Selecção semanal
5 achados que vão mudar sua rotina Descobrir

Textos de Feliz Ano Novo para celebrar com esperança e otimismo

{O sol e o Mar}

O sol brilha sobre mim,
como é belo o explendor,
está distante, eu sei,
mas sinto seu calor.

Não fiz por merecer,
dá-me o Sol sem receber,
ouve-me pois oh sol,
pois venho lhe agradecer.

Quero me arrebatar do chão,
estar onde estás,
pois não quero a solidão.

Sou mar de águas calmas,
mas frio sem meu sol,
a noite é mui longa,
o dia um simples farol,
o entardecer é nossa hora,
enfim podemos nos unir.

Vou mudar-me em horizonte,
se meu sol me acompanhar,
vamos parar o tempo,
como um, vamos estar.

Posso sonhar assim,
posso poetizar,
mas sempre serás Sol,
e eu aqui, um frio Mar.

tão distante quanto o monte
que se perde no horizonte
presente no vapor
aonde o céu encontra o mar
o vento que carrega
a nuvem do seu pensamento
que vive no momento
mais distante que lembrar
lembrar que é tão florido
seu passado colorido
saber que é menos triste
recordar erro recente
que o tempo de vitórias
que não vão jamais voltar
do tempo tão contente
quando não tinha correntes
capazes de impedir
o seu desejo de voar
voar pro seu futuro
preso no seu quarto escuro
cercado pelo muro
que você fez levantar

Julgamento

Milhões de juízes cristãos proclamam
Ame uns aos outros como a si mesmo,
Milhões de juízes budistas proclamam
Limpe sua mente e não terá tempo para odiar.

Milhões de juízes hindus proclamam
Em briga de elefantes, quem mais sofre é a grama,
Milhões de juízes judeus proclamam
Uma mãe entende mesmo o que um filho não diz.

Milhões de juízes islamistas proclamam
Alá sobre todas as coisas,
Milhões de juízes em branco proclamam
Não confiamos em ninguém...

Existe uma enorme diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho.
No principio nada existia e por um tempo foi bom.
Todos eram iguais e possuíam a liberdade para ter e ser o que quisessem, mas a chamada sociedade civil da humanidade logo se deixou dominar pela vaidade e a corrupção.
Vaidade, pois quem tinha o poder era o senhor absoluto, sua palavra era a lei, o dono do poder poderia mandar, agir e impor a sua vontade.
E a corrupção, pois era claro que tem usava o poder poderia trabalhar menos e usufruir mais.
Nesta época era fácil obter o poder, mas era difícil mante-lo.

A melhor forma de manter o poder era controlar as pessoas pelo medo. Medo de ser torturado, medo de morrer, medo de ficar pobre, medo do bicho papão, medo de ir para o inferno e cada governante criava um medo para o seu reino era simplesmente uma forma de punição.

Essa técnica de condicionamento foi evoluindo e hoje continua presente em vários níveis da sociedade, um pai pode condicionar o seu filho a obedecer sempre senão o Papai Noel não o colocara na lista das crianças boazinhas que ganham presente.

Uma empresa pode condicionar o funcionário para se tornar um robozinho em uma linha de produção.

Novelas ou filmes podem condicionar as pessoas para acreditar que existe apenas uma pessoa compatível com você, a sua famosa alma gêmea.

Uma religião pode te fazer acreditar que se você não seguir as leis e dogmas dela ira para o inferno.

Um político pode usar os programas de televisão para condicionar as pessoas através de mensagens subliminares a votarem nele e ou acreditar que ele é diferente.

Um estilo de musica pode através das palavras te condicionarem a seguir hábitos de sua classe social.

Esses são alguns casos mais existem milhares de formas de condicionamento, infelizmente a briga pelo poder e controle das pessoas ainda continua seja pelo governo, pela religião, pela família ou pela classe social.

Há algo errado com o mundo que foi colocado diante de nossos olhos, somente para que você não visse a verdade.

Nós somos prisioneiros dos condicionamentos e das programações, nossa mente esta presa a inúmeras idéias, crenças, mitos e muitos medos. Não se pode ver essa prisão.

Somos presenteados por inúmeras mensagens de condicionamento por todos os tipos de meios de comunicações. Essa é a matrix de controle que muitas pessoas vêm falando.

Os que ficam sabendo de sua existência passam a ter um maior controle de suas vidas. E seguem em uma busca pela liberdade plena, a cada passo novas descobertas e as velhas perguntas do tipo: Quem somos nós? De onde viemos? O que devemos fazer? Para onde vamos? Porque estamos aqui? Começam a ser respondidas.

Quando começamos a nos perguntar e descobrir as respostas para estas perguntas nossa consciência se abre e passamos a ver e viver no mundo de uma forma diferente, é como uma brisa que nos alivia e faz a vida ser mais alegre.

Você começa a desaprender e não acredita mais no destino.

É como ter um lado de dentro, onde muitas pessoas estão nesse condicionamento e um lado de fora, onde ficam as pessoas que se livraram desse condicionamento.

Nossos cinco sentidos captam inúmeras coisas acontecendo ao mesmo tempo enquanto dirigimos nosso carro, um pássaro pode estar cantando, uma pessoa atravessando a rua, pode estar frio ou calor, uma musica toca no carro parado ao seu lado, mas só prestamos atenção na demora do farol em passar de vermelho para verde, se estamos com a atenção no farol então quem decide que as outras coisas que estão acontecendo sejam ignoradas? O condicionamento claro.

Para sair da matrix é necessário se livrar do medo, das duvidas e das crenças ai você consegue libertar a mente.

Vale a pena lembrar que só usamos cerca de 5% da nossa capacidade mental o restante esta adormecida ou é prisioneiro da matrix.

As maiorias das pessoas não estão prontas para se libertar da matrix estão acostumada e se alguém que esta liberta falar a elas sobre a matrix elas irão-te dizer que está errado, podem até defender a matrix ou pior poderá virar sua inimiga. Por isso tome cuidado ao escolher quem você quer informar.

Afinal só podemos ver aquilo que entendemos e antes de entendemos temos que fazer a escolha.

Algumas pessoas que escolheram ficam na inércia, fizeram, pois já se acostumaram com o fato de ser controlada por alguém, mas aquelas que escolheram sair, de uma forma mágica através de inúmeras coincidências serão guiadas para fora da matrix.

Primeiro vem a escolha ou você deixa que a sua vida seja controlada pela matrix ou assume o controle da sua vida.

Quando estamos fora da matrix podemos escolher um propósito de vida, e esse propósito criará uma nova realidade de vida , esse propósito nos conecta a várias pessoas, esse propósito nos guiará pela vida, esse propósito nos motivará e finamente o esse propósito ira nos definir como um novo ser humano.

Qual o seu propósito de vida? Escolha qualquer um

Uma pessoa liberta deixa de acreditar em tudo, pois tudo pode mudar, ele sabe que qualquer pensamento que tiver criaram uma possibilidade, uma saída e ate uma realidade.

A maioria dos que se liberta preferem uma vida em reclusão em mosteiros e lugares místicos. É uma tarefa difícil viver dentro da sociedade sem se deixar influenciar pela matrix, mas é possível.

Hoje estão aparecendo inúmeras ferramentas para nos ajudar nessa tarefa de ficar e viver em sociedades os filmes como o The Secret e o Quem somos nós, nos ensinam inúmeras ferramentas que podem controlar a matrix.

vem nevoeiro,tudo abarca
apaga marcas,parcas lembranças
anuviadas,de cegas vistas
pistas deixadas varrendo rastros
mastros sumidos da vista ao longe
que não guardaram lembranças minhas
agora eu olho para o Sol
para imprimir a sua imagem
como a atestar sua passagem
e lá se vão as alcatéias
que dominaram tantas vidas
além das que abreviaram
fechei meus olhos,já me deixaram
termina sonho,começa vida
está num ponto em que é dividida
onde começa a eternidade
também terminam as ilusões
sou figurante em meu próprio sonho
ao qual sonhei por vontade alheia
testemunhando algo sem tamanho
sob meus pés não existe areia
não há mais mundo,não há mais nada
só o julgamento de um crime antigo
não ganho nada,sequer castigo
agora eu olho para o Sol
para imprimir a sua imagem
como a atestar sua passagem

Cuide de quem você ama

Nós seres humanos temos o mal habito...
De valorizar as pessoas quando elas se partem de nossas vidas...
E quando um sentimento de perda nos envolve em um frio abraço...
Agente finalmente percebe o quanto foi injusto com quem sempre esteve ao nosso lado...
E mesmo sabendo que já não há mais nada a se fazer, tentamos amenizar nossos erros...
E agora eu choro, por nunca ter dito o quanto essa pessoa foi especial pra mim.
Sofremos por nunca termos dado atenção e quando um amigo se vai...
Já não há mais nada a fazer.

Amor?! Paixão!?

O que será?!


A partir do momento em que você se entrega ao amor, você deixa de lado o mundo banal, se transforma em outra pessoa, uma pessoa capaz de fazer tudo, de se entregar de corpo e alma para a pessoa a quem você diz estar amando.
O amor te deixa cego desiludido, você já não enxerga mais aquilo que você enxergava antes, você passa a ter uma meta a cumprir e tem uma pessoa pra te ajudar a cumprir essa meta.
Você acha que seria capaz de dizer que ama alguém, você seria capaz de chegar perto de uma pessoa, olhar dentro dos olhos dela e dizer que a ama?
Até que ponto você suportaria, dessa pessoa? E até que ponto você pode viver sem ela?
São perguntas simples, mas com um grau de intelectualidade muito grande.
No dia que for capaz de respondê-las, vá até a pessoa a quem você pensa, brinca, abraça, fica feliz por estar perto, aquela pessoa que você chorou no ombro dela, que ela desabafou pra você e disse que você era muito importante, e que fazia parte da vida dela, não seja ingênuo, diga que ama alguém, nem que seja um simples gesto de amizade, até um amor derivado das chamas da paixão.
Olhe para dentro de você e procura você mesmo, olhe pra dentro de você e pergunta: Eu amo?
Peça ao coração para que responda essa pergunta, afinal, só ele sabe responder o que é o amor!? O que é amizade!? Quem são seus amigos!? E o mais importante, que você sempre tem que esta perguntando a ele é o que é a PAIXÃO? E sempre que possível você olhar pra dentro de você quando sentir aquela coisa estranha, e perguntar será que é o amor ou será que é a paixão?
Só ele sabe te responder essa pergunta, não é um amigo seu nem seu próprio conceito, mas sim o seu CORAÇÃO.
Ame, se apaixone, viva a vida com intensidade. Sorria, chore, grite, pule, e viva a vida mais feliz, com quem sempre esta do seu lado.
Mas viva o hoje, porque o amanhã pode ser tarde. “O ontem já passou, o amanhã não nos pertence”, nem nos cabe, a saber, o que será de nós.
As pessoas devem se olhar mais, se amar mais, não observar o que as pessoas fazem, olhe pra você, em situação você está.

De longe
te vi partir.
Uma lágrima caiu em meu rosto,
pura... Leve,
que foi desfeita pelo forte
vento que passava...
Voltarias?
Sim, é por poucos dias;
mas essa distância que nos separa,
poderá ser o fim desse amor.
De um amor puro,
simples,
bonito.
Mas talvez seja o fim desse amor.
Mas por quê?
Difícil de explicar.
O mais forte
Seria o medo de te amar demais.
O fim desse amor,
puro...
simples...
bonito...
sem mistérios...
sem timidez...
O fim desse amor,
que começou com o mesmo vento
que varreu uma lágrima de
meu rosto quando te vi partir.
O fim desse amor...
O início de uma saudade...

Meu Pai

Meu pai se foi
Agora tudo são escombros e restos na minha cidade saqueada e destruída
Uma cidade que foi uma vez tão bonita

Meu pai se foi
E com ele a alegria do mundo
A alegria que me sustentava com uma força pulsilânime, densa, estrutural

Meu pai se foi
E com ele uma fúria que me arrasta por mundos conhecidos e desconhecidos
Uma fúria que me me alimenta e me destrói

Meu pai se foi
E com ele um susto que parece que não vai embora
Como uma mensagem que se repete dia e noite na secretária eletrônica quebrada de meu telefone

Meu pai se foi
E com ele a luxúria de uma vida grata, alegre, doce
A luxúria da leveza e das coisas boas do dia-dia

Meu pai se foi
E com ele meu porto seguro
Minha direção no mundo, bússola do meu coração

Meu pai se foi
E com ele minha voz altiva e meu olhar confiante
Meus pés sólidos e firmes no chão, garatindo meus caminhos do porvir

Meu pai se foi
E com ele o palhaço que me fez rir a vida inteira
Hoje tem marmelada? Tem Sim senhor. Hoje tem goiabada? Tem sim senhor...
Como vai, como vai, como vai? Tudo bem, tudo bem, tudo bem, bem, bem.

Meu pai se foi
E com ele a paixão pelo futebol
E com ele a paixão pela arte
E com ele a paixão pela música

Meu pai se foi
E com ele um cidadão que reclamava de seus direitos
Um conservador de imensa lucidez


Meu pai se foi
E com ele as lembranças de brincar na casa da minha tia
Ele tocava violão ou violino,
Ela tocava harmônica
Ela fazia a melodia
Ele fazia a segunda voz

Meu pai se foi
E com ele as invenções de quem produzia mais que o tempo da vida lhe dava
A vida parecia correr para dar conta de toda sua força de criação

Meu pai se foi
E com ele as bordas do meu mundo
Ele era meu sul, meu norte, meu leste, meu oeste
Traços de uma cartografia que me definia e me desenhava sem eu saber

Meu pai se foi
E com ele um coração de tanta bondade
Um carinho por todo o mundo

Meu pai se foi
E com ele um sorriso presente
Sempre presente
Sempre presente
Sempre presente

Meu pai se foi
E com ele a saudação repetida no telefone
“O menino de ouro...”

Meu pai se foi
E o jeito desengonçado dele dançar
E seu amor pela chuva
Sua paixão pelo vinho, pelo bacalhau, pelo pastel

Meu pai se foi
E a boa vontade de fazer as coisas
Sua disposição para tudo

Meu pai se foi
E com ele o andar apressado dos dias da juventude
E o andar lento e difícil dos últimos anos

Meu pai se foi
E com ele uma parte de mim que ainda não sei qual é


Meu pai se foi
E com ele a luz do meu sol do meio dia

Meu pai se foi
E com ele uma ausência impreenchível

Meu pai se foi...
E a estrada agora parece tão longa
Mesmo que florida, mesmo que regada e cuidado por ele mesmo

“Alguem sentado a beira do caminho
Jamais entenderá o que eu sinto agora
Sou levado pelo movimento que sua falta faz...
Havia tanta paz no seu carinho
Na despedida fez um dia lindo”

Meu Pai

Como me sustentar no fio de prata que me sustentava a alegria?
Ele foi embora e sua doçura me faz tanta falta
Me sinto como num ringue de luta
Levando uma surra mas sem ter as cordas para me segurar e me fazer voltar
Um sentimento que não tem ressonância
Que vai mas não volta
Eu chamo por ele mas ele não está lá
Eu corro para ele mas não sei onde parar
Eu ligo para ele mas o telefone não responde
Eu espero pela sua voz mas eu não a ouço,
Como nossa última conversa
Eu busco pelo seu olhar
Quero brincar com o cabelo branco e fino dele
Me desespero na busca do seu abraço
Um lugar de segurança apesar de meus 36 anos de idade
E ai me vejo numa inquietação que mexe todo o meu corpo
Me vejo precisando firmar a mão na mesa
Para que ninguém ao redor perceba que ela está tremendo, tremendo de medo
Tento não mostrar que não sei onde coloco minhas mãos e braços
Que não sei para onde olhar
Que estou a ponto de chorar
Que meu coração bate compassado com a última corda esganiçada do meu violão
Que tenho medo de machucar quem está em volta de mim
Que quero então me afastar
Ficar longe
Virar bicho do mato
Mas sei que não posso
Queria pelo menos mais uma vez
Ouvir ele me saudar no telefone
E me amar como sempre me amou

PAI

Pai, meu papai querido, não tenho palavras para dizer-te o quanto te amo.
Não sei nem por onde começar, mas vou improvisar e tentar.
Só quero que o Mundo saiba o Pai maravilhoso que és.

Você é o meu companheiro, meu amigo, aquele que não deixa me faltar nada, nem carinho, nem proteção.
Sei que as vezes dou trabalho até demais, mas sou pequenina e só tenho 2 meses de vida. Pode ser que ainda eu não saiba falar, andar,mas uma coisa eu sei...

Sei que Te Amo e muito.
Obrigada Papai por ter lutado até aqui para estarmos todos juntos.
Um dia Papai, vou crescer e á você serei muito grata por tudo o que pôde me proporcionar na vida, mas principalmente por todo esse Amor que tem por nós.
Muito Obrigada Meu Papai,obrigada por tudo,obrigada por estar entre nós.
Te Amo!!

OBRIGADA PAI!

Obrigado pai Pela vida!
Pela coberta que me aquece
Pelo teto que me abriga
Por tua presença amiga

Obrigado, pai
elos doces
Pelos presentes,
Pelos passeios na praça

Obrigado, pai
elo suor na fronte
E pelos braços cansados
No final da jornada
Para que nada me faltasse
Obrigado, pai
Pelas noites em claro
Quando o dinheiro não deu
E mesmo assim,
Nunca nos abandonaste

Porque me castigaste
Quando eu estava errado
E por tentar me mostrar
O caminho da verdade
Obrigado, pai
Por tantas vezes que abdicaste
Teus sonhos para realizar os meus
E abriste mão das tuas vontades
Para realizar meus caprichos.

Obrigado, pai
Porque tu existes!
Porque és meu pai,
E porque toda tarde,
voltas pra casa.

O poeta aprendiz

Ele era um menino
Valente e caprino
Um pequeno infante
Sadio e grimpante.
Anos tinha dez
E asinhas nos pés
Com chumbo e bodoque
Era plic e ploc.
O olhar verde-gaio
Parecia um raio
Para tangerina
Pião ou menina.
Seu corpo moreno
Vivia correndo
Pulava no escuro
Não importa que muro
E caía exato
Como cai um gato.
No diabolô
Que bom jogador
Bilboquê então
Era plim e plão.
Saltava de anjo
Melhor que marmanjo
E dava o mergulho
Sem fazer barulho.
No fundo do mar
Sabia encontrar
Estrelas, ouriços
E até deixa-dissos.
Às vezes nadava
Um mundo de água
E não era menino
Por nada mofino
Sendo que uma vez
Embolou com três.
Sua coleção
De achados do chão
Abundava em conchas
Botões, coisas tronchas
Seixos, caramujos
Marulhantes, cujos
Colocava ao ouvido
Com ar entendido
Rolhas, espoletas
E malacachetas
Cacos coloridos
E bolas de vidro
E dez pelo menos
Camisas-de-vênus.
Em gude de bilha
Era maravilha
E em bola de meia
Jogando de meia –
Direita ou de ponta
Passava da conta
De tanto driblar.
Amava era amar.
Amava sua ama
Nos jogos de cama
Amava as criadas
Varrendo as escadas
Amava as gurias
Da rua, vadias
Amava suas primas
Levadas e opimas
Amava suas tias
De peles macias
Amava as artistas
Das cine-revistas
Amava a mulher
A mais não poder.
Por isso fazia
Seu grão de poesia
E achava bonita
A palavra escrita.
Por isso sofria.
Da melancolia
De sonhar o poeta
Que quem sabe um dia
Poderia ser.


Montevidéu, 02.11.1958
in Para viver um grande amor (crônicas e poemas)
in Poesia completa e prosa: "A lua de Montevidéu"
in Poesia completa e prosa: "Cancioneiro"

Perco tempo e faço mil coisas nem parece notar.
Tantos planos e outra vez vou embora sem saber o que falar, talvez eu seja seu nova amiga...
Talvez eu queira te levar pra bem longe daqui, onde nem o ceu seja o limite. Esperei o tempo falar por mim, coisas que nao sei dizer olhando para você. Sei que vejo você de um jeito que ninguem consegue enchergar.

Troco os remédios...
Troco todas as pílulas...
Largo todos pelo teu corpo colado ao meu...
Abandono todos para esquecer do tempo ao teu lado...
Troco os remédios que substituem tua falta pela tua presença...
Troco tudo que me ajuda a te esquecer pela tua lembrança...
troco todas as receitas e promessas de cura
pela certeza de ter você...

MILHO DE PIPOCA

Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre.
Assim acontece com a gente.
As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo.
Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira.
São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa.
Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.
Mas, de repente, vem o fogo.
O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos:
A dor.
Pode ser fogo de fora: Perder um amor, perder um filho, o pai, a mãe, perder o emprego ou ficar pobre.
Pode ser fogo de dentro: Pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.
Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também.
Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: vai morrer.
Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela.
A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz.
Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece:
BUM!
E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado.
Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar.
São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar.
Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem.
A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura.
No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras pela vida inteira.
Transforme-se na flor branca, macia e nutritiva.
Mude!
ESCOLHA:
MILHO PARA SEMPRE OU PIPOCA?

A LIBERDADE

“A liberdade está em vós. Não onde a buscais, mas em vosso verdadeiro Eu. Porque é ele que transcende o tempo e o espaço, e vos pode levar aonde quiserdes ir.
Assim, não estareis presos senão quando presos vos sentirdes. E as correntes terão o peso que a elas atribuirdes.
Pois, assim como não percebeis a prisão do corpo e da gravidade, a nada vos sentireis obrigados, se tudo fizerdes por vossa própria vontade e com amor.
Se, ao contrário, o fizerdes com revolta, pesadas serão as vossas correntes; e o seu peso findará por esmagar-vos.
Livre não é aquele que não tem obrigações, mas o que as cumpre com alegria. Como não é aquele que pode estar em todos os lugares, mas o que de lugar algum necessita.
Livre não é aquele que pode pegar o que quiser, mas o que pode dizer com sinceridade: “- Sou feliz com o que tenho”. E não é aquele que satisfaz todas as suas vontades, mas o que não se escraviza aos seus próprios desejos.
Eu vos digo que, se um homem ama a sua prisão, ele será livre em sua cela. Pois o que nele existe de mais verdadeiro não estará encerrado entre paredes, mas envolto no amor. E viajará com o vento, cantando as mais lindas canções e sentindo os mais doces perfumes.
E vos digo que aquele que não ama jamais será livre, ainda que todo o mundo lhe pertença. Porque estará encerrado na prisão do seu egoísmo, encarcerado na solidão de sua alma. E o seu Eu não ouvirá as canções, nem sentirá os perfumes.
Tudo isto, eu vos digo. Todavia, não posso esperar que me entendais.
Pois estais demasiadamente presos aos vossos conceitos, e assim não sois livres para encontrar as verdades.”

O Que é fato é certo o que é certo eu não négo
Estou perdido no mundo sou pecador sou confeço sofrimento
E dor e cruz que carrego todo erro tem seu preço divida Ereditaria que erdei dez de o berço lembrança de uma Infançia que nunca esqueço pergunta perguntas pergunto Sempre a mim mesmo será que mereço.

Por mais que seja impossivel eu nunca vou perder a esperança de ter você um dia , uma hora, um minuto.
Só Deus é capaz de saber o que eu sinto por você.
Esse seu jeito simples de ser esse teu jeito carinhoso.
de pensar em você sofro muito, porque sei que você nunca vai ser meu só meu
Que vai estar só do meu lado porisso eu que sempre seria escravo desse amor impossivel.

De onde vem...

Com certo toque de presunção
Sentia que apareceria
Mas o meu pensar não foi capaz de decifrar
O que ocasionaria a sua chegada.

Acredito que jamais conseguiria
E, se talvez, conseguisse, romperia esse futuro.
Drasticamente rasgaria qualquer rascunho presente
Que lançasse ao que estaria por vim.

E, para justiça, isso nem seria necessário,
Abdicar-me-ia da existência.
Destruir-me-ia sem qualquer resistência.

Chega dessas tentativas e ameaças fúnebres.
Todo esse discurso dramático,
Toda essa eloqüência desenfreada colide...
Choca-se nesse presente inimaginável,

Com os sabores provados.
Com os olhares trocados.
Com os beijos experimentados



E ainda,
Com as palavras, sempre elas,
Dominam-me, como uma brisa no anoitecer,
Soprada do mar, triste e frio. Ah! Como o compreendo!
Entrelaçando-me a alma,
Faz-me sentir toda sua solidão.

E continuo por ali
À espera do amanhecer
Com os primeiros raios,
Com o clarear de todo o breu.
Então, é quando vejo a tua aparição,
Resgatando-me dos meus medos,
Tirando-me do relento
Eis meu Alento!
Um sopro de vida sobre a constância inanimada.
O acalento!
Meu cobertor na nevasca.

Foi num simples olhar
Numa conversa informal
Num encontro casual
Numa noite fatal




Minha pulsação aumenta
Minha pupila dilata
Minha mente pára
Meu corpo fica inquieto
E debruço-me a entender tudo isso

Folheio revistas, e sua imagem salta a meus olhos
Ouço músicas, nelas viajo ao seu encontro
E lá está, esperando-me...
Sabendo de tudo que me faz vivo

E já não me permito mais nada imaginar
Mais nada querer.
Mais nada ser.
Só quero entender:
De onde vem...
Essa força indestrutível
Essa razão incompreensível.