Textos de Culpa
... Eu costumava me culpar, e dizer: "Eu não aprendo!"
Mas hoje percebo que a culpa não é minha. As pessoas partem por que tudo na vida passa, tudo permanece em eterno e imutável movimento... Assim são as moléculas, as micro partículas, os pensamentos...
Ninguém entra em nossas vidas pra ficar. Um dia, de uma forma ou de outra elas partem. A Lembrança e a Saudade tomam seu lugar.
A beleza e a plenitude dos animais é destruida
pelo ser humano quando aprisionados.
Somos culpados pela extinção de várias espécies
por mero capricho.
Lazer, Prazer, Comer, Vestir?
O que nos diferêcia das outras espécies?
Somos racionais? Será?
Temos opções... não precisa ser assim.
Os animais não foram feitos para nos servir.
Deixemos a natureza em paz e os animais livres
para serem eles mesmos.
Pare e pense...
Reflita um pouco sobre o que já fizemos com a natureza e o que esta por vir se não mudarmos nossos hábitos e valores.
Mais amor e compaixão por favor...
Eles merecem!"
Perdi a culpa.
Caiu, largou-se de minhas mãos.
Mas quando olhei, percebi que ela estava intacta.
Porém não mais em minhas mãos.
Pensei em pegá-la de volta.
Hesitei.
Me afastei um pouco dela, uns 3 ou 4 passos.
Continuo a vê-la no chão, intacta.
E a cada dia tomo a decisão de dar mais um passo para longe, longe o suficiente para que meus olhos não mais a veja, e eu…
Bom, e eu vou encontrando outros sentimentos pelo caminho, que antes, com as mãos cheias de culpa, não conseguia pegá-los.
Recado pra você
Você fica se desculpando por tudo, quando na verdade a culpa nem e sua , os culpados nem ao menos se importam com sua dor, aprenda a ser um pouco mais egoísta , pois o mundo em que você tem vivido tem sido egoísta com você , tem te machucado tanto que você nem sabe por onde começa a sua recuperação, guarde seu amor para aqueles que realmente se importam, caso contrário o mundo acabará com você mais cedo do que você imagina. Tente ficar melhor , o único sentimento que você tem causado nas pessoas é pena e nada mais , não deixe que sintam pena de você , levante sua cabeça e faça com que toda essa dor seja amenizada , esqueça quem não mereceu todo esse amor que você ofereceu , quem recusa o amor hoje pode sentir falta depois , mas já será tarde demais , faça seu coração parar de chorar, não faça isso pelos os outros , faça isso por você . – Atenciosamente : Sua consciência .
Que você possa cumprir o que planejou sem peso e sem culpa.
Que você possa colocar todas as ideias no lugar e pensar racionalmente em tudo que de fato você merece e se esforçar para que isso aconteça.
Que você possa sempre saber do seu valor, da sua capacidade de amar e ser amada, da sua essência e de seus valores e princípios.
Que você possa seguir uma crença, mesmo que seja de não seguir crença nenhuma, mas que o lema "paz e amor" se instale na sua vida e no seu coração.
Que você possa ter afetuosos e sinceros amigos.
Quando a relação não dá certo o meu coração leva a culpa como um pirata que rouba o tesouro dos outros;
E sei que não adianta reclamar ou chorar o perdido no passado;
Não me permito lamentar o amor perdido, mas eu nunca me desespero para me encontrar nesse caminho;
O teu coração encherei de pétalas de rosas para que te convença que o meu enfeitar é o seu tudo;
Acredite eu reconheço toda minha culpa e estou arrependido
Sei que te contei bastante besteiras e loucuras ou te deixar furiosa
Mas Pense um pouco porque algumas das palavras que eu lhe disse vieram sem pensar
Creio que quando minhas lagrimas pararem de cair e quando o sol abrir, você ira me perdoar
Por favor cuide do meu Coração pois sei que ele ainda está com você, e lembre-se que eu sempre te amarei.
Certo ou errado, assim que eu penso !
E se eu tive culpa? Claro que sim, mas você também meu amor. Eu posso ter errado em não ter te dado um voto de confiança, em não ter acreditado que você podia mudar, mas também, outra pessoa em meu lugar não acreditaria, não esqueceria fácil todas as vezes que você aprontou... Mas e você heeim? Não acha fácil mudar depois de promessas minhas que nós íamos ficar juntos? Queria ver você mudar porque me ama e não porque eu te prometi estabilidade, queria ver você mudar por perceber que não estava certo me magoar daquela forma, queria ver você mudar pra me provar que o seu amor por mim é grande e porque acima de tudo, você teria percebido que essa era a única forma de conquistar minha confiança e de fazer com que eu me entregasse POR INTEIRO a você! Talvez o nosso amor não tenha mais volta, eu sincera e infelizmente acredito nessa hipótese, apesar de o meu amor por você continuar o mesmo e a paixão só aumentar cada vez que eu te vejo ou somente escuto sua voz, nós chegamos a um extremo que eu não sei se volta. Eu tirei você da minha vida e você me deu uma chance de te esquecer, vive sua vida sem me incluir se quer nas suas lembranças. E isso, ao mesmo tempo em que me deixa feliz, também me deixa triste. Feliz por você estar feliz, nada me tranqüiliza mais que saber que você esta bem. Mas, também triste, porque a cada dia que passa minha certeza de que você esta saindo de vez da minha vida só aumenta. São tantos pensamentos mútuos que eu acabo ficando confusa, esse meu temperamento inconstante ultimamente tem explicação, e apesar de saber, não aceito, não ajo racionalmente e minha mente regride a infância por não aceitar e conseguir viver com o fim desse amor. Você não vai sair de meus pensamentos, até mesmo porque eu não quero. Apesar de tudo que aconteceu entre a gente, os momentos felizes são mais fortes que os tristes e eu não quero te esquecer porque eu agradeço a Deus todos os dias por ter te colocado em minha vida. Quase tudo que eu sou hoje e tudo o que eu amadureci foi graças a você e a nossa história, além do mais, sua amizade sempre foi importante, sua presença me traz alegria e segurança e você sempre soube disso. Obrigada, você foi e sempre será o meu grande amor, o meu melhor amigo!
Ah muito tempo atrás... :(
Todo coração tem um desejo
De um novo tempo, para novos recomeços
Livre de qualquer culpa e preconceitos
Eu sei que preciso
Com toda força e desejo
De um gesto puro
Que me livre dos rumos inseguros
Dos quais andei com receio
Para que assim Ela não tenha mais medo
De se entregar Ao meu amor verdadeiro
Então, talvez eu diga sem medo
Que do amor fui refeito E por entre janelas
Não há rosa mais bela
Do que aquela
Que em meu jardim Fui semear
É incrível como as pessoas conseguem ser cruéis ao ponto de culpa-lo por só saber obedece-las. Somos nós quem não sabemos escolher quem amar, e somos nós quem o amaldiçoamos. Ao não sermos capazes de aceitar a culpa, de amarmos quem não merece, culpamos o AMOR, dizendo que nos traiu (O amor não tem olhos, ele apenas obedece ao que tu o levas a sentir), coitadinho do AMOR.
Mas Amor, eu Coração, conheço-te a ti Amor, as tuas graças e maldições (Pela culpa que te jogam).
Ao menos escrevo
Continuo fria e dispersa. Colocara a culpa no medo, agora coloco na covardia. Nada se aproxima dos planos de menina, nem dos planos “menos menina”. E o que eu queria era ter palavras para mentir que estava vedada e não vi as coisas acontecem (nem vi a verdade contida nos meus anseios).
Desejava namorar alguém que me fizesse explodir de paixão (desatada em olhos alheios). Desejava ter ciúmes. Desejava morrer de ciúmes, sem bem conseguir dormir; pasmar de amor, sem conformismo e com ingenuidade; passar dia, noite, e madrugada com o pensamento preso, em horas soltas; roer as unhas de ansiedade para aquele alguém chegar, de ansiedade para saber se o futuro imitará o presente na sensação de que, todos os dias, a felicidade será buscada, ainda que dolorosamente. Desejava ser castigada pela força de vontade em não esmorecer.
Desejava imaginar coisas ridículas; não perder traços de ímpetos infantis enquanto (incomensuravelmente) apaixonada. Desejava dois minutos de apreciação, depois de horas de saudade.
Desejava, e desejava tanto. Mas não esperava que o desejo precisasse ser confeccionado com as minhas mãos.
Não esperava lágrimas de espera - de espera vazia (mesmo depois das lágrimas). Não esperava o costume dos meus olhos e o compensar do meu coração; que a mágoa viesse seca a ponto de ser narrada e escrita no papel, e que atribuiria a culpa do meu mau desempenho, frente ao que aspiro, a mim mesma!
Não esperava que minhas metas tornariam-se objeções vivas, vivas e latentes, racionais e distantes. São tão minhas as metas... Não porque são únicas, mas porque os sintomas, as reações que causam, são tão minhas!
O presente nada mais é que uma oportunidade de projetar o que há de vir. O presente que não é uma condição para o futuro, não é o meu tempo. É minha náusea.
Sinto-me livre, porque já vivi acorrentada à angústia de dizer - ainda angustio respostas pendentes com esforços que não bastaram para alcançar os desejos graves e intensos, sem repouso, sem ornamentos.
Esperava, pois não tivera hora marcada com os acontecimentos.
Agora é sim, ou não: Nada entre, nada mais.
FOGO.
"Céu nublado,
coração carregado.
De culpa,
angustia,
e de fogo.
Uma chama que te chama.
Esse fogo,
que alastra pelo meu corpo.
Que me diz que sou muito para todos,
que ninguém tem paciência,
e sabe cuidar de mim como você.
Como se eu não coubesse em lugar algum.
Então eu coloco a mesma máscara todos os dias,
um sorriso estampado,
de sonhos não realizados.
Um sorriso estampado,
de sonhos não realizados.
Posso estar a alguns quilômetros,
ou alguns anos de você,
mas nada vai te tirar de mim.
Só queria te dizer que a única coisa que eu quero,
é lhe fazer feliz,
na nossa diretriz.
Mas que sem nenhuma razão,
eu sei que eu tenho a mania de estragar tudo,
sempre.
Por não saber o que falar,
não saber o que fazer.
Saiba que nunca vou me desculpar pelos meus erros,
e danos que te causei.
E faço essa canção,
para me expressar,
já que não posso falar,
que eu entendo,
que você não pode mais ficar.
Não vou atrapalhar.
E faço essa canção,
para me expressar,
já que não posso falar,
que eu entendo,
que você não pode mais ficar.
Não vou atrapalhar.
Será que somos todos iguais? Alguns nos vêem como diferentes. Será culpa da nossa indisciplina, humildade ou soberba?
O tratamento de igualdade é um direito adquirido de todos. E a justiça tem por função proteger os iguais, quando são tratados de formas diferentes.
A nossa igualdade parte do princípio de que todos somos seres humanos, mas no que se refere a determinados seguimentos dentro da sociedade, existem regras a seguir.
Elas fazem com que desperte dentro de nós, as diferenças internas que carregamos. Pois na realidade somos únicos, apesar de nossas semelhanças.
E quanto a igualdade, ela deixa de existir quando na sociedade somos classificados dentro do status que adquirimos. Portanto, será que somos mesmo todos iguais?
Entendo que, para o mundo é mesmo mais fácil colocar a culpa no “amor” .
Bem mais fácil do que simplesmente assumir que o ser humano as vezes é burro mesmo.
Ai eu percebo que nasci no mundo errado, no tempo errado.
Ou talvez a errada seja eu.
Porque meu mundo gira em torno do que é verdadeiro, e eu me recuso a participar de toda essa palhaçada espalhada por ai.
Um monstro chamado culpa.
Uma grande culpa faz parte de mim agora. É como se eu tivesse um filho carregado junto a mim, e meu dever fosse mante-lo vivo, é assim que tenho me sentido com a obsessão de ficar magra - ridículo, não?-. Pois bem, isso é só mais um desabafo, não é um texto bonito. Parece que os dias lindos que eu ia dormir comendo chocolate, sumiram. Na minha mente atual, só me passa pela cabeça que eu não posso comer, se eu comer, eu passarei mal e aí tudo vai piorar. Assim tem sido de uns dias pra cá. Se isso está me preocupando? Sim, está. Eu nunca fui de ir ao mercado, comprar mil coisas para comer e deixar tudo guardado, por medo, por culpa. Desde quando um ser humano normal faz isso? Ridículo, imaturo, são esses os nomes que eu deveria dar para isso. Mas não consigo, por mais que eu tenha consciência de como é, não consigo voltar a ser menina que era feliz sendo chamada de gorda pelos amigos. Não consigo mais me olhar no espelho antes do banho. Isso se tornou um monstro dentro de mim e eu não estou sabendo lidar. O problema disso tudo é isso, eu não sei o que fazer e isso está me matando.
Sei que não tenho culpa se algumas pessoas, de tão
falhas, não conseguem corresponder o melhor delas que há em mim.
E aprendi cedo que ao nosso lado permanece quem o faz por merecer; e que junto a gente só fica quem, diante de todas as outras as tentações em ir, fica.
A receita é essa e é esse o caminho.
Mas, espere aí, eu preciso mesmo falar:
Dói. Ser magoado dói.
Se quer sair, vá sem fazer estrago, sem fazer bagunça.
Porque o nosso sentimento não tem culpa em não ser correspondido.
Que bom seria se as pessoas pudessem viver o que deixam em nós.
Primeiro, porque saberiam o valor que a gente dá, e quão grande e especial podem ser enquanto permanecem aqui. Assim, talvez, saberiam melhor sobre o valor de si mesmas, e não desceriam a tão pouco.
Depois, porque ao nos magoar, sentiriam todo o amargo que é ter que destruir o que não quer ficar dentro de ti. Sentir nosso coração pulsando rápido de tão comprimido. Nosso estômago revirando, como se quisesse pular pra fora só pra te dar um novo motivo a perseguir. Ficar ouvindo todo o estraçalhar que faz uma dor que se espalha, todo o martelar que tritura um coração ferido.
Mas, não. Ainda não é o tempo de as pessoas saberem que são elas que perdem quando não sabem ponderar a forma pela qual nos deixam.
Tudo é tão simples. Tão fácil. Basta ser verdadeiro. Basta ser LEAL.
Não se sacaneia o sentimento alheio. Toda essa covardia, pra que?
Eu fico assim, comigo mesmo, pensando: a gente nunca sabe o que perde, quando não sabe valorizar o que tem.
Algumas pessoas nunca vão saber.
Perder amigos e amores dói. Ser obrigados a matá-los em nós, nos crucifica.!
Portanto, se quer ir, que vá. Mas, sem barulho. Sem estardalhaço. Não me obrigue a passar a odiar tudo o de bom (de você) que guardo em mim.!
Acontece que minha pseudo-intelectualidade aparece apenas na madrugada. A culpa não é minha se o efeito do café quente só vem a noite. E cá estou com milhares de ideias que deveria ter tido de manhã. Mas não tive, e tenho agora. E agora, ao som de Cícero, eu posso olhar para mim e me perguntar: o que tens feito da tua vida? Paro e penso que as vezes estou apenas passando pela vida sem realmente vivê-la. Olha para mim e me vejo chorando por dentro. Talvez a culpa não seja realmente minha por me sentir impotente. Por me sentir deliberadamente estranha a cada vez que entro dentro dos meus pensamentos. Novas sensações, novos sentimentos que tenho medo de ir fundo.
Eu sei, não sou uma pensadora, eu só sou uma mortal com problemas mínimos. Então me calo.
A culpa é de Darwin
Caro leitor, andei pensando muito ao ver as ultimas noticias imparciais (parcial), dos telejornais neste nobre país. São tantas coisas acontecendo, caos na educação, saúde publica, segurança e política, que refleti comigo mesmo, que o meu desejo era voltar no tempo! Sim, voltar no tempo, mas não para avisar as pessoas de como esta ruim, pois não adiantaria, não para sugerir soluções ou mostrar o caminho das coisas, pois de nada adiantaria.
O meu motivo para voltar no tempo e muitos e muitos anos atrás, seria para cometer um crime, sim, mas não se espantem, seria para o bem de todos os brasileiros, pois pensando muito sobre o que acontece no país hoje, eu mataria o Darwin, aquele da teoria da evolução, de se adaptar para sobreviver, evoluir, sei que surgem duvidas sobre isso e até certo espanto ao correr os olhos por estas linhas mal escritas.
Cheguei à conclusão de que o brasileiro é fã de Darwin, que os políticos leram e releram sua grande obra e se assim não fizeram, assimilaram suas palavras de forma inconsciente, pois para onde olhamos vemos sinais de que as pessoas desde belo país aplicam teoria tão antiga quanto nossos governantes.
Durante toda a história deste país, a população de uma forma geral se adapta as circunstancias, arrumando novas formas de conviver com a sociedade, planejando e articulando para sempre tirar vantagem. Em uma comparação grotesca, Darwin esta para políticos, malandros e corruptos, assim como Deus está para os religiosos, é uma divindade, suas palavras são seguidas e difundidas e não há perspectiva de mudanças no horizonte.
Vemos promessas, vemos acusações e vemos aperto de mãos como se tudo fosse natural, igual e banal, estamos tão acostumados com esse jogo de interesses e falta de escrúpulo que achamos tudo muito natural, não nos assustamos e nem nos indignamos mais, talvez todos sem saber aderimos a sua teoria.
Bem, talvez para não ser tão radical, nem ser acusado de assassinato de uma das figuras mais importantes da história, levaria comigo nesta viagem do tempo, jornais, revistas e demais adereços para mostrar para tal criador, que os brasileiros destorceram tal teoria. Quem sabe ao divulga-la, ele escreveria uma nota de observação ao final da sua teoria da evolução, exceto para os brasileiros, políticos, malandros e afins.
Você não sabe se o sentimento é de raiva, culpa, desgosto. Difícil saber se é pior a decepção ou a perda. Amor, eu peço até desculpas se for um equívoco, mas não acredito mais em sua felicidade. Pode ser até que você tenha levado a outras pessoas, a outros corações. Para mim você só me trouxe felicidades momentâneas e mágoas eternas. Por educação minha mãe sempre me ensinou a dar uma segunda chance com quem falha conosco. Mas, amor, eu te dei várias, e em todas elas você vacilou comigo. Pode ser que seja castigo do universo por algo que errei e não me dei conta. Bom, e falando em se dar conta... Eu me dei conta de que não combinamos. Sinceramente? Nunca fui com sua cara. Você sempre me deixou fraco, bobo, um idiota cheio de expectativas, que acabaram se tornando grandes decepções. Faça um favor a nós dois; não me procure, não queira me usar, não queira mais uma vez me iludir; se você não quiser que alguém fale mal de você. Você é um cara que admiro, não minto. Você faz bastante gente feliz. Mas não a mim. Você estragou músicas que eu adorava ouvir, por dedicá-las a nós, que as desmerecemos. Você estragou minha inocência em acreditar nas pessoas por fazê-las decepcionar a mim. Você estragou lugares que eu gostava de ir, mas agora me trazem más lembranças. O brilho que eu tinha nos meus olhos apagaram-se. Meu sorriso apaixonado se transformou em tristeza.
Fico na dúvida se fui eu que não nasci pro amor ou se eu não sei amar. É complicada essa historia de sentimentos. Prefiro guardá-los. E me abrir a outras formas de felicidade. Então caro “ex-companheiro”, te peço pra se retirar da minha vida. E nem me mande lembranças, pois eu só quero me lembrar do que me faz bem.
Fico grato.
Voce ja teve vontade de voltar no passado,mais nao podi e se culpa por varias coisas ...
eas as vezes a gente pergunta oque eu fiz na minha vida...
E entre uma e outras cooisas a gente começa colocar culpas nas pessoas ...
Tenta esquecer o amor da sua vida com outra pessoa e acaba maguando a pessoa que coloco sorrisos em seu rosto...
E volta tudo denovo em cada lagrima...,sem sorrisos...
A gente Perde o sorriso,e tenta procurar novamente onde perdeu...
E as vezes falamos,onde esta vou ficar com as magoas e trsitezas pra sempre...
A gente acha e quando acha cai feito papel...
E apenas uma pessoa pode sigurar a tristezas novamente e fazer completamente cheio de sorrisos...
Essa pessoa eu diria que e vc ...
