Textos de Carinho
Bom dia Sorriaaaa...
Você está sendo filmada.
Sorria menina...
Quero guardar com carinho sua imagem lindinha
carinha de anjo
expressão de alegria,
Então.... sorria!
Estarás no meu álbum de imaginação,
para lembrar com saudades de seus delicados traços;
tez perfeita laceada por linhas que delineiam
cada pontinho no seu rosto angelical.
Olhos de menina,
imagem de mulher
perfeição e inspiração da vontade divina.
Sorria...
com graça, talento ou arte,
mas sorria...
desfiando encantos,
como canto que embalam almas
e elevam corações!
E com carinho e gratidão, nós vamos
agradecendo à Deus de todo o coração.
Pela paz, pelos alimentos e por
todos os livramentos.
Pela harmonia em nossa casa.
Pela confiança que nos faz persistir.
Pela fé que não nos deixa cair no desânimo.
Pelo amparo e pelas alegrias que
recebemos todos os dias.
Abençoados sejam os cachorros! Ganharão carinho, proteção e abrigo, a qualquer tempo.
Desafortunados sejam os humanos! Receberão em troca desprezo, e asilo ao final da vida.
A imagem e semelhança de Deus, só se for a do cão.
Pensamentos anoitecidos
Divagações opornoturnas
CCF 11/08/2017
23:34
O Amor e a Oração!
Sinto o carinho dos amigos;
Enquanto bate o meu coração;
Sinto o pulsar de minhas veias;
Com alegria e gratidão!
Descobrindo a cada dia que passa;
Que não vivo na solidão!
Cada mensagem que recebo;
Me afasta da depressão!
Cada lágrima que derramo;
É de felicidade em saber;
Que sou amado e querido por todos;
Que me passam energias positivas
Através da oração!
Amor. Carinho. Confiança. Liberdade. Respeito. Admiração. Responsabilidade. Cuidado. Afeição... onde encontrar palavras para definir tão grande tesouro que chamamos de amizade? A linguagem do amor transcende a inteligência, toca a alma, fala ao coração. “Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, olhar que acaricia, amor que promove...” (Cora Coralina).
Os filósofos gregos deram muita atenção à amizade, denominando o próprio exercício do pensar como uma filosofia, ou seja, uma relação de amizade com a sabedoria. A Tradição bíblica por sua vez deu menos atenção à amizade, procurado manter o seu foco no amor agápico, ou seja, num amor capaz de amar para além do prazer, de amar sem esperar a reciprocidade do amado. Isso não quer dizer que Bíblia não fale da amizade. Os profetas eram chamados amigos de Deus. “O SENHOR falava com Moisés face a face, como um homem fala com seu amigo” (Ex 33,11). Jesus dizia que não queria que os seus seguidores fossem apenas seus servos, mas amigos (cf. Jo 15,15). Isso sem falar da amizade de Jesus com Madalena, com o discípulo amado, com os irmãos de Bethânia... Talvez numa caminho inverso ao da filosofia que procurou cultivar o amor à sabedoria, a Tradição bíblica buscou perscrutar a sabedoria de um amor que “subsiste por si mesmo, agrada por si mesmo e por causa de si mesmo. Ele próprio é para si mesmo o mérito e o prêmio. O amor não busca outro motivo nem fruto fora de si; o seu fruto consiste na sua prática. Amo porque amo; amo para amar” (São Bernardo de Claraval).
Um dos relatos mais belos sobre amizade que encontramos na Bíblia é descrito pelo profeta Samuel em seu Primeiro Livro, nos capítulos 18 ao 20. Trata-se da amizade entre Davi e Jônatas. Davi, um pastor de ovelhas perseguido pelo rei que se sentia ameaçado em seu trono real; Jônatas, o filho primogênito do rei, que abriu mão da sua majestade para Davi, porque “o amava com toda a sua alma” (1 Sm 20, 16). A amizade desses dois jovens é uma amizade envolvente. “Jônatas apegou-se profundamente a Davi; amou-o como a si mesmo. [...] Jônatas fez um pacto com Davi, que ele amava como a si mesmo. Tirando a túnica que com que estava vestido, deu-a a Davi, bem como suas vestes, e mesmo sua espada, seu arco e até seu cinturão” (1 Sm 18,3-4). Percebe-se que além de palavras, o pacto de amizade entre estes dois jovens segue um ritual de investidura, ou seja, Jônatas antecipa os fatos e investe Davi com roupas e armaduras reais.
A amizade entre Jônatas e Davi será fundamental para que Davi consiga proteger a sua vida e alcançar seus objetivos. Sozinho teria sido impossível escapá-lo da loucura de Saul. Talvez pudéssemos pensar que Davi “usa” da sua amizade para com Jônatas para chegar ao poder. Mas o texto não deixa transparecer isso. Entre os dois parece haver uma verdadeira amizade para além da utilidade. Basta ler a despedida dos dois amigos. “Jônatas deu suas armas ao servo e disse-lhe: ‘Vai! Leva-as para a cidade’. Quando o servo foi embora, Davi saiu de detrás da pedra e, caindo com o rosto por terra, prostrou-se três vezes. Beijaram-se e chorando juntos, sobretudo Davi. Então Jônatas disse a Davi: ‘Vai em paz. Ambos juraram em nome do SENHOR, dizendo: ‘O SENHOR está entre mim e ti, entre a minha descendência e tua descendência, para sempre’” (1 Sm 20, 40-42).
A amizade entre estes dois jovens é tão forte que nem morte será capaz de interrompê-la. Jônatas disse a Davi: “O SENHOR esteja contigo como esteve com meu pai! E se eu ainda viver, cumpre comigo o pacto sagrado; e se eu morrer, nunca deixes de favorecer minha família. E quando o SENHOR destruir os inimigos de Davi sobre a face da terra, que o nome de Jônatas na casa de Davi não se apague” (1 Sm 20, 13-16). Davi, por sua vez, expressa este mesmo amor ao chorar a morte do seu amigo: “Como sofro por ti, Jônatas, meu irmão! Ai, como te amava! Teu amor para mim era mais caro que o amor das mulheres” (2 Sm 1,26).
Segundo Aristóteles, as amizades podem ser classificadas em três tipos distintos: 1) “amizade segundo o prazer; 2) a amizade segundo a utilidade e 3) a amizade segundo a virtude, ou a amizade perfeita”. Talvez pudéssemos dizer que a amizade entre Jônatas e Davi tenha atingindo este terceiro nível. Comentando sobre essa amizade que havia entre Jônatas e Davi, o Beato Elredo, monge do séc. XII, afirma: “esta é a verdadeira, perfeita, estável e eterna amizade, aquela que a inveja não corompe, suspeita alguma diminui, não se desfaz pela ambição. Assim provada, não cede; assim batida, não cai; assim sacudida por tantas censuras, mostra-se inabalável e, provocada por tantas injúrias, permanece imóvel.”
A amizade entre Jônatas e Davi traz uma luz sobre a vivência da amizade em nossa cultura atual, por vezes marcada pelo egoísmo e pela utilidade. Numa cultura do lucro e do individualismo exacerbado, até mesmo a amizade se torna negócio rentável. Porém, pouco confiável. Com isso, têm-se aumentado as amizades virtuais e diminuído as amizades concretas. Na amizade virtual, o eu está no comando. Sou eu quem escolhe com quem conversar, o momento de iniciar e de terminar tal amizade. Nas redes sociais eu posso ter um milhão de amigos e não me comprometer com nenhum deles. Enquanto que na amizade concreta “somos eternos responsáveis por quem cativamos.”
Os verdadeiros amigos formam uma espécie de segunda família. Talvez até mais próximos que os irmãos unidos pelo sangue, porque na amizade somos atraídos com cordas de amor. Como afirma o livro do Sirácida: “um amigo fiel é refúgio seguro; que o encontra, encontra um tesouro; um amigo fiel não tem preço, nem é possível pagar seu valor; um amigo fiel é um talismã, quem respeita a Deus o consegue” (Eclo 6, 14-16).
Que possamos encontrar esses verdadeiros amigos que nos amam e nos querem bem, mesmo quando não estamos tão bem, que nos corrigem quando erramos, mas também erguem as mãos e nos animam a continuar o caminho. Amigos que nos contam os segredos do coração com liberdade e espontaneidade, pois sabem que serão ouvidos com respeito e caridade. Amigos que escutam nossas angústias, mesmo quando faltam palavras para consolá-las. “Disse muito bem quem definiu o amigo como metade da própria alma. Eu tinha de fato a sensação de que nossas duas almas fossem uma em dois corpos” (Santo Agostinho). Aos meus amigos “metade de minha alma”, o meu carinho e a minha gratidão por vocês existirem e compartilharem comigo das alegrias e esperanças, angústias e desilusões. Para sempre vou guardá-los com cuidado, dentro do coração.
Foi ontem... Dia dos Pais... E os outros 365 dias do ano?
Diálogo... Respeito... Amor... Carinho,
de parte a parte, cabem em todos os dias do ano...
Osculos e amplexos,
Marcial
NA VERDADE, O QUE É O DIA DOS PAIS
Marcial Salaverry
Por uma questão comercial, convencionou-se que o segundo domingo de Agosto passaria a ser o Dia dos Pais, quando os filhos vão abraçar seus pais, eventualmente dar-lhe presentes, faz-se um almoço especial e está pronto o Dia dos Pais, nesta comemoração especial.
Na realidade, os dias dos pais são os 365 dias e 6 horas do ano todo. O carinho entre pais e filhos deve ser sentido, e deve ser bem explícito durante todos esses dias, e não apenas em um dia específico criado pelo comércio...
É importante que pais e filhos sempre saibam dar-se as mãos, sempre saibam unir seus corações em gestos de amizade e carinho. É importante que os pais saibam orientar seus filhos, com conselhos e orientação baseados em sua experiência, como também é importante que saibam ouvir seus filhos, e que estes também saibam ouvi-los, e assimilar o que julgar importante...
Que saibam participar ativamente de sua vida, sem marcar uma interferência muita pesada, pois participar é uma coisa, interferir é outra. Orientar é uma coisa, traçar destinos é outra.
Os jovens devem ter oportunidade para tomar suas decisões, devem saber ponderar sobre seu futuro. Devem saber errar e acertar por conta própria. Mas devem, principalmente, saber ouvir os aconselhamentos paternos, seguindo-os quando os aceitarem, questionando-os e pedindo melhores explicações quando dúvidas houverem.
Esse o real segredo do relacionamento entre Pais e Filhos, que deve ser feito à base de muito diálogo, carinho e amizade. Ambas as partes devem saber ouvir e ser ouvidas.
Mas, claro, não apenas no Dia dos Pais, mas em todos os dias de pais e filhos do ano.
É importante um clima de harmonia e respeito. Que filhos saibam respeitar a hierarquia paterna, e que os pais saibam respeitar a personalidade dos filhos, que os direitos e o espaço sejam mutuamente respeitados. Nem os pais devem ser tiranos com poderes totais, nem os filhos devem ser “rebeldes sem causa”, contrariando apenas pelo prazer de contrariar... Direitos e deveres devem ser acertados e mantidos, nunca esquecendo de que "o meu espaço termina onde começa o seu, e o seu, onde começa o meu..."
E, principalmente, que pais e filhos saibam caminhar de mãos dadas pela vida, numa saudável mescla de experiência e energia. E que os filhos saibam aceitar o envelhecimento dos pais, amparando-os nas necessidades que a idade traz, da mesma forma que sua infância foi respeitada, quando foram amparados porque não podiam viver por sua conta e risco.
E que os 365 dias do ano, sejam sempre LINDOS DIAS...
VESTE O MEU CORPO
Veste o meu corpo
Com o teu corpo
Com o teu abraço
Com o teu carinho
Com a tua amizade
Com o teu companherismo
Com o teu amor
Com a tua liberdade
Com a tua cumplicidade
Com o teu olhar
Com a tua aventura
Com o teu desejo
Com o teu beijo
Com a tua ânsia de viver
Com a tua loucura
É no teu corpo
Que permaneço inteira
Veste-me o corpo
E despe-me a alma
À PROCURA
Paz
Encontrei em um ninho feito em uma árvore à beira da avenida
Carinho
Encontrei em um cafuné no sofá num dia frio de inverno
Paixão
Encontrei nas roupas espalhadas pelo chão da sala
Amor
Esse eu procurei e não achei
Foi então que o vi nascer
Crescer devagarinho
Ser cuidado noite e dia
Antes eu não entendia
Só o amor é assim
Ele não vem de repente
Cresce feito semente
Se bem cuidado
Não há quem arranque a raiz.
PRECE PARA UM ANJO
És tu mãe o carinho,
Que transmite além dos tempos
Num ato de devoção.
O raio de luz fecunda,
Que todo meu ser inunda
Do fundo do coração.
És tu acalento que permanece,
Cobrindo-me tal qual um teto
Que minha vida fortalece;
Mostrando-me o rumo certo
Nos momentos de aflição.
És tu mãe o carinho,
O ramo que faz o ninho
Num todo de adoração.
És tu o céu azul sem limite,
A perfumada e bela flor que balança
O sorriso da criança;
O peito cheio de amor.
És brisa suave que afaga,
Mesmo sem dizer nada
Nos meus momentos de dor.
Tu mãe, é mais que tudo;
Que existe sobre o mundo
Maior que minha realidade,
Que todos os sonhos meus.
E neste momento de prece,
M’Alma toda agradece
Por tê-la feito, meu Deus.
Sinto saudades
De um carinho que nunca foi real
De uma companhia que achei que fosse ficar
De um sorriso que me fez acreditar
Sinto saudades
Dos longos papos sempre leves
Do cigarro partilhado
Sem esquecer o vinho tomado
Sinto saudades de pensar
Que tudo era especial
Que tinha em você um amigo
Que faria minha vida fenomenal
E todos os dias acordo com mamãe me doando todo seu carinho com seu jeitinho todo especial.
Chega com o cafezinho e um delicioso pãozinho...
Sim, eu tenho a melhor mãe do mundo, uma mulher incrível e apaixonante, dona do meu coração e motivo de orgulho.
Ah, saudade do tempo que não volta, as lembranças me alimentam a alma.
Uma mãe
Não é um parto que transforma uma mulher em uma mãe, é seu carinho, seu amor e seu instinto único. Mãe é aquela que gera a vida e que desde os primeiros momentos do nascimento fornece a proteção natural que apenas vocês têm o dom de dar. Não é acaso, é dom; não é coincidência, mas sabedoria da natureza. Ser mãe é ser tranquilamente intranquila, é ser eternamente preocupada e se sentir feliz assim. Ser mãe é ser amor, preocupação, dedicação, proteção. Ser mãe é ser única.
Feliz dia das mães.
Família!!!
Aqui, foi onde cresci, onde aprendi o que é amor, respeito, educação, carinho, afeto, Deus, e também a correção.
Aqui foi onde criei minhas raízes, onde criei laços.
Cresci, me casei, criei uma nova família, mas foi na minha primeira família que aprendi a levar a segunda família.
Não é atoa que estou casada a 16 anos, meus pais me educaram, e me ensinaram que casamento é para a vida toda.
Mesmo eu tendo uma nova família, jamais abandonarei a minha primeira família, pois essa família aqui, nunca me abandonou, estão sempre ao meu lado, estão sempre preocupados comigo, e com a minha segunda família.
Eu só tenho que agradecer a Deus, pela minha base, a minha família que me criou da melhor forma.
Amo vocês.
E na verdade, família é isso, não somente quando precisa, mas em todos os momentos.
DEUS foi muito generoso comigo, dando-me a melhor família que alguém poderia querer.
#FamíliacriadanocoraçãodeDeus
#Felicidademeresume
#Alegria
#ByMary
Amor do colibri
Um chamego
Um xero no cangote
Um olhar encantador
Uma dose de carinho
Sol na janela.
Entrando de mansinho
O som da tua voz
Todas as manhãs
Um bem querer
Vai se construindo, um ninho
Dois passarinhos...
Um cantinho acolhedor
Um celeiro repleto, de cor
Onde a paz é bem vinda
Onde o colibri, beija sua flor.
Conjugando.assim em versos
Suas prosas, seu sentimento
Seu Amor.
E se de repente os nossos papéis se invertessem?!
Você passaria a me olhar com carinho;
e eu, nem te olharia.
Você pensaria em mim a todo momento;
e eu, nem se quer lembraria do seu nome!
Você sofreria insônia todas as noites por mim; e eu, dormiria tranquilamente!
Você acordaria pensando em mim, tentaria me tirar da cabeça a todo custo, mas tudo faria você lembrar de mim! E eu, acordaria tomaria meu café e você não passaria nos meus pensamentos nem por um segundo!
Só assim você saberia como eu me sinto, só assim você entraria no meu universo interior.
Hoje você me tem por inteira, amanhã pode ser que não tenhas nem pela metade.
O amor transborda as vezes e quando isso acontece, pode ser que chegue ao final.
Autora: #Andrea_Domingues
E o tempo passou
e você se esqueceu que sem querer,
me ofereceu colo, carinho e abrigo.
Eu fui.
Me aconcheguei em teus braços
E fiz poesia na alegria de me sentir desejada(o).
Como nos tornamos tolos diante do amor!
Você estava brincando
e eu levei tão à sério esse negócio de brincar de amar
que continuo te amando.
Homenagem a prima Andreza
Minha prima eu venho aqui
te falar do meu carinho
que tu é uma grande prima
e eu adoro seu jeitinho
seu jeitinho de menina
amigável e faceira
minha prima tu és bela
carinhosa e verdadeira
o teu olhar é envolvente
teu sorriso tão real
os teus lábios cor de rosa
um encanto divinal
és a flor do bem querer
e o bem querer vai te dizer
que de todas as minhas primas
a que eu mas gosto é você.
422
Como queria ser seu caminho
Pra com carinho
Fazer um ninho de não parar
Como queria ser seu amor
Pra em seu corpo sentir calor
E suar desejos de ardor
Como queria mudar de rota
Pra que em nota
Comunicasse meu querer
E sem vencer
E sem perder
Ser seu alfinete
O mais ínfimo objeto
Que pudesse querer
E como em vida
Em despedida
Soltar foguetes
Fazer cacuetes
Que lhe fossem lembrar
Eternizar
Minha soltura presa
Minha falência sentimental
O que me faz sua em distância tal
Que me transporto em sorrisos
A espera do inesperado
Um namorado
Indignado
Com a falta de poesia
09.11.17
"Cadê toda aquela magia...
Onde foi parar o carinho?
Cadê os sonhos, os desejos...
E a vontade de estar pertinho?
Em algum ponto do caminho,
Acabamos nos perdendo...
E o que era tão bom...
Aos poucos foi se dissolvendo...
Queria poder acreditar
Que era só um sonho...
E logo vou acordar..."
MARCOS MEDONHO
Um carinho de dedo,
no gatilho do brinquedo do mal
Uma ficção seguida de aperto...
Tiro... Um giro no espelho do tempo,
vida estilhaçada, desalento...
Um sentido de uma vida pervertida
assim, perdida por nada!
Tártaros de sonhos,
marcos medonhos...
Um cair de crepúsculo raro
um conto, minguado junto a magia
uma vara de códon, uma fada,
Aquilo?! Tudo aquilo, por nada!
Antonio Montes
- Relacionados
- Mensagens carinhosas para alegrar o dia
- Textos de Amor
- Frases de carinho que expressam todo o seu afeto
- Mensagens de carinho para uma pessoa especial que aquecem o coração
- Frases de carinho e amizade para expressar gratidão e afeto
- Poemas de Carinho
- Poemas para o Dia dos Pais (versos de carinho e gratidão)
