Textos sobre Dor
Na balança da justiça, o peso é incerto,
Injustiças se erguem, oprimindo o certo.
A vítima, em silêncio, carrega a dor,
Enquanto a injustiça semeia seu horror.
Nas entranhas da alma, a angústia se esconde,
Enquanto a vítima sofre, o mundo responde.
A dor que consome, sem voz a expressar,
Enquanto a injustiça insiste em dominar.
Mas que a vítima encontre forças na esperança,
Erguendo-se em luta, rompendo a distância.
Pois a voz silenciada pode se libertar,
Denunciando a injustiça e o mal se desfazer.
Que a justiça desperte, afaste a escuridão,
A vítima encontre amparo e compaixão.
Que a dor seja ouvida, transformada em ação,
E a injustiça encontre seu justo fim, então.
Na noite insonsa, a insônia se aninha,
Em meio à angústia que a justiça designa.
Os pensamentos dançam em espirais,
Enquanto o sono se afasta, lento demais.
A mente inquieta, um turbilhão de aflições,
Reflete as sombras da injustiça em ações.
As vozes clamam por equidade e verdade,
Enquanto a noite estende seu manto de ansiedade.
Os olhos pesados, mas a mente alerta,
Cada hora perdida parece incerta.
Os ponteiros do relógio teimam em andar,
Enquanto a insônia persiste em dominar.
A angústia da justiça se insinua em cada esquina,
Como um lembrete constante que atormenta e fascina.
As batalhas não lutadas ecoam na mente,
Enquanto a noite testemunha a dor latente.
Mas que a esperança brilhe como estrela-guia,
Na escuridão que a insônia nos envia.
Que a luta pela justiça seja perseverante,
E que a paz encontre abrigo, triunfante.
E quando a aurora romper o véu da noite,
Que a insônia se dissipe, leve e sem açoite.
Que a angústia da justiça encontre alívio,
E a noite se renda ao sonho, suave e festivo.
Há uma força maior
Que move a vida
Daquele que envia amor,
Ainda, que o amor seja a razão,
De sentir sangrar o coração,
A cada gesto de ingratidão,
Pois, é no momento da dor,
Que a gente cresce, renasce e levanta,
Feito águia,
Feito magia
O amor nos fortalece...
"Porque tudo isto é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus.
Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.
Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;
Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas."
(2 Coríntios 4:15-18)
Há Momentos
Há momentos em que nos sentimos sozinhos.
Estamos tristes, zangados, amargos e solitários.
Sentimos a dor da perda e da rejeição.
Então nos perguntamos porquê? Muitas vezes não obtivemos uma resposta.
Não conseguimos encontrar uma saída e nos sentimos presos em um labirinto. Más vamos com calma, quando iniciei este texto eu dizia: são apenas momentos.
Cuide-se!
Numa interação
Onde doamos demais,
Sem nada querer em troca,
Além da troca da boa conversa e afetividade,
Sem nenhuma pretensão,
Além da evolução dos envolvidos,
É imprescindível saber até onde podemos ofertar o afeto e carinho,
Pois, a partir do momento em que você dialoga sozinho já deixou de ser Interação,
É um monólogo.
É uma conversa com um espelho.
É estar diante de um divã?
Sei lá, como chamar essas interações...
Seja lá como for,
É preciso lembrar que você está sendo alvo de observador, espião, ou alguém que é incapaz de demonstrar afeto.
Então, se retirar da sala é mais que necessário antes que os prejuízos emocionais causados por pessoas que não sabem o quão importante é preservar a qualidade das relações interpessoais.
Por fim, é melhor guardar o que foi bom a esperar que um sentimento bom se transforme em ódio, ressentimento, mágoas e dor.
Ponha um basta, um ponto final,
Relações assim nos fazem muito mal.
Cuide da sua saúde emocional, espiritual e mental.
Em algum momento pessoas me convenceram que quando perdemos alguém que amamos muitoooo, ela permanece viva nos nossos corações, nas marcantes lembranças da nossa mente...
E assim, é muito doloroso a forma que vc se foi, angustiante, como uma voz que gritaaaaa alto que chega incomodar sua audição, que vc pede para calar a boca,ela vai reduzindo sua frequência até se dilacerar, como uma combustão de um papel, quando você perde um amor verdadeiro vc não perde o amor, o amor ele permanece, entretanto você perde uma parte de você, literalmente um pedaço da sua vida e quando vc percebe a ausência, vc sofre,você chora, você sente um aperto que te deixa sem ar... E tudo aquilo que te incomodava, passa a ser uma lembrança específica e você sente falta, não apenas pela ausência,mas pelo sentimento de sentir-se incompleto...
E sim, acredito que vc permanece vivo em algum lugar na minha vida, você está vivo, seja no meu sorriso, bondade, sinceridade, companheirismo, sabedoria, amizade, proteção...Vc tá vivo!
Todavia, quando você se foi, uma luz se apagou, mesmo tendo várias luzes no meu caminho.A sua deixava a jornada única e maravilhosa. Mas, a inexistência da sua presença carnal, seu afeto, sua voz... Me fez entender a importância de valorizar a vida. Portanto, embora esteja carente do seu amor vivo buscando amar em dobro tudo o que vc me ensinou.
INFELIZ
Quando eu não te conhecia
Eu era mais feliz
Quando de ti eu não sabia,
Cheguei a sorrir.
Quando te encontrei chorei sem parar
Nem parei pra pensar nas consequências
Me entreguei em meio a tantas divergências.
Me declarei, expus meus medos
Para no final mentir pra mim mesmo.
Não me senti leve ao tirar o peso das costas
Me senti idiota por ter dito tudo aquilo
A nossa amizade continua
Mas o aperto no peito ainda perdura
Me senti vivo
Mas estava em queda livre
Nunca mais quero amar.
Rosa Branca
Essa é uma mensagem para a Rosa Branca no meio do campo.
Que se mostrou tão linda no meio de tanta ausência e abundância
Expressou sua beleza derivada do contraste
Plantada ali, no meio do mundo
Era só uma rosa branca no meio do campo
Se escondendo propositadamente no mato alto
Onde só se vê as pétalas macias
Você clamou o meu toque, pediu a minha mão
Rosa Branca no meio do campo, escondeu teus espinhos?
Você precisa de cor, o vermelho do meu sangue te colore.
Essa cor não é sua, Rosa Branca
Vermelho não te favorece,
sua beleza não precisa de pintura, não precisa do meu corte
Embora doa, eu não sofro, Rosa Branca
E o que te falta é você enxergar presença na sua cor ausente
Como sempre,
Os melhores momentos são contigo,
Esse caso antigo,
Coisa de outra vida, sei,
Um brinde ao nosso reencontro,
Nossas taças cheias,
O sentimento é puro,
Natural,
Ainda que o desconforto,
De alguns desencontros dentro dessa existência,
O conforto da presença é maior,
As nossas músicas,
Nossos lugares,
Seja para nós destruir,
Ou só ficar de conchinha,
Você é minha menina,
Em 1987 planos.
Te amo.
Até quando?
Viverei num amor de migalhas?
Terei que entregar meus amores em outros braços,
Outros corres,
E assim também corro de mim,
Na ilusão de alguém que não amo,
Inutilmente tento fugir da dor,
Mas, se alastra no peito,
No pensamento,
No desespero,
De querer tu amorosamente só pra mim.
Mo,
Há coisas que só o amor pode apagar, há coisas que só o amor justifica e só o amor pode passar uma borracha nos erros tristezas e trazer a alegria de volta.
Bianca eu sei que nós passamos por momentos difíceis, e que quando esperava o melhor de mim fui o pior possível e sabemos que diante de nós se desenha um horizonte negro,nebuloso e triste mas quero e vou mudar, por mim,você s e nossafamília,e merecemos dias claros e iluminados repletos de sorrisos e alegria.
Eu reconheço os meus erros,eu reconheço que muitas vezes tornei a nossa vida insuportável.
Nós já estamos separados há algum tempo, e já não suporto mais viver sem você perto de mim. Este tempo que passou foi o suficiente para me fazer perceber as minhas falhas e criar forças para mudar, em nome do nosso amor.
Nossa volta não é um retrocesso, é uma nova chance, é um recomeço.
Eu acho que o nosso amor merece, eu acho que nós merecemos ser felizes juntos.
Mo me perdoa, volta para mim. Eu te amo demais e quero reconquistar tudo que se perdeu no tempo e noa meus erros vou te amar para sempre e seremosmuito felizes, você será para sempre minha esposa para todo o sempre.
Mo não desista de mim e nem de nós. Não me deixe cair em desgraça.
Eu reconheço a sua mágoa. Ela é visível até no escuro, até nas noites mais negras.
Só quero uma nova oportunidade. Quero mostrar a você que ainda posso encher nossa família de felicidade,alegria e amor.
Nada justifica tamanhos erros e falhas cometidos.Fui ingrato e cego.
Errei!E imploro que você me desculpe. Seu o seu perdão eu não vivo direito.
O pior sentimento do mundo é saber que magoei quem eu mais amo e coloquei em risco nossa família e sonhos.
Estou disposto a tudo que possa ascender nosso amor e esquentar esse coração frio por tanta decepção.
Te peço uma nova e última chance,para te reconquistar igual nossos primeiros encontros.
Tudo vai valer a pena e te prometo tentar ser a melhor pessoa do mundo para te dar o que merece,amor ,carinho,compreensão,cumplicidade e apoio.
Te amo,te desejo,te quero.
Só hoje eu desisti de nós mil vezes
E te odiei com mil razões diferentes
E aí você sorriu
E já era
Me convenci que era impossível...
Já era de se esperar não é?
Quem já sofreu por amor desconfia da flor
Mas olha que loucura né?
Te vi e os meus olhos mudaram de cor.
Antes da gente dar nome já era pra sempre
E eu com medo de ser
Mas quando eu falo de amor por aí
É pensando em você...
Te amo pra sempre!
Volta pra mim!Quero ver seu sorriso novamente minha princesa.
Te amo mo!
❤️❤️🙏🏻🙏🏻
Eles dizem "vc é sapatão"
Mas na verdade eu só quero me encaixar no padrão
Eles me perguntam se estou bem
Mas na real a tristeza faz meus sentimentos de refém
Não posso chorar se não dizem q sou fraca
Não posso gritar se não dizem q sou louca
Então oq eu posso fazer??
Talvez fazer eles rirem
Ou dizer que tô bem
E se eu desabafar??
Vão falar que é drama
Por mais que eu tente, por mais que eu lute,
Quando eu chego em casa não consigo esconder minha luta
Sempre consegui esconder meus sentimentos através do sorriso
Era só sorrir e pronto, estava tudo bem.
Por dentro a dor me consumia, mas ninguém precisava saber, então eu sorria
O problema é que esconder sentimentos, não faz com que eles desapareçam
Esconder é fácil, difícil é deixar de sentir.
O tempo ameniza, mas não cura
E minha dor segue nessa luta
Vou me tornando fria, insensível e cheia de espinhos.
E não que seja ruim, vejo que não, porque projeta o que não quero sentir, transfiro minha dor, me desfaço de quem eu sou na essência para blindar-me de certos sentimentos.
Com o passar do tempo, a vida se encarrega de mostrar que tudo muda, tudo passa, e que tudo é fase. A flor, já não terá o mesmo perfume, e a brisa do vento que um dia te refrescou vai te trazer desassossego.
Crescemos achando que o mundo é belo, e que é fácil viver, principalmente quando amamos alguém. É fácil dar amor, atenção, carinho, mas nem sempre essa realidade nos faz feliz, pelo contrário, o amor dói, humilha, esmaga, e ficamos prisioneiros dessa clemência. Quando não há reciprocidade, tudo fica mais difícil, tudo se torna pesado, e quando não aguentamos mais, perdemos a força e estagnamos em nós mesmos. Surge um bloqueio de vida, um desânimo, tristeza, falência. Falência que demonstra um tudo jogado fora, um desprezar de quem poderia ter o melhor da vida e não quis, por uma simples distração ou ego.
Nada vai reparar um coração machucado por uma palavra rude, ou um silêncio de descaso. Isso sim não vai com o tempo, apenas adormece dentro de si, trazendo a tona o saldo de todo esse desgosto vivido por dias intermináveis.
O fatal
Ditosa, a árvore, ser apenas sensitivo,
E mais a pedra dura, que essa já não sente,
Pois não há dor maior que a dor de ser vivo,
Nem há maior pesar que a vida consciente.
Ser, e não saber nada, e ser sem rumo certo,
E o temor de ter sido e um futuro terror...
E o espanto seguro de amanhã estar morto.
E sofrer pela vida e pela sombra e por
Aquilo que não conhecemos e apenas suspeitamos,
E a carne que tente em atrativos supremos
E a tumba que aguarda com seus fúnebres ramos,
E não saber aonde vamos,
Nem de onde viemos...
Toda vez que me pego pensando na sorte,
Mais deixo me seduzir pelo doce beijo da morte.
Aquele, que o vazio em seu peito assola forte,
De joelhos tento manter ao menos o porte.
Porem quando o crepúsculo me remete aos seus Belos fios cor de cobre,
Juro aos céus que ao menos em outra vida,
Ainda serás minha rainha consorte.
E para as dores incuráveis
Jamais mensuráveis
Vastas
E eternamente nefastas
Eu digo: Ei, aqui estou
tu não és simples, custou
Ergui minha muralha
Com a madeira que talha
O destino incerto
Mas, eu desperto
E caio em mim
Como quem desvenda o tal latim
Que a vida é muito mais
Do que dores que a própria traz
Sepultarei te Lancinando
Eu confio em você
Mais do que qualquer outro
Mas a sua presença me faz querer morrer
Mesmo que eu já me sinta morto
Eu sei que você não quer me aborrecer
Porém a gana é minha paixão
Nada que faço, consigo exercer
Meu desprezo, meu padrão
Se a vida acabará, pra que ter esperança?
Se eu existo por existir
Então por que a vida ainda me cansa?
Eu não consigo não mentir
É que eu não tenho mais confiança
Minhas frases, todas, eu tenho de planejar
Por isso eu sempre devo me conter escuso
Talvez eu devesse parar de tentar
Mais do que incompleto, eu me sinto tremifuso.
E mesmo que eu esteja apaixonado
Eu sinto que nada nunca deveria ter acontecido
E garanto que não chegarei ao meu culminado
Pois a incerteza me instiga nunca ter nascido
Renovação
A Páscoa é um tempo de renovação,
Mas que renovação é essa afinal?
Se a vida é só sofrimento e aflição,
E a morte é inevitável e fatal?
Entre a luta do bem contra o mal,
Não há esperança de paz e união,
A vida é um eterno carnaval,
Onde impera a dor e a desilusão.
Mas eu não me curvo ao desespero,
Nem desisto da luta interior,
Acredito que há um caminho certo,
Através da nossa evolução,
Podemos alcançar a nossa redenção,
E transformar a nossa vida em luz e amor
Sob o Manto da Angústia
Compreendo que o mundo é um fardo a carregar,
Às vezes, enlouquecemos nessa jornada,
A realidade, qual pesadelo a nos assombrar,
Ferindo a alma em cada madrugada.
Na vida, somos versos dissonantes,
Em um poema que a loucura recita,
Nossas mentes, labirintos errantes,
Buscam uma luz que a dor mitiga.
Oh, Augusto dos Anjos, mestre da angústia,
Em tuas pegadas, traço meu caminho,
Nesta poesia, mergulho na tormenta,
Explorando o abismo, de olhar mesquinho.
Que este poema, em sua negra essência,
Seja um tributo ao teu estilo, em obediência,
E que na dor e na sombra, encontremos a ciência,
Da vida, da morte, da nossa existência.
A PANDEMIA
Há um vírus que assola a humanidade, muitos se encontram loucos, outros assim como eu, permanecem intactos. Dos que foram infectados, sabe-se que o coração parece palpitar mais alto, o estômago balançar friamente, e há quem diga que até cego pode ficar.
Muito ouvi dessa doença, mas não me cheguei a contaminar, às vezes penso que seja mentira, uma história para crianças naná. Certa feita, achei estar doente, mas não passava de ilusão, era uma simples gripe, causada pela mudança de estação.
Indago-me se a demora para adquirir a doença, seja um presságio de que quando eu alcançá-la, terei de morrer impiedosamente. A verdade, é que meu organismo já sofreu demais com outras doenças, quiçá por isso me proteja de forma excessiva, sendo essa, a forma que eles encontraram para cuidar-me do mal.
A calamidade se espalha cada vez mais pelo mundo, para alguns se assemelha há Lactobacillus, que mesmo sendo bactéria, traz benefício ao corpo, para outros como eu, são uma grande incógnita, trata-se de uma doença contagiosa; seu nome? Amor, para quem gosta, dor, aos que foram feridos, e ficaram sem resposta.
