Textos de Dignidade

Cerca de 295 textos de Dignidade

⁠Eu sou uma Top Loba e tenho orgulho da mulher que eu me tornei
Orgulho da minha idade, da minha maturidade
De ter chegado até aqui com muita força de vontade
Dos perrengues que passei sem perder a dignidade…
Eu sei que o tempo ta passando, as marcas tão ficando, que minha energia tá acabando… mas esse sentimento de jovialidade continua dentro de mim e me dá toda liberdade pra eu fazer o que eu tenho vontade. E é isso que me torna assim, uma mulher de verdade! #toploba #toplobapode #angelmancio

Inserida por AngelMancio

⁠Seja uma boa árvore!

O espelho da vida sempre vai refletir quem somos realmente.

“Vocês podem descobri-los pela maneira como agem, assim como podem identificar uma árvore pelo seu fruto.

Vocês nunca confundirão uma videira com um espinheiro!

Ou figos com ervas daninhas! Por isso, as árvores que dão frutos que não se podem comer são cortadas e atiradas no fogo. Assim, o meio de identificar uma árvore ou uma pessoa é pela qualidade dos seus frutos” (Mt 7‬:‭16‬a,19‬-‭20‬)

Ninguém colhe bons frutos quando a árvore está contaminada ou doente. Adube a terra, regue seu plantio, viva a sua vida da melhor maneira e peça a Deus para afastar seus inimigos e lhe dê muitas vitórias e fé.

Inserida por MonicaCampelloAutora

⁠"Reconhecer um erro, independentemente de sua origem e proporção, abrir o coração e desculpar-se sinceramente por tê-lo cometido, caso ele tenha afetado de forma negativa, direta ou indiretamente outra pessoa, passando por cima do orgulho e da vaidade, dominando o próprio ego é um gesto louvável e não um ato de humilhação e submissão.
Para tal feito, é preciso muita coragem e um grande senso de honestidade, dignidade e justiça.”
- Flávia Filgueiras

Inserida por flaviafilgueiras

⁠"Pense nas inúmeras vezes em que você
comprometeu quem você realmente é, ou os seus desejos e sonhos, ou aquilo que você acredita ser o melhor para você, na tentativa de agradar, de ser aceito ou de se encaixar em padrões e lugares que cerceiam sua essência e sua liberdade.
Reflita profundamente sobre todos os pensamentos, sentimentos, emoções e sensações que surgiram dentro de você durante os momentos nos quais você vivenciou tais experiências. Refletiu?
Agora jure a si mesmo, nunca mais comprometer a sua integridade novamente e garanta de forma inegociável o cumprimento desse juramento."
- Flávia Filgueiras

Inserida por flaviafilgueiras

⁠ Medos Revelados

A verdade é um caminho
Que muitas vezes dói
Mas é preciso encará-lo
E nunca deixar para depois

É fácil se perder
Entre ilusões e desejos
Mas a verdade sempre aparece
E nos mostra os nossos medos

Por mais que doa a ferida
É preciso deixá-la sangrar
Para depois cicatrizar
E em frente poder caminhar

A verdade é uma libertação
Que nos faz voar em liberdade
E nos mostra o caminho certo
Para seguir com dignidade

Por isso, não tenha medo
De encarar a verdade de frente
Pois só assim poderá encontrar
A paz interior que se sustente.

Inserida por francisco_dantas

⁠"Ser mãe é um desafio, criar seus quatro filhos na ausência do pai, sobreleva ainda mais aquela dificuldade, mas fazê-los homens por seu exemplo de dignidade, força, perseverança e luta, é algo de um valor inestimável, não somente para mim, mas como exemplo para com todos a sua volta.
Parabéns à minha mãe, e assim também a absolutamente todas essas mulheres maravilhosas das nossas vidas."

Inserida por wandermedeiros

⁠⁠"Invariavelmente somos criticados por nossas ações, então medidas pelos resultados, e não pelo empenho vertido na sua prática.
Mas somente você é capaz de saber o tanto de suor e lágrimas já despendeu em cada uma de suas lutas, o quanto foi capaz de superar e seguir em frente.
Portanto jamais permita que diminuam a dignidade da sua jornada, e o mais importante, nunca desista de persistir lutando, ao fim e ao cabo, seu desejo irreversível de vencer indiferente as críticas e circunstâncias é só o que importa e o que faz toda diferença."

Inserida por wandermedeiros

⁠"Pensar ainda é o mais instigante feito da engenhosidade humana, fazê-lo de forma crítica e fundada, sem se deixar conduzir por mitos ou paixões, nisso é que reside, dentre tantas, a maior dificuldade.
E veja, não se deixe enganar, não serão seus títulos de honrarias ou propriedade, que lhe farão ser lembrado na posteridade, porque tudo isso o tempo corrói, mas a expressão da força das suas ideias e a dignidade dos seus ideais, esses, quando verdadeiramente autênticos, permanecerão eternos."

Inserida por wandermedeiros

⁠Cada um de nós tem sua história, sua origem e circunstâncias. Cada um enfrenta suas dificuldades e vive suas vitórias. A vida é ilimitada em possibilidades e dimensões da conquista, da realização pessoal. Alguns chegam rápido em seus objetivos, caminham por estradas amplas, retas, sem a necessidade de se preocuparem e investirem tempo em outra coisa além da própria formação, aproveitam a estrutura oferecida e realizam seus ideais. Benditos sejam! Que sua estrela brilhe e seu mérito seja considerado, respeitado, são espelhos na sociedade. Outros caminham por trilhas mais distantes, às vezes precisam desviar o rumo almejado para atender outras demandas, ciclos que surgem fora dos planos e exigem renúncias, mas que felizmente findam. O tempo passa, porém, por deveras, um caminhante ainda está sujeito ao engano, achando que finalmente é chegado o momento de retornar ao centro da própria estrada, quando descobre que de uma demanda sanada outras se desdobram... Haja mais força, calma e resiliência para seguir caminhando. Por bem, a história da humanidade guarda exemplos de superação que inspiram a um cristão que ainda almeja seu lugar ao sol, homens comuns também conjugam o verbo vencer.
Quando penso nas voltas que a vida nos leva a dar, me vejo sorrindo, pois sei que um dia todos vamos lá chegar. Entre alguns tropeços, passos curtos e largos, entre aparentes desvios, trechos sinuosos e chão firme, vejo um fio que conduz à retidão e me convenço de que quem tem a dignidade como aliada está sempre caminhando no centro da própria história.

Inserida por bonazoni

⁠Quando você vê que está atrapalhando é a pior sensação que existe .
É melhor parar de tentar encaixar a pessoa no seu mundo sendo que ela é de outro planeta, *inalcançável* !
Aí você percebe que você é a única pessoa que está se acabando por dentro e sua *_dignidade_* junto . Se é que ainda tenha alguma dignidade .

Inserida por tamilis_oliveira

Quando abandono é sinônimo de ingratidão.

Até pais, avós, etc., mesmo sendo mais novos que alguém bastante idoso, podem vir a ser abandonados, esquecidos, por aqueles que um dia, por uma vida inteira, cuidaram deles. Isso se chama ingratidão e falta de compaixão.

Ou seja, não precisa ser muito velho para vir a ser abandonado; há muitos interesses mesquinhos que levam pessoas a abandonar outras, e isso nada tem a ver com idade, necessariamente, mas com dignidade, caráter e senso de humanidade.

Inserida por MonicaCampelloAutora

NOSSA HISTÓRIA DE VIDA
Autora; Profª Lourdes Duarte


A cada dia construímos nossa história. Sem pensar conquistamos um lugar no mundo e escrevemos letras por letras de uma história que só acaba com a nossa partida para outro plano. Que ela seja repleta de capítulos com bons exemplos e outros tomem como lição e torne a ler, sempre que for preciso.

Deixamos brilhar a nossa estrela, sejamos como elas, com brilho próprio. Que saibamos construir os nossos caminhos e não apenas, andarmos por caminhos que os outros construíram.
A vida não é feita só de acertos ou vitórias, mas é com a vida que aprendemos mais.

Se o capítulo que escreves no presente, não seja como esperavas, voltes ao passado e penses nas sementes que semeastes ao longo da vida. As de hoje são frutos das que foram semeadas anteriormente.

Tudo que construímos tem objetivos, um deles e quem sabe o mais importante é ser feliz. Se temos de esperar a felicidade ou se temos que espera colher as boas semente que que lançamos hoje no solo da vida, tenhamos o cuidado de selecionar essas sementes antes de ser lançadas ao solo. Se for para semear, então que seja para produzir milhões de sorrisos, de solidariedade e amizade e que os frutos colhidos sejam bons e gere felicidades. Dessa forma, a nossa história diária será marcada por capítulos que merecem ser lidos.

Lembre-se, a caminhada ainda não terminou a realidade te acolhe, sonhas com tua vitória, luta por ela e constrói a tua história com dignidade.

Inserida por lourdesduarte

⁠A DOR DA SAUDADE
Um dia eu fui feliz, mas não percebi. Saí em busca da liberdade, foi aí que a perdi. Sentindo-me preso e angustiado eu quis voar alto. Sem pensar me joguei num abismo, foi apenas um salto. Lá encontrei prazeres, sorrisos e muita falsidade. À noite tem festas, encantos, mas também tem maldade. Perdi a família, amor, dinheiro e até a dignidade. E quando acordei já não tinha mais tempo, infelizmente era tarde. Não sei onde busquei, também nunca encontrei essa tal liberdade. Hoje vivo sozinho, doente, velhinho e com a dor da saudade.

Inserida por EdilsonVale

⁠"Bússola da moralidade, luz que ilumina o caminho da justiça e pedra angular da virtude. É a honra. Sustenta a estrutura do caráter e integridade, guia a tomar decisões que respeitem a dignidade humana e verdade, norteia e dirige na direção do que é certo nos mantendo firmes em nossos princípios, mesmo diante das adversidades."
Sergio Lopes de Souza Junior

Inserida por slsj2001

⁠Fazer uma pessoa se sentir mal por algum tempo, como resposta reflexiva a uma injustiça praticada. É menos prazeroso e satisfatório do que causar uma mudança significativa em seu caráter. De modo, que esta pessoa deixe de produzir maus hábitos e estimule o bem comum por onde passar.
Thiago S. Oliveira (1986 a)

Inserida por TH_Historiador

⁠...o que é a justiça para o injustiçado, se não, uma utopia. O que é a justiça, se não, os anseios dos mais abastados, que procuram saciar a sede de poder.
Justiça que justifica a violência do mais forte sobre o mais fraco ou justiça que oprime o ignorante em favor do esclarecido?
Justiça sempre terá um significado relativo à cada indivíduo.
Thiago S. Oliveira (1986 a)

Inserida por TH_Historiador

⁠ ⁠Luto por melhorias para todos. Inclusive para aqueles que só críticam, são maldizentes e possuem caráter egoísta.
Acredito no bem comum, na dignidade e na ética. Minhas conquistas são por mérito, e não por bajulação.
Tenho fé que o bom exemplo dissipe as trevas das mentes beligerantes, permitindo que sejam libertas e cresçam em espírito fraternal.
Minha maior batalha, ainda, é a favor da sabedoria filosófica, tão combativa ao sagaz "idiotismo".
Thiago S. Oliveira (1986 a)

Inserida por TH_Historiador

"⁠Na guerra sou um soldado de elite, preparado para suportar as dores e superar as adversidades. Minha meta é conquistar o objetivo com sucesso e mostrar para a tropa que todos podemos mais.
A medalha é consequência, porém, o que importa de verdade é ser respeitado e admirado por quem eu sou, pelo que represento na vida do meu próximo.
Seja você a mudança, a força, a determinação e a verdade que tanto exige das pessoas."
Thiago S. Oliveira (1986 a)

Inserida por TH_Historiador

⁠“Entender é menos empático do que compreender, ser empático é menos humano do que ser altero. Por isso, ainda que, para mim, a democracia seja tão ou mais utópica do que o comunismo, por dignidade de caráter, sempre respeitarei o direito de discordância, independente dos estereótipos apresentados.”
Thiago S. Oliveira (1986 a).

Inserida por TH_Historiador

LIMITE HUMANO – DOM JAIME SPENGLER

Qual o limite humano? Qual o limite do suportável pelo ser humano? Estas são questões importantes para quem se sente atingido por situações e contradições de todo tipo: violência, dependência química e virtual, corrupção, terrorismo, exaltação da subjetividade, promoção do conforto a todo custo, descaso com o meio ambiente, negação de Deus.

O atual estilo de vida, a atual cultura estão ligados ao saber e ao poder. Por esta concepção, tudo é visto como objeto de conhecimento e manipulação. Assim, o saber é compreendido e assumido como meio para chegar ao poder! Predomina o slogan: "saber é poder"!

Neste contexto, possibilidades de entender a realidade por meio das dimensões sapiencial, simbólica, mitológica, teológica e espiritual são desqualificadas e até ridicularizadas. O que importa é a racionalidade que tudo pretende manipular e dominar.

No entanto, por mais potentes que sejam as forças que regem a racionalidade, surgem sinais que revelam a fragilidade de tais forças. A racionalidade certamente tem valor, mas não se pode esquecer seus limites e os limites que ela impõe.

Um ser humano não é alguém que está sobre as coisas e sobre os outros, mas é alguém que está com as coisas e com os demais. O meio ambiente e a natureza não pertencem ao ser humano, antes é ele que lhes pertence e deles participam.

A pessoa humana é um ser em relação: consigo mesmo, com os demais, com o meio ambiente e com Deus.

Compreender o ser humano como imagem e semelhança de Deus impele a ver, pensar e compreendê-lo como filho de Deus e irmão de toda humana criatura. Neste sentido, a fé proporciona abertura para o grande Outro e, iluminando as relações com os outros e com a natureza, descortina a autêntica condição da racionalidade. Ela pode ser vista como profundamente humana, pois explicita o que há de mais humano no ser humano: reconhecer a capacidade de transcender-se, de sair de si, de ser mais, de superar limites; saber que pode tanto, mas não pode tudo!
Porque imagem e semelhança de Deus, o ser humano está continuamente criando, participa continuamente da obra da criação. Além disso, é convidado a jamais perder de vista a condição de filho de Deus e nela sempre crescer.

Neste contexto, qual é a missão do ser humano no mundo? Aquela de auxiliar na criação de um mundo mais humano, integrado e integrador; onde seja mais fácil amar e menos difícil a solidariedade, a fraternidade, a construção da paz e da justiça.

O cristão - sobretudo o intelectual cristão! - é convidado a viver a partir dos valores do Reino anunciado por Jesus Cristo. Mas não só! É também exortado a inspirar iniciativas que considerem a dignidade e o lugar de tudo o que existe na ordem do universo.

Infelizmente, o espírito dominante da época não favorece a integração humana do limite. De muitos modos o ser humano é induzido a desconsiderar os próprios limites e tudo o que o cerca. Tal situação tende a produzir desequilíbrios e enfermidades, como autonomias exacerbadas e/ou deprimidos de toda espécie.

A realidade humana é como um pântano que adere à pessoa e pode fazê-la afundar. Esta realidade dificulta ou torna muito trabalhosa a tarefa humana fundamental: alcançar o autoconhecimento e amar o que não se vê nem pode ser alcançado pela lente do microscópio, por ondas eletromagnéticas ou por imagens. Reconhecer e acolher o próprio limite propicia possibilidades de sua integração e superação.

Inserida por carlosmachado67