a chance de observar, sentir, viver experiências das quais podemos extrair certezas que sempre rejeitamos por acreditar que o erro estava nos outros, a partir do momento que tirarmos a venda e enxergarmos o que realmente nos cerca e como vivemos, então iniciaremos o processo de libertação. É importante que percebamos em cada novo dia a antiga possibilidade de mudança, a exausta chance de se curar dos venenos que nos consomem, pois quando nos encorajamos para enfrentar nossos medos e inseguranças, nos libertarmos de nós mesmos pelas renúncias que decidimos fazer, e quem sabe assim evitamos dissabores e amarguras que tanto nos fazem mal. Às vezes é servindo e se dedicando ao outro que podemos encontrar a nós mesmos dentro das nossas angústias e tristezas, pois perdemos muito tempo alimentando pensamentos e ideias completamente inúteis e prejudiciais a nós e aos outros. Habitar em si mesmo não é egoísmo, mas viver somente para si é negar-se a aceitar que o mundo e as pessoas vivem em constante transição, isso é egoísta e mesquinho e muitas vezes essa postura nos levou a gritar quando deveríamos calar, a recusar quando deveríamos ajudar, a acusar quando deveríamos compreender e, com a intenção de sempre causar conflito. É muito bom olhar para dentro de si mesmo diariamente e tentar medir nossas capacidades e incapacidades para higienizar o coração, renovar a fé, restaurar o espírito, melhorar pensamentos e atitudes, alimentar as bondades. De nada adianta olhar para os outros e apontar erros, levantar dúvidas, comparar maledicências, falar de crueldades, mostrar tragédias, provocar desconfianças... Enfim. Devemos nos desprender das coisas ruins, pois se nos dedicarmos a sempre enxergar o mal certamente nos esqueceremos de fazer o bem.
John Pablo de La Mancha.
Às vezes eu tenho raiva...
Raiva de saber que você é tão boa pra mim, mas não vai ficar.
Raiva de saber que alguns dos nossos pensamentos são tão alinhados que é quase telepático.
Raiva porque eu sei que vai chegar o dia que ela vai partir, que o destino vai pregar mais uma peça e tira-la de mim.
Raiva porque eu não quero entregar tudo nas mãos do acaso e esperar que nossos caminhos se cruzem algum dia numa avenida as 3 da tarde.
Sinto raiva porque os pores do sol não serão os mesmos e toda vez que eu o assistir vou lembrar da cor dos seus cachinhos as 17h30.
Raiva de lembrar que outras pessoas usam o seu perfume e cada vez que alguém passar por mim com ele, minha memória vai te buscar no mesmo instante.
Eu quero sentir raiva por tudo, simplesmente por saber que apesar de você ser dona de si, eu não vou mais te ter no sentido menos possessivo da palavra. E dói!
Todos os dias recebemos o presente de presente...
Vamos saber aproveitar este presente, vivendo o presente
com paz e amor no coração...
APROVEITANDO O PRESENTE
Marcial Salaverry
Recebemos o dia de hoje como presente,
Por esse motivo, temos que bem viver o presente,
que é o maior presente
que recebemos no momento presente...
E devemos abrir o presente,
antes que problemas se apresentem...
Deste mundo é certo que nada levamos,
salvo as lembranças do que fizemos
nesta nossa passagem,
antes de empreender a última viagem...
Mas, se nada levamos,
pelo menos algo deixamos...
Nossas obras... Nossas palavras...
Amizades... Boas lembranças...
Amigos guardando no coração
sempre uma doce recordação,
do que fizemos no presente...
Sempre procurando
espalhar amizade,
distribuindo felicidade,
sem sequer pensar em maldade,
e assim pelo menos deixamos saudade,
de momentos vividos com carinho,
e ainda com um certo jeitinho,
agradecendo gestos de amizade,
retribuídos com total reciprocidade...
Os sentidos que Deus nos deu servem para diversas finalidades e além delas basta cada um saber usa-las bem:
A língua serve para se comunicar, mas em quem não presta serve só para destruir...
Os olhos servem para ver de longe ou perto, mas de quem carrega sangue e inveja nos mesmos só servem para a destruição...
Os ouvidos para escutar palavras doces e amargas, mas se tiveres ouvidos naquilo que achas corretos tanto pode te fazer bem como a destruição própria...
O nariz tem como função a respiração, mas se enfiar de mais na vida dos outros podem além de quebra-lo fazer com que não consigas mais respirar por ele.
Resumindo tudo:
Os fatos estão ai segue a sua vida da forma que achares certa mas nunca culpe nínguem por aquilo que você faz com seus sentidos.
Procurei saber a classe gramatical da palavra amor, e encontrei classificado em substantivo abstrato, mas abstrato só na teoria mesmo, porque na prática não tem nada de abstrato.
O amor é muito concreto e se pode ver através de atitudes concretas para com o outro, seja com Deus seja com o próximo. Em ações podemos perceber se a pessoa realmente sente amor pela outra, na dedicação para com ela, na vontade de agradar, "mimar", fazer as vontades, mesmo que essas não sejam as suas. Amar é se doar por quem ama, e não só apenas falar, falar é abstrato, não podemos ver as palavras, elas vão com o vento, o amor eu sinto através de um olhar, atitude, carinho, afeto no dia dia, em fazer sem esperar nada de material em troca, mas sim algo concreto, o próprio amor. E o amor correspondido é perfeito, quando tem reciprocidade é maravilhoso, é completo. Primeiro o amor para com Deus, porque Ele nos amou primeiro e depois sim é possível amar o próximo que é semelhança Dele. Amando se alcança a felicidade.
Quando bate a saudade, temos que saber curti-la,
para que não comece a doer...
Temos que saber transformar uma saudade
que seja doída, numa doida e gostosa saudade...
Ósculos e amplexos,
Marcial
A SEMPRE SENTIDA SAUDADE
Marcial Salaverry
Quando lembranças chegam à nossa memória, é que podemos saber o que é sentir saudade, e muita gente já falou que sente saudade. Saudade de alguém, saudade de algo, sente simplesmente saudade. E o que vem a ser essa tal de saudade? Segundo o dicionário, é: "Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoa ou coisa distinta ou extinta; Pesar pela ausência de alguém que nos é querido."
Assim, podemos dizer que sentir saudade é como sentir falta de alguma coisa que nos é muito cara, lembranças de uma pessoa, ou de algo de que muito gostamos, certamente pode ser saudade de uma pessoa a quem queremos muito bem e que não está ao nosso lado. O motivo da ausência pouco importa. O fato é que esse ente querido não está presente. Então, sentimos saudade, aquela falta que sua ausência provoca. Aquele aperto no coração, aquele nó na garganta que surge ao nos lembrarmos desse alguém, que era especial, e que nas lembranças, continua sendo.
Diz-se mesmo, que a saudade dói, e nesse caso, o que se pode fazer para amenizar essa dor? Apenas posso sugerir, à guisa de analgésico, uma receita muito simples, e que funciona sempre, ou quase sempre, que é buscar na lembrança, todos os momentos felizes vividos ao lado dessa pessoa, e assim quando a dor quiser se instalar, essa é uma maneira de afugentá-la, pois não há dor que resista às alegrias vividas, às boas lembranças que ficaram gravadas em nossa memória. Saudade de um amor que se foi, de alguém de quem um dia gostamos e que hoje já não está do nosso lado. Nesse caso, também a receita é a mesma. Não há nada melhor do lembrar sempre os bons momentos vividos juntos.
Sentimos saudade também de animais de estimação que perdemos, e até mesmo de objetos aos quais nos habituamos e que quebraram. Quem dentre nós pode dizer que nunca sentiu saudade de um brinquedo que quebrou? Ou do cachorrinho que morreu? Ou de um computador cujo HD queimou e levou nossos arquivos? Claro que é um sentimento diferente do que aquele produzido pela perda de um ente querido, mas não deixa de ser saudade...
Enfim, sentir saudade é sentir falta. Tudo aquilo a que nos habituamos e que por um motivo ou outro perdemos, sempre provoca essa sensação estranha, definida como saudade, e que na verdade, não deixa de ser um sentimento gostoso, pois só se sente saudade daquilo que deixa saudade e para tanto, deve também representar boas lembranças. Ninguém poderá sentir falta de alguém, ou de algo que provocou sofrimentos. Embora provoque aquele sentimento frustrante de algo ou de alguém que queríamos ter conosco e que não está junto, há que se convir que se não mais está conosco, pelo menos deixou boas recordações, e para elas podemos apelar para amenizar o sentimento de saudade.
Por exemplo, se por um motivo ou outro, vocês deixarem de receber estas mensagens, possivelmente sentirão saudade delas e, por tabela, de quem as escreve, mesmo considerando que muitos sequer me conhecem, mas como já se habituaram a recebe-las, fatalmente sentirão saudade. Tranquilizem-se, pois só estou usando como exemplo do que é SAUDADE que, afinal de contas, permanece indefinida, pois não pretendo parar tão cedo, dependendo é claro, da vontade de nosso Amigão...
Então, para que não sintam saudade de UM LINDO DIA, simplesmente, tenham-no, e procurem vive-lo em clima de luz, paz, amizade, amor, porque é assim o meu desejo para todos...
CASTELO DE AREIA
Estou quase escapando entre seus dedos, pois em suas mãos percebo que não saberá o que fazer.
A sua insegurança me impede de abrir os braço, fechar os olhos e sentir o vento na cara, me impede de embarcar nessa viagem louca que é a paixão... sim, ainda que você seja apaixonante e eu seguramente louca, essa é uma viagem que eu não devo fazer, simplesmente pelo fato de ter assumido uma responsabilidade com o meu coração.
Simplesmente por não desejar jamais ser sufocada por fantasmas alheios ou por seu medo de me amar sem pesos ou medidas.
Meu coração velho, lento e cansado pede que a viagem encerre aqui, meu corpo deseja seguir e sentir cada momento prazeroso que isso passa oferecer, mas minha mente mesmo com parafusos soltos, é uma adulta, vivida e com memórias de cicatrizes, analisa e julga o caso batendo o martelo.
Até Quando -
Vou beber da tua boca
ai amor que timidez
e que loucura tão louca
saber que a vida é tão pouca
para te amar outra vez.
Vou beber do teu silêncio
vou bebe-lo à tua voz
e que verdade tão pura
acreditar na loucura
d'um dia a menos tão só.
Meu amor dos olhos negros
que te afastas como a sorte
leva a tristeza que tenho
que trago em mim e sustenho
tal qual o medo da morte.
E levo aos ombros um tormento
que me arrasta pelo chão
não ter outro pensamento
não ser mais que este lamento
que dá meu corpo à solidão.
Ai amor o meu olhar
tão longe do teu porto
passa a vida a procurar
e quantas horas a chorar
só pensando no teu rosto.
Há tantas dores naufragadas
que ninguém pode aconchegar
tantas lágrimas cansadas
tanta gente abandonada
que está no fundo do mar.
SABER QUEM SOU
Sempre, sempre que estou em reflexão
desde quando eu me lembro
não consigo explicar
tento não soltar nenhuma lágrima
mas sempre que entro em reflexão
não consigo evitar.
Tento entender, não olhar pra trás
sigo meu objetivo, e ainda por cima
deixo de questionar
mas quando mergulho no silêncio de meus pensamentos, quando vejo, estou onde eu sempre quis.
O olhar além me pede pra ir longe.
Será que eu vou?
Vejo que ninguém tentou
se as oportunidades se abrirem pra mim de verdade
com a perseverança eu vou
Eu vou, não sei ao certo quão longe eu vou.
Eu sou sonhadora e persistente
não desisto do que desejo
vejo que tudo está em seu lugar
e vejo uma missão a cumprir
E me pergunto: qual a minha missão?
Mergulho novamente nos meus pensamentos
e dessa vez não é no silêncio
é nas nuances dos sonhos e nas raízes dos desejos.
Persisto e vou além do que posso imaginar.
Posso liderar os desejos na ação dos sonhos
e desempenhar essa tal missão
mas não calo meu coração
quero agir e encontrar a preciosidade além.
Por que sou assim?
Por que essa luz dos sonhos que me invade
ainda me deixa insegura e pergunto:
“será que eu vou”?
Ninguém foi além,
e essa luz e força que me chama
sabe que posso chegar onde desejo.
Vou atravessar esse mar de dúvidas
e seguir em frente,
percebendo que o horizonte me chama
e mesmo olhando que ninguém tentou, eu vou com determinação e a força que há em mim.
Por que um dia só saberei quem sou, se eu atravessar esse obstáculo e chegar a essa tal missão que emprego a mim.
Queres saber de onde venho?
-
Pergunte ao vento, às árvores
O deserto as constelações,
o silêncio das madrugadas,
as palavras pequenas
o campo e os montes,
pergunte as estradas,
as estrelas, o céu
os instrumentos de corda,
o verso e a prosa,
venho de longe,
venho do chão,
peregrino.
.
"Saber amar e sublime e agradável, nos completa traz a paz interior.
Se apaixonar e matar o amor aos pouco, dando lugar a um sentimento vulgar e teimoso invejoso, cego e perigoso, fazendo nos queimar em brasas;um fogo que aos pouco se apaga deixando apenas magoas e cicatrizes. O amor perdoa,por ser puro e verdadeiro não morre espera e nos recebe novamente como uma criança que acaba de nascer.."
Eliza gregio
A BALA E A CANETA
A bala e a caneta tiveram uma treta.
Queriam saber:
Qual seria a perfeita e qual seria a careta.
- A caneta fez sua graça, mostrando sua raça,
Como espingarda na caça, nenhum bicho faz pirraça.
A CANETA:
“Assino cartas e ofícios, faço prédios e edifícios.
Registro nascimentos, diplomas e casamentos.
Solto e prendo e nunca me arrependo.
Receito, referendo, sei de cor o que estou fazendo.
Já assinei casamentos e divórcios secretos,
Centenas de medidas provisórias e decretos.
Faço a paz e a guerra!
É Deus no céu e eu aqui na terra...
Não importa a minha cor, mas a azul é a predileta.
Não importa a roupagem, o que importa é a mensagem.
Já escrevi o amor, já relatei o terror.
Estou na mão do padre e do professor,
Mas, muitas vezes, na mão do facínora, do delator e do Ditador.
Oh! Bala melosa, não venha com chorumelas,
Nem precisa acender velas.
É pudica, atrapalhada e vive sempre embrulhada, ”
A BALA DOCE:
A caneta, calma até agora, resolve falar:
“Até agora fiquei calada, aguardei quieta, sem dizer nada.
Sou bala doce, desejada e só ando na cor da moda.
Meus sabores se multiplicam, derreto-me toda por quem me quer.
Todos gostam de mim, sabor café, hortelã, cereja, mel, como quiser!...
Entenda! Sou diferente!
Minha única exigência, após saboreá-la, é escovar o dente.
A BALA DO MAL:
A bala que sai da sua ponta é certeira
Sua bala pode até cumprir a Lei, até cumprir a ordem de alguém,
Sua bala carrega em seus rastros, máculas irreparáveis.
Cumpre o seu dever, mas, por vezes, é danosa.
Prende o moço, aposenta o velho e tira o futuro da criança...
Destrói a paz e a esperança, o seu crime não tem fiança...
Sua bala é certeira, pode dissipar uma família inteira.
A mão que dispara o gatilho do desamor, tem por trás,
Uma alma e um coração sem amor.”
Élcio José Martins
Um Sonho Em Te Amar.
Somente o sol para saber,o que em mares distantes,eu vi em você.
Tão valente é o ardor do sol,que em um momento se vê amando,e em outros momentos não se vê entre outras estrelas.
Minha querida menina, suspirando em minha alma,seus jeitos floridos rasgam em meu peito,como uma provocação,ou simplesmente uma singela emoção.
No horizonte vejo teus caprichos,se esvaindo ao mar,e sinto uma brisa de amor no fundo do meu coração.
Navegando entre promessas me perco, e quando amanhecer outra vez, estarei a caminhar em teus rastros de sol.
Ela quer o final
Sem saber que o caminho até esse fim é o mais importante
Ela tem sede da verdade
Sem saber que mentiras inofensivas também fazem parte
Ela quer correr tão rápido e longe como a água da cachoeira
Sem saber que não é a força do movimento nem a velocidade que faz a água atravessar mares e alcançar o oceano
É o fluir leve por entre as pedras
Ela quer tanto o que faz bater mais forte o coração e faz ela sentir como se não estivesse com os pés no chão
Mas, esquece de viver os momentos simples que acalmam, tranquilizam em meio ao caos, mantendo leve a sua respiração
Ela quer abraçar o mundo
Mas esquece de abraçar os seus, agarrar e cuidar do pouco que tem, acolher as dores do seu próprio mundo
Ela quer chegar tão longe, mas às vezes nem sabe aonde
Para vencer
Pra ganhar de quem? E a troco de quê?
Ela perde todos os dias uma competição desenfreada com ela mesma
Ela já sonhou com os perfumes mais caros e batons de todas as cores
Mas, hoje aprendeu a se sentir feliz só de se permitir sentir o aroma das flores
Ela anseia pela chegada da primavera na sua vida,
Depois de ter passado por tantos invernos longos, rigorosos e terríveis
Ela só sonha com um final feliz
Às vezes, parece que esquece que o mundo não é constituído de fadas, príncipes e gnomos
Mas, ela sabe que tem sim a capacidade de mudar a própria história e ter um final mais próximo do que tanto sonha
Ela aposta consigo mesma todo dia pra saber até onde ela vai aguentar
Ela escreve todo dia uma história diferente só pra saber até onde esse enredo irá levar
Vontade de escrever sem saber
Sabe aquele flesh de pensamento
Que vem a todo momento
E você sem saber o que fazer
Só pensa em escrever .
Escreve , abstratamente
Coisas da sua mente agitadamente
Sobre tudo até mesmo sem ter certeza
Que aquele pensamento vai te trazer clareza
E você sem saber o que fazer
Só pensa em escrever
E em meio a tanta confusão de pensamento
Recheada de lamento, sofrimento e descontento
Eu encontro um alívio em um monte de rabisco
Ainda sem saber o que fazer
Eu só penso em escrever
O CELEIRO
04/06/2018
.
A supressão de direitos
E a limitação do saber
Formam o mecanismo perfeito
Para se exercer o poder
Dos fortes sobre os fracos
Que lambem os pratos
E buscam no fundo das panelas
Algum resto de comida
Enquanto oferecem as sortidas
Ceias para quem os flagela.
.
O trabalho mesmo remunerado
Pode significar servidão
Quando ao trabalhador é negado
O direito de obter do patrão
Ganhos justos e carga horária
Que transformem a rotina diária
Em degraus para que ele cresça
E deixe de vestir-se com trapos
Enquanto para o patrão abastado
Ele cose lindas roupas de seda.
.
Que o agasalhado produza agasalho
E o alimentado produza alimento
Para que a força do trabalho
Seja garantia de alento
Para todas as classes
Que esperam que a sociedade
Um dia ainda seja
Celeiro de bem-estar e justiça
Ao trocar o egoísmo e a cobiça
Pela distribuição de renda e riqueza.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Textos de reflexão sobre a vida
- Frases de arrepiar para status que são brabas para se expressar
- Mensagens de Reflexão
- Textos de Fernando Pessoa
- Frases de otimismo para manter a fé no que vem pela frente
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho