Textos de Perdão
Um Espírito Perdoador
Ore por aqueles que o usam com maldade e o perseguem. - Mateus 5:44.
Escritura de hoje : Atos 16: 25-34
Durante a guerra no Kosovo em 1999, três americanos foram capturados e mantidos reféns por mais de um mês. Após intensas negociações, ocorreu um avanço e os presos foram libertados.
Roy Lloyd fazia parte da delegação que garantiu sua libertação. Ele relatou: “Cada um dos três jovens soldados era muito religioso. Um deles, Christopher Stone, não iria embora até receber permissão para voltar ao soldado que serviu como guarda e orar por ele.
Aqui estava um jovem que sabia algo sobre os princípios de Jesus. Ele poderia ter se ressentido com suas circunstâncias e odiado seus captores. Ele poderia ter desenvolvido um espírito amargo e vingativo. Ele poderia ter levado uma raiva ardente a essa dificuldade. Mas, seguindo o comando de Jesus (Mateus 5:44) e o exemplo de Paulo e Silas em Filipos (Atos 16: 25-34), ele perdoou seu captor e ministrou a ele.
Em um mundo onde a retaliação é comum, os crentes são chamados a ser diferentes. Devemos orar por nossos perseguidores, perdoá-los e ministrá-los.
Os princípios de Jesus para Seus seguidores são desafiadores, mas com a ajuda do Espírito Santo que vive em nós, podemos escolher ter um espírito de perdão.
Refletir e orar
Para Estudo Adicional
Por que devemos perdoar? (Mateus 6: 14-15).
A quem devemos perdoar? (Lucas 17: 3-4).
Como podemos perdoar? (Gálatas 5: 22-25).
Nunca somos mais parecidos com Cristo do que quando escolhemos perdoar. David C. Egner
Perdoe-me!
Se confessarmos nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. - 1 João 1: 9
Escritura de hoje : 1 João 1: 5-2: 10
Seqüestradores aterrorizou os passageiros a bordo de um jet Indian Airlines por 8 dias. Então, em 31 de dezembro de 1999, os atiradores fizeram uma exigência final antes de libertar seus reféns. “Desculpe, mas todo mundo tem que dizer que eu sou perdoado”, disse o sequestrador de codinome “Burger.” Quando os passageiros incrédulos olhou para ele, ele ordenou-lhes para dizer: “Eu te perdôo.” Depois de ouvir as palavras, os seqüestradores desapareceram no deserto.
Muitos de nós não seria tão arrogante para insistir que alguém nos perdoar. E certamente não exigiríamos isso de Deus. Por quê? Porque a maioria das pessoas sente que Sua misericórdia e perdão só podem ser recebidos por um coração humilde, sincero e arrependido.
O apóstolo João escreveu: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1: 9). A palavra traduzida como “confessar” significa “falar a mesma coisa ou concordar.” Quando confessamos nossos pecados a Deus, estamos de acordo com ele sobre o nosso pecado, nossa necessidade de purificar, e nossa necessidade de perdoar os outros que nos ofenderam (Matthew 06:15). Gritamos: "Perdoe-me!"
Nenhum de nós é verdadeiramente livre, sem perdão. Nós precisamos de Deus, e outros precisam de nossa.
Refletir e orar
Perdoe-me, Senhor, por todos os meus pecados,
Por favor, faça o meu coração puro e purifica-me dentro;
Confessando a você o que fiz de errado,
restaure agora minha alegria - a você eu pertenço. - Fitzhugh
Confissão é a chave que abre a porta para o perdão. David C. McCasland
Você é bom em perdoar?
Seja gentil um com o outro, . . . perdoar um ao outro, assim como Deus em Cristo te perdoou. - Efésios 4:32
Escritura de hoje : Efésios 4: 25-32
É possível medir a maturidade espiritual de um cristão? Certamente não podemos julgá-lo pela extensão ou mesmo pelo conteúdo de suas orações. Muita oração em público é feita por seu efeito sobre os “ouvintes” em vez do “ouvinte”. Até a generosidade de alguém dar não é um teste infalível de espiritualidade, pois também pode ser para reconhecimento pessoal ou alívio de uma consciência culpada.
Talvez o teste mais seguro seja a capacidade de perdoar. É difícil perdoar uma pessoa que nos ofendeu? Quando olhamos para Jesus como nosso exemplo, como estamos indo? Quanto mais nos tornarmos semelhantes a Ele, mais fácil será perdoar os outros. Quando pensamos em quanto Ele nos perdoou, devemos estar dispostos a perdoar os outros, como Deus em Cristo nos perdoou (Efésios 4:32).
O pastor e evangelista britânico John Wesley (1703-1791) estava viajando com o general James Oglethorpe, que estava zangado com um de seus subordinados. O homem veio ao general e humildemente pediu perdão, mas lhe disseram bruscamente: "Eu nunca perdoo!" Wesley olhou o general nos olhos e disse: "Então eu espero, senhor, que você nunca peca".
Você gostaria que Deus o perdoasse da mesma maneira que perdoa aos outros? Pense nisso.
Refletir e orar
Encontrei um pequeno remédio
Para facilitar a vida que vivemos
E tornar cada dia mais feliz:
é a palavra "perdoar". - Anon.
Quando parecer que você não pode perdoar, lembre-se de quanto foi perdoado. MR DeHaan
QUEIRA DEUS NOS PERDOAR - II
Bem cedo nos conhecemos e nos apaixonamos de vez. O mundo inteiro estava errado - sendo contra aquela união - só nós dois achávamos melhor: não dar ouvidos a oposição.
A raptei (literalmente). - Naquele tempo "roubar moça",mesmo em comum acordo com a "vítima", constituía-se em grave crime.
A gente pedia a moça em casamento. Hoje o sujeito a leva embora sem dar satisfação alguma aos pais.
Nunca alimentamos o medo,a tirania,... em nossa relação; o carinho,o respeito, o apego... era o recheio e a cereja da nossa vivência.
Sem olhar os rigores da Lei foste comigo pelos caminhos da vida, que diziam ser caminhos errantes.
Em nossas andanças, sem o conforto de um lar; sem guarida, sem ninho, sem teto, um trabalho definido... Nada disso nos fez temer.
Com muito amor para dar e receber. Vivíamos os dias, alegremente...
A tendo ao meu lado, nosso viver tinha verdadeiro sentido. E como tiveram...
Agora sei, em experiência, que o "amor supera tudo através do seu poder".
Achando que não, defraudei, fugi e penei pelos deslizes que cometi. Mas tudo fora por uma justa causa: sermos felizes. E fomos.
- Se não fosse assim, seria em vão o nosso esforço-aventureiro, em nos amar.
Nos amamos muito!...
Quando fui preso, estava presa comigo, também. Entre fuzis e punhais fizeram nosso enlace matrimonial.
Não quisera o destino que fosse d'outro jeito, nossa aventura de amor.
A não observância dos tramites legais de um cartório,sem as cerimônias matrimoniais e formalidades da sociedade, que não nos submetemos, foi um fardo pesado demais...
Mas, a lei do amor internalizada em nós, teve mais força... por isso vencemos.
A constrangedora punição discriminatória que sofremos ao longo do tempo não pode nos desobrigar...
Até que nos apartamos: vivemos em continentes separados. Tu na eternidade e eu palmilhando sozinho a terra dos mortais.
Se erramos em nosso proceder amoroso queira Deus nos perdoar!
A ti que foste traído/a…
Sei bem, que aconselhei a um bom perdoar;
Até quem nos traiu neste morrer;
Mas porque isso jamais, dá pra esquecer;
Cá deixo esta imagem pra meditar!
Será que vale a pena desculparmos;
A quem tão grande falhar, com tais teve;
Ou será bem melhor que a gente leve;
A sério, este dizer para que olhamos?
Pois, perdoar, pra sermos perdoados;
É algo, pois, que devemos fazer;
Mas sempre estando atentos à desculpa…
Por ser tão só de nós a dita culpa;
Se esquecermos quem tão quis desfazer;
Tal feito em que estivemos tão ligados.
Obs. Ver imagem na minha cronologia/ou página do Facebook
ME PERDOE
Em mim foi tatuado toda maldade que causei a você, cada palavra pronunciada em algumas oitavas abaixo, meus gritos ainda ressonam em minha mente, não me permitindo esquecer de como eu fui mesquinho, você me disse diversas vezes que a sua confiança era como uma cumprida e fina linha rubra e frágil, eu prometi que nunca a partiria, mas a puxei em um solavanco e você desmoronou, te deixei em ruínas, estraguei tudo, fui na sua vida como chuva nas estradas do campo, cheguei manso, mas fui violento o suficiente para lhe causar grandes erosões. Eu sei que já faz bastante tempo, só que hoje me tornei capaz de te pedir perdão, pois para mim sempre foi muito difícil pronunciar essa palavras, pedir desculpas era assumir que eu estava errado, e eu estava mesmo, as consequências das minhas atitudes me perseguiam e eu achei que se não assumisse a culpa, elas nunca me encontrariam, infelizmente, agora estou encurralado por elas, angustiado até a garganta, sufocado, me sentindo umas das piores pessoas do mundo, e talvez eu seja, sigo carregando em mim o a mal que fiz a ti, o destino se certificou de acertar as contas comigo. Eu sei que duas palavrinhas não serão o suficiente para te ressarcir do prejuízo que te causei, e isso nem se quer é possível, mas preciso do teu perdão e isso me consome. Entendo se você recusar o meu pedido de desculpas e largar-me aqui sozinho em meio a minha aflição, eu não fui honesto com você e nem espero que seja condescendente comigo. Mas não cometa o mesmo erro que eu, a maldade que guardamos dentro de nós se tornam vermes que corroem a nossa alma.
EU TE PERDOO
Relatei aos nossos amigos todas as coisas ruins que você me fez e falou, e o engraçado é que eles sempre reagiam da mesma forma, surpresos, me olhavam como a ex louca, porque nunca imaginaram que você faria o que fez e me trataria de forma tão desleal, afinal tu sempre aparentou ser um verdadeiro príncipe. Minhas lágrimas eram tão delgadas e incessantes que poderiam facilmente causar um dilúvio no meu quarto, e dia após dia eu repetia a mesma história para um desconhecido qualquer na rua.
Contei daquela vez que você me... não importa, os vizinhos sabiam, minha mãe começou a te odiar, e eu listava tudo que havia de errado conosco, mas os os dias foram passando e eu continuava perecendo, relembrar o que você me fez era sofrer de novo e em dobro, entrando em um looping infinito, e sabe? por que eu fazia isso comigo mesma, te carregando comigo para onde quer eu fosse.
Você foi embora e me deixou, mas eu continuava falando sobre você e a ferida nunca cicatrizava, já que eu a machucava todos os dias, fazia questão de manter vivo o ódio que sentia de ti. Hoje eu não sou mais assim, por que viver esgotada mentalmente podia me destruir a qualquer momento. Te desejei as piores coisas e o procurava nas redes sociais para saber se a lei do retorno realmente funcionava. .
Demorei um tempo, mas hoje se me perguntarem o que deu errado entre nós, eu nem me esforçarei para listar os motivos, porque eu decidi não carregar mais essa dor comigo, deixa-la para trás. Eu te perdoei antes de você me pedir perdão, por que te desculpar não foi um favor que eu fiz a ti, pelo contrário eu estava me libertando das amarras que tu colou em meus pulsos, não iria viver o resto da minha vida lamentando as cicatrizes, pelo contrario, levantei para celebrar que sobrevivi, te perdoar foi o estopim de toda minha guerra interna, deixei de te carregar comigo para finalmente te deixar ir. E depois de todo esse tempo, é tão bom estar livre de ti.
.
Já perdoei erros imperdoáveis
Já amei e não fui amado
Já carreguei e não fui levado
Importei-me e me vi errado;
Mas agora quero mudar!
Quero amar e ser amado
Quero importar-me e não ser rejeitado
Surpreender e não ser decepcionado
Viver a vida em um significado
Se atrever na vida com o melhor para ser agradado;
Eii Coração, novamente eis-me aqui à te clamar, q por misericórdia queira me perdoar, pois pela milésima vez contigo ei de errar, pois pela pessoa errada tornei-me a me apaixonar, tentaste me avisar, e ouvidos a ti não dei,
Agora te peço, fiques aqui comigo e segure essas pancadas só mais uma vez...
Perdoe-me…
Eu não consigo imaginar minha vida sem você. Estou em completa agonia desde que você partiu.Sinto saudades e meu coração quase não pulsa mais. Não terei motivos para seguir se não estiveres aqui. Deixa eu te amar e te fazer feliz como nos primeiros dias. Eu levei uma vida par te encontrar e não sei fazer outra coisa além de te amar!
A Competência e a Felicidade.
A competência é um termo jurídico
Compreensivelmente, me perdoando, não sabia
E, agora, mesmo sabendo, que somente por extensão
Dá-se à competência alguma razão.
No sentido de conhecer e de saber;
Homenageio neste pobre escrito,
De um mero aprendiz da vida
Uma competência iluminada...
Já a felicidade é um conceito inútil
Pois, segundo, o filósofo Schopenhauer,
Por maior esforço não é alcançada
Mas, por outro lado, é, inutilmente, tentada
Ninguém é obrigado com este filósofo
Da felicidade inútil, entender-se, por concordar
Em seu pensamento, a falta de tormento
É a paz interior, o objetivo a alcançar
Homenageio, pois, quem com competência, e;
Felicidade, por extensão, sem maldade,
Atingiu gloriosa homenagem
Em sua vida de serena humildade. Eduardo Chiarini/2020
SENHOR TU ME AMAS TANTO
Senhor perdoa todas as vezes
Que te deixei sozinho pelo meu egoísmo
Tu que morreste no meu lugar
E levaste contigo os meus pecados
Senhor perdoa por te deixar sozinho
Nesse madeiro ríspido pregado na cruz
Tu que tanto me amas e nada fiz para te salvar
Senhor perdoa a minha falta de fé
Tu que me libertaste de tantas faltas cometidas
Pelo meu coração nesta minha vida
Senhor eu nunca me esquecerei que foi por mim
Que morreste na cruz, bendito sejas Senhor
Nunca te deixarei de te louvar, de te amar
Perdoa Senhor, que pelas tuas feridas fomos salvos.
Perdoar...
Quando se perdoa é um ato de coragem.
Porque se precisar passar por todo sentimento de dor, de magoa e ressentimento.
No entanto, quando se faz esse ato... Te eleva a alma.
A paz é sem igual... Não deixa de os sentimentos existirem, mas o amor que sossega a alma te tranquiliza de forma excepcional.
Talvez, assim o caminho fica mais leve porque as pedras já não se pesa mais e pode ser colher as flores que perfuma o caminho.
É perdoar uma forma de amar.
Shirlei Miriam de Souza
QUANDO PERDOAMOS
Leia: " Mateus 6:12-15 "
Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam ( v.12 ).
Examine: ...- Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim ? Sete vezes ? - Não ! - respondeu Jesus. - Você não deve perdoar sete vezes, mas setenta e sete vezes ( Mateus 18:20-22 ).
Considere: Você tem dificuldades para perdoar alguém ? Como o perdão de Deus pode ajudá-lo a perdoar esta pessoa ?
As We Forgive ( À medida que Perdoamos ), o premiado documentário de Laura Waters Hinson, retrata a dor e a esperança de duas ruandesas ao enfrentarem os homens que assassinaram brutalmente as suas famílias durante o genocídio de 1994. Catherine Clare Larson, autora do livro homônimo que inspirou o filme, acredita que estas mulheres têm uma mensagem que todos nós precisamos ouvir.
"Se os ruandeses podem encontrar conragem para nos perdoar, então talvez exista esperança para nós naqueles problemas que parecem insignificantes se comparados aos ecos dos horrores do genocídio" escreve Larson.
Quando alguém peca contra nós, seja por palavra ou ação, raramente o perdão surge de modo natural ou espontâneo. Contudo, Jesus ordenou que perdoássemos "...as pessoas que nos ofenderam" ( Mateus 6:12 ).
O perdão é um tema recorrente no Novo Testamento. No livro de Mateus 18, Jesus afirmou que deus exige que cada um de nós perdoe sinceramente o seu irmão ( v.35 ). O apóstolo Paulo reiterou esta exortação: " ...perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros " ( Colonisensses 3:13 ).
O autor Jerry Bridges escreve: " Para perdoarmos nosso irmão devemos nos satisfazer com a justiça divina e renunciar à satisfação da nossa própria justiça. " Bridges continua: " Deus é exemplo perfeito daquele que perdoa. Ele é tão rico em misericórdia, e 'o seu amor por nós é tanto, que, quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida... ' " ( Efésios 2:4-5 ).
Quando perdoamos, revelamos o coração compassivo a Deus. - Roxanne Robbins
PERDOADOS PARA PERDOAR
Leia: " Mateus 18-23-35 "
Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem [...], caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros ( Colossenses 3:13 ).
Examine: Lucas 7:40-43 ; Efésios 4:31-32 ; Colossenses 3:12-15
Considere: Há alguém difícil de perdoar ? Considerando o perdão que Deus lhe oferece, o que voc~e fará hoje para perdoá-lo ?
No livro de mateus 6:12, Jesus ensinou Seus discípulos a orar: " Perdoa as nossas ofensas assim como também perdoamos as pessoas que nos ofenderam. " Em seguida, explicou por que devemos perdoar aqueles que nos ofenderam ( vv.14-15 ). E mais tarde usou uma parábola como ilustração ( Mateus 18-23-25 ).
Quando o primeiro servo devia ao seu senhor ? Milhões de moedas de prata ( v.24 ). Um talento equivalia a 20 anos de salário do trabalhador médio. Levaria 200 mil anos para o servo receber 10 mil talentos. Embora o empregado tivesse prometido devolver todo o dinheiro ( v.26 ), era impossível saldar a dívida e " ...o patrão teve pena dele, e perdoou a dívida e deixou ele ir embora " ( v.27 ).
Quanto o companheiro de trabalho devia ao primeiro servo ? Cem moedas de prata ( v.28 ). O equivalente a 20 semanas de trabalho. Estava dívida poderia ser paga em cinco meses. O devedor implorou ao companheiro de trabalho que lhe desse tempo para pagá-la, mas este recusou-se a atender o pedido, e o colocou na prisão ( vv.29-30 ).
Você é livre. Jesus o libertou. Porém ao recusar-se a perdoar, torna-se prisioneiro novamente. prisioneiro da sua própria falta de perdão, da sua amargura, e do pecado outra vez ( vv.32-34 ). O pior tipo de prisão é o cárcere do coração que não perdoa.
Em seu livro The Lord and His Prayer ( O Senhor e Sua Oração ), N. T. Wright escreveu: " Deixar de perdoar não era uma questão de deixar de corresponder a uma nova exigência de um ensino moral. Era o rompimento de um padrão anterior da vida. A única razão para sermos povo do reino, povo de Jesus, era que o perdão dos pecados estava acontecendo; então se você não vivesse o perdão, estaria negando a base da sua própria nova existência. "
se fomos verdadeiramente perdoados, perdoaremos. - K. T. Sim
MEMÓRIAS, MEMÓRIAS
Leia: Isaías 43:14-26
Mas eu-eu mesmo-sou o seu Deus e por isso perdoo os seus pecados e os esqueço ( v.25 ).
Examine: Quanto o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta de nós os nossos pecados ( Salmo 103:12 ).
Considere: De quais pecados você se arrependeu e precisa deixá-los com Jesus ? Conforta-o saber que Deus não se lembra de nossos pecados, mas nos perdoa ?
Júlia tem um problema de memória. Não que ela se esqueça de detalhes de seu passado, ela não consegue esquecê-los.
Sua capacidade de lembrar é surpreendente, foi atestada por cientistas, no entanto, é um dom que Júlia gostaria de devolver. Ela é atormentada dia após dia por suas lembranças e nem sempre prazerosos. Muitas vezes em um dia sua mente revive momentos que aconteceram muito tempo atrás. Ela pode recordar cada detalhe de cada dia desde a idade de 14 anos.
Depois dos seus 40, Júlia gostaria de aprender a esquecer. Mas, não consegue e diz: " ...não tive a vida que queria, mas Deus tinha um plano diferente para mim ".
Quando o povo de Judá ouviu as palavras de Isaías, provavelmente pensaram, " esta não é a vida que queríamos ! " Mas Deus tinha um plano para eles também.
O profeta, escrevendo sobre acontecimentos que ainda demorariam décadas para acontecer, detalhou a destruição da nação e exílio para a Babilônia. A razão ? Tinha sido um povo desobediente, e Deus precisava discipliná-los em amor.
Mas este não era o final da história. Isaías profetizou que Deus um dia iria restaurar Judá e dar-lhe a vitória sobre os babilônicos. Eles lhes disse que esta libertação seria maior até do que quando Ele libertou os israelitas do Egito. " ...Não fiquem lembrando do que aconteceu no passado... " ( Isaías 43:18 ).
Ele não somente disse ao povo para experimentar a amnésia, mas também prometeu esquecer-se de algo: "...sou o seu Deus e por isso perdoo os seus pecados e os esqueço " ( v.25 ).
Você está atormentado por lembranças de pecados que cometeu ? Se você recebeu a salvação em Jesus e se arrependeu deles ( 1 João 1:9 ), é honra de esquecer totalmente. Deus lhe perdoou. Lembre-se disso. - Tom Felten
Relação tóxica
Me desculpe
Não vai mais acontecer
Me perdoe
Amo você
Mais uma vez…
Fere psicologicamente
Gritos, palavras que machucam
Volta tudo outra vez
Coração ferido, mente adoecendo
Desilusões
Na ponta, ainda uma esperança
Do mesmo olhar
Das mesmas palavras
De um tempo que te encantou
Não tem volta
O amor enfim findou.
Existia algo naqueles olhos, que era impossível decifrar.
Queria me perdoar, por uma combinação tão complicada.
Era vazia e intensa.
Pois era a única coisa que carregava consigo, seus sentimentos.
Escravo do que seus próprios olhos viram, sua alma era coberta de cicatrizes.
Noite de Lua cheia, o vento corria a sudoeste, suspeitava que levaria uma vida solitária.
Sentava à beira de um lago reluzente em cor de prata, e observava o horizonte infinito.
Uma música comovente ao fundo arrepiava qualquer um que escutasse.
Uma neblina forte se ensaiava, e ao passar, não existia mais ninguém.
A angústia e a paixão, nasceram ali.
Bom dia! 🌟
Dê ao mundo o melhor de você. Ame, sirva, perdoe e compartilhe sua luz, mesmo quando parecer que não é o suficiente. Porque, no fundo, não se trata do que os outros veem, dizem ou retribuem. É entre você e Deus, sempre foi.
Cada gesto de bondade, cada esforço sincero e cada passo em direção ao que é bom e verdadeiro são sementes plantadas no coração de Deus, não na aprovação dos homens. Então, vá em frente, com fé e coragem, e dê o seu melhor assim mesmo.
Que o dia de hoje seja um reflexo dessa verdade divina em sua vida!
Hoje é dia de se permitir!
Se permitir a perdoar tudo que te feriu e se curar;
Se permitir ter novas experiências,novas conexões, novos sabores, novos amores;
Se permitir a se priorizar, filtrando o que deixar ir e o que ficar;
Se permitir a ser grato, ser feliz e amar. Porque dessa vida nada a de se levar só deixar. Então se permita deixar o seu melhor por onde passar!
Insta: @elidajeronimo
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp