Textos de Auto Conhecimento

Cerca de 2882 textos de Auto Conhecimento

Há coisas que não precisamos entender, ou elucidar, conhecimento excessivo atrapalha, trava os sentimentos, bloqueia a realidade individual. Para sentir-se feliz não é necessário um motivo concreto, estar vivo pode ser uma boa causa, mas se procurar entender profundamente sobre isso, as coisas mudarão. Deixe o ar tocar à pele, os olhos arderem com a luz do sol, não deixe a essência da vida ser substituída pelo visível...

Inserida por lilianmoraes

“Mas vale um homem simples e humilde de conhecimento que prega a paz e o evangelho, e promove atos de bondade e caridade com todos, sem interesses, do que mil teólogos-doutores da lei que promovem o ensinamento divino com dominação e interesses, e promovem a desunião dos povos, e se exibem e se esbanjam com seus títulos e luxúrias.”

Inserida por hagp

Pra meter a boca no que eu faço, tem de saber fazer melhor. Entender mais. Ter mais conhecimento técnico, mas conhecimento acadêmico, mas experiência (e os três quesitos juntos) E sei que tem muita gente mais capacitada do que eu, em muitas coisas. Mas seja um desses para falar mal do que eu faço, seja na minha vida pessoal, profissional, familiar ou amorosa. Do contrário, vá da palpites naquilo que você domina... No que é que você é bom? Efetivamente bom? Será que é só em falar mal? Apontar o dedo? Achar defeitos? Nisso vc é PhD?

Inserida por renataarantesduarte

Não me deslumbro com o susto do conhecimento adquirido no instante. Me acho ate ignorante por essa falta de sensibilidade, mas o que posso fazer, tenho o meus melindres, as minhas exigências, e preferencias. Não sou pura criação e não posso aceitar que, o jamais lido, estudado, escutado e/ou avaliado. Assim o seja em poucas linhas de um trançado poético com admiração exaltado. Levo tão a serio troço, que não acredito na relevância do valor teórico, muito menos do sentimental daquilo que é de praxe o cansaço da abstração por exaustão. A fundo.

Inserida por decadasdilacerado

Mas se você tiver muito conhecimento você vai sofrer, pois você verá que aquilo que você imaginaria que era, não é...preferiria ter aquela vida em que eu acreditava que papai noel existia e ter aquele horrível sonho que logo mamãe ameniza dizendo que foi só um pesadelo, é me lembro como se fosse hoje, eu era feliz ...

Inserida por GAZINHO

Muita gente tem ,conhecimento mais não tem sabedoria eu quero ver colocar esse conhecimento em pratica na vida pra ver se dar tudo certo conforme o conhecimento de que adianta isso no dia a dia , se eu too fazendo e porque eu já tenho a noção básica de sabedoria e conhecimento vamos ver você que me julga ?.

Inserida por ViniciusPitta

“O Conhecimento da humanidade é como uma Catedral de três torres inacabadas. Cada uma dessas torres representão as três formas de conhecimento da humanidade, que são: a filosofia, a religião e a ciência. Os construtores dessas torres muitas vezes são invejosos e monopolistas. Por esta razão, cada um procura cuidar somente da construção da sua torre e desmerecem as outras. Com o decorrer do tempo cada uma atinge certo tamanho e certa firmeza estrutural. Mas em tempos e tempos são colocados aprova a firmeza estrutural de cada torre. As que não estiverem firmes, os seus trabalhadores quebram até a parte que não comprometa a continuidade da torre. Isso faz com que ora uma esteja mais alta que a outra, ora uma esteja mais baixa que a outra e ora ambas estejam no mesmo patamar. Porém chegará um tempo em que ambas começarão o processo de união e posteriormente o processo de fusão, virando assim uma só torre. Mas, infelizmente, os operários jamais serão capazes de terminar o processo de construção e firmeza estrutural da torre da Catedral.”

Inserida por hagp

Mais do que adquirir conhecimento a arte de pensar defini-se pela habilidade de selecionar grãos. Um pensador não é bom porque usa frases de efeito, técnicas psíquicas ou dados estatísticos - é claro que isso serve a todos os pensadores. Um pensador é bom e tem mais razão quanto mais souber separar trigo de joio e de milhares de outros grãos que se imbricam no meio dessa seara complexa e transmutante que é o pensamento. Nações se erguem sob maus pensamentos e pensadores, culturas se desfazem debaixo da batuta de outros tantos. Será que eles não exercitam bem o pensamento? Quase sempre não é essa a razão, o motivo é que confiavam e confiam demais na veracidade do pensamento. Mas hei, um pensamento não é coisa dominada, nem definida – sequer explorada. Os pensamentos vêm assim como se vão e não sabemos como se processam nos seus substratos essenciais, desde a raiz. Lá na frente, depois de erguida uma colossal estrutura lógica moral ou estética, a gente percebe que algumas das colunas são belos gatos comprados por lebres. Ninguém lê mais com a acuidade e apreço com que nossas avós catavam feijão. Colher grãos e separá-los, eis o exercício do pensamento pelos livros e pela vida afora. Pensamos hoje, assim como amamos, nos intervalos – entre uma aula e outra, entre uma escala de trabalho e outra. E temos sempre uma opinião pra dar, mas tempo e desejo pra grãos poucos têm pra catar. E se pensarmos no quão dialética e mentirosa é a metáfora dos grãos, essa mesma que acabei de usar, veremos o quanto é preciso ainda mais grãos catar. Quero com isso dizer que a estrutura do pensamento é, em sua base, de ideias dúbias – de pólos opostos – lógica binária. E a realidade, a seara da vida é tão mais vasta, tão mais rizomática que nossas parcas metáforas ocidentais. Então, imagine que pensar e formar opiniões dependa de se sair feito Alice pelo país das maravilhas, onde tudo pode se transformar em um piscar de olhos no seu contrário e principalmente em milhares de outras coisas heterogêneas. Antes de darmos nossa opinião aprendamos a desconfiar dos grãos, assim como da televisão, dos pais, da igreja e daquele professor de história espertinho com ar de sabedor. E dos velhos sabedores... Dos novos também. Selecionar!

Inserida por thiagomariano

Criar e inovar são ações que vão muito além do conhecimento. Não basta saber, mas ter a competência, ou seja, o conjunto de habilidades desenvolvidas para aplicar o conhecimento. Para tal, é preciso estimular a criatividade. É necessário estar preparado para desafios, para ter sucesso e superar possíveis fracassos.

Inserida por zuleica_klauck

É obvio que jamais teremos o perfeito conhecimento dos mistérios entre o céu e a terra, claro que não seremos perfeito... mas estaremos cada vez mais próximos do senhor se soubermos reconhecer nossos erros, tivermos humildade pra admiti-los, e capacidade de recomeçar. errar é normal insistir no erro isso sim é vergonhoso

Inserida por Deisiane27

Quem desdenha o conhecimento ignora um dos maiores atributos que Deus comunicou aos homens: a capacidade de pensar. Ao ter o sopro de vida em suas narinas, Adão (e consequentemente Eva) tornou-se a feitura mais esplêndida do Gênesis, diferenciado de quaisquer seres vivos. Foi-lhe dado em seu alento um intelecto, mas, parece que em nossos dias a criatura “sapiente” prefere regurgitar essa dádiva dos céus.

Inserida por Romulo1981

Não é possível chegar ao conhecimento verdadeiro, porque primeiro é preciso definir adequadamente critérios básicos de validade para procedimentos cognitivos válidos, o que não é possível sem um conhecimento real prévio da realidade, contra o qual poderíamos testar os procedimentos de validade.

Inserida por leobosco

"Aprendizado requer ensinamento. Ensinamento requer conhecimento. Conhecimento requer sabedoria. Sabedoria requer pureza de espírito. Pureza de espírito requer simplicidade. Simplicidade requer desapego. Desapego requer discernimento. Discernimento requer sabedoria, que requer aprendizados, que requer ensinamento, que requer vontade de aprender, que requer desejo de viver. Não sei se disse tudo o que queria. Não sei se escrevi tudo o que queria, mas falei quase tudo do que gostaria de ter dito por escrito."

Desde que o mundo é mundo, há um conflito insolúvel entre a busca do conhecimento e a busca do prestígio, da respeitabilidade, da aceitação na 'boa sociedade'. O saber avança contra todo bom-mocismo, contra todo convencionalismo, contra todo conformismo bem-pensante. Hoje em dia, porém, a ciência, especialmente sob a forma do 'consenso acadêmico', tornou-se um dos pilares do convencionalismo e o guardião do portal da 'boa sociedade'. Você pode matar sua mãe sem deixar de ser uma pessoa respeitável, mas conteste algum artigo-de-fé do consenso acadêmico e imediatamente fazem de você um réprobo, um monstro, um inimigo da humanidade.

Inserida por LEandRO_ALissON

O conhecimento é a base de conquista para alcançarmos nossos sonhos. Ele é fruto de nosso interesse e dedicação, e mecanismo principal para colocarmos em prática o quê foi aprendido e sonhado por um grande período de tempo. Diante disso, o estudo constitui ferramenta crucial para alcançar o lugar que tanto sonhamos e desejamos.

Inserida por danielbastos2

O conhecimento pode ser uma maldição na vida de uma pessoa. Eu troquei um pacote de mentiras por um pacote de verdades e não sabia qual era mais pesado. Qual deles exigia mais força para carregar? Era uma pergunta ridícula, porque, uma vez que você conhece a verdade, não pode voltar atrás e pegar sua mala de mentiras. Mais pesada ou não, a verdade agora é sua.

Inserida por pensador

As pessoas estudam para adquirir conhecimento. Ninguém estuda para ser inteligente e muito menos para ter sabedoria. Há por aí, aos milhares, muitos "letrados" que não possuem nem uma coisa nem outra (posso me incluir na lista, por que não?). Sabedoria não se constrói no banco das escolas, nas faculdades, nos cursos de especialização, todavia na vivência diária, na observação das pequenas coisas. Meus títulos acadêmicos não me permitem ser o dono da razão, pois não são raras as vezes que encontramos uma pessoa sem saber ler e escrever (textos), mas nos traz lições que acabamos ficando boquiabertos. São cidadãos que, como ninguém, fazem leitura do mundo.

Inserida por Eraldocunha

A educação não se faz sozinha, antes, precisa de mentes humildes e abertas ao conhecimento. Tem quem acredita já saber de tudo, e não aceita novos ensinamentos, por isso permanece às margens da ignorância. E há quem sabe muito, mas acredita nada saber, são pessoas que estão sempre se propondo a novos aprendizados. Na escala do progresso, alcançarão saberes inimagináveis, pelo simples fato de estarem sempre abertos ao conhecimento. São mentes que possuem a convicção de que, na vida, nunca se sabe tudo.

Inserida por bellamagnolia

Conhecimento é essencial para nossas vidas, embora ter conhecimento não basta. O conhecimento é como uma ferramenta. Se for bem usada pode trazer benefícios ou até facilitar um tipo de trabalho, mas se não for bem usada pode ferir ou até mesmo ocasionar algo mais grave. Assim se dá com o conhecimento. Grandes descobertas cientificas mudaram o nosso modo de enxergar as coisas e trouxe várias melhorias para as nossas vidas, como o raio-x, que dá ao médico informações fundamentais para um diagnostico mais preciso. Contudo, esse conhecimento também foi o originador das bombas nucleares, que dizimou duas cidades do Japão, Hiroshima e Nagasaki. Este é apenas um exemplo de como o conhecimento pode ser bem utilizado ou usado com efeitos destrutivos. O ponto é: CONHECIMENTO pode ajudar a trazer SOLUÇÕES para problemas antigos e pode BENEFICIAR quem o detêm, se usado com SABEDORIA e HUMILDADE. Temos que ser humildes para admitir que por mais experiência ou conhecimento que um ser humano tenha, jamais conseguirá prever todos os efeitos de suas ações e como isso vai afetar sua vida e das pessoas ao redor. O que não se restringe a somente um campo da vida mas a todos.

Inserida por ivanklori

A história humana é a história das lutas pelo conhecimento da natureza para interpretá-la e para dominá-la. Cada geração recebe um mundo interpretado por gerações anteriores. Esta história está constituída por interpretações místicas, proféticas, filosóficas, científicas, enfim, por ideologias. Cada indivíduo que vem ao mundo já o encontra pensado, pronto: regras morais estabelecidas, sociedade organizada, religiões estruturadas, leis codificadas, classificações preparadas. No entanto, tal estruturação do mundo não justifica a alguém se sentir dispensado de repensar este mundo, porque caso contrário tem-se o lugar comum, a mediocridade e, o que é pior, a alienação.

Inserida por felipeninefour