Textos de Chico Chavier sobre o Amor
SOBRE PAGAR
"Aqui se faz, aqui se paga"
dizem alguns e, nos últimos tempos,
também venho crendo nisso.
Não muito, pois sou existencialista,
mas o suficiente para achar
que todos os pisões que estou levando
na vida em geral e no amor
são resultados da dívida do passado,
de um comportamento nefasto,
negligente e abusador.
Quisera eu que isso cesse.
Sempre me pergunto:
quando vou me dar bem no amor?
Só quero paz, um abraço quente
e alguém pra sentir o calor.
Mas nessa imensidão da minha dívida
acho que há justiça no cobrar.
Pois em Cristo, meu Redentor,
eu todo posso suportar
e, melhor ainda,
ver o Amor me transformar.
Muito na vida
não é sobre ter razão,
não é sobre ter certezas.
Não é sobre a crua
e as vezes injusta realidade.
É sobre emoção,
é sobre lembranças
que não se apagam
e nem se esquecem.
É sobre saudades de quem partiu,
saudades de quem está longe.
É sobre sonhos lindos
muitas vezes sufocados
muitas vezes reprimidos,
mas nunca esquecidos.
É sobre um momento
no fim de uma linda tarde
com o sol se pondo.
É quando de longe
se escuta uma canção
cheia de sentimento.
É sobre um sorriso
que em nossa boca aflora
sem querer e nem que seja
só por um instante
nossa vida se alegra e se ilumina.
Bom vamos lá, quero deixar a minha opinião sobre as atitudes das pessoas, e não sobre as pessoas.
Você e eu somos diferentes de todos, claro.
Mas acredito que educação, caráter, empatia, e outras qualidades todos deveriam ter consigo, aquela velha frase, não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você.
Então quer dizer que cada um faz da sua vida o que quiser e ninguém tem nada que ver com isso, certo? Acredito que depende muito, se estiver fazendo algo que só prejudique a você, vai lá boa sorte, agora se está colocando outras vidas em risco tá certo?
Esse ano mostrou a todos nós que não devemos ser egoístas. Querer fazer todas as suas vontades, e que se exploda o resto. E na maioria das vezes essas vontades são fúteis, desejos sem responsabilidade.
Por exemplo, os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate dessa pandemia, quantos médicos e enfermeiros se foram por falta de responsabilidade de outros?
Todos os dias os números de casos e mortes só vem crescendo, os hospitais sem leitos, esse é o novo normal que todos falavam?
Acredito que essa situação que estamos vivendo ou sobrevivendo, é por conta de muitas pessoas irresponsáveis, que acham que têm sempre razão, que têm super poderes e que é só uma gripezinha.
É triste saber que já perdemos mais de 182.000 irmãos e ninguém tá nem aí pra isso, imagine se você fosse uma das vítimas dessa doença e vendo toda essa gente agindo normalmente.
Existem pessoas que não tem alternativa, precisam se expor pra garantir o pão de cada dia.
Agora existem pessoas com uma situação mais confortável, que se tivessem empatia com as pessoas que já se foram, pensariam duas vezes antes de sair pra tomar uma, ou chamar amigos pra ir em casa.
Bom enfim, cada um colhe o que planta.
Procuro plantar o respeito, a empatia e tudo o que for possível pra não me colocar em risco e nem as pessoas que amo tanto.
O mais importante na vida é ter a consciência de fazer o bem, não só pra si e sim com todos aqueles que estão em sua vida.
Espero que com esse texto eu possa aflorar a empatia e respeito ao próximo que existe dentro de você.
Deixo bem claro que isso não é uma discussão.
Só ler e entender.
SOBRE AMAR NOSSO SEMELHANTE.
Disse Jesus, ao ensinar seus discípulos sobre o alcance do verdadeiro amor, que eles deviam amar seus inimigos e orar por aqueles que lhes perseguissem. Amar nossos irmãos deve ser algo provável para muitos, amar pessoas desconhecidas, talvez seja uma aventura prazerosa, um ótimos desafio para alguns.
Contudo, amar nossos inimigos, pessoas com quem não temos nenhuma relação nem afinidade, mas por quem temos repulsa e preconceito, é algo de fato inatingível para seres humanos imperfeitos, sobretudo para quem não consegue superar o medo de mar incondicionalmente seus semelhantes, independente da suas preferências ideológicas, etnias, costumes e crenças.
Pensando assim, a quantos anos luzes estamos distante do Cristo, e quantos caminhos ainda temos de trilhar na prática genuína do amor cristão.
Se hoje é natal para muitos que professam seguir as pegadas do Mestre, o nosso senhor Jesus Cristo, devemos nos perguntar: “As minhas ações refletem verdadeiramente a minha crença e o meu conhecimento teórico nesta seara?”
Sabe quando você se sente bem sozinho?!
É quando você escuta, escuta, e quando falamos sobre nós, a pessoa ignora a parte sobre você. Ela quer ser ouvida e o assunto só é interessante, quando se fala nela.
Li uma fez uma frase que dizia... " A pior solidão é estar rodeado de pessoas e mesmo assim se sentir só."
Eu me desafio e desafio você... Vamos dar o mesmo tratamento que recebemos para as pessoas?! Será bem legal elas perceberem que tratam bem ou mal as pessoas que estão a sua volta... Não acha?!
Muitas pessoas são como eu, querem alguém do lado para evoluir e se sentir bem... Mas e quando arrumamos alguém que está acostumado a por ela em segundo plano? E pior! E quando ela te trata exatamente da forma como era tratada e o mais incrível... Ela não gostava desse tratamento...
Que explicação teria isso? Doidera né?
Então... Pegue um filhote de cachorro e crie ele em cima da sua cama, e quando ele crescer... Brigue com ele por estar em cima da cama... Ele não vai entender absolutamente nada. Por que estar em cima da bendita cama, sempre foi normal. É isso o homem ou a mulher que sempre tiveram pessoas de mal caráter em sua vida, sempre vai achar você anormal perante o conceito de parceiro que ela teve na vida.
Tem jeito?! Tem!!! Mas e você? Tem paciência pra ajeitar isso? Ou você acha melhor deixar pra lá?
Aí é com você... Se valer a pena, insista e conquiste essa pessoa...
Mas ó... Se ame primeiramente, segundamente e terceiramente.
Nada e nem ninguém é mais importante que você!
Sempre tive facilidade em escrever
Através das palavras fluíam sentimentos
Nunca falei sobre o que falta
Sempre positivei aquilo que transborda
Mas como abordar o que não entendo?
Pra quem sempre buscou lógica em tudo
Me sinto vendido, quem sabe perdido
Pois transbordo mais amor que cabe no mundo.
Se você tem um teto sobre a sua cabeça, agradeça a Deus.
Se você está com a geladeira e a despensa cheias, agradeça a Deus.
Se tem um emprego, um trabalho honesto que lhe dê estabilidade e certo conforto, agradeça a Deus.
Se está com as contas em dia e ainda termina o mês "no azul", agradeça a Deus.
Se seu filho(a) não passa necessidade ou vontades, agradeça a Deus.
Se tem uma família e amigos que realmente se importam com você, agradeça a Deus.
Se você e todos que você ama estão com saúde e bem, agradeça a Deus.
Em um momento de crise mundial, ter tudo isso é benção! Se você tem tudo, ou grande parte disso, você é privilegiado.
Seja grato! Mas agradeça sendo benção na vida de alguém. Pois não existe outra forma de gratidão a Deus que não seja amando o próximo.
Amar é um verbo... E como verbo, necessita ação para ter efeito.
ETERNAMENTE
Sobre o sonho escrevi teu nome um dia
Mas a ilusão a levou tal escrita na areia
Onde o mar apaga, insisto, mas todavia
A onda varre, antes que o destino a leia
E o fado repete. Tudo passa, tudo é vão
O que é mortal tem seu tempo. O final
E nós passaremos, e os sonhos ficarão
Afinal, o que importa é a ventura total
E, assim, me parece que só o vil perece
Não! O amor, o afeto, nem tudo some
O coração consome, a alma engrandece
Nos meus versos, eterno é o seu nome!
E, na poética, o viver, felicidade incontida
Pois, viverá o amor enquanto haver vida!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
07 de maio, 2021, 15’42” – Araguari, MG
Amado meu, revejo teu rosto sobre minhas pálpebras
Regozijo-me com teu doce sopro sobre minha pela quente.
Seu fresco é tão profundo em minha alma que já não me aguento em mim!
A ansiedade de te ver me deixa tão fadigada
e meus olhos já não resistem aos teus encantos
Ó amado meu...
anelo ao menos tua repentina presença!
Quão belo e precioso ès
Ó amado meu
quantos sentimentos ainda escondo em meu tesouro!
Um dia serão totalmente apresentados a ti,
Assim como um livro aberto lido constantemente
Dia após dia,
Ó amado meu
O tempo já não é tão válido como os tempos de outrora,
agora os minutos me ignoram e ativam a minha ira
Em você encontro apenas uma parte de mim
E em mim, uma completa parte de você!
2008
O que aconteceu com a gente .
Hoje me perguntaram sobre você. Quando eu respondi que não sabia mais da sua vida, a pessoa ficou surpresa e perguntou o quê que havia acontecido com a gente. Confesso que aquela pergunta nem eu ainda havia me feito, então obviamente não soube responder. Dei um sorriso sem descolar os lábios, disse que relacionamentos eram assim mesmo e que a vida tinha que seguir. Mas eu confesso que aquele questionamento não saiu da minha cabeça e eu fiquei o dia todo me perguntando o que foi que aconteceu com a gente. E então, cada vez que eu me lembrava de todas as vezes em que eu me esforcei para fazer as coisas ficarem bem e você fazia pouco caso, eu compreendia que o que matou a nossa história não foi o acaso ou essa coisa de que escolhemos seguir caminhos opostos. Não, o que nos destruiu foi o seu descaso com o nosso amor. Foram as suas reclamações excessivas. Foi a prioridade que você dava aos de fora e não a mim. Foram todas as vezes em que eu te escolhia e você me colocava como uma das suas opções.
Até que eu cansei de ter medo de não conseguir ficar bem sem você, porque era você quem há muito tempo já não conseguia fazer eu me sentir bem e feliz. Cansei do pouco que você me dava. E do zero reconhecimento que você tinha pelo que eu te proporcionava. Amar é bom, até o momento em que você se sente leve e realizado. Depois que vira fardo, carregar nas costas pelos dois é autosabotagem. Ainda bem que eu não carreguei você por muito tempo. Acredito que tudo o que atrapalha a nossa caminhada, a gente tem que se desfazer e deixar para lá. Mesmo que no começo, o costume da rotina faça o coração doer de saudade.
Que bom que o tempo passou e que hoje a vida sem você tem sido bem melhor. Mas confesso que eu adoraria ver a sua cara quando alguém pergunta o que que aconteceu com a gente. Será que teria coragem de admitir que fez tudo menos cultivar o que tínhamos de melhor? É, acho que não.
Sobre aquela noite
Aquela dança que tivemos enquanto tocou
"Nothing's gonna hurt tou baby"
Naquele momento só pensei
E Cobicei
Querendo mais noites assim, com ele
E sei que haverá
Fechei meus olhos
E pensei
Haverá mais momentos assim?
E pensei, novamente
E de imediato
Não preciso e tal questionamento
Pois o calor dele me deu a resposta
E eu senti, no profundo de sua alma
A sua resposta
O que me acalma
Aquele abraço e seu calor que dizia
Eu sou seu
Você é meu
Teremos uma vida juntos
Estarei ao seu lado
E você ao meu
Meu coração gritou de felicidade
Eu estou sentindo amor
Eu estou sentindo
Talvez nossa amizade não é mais a mesma
tá tudo diferente
sobre o que falamos
sobre nossas atitudes
sobre tudo
talvez você esteja se afastando
talvez você não queira mais eu por perto
talvez você só queira me magoar
mas saiba
que em todas as escolhas desse mundo
eu sempre escolheria você
em mil vidas
eu viveria as mil ao seu lado
sei que você não faria tudo isso por mim
mas eu faria
independente do resultado
se desse certo ou errado
eu trocaria mil estrelas
pra te dar a lua.
ps: eu ainda amo você.
Preciso me soltar de suas amarras.
Preciso esquecer do poder que você tem sobre mim.
Evitar seus olhos tão brilhantes, e impedir que minha mente idealize o som da sua respiração ou até mesmo o toque de seus dedos em minha pele.
Talvez eu só precise da distância, mas em menos de um milésimo de segundo, minha alma só consegue ansiar desesperadamente pela sua.
Apenas por existir
a sombra fugidia
caminhante na escuridão
no despertar do tempo
sobre o tempo
te faz senhora deste
no trazer e fazer
seu próprio tempo
luz própria
que de ti emana
livra-te do tropeço
oh Espírito-Mensageiro
teu tropeçar se dá
na luz em que estás
a tecer seu tempo
quando recorda-te
da escuridão
e esqueces
tua capacidade
de caminhar nela
tua inquietude e
insubmissão
são tuas asas
na luz que
de dentro pra fora
convidam -te ao vôo
uma vez que estas
te guiam na escuridão
fazem-te temer
o vôo a luz do dia
incitando-te
ao já conhecido
com qual lidas tão bem
tempo de abandono
à solidão
o involucro involuntário
que habitas
no contraditório
ora sim, ora não
é a mistura perfeita
alcançada a elevação
espiritual
onde se encontra
harmonia necessária
entre luz e escuridão
onde
se sonhos
realidade
estando em ti
determinar este tempo
do querer ou não
alma de tal pureza
em que sonhos
alcançam os céus
as raízes precisam
tocar e incomodar
os infernos
alma de tal pureza
eleva-se
passa o primeiro
segundo e
terceiro céu
onde nos sonhos
se guarda
descansa e
perpétuamente
habita
alma de tal pureza
não é poeta
é a própria
Poesia
expressa
na simplicidade
do rosto cru
do vestido de menina
da alma de mulher
que espalha seu perfume
cantando e encantando
homens, muiheres
deuses e poetas
enlouquecendo lógicas
confundindo filosofias
desconstruindo poesias
maculando santidades
moralizando divindades
apenas por existir..
Sobre a leveza dos ventos, caminho calmamente a beira mar
Sobre a areia fina que se envolvia sobre meus pés
Escrevi singelamente seu nome ali
Esperei ansiosamente pela sua chegada, para juntos mergulhar-mos sobre as águas.
Pois é você que me trás paz e alento a minha alma
Sobre seus braços me envolvo e faço deles o meu abrigo
Você é o sol que me aquece nos dias mais frios e sombrios
A luz que me atrai para o fim do túnel, e me devolve a vida.
Eu jamais vou te deixar
Pois sobre as remotas e bravas ondas do mar, você é o farol a me guiar.
Meu grande amor que me faz suspirar e cantar
Vou sempre te esperar
E se for preciso enfrentarei o mundo pra te encontrar
É você, o meu grande amor, é você meu lar.
Quando me perguntam sobre pessoas que me inspiram, seu nome, é umas das palavras que me vêem a mente, e escorre pela boca. É tão natural, espontâneo, eu nem preciso me esforçar. Sou agraciada por ter conhecido você. Eu te admiro tanto, sua força, sua alegria, sua coragem, essa energia que emana de você, e aquece outros corações em volta, eu te admiro demais, e me orgulho da mulher que você vem se tornando. É lindo te ver florescer. Obrigada por abrir a porta, e me permitir entrar na sua vida. Obrigada por me convidar pra entrar. Obrigada por momentos me fazer sorrir à toa, e me sentir especial. Sou feliz por você ter surgido assim, do nada, e ter ocupado seu lugar aqui. Apesar dos apesares todos, a vida mesma bruta, sempre dá pra tirar um coelho da cartola, e você é meu coelho. Você foi minha sorte, meu bilhete premiado. Eu quero ficar, e quero que você fique, que você permaneça na minha vida pelos próximos 365 dias, semanas, meses anos. Espero poder continuar aqui na plateia te observando brilhar, e vibrando com suas conquistas, e estando ao seu lado nos momentos que não forem tão bons assim. Eu amo demais a sua vida. Pelo simples fato de você existir e me fazer sorrir.
C’est simple comme bonjour , gostar de você.
Ainda bem que a dúvida
Que ficou foi sobre o que você sente,
E não sobre o que eu sinto por você...
Sempre deixei claro que sou tua!
Eu olho para todos os lados,
para todos os tempos possíveis...
Em nenhum momento eu me
vulnerabilizei tanto por alguém
como agora.
Às vezes tem gente que vale o risco,
só pela folia que ela causa no nosso coração...
E, tudo é um novo amanhecer.
Tudo é um novo amar e ser.
Uma dor deixa de ser sentida em duas situações:
Quando o tempo atua sobre a mesma sanando-a, ou quando outra dor maior surge concomitantemente.
De forma análoga, a dor de um amor perdido se extingue de duas maneiras: Ou sofrendo até que o tempo reduza esse sofrimento a nada ou substituíndo o amor pedido por um novo amor.
Eu sinto vontade de te ligar e falar sobre o meu dia e te perguntar como anda o seu, como anda sua vida, te mostrar o que estou conquistando, saber se você está solteira ou se já encontrou alguém especial, se deu certo seus planos.
Como fazíamos antes, um antes que eu sinto muita saudades. 🌻
Tão ela no jeito de ser, tão ela na maneira agir, ela é tão ela que para falar, sobre ela é difícil resumir, pois o resumo limita ela, e ela na magnitude dela,não se deve resumir.
Poderia passar horas elogiando ela, pois mesmo sem a conhecer, quando você conversa com ela, facilmente se encanta por ela, na maneira de agir,falar e conversa. E quanto mais você conhece ela mais você se encanta pois acaba descobrindo o quão especial ela é pras pessoas em volta dela, porque sempre se dedica de coração a quem ela ama, seja você da família,amigo ou até mesmo conhecido! Um ser humano não digo perfeito pois perfeição não existe mas que chega próximo disso pois em tudo ela da o seu melhor! Tão ela menina tão ela mulher, as pode ate ficar confusa mas sempre sabe o que ela quer, ela quer ser feliz, ser amada, ser respeitada, ser o que ela quiser ser! Pois ninguém limita ela! E isso é tão ela!
