Textos de Reflexão

Cerca de 75434 textos reflexao Textos de Reflexão

Quero a Paz e não a guerra

A paz está em mim em você
Basta apenas saber usar
A paz está numa criança
A paz está na esperança

Minha paz encontro dentro de mim
Basta eu me concentrar e procurar
A paz mora no simples coração
De quem aprendeu a amar

Pela a Paz que amo a vida
Pela a Paz que perdôo meu próximo.
Vou rabiscando a onde posso.

Pela a Paz que sempre falo do amor do perdão com coração.
Digo não a guerra
Digo sim a Paz.

Vou lutar gritar até onde eu puder
Vou sempre usar o amor
Pra alcançar a Paz.

Sempre com esse lema
Quero a Paz com todos
Digo não a guerra em qualquer situação.
Minha alma anseia a Paz
Lutando vou em busca da Paz

Meire Perola Santos

Inserida por Meireperolasantos

⁠Ternura


Existes, é tudo que o
meu coração quer saber.
Todo o sonho que és,
reflete em mim, uma luz
especial.
Mesmo distante. o coração
pouco se importa, sabe ele
que o espias, e assim
pensando vive.
A luz desses teus olhos á
um lugar o leva, e guarda
para também o amar.

Roldão Aires


Membro Honorário da Academia Cabista de Letras Artes e Ciências
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E

Inserida por RoldaoAires

⁠Amar é como andar pela praia de olhos fechados
É não ver mas saber que vale a pena
É sentir tudo por todos os lugares
É ouvir, sentir, se entregar
deixar o mar te levar
É ter medo de cair
ou até mesmo de o mar ser brusco demais
Não há segurança
mas essas são as coisas mais belas
As que não podemos prever
As que nada pode nos salvar
Nada pode nos salvar do amor
Da perdição que é ficar absorto na maré
Da poesia que é nunca mais querer sair
nunca mais se encontrar
nunca mais ter segurança
Não por agora.

Inserida por juliagianinir

Amar todos amam... Saber amar, já é outro papo...
Nem todos sabem... Parece simples, mas não o é.
Vamos aprender a amar?
Osculos e amplexos,
Marcial

É COMPLICADO TENTAR ENTENDER O VERDADEIRO AMOR
Marcial Salaverry

Para amar com amor de verdade, é preciso saber o que é o verdadeiro amor, uma vez que é fácil falar que amamos alguém, principalmente se sentimos aquela satisfação indizível, apenas com o fato de estar perto de um certo alguém, mas não é bem assim, e encontrei uma boa definição, lendo algo que induz a uma reflexão, por mostrar coisas que saltam aos olhos, mas que nem sempre observamos, como algo escrito pelo escritor Paulo Coelho, em sua "História Judaica", e um trecho que me chamou a atenção, foi uma história falando de uma conversa do rabino com seus discípulos, contando que havia descoberto como amar ao próximo. Dizia ele haver surpreendido um diálogo entre uma senhora e seu filho:
"Você me ama?" O filho disse que sim. Então Esther insistiu: "Você sabe o que me faz sofrer?" "Não tenho a menor idéia", respondeu o filho. "Como pode me amar, se não sabe o que me faz sofrer? Procure descobrir rápido todas as coisas que me deixam infeliz, pois só assim seu amor será impecável. O verdadeiro amor é aquele que consegue evitar sofrimentos desnecessários."

Efetivamente, é uma grande verdade, pois quando amamos alguém, normalmente procuramos saber o que poderemos fazer para agradar a pessoa que amamos, sempre tentando fazer tudo que possa agradá-la. Atendê-la nas coisas que gosta, acreditando ser essa a maneira normal de se demonstrar amor, ou seja, fazer tudo que sabemos que ela aprecia, para vê-la sempre feliz. Esquecemo-nos porém, de procurar saber o que poderá fazê-la infeliz, ou seja, as coisas que a desagradam, para evitar certas atitudes que poderão torná-la infeliz, ou que, pelo menos irão toldar essa felicidade, o que pode acontecer quando compramos um presente, por exemplo, esquecendo de procurar saber se realmente vai ser de seu agrado. Quantos presentes caros ficam jogados dentro de gavetas, porque aquele coisa tão linda que compramos não é do agrado do presenteado, embora tenhamos gostado, mas não é nosso gosto que deve contar quando vamos presentear alguém.

Contudo, é por certas atitudes que tomamos, é que ocorrem os piores contratempos. Amamos um alguém que nos ama também. Claro que sempre iremos procurar nos agradar mutuamente, fazer tudo que sabemos que poderá dar satisfação um ao outro, mas nos esquecemos contudo, de procurar saber o que lhe desagrada. Certas atitudes que poderão causar aborrecimentos. Por exemplo, um casal cujo marido adora futebol, mas a esposa não suporta "ver aqueles 22 idiotas correndo atrás de uma bola", e seguindo sua opinião, porque não compram uma bola para cada um e solucionam o problema, o que não deixa de ter sua lógica... Acontece que ele não sabe de sua ojeriza, e ela não sabe que ele odeia as novelas que ela adora (às vezes é o contrário... é ela que gosta de futebol..). Sempre pode acontecer coisas "tipo assim", que pode acontecer quando não procuraram conversar sobre as coisas de que um gostava e o outro não. E está criada uma área de atrito. Na maioria dos casos a situação perdura durante anos, sempre as mágoas recolhidas, até que hora sem mais aquela, a represa estoura e tudo aquilo vem a tona. Geralmente essas discussões são fatais e nunca acabam bem, pois são mágoas que ficaram sendo curtidas por muitos anos, e quando explodem, podem ser ditas coisas muito desagradáveis e que teriam sido facilmente evitadas com um bom conhecimento sobre gostos pessoais...

As pessoas deveriam sempre ter um diálogo prévio, procurando acertar arestas, tentando colocar em evidência sempre aquilo de que não gostamos, mais do que aquilo que nos agrada. Parece ser uma atitude antipática, mas é melhor descobrir-se logo quais são as "desafinidades" porventura existentes, para tentar desde o início um acerto. As afinidades serão descobertas com a convivência.

Um amigo meu, muito romântico, sempre levava flores à sua namorada. Acontece que ela era alérgica a flores, mas não sabia como dizer a ele, que por sua vez, ao observar na visita seguinte que suas flores não estavam no vaso, ficava magoado. Resultado, o namoro terminou e eles ficaram cada qual mais triste que o outro porque se amavam. Felizmente houve uma terceira pessoa que, penalizada com a situação, explicou para ele o problema "florístico". Como resultado, casaram-se e vivem muito felizes. Claro que ele nunca mais comprou flores para ela. Só artificiais. E sem cheiro. Mas eles poderiam ter ficado separados e infelizes... Só porque não conhecia o que NÃO agradava à ela. Desmanchava-se em gentilezas, mas faltou-lhe sutileza para tentar saber porque as flores eram rejeitadas, e a ela, o ter esclarecido logo de cara seu problema, digamos, "olfatal". É simples acertar certos problemas... Basta dialogar...Vamos procurar fazê-lo? É assim que se explica porque certos relacionamentos duram durante toda uma vida, enquanto outros terminam de repente...

Termino desejando UM LINDO DIA, pois acredito que salvo raríssimas exceções, todos desejam ter esse lindo dia, salvo se houver alguém alérgico à felicidade e à alegria... Se houve, favor manifestar-se...

Inserida por Marcial1Salaverry

⁠Os Astros -

Dos Astros o movimento
é a força do meu andar
é saber deste meu tempo
tempo de estar e não estar!

Roda que roda no espaço
lastro d'um Astro a passar
no cansaço do que faço
só faço por me encontrar!

Encontro, perco, reencontro,
começo, termino e recomeço ...
Eis a caminhada, grau-a-grau, ponto-a-ponto!

E passa um Astro e outro Astro
para tudo o que me acontece,
tudo vai e tudo vem, só minh'Alma permanece ...

Inserida por Eliot

⁠...
Tão bom quanto ruim
Saber que sou tanto
Para tão pouco
Tão bom quanto ruim
Saber que meu canto
Vai me deixar rouco
Tão bom quanto ruim
Saber que seu espanto
Vai me deixar louco
Tão bom quanto ruim
Saber que meu acalanto
Embala tampouco

Tão pouco
Tão rouco
Tão louco
Tampouco

Tão poesia quão prosa
Saber que meu pranto
Regou sua rosa
Tão poesia quão prosa
Saber que seu manto
De linho airosa
Tão poesia quão prosa
Saber que, no entanto
Tem mente invejosa
Tão poesia quão prosa
Saber que, entretanto
A inveja é onerosa

Meu pranto
Seu manto
No entanto
Entretanto

Inserida por andre_villasboas

⁠Assim como uma
criança, ao tomar uma vacina, chora por não saber a finalidade daquela e a temporalidade da dor,
assim é o indivíduo, que desconhece seu propósito social de fomentar o “bem comum”.
Ignorando ainda a insignificância do seu egocentrismo em relação a sua breve existência na proporcionalidade da continuidade do tempo…

Inserida por ADRIANOGARCA

⁠É bom saber que você é uma opção confiável para alguém, eu particularmente conheço o gosto amargo de lutar batalhas ‘sozinho’ e sinceramente, isso influencia muito no resultado final.
Por dentro podemos até julgar, mas na realidade, por fora estendemos a mão.
É de nossa natureza, ou deveria ser.
Somos às vezes neblina ao invés de sermos amanhecer ensolarado, pra quem se vê na escuridão.

Inserida por MisaelAlbuquerque

⁠ Por causa de alguns que não tem noção da realidade, e não querem saber de trabalhar em prol de um futuro melhor, iremos passar por uma grande crise em nosso país, que infelizmente está sendo tomado pelo socialismo corrupto, inescrupuloso e violento! Onde os principais atingidos serão nossos filhos, que sofrerão de forma inocente como ovelhas para um matadouro! Por culpa da inconsequência de alguns, que se dizem brasileiros mas se vendem por falsas promessas!
Pena que essas mesmas pessoas quando perceberem o erro que cometeram e por fim se arrependerem, já será tarde para o Brasil!

Inserida por Milani23

⁠"É preciso saber a hora da ação e da inação, do ouvir e do falar, da crítica e da reflexão, mas sobretudo, quando alguém se predispõe à liderança de qualquer projeto, é necessário aceitar o resultado do jogo democrático, mesmo contrário à sua vontade.
Não dá pra querer mudar a regras da partida depois que ela acaba.
Isso é coisa de mau perdedor."

Inserida por wandermedeiros


O novo amor

Queria dizer para vocês
Que tudo gosto de ti.
Mas, só que ainda você
Não saber de nada.

Que tudo soubeste
Me dizer pularia
No fundo do mar
Para entrar nos teus sentimentos

Sacudir a poeira do passado
E agora gosto de você
Não da outra pessoa.

Queria saber que
Me ama
Sim ou não,
Tudo que me mostra
Esta no teu
Olhar....

Inserida por Pattyhhlima

⁠Três Fatos Sobre as Eleições que Precisamos Saber
1 - Deus não vai escolher um presidente, pois, em sua soberania, ELE DELEGOU essa tarefa a você.
2 - A Bíblia fala sobre o fato dos cristãos serem perseguidos, MAS NÃO NOS MANDA APOIAR O MAL para que a palavra se cumpra.
3 – Diz o isentista: “Ganhará a disputa eleitoral à presidência da República aquele que Deus quiser”. Sim, meu caro isentista pagão, adorador do destino, da mesma forma que só darão frutos os campos que Deus quiser, mas ainda assim somos livres e responsáveis por lançarmos a semente e, ademais, por regá-la, pois a divina providência nem quita a liberdade nem a responsabilidade humanas.
Pense nisso, ótimo fim de semana e vote com consciência!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠Infortunio -

Sinto não saber quem sou!
Porque habito neste corpo!
Porque vivo neste mundo!
Trago por ilusão uma ilusão
comigo ...
Não sou nada! E por nada ser,
nada posso ...
Nem bem, nem mal ...
Aonde ir ... não sei ... também!
Talvez peça demais à Vida!
Talvez lhe queira o que nunca
me dará!
Conhecer meu Ser sem fundo ...
Mas se a Vida me deu a Vida,
e isso é Grande, porque ma deu
infeliz e bloqueada, mal amada?!!
Melhor seria que ma não tivesse dado!
Não a pedi! Não a queria! ...

Inserida por Eliot

⁠“⁠É tão louco saber que tem alguém cuidando de nós, que ele conhece o nosso presente, passado e futuro, que conhece o mais íntimo do nosso coração, que morreu na Cruz do carvalho por mim e por você, tem prova de amor maior que esse? Não né.
Então se liga cara, Jesus te amada e cuida de você”

@jaymes.9k

Inserida por james_charles

Para bem vivermos, é preciso entender que é preciso saber entender nossa alma,
que muitas vezes entra em conflito com o cérebro, dificultando nossa tentativa
para tentar desvendar seus insondáveis mistérios...
Ósculos e amplexos,
Marcial

INSONDÁVEIS SÃO OS MISTÉRIOS DA ALMA
Marcial Salaverry

Para tentar começar a entender, é preciso ter conciência de que, pelo fato da alma estar envolta em muito mistério, sempre nos será muito dificil conseguir entende-la, pois ela nos leva por caminhos estranhos, e ficamos tentando entender se será coisa de nossa imaginação, ou se realmente a temos sempre comandando nossas emoções.

Na realidade, nosso emocional está em nosso interior, portanto, é através de nossa alma que sentimos nossas emoções, boas ou más, que sentimos nossas sensações de amizade, amor e ódio, que são reações que vem de nosso interior. É certo que ela comanda também nosso imaginário, ou nossa realidade, até mesmo nossa vontade e nossas verdades.

As reações de nossa alma nos permitem rever entes queridos cuja matéria já não mais está conosco, ou ao menos “sentir” sua presença, através da força do pensamento, através de lembranças... Ela nos permite igualmente viajar nas recordações, revendo momentos agradáveis passados ao lado de pessoas amadas, e até “dialogarmos” com elas. Mentalmente poderemos conseguir esses contatos. Imaginário ou real, mas poderemos “sentir” essa presença, o que nos permitirá uma certa evolução em nossa maneira de encarar a vida, analisando melhor alguns fatos antes havidos, e que não foram bem compreendidos por nós...

Realidade ou não, permite-nos inclusive, obter um resgate de outras almas, que por vezes não nos entenderam em sua passagem terrena, negando-nos compreensão algumas vezes, e portanto, em nossa concepção temporal, falharam conosco. Em alguns casos, conseguimos aceitar melhor o que houve. Talvez por uma evolução de nossa alma, permitindo entender e relevar certos fatos passados. Essa retrospectiva sempre ameniza a dureza de alguns fatos.

Permite-nos saber que agora temos o mesmo amparo, a mesma proteção, acrescidos de um grau de compreensão que não havia antes, e, com certeza, isso se revela extremamente benéfico... Permite-nos aceitar esse entendimento, essa nova posição, e , enfim, permite-nos saber que esse apoio é real, e não apenas fruto de nossa fértil imaginação. Permite-nos mesmo aceitar novos rumos que nos são indicados, novos rumos esses que provocarão enormes modificações interiores, obrigando-nos a reavaliar conceitos antes tão arraigados em nosso interior. Permite-nos, finalmente, saber que esses novos rumos, aparentemente muito difíceis, poderão nos levar a uma existência muito feliz, uma vez passadas todas as tormentas que poderão provocar...

Simplesmente, são rumos a serem seguidos, por serem fruto da indicação de quem merece uma absoluta confiança, ou seja, nossa boa e misteriosa alma... Nem sempre um novo rumo quer dizer mudança de modo de vida. Pode significar uma reavaliação e uma melhor aceitação do que estamos vivendo. Apenas temos que ter o discernimento para saber escolher o melhor caminho, e para tanto, devemos saber bem usar nosso livre arbítrio, que por algum motivo nos foi doado por Deus... Nem sempre o que a cabeça parece nos indicar é o melhor. Simplesmente temos que saber “escutar” nossa voz interior, e escolher o que realmente é o melhor para nossa vida, e nem sempre uma aventura excitante é o mais adequado. Assim, temos que saber usar nosso livre arbítrio para que possamos escolher o melhor caminho.

Nada melhor do que a vida para nos ensinar o que nossa alma tem para nos comunicar. Apenas temos que saber aprender a ver e ouvir, e seguindo algo que me vem de dentro, de alma e coração, desejo a todas as queridas amizades que possam desfrutar de UM LINDO DIA.

Inserida por Marcial1Salaverry

⁠Não Procures a Solidão -

Não procures a solidão
sem saber de onde ela vem
deixa-a ficar sossegada
a solidão é dor errada
no peito de quem a tem.

Não procures a solidão
que ela vai atras de ti
solidão, vazio e nada
traz a vida já cansada
a solidão não está aqui.

Nāo procures a solidão
na saudade ou no amor
na tristeza ou na loucura
solidão é dor sem cura
sem remédio nem pudor.

Da tristeza à saudade
vai a vida como é
Solidão é dor parada
é palavra mal-amada
de um poeta já sem fé.

Inserida por Eliot

⁠Teus -

Teus olhos, meu amor,
dois dolentes madrigais
que me inebriam de pavor
por não saber aonde vais!

Teus lábios, meu amor,
duas rosas em botão
que secam ao calor
no canteiro do coração!

Teus versos, meu amor,
são os ecos do agoiro
de um agoiro bem maior!

E teus cabelos, meu thesoiro,
os cordões da minha dor,
mais finos que o fio de oiro!

Inserida por Eliot

⁠É é sim, manter a mente focada determinando momentos de saber desistir, e começar de novo, não importa o que a vida te traga se adaptar é fundamental, lutar pelos sorrisos e ver a grande possibilidade de ser alguém ou algo importante, não para alguém mas para si mesmo.
Sorria é agradeça sempre.

Inserida por venos_oliveira

Se quiser realmente saber onde existe o amor, saiba procurá-lo em seu coração...
Ele lá está... Basta saber deixá-lo aflorar...
É possível para qualquer ser vivente que saiba sentir esse doce chamado...
Ósculos e amplexos,
Marcial

PARA SABER ONDE EXISTE O AMOR
Marcial Salaverry

É fácil saber omde existe o amor, ele existe na música da vida, na poesia da vida, basta saber captá-lo e entende-lo, e certamente, saber vive-lo. O amor deve ser vivido com naturalidade, com sinceridade, pois não existe enredo para tanto, pois enredo significaria artificialismo, e o amor tem que ser natural, e quando acontecer, que seja simplesmente, naturalmente...

Ou é amor, ou não é...Não existe muito amor, ou pouco amor, ou existe, ou não... Não se pode falar em amor eterno, pois o eterno é imponderável... Na verdade, está tudo implícito nas mais simples palavras, que nos mostra que o amor é para ser vivido, e não definido, pois, resumindo, o amor é indefinível...

No amor deve haver serenidade, amizade, reciprocidade, e claro, muito carinho... Com o coração sempre puro, procuramos sentir serenidade em busca da felicidade...
Sem sentir medo, sem desistir, embora sem rumo, procuramos nosso prumo e olhando para o alto, vemos que lá está Deus, e com certeza é Ele que nos orienta em nossa busca, na esperança de encontrar o amor, e se esperança não sentir, é só não desistir... É saber persistir, e lutar contra o que nos atormenta, pois sempre fica uma luz, uma cor... Há que buscar apoio no amor, sem desespero, sem tristeza... Veremos a luz, a beleza, eis que lá está o amor, o carinho, e assim, olhando naquela direção, encontraremos o linimento para o coração...

Sigamos adiante, seja como for, uma vez que à frente, nos espera o amor, e assim, sigamos sempre procurando, sempre o amor buscando pois ele nos está esperando, para que se possa sentir a doce emoção e a muda sensação que nos domina o coração, ao reconhecer o chamado do amor, naquele doce momento, tirando todo tormento, e destarte, poderemos nos entregar ao suave calor que sem contestação. nos vem deste doce chamado do amor, que poderá permitir que possamos fazer de cada dia de nossa vida, sempre UM LINDO DIA, que poderá ser repetido enquanto houver amor em nosso coração, em nossa alma...

Inserida por Marcial1Salaverry

No mundo tecnológico do século XXI, vivemos bombardeados de informações, então, saber fazer uma triagem de tudo que nos chega, exige sensatez, visão crítica e principalmente, organização, para
que não sejamos consumidores de
informações improdutivas ou não verdadeiras. A dúvida que surge é sobre quais competências nosserão exigidas para continuarmos produtivos no século seguinte.

Inserida por joseni_caminha

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp