Textos de Filosofia
O acaso criou o Universo, seu surgimento foi um incidente; a vida não é uma benesse, é um fardo pesado que carregaremos ao infinito em busca de um só objetivo, incompreendido pelos homens mas que é a meta dos deuses, dos seres mais avançados: o não ser, conseguir todo saber e poder com o fito de dissolver-se. Não é a expansão contínua do Universo um caminho inverso ao de sua formação, a aglutinação de partículas? Logo, o caminho, o destino, é retornar à dissolução completa, o Nada.
Existindo ou não, fugazes ou imortais, humanos ou deuses, diamante ou carvão, nada pode ser superior ao Nada, que não requer esforço, premente utilidade ou valor, busca, conhecimento, espaço, manutenção... O Nada é a perfeição, limpo, sem defeitos, estático, sem tempo. Até mesmo Deus, invenção humana que pretendia ser o modelo da perfeição, caso existisse, teria que ser, estar, de um modo ou de outro e portanto inferior ao Nada que simplesmente não é, não precisa ser, não precisa estar.
Os verdadeiros lobos reconhecem-se mutuamente. A essência deles reside no silêncio de suas verdades profundas, guardadas nas sombras do seu ser. Eles compartilham da mesma essência, mesmo quando disfarçados de ovelhas, pois apenas os olhos da alma são capazes de enxergar além das aparências e desvendar os segredos ocultos.
A característica menos conhecida dos sólidos é também a mais divina: a transparência, que só a alma, pura, consegue enxergar: não somos pó, somos - no mínimo - um grão, não de areia, mas de ilusão, por amor, a nós, ao Criador, e estupefatos pelo desamor entre todos nós, porque criar é crer e fé não é apenas ter, é participar, ser.
No grande palco da existência, o passado permanece como um ato já representado, o presente se desdobra com a tinta fresca dos nossos papéis atuais, e o futuro, como uma trama em suspense, espera ser meticulosamente encenado pelas decisões que fazemos agora, delineando o enredo da nossa jornada teatral.
Elegemos por popularidade, não por competência. A manipulação em massa tem mais peso do que princípios. Não votamos em projetos de governo, votamos em marionetes com interesses pífios. Deveríamos ser governados por filósofos, amantes do saber, não por crápulas e gananciosos de caráter fictício interessados apenas no poder. O poder deveria ser limitado. Nenhum homem deveria ter mais poder do que ideais.
Não tente mudar o passado, pois ele já é uma história escrita, um reflexo das escolhas feitas. Deu o que deu. Cada momento que passou serve como lição, não como algo a ser alterado. Ao invés disso, olhemos para o futuro, pois ele carrega o potencial de mudança. Se nossas atitudes continuarem as mesmas, o futuro inevitavelmente se tornará um espelho do passado. Por isso, mude o agora, transforme as decisões e rescreva os ciclos. Deu o que deu, mas ainda podemos escolher o que dará.
Se não houvesse uma verdade absoluta como referência, isso implicaria que estaríamos sujeitos à incerteza, e cada indivíduo formaria sua própria visão da verdade, influenciada por suas experiências e perspectivas pessoais. Nessa situação, cada pessoa teria a liberdade de seguir suas próprias convicções e enfrentar as consequências de suas decisões, sem qualquer orientação ou padrão de comparação, semelhante a um aluno em uma escola sem professor e sem nenhum material pedagógico. Não foi
É mais importante para mim, como cidadão, saber para onde o Brasil está indo, qual o caminho que estamos seguindo, do que pequenos detalhes de uma fala aqui, outra fala aqui. Eu não estou preocupado com esses detalhes. Estou preocupado com o rumo que o Brasil está indo. Qual a possibilidade, o que estamos fazendo de saneamento para reduzir 6 mil mortes por ano de crianças que morrem por falta de saneamento? Isso para mim é importante. Agora, se alguém falou A ou B, se "tuitou" alguma coisa, pra mim, me desculpem, isso pra mim não é importante. Eu quero saber de resultado.
A gente passa por um Adestramento Social,pela educação,pela cultura,pela publicidade,...Começa nas crianças,você mete uma criança na escola ela já vai ser enquadrada,não pode ter alegria enquanto aprende,por quê?.Adulto não pode ter alegria enquanto trabalha.Você vai deixar para viver nas horas vagas...Não vale a pena você fazer o que não gosta por dinheiro,porquê com o tempo você se adoece,vai precisar do dinheiro pra se tratar.A gente não precisa de muita coisa,a gente precisa de "satisfação de viver".A adolescência é "problemática" porquê a pessoa tem a intuição da criança e tá recebendo a pressão do enquadramento pra ser adulto...Você abre mão da sua individualidade,você abre mão do seu prazer,você abre mão de si pra poder satisfazer o Mundo.
Os interesses quando excluem a “verdade e a sinceridade” em um relacionamento interpessoal, levam o sepultamento de um “caráter” quando este é, apenas uma máscara feita com “papel machê” — em francês “papier mâché”, que significa “papel mastigado” devido a soberba pela falta de lealdade.
Todos nós queremos atingir a alma humana, como bem disse Aristóteles, e para isso, precisamos compreender a alma humana. Isso significa que queremos afetar e influenciar as pessoas de certa forma, e para isso precisamos nos submeter a também ser afetados e influenciados pelas outras pessoas. Essa é a única razão pela qual nos relacionamos, por que queremos passar algo, e também receber algo. A natureza humana é feita disso, de uma troca constante. Ninguém pode encontrar alguém sem levar consigo um pouco dela, e deixar com ela um pouco de si. Eis a beleza de sermos quem somos, portadores da natureza humana.
A dor de ontem tem sua cura no amanhã, mas o amanhã não se trata do passar no calendário, trata-se das suas atitudes no hoje que mudarão seus próximos dias, não se trata do quanto você chorou, trata-se do quanto você parou de chorar. No roteiro da vida seja seu diretor, não mero personagem escrito pela vida.
As cordas nunca me disseram muito, eram os acordes que traduziam o que eu sentia. Até que os acordes cessaram, e as cordas restaram nuas, ecoando a ausência do som que me fazia inteiro, pendurando-me em um céu que, a cada segundo, escurecia junto aos gritos que se esvaíam... até encontrarem a calmaria
A ascensão da tecnologia no mundo não é apenas a marca do início do domínio da máquina sobre a humanidade, mas a percepção de uma autossuficiência humana, buscando desvendar os segredos universais, sem a precisão da existência de um Deus. Cuidado, porque o que pode acontecer após alguns anos é realmente assustador...
Os domingos são dias sempre iguais, passam os minutos, as horas de forma tão banais no meu intelecto surgem sempre questionamentos que por alguns instantes me tiram toda a minha paz, não sei as respostas e isso me provoca ainda mais, nessa situação elevo os meus pensamentos ao meu Pai e olho para o céu procurando sinais.
Todo aquele que tudo compreende tem forte discernimento, aquele que a tudo se compara tem tristeza, aquele que perante tudo julga a si mesmo se condena, aquele que em tudo ver maldade se isola, aquele que diante tudo roga a felicidade fraterna conquista a imortalidade, aquele que em tudo fala só a verdade vive em eterna liberdade.
Ninguém pode prometer a qualquer direção de forma lucida e verdadeira o eterno amor, o tênue carinho, o central interesse para sempre e a completa atenção. A figura e o cenário se alternam de lugares a cada nova percepção e emoção. A vida em plenitude só é justificada em um constante imprevisível movimento. Ser e não ser, entender e ter o desconhecimento.
Quando fui convidado a fazer parte deste mundo, cheguei aqui diante de muito amor de meus pais e de minha família muito celebrado mas mesmo assim muito puro, nu, assustado e equivocadamente indefeso. Desde então cresci e me foi adicionado de forma abrupta em minhas tantas trajetórias de perguntar e responder, o sujo, o falso distante do pudor, a dor, a mentira, as errôneas seguranças transitórias e os equivocados poderes temporais que pouco nos valem. Hoje na idade madura, diante da verdadeira luz caminho num esforço sobre humano de corpo, mente e espirito, tentar voltar ao que era perfeito e resgatar minha original despreparação, pureza, fé inabalável e esperançosa ingenuidade, diante da triste certeza que em espirito e verdade dentro de meu coração antes eu já era sem saber, bem mais próximo do perfeito e da imortalidade que nunca deveria ter crescido e me deixado contaminar com as doces mentiras e as imperfeitas ilusões deste mundo.
Me perguntaram certa vez. Você tem família? Tenho, é o mundo inteiro, composto por aqueles não perfeitos que buscam melhorar. Você tem pátria ? Sim, é qualquer lugar que escolhi para viver e por ele lutar. Você tem religião ? Sim é o amor, procurando ofertar ao próximo o que nunca recebi. Mas o que é a vida? Uma métrica humana por que para mim, só existe eternidade.
