Textos de Natureza

Cerca de 3166 textos de Natureza

⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Entusiasmado, trilhando pela natureza, passei por um trecho muito bonito nas proximidades de uma grande cachoeira, que logo mexeu com o meu imaginário, apresentando uma folhagem bem verde, alguns galhos bastante resistentes e contorcidos, envolvendo rochas escuras, parecidas com degraus esculpidos naturalmente na direção de um portal para um lugar escondido.

Talvez, uma possível passagem para uma floresta encantada, uma rica diversidade de cores e formatos, espécies raras de plantas, animais, criaturas mágicas, preservada na sua totalidade, considerando que poucos humanos tiveram a oportunidade de encontrá-la e de uma forma misteriosa, saíram e foram impedidos de retornar, guardam apenas belos vislumbres deste canto tão singular.

E receio que imaginar seja por enquanto o único meio de acessá-lo, o que é muito compreensível, já que algo assim precioso não deve ficar exposto com tanta facilidade, torná-lo acessível seria um risco desvantajoso, um claro desrespeito, entretanto, para minha sorte, tenho uma imaginação fértil que é muito detalhista, basta uma simples imagem para ela entrar em ação, eu fecho os meus olhos e posso ver um mundo esperando por mim a depender da inspiração.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠⁠⁠A natureza tem um poder grandioso, influencia em vários aspectos e um dos principais está na sua capacidade de renovar o ânimo, aquietando o coração ansioso, enchendo a mente com bons pensamentos, fortalecendo o espírito caloroso, ainda mais se for aventureiro,
Por intermédio de seus ricos detalhes maravilhosos, diferenciados, numerosos numa grande variedade de formatos e de cores, que não perdem o encanto nem nos dias nublados e chuvosos, muito pelo contrário, portanto, sempre com vários cenários belos e inspiradores
Efeito inexplicável e transformador, cada vez, um resultado diferente e seja qual for, será certamente necessário, onde o capricho do Senhor está bastante presente, espalhado por todas as partes, o mínimo suficiente para se manter equilibrado apesar das dificuldades.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠Coruja imponente, cuja natureza é sábia, bela e astuta, ave que voa em silêncio, geralmente, uma declarada amante da noite, que cativa muita admiração e respeito,
E guiada por um forte instinto de sobrevivência, não costuma colocar a sua segurança em risco, escolhendo muitas vezes a sua própria companhia, um grande zelo consigo
Como se tivesse a alguma consciência, escolhendo o momento certo para agir, afastando a negligência, aquilo que pode prejudicar o seu dia, uma demonstração inconsciente e inspiradora de muita prudência
Reflexão poética, quiçá, filosófica a respeito de um lindo ser bem representado numa arte complexa, rica em simplicidade, feita com paciência e um amor inegável, mais do que beleza na sua essência, a profundidade de um simples quadro.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠⁠⁠⁠⁠Numa área de natureza verdejante com lindas árvores frondosas, vi o seu sorriso charmoso florescendo, demonstrando um contentamento admirável, contagiante de tão sincero, deixando todo aquele lugar iluminado e o dia ainda mais belo.
Nesta ocasião, senti como se o tempo tivesse parado, enquanto o meu coração estava alegre, os meus olhos bem atentos e eu refletindo no meu imaginário, satisfazendo o meu lado poético, imerso em um sonho acordado, mesmo sendo bastante passageiro.⁠
Naturalmente, fiquei despreocupado com o restante a minha volta, a realidade daquele cenário era muito mais interessante, principalmente, por estar diante dela, sendo inspirado, dando vida a um simples poema, cujos versos foram formados com toda a presteza.
Ninguém e nada desagradável apareceu para atrapalhar esta tamanha bênção num misto de intensidade, romantismo e simplicidade de uma cena apaixonante entre este poeta e esta inspiração abençoada, pertos e distantes, uma conversa respeitosa e sem palavras.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠⁠Quadro sublime a céu aberto, natureza bem verde, cenário naturalmente belo com o teu olhar expressivo e tão verdadeiro ainda sendo o centro da atenção, um destaque na tua face graciosa e delicada, uma forte expressão
como se olhasse focada, de volta para quem te admira, que conquistou o teu respeito ou quiçá, também o teu coração, sendo uma mensagem subliminar para alguma pessoa específica, uma singular que está apta para receber o teu amor sincero,
mistério provocante de um tipo jovem de Mona Lisa, mas com a tua própria personalidade, lindos cabelos, pele suave, que provocam a mente sem usar nenhuma palavra, passando verdade, deslumbramento e nada de superficialidade.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠No recanto da natureza, onde o meu sorriso consegue brilhar à vontade, o meu espírito aventureiro pode voar alto, a minha mente obtém a tranquilidade,
assim, eu desfruto o máximo que posso durante um momento demorado ou breve, de todo jeito, temporário, mas, intensamente significante, memorável,
que traz aos meus dias a Divina Arte, que melhora notavelmente o meu mundo, sendo uma das minhas grandes fontes de vitalidade, Graças ao Senhor por tudo.

Inserida por jefferson_freitas_1

Busca;
Beleza na simplicidade
Beleza na fé
Beleza na natureza
Não compliques a tua vida e muito menos a dos outros, achando que estás sempre certa e que a tua vontade tem que ser feita!
No dia que aprendas a fazer a vontade de Deus, deixas de impor a tua...pois passas a ser mais feliz, e verás os que estão à tua volta mais tranquilos.

Inserida por MariliaMasgalos

A natureza é perfeitamente justa e selvagem. A calma e a quase exatidão só se consegue por aproximação tecnológica mas aos olhos experientes do bom observador que não só olha mas também vê percebe que é muito artificial.
Assim é o tempo e a vida das formas e das cores.Nunca pode se confundir o efeito visual do reflexo na sombra e o efeito visual do reflexo na penumbra, são muito semelhantes mas bem diferentes.

Inserida por ricardovbarradas

MUNDO BONITO
Meu amor,
O mundo é tão bonito,
A natureza é sábia,
A sabiá declama seu encanto,
As estações têm suas cores singulares,
A lua tem seus loucos,
Seus lobos e suas fases
E o amor tem a beleza da vida,
Os mares têm suas ressacas
E os bêbados têm cirroses hepáticas
E as calçadas,
Têm angústias que embriagaram seus dias
Lembranças vadias a namorar nas praças
Em passados remotos
Quando não menos que tolos
E de paixão embevecidos
Achavam que o amor era belo
E o mundo bonito.

Inserida por tadeumemoria

A Natureza nos reúne

Com a divindade

- dos amantes -

Na tranquilidade

- do encanto -

E com a liberdade

- e toda arte

Do amor imune

Ao mundo sem amor;

À ti devoto mil poemas,

E mansos versos de louvor.



A destreza do tempo

Com a sapiência

- das raposas -

Na rapidez do vento

- do absoluto -

E tranquilo Balneário

- cumprimento

Com sorriso lépido,

O teu fatal intento

De saber de onde sou,

Sou a letra do gole de vinho,

- a mão que te faz carinho

A poesia da tua alma,

O verso que te (acalentou)...



A beleza natural que verseja

Com a liberdade

- de quem no amor crê

Seguirá intrépida

- mesmo cambaleante -

Seguirá persistente,

E sem temer aos temporais,

- seguirá incrivelmente -

Em busca de você...,

E dos teus amorosos ais

Que há de ser meus motivos:

- Para não desistir!

E te querer a cada dia mais!...

Inserida por anna_flavia_schmitt

Parte da minha natureza é tua:

Sou estranho delírio de amor,

Que se declara, e se insinua

No meio de um banho de chuva.



Gotas de chuva deslizam em mim:

Sou brasa declarada que queima,

Que na tua pele insiste - teima

Em cair em completa perdição

Cresci, e o meu nome é paixão.



Porque de tanto lhe desejar,

Respiro de tanto lhe querer,

Escrevo um tanto por nós,

Resolvi te desvendar...



Gotas de chuva amainam em mim:

Sou letra que não se sonega - teima,

Que quando se perde, se encontra

Vira e se desvira - solicita

Reza, espera, confia e vira poesia.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Não há resistência

Que não se dobre

Diante da admiração

De apreciar a beleza

Da Natureza plena

Resistindo o vilipêndio

Com a força da paixão.





O outono anuncia

A forte resistência

O oceano tece

Todos em rede

Simetricamente

Os grãos esculpindo

O chão de areias

Enfeitando o Balneário.



Presenciar a revolução - natural

Faz de mim uma pessoa

- forte-

Ver a Natureza enfrentando

Faz com que eu me fortaleça,

E nada tema

Porque viver sempre vale a pena.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Dizem que
a Lua Negra
é um prelúdio
de guerra
anunciado
pela Natureza:

A Humanidade
e as suas
desculpas
pelas fraquezas.

A Lua Negra
não tem
culpa quando
os Homens
decidem pela
via da guerra:

A Humanidade
e as suas
ocultações
da realidade.

A Lua Negra
é o poema
total que fala
deste olhar
sensual capaz
de arrebatar
o meu coração
mais do que
tropas inteiras.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Não importa a natureza da relação que você deseja ter com uma pessoa observe quem te elogia demais da mesma maneira de quem ao conversar contigo sempre deixa no ar alguma mensagem que pode te causar um dano psíquico.

Quem te elogia demais tende a puxar o teu tapete ou quem sempre te deixa algum tipo de dano quando conversa contigo pode vir a te ocasionar um dano igual ou maior do que a pessoa que superestima o seu ego.

Não é difícil de detectar pessoas assim por mais que tentem se conter, elas não conseguem sustentar tais papéis por muito tempo, é só você ter cabeça fria e não se deixar envolver que os sinais irão aparecer facilmente diante dos teus olhos.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Rodeio Aprecia

A nossa gente de Rodeio
aprecia a Natureza
e é grata ao Bom Deus
por ter toda a beleza
em paz e bem aqui,
Rodeio é a joia da coroa
do Médio Vale do Itajaí.

A nossa gente de Rodeio
aprecia arte, artesanato,
dança, canto e teatro,
e tudo aquilo que faz
o coração quentinho
e põe no rosto o sorriso.

A nossa gente de Rodeio
aprecia a origem trentina
sempre se orgulha e exalta
a herança da sua cultura,
e aplaude toda a poesia
de viver em Santa Catarina.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠⁠Existem pessoas que acham
que até nas leis da Natureza
podem mandar,
Que a vida alheia não
devem respeitar
e por onde passam o que veem
na frente vivem para estragar.

Este tipo de gente o Barba Ruiva,
a Cabra Cabriola, o Cabeça de Cuia
e o Papa-Figo podem
nos fazer o favor de carregar:

(Porque gente assim nunca irá fazer falta porque a civilização
para elas nunca será o real lugar).

Eis poesia que abençoa e que
também é capaz de amaldiçoar,
Quem procura acha,
e depois da vida não pode reclamar.

A verdade foi feita para falar
e cada um se coloque no seu lugar.

As lendas existem também para educar os adultos que estão a teimar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Observando como a Natureza manifesta a própria
[escrita da poesia assêmica],
escrevo igualmente a minha
mesmo que não encontre
a compreensão alheia,
e não me importo que seja
chamada de prepotência.

Morando na cidade de Rodeio
onde o Médio Vale do Itajaí
com o seu próprio tempo
também dá continuidade
a leitura da poesia assêmica
a todos que sabem ler
com jeito e sensibilidade.

A escrita da poesia assêmica
do Pico do Montanhão
nesta tarde de terça-feira,
leio com os olhos do coração
ela sendo iluminada pelo Sol,
poder ler o quê eu leio
nesta leitura mística cotidiana
é o quê me entretenho.

A poesia escrita assêmica
também é escrita pela nobreza
do Rio Itajaí-Açu com todos
os espaços, contornos, cheias
e até com a própria seca
para acenar que é preciso
ler quando ele manda recados.

Há poesia escrita assêmica
entre nós quando falamos,
quando calamos, quando
captamos presságios,
quando nos apaixonamos,
por onde nós passamos
e até quando desabafamos.

Há poesia assêmica em mim,
em ti, em tudo e em todos;
sobre quem na vida que
se mascara ou se maqueia,
pode ter certeza que haverá
sempre alguém que leia
a sua oculta poesia assêmica.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Como nos relacionamos
com a Natureza
é que se revela se existe
ou não a nobreza
indiscutível na essência
de cada sociedade;
Sim, no relacionamento
com a Natureza podemos
ter a real medição
do espírito de continuação
e de tudo aquilo que é
de verdade e nos faz civilização.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Cerrado em chamas

Deus é bom o tempo todo,
e deu uma Natureza
que podemos usufruir
tudo desde que seja
feito com inteligência,
Ainda tem gente que não
entendeu que incendiar
a mata é a mesma coisa
do que queimar dinheiro,
não ando mais crendo que
a Humanidade tenha jeito.

A primeira vez que de fato
criei consciência brasileira
foi quando eu vi uma
Arara Vermelha cruzando
o Cerrado enquanto
eu passava pela estrada.

A 'velha novidade' que
o Cerrado está em chamas
continua me rasgando
por dentro porque nada
posso fazer além de chorar,
Pela beleza do Cerrado
ainda há quem não consegue
por ele na vida se encantar.

Os homens de poder
se quisessem de fato
acabar com a destruição
já teriam acabado,
Sei lá, mas acho que
do pequeno ao grandalhão
querem ver o país acabado.

Uma esperança infantil
ainda sobrevive em mim
com a doçura das frutas
e dos memoriais passeio,
De tentativa em tentativa
para religar os afetos
e o apreço pela sobrevivência
sejam resgatados
para preservar ao menos
o último suspiro do Cerrado.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠ilha das Laranjeiras

Iguais aos da Mãe Natureza
sejam o relógio e a resiliência,
Espero que nunca se esqueça
da eficácia de ter paciência.
Ann
Cada um no seu caiaque
rumo a Ilha das Laranjeiras,
E com a água do mar
aprender o quê é se adaptar.

Vem comigo, vamos viajar!
Muitas coisas pelo caminho
o tempo todo pretendo mostrar.

Não quero que me agrade,
apenas sempre com calma fale,
sem se obrigar a concordar.

Inserida por anna_flavia_schmitt