Textos sobre conhecimento

Priorizando sempre!!
Gosto sempre de priorizar em meus pensamentos o auto conhecimento , porque ele é a fonte inesgotável de aprendizado, de bençãos e aproximação a excelência.
É um caminho frente a verdade, a sabedoria divína, a luz , qdo exercido com seriedade e amor , despreendimento e coragem.
Qdo existe a compreenção desta linguagem interna , temos mais capacidade de realizarmos tudo aquilo que acreditamos e nos propomos.
Mais capacidade de entendermos a vida, de nós conciliarmos com ela.
Vamos caminhando e compreendendo na essência que:
O silêncio traz o conhecimento, que traz a sabedoria
O perdão , te da liberdade e traz a paz
A fé a sustentação tdo tempo
Que a gratidão , te conduz a caridade
Que a caridade , é o maior expressão de amor
Que o acumulo muitas vezes, empobrece e estagna a alma de desenvolver, e anula a sensibilidade
Que o amor é praticado através dos gestos mais simples e nobres, suaves, basta observar
Que quem anda a serviço é despreendido no amor, livre do orgulho e vaidade interna, e levam na mão o evangelho, construindo pontes solídas , e liderando nas suas atitudes a força da autoridade de jesus....O bem tdo o tempo, e transformando qualquer inverso em amor!!
Paz e luz
Simone Vercosa

Inserida por vercosa

⁠_“Você não tem conhecimento do que é um amor verdadeiro, meu caro, e isso é o seu maior obstáculo.”

_“É claro que sei o que é amor verdadeiro, sinto borboletas irritantes no estômago e, depois, aquela sensação melosa dos filmes!”

_ “O amor é o compromisso de viver com o mesmo indivíduo, mesmo quando ele cometeu erros e mesmo quando você está cansado de um longo relacionamento. E perdoe seus erros e busque melhorias, porque foi ele quem você escolheu para viver. É continuar apaixonada, mesmo quando já se passaram 40 anos de casamento e parece que foi ontem que você o conheceu.”
Enquanto conto para Elise, lembro-me do meu falecido marido e tenho saudades dele.
“Como eu gostaria de poder viver tudo de novo, só para abraçá-lo mais uma vez; foram 40 anos que parecem ter durado apenas um segundo.”

Inserida por SAFIRASOUZA123

█ SAGRADO E PROFANO

De posse de um conhecimento meramente especulativo e segundo um conjunto de regras ou leis, precariamente estabelecido como isento de falha, erro ou defeito, o indivíduo, com simplismo ou impropriedade, atribui os atos próprios como sagrados, e os de terceiros, se não lhes agradam, como profanos. É uma prática um tanto quanto precipitada porque é costumeira a condescendência com as próprias atitudes, bem como a contundência com as do próximo.

É oportuno esclarecer que neste texto não é atribuído ao profano o caráter clerical e sim o traço distintivo daquilo ou daquele que deturpa ou viola as coisas e direitos individuais; da mesma forma, ao sagrado é conferida a qualidade peculiar daquilo que se sagrou pelo uso e costume como bom para o espírito e/ou para o intelecto. As nossas palavras não se abeiram, pois, da Teologia, do Cristianismo, da Teosofia ou do Iluminismo.

O mundo está repleto de pessoas que julgam que sua faculdade de agir e também o resultado de suas ações são invariavelmente corretos; que seus vícios não se caracterizam como tal e que todos os pontos negativos que se somam em seu currículo aconteceram por obra e culpa alheia. Para estes, a vida estabelece como direito legítimo ou mesmo suposto, que se faça uma escolha, e a preferência rotineiramente se situa entre o profano e o sagrado; entretanto, qualquer opção por um ou por outro resvala numa certeza irrevogável: escolher uma coisa é renunciar a todas as outras.

Sob ótica geral, talvez para muitos, o sagrado e o profano, não se qualifiquem como tal e tampouco como prioritários, no entanto, um ou outro pode colocar-se nos pequenos detalhes que dão consistência ao dia a dia. Assim, os que estão afeitos a atitudes impolidas, escolhem o profano porque está de acordo com o seu caráter, mesmo porque a postura descortês é aparentemente mais rentável e pouco esforço exige; sem dúvida que para estes é mais satisfatório a recusa em ser perturbado pelo mundo e pelas pessoas ao seu redor, do que ceder espaços, muito embora por várias vezes e variados motivos se decidam por perturbar tudo e todos e ocupar espaços que não lhes correspondem.

Em determinadas situações a opção apoucada tomada por alguns nanicos é movida pelo ego (ísmo ou centrismo), que reclama direito ilegítimo, forçando que outros se tornem seus ser-viçais ou que se submetam à sua vontade - deteriorada por princípio e corrompida pela prática.

Para outros, é o da apatia, o estado de prostração e moleza. Para estes, o sofá é útil frente à televisão e quase não se presta ao exercício do acolhimento e troca de ideias com os que lhes compartem o lar. Em qualquer situação, diálogo recusado é entendimento perdido. Descartar a gentileza e a prosa significa desprezo à perfeita convivência. É oportunidade posta de lado, sem considerar que esta não costuma se repetir e quando repete, o objeto para o qual converge o desejo, provavelmente já terá perdido o sabor.

Profanidade a encontramos no homúnculo que incontáveis vezes escolhe não prestar reverência às pessoas ao negar-lhes o cumprimento, a cortesia, o sorriso, o pedido de desculpas; também é profana a usurpação de espaços restritos ou especiais, não permitindo o direito aos quem têm direitos.

Os que vivem em sociedade ou em comparticipação temporária ou demorada de espaços tem o dever, como elemento integrante, de conhecer e observar os costumes da vida social. Os que se recusam agir ignorando as formalidades e procedimentos que retratam boas maneiras e respeito entre os cidadãos, devem se encaminhar urgentemente ao adestramento...

A vida é uma sequência de uniões e separações. Por opção, por imposição ou necessidade ficam para trás, às vezes sem oportunidade de despedida, pessoas, lares e empregos, cuja satisfação deles advindos seria prazeroso usufruir por longo tempo. Se levadas a sério, todas as uniões serão sagradas, porque representam a somatória ou a multiplicação de bens que engrandecem ou esclarecem os agregados; de outro lado, os reciprocamente afastados por di-vergências ou desavenças, não devem jamais assumir o caráter de profanos, ou seja, cada qual atirando para todos os lados na esperança de que o outro seja atingido.

Lao-tsé, filósofo chinês que viveu no século 4º antes de Cristo afirmava: “a bondade nas palavras cria a confiança, a bondade nos pensamentos cria a plenitude, a bondade nas doações cria o amor”. O ensinamento é oriental, mas a sua prática deveria abranger toda a humanidade. A palavra compreensiva entrelaça a amizade e não a deixa esvair-se. O pensamento sensato organiza e rege a harmonia e o equilíbrio mental. A doação é a materialização do amor. Agindo assim fugimos do profano e adentramos ao sagrado. Necessitamos falar e ouvir palavras doces para que a vida manifeste todos os valores que o profano tenta ocultar. É urgente disciplinar pensamentos e projeta-los quando o sagrado lhes dá matizes multicores. A doação é o braço direito da caridade e assume a fisionomia do sagrado, pois que é a manifestação a sobressair o amor ao próximo e a resumir o amor a Deus sobre todas as coisas.

A vida não é apenas o que nos acontece, o que fazemos acontecer ou o que se recusa acontecer. Ela é a somatória dos momentos que se arquivaram no passado, dos momentos que impulsionam o presente em busca do futuro. Mesmo que esses momentos não sejam tão bons como é o desejo que fossem.

Cabe a cada um administrar a própria felicidade ou tristeza. Alegrias e mágoas são condimentos que temperam o dia a dia às vezes sem consulta ao paladar, e sempre por questões de sobrevivência é aconselhável aceitar o tempero por mais apimentado que seja.

O filósofo alemão Friedrich Nietzche, talvez escorado pela revolta, afirmou: “Deus está mor-to”. Não sabemos com que autoridade tenha firmado esse atestado de óbito. Talvez as suas palavras retratem uma alma atolada na solidão, talvez vitimada pela indiferença e desprezo, talvez ferida em suas mais caras aspirações. Hoje nos sobra a certeza de que morto está o filósofo Friedrich e que Deus permanece vivo em bilhões de corações.

Há pouco mais de dois mil anos, um Homem veio ao mundo para pregar amor, bondade, perdão e humildade. Muitos aprenderam, outro tanto, não! Para os que se demoram aprender, o profano lhes é sagrado; para os que pela conscientização guardaram na memória e nas atitudes esses ensinamentos, o sagrado lhes é profundamente sagrado.

Autor: Gérson Gomide

Inserida por GERSONGOMIDE

"Pense... reflita sobre seus conceitos".

Aqueles que não buscam o conhecimento e por si só cria a sua diretriz, não respeitando a hierarquia da vida ou do trabalho, querendo apenas satisfazer o seu ego e suas necessidades. Tende a fracassar. Pois não compreendem que assim como o corpo precisa de comunicação entre os membros, alma e cérebro; a vida e o trabalho necessitam de pessoas, pois ninguém consegue alcançar a excelência sozinho. Por isso temos a necessidade de viver em equipe. E o conceito de uma equipe, é um sistema desenvolvido por um trabalho com pessoas, onde todos se dedicam na realização de uma tarefa, onde geralmente um dos participantes assume a liderança. Esse, merece total respeito e confiança. Pois o trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimentos e agilidade, no comprimento de metas e objetivos compartilhados. Se não houver isso entre você e o próximo, deixa de ser uma equipe, tornando-se um grupo. Onde cada um trabalha por si, ninguém ajuda ninguém e a tendência é haver uma competição entre os membros. Já imaginou os pés querendo ser mais que a cabeça?
Assim é um grupo. Podemos encontrar várias deficiências, como exemplo, as divergências em relação ao trabalho.
Tornando as pessoas falsas, fingindo ser o que não são e principalmente, dizendo dar conta de um trabalho que não podem realizar sozinho. Quando não existe a habilidade e a comunicação, sobretudo a fidelidade um para com o outro, o trabalho tende ser defeituoso, descontrolado, como uma obrigação.
Portanto, as consequências dos seus atos é gerado por suas atitudes. E são as suas atitudes responsáveis pelo que sobrevir com você.

H.A.A


Bom dia!!!!

Inserida por HelioAssuncao

⁠O que sedimenta a alta performance, é a busca constante de conhecimento e de foco naquilo que se faz com humildade.

O tempo mostra quem são as verdadeiras pessoas. O tempo não perdoa ninguém nem mesmo aquele que se acha onipotente diante de outros...

A humildade é uma das maiores virtudes de um homem, não me adiantaria ser o bom naquilo ou nisso... se não soubesse enxergar o potencial de outras pessoas.

Acredito que nesse mundo só existe uma força onipotente , que a força de Deus ! Essa sim... nos mostra que não somos nada.

Inserida por reisec

⁠Obesidade cerebral
O conhecimento não colocado em prática.
Conhece alguém assim?
Não aplica, apenas palpita.
Excesso de conhecimento que não é colocado em prática se torna obesidade cerebral.
— Conhecimento é o meio, não é o fim. —
(Leia de novo)
O meio para você construir seus objetivos!
Diploma pendurado na parede que não tem um fim não serve pra nada.
Conhecimento só serve como — meio — para você atingir um fim.
Fim = Objetivo
Muitas pessoas têm dificuldade e não conseguem conectar o meio com o fim.
Se você compreender isso, seu jogo muda.

Inserida por heitor_castro

⁠DESINFORMAÇÃO

Muitas pessoas não têm o conhecimento de ler o necessário para dar uma opinião adequada sobre um fato e, ainda assim, comentam e não aceitam que ninguém se oponha a elas so o que a mídia manipulada diz.
Além de inconveniente, este comportamento pode ser sinal de sintonia políticas socialistas, comunistas,direita entre outras doutrinação partidárias.

Inserida por kibao_mandala

⁠a música define o cantor.
as frases define o poeta.
o conhecimento define o intelectua. o amor define quem eu sou,não compreendidas serão minhas palavras, nem mesmo considero ser tudo de um pouco, mas sim? sou capaz de decifrar seu mundo, apenas deixa-me entrar no seu universo.
e te levarei ao infinito do que é o amor verdadeiro.

Inserida por ted_willian_jacinto

Todo CONHECIMENTO que adquirimos ao decorrer das nossas vidas, seja ele no fracasso que acumulamos ou nas inúmeras tentativas em busca de um futuro melhor, querendo ou não são repassadas para os nossos filhos.
Mesmo que não concretize em vida a sua missão, só o fato de continuar avançando e nunca desistir já deve ser visto como algo brilhante, afinal você estará abrindo o caminho, vencendo batalhas, para que em breve aqueles que você tanto ama vença a guerra com maior facilidade.
Podemos afirmar então, que se fazer de vítima por não ter as qualidades necessárias sem buscar o início da mudança é no mínimo uma atitude egoísta.

Inserida por Israelmnascimento

APÓS A PERDA DE UM AMIGO...

...Tão pouco tempo de conhecimento e convivência com o colega acadêmico, que não chegou a ser para mim, um “amigo mais chegado do que um irmão”.
Mas, posso afirmar com convicção que éramos bons amigos. E isso já é suficiente para dizer que nossa amizade fora agradável aos olhos do Pai e dos homens.
Rib. das Neves-MG,(24.09.17).

Inserida por NemilsonVdeMoraes

É impossível encaixotar o conhecimento.
O homem faz isso, separa por áreas. Se ele focar apenas em uma área do conhecimento, ele está fadado a ser ignorante perante ao restante.
O conhecimento não tem limite, está ai somente para quem deseja adquirir-lo.
Conhecimento é poder só para quem tem, já dizia o ditado!

Inserida por userpensador

Comece hoje!
Ainda que você não tenha todo o conhecimento, todo o capital, todos os contatos... simplesmente comece!
Quando você quer algo de verdade, acredita em si mesmo e se move com o que tem em mãos, sem reclamar e sem olhar para o que não tem, algo de bom acaba acontecendo.
Comece hoje! Existe algo maravilhoso te esperando!

Inserida por TornadoFreitas

Saber Demais

Quem aumenta o conhecimento aumenta a tristeza. - Eclesiastes 1:18

Escritura de hoje : Eclesiastes 1: 12-18

Gerrit e eu éramos amigos adolescentes quando frequentamos a Christian High School. Um dia, ele ficou insatisfeito com as grandes tarefas, e lembrou ao professor que Eclesiastes diz: “Quem aumenta o conhecimento aumenta a tristeza” (1:18). Aparentemente, nosso professor não estava impressionado. As tarefas permaneceram grandes e nossa tristeza aumentou.

Gerrit, é claro, aplicou incorretamente as Escrituras para facilitar a disciplina do aprendizado. No entanto, a passagem faz uma declaração significativa sobre a dor de obter muito conhecimento, se não for acompanhada pelo “temor do Senhor” (Pv 1: 7).

Sim, a ciência moderna trouxe muitos benefícios. Mas esse mesmo conhecimento também nos conscientiza das possibilidades de desastres globais, como um holocausto nuclear ou guerra de germes incontrolável. Muitos ficam tão assustados com os programas de televisão que retratam esses perigos que não os assistem.

Um medo adequado do Senhor é o antídoto para a dor associada à acumulação de conhecimento. Esse medo não é uma emoção; é um relacionamento de adoração, confiança e submissão a Deus através de Cristo. Quando vivemos em comunhão com Ele, quanto mais aprendemos, mais o honramos. E isso certamente não é algo que devemos ter medo.

Refletir e orar
Com o conhecimento vem o bem e o mal,
algumas bênçãos e alguns danos;
Mas aqueles que aprendem a temer o Senhor
podem viver sem alarme. —DJD

O coração da educação é a educação do coração. Herbert Vander Lugt

Inserida por 2019paodiario

Crescimento gradual

Cresça na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. -
2 Pedro 3:18

Escritura de hoje : 2 Pedro 1: 1-11

Tenho o privilégio de conhecer vários cristãos que estão se recuperando de vícios. Uma dessas pessoas se sente extremamente frustrada com o tempo que leva para se recuperar e reconstruir sua vida após anos de escolhas destrutivas. A razão dele para tanta impaciência? Ele diz: "Já perdi muitos anos da minha vida e não quero mais desperdiçar". Mas o crescimento gradual é sempre uma perda de tempo?

O apóstolo Pedro abriu sua segunda carta aos crentes, enfatizando que é preciso tempo e diligência para cultivar uma série de disciplinas em nossa vida diária (1: 5-8). Ele concluiu sua carta com este comando: “Cresça na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (3:18). Embora o objetivo do Senhor para todos nós seja a perfeição completa, Ele não espera o fim sem os meios, o que envolve nossa diligência no processo de crescimento ao longo da vida.

Em seu livro Salmo 23: A canção de um coração apaixonado , David Roper escreve: “Tudo que vale a pena leva tempo, mas o tempo está do nosso lado. Temos o resto de nossas vidas para crescer. Deus é maravilhosamente paciente. Ele nunca desistirá de nós até que Seu trabalho esteja terminado. . . . Estamos inacabados - mas um dia muito em breve Deus terminará. . . . E isso é bom o suficiente para mim. ”É bom o suficiente para você?

Refletir e orar
Todo dia mais como meu Salvador,
Todo dia minha vontade renuncia,
Até que finalmente Cristo reine supremamente
neste meu coração agradecido. —Brandt

Não há atalhos para a maturidade espiritual. Joanie Yoder

Inserida por 2019paodiario

Eu tenho tudo

Também conto todas as coisas perdidas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor. - Filipenses 3: 8

Escritura de hoje : Filipenses 3: 1-12

A companhia aérea havia destruído a bagagem de Debbie. Então sua bolsa desapareceu. Em vez de entrar no aeroporto por um corredor fechado, ela tropeçou no avião na chuva. Ela estava encharcada, longe de casa, sem dinheiro, sem identificação e sem roupas secas.

Debbie, em condições normais, ficaria furiosa, mas naquela noite não importava. Ela acabara de sobreviver ao acidente do voo 1420 em Little Rock, Arkansas. “Quando saí daquele avião”, disse Debbie, “saí sem nada, depois parei e pensei que tenho tudo .” Ela subitamente percebeu que sua vida era mais importante do que tudo o que havia perdido.

Às vezes, é preciso uma reviravolta dramática nos eventos para alterar nossa perspectiva. Isso era verdade para Saulo de Tarso. Ele valorizou sua reputação suada de "justiça" mais do que qualquer coisa no mundo (Filipenses 3: 4-6). Mas quando ele encontrou Cristo na estrada de Damasco (Atos 9: 1-6), toda a sua visão mudou. Mais tarde, ele escreveu: “O que me foi ganho, estas foram as perdas por Cristo” (Filipenses 3: 7).

Ceder nosso orgulho pecaminoso e auto-suficiência ao Senhor pode parecer como se estivéssemos perdendo tudo. Mas somente então descobriremos que ter vida em Cristo é ter tudo.

Refletir e orar
Achamos que temos o que mais importa
Do que essa vida pode dar;
Mas quando entregamos tudo a Cristo,
apenas começamos a viver. —DJD

Quando não temos mais nada além de Cristo, descobrimos que Cristo é suficiente. David C. McCasland

Inserida por 2019paodiario

-Se nos distanciarmos...

Possa ser que nos distanciemos, mas todo o conhecimento trocado por nós ecoará para sempre, nos guiando para onde quer que formos;
todo flamejo de êxtase brilhará como uma estrela no céu, impossível de se ter, mas bela de se admirar, então a admire, pois ela sempre estará lá, brilhando para você e iluminando sua vida, lembre-se, a estrela de um mago é difícil de ser vista, mas se vc conseguir ver a luz dela, ela te impactará de uma maneira inexplicável, e mesmo que vc não a veja mais, ela brilhará em você para sempre.

Inserida por gustavo_domingues

O custo da rebelião

O temor do Senhor é o começo do conhecimento, mas os tolos desprezam a sabedoria e a instrução. - Provérbios 1: 7

Escritura de hoje : Salmo 53: 1-6

A década de 1960 é conhecida pela rebelião de milhares de jovens. Mas desde a queda de Adão no Jardim do Éden, pessoas de todas as idades se rebelaram contra a autoridade - paternal, governamental e divina.

O tolo, mencionado no Salmo 53: 1, negou o domínio de Deus sobre sua vida. As pessoas de nossos dias fazem isso em seus corações e em suas ações.

É óbvio que a rebelião paga maus dividendos. Isso inevitavelmente resulta em um sentimento de vazio que muitas vezes leva ao alcoolismo, toxicodependência, práticas religiosas bizarras, imoralidade flagrante, lares desfeitos, doenças incuráveis ​​e desespero. Infelizmente, muitos experimentam o alto custo de colocar o que chamam de “meu caminho” acima de “caminho de Deus”.

O salmista retratou Deus como vendo o desafio dos ímpios, observando seu antagonismo contra o Seu povo, e atingindo-os com pânico perplexo (Salmo 53: 5). De uma maneira ou de outra, as pessoas que “desprezam a sabedoria e a instrução” (Provérbios 1: 7) sempre pagam um preço alto.

Viver como se Deus não fosse tolo, pois leva à dor, ao desespero e à morte eterna. Mas viver no "temor de Deus" é sábio, pois leva à satisfação, ao gozo e à vida eterna. Você deve decidir, então escolha sabiamente!

Refletir e orar
O tolo nega que Deus exista, a
verdade eterna desafia;
Mas quando o tolo acredita,
os ensinamentos de Deus o tornam sábio. - Fitzhugh

Ele é verdadeiramente sábio, que se submete à sabedoria de Deus. Herbert Vander Lugt

Inserida por 2019paodiario

O importante é lembrarmos que:
1. O conhecimento é o maior poder de todos;
2. Você nunca deve desistir;
3. Sempre você deve ter metas para cumprir;
4. O erro é inevitável e você deve aprender com ele;
5. Faça o que gosta para ser feliz;
6. Tenha foco com seus objetivos;
7. Dedique-se e esforce-se para realizar os seus sonhos;
8. Seu tempo e energia são muito importantes, use-os com sabedoria;
9. Sempre existirá uma forma melhor de fazer a mesma coisa;
10. Estude e obtenha sucesso.

Inserida por hiagosoares

IGNORÂNCIA

Ignorância, doença da alma, falta de conhecimento da qual se origina diversas outras capazes de contagiar vários entes de uma comunidade. A cura... Temo-lá através dos livros; De uma boa leitura, fonte de conhecimentos e saberes. Não deixe que o obscurantismo te contagie e perpetue em teu ser. Leia, adquira novos conhecimentos todos os dias.

Inserida por SIMOESPENSADOR

Conhecimento rentável

Faça-me entender o caminho dos seus preceitos; assim meditarei nas tuas maravilhosas obras. - Salmos 119: 27

Escritura de hoje : Salmo 119: 25-32

A Bíblia é diferente de qualquer outro livro. Foi dado pela inspiração de Deus e é a Sua revelação ao homem. Em suas páginas, encontramos tudo o que precisamos saber para receber a salvação e viver para o Senhor. Paulo declarou que “é proveitoso para a doutrina, para a reprovação, para a correção, para a instrução da justiça” (2 Timóteo 3:16).

Algumas pessoas, no entanto, dedicam mais tempo a aprender sobre a Bíblia do que a descobrir sua mensagem. Por exemplo, dois homens passaram meses compilando uma impressionante variedade de estatísticas sobre as Escrituras. Contaram o número de capítulos, versículos, palavras e até letras.

Esses fatos podem ser interessantes e muitas horas de trabalho podem ser reunidas, mas como eles nos edificam espiritualmente? O que o salmista tinha em mente quando pediu a Deus que o ajudasse a entender o caminho de Seus preceitos? (Salmo 119: 27). Ele desejou - e devemos nos esforçar por - um maior conhecimento de Deus e Sua vontade.

Não vamos nos desviar de estatísticas interessantes e fatos incomuns. Em vez disso, vamos estudar em espírito de oração o conteúdo da Bíblia para descobrir o que Deus está nos dizendo sobre Si mesmo e Seu plano para a nossa vida. Isso tornará nosso conhecimento da Bíblia mais lucrativo.

Refletir e orar
Tua Palavra é como uma mina profunda e profunda,
E jóias ricas e raras
estão escondidas em suas profundas profundezas
Para todo pesquisador ali. - ombro

A Bíblia nos diz tudo o que precisamos saber para que possamos fazer tudo o que Deus quer que façamos. Richard DeHaan

Inserida por 2019paodiario

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp