Textos de Liberdade
Eu não sinto mais medo. Eu deixei o medo ir embora no meu primeiro adeus. E, desde que você chegou, eu realmente quis muito não precisar me despedir. Mas, para ficar, você precisa aceitar que eu sou eu e não vou mudar – nem por você e nem por ninguém além de mim -, o que você não consegue. Eu não estaria aqui – podendo estar onde quisesse – se não quisesse, de verdade, estar com você.
Eu vou agradecer (um dia) por essa maré ruim ser momentânea. Mas mesmo sendo dolorosa, me fará crescer. É apenas uma onda. Uma onda que assusta, mas que eu consigo ultrapassar – basta fechar os olhos e acreditar. E eu sei que quando ela vem, leva algo ruim e deixa algo melhor. Ensina na marra, doendo como for, levando quem for, deixando o que for. Eu só preciso me conformar que ela sabe o que faz. Eu só preciso aguentar firme e aguardar, com paciência, até que ela vá embora. É só uma maré ruim, com o tempo, ela melhora.
Eu demorei a crer que poderia me sentir bem com alguém outra vez, sabe? O tempo ia passando e eu comecei a colecionar decepções. Uma seguida da outra. Uma mais dolorosa que a outra. E, mesmo assim, nenhuma capaz de superar a dor que você deixou quando partiu meu coração em milhares de pedacinhos.
Certamente há alguma outra qualidade que seja essencial para a felicidade. A felicidade não é um fim, não mais do que a virtude. A virtude não é um fim em si mesma, ela proporciona liberdade, e nessa liberdade há a descoberta. Portanto, a virtude é essencial. Com efeito, uma pessoa não virtuosa está escravizada, em desordem, deslocada, perdida, confusa, entretanto, tratar a virtude como um fim em si mesma ou a felicidade como um fim em si mesma tem muito pouco significado. Portanto, felicidade não é um fim.
O ser humano tem ânsia pela descoberta de sua origem, pois se não se origina de si mesmo, se origina de algo maior e com mais poder, pois foi capaz de se auto criar e criar outrem, se tem a capacidade de se criar, de destruir também a tem, portanto a ânsia de descobrir uma origem vem da necessidade de barganhas para viver bem ou simplesmente viver, encontrando então como um dos sentidos da vida manter a própria existência.
As religiões, os cultos, as seitas, e os templos iniciáticos são baseados em rituais religiosos tradicionais enganosos e em mentiras religiosas/esotéricas/ocultistas falaciosas. Mas a Verdadeira Espiritualidade se baseia apenas e unicamente na Lógica, na Verdade Verdadeira das Leis e Recomendações Férreas da CRIAÇÃO. CRIAÇÃO que É a ÚNICA e Verdadeira VERDADE ABSOLUTA.
Tantas pessoas fugindo de si mesmas, e acabam se tornando iguais a todo mundo! Tudo pelo qual te julgarem, acredite, é o resultado da tua diferença! Seja quem você quer ser, faça o que tiver que ser. Ninguém nasceu sendo o que é hoje. Entre aspirar e conquistar existe um mundo repleto de vozes dizendo: " VOCÊ NÃO É NINGUÉM, ISSO NÃO É PRA VOCÊ! " mas VOCÊ PODE, E SABE DISSO!
Alguns farão muito com seu pequeno dom ou com suas simples habilidades, muitos farão nada tendo em si grandes dons. Independente de qual seja ou sejam os teus dons, seus talentos ou suas habilidades é melhor que não caiam na inutilidade. O preço do desperdício é muito alto pois o desperdício em grande parte das vezes é prova de egoísmo e de indiferença pela humanidade.
Vivemos em tempos difíceis de globalização, onde os sistemas econômicos, religiosos, políticos e sociais mundiais pregam por indução a uniformidade, a mais fácil dominação pela supremacia na teoria homogênea de iguais. Os mutantes, transgressores, transgêneros e os personalíssimos são sem duvida a voz rebelde mais forte da resistência na luta individual da liberdade, por isto que a tantos incomodam. Enfim os diferentes hoje estão bem mais certos e não contaminados com a mesmice institucional escravizante.
A arte contemporânea, principalmente nos países emergentes do grupo dos BRICS, que o Brasil faz parte, deve e tem que sair das esferas tradicionais dos museus, das coleções privadas, do mercado e das galerias. A arte deve vir pra rua não só como o grafite e a Street Arte mas bem mais amplo que este sentido. A arte tem hoje um importante papel e uma função ativa publica sócio-cultural politico-educativa. O artista só é pleno se assume o seu papel de ativista cidadão cultural de seu tempo e lugar. Já alguns anos como presidente da AFBA, Associação e Escola Fluminense de Belas Artes, antiga e tradicional entidade, hoje bem abandonada e esquecida, venho tentando semear, frutificar e expandir está visão e fomentar o pensamento e a indagação da arte nos grupos de artistas nas esferas das politicas publicas e privadas de arte, cidadania e cultura que ainda muito acimentadas encontram se disonantes da verdadeira possível resposta para a realidade. Acredito na arte e na cultura como metalinguagem atualíssima e forte dentro de um quadro educacional nacional caótico, sucateado e quase inoperante. Creio em projetos vitoriosos como o da Escola da Ponte de Jose Pacheco em Portugal, creio na educação artístico-cultural que promove a individualidade no exercício da autonomia e da liberdade. Creio em Paulo Freire, tão bom para outros países e tão pouco bom para os brasileiros. O Brasil deve extinguir de vez está errônea ideia que o que é oferecido e disponibilizado pelos sem fins lucrativos, o que é publico e governamental oferecido por cidadania e politicas publicas não partidárias seja fraco, obsoleto, ineficaz, ruim ou tenha menor valor. Ao contrario mas também o estado sócio-cultural brasileiro deve se libertar e se afastar dos bipolares projetos bissextos partidários e mergulhar de maneira séria e profunda nos programas de governo e de estado mais efetivos e duradouros. A frequente critica quanto aos altos valores abusivos da arte contemporânea existe sim por que a grande parte da arte produzida pelos artistas desta corrente,não participam de forma cidadã-sócio cultural educativa locais e nem nacionais das correntes produtivas das cadeias criativas.Em suma a arte de hoje não pode estar longe das perguntas e das respostas livres do pensamento moderno.
Casar para um homem que o coração é verdadeiro, livre e selvagem. É como próprio homem mirar uma arma no pé e atirar no próprio pé. Quero é me perder na imensidão das florestas entre rios e montanhas. Numa vida eremítica de total solidão em busca de autoconhecimento. Que nos meus olhos esteja a emoção de ver a vida na sua total e livre de ser.
Na natureza vivi a estrada era o meu único lá. Então corri de forma tão apaixonada em busca da verdade. E de toda a sinceridade possível. Não tinha nada além das minhas próprias loucuras para oferecer ao alguém. Eu era um andarilho um super andarilho como eu gostava de mim chamar. Um vagabundo viajante louco pela natureza.
Meus olhos sorriam de felicidade ao ver a vida livre. Ao ver a vida a viver. Pisei sobre montanhas. Meu destino final sempre o Alaska. Cruzei todo continente livre como se eu fosse um puma. Cujo alma e o coração de felino rugia por não conter tanta alegria. Não me apeguei as pessoas que conheci, mas me apeguei as lembranças e a natureza.
Em plena natureza a criança em mim sorria. Era como voltar a ser criança, jovem então eu me sentia. Ao buscar por equilíbrio sobre rochas contorcidas. Ao amar o verde de cada folha. Estava no mundo como uma estrela incerta ao cruzar o universo. Uma ave de rapina sobre o sol. O caminho era sempre o sol.
Qualquer governo democrático universalista viola se constitucionalmente perante toda e qualquer falsa soberania adversa, quando assiste calado sem repudio algum, a falta de liberdade, as condenações sumarias sem justiça e aos flagelos da fome. A justa e perfeita liberdade e a verdadeira democracia tem seu preço alto e que deve ser pago pelos cidadãos de bem de uma ética e moral sociedade em parcelas constitucionais precisas, todos os dias e em todas as direções.
Imagine um servo feudal, legalmente ligado à terra onde nasceu e à posição social em que nasceu, trabalhando desde o amanhecer até ao anoitecer, com ferramentas primitivas, para uma subsistência que ele deve compartilhar com o seu senhor, seus processos mentais enredados de medos e superstições. Imagine tentar explicar a este servo como é a estrutura social dos EUA do século XX. Você provavelmente terá dificuldades de o convencer de que tal estrutura social poderia existir, porque ele iria ver tudo que você descreveu a partir do contexto de seu próprio conhecimento da sociedade. Ele iria, sem dúvida, informá-lo, com um traço de superioridade presunçosa, que a menos que cada indivíduo que nasça na comunidade tenha um lugar específico e uma posição social permanentemente fixa, a sociedade iria rapidamente se deteriorar, se transformando num caos. De forma semelhante, dizer a um homem do século XX que o governo é mau e, portanto, desnecessário, e que teríamos uma sociedade muito melhor se não tivéssemos governo, é provável que isso provocasse um ceticismo educado... especialmente se nós não estivermos acostumados a pensar de forma independente. É sempre difícil imaginar o funcionamento de uma sociedade diferente da nossa e, particularmente, uma sociedade mais avançada. Isto acontece porque nós estamos tão acostumados à nossa própria estrutura social, que temos a tendência de considerar automaticamente cada faceta da sociedade mais avançada, no contexto de nossa própria, o que distorce o sentido da ideia.
Espero que minha história tenha lançado uma luz nas questões que enfrentamos nos dias de hoje, há muitas questões, mas por favor, não deixem que o que aconteceu comigo lhes cause desesperança. Continuem defendendo a liberdade e o respeito aos nossos direitos. Continuem lutando pela sua liberdade e finalmente venceremos.
Contemplando a brisa abraçar as folhas das árvores pude admirar o quão belo é a criação... Respirei fundo, e na profundidade do meu ser agradeci o privilégio de viver, e com esse gesto semeei a gratidão no meio da multidão na qual eu me encontrava, que na vasta imensidão do universo nós não somos nada.
BIOGRAFIAS NÃO AUTORIZADAS : É no mínimo estranho esse impedimento de nossos artistas populares em não quererem se deixar biografar com liberdade. Biografam-se pessoas relevantes, de importância pública. É como uma boa caricatura ___ um forma de HOMENAGEM. ( Getúlio Vargas( Ditador no Estado Novo ) adorava se ver caricaturado ).Insegurança ?...E são coisas que acho que todos sabem. Chico Buarque e Marieta tiveram um casamento tumultuado. Nada disso desmerece seu valor como Músico, Compositor, Escritor __ bom artista que é... É vida pessoal ___ a ARTE vai além isso... Desconfio sempre de quem tem dedos apontados com rigor ao próximo ___ penso : aí tem coisa! A projeção é cortina de fumaça __ além de ser ato de covardia e de egoísmo. E de Orgulho !...Que Gil, Gal, "Caê" ( merece todo nosso carinho ) usaram drogas... Todos sabemos. Só que na época não era essa dissolução de hoje... Anos 60, havia o intuito de conhecer a MENTE e alargar as Percepções... Era filosófico. Hoje é só negócio !... O must da época era o livro de Aldox Huxley "As Portas da Percepção", onde ele, cientista, estudava o efeito das drogas e mostrava como a mente ainda era um mistério.E relatava isso por escrito ___ livro que até hoje impressiona.Usamo apenas dez por cento do Poder da Mente ... E a ciência acompanhou. Vivemos a era dos PROZACS ( drogas lícitas ) e do RIVOTRIL ( esse remédio relaxante e inspirador dos ARTISTAS que organiza com calma a intuição que por vezes muito emocional __ sem emoção não há ARTE, fica meio tumultuada ). E sem falar no uso religioso do santo Daime. Que Roberto Carlos teve um acidente na sua juventude... consenso de sabença geral!... E isso até o engrandece como Ser Humano, pela superação, talento, otimismo... Virtudes de um verdadeiro rei...`É lógico que o Escritor deve ter critério nos fatos, saber usar as palavras ( há modos e modos de dizer a mesma coisa __ uns ofendem, outros apenas dizem : acompanho você, porque a vida é algo importante!... Mesmo tendo gente que ao usar palavras só sabem ofender, mas são amadores, não profissionais... Não merecem nenhum respeito. Carecem de seriedade... Até o Humor tem um lado sério. Dani Calabresa lamenta até hoje uma ideia infeliz que realizaram: parodiando a Casa dos Artistas criaram a Casa dos Autistas... Não precisa se dizer o efeito... Mas , humilde, ela e Bento Ribeiro reconheceram... E nisso consiste o perdão... Humildade... Às vezes acho que eles querem é agradar à Classe Média ( o nome já diz : Média... ). Mas ARTE exige mergulho no HUMANO para enriquecer a outros e ao MUNDO. Não pode ter preconceitos ( exceto a violência ...)E é um preço às vezes alto, altíssimo... __por isso peço sempre por todos os artistas. Eu, por exemplo, modesto escritor e poeta muitas vezes pago o preço. E é justo !... Toco em temas que ainda são mal entendidos na Sociedade de raiz Católica ( e de Católicos-Protestantes __ pois muitos apenas "aperfeiçoaram" seu catolicismo, mas desprezaram o poder da liberdade. Digo isso só como força de expressão; nesse assunto não há melhor nem pior, pois Fé e Amor são valores absolutos __ desde que sinceros __ e sem enriquecer ou enganar___ ou ,mesmo, perseguir o próximo.E vale para todas as Crenças que visem o BEM DIVINO E SOLIDÁRIO !...Toco em questões de Gênero,sua diversidade, falo contra a cultura judaico-cristã de doença e adoecedora ( Poder ), etc... Me arrisco. ARTE exige. Poderei ser chamado de ateu ( hoje até um elogio !...rsrsrs...), do do contra, homoafetivo, etc... Receberei como elogios... O público merece de nós nosso respeito com trabalho sério... Mas eles não são candidatos a Diáconos de igrejas __ de quem se exige comportamento ilibado e até anti-humano __ pois se for ver de perto humanos que somos ninguém é "normal". E quem já frequentou e viu por dentro sabe que há um palco __ muita coisa parece...___ e não é... Por isso Humildade. Ela nos livra e salva. Eles são ARTISTAS. E parece também que querem guardar segredos de Polichinelo. Polichinelo era /é um personagem da Commedia della Arte italiana que cuidava esconder segredos que todos conheciam...o que tornava tudo ainda mais engraçado!...Agora, engraçado: Grandes Artistas não da arte popular têm toda sua vida revelada: Oscar Wilde, Lorca, Vinícius, Tchaikovsky... E mantemos por eles o mesmo apreço...os reconhecendo humanos... Se for só pro popularidade __ e venda de "produtos " ( ARTE jamais será um simples Produto!...superará sempre o simples artesanato __ sem preconceito !___ pois acresce de um sublime arrojado e corajoso a VIDA...) __ aí, irmão, vamos muito mal de___ Arte___ no Brasil.Esperemos que não seja isso !...
Hoje encontrei um pássaro preso dentro da minha casa… Estava numa cantoria tremenda. Lindo de se ouvir, despertando os sentimentos mais bucólicos que se pode imaginar. Quando notou minha presença passou a voar de cá pra lá. Aquele frenesi poderia ser facilmente confundido com alegria, aquela inquietude que sentimentos quando estamos ansiosos, esperando algo de bom acontecer. A vida é assim. Muitas vezes somos como aquele pássaro. Nosso “piado” parece ser de felicidade, quando na verdade é de dor, de uma alma engaiolada em si. Frenéticos de cá para lá, aparentando inquietude da animação, quando na verdade é o sofrimento da inamovibilidade.
