Textos de Filosofia
"Acordou ao toque assustador do despertador, que sempre faz o coração disparar, depois de míseras horas dormindo, até pareceu um cochilo, com sono e mal humorado se levantou e o dia ainda nem clareou. Invariavelmente apressado, foi ao banheiro e se cuidou, tomou café e saiu, não pode chegar atrasado. Caminhou até o local de embarque para utilizar o transporte público, lotado, desconfortável, caro e bem distante dos padrões de decência. Após um longo período de agonia, finalmente desembarcou, amarrotado e com outros cheiros misturados ao seu. Mais uma caminhada até o local de trabalho, onde adentrou, bateu cartão e já iniciou o ofício. Cumpriu metas, ouviu o patrão, e comeu sua marmita. Já a noitinha, iniciou o caminho de volta para casa e agora a viagem é ainda pior, porque um dia se passou e está cansado, até os cheiros mudaram. Em casa, tomou um banho, jantou e foi deitar, para no dia seguinte tudo repetir, recomeçar. A família e os amigos, o laser e tudo o mais, ficam para quando der, se der, pois hoje o tempo acabou e o bom ânimo também. Eis um dia na vida de um escravo urbano".
O ser humano tem ânsia pela descoberta de sua origem, pois se não se origina de si mesmo, se origina de algo maior e com mais poder, pois foi capaz de se auto criar e criar outrem, se tem a capacidade de se criar, de destruir também a tem, portanto a ânsia de descobrir uma origem vem da necessidade de barganhas para viver bem ou simplesmente viver, encontrando então como um dos sentidos da vida manter a própria existência.
A ascensão da tecnologia no mundo não é apenas a marca do início do domínio da máquina sobre a humanidade, mas a percepção de uma autossuficiência humana, buscando desvendar os segredos universais, sem a precisão da existência de um Deus. Cuidado, porque o que pode acontecer após alguns anos é realmente assustador...
Para se alcançar a "ataraxia" (tranquilidade da alma) é preciso sabedoria. É preciso conhecer a si mesmo. O infortúnio disso é que dificilmente estamos prontos para a tempestade até que ela venha. Pode ser que na primeira vez ela nos pegue desprevenidos, igual a um barco que está com as velas içadas frente a um maremoto. Mas, provavelmente, da segunda vez teremos a sabedoria e experiência necessárias para passar pela tempestade com o mínimo de atritos e perdas, pois teremos controle sobre nossas atitudes em relação aos acontecimentos e infortúnios da vida.
A inadequada palavra veio à garganta e eu a prendi. A inadequada sílaba veio à língua e eu a cortei. Dei-me a arte de negar os versos que me rasgam a pele, que me encurralam entre a verdade e a nostalgia de um tempo sonhado. A palavra teima em sair e, fugitiva, encontra na transpiração a fuga do cárcere cruel em que a coloquei. Pondo-se por fim a evaporar, deixando com face de horror o meu silêncio.
E parece que nunca é a nossa vez, parece que todo mundo é chamado e a gente continua ali, de pé na estação. Estamos invisíveis, ficamos paralisados, o coração batendo rápido. Quando será que as coisas se desprenderão dessa corda manipulável para cair em nossas mãos? Quando será que os esforços, pedidos, gritos e lutas terão algum valor? Ou será que o mundo continuará a pisotear os nossos sonhos, sem nem mesmo parar para analisá-los?
Mais vale o trabalho e o esforço de um marido que sai para semear, e cultivar os frutos provenientes da terra para então colhe-los para o seu próprio sustento e de sua familia, ou a cintilante luz do sol e o frescor da chuva sem as quais de nada valeria seu trabalho e esforço? ; Pois , assim o é na república democrática, de nada vale o trabalho e esforços individualistas em detrimento da incomensurável relevância da "Ética e da Moralidade" , as quais , caracterizam-se como de suma importância para uma republica democrática ausente de "inequalidade" , isto é , com plenos direitos e deveres igualitários a todos os cidadãos pertencentes da mesma.
Ser conveniente nem sempre é ser sincero, é mais ético e moral, sempre que respeitamos alguém abrimos mão de algo, o respeito é ético com quem e não consigo, respeito para consigo é amor próprio, e como não seria próprio se é respeito por si mesmo, por quem você é pelo que sente e pelo que pensa quando sente, se não sou bom comigo não tem como me sentir bem, assim devemos então ter mais paciência consigo mesmo do que com quem seja, é parar de transferir o motivo daquilo que te abate, parar de se envergonhar por equívocos, impulsos seja o que for, pois erramos sempre e morreremos errando, sempre estudando e refletindo para melhorarmos, não para aceitar os erros mas para aprender com eles e aprender também que o copo de água quem faz a tempestade somos nós mesmos, mas com a água parada a visualização é mais clara.
“A Ciência busca compreender a realidade, a realidade! A Mitologia cria uma realidade para entender a realidade! A Religião mata, queima, seduz ou manipula para que a realidade da Mitologia seja estabelecida! A Filosofia questiona, perscruta a realidade, qual seja, a critica continuamente! A Arte expressa os sentimentos, emoções, mentalidades e interações que o ser humano interage com a realidade. Seja qual realidade for!”
As paixões de hoje são fast food, fazem mal ao coração, não há sentimento, não há comprometimento, acontecem rápido, engordam o ego, e se não gostar, basta desprezar o que passou e conquistar outro lanchinho. É rápido, sacia desejos e o lanchinho antigo que se foda; afinal, você já está saciado mesmo, né?
"O Imperador" Governa com sabedoria, constrói dentro de si o verdadeiro império, é onde mora o Senhor dos Senhores o Sol da Liberdade o Pai da Criação. Vive Feliz, quem sabe reconhecer, que o Sol que brilha dentro da gente, é igual ao Sol que brilha no céu e, se vê humilde e sabe honrar os valores do Pai.
Você Sabia? Que de um prisma oco nasce o primeiro átomo de um Ser,e ao estalarmos os ossos, exercitar nossos pontos vulneráveis as primeiras materias etérias em vontade, conflito e atrito, são: nêutrons, elétrons, prótons, que formam substâncias tais como: ácidos, fosforo, cálcio, ferro, vitaminas entre outros e é nessa hora, que atômicamente você encontre a Luz! E ao conseguir sutilizar-se Mantendo a Atenção no Alto, em cima de sí mesmo, você ilumina-se por inteiro. Esse também é um exercício para encontrar a sí mesmo.
Algo recente não carece de nomes para ser mencionado. Alça voo como um pássaro, pela manhã, e se perde no céu. E a noite se recolhe como um felino. Os sentimentos, assim como todas as coisas necessárias e de mais valias não requerem nomenclaturas. São necessários dois anos para aprender a falar. E uma vida inteira para aprender a calar-se. O método de ensino do Amor é o silencio. Se ama uma pessoa pela suas pausas. O Amor e a Música, tem muitas semelhanças. Entre elas à de ter sua linguagem própria. Não me refiro as das palavras. As palavras chegam apenas a superfície do Amor. Mas a música... Escute: Concerto 1 piano B Flat Minor do Tchaikovsky. E vai saber o quanto é lindo e de nuances impares é o Amor. Ich liebe dich.
“Rico não é necessariamente quem ganha muito, mas também aquele que, além de procurar gastar o necessário, sempre procura investir, de tempos em tempos, grande parte de tudo o que ganha, tornando-se, assim, a médio e/ou longo prazo, cada vez mais independente economicamente, isto é, feliz financeiramente.”
Quando as inclinações convergem em um ponto comum reflete em resultado análogo, independente do fator que desencadeou e do produto final, assim, vetores que divergem de um ponto em comum da inclinação dos mesmos também terão resultado análogo, independente de serem positivos ou negativos, serão análogos em única polaridade.
“O tempo não perdoa aqueles que dormem, e passam por ele como se não existisse. Aqueles que o trata como amigo, como aliado, são almas exauridas de força vital, estáticos seres inanimados por uma vida inexpressiva sem foco no objeto chamado vida, pois não deram importância para aquele que dela se alimenta, o gafanhoto chamado tempo”,
Há quem diga que o tempo resolve tudo, ser humano estúpido, o tempo não resolve muito. Tempo é sinônimo de esquecimento, tempo no meu dicionário pessoal tem o significado de ausência, e qualquer ser ausente deixa de ser presente e passa ao segundo plano, aqui estou eu caro amigo para dizer que se quiser esperar o tempo, o tempo não irá lhe esperar, nunca espera.
"Dono de nada nem de ninguém: poderoso é Deus. Sábio é Deus...Vim ao mundo apenas para ser feliz como sou, do jeito que sou... e também para poder contribuir para a felicidade daqueles (a) que, mal intencionados (a) ou não, perdidos (a) ou não, tiverem a ousadia e/ou a felicidade de cruzarem o meu caminho..."
Por mais que pensemos em algo que seja inovador para nós, como garantir que essa ideia é exclusivamente nossa? Acho que não tem, algumas ideias nossas já podem ter sido de outras pessoas ou serão de outras. Uma ideia não vale nada se não for executada. Acho que só é digno de seu mérito quem se esforça para torna-la real.
Começar a compreender uma dissertação filosófica equivalesse à aprendizagem de um novo idioma, e a partir do momento que se aprende a montar o fluxo do pensamento filosófico que construiu o mundo a partir dos pré- socráticos até a modernidade, pode- se dizer que se fala esse novo idioma fluentemente.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
