Textos de Amizade e Saudade
HOJE EU CHOREI (soneto)
Hoje eu chorei porque tive vontade
Se foi saudade, aflição, eu não sei
Apenas chorei, e o peito desabafei
Chorei quem sabe duma felicidade
Se separou, se a vida amargou, ei
Apenas chorei. Choro de verdade
Não o sufoquei n'alma, liberdade
Num grito com lágrima, então dei
E neste pranto sem ter valeidade
Choro... Chorei... e sempre darei
Pois eu não sou no todo, metade
E se chorei, não é porque afazei
Um choro de qualquer fatuidade
Onde eu chorando, hoje chorei!
© Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
2017, julho
Cerrado goiano p
►Até O Cometa Hale
Chorando de saudade
Querendo falar com minha cara-metade
Liguei e o pai dela disse que já era tarde
O que aconteceu foi a seleção natural de Darwin
Uma predadora acabou devorando a tristeza que havia dentro de mim
Minha prometida, como a de Beethoven
Eu percebi a muito tempo que não poderia viver sem
E hoje ela tem meu amor e afeto honesto
Quero me desculpar por estar ocupado direto
Mas é por que quero construir o futuro predileto
Porém os pais dela não me deixam ver ela
Passei então a espera-la sorrateiramente embaixo da janela
O amor que sinto não possui rédeas
É uma livre, leve e solta fera.
Mesmo em uma situação complicada, eu farei o necessário
Irei ignorar essa dor antipática
Quero apenas entrega-la este meu diário
Já que me impedem de dizer, encontrei um modo prático,
Escrever o que sinto, que sinto muito pela ausência
Darei a ela palavras para que jamais esqueça
Que o que sinto por ela é protegido por uma impenetrável cerca,
Que ultrapassa toda e qualquer fronteira.
Amanhã prometo estar na cama dela quando ela acordar
Ao abrir os olhos eu irei beija-la
E em seus ouvidos irei confessar tudo o que ela quiser escutar
Se acordar com frio, irei abraça-la
E nas horas difíceis não irei abandona-la, seu acompanhante
Quando ela estiver entediada, inventarei algo interessante,
Apenas para vê-la sorridente como antes
Se for preciso eu serei aquela pessoa irritante
E quando ela se sentir perdida, tornar-me-ei um navegante.
Eu estava pretendendo escrever uma carta
Descrevendo os momentos que passei com minha princesa encantada
Estava apenas com a preocupação,
Queria presenteá-la com uma obra de pura perfeição,
Mas cada palavra que surgia não era totalmente clara
Não estava conseguindo dizer tudo aquilo que me engasgava
Em seguida pensei em fazer uma serenata,
Mas a melodia não se apresentava da forma desejada
E ao lê-la, eu notei aquela certa falta
E espero que ao vê-la, ela também a sinta.
Se eu fosse dono do tempo, eu estaria eternizando nossos momentos
Mas como sou apenas um estrangeiro neste mundo,
Posso apenas pedir a ela alguns de seus segundos
Mesmo que haja pessoas entre nós construindo muros,
Os destruirei e alcançarei meu conforto naqueles braços
Pois não há lamina afiada capaz de cortar este meu laço,
O que sinto por aquela pessoa é forte, de fato
E com ela eu não escondo meus mais secretor pecados,
E sei das imperfeições dela, sei de seus antigos atos
Mas o que importa é o hoje, o amanhã e o depois
Quero passar esses meus dias com este sentimento que me deixa nervoso,
Aquele que se enlouqueça ao saber que se aproxima o nosso encontro
Eu a amo, e ela me ama também
Eu me apaixonei, e o que sinto é reciproco por alguém.
Só espero que esta folha chegue naquelas mãos
Espero que consiga a compreensão daquele coração
E que no alvorecer, eu a consiga ver
Que na próxima vinda do Cometa Hale,
Nós o vejamos pelas janelas de nossa pequena casa da felicidade.
Toque Espiritual
A dor é grande e a saudade também.
O que jaz aqui não tem fim.
Parece que te conheci a tanto
tempo que nem eu mesmo sei...
Se foi nessa vida ou em outra
vida.
Deixei que criasse raízes teu toque
espiritual em mim, que veio me
como uma borboleta.
Que tocou meu coração e
acendeu minha alma com paixão.
Hoje a noite cheira a saudade,
talvez por que a noite esteja mais escura pois a lua se escondeu entre nuvens, trazendo assim um pouco de tristeza, solidão e nostalgia no ar.
Então caprichosamente algumas gotas de chuva caem do céu, como se fossem meus olhos derramando algumas lágrimas, castigado pela distância que a vida impôs ao nosso amor.
Fecho os olhos e imagino o seu rosto e um sorriso em minha face logo aparece, sinto até o gosto dos seus lábios junto ao meu em um beijo demorado em um abraço apertado.
Logo a madrugada irá chegar, com você irei sonhar, mais uma noite juntos iremos passar.Amanhã quem sabe eu irei te encontrar!
Sergio Fornasari
Tem dias ...
Que é só vazio e saudade .
Meus olhos tristes
anseiam os teus
Meu sorriso sem graça
precisam dos teus
Meu corpo espera
ansiosa pelo teu
Minha paz não chega
se tu não vens.
Tem dias que acordo
vestida de solidão
e adormeço sonhando
in teus braços felicidade .
Pode parecer bobagem
Loucura minha ...
Mas tem horas
que a tua ausência
me causa febre
e me dá até agonia .
Eu só preciso restaurar meus cacos
e sem ti aprender a clarear .
Inda quero ler o amor
em minha poesia.
"Chega de saudade"... "Recordar é viver"...
Além de lindas músicas, são belas frases...
Vamos pensar nisso?
É bom por vezes rememorar coisas vividas...
Sempre fica alguma lição a ser aproveitada...
Osculos e amplexos
Marcial
RELEMBRANDO COISAS VIVIDAS
Marcial Salaverry
Quantas vezes nos deixamos levar por recordações, relembrando episódios de nossa vida, e é bom faze-lo, pois sempre é válido fazer uma volta rememorativa ao passado, buscando recordações de fatos vividos, pois à medida que o tempo vai passando, sempre as lembranças vão se acumulando em nossa memória. Podemos dizer que vamos "salvando arquivos". Pode acontecer de algum vírus atacar os arquivos, é o "vírus amnésico", e nesse caso, não tem mais jeito. O passado fica apenas lá perdido no passado... Faltou o backup...
Quando não acontece isso, é muito normal que as "pastas" sejam sempre armazenadas, pois a passagem dos anos forçosamente aumenta a carga de recordações, algumas boas, outras más, outras nem tanto, mas que de uma maneira ou de outra exerceram alguma influência em nossa vida, sendo testemunhas do que ocorreu conosco, sendo responsáveis pelo que somos agora.
Algumas vezes, são pessoas que de uma maneira ou outra nos influenciaram, determinando certos rumos de nossa vida. Quem não tem na sua lembrança alguém que marcou de alguma maneira sua passagem a nosso lado? Um professor, alguma amizade especial, aquele famoso tio "diferente", um avô genial, um primo genioso, enfim, alguém de quem nos lembramos de uma maneira especial, aquele amor que não conseguimos ter a nosso lado, ou aquele alguém que nos aconselhou a escrever "porque tínhamos jeito"...
Enfim, acontecimentos ou pessoas que marcaram de forma definitiva nossa vida, e certamente, se as lembranças forem boas, devemos guardá-las em um recanto especial de nossa memória, se forem más, o melhor é esquecê-las, deletá-las. Para que servem, senão para nos aborrecer? Se nos aborrecem, então para que recordá-las? O melhor é deixar prá trás, perdidas no passado que é o lugar delas. Não vale a pena guardar más recordações. Pessoas que foram negativas, devem ser esquecidas. Somente devemos deixar um aviso, recomendando cuidado, para evitar repetição de certos erros de julgamento. Certas pessoas que julgávamos uma experiência positiva, que nos poderiam trazer algo de bom, podem se revelar nefastas. Tecla Del nelas. Só devemos errar uma vez, sempre lembrando que, se "errare humanum est, reincidirem in errum, burrarum est..."
Devemos sempre guardar com especial carinho, não somente as boas lembranças, como também a recordação boa das pessoas que entraram em nossa vida, mesmo que por pouco tempo, mas que deixaram lembranças gostosas, carinhosas, aquelas criaturas cuja passagem nos ajudou de alguma maneira, deixando aquele gostinho de "quero mais" em nossa vida, deixando aquela pergunta: "Mas... já passou???"
A propósito, L'Inconnu enviou hoje uma mensagem muito interessante, com um destaque especial para esta frase:
"Os que passam em nossa vida, não vão sós. Deixam um pouco de si e levam um pouco de nós."
Realmente muito interessante e verdadeira. Quantas vezes um amigo (ou amiga) teve curta passagem junto a nós, deixando porém uma marca indelével de sua caminhada, pois existem atitudes que realmente marcam uma presença, deixando aquele gostinho de saudade, aquela lembrança boa. Convenhamos, é gostoso demais lembrar de pessoas que marcaram positivamente nossa vida, que foram responsáveis por algumas mudanças de rumo decisivo, ou mesmo que nos deram momentos de prazer. Particularmente, tenho uma lembrança muito especial pelas amizades que me levaram a uma mudança muito grande em minha vida. Estejam certas de que jamais serão esquecidas, mesmo que se afastem, jamais as esquecerei. Já estão guardadas em uma pasta especial em meu coração, em minha memória que ainda não recebeu a visita "daquele alemão..."
Um gesto de amizade, uma ajuda em momento de necessidade, aquele sorriso numa hora de tristeza, aquelas palavras que tiveram o condão de levantar nosso ânimo, são coisas que não podem ser esquecidas, que verdadeiramente nos fazem lamentar certas ausências.
Da mesma maneira que isso ocorre conosco, nossa presença muitas vezes pode influenciar a vida de outras pessoas. Por essa razão, sempre devemos agir positivamente, sem nunca procurar prejudicar a quem quer que seja, evitando discussões inúteis que não irão levar a lugar nenhum. Sempre é melhor marcar sua passagem amigavelmente do que criar situações polemicas. Se podemos facilitar a vida, porque complicá-la com querelas e quizilias?
Qualquer atitude negativa, geralmente tem o efeito "bumerangue", o mal que se desejar a alguém, pode voltar contra a pessoa mal intencionada.
Existe um provérbio conhecido que diz: "Viva de maneira a que quando for morrer, todos chorem, menos você."
Isso só se consegue se sua passagem pela vida for positiva, assim, quando falarem de você, complementem a frase dizendo: Boa gente!!!. Aí então, sua partida será lamentada.
Estou muito proverbial hoje... Mas o assunto merece.
Bem amigos, só me resta desejar que todos TENHAM UM LINDO DIA, sempre levando as boas recordações desta vida...
"A saudade se faz presente o dia todo, mas é durante a madrugada que ela aperta o coração, transbordando as dores através das lágrimas que caem dos olhos.
Nessas madrugadas sinto a alma se afogando em angústias, e não importa o quanto tento domar essa dor que nada parece fazer efeito.
Olho pra dentro de mim e percebo que alguns pedaços de meu coração estão partidos, penso em reconstruí-lo, mas percebo que tem coisas que não tem como impedir que aconteça, e tem sentimentos que jamais podem ser modificados."
-Roseane Rodrigues
Puro Ato de Ama-la
Quanto tempo faz, tempo esse que traz a
saudade na qual você me traz.
Seus olhos lindos, estrelas na qual por de trás
do brilho, vi tua alma que fazia-se tão humilde
quanto divina e sublimemente radiante.
Me encontrava então por paixão, apaixonado.
Te procurando no azul do céu em desenho
em nuvens, onde então podia passar
o tempo a sonhar com tal dama.
A onde então sobre elas eu podia me deitar
ao seu lado em pensamentos.
E a noite entre as estrelas desenhava por desejo
seu rosto em mais pensamentos.
As vezes a noite restava-me ao lado da solidão
encontrar nas estrelas esperança e a
certeza de encontrá-la.
Então com elas eu conversava sobre meu
universo lindo de corpo voluptuoso que em
mim causava uma pura sensação de volúpia
vinda do teu corpo tão doce.
Que de tal cheiro era feito o corpo dela,
cujo o aroma me lembrava a primavera.
Que por natureza de forma tão natural
exalava-se do teu corpo suaves e doces
cheiro de rosas.
Tanto amor eu tenho para com minha amada.
Cuja a beleza e alma de minha flor me fazia
transpirar um puro e singelo amor.
Como por vontade de tamanho sentimento
vindo do coração passando pela alma.
Em assumir em uma única frase: “que eu te amo”
Então falo-te de Carolina, uma morena linda.
Que porventura no puro ato de conhecê-la
preencheu meu coração de amor, através de
seus olhos, cujo quais lembra-se singelas noite
de estrelas sobre o luar.
Tão lindo e profundo são seus olhos, que
Despertava-me um puro anseio e uma
profunda admiração por tua alma pura.
Que do frescor que brotava em teus lábios,
brotava em mim um desejo tanto intimo quanto
sublime, por tua alma e teu corpo tão divino.
Além de uma sede cujo os lábios doces de tuas
rosas, cujo tais lábios como os da boca, semelhava-se
a suaves e doce pétalas de rosas, seria em tais
lábios a única forma de matar tal sede.
Como é sutil quanto bela tua beleza que em
mim de forma tão simples, quanto sublime,
causa-me afeição em um puro ato de ama-la
com todo meu amor.
Às tardes
Todas as tardes perto do sol se por,
toma conta de mim, uma melancolia
uma saudade, aquela falta do teu
carinho, o calor do teu amor tua presença.
A ausência tua dói, fazes falta amor.
Só resta deixar o pensamento vagar,
lembrar de tudo que vivemos, os risos
dados em momentos difíceis de esquecer,
tínhamos um sentimento forte , só nosso.
Um querer lindo que até hoje ninguém viveu,
só você e eu.
Se dele te lembras não sei, partistes não posso
por ti responder.
Para mim, não consigo ficar sem nele lembrar
esquecê-lo então, nem pensar.
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista de Letras Artes e Ciências
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E
SAUDADE DE UM CHORINHO CHORADO
Marcial Salaverry
Esse chorinho chorado,
dançando bem requebrado,
faz lembrar de um passado
que infelizmente não volta mais,
mas que era bom demais...
Falava-se na droga de um baile,
só quando o baile não prestava,
e não por causa do que se fumava,
ou do que se cheirava...
Dançava-se agarradinho,
no ritmo do chorinho...
Quero meu chorinho de volta,
e o que me revolta,
é ver que não se dança mais
como antigamente,
e agora é um ritmo demente,
cada qual por seu lado,
sem aquele chamego enroscado...
Quero dançar de novo o chorinho,
com aquele quadradinho
como nos tempos da gafieira,
quando se dançava sem fazer besteira...
E haja saudade...
A SAUDADE
é um ponteiro que não passa
é um vento quebrando a vidraça
é um mendigo dormindo na praça
é um palhaço no circo sem graça
é um passado e futuro com sede de ficar .
A Saudade
é uma melodia triste e sem nota
é um grito intenso empurrando a porta
é um barco perdido na rota
é redemoinho adentro do mar
é canto de ave em bando a desafinar.
A Saudade
é um corredor sem saída
é um nó apertando na ferida
é uma nuvem esperando na guarita
é um coração faminto querendo se alimentar
é o peito sufocado na dor implorando pelo ar.
Ah... e dói .. dói .. dói demais !
É toda eternidade ressecada e descolorida
É toda espera da alma sem chegada e nem partida
É todo o oceano dos olhos com sede de murmurar .
A saudade
é tua imagem refletida no espelho
da lembrança
Aprisionada no meu peito com sede
de beber todo o luar .
RARIDADE
Tem dias
que a gente acorda alçapão,
um medo danado da vida...
Uma saudade misturada
com uma baita solidão!
...Mas tem dias que a gente acorda
levinho, levinho
tal qual passarinho longe do ninho.
Hoje despertei assim,
ternura sem fim.
Invocando sonhos distantes...
Raridade no corpo
na alma e
no coração.
AMOR QUE DEIXA SAUDADE
Marcial Salaverry
Um amor quando traz felicidade,
sempre deixará saudade
se um afastamento acontecer,
ficando o desejo de o reviver...
Um amor intensamente vivido,
jamais será esquecido...
Será sempre lembrado,
e aquele momento jamais olvidado...
Aquela doce saudade,
traz lembrança de um momento de felicidade,
um momento que poderia ser eternidade,
mas que não conseguiu se manter,
e agora deixa os amantes a sofrer...
Por uma pequena circunstância,
o destino deixa uma certa ânsia,
de querer sempre o amor reviver,
numa tentativa para o manter...
Na verdade, por não saber bem amar,
resta a amarga lição para tentar
fazer um doce amor ressuscitar...
Marcial Salaverry
Éramos nós dois e um turbilhão de sentimentos.
Era a alegria de estar ao seu lado.
Era saudade quando não nos víamos.
Era medo de te perder pra sempre.
Era solidão quando não estava por perto.
Era desejo, calor, prazer...
Era amor.
Ahh, mas a vida deu uma volta tão grande e brusca, que nossos caminhos se perderam.
Hoje nem sei por onde andas, e de nós dois só restou meus sonhos e eu.
PASSEIO EM BELA VISTA
Dar um fim na tristeza
E a saudade deixar pra atrás
Fui bater na sua rua
Em Bela Vista de Goiás.
Cheio de encanto
Te procurei, por todo canto.
Te procurei, o dia inteiro.
Rua 14 incessante.
Antes Domingos Arantes
Joaquim Faleiros, Natal Ribeiro
Ai de mim, Eugenio Jardim.
Te procurei por toda banda
Vi caravanas, bouquet de flores
E velas de umbanda
Mergulhei no meu sonho impossível
Entre carros, calor e seu jeito invisível.
Não tive como de você, me aproximar.
A saudade continua e nunca acabará
Parti com os olhos desaguando
Como um rio correndo pro mar
A tristeza me faz chorar
Tudo ficando em sonho de um sonhador.
Na partida pelo retrovisor
Vi no outdoor, um anuncio da BRAHMA
E uma moça com um sorriso, de quem ama.
Quando acordei, te procurei
no lençol da minha cama.
(Ney Pires 14polegada)
SOLIDÃO EM VERSOS
Os versos que não pude criar
E que não redigem o tal verso
Na saudade é verso perverso
De um tal silêncio a me fincar
E nesta vaga do verso, o olhar
Perdido, e na quimera imerso
Áspero, de um vário universo
Que faz meu verso, um vagar
Suspiros em versos, reverso
Ao poeta do cerrado a poetar
Pois, o amor na alma, é terso
E de todos, o verso a me julgar
O infortúnio, me foi inconverso
Deixando a prosa sem seu par
© Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
Agosto de 2017
Cerrado goiano
Neblina
Hoje eu lembrei com saudade
De quando eu era menina
Corria abrir a janela
para ver cair a neblina
Já era aquilo um prenúncio
Que o dia seria alegre
Ficaríamos na cozinha
Enrolados na “corta febre”
Era a casa de madeira
Dois quartos , sala e cozinha
Mas o quintal era grande
Tinha carneiro, cabra e galinha
Um pouco mais nos fundos
Tinha nosso canavial
Chupávamos cana a vontade
E do lado um milharal
Se o sol saísse íamos para fora
Mas se o frio continuasse
Ficávamos na cozinha
Aonde o fogão a lenha
Também nos aquecia
lembrei com saudade
De quando eu era menina
...e via cair a neblina!
A saudade
Você é a minha metade,
minha felicidade.
Sem você eu sinto só saudade.
Sem você meus dias são vazios.
Meus sentimentos são frios.
Não há quem me convença
e tudo o que eu quero é só sua presença.
Acordo pensando em ti.
Pensando no dia que você chegar.
Essa dor que me maltrata
e só falta não passar.
Mas é tão bom sentir saudade.
Quando a gente ama
percebe que o sentimento é de verdade. Quando você chega é tudo felicidade.
O sol ilumina o dia.
A lua ilumina a noite.
Você ilumina minha vida.
Faz do meu coração sua morada
e ser pra sempre minha amada.
Quero ser sempre seu
e ter você sempre pra mim.
Essa poesia eu fiz
porque nossa história
jamais terá um fim.
Nessa vida é bom sentir saudade.
Mas vamos seguindo, lutando, caminhando de mãos dadas,
em busca da felicidade.
Tenho saudade daquela pela morena e macia..
saudade daquele palavreado errado e o jeito que escondia essas pequenas falhas..
saudades daquele jeito misterioso que só ele tem e a maneira que ele usa como defesa pessoal. Dos abraços apertados e dos conselhos que me traziam para a realidade.
Vontade de ver aqueles olhos negros que me envolvia..
Queria novamente provar nem que seja a última vez aqueles lábios úmidos que me tirava a respiração..
Saudade das brigas bobas das mensagens trocadas, as músicas que ouvíamos juntos. dos momentos felizes e até mesmo daqueles que apimentavam o nosso amor
Saudade de dividir a minha vida com você, saudade que se alastra e não me deixa te esquecer
Ai que saudade…!!!
(Nilo Ribeiro)
Ai que saudade…!!!
do apertado abraço,
de fazer comidinha,
de dançarmos no compasso,
de dormir de conchinha
de jogar tranca,
de te conquistar,
de desmanchar tua trança,
de te amar
ai que saudade…!!!
de aquecer teus pés,
massagear as costas,
de servir teu café
do jeito que você gosta
do whisky com gelo,
do queijinho temperado,
de te cuidar com zelo,
de ter você ao lado
ai que saudade…!!!
da caminhada,
de desenhar na areia,
de te chamar de amada,
de tê-la em minha veia
da nossa música,
do teu cheiro,
do bicho de pelúcia,
que era nosso travesseiro
ai que saudade…!!!
do teatro,
do cinema,
do quarto,
da algema
de amar,
de me entregar,
de te aninhar,
de te guardar
ai que saudade…!!!
da loba,
da cama,
de tirar tua roupa,
da mulher profAna
do beijo,
da conversa,
de ser teu desejo,
de ser tua coberta
ai que saudade…!!!
da tua ALMA,
da tua paz,
da tua calma,
do bem que me faz
do teu corpo,
do ombro consolador,
do teu conforto,
do teu colo revigorador
saudade,
minha verdade
nunca vou te esquecer,
penso todo dia,
desejo o melhor para você,
inclusive a saudade da poesia…
- Relacionados
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Versos de Amizade
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases de Amizade
- 72 frases de amigos que reforçam o valor da amizade
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado
- Frases de carinho e amizade para expressar gratidão e afeto
