Textos de Auto Descrição
Qual é o mal da sociedade?
Hoje, me fiz essa pergunta: qual é o mal da sociedade? Se perguntarmos isso por aí, é bem provável que as respostas sejam sempre as mesmas: drogas, alcoolismo, violência, problemas familiares, dificuldades no trabalho, na escola, nas ruas ou até com amigos e vizinhos.
Agora, e se perguntarmos como resolver esses problemas? Certamente ouviríamos respostas como: "culpa do governo", "falta de caráter dos viciados", "safadeza dos chefes", ou até mesmo "a ingratidão dos familiares e amigos".
Mas, e se parássemos um pouco para refletir? E se, ao invés de buscarmos culpados, começássemos a resolver nossos próprios problemas? Isso me lembra aquela ideia simples: como alguém que não sabe nadar pode salvar outra pessoa que está se afogando? No final, os dois se afogariam.
Aqui não estou dizendo para não ajudar ninguém. Estou propondo uma reflexão: como você está se sentindo por dentro?
Muitas vezes, emocionalmente, somos como crianças. Choramos quando o time perde, mas também choramos quando ele ganha. Quando enfrentamos a perda ou a doença de alguém querido, nos sentimos perdidos, sem saber o que é melhor: desejar paz para a pessoa ou continuar sofrendo com ela.
Parece confuso, né? Mas, se pararmos para analisar, isso acontece porque muitas vezes não sabemos o que queremos.
Vejo tantas pessoas buscando soluções externas: coaches vendendo riqueza, líderes religiosos prometendo milagres, e uma infinidade de cursos e fórmulas mágicas na internet. Mas ninguém parece satisfeito com o que tem e custam a entender que até pra querer um milagre de Deus depende dela mesma pois não adianta pedir Deus pra salvar de um acidente e atravessar uma avenida movimentada sem olhar pros lados e fora da faixa de pedestres.
Então, eu pergunto:
O que falta para sermos felizes?
O que precisamos para encontrar a felicidade?
Há músicas que trazem reflexões interessantes sobre isso. Na voz de Arlindo Cruz, ouvimos:
"Felicidade é um dom de viver cantando a vida."
Já Belo canta:
"Você é o resumo da felicidade."
E Caetano Veloso nos lembra:
"Felicidade foi-se embora, e a saudade no meu peito ainda mora."
Será que a resposta para a felicidade está fora de nós?
Para ser sincero, acredito que ela está dentro de cada um de nós. O problema é que, muitas vezes, inventamos desculpas para não enxergar isso. O que falta na sociedade, no fundo, é amor-próprio.
Se não nos amamos, como podemos amar os outros? Como queremos um mundo melhor se não cuidamos nem do nosso próprio interior?
Amar a si mesmo não é egoísmo, é um ato de cuidado. É como um espelho: se você está limpo, reflete o que há de bom; se está sujo, reflete isso também.
E como começar a encontrar esse amor-próprio?
Uma dica que considero essencial é: se resolva com o seu passado.
Peça desculpas, perdoe quem te feriu, pague suas dívidas, seja sincero sobre os erros que cometeu. Aceite que o passado não pode ser mudado, mas o futuro é uma página em branco. O presente é o que Deus te dá todos os dias para que você seja uma pessoa melhor.
Quando nos resolvemos com o passado, conseguimos seguir em frente com mais leveza, abrindo portas para o crescimento e fechando outras que já não nos servem mais. Isso nos torna resilientes e mais capazes de ajudar os outros sem carregar o peso de provar algo o tempo todo.
Queremos um mundo melhor? Então a mudança começa dentro de cada um de nós.
Se cuide. Se ame. Porque só assim seremos capazes de refletir algo positivo para o mundo ao nosso redor.
Hoje não
"" Não dê muito valor ao passado, mas não o despreze.
Lá estão todos nossos erros e acertos
Lá ficaram algumas desilusões, muitos medos e sonhos também
Vamos deixá-los lá... Não os podemos mudar. Podemos é usá-los como experiência para não errarmos outra vez.
É certo debruçarmos em lembranças e vermos como fomos crianças.
Como fomos sonhadores, pois poderíamos ter mudado tudo e esperamos o destino guiar o nosso caminho.
Hoje não, não podemos e nem queremos ser passageiros de um barco sem condutor, somos quem comanda o rumo que queremos seguir as vitórias que queremos conquistar.
Somos quem pode definir onde queremos chegar
Quanto ao caminho, ele pode sim ser cheio de pedras, mas pedras constroem castelos, pedras podem ser lapidadas, podem ser usadas na construção de nosso sonho.
O que incomoda é a pedra pequena, como um minúsculo grão de areia dentro do sapato. E esse grão de areia a doer pode ser as lembranças que tanto podem machucar. Livremo-nos delas o quanto antes.
Lembremos da vontade que tínhamos de ser melhor, de vencer, de ser alguém. Pensemos que somos infinitamente capazes de superar os desafios que hão de vir e os vençamos. Vamos com a força que temos no coração.
E ao futuro, damos a ele o presente, presente da luta, de coragem, presente de ousadia.
E se nessa caminhada muita coisa floresceu, foi pelas boas sementes que plantamos. Colhamos agora seus frutos. É assim que tem que ser.
Talvez agora, somente agora, entendamos o porquê o tempo é o carrasco dos sonhos, mas ele não é o dono do nosso amanhã.
Acreditemos então em nossa vontade, nossa vida nos pertence e só assim determinados poderemos conquistar a felicidade. Façamos um novo curso, um novo corte de cabelo. Tomemos um rumo que nos de prazer, sonhemos mais, vivamos intensamente. Amanhã pode ser que não estejamos mais aqui, mas isso pode ser amanhã, hoje não.
“” Gosto de pessoas que sorriem,
Que amam e sonham um mundo melhor
Pessoas que mesmo na dura lida da vida
Encontram tempo pra viver e amar
Gosto das noites de luar e de um violão
Saudades que rompem a espera
Num golpe certeiro da fera
Que afasta a solidão.
Gosto do jeito gostoso
Que é gostar de você...””
NÃO
“” Não estava só
Pude sentir o vento,
E sua amiga missão
Autentico companheiro de solidão
Nem estava triste
Embora de ti sentisse
Uma ausência perversa
Uma falta de causar dor
Nem era eu
Eram só meus pensamentos
Que se entregaram por alguns momentos
A uma estranha sensação de amor...””
“”EITA AMOR””
É impossível amar sem desejar
Sim, o desejo é parte da emoção e o coração
Todo amor e nada sem a paixão
Parece até amizade, que a gente invade
Qualquer alma num sei de que
Certa vez amei alguém um tanto
Mas tanto, que teve até pranto, antes ainda do canto, do sorrir
Senti calor e frio
Arrepio
Hoje, depois de tanto tempo
Só sei que me lembro
O que mora no pensamento
Num contento que nem ouso esquecer
Tal desejo
Que era só de beijo
Tinha nuances de tensão
Ora se tinha, mas na minha intenção
Não era se aproveitar da sorte
Minha vontade
Era te elevar ao porte
Da minha devoção
E se não foi assim
Ficou em mim
Lembranças que não pude esquecer
Saudades de você
Coisas sem sim
O certo é que agora
Bem nesse ínterim
Eu sonho acordado com o que você foi pra mim
Em lembrança capaz
De fazer qualquer rapaz
Chorar ao lembrar
De um amor que não teve fim
Vida.
"" Abri a porta e lá estava o futuro
Meio sem rumo, mas preparado para seguir viagem.
Dei um passo adiante e senti a névoa do inesperado
À margem da estrada na qual eu estava de passagem
Pude perceber um sol que começava a nascer
E crianças inocentes e brincar e crescer
Vi também os adolescentes com suas manias
E ajudei os velhos atravessarem seus dias
Dei uma parada para entender
O fogo que havia na chegada
Era muito particular meu querer
assim continuei a caminhada
Outros vinham logo atrás e alegres chegavam
Todos com seus desejos e suas vontades
Essa viagem era rio onde navegavam
De um lado nossos sonhos e de outro nossas verdades.""
Uma pessoa incompleta busca outro incompleto para se completar. Porém um incompleto não é capaz de completar-se a si mesmo, quem dirá, outro incompleto. Eis que o completo, não busca um incompleto. Na verdade, nem busca ninguém, pois não precisa de ninguém para se completar, pois já é completo. Entretanto, se busca, busca para se transbordar, se transformar a cada dia, pois, não precisa de ninguém para ser feliz, apenas de si mesmo. Mas se tem alguém, não sofre se este alguém o deixa, pois é completo.
Eliminar pessoas tóxicas do cardápio não faz de você uma pessoa fitness, mas desintoxica o coração, baixa o nível de estresse, normaliza o ritmo cardíaco, equilibra a pressão arterial, oxigena o sangue, eleva a autoestima e fortalece o amor-próprio. Consequentemente, a sua saúde física e mental melhoram, fazendo com que você se sinta mais leve, disposta e bonita.
Entenda mulher, sonhos não envelhecem. Independente da idade que você tenha sempre se é jovem o bastante pra sonhar, conquistar, realizar, pra amar e se permitir amar. Sempre é possível ir além dos muros que delimitam a idade, que travam o riso, que roubam a espontaneidade, a sensibilidade, a leveza que você traz escondida no olhar e essa meninice encantada. Abra-se para as possibilidades que te cerca, para as oportunidades que chegam, para a poesia da vida. Abrace com carinho o que te faz feliz e deixe ir tudo que for desprovido de beleza. A vida tem muito a oferecer, você só precisa abrir os braços para receber e se permitir viver, sem medo de ser feliz. Foi pra isso que Deus te fez mulher: pra ser feliz!
Não atribua a vc a responsabilidade pela minha solidão. Diria que ela foi uma conquista ou resultado de minhas escolhas ou até mesmo a forma de me posicionar às pessoas de um mundo de milhões e me restringir a tão poucas. Ou só mereci poucas? Ou não soube merecer está rodeada de tantas pessoas? Mas, com certeza, esta conta não é sua, tem sua vida plena e com sua rotina e prioridades, isso é fato, é sua vida, eu sei disso. Acho que filosofei ... Deve ser o silêncio...o horário.
Eu travei uma batalha comigo mesmo, com o meu próprio inimigo intimo, que aos poucos ele me destruía por dentro . Mas eu acordei para a vida tive que percorrer vários caminhos para chegar aqui, foi preciso o auto conhecimento e o amadurecimento e mesmo assim ainda não o destruí mas a agora ele e meu maior aliado, ele habita em mim.
Conhece a ti mesmo, o convite a reflexão encimado no Templo de Delfos perde com o tempo a singularidade, perde a busca individual e personalíssima. Posteriormente a Gnose recupera mas entre o auto conhecimento entre Deus e cada pessoa. A filosofia moderna relativa tudo e cada eu, o ser com o conhecimento pessoal passa a ser e ter uma imensa subjetividade e relatividade perante seu meio. O caminho da racionalidade afasta nos da essência o Eu se fragiliza. Uma racionalidade que vive em paramentos de dualidade do celebro e do computador, acredita se em uma corrente binaria igualitária. Em suma ou é ou não é, ou é zero ou um. A neurociência e a proliferação das imagens e mensagens do mundo virtual tanto por ser uma ciência que promete de certa forma inconsistente o exercitar constante de nossas novas funções natas a cada individuo de diferentes culturas nos mais diferentes meios.
Quando a gente tem autoestima, quer espalhar amor pra todo mundo e perdoa fácil também. Nada facilmente te afeta por conta do excesso de paz interior, além de ainda fazer questão de colocar a pessoa no lugar dela da forma mais amorosa possivel. Sem sequer insultá-la ou fazê-la se sentir mal de qualquer forma. Você percebeu que nada disso realmente é necessário, pois você tem elegância de sobra. Sabe se colocar nessas situações da forma mais iluminada, até mesmo com aqueles mais rancorosos. Esse é o seu lema agora: Devolver tudo com muita positividade. Assim, não é nem mesmo pra atingir os 'haters', porque nada que esse pessoal lhe diga te importa mais pois agora você tem autoconfiança. E por ter autoconfiança, absolutamente nada de fora pode controlar sua vida. É uma nova vida. O céu que costumava ser mais acinzentado e nublado, passa a ser um azul bem claro e aberto. Você já não está mais no mesmo lugar onde costumava estar, e isso é fantástico pois agora percebe que tem toda a força de que precisa pra tornar seus sonhos realidade. Conseguiu chegar onde chegou pelos seus esforços e agora quer passar todo seu aprendizado ao mundo pra que isso seja possível com outras pessoas também. Desfazendo suas inseguranças e seus medos garantiu a felicidade que sempre quis ter. Agora quer compartilhá-la com todos ao seu redor o quanto puder. O riso agora é fácil e você atingiu um nível de inteligência e raciocínio provavelmente jamais atingidos antes. Você está agora numa fase de grandes descobertas de si mesma, onde a vida é leve e acolhedora. Aonde aprender é um grande e irresistível prazer. Cuidar de si próprio é sua grande prioridade, tudo pra manter sua essência o mais presente possível e simplesmente por gostar de se cuidar. Tá tudo no lugar onde deveria estar, e a felicidade é tão grande a ponto de nem caber no peito. Você se emociona por se ver tão feliz pois agora está em um bom lugar. Escapou da prisão.
Quanto mais suja e profunda é a marca, mais tempo pra ela desbotar e desaparecer.... Tê-de fé, paciência, ande um passo de cada vez, mantenha perto SOMENTE as pessoas que fazem parte do seu círculo menor, ignora as que nada acrescentam... foque no que voce deseja conquistar: "o tempo não dá espaço para aquilo que não merece sua atenção... preencha-o".
A vida é muito mais do que pager contas, andar de ônibus e morrer, a vida é sobre fazer história, a vida é sobre deixar um legado, a vida é sobre trazer prosperidade para si e para as outras pessoas, não viva como se o mundo estivesse acabado, viva como se o futuro lhe agradasse assuma o seu controle.
O segredo da Felicidade é fazer o bem ao próximo mesmo que está pessoa não esteja merecendo isso. Ela não vai entender mais você e Deus entenderá o valor desta felicidade.
As pessoas estão infelizes não é porque precisam de coisas novas. As pessoas estão infelizes pelo simples fato de que elas não estão fazendo nada pra ajudar a alguém.
O que você faz com o seu tempo que você tem?
O que você está fazendo de uso com o dom que Deus te deu?
O que você fez ou faz com seu dinheiro ou coisas que você tem em prol do outro?
Podemos ganhar ou perder... "COISAS" Mais aquilo que fazemos para o bem do próximo, pode ter certeza que ganharás o dobro. Está benção nada e ninguém pode tirar de você.
Uma; Pela parte pessoal de se sentir útil e a outra do dobro é a parte que você já receberia por ser de coração agradável a Deus, mais ganhará melhor ainda porque não foi egoísta e quiz a felicidade da pessoa como você esta sendo e no final seremos todos. Porque quem recebe ajuda é feliz, mais quem dá é mais ainda.
Calma! Se essa pessoa não teve um pingo de consideração pelas atitudes que tomou, é porque acabou o respeito, e sem respeito se vai a confiança, a partir daí é só magoa e dor, então lá se foram os alicerces que sustentam o amor! Sofre aquele que faz poesia, tristes são suas palavras porque são tolos vivendo o que já se foi vivido e esquecendo de viver o que realmente há para viver! Encaremos os fatos e descobrimos o valor dos atos, pois nem mil palavras explica uma única atitude.
Amor-próprio não é sobre sentir-se bela, é sobre sentir-se sua, dona do seu nariz, sonhadora do seu destino. É sobre respeitar a si mesma: se olhar com carinho, colocar-se em primeiro lugar e ser o centro da própria atenção. Amor-próprio é saber poupar-se quando preciso e quando não for, transborda. Amor-próprio é ser o amor da sua vida.
Se você deixar que seus pais sejam cruéis com você usando a desculpa de que eles te amam, você provavelmente passará a vida acreditando que amor é sinônimo de crueldade. Então filhos crescem acreditando que amar significa controlar, censurar e oprimir as pessoas que amam. E filhas crescem sentindo que ser amada é aceitar tudo isso que fizeram com elas com a justificativa de que foi por amor
Ser homem, não é pegar varias mulheres, ser homem não é ser grosso, ser homem não é ser machista, ser homem de verdade, é vc mostrar pra mulher que está ao seu lado, mostrar os seus sentimentos mais profundos guardados no seu coração, ser homem é vc ser fiel enquanto muitas dão em cima de vc! Ser homem é ser educado, ser homem é ter sentimentos...e saber expressa-los.
