Textos de Amizade de Cerveja

Cerca de 34296 frases e pensamentos: Textos de Amizade de Cerveja

Um gesto simples com uma variedade infindável de sentidos: consolo, conforto, amizade, parabenização e, o mais belo, amor. Pode favorecer só quem recebe, só quem oferece, ou melhor, a ambos. Às vezes um dos lados pode "forçar", todavia um abraço sincero tem um poder imenso que supera qualquer importunação!
Quando é o mais belo sentido que o motiva, e esse amor está em um nível sobrenatural, não importa como começa, porque começa, quem começa, mas sempre irá provocar uma eclosão constante do amor!

Inserida por Fagnerosensei

O que é amizade
eu acho que não existe dia do amigo, porque devemos ser grato por eles todos os dias .Afinal só eles para aguentar a chatice, as loucuras, nosso mau humor e várias outras coisas que só eles mesmo para suportar . Eu acho que não é só no dia do amigo que devemos agradecer escrever um texto ou homenagear . Acho quer quando temos alguém com quem podemos confiar , compartilhar algo quer nos aflige, poder contar com ombro amigo quando precisar e ter alguém quer apesar de nossos defeitos, procurar nos entender e ajudar , mesmo que seja impossível..mas tentar nos ver feliz , as vezes se fazendo de idiota . Só quem tem pode dizer as coisas loucas e sem noção quer fazem quando estão juntos, das vezes que riem sem motivos, recebeu um abraço quer te deu motivo para continuar,. Brigou ou deu aquele puxão de orelha para o seu bem , para não fazer algo que prejudica- se e algo idiota não traria nenhum proveito .
Ser amigos não se resume em palavras, e sim atitudes quer provar a cada dia quer valeu a pena ter conhecido aquela pessoa.

Inserida por alves12

Existirá algo melhor do que uma boa, leal e real amizade?
Amizade... o sentimento mais importante para unir as pessoas...

SEREMOS AMIGOS DE VERDADE
Marcial Salaverry

Amigos de verdade sempre seremos,
tenha sempre essa certeza
amigos desses que não escolhemos...
nossa amizade, é pura beleza...

Amizade é algo que aparece,
é carinho, é afinidade,
nunca desaparece...
é a verdadeira amizade.

Se o amigo sofre, sofremos também,
são nossos os seus problemas,
como eles vão e vem,
são nossos os seus dilemas.

Uma amizade sincera e real,
não se pode perder...
isso nos deixa mal...
Amiga, quero te ver...

Quero mesmo saber
se amigos somos,
se amigos seremos,
ontem hoje e sempre...

Amizade nunca morre...
Pegue minha mão
Se preciso... me socorre.
Leve-me em seu coração...

Marcial Salaverry

Inserida por Marcial1Salaverry

Às vezes nos esquecemos o que é amizade até que seja tarde demais

Senti no coração que eu nunca ia te perder, tudo era uma realidade distante, as tarefas mais simples de ligar, se preocupar ficaram distantes, uma situação que a gente criou.
Em alto e bom tom a amizade gritou, mas foi ignorada, oi? Sempre li em revistas o que faz uma amizade desabar, ir embora, mas dói saber que unilateralmente nada funciona.
Devemos ser críticos e reflexivos, observar as experiências que tivemos, não importa se é amizade ou amor, o equilíbrio faz parte de qualquer relação, precisamos aprender a valorizar as pessoas que estão ao nosso lado.
Quando as coisas mudaram? Nenhuma decisão importante na vida se toma na euforia ou tristeza já diziam os sábios, precisei buscar força interior, eu a tratei como coisa.
O tempo todo eu sabia que não estava valorizando essa amizade, tudo poderia ficar pior, é difícil voltar a plenitude quando estiver rodeada de cacos de vidros, refazer amizades desfeitas é muito delicado.
Na minha vida refleti sobre muitos aspectos, qualquer um é capaz de transformar uma relação desgastada, verdadeira amizades se fortificam, tenho um histórico de experiências positivas de quem está sempre me esperando acordar.
Se você acha difícil falar de qualquer coisa com o outro, a amizade pode ter morrido, os conflitos e a s mágoas não se dissolvem sozinhos, o esforço é necessário para salvar uma bela amizade.
A vida não é autolimpante, temos que ser inteiros e compreender a plenitude do outro, não temos mais o triplo de oportunidades, não devemos agir como se não nos importássemos, já que nos importamos, não cabe jogos na relação de amizade verdadeira.
Não importa raça, idade, religião, etnia, base cultural e carreira, amor é amor e tudo isso é o que menos importa. Feliz Amizade!

Inserida por Arcise

Se eu desse um nome ao bem que sua amizade, carregadas de tuas gentilezas me trazem, eu ousaria compara-las, para lhes denominar à uma tarde de bem estar num campo de flores miúdas e poesia.
Sim, eu daria...
Mas não posso.
O bem que fazes por mim ainda não sei como descrever.
Obrigada por você ser tão terno e gentil comigo meu amigo.

Inserida por elisasallesflor

O VALOR TERAPÊUTICO DA AMIZADE
Estar junto dos verdadeiros amigos alimenta o nosso coração

Que é bom estar junto dos amigos ninguém duvida. Mas será que refletimos sobre os significados mais profundos da verdadeira amizade? Que sentimento é esse que une pessoas diferentes, que ultrapassa limites e distâncias?

O verdadeiro amigo é alguém com quem podemos expressar nossos sentimentos mais íntimos. Ao mesmo tempo é aquele com quem somos capazes de compartilhar o silêncio sem constrangimento. É a pessoa com quem se deseja estar nos piores e nos melhores momentos. A verdadeira amizade é terapêutica em muitos sentidos, mas não se mantém pela utilidade que venha a ter. Porque chamamos de amigo aquele a quem simplesmente amamos e somos por ele amados. Assim, sem grandes explicações, não cabendo em predefinições.

No laço de amizade queremos ver o outro bem, queremos presenciar seu crescimento, compartilhamos suas dores e alegrias, estamos ao lado. O amigo é aquele que nos aponta o que precisa de cuidados, que nos diz às vezes palavras duras com a intenção de que sejamos pessoas mais plenas. Em outros momentos ele nos traz palavras doces, equilibrando nosso modo duro demais diante de algumas situações. O amigo é aquele que parece sondar o mais profundo em nós, ele vem com seu jeito único e nos apresenta um outro lado. Ou simplesmente cala para que nós possamos ouvir nossas próprias palavras ecoarem. Oferece o ombro, os ouvidos e o coração.

COMPANHIA QUE FAZ CRESCER

O amigo é aquela pessoa que faz parte de nossa vida, porém não o possuímos. Com ele aprendemos que o outro é como é, aprendemos a aceitar e a amar incondicionalmente. Nesse vínculo vamos aprendendo as relações de paridade, em que não há autoridade a seguir, mas sim respeito a compartilhar. Aprendemos a resolver questões em conjunto, a expor o que sentimos, a perceber melhor quem somos. Com a troca de experiências o humano se revela e percebemos que somos parte de um todo muito maior, que não somos os únicos a sentir, a sofrer, a sorrir. A amizade nos faz amadurecer e nos ajuda a rever nossos modos de relacionar."A amizade nos faz amadurecer e nos ajuda a rever nossos modos de relacionar."

Nessa relação deixamos de ser mais um na multidão que se espreme nas ruas da cidade. Somos mais que números, registros e letras. Somos pessoa, carregamos uma história. Temos uma testemunha. Ele vê os degraus que subimos, as pedras em que tropeçamos, a hesitação, a coragem. Ele acompanha, oferece seu olhar, a sua opinião ou o necessário apoio. No vínculo de amizade sabemos que a existência do amigo é a garantia de um "Estou aqui", uma frase aparentemente simples, no entanto, permeada de presença e companhia.

CULTIVE E VEJA FLORESCER

Por tudo isso (e por tudo o mais que não cabe em palavras) é que lhe convido a refletir: Você está próximo de seus amigos com a frequência desejada? Você encontra tempo para estar com eles, assim como reserva tempo para outras atividades cotidianas? Ou o amigo deixou de ser parte de seu cotidiano? Passou a integrar o campo do extraordinário só participando de datas marcadas? Precisamos instaurar espaço em nossas vidas para momentos de prazer, de troca, para rir e chorar junto, para escolher promover a participação mútua nos acontecimentos.

Por mais que nasça sem grandes explicações, sem motivos explícitos e declaráveis, a amizade só se mantém quando cultivada. Ela se renova a cada momento de presença. Um telefonema, um encontro mensal, enviar um e-mail, marcar um almoço no meio da semana, sem motivo utilitário além da grande razão: queremos nutrir algo que é especial, queremos ver a amizade florescer, queremos estar junto.

Precisamos encontrar espaço para a vida social, que na origem etimológica da palavra carrega o sentido de associação, de fraternidade, de comunhão entre iguais. Vida social em sua concepção mais ampla, de estar junto dos que são nossos irmãos da alma. Isso faz bem para nosso coração, para o coração amigo e para a amizade que se fortalece - gerando mais e mais frutos.

Inserida por kellyfaustino

O VALOR TERAPÊUTICO DA AMIZADE
Estar junto dos verdadeiros amigos alimenta o nosso coração

Que é bom estar junto dos amigos ninguém duvida. Mas será que refletimos sobre os significados mais profundos da verdadeira amizade? Que sentimento é esse que une pessoas diferentes, que ultrapassa limites e distâncias?

O verdadeiro amigo é alguém com quem podemos expressar nossos sentimentos mais íntimos. Ao mesmo tempo é aquele com quem somos capazes de compartilhar o silêncio sem constrangimento. É a pessoa com quem se deseja estar nos piores e nos melhores momentos. A verdadeira amizade é terapêutica em muitos sentidos, mas não se mantém pela utilidade que venha a ter. Porque chamamos de amigo aquele a quem simplesmente amamos e somos por ele amados. Assim, sem grandes explicações, não cabendo em predefinições.

No laço de amizade queremos ver o outro bem, queremos presenciar seu crescimento, compartilhamos suas dores e alegrias, estamos ao lado. O amigo é aquele que nos aponta o que precisa de cuidados, que nos diz às vezes palavras duras com a intenção de que sejamos pessoas mais plenas. Em outros momentos ele nos traz palavras doces, equilibrando nosso modo duro demais diante de algumas situações. O amigo é aquele que parece sondar o mais profundo em nós, ele vem com seu jeito único e nos apresenta um outro lado. Ou simplesmente cala para que nós possamos ouvir nossas próprias palavras ecoarem. Oferece o ombro, os ouvidos e o coração.

COMPANHIA QUE FAZ CRESCER

O amigo é aquela pessoa que faz parte de nossa vida, porém não o possuímos. Com ele aprendemos que o outro é como é, aprendemos a aceitar e a amar incondicionalmente. Nesse vínculo vamos aprendendo as relações de paridade, em que não há autoridade a seguir, mas sim respeito a compartilhar. Aprendemos a resolver questões em conjunto, a expor o que sentimos, a perceber melhor quem somos. Com a troca de experiências o humano se revela e percebemos que somos parte de um todo muito maior, que não somos os únicos a sentir, a sofrer, a sorrir. A amizade nos faz amadurecer e nos ajuda a rever nossos modos de relacionar."A amizade nos faz amadurecer e nos ajuda a rever nossos modos de relacionar."

Nessa relação deixamos de ser mais um na multidão que se espreme nas ruas da cidade. Somos mais que números, registros e letras. Somos pessoa, carregamos uma história. Temos uma testemunha. Ele vê os degraus que subimos, as pedras em que tropeçamos, a hesitação, a coragem. Ele acompanha, oferece seu olhar, a sua opinião ou o necessário apoio. No vínculo de amizade sabemos que a existência do amigo é a garantia de um "Estou aqui", uma frase aparentemente simples, no entanto, permeada de presença e companhia.

CULTIVE E VEJA FLORESCER

Por tudo isso (e por tudo o mais que não cabe em palavras) é que lhe convido a refletir: Você está próximo de seus amigos com a frequência desejada? Você encontra tempo para estar com eles, assim como reserva tempo para outras atividades cotidianas? Ou o amigo deixou de ser parte de seu cotidiano? Passou a integrar o campo do extraordinário só participando de datas marcadas? Precisamos instaurar espaço em nossas vidas para momentos de prazer, de troca, para rir e chorar junto, para escolher promover a participação mútua nos acontecimentos.

Por mais que nasça sem grandes explicações, sem motivos explícitos e declaráveis, a amizade só se mantém quando cultivada. Ela se renova a cada momento de presença. Um telefonema, um encontro mensal, enviar um e-mail, marcar um almoço no meio da semana, sem motivo utilitário além da grande razão: queremos nutrir algo que é especial, queremos ver a amizade florescer, queremos estar junto.

Precisamos encontrar espaço para a vida social, que na origem etimológica da palavra carrega o sentido de associação, de fraternidade, de comunhão entre iguais. Vida social em sua concepção mais ampla, de estar junto dos que são nossos irmãos da alma. Isso faz bem para nosso coração, para o coração amigo e para a amizade que se fortalece - gerando mais e mais frutos.

Inserida por kellyfaustino

Nem tudo que se diz é verdade.
Nem todo o dia tem cor.
Nem todo abraço é de amizade.
Nem todo perfume é de flor.

Nem todo rosto bonito é beleza.
Nem todo suspiro é saudade.
Nem todo dinheiro é riqueza.
Nem toda esmola é caridade.

Nem toda distância é ausência.
Nem toda luta é coragem.
Nem toda dor é experiência.
Nem todo gesto bonito é bondade.

Nem toda lágrima é de tristeza.
Nem todo choro é de dor.
Nem todo sorriso é de alegria.
Nem todo beijo é de amor.

Inserida por AnnaLRamos

💭 •••Pensamentos•••💭

Relacionamento: na minha concepção o relacionamento e baseado em: Amizade, confiança, cumplicidade, amizade e fidelidade.
O sentimento envolvido entre os relacionados quando são intensos e verdadeiro tendem ser expressado, sentido mostrado.
Aproveite e valorize tudo aquilo que lhe faz querer viver, crescer tudo oque te faz sorrir, oque te faz se sentir especial.
Mostre sempre não só com palavras MS sim também com atitudes q aquela pessoa e especial pra ti.
Que ela e importante em sua vida.
Diga que a ama sempre que sentir vontade.
Quando a tentação bater em sua porta lembre se que toda atitude errada que vier tomar atingirá aquela q você diz que ama e na maioria das vezes tem consequência.
Não há mentira q não seja revelada.
Ame:
intensamente
Loucamente
Inesperadamente
Viva cada segundo
Aproveite o máximo que pode.
Valorize sempre
Quem ama cuida e quer está perto.
Não permita que tentações inúteis e passageiras destrua o sonho de uma vida.
As vezes nos perdemos no vale das sombras por que colocamos uma venda em nossos olhos para sentimos menos culpado com os nossos erros e nos esquecemos que independente da venda continuaremos com a culpa e perdido no vale.

Inserida por SheillaCristina

SAUDADES DO RIO

Rio, de longe, uma saudade
Amizade, eterna recordação
Das cidades sua majestade
Tu pulsa no meu coração...

Tuas ruas, varia a felicidade
Vivo bem longe, de ti solidão
No bem querer, divindade...

Se algum dia voltar, será enfim,
Pra nunca te deixar,
E bem junto há ti. Ficar assim!

© Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
Agosto de 2017
Cerrado goiano

Inserida por LucianoSpagnol

A amizade

A amizade é um sentimento sublime que gera atos que aquecem, protegem, dão confiança.
A amizade verdadeira é como um cobertor quentinho nos dias muito frios. Conforta, aquece, acalenta.
O amigo de verdade tem sempre uma palavra esclarecedora, uma mão protetora, um pensamento positivo.
Não critica, apenas escuta, abraça, conversa.
Na amizade desinteressada existe amor. Amor no sentido amplo da palavra e não limitado as conveniências.
Acredito que sem amigos a vida perde a cor, a alegria, o perfume.

Inserida por RosaliAguiar

Há cursos para fazer amizades?
Não há cursos para fazermos amizade. O que existe são atitudes diárias de doação e compreensão para com o próximo. Devemos, habitualmente, nos colocarmos no lugar do outro antes de tomarmos uma atitude. Infelizmente, têm pessoas que não nasceram nem para ser colegas, nem companheiros e vão ser sempre uns esquisitos. Elias Torres

Inserida por EliasTorres

Ouvir um eu te amo,
De uma amizade tão linda
Acaba me fazendo voar
Me afundo em águas profundas
Tentando acordar

Isso não é um sonho
É real
Muitos não entendem
Não há nada igual

Em algumas situações
Não sabemos o que falar
Procuro entender
Como não poder te amar

Na chuva olhando para o tempo
Nuvens cinzas e o azul do céu
O nublado perfeito
Nesse mundo tão cruel

Inserida por Thawannegomes

MIGU <3VOU CANTAR PARA TI BL?

"EU TENHO AMIZADE COM VARIOS MENINOS MAIS TA LIGADO EU TENHO UM MELHOR AMIGO E NELE EU CONFIO DE OHOS FECHADOS AS VEZES SE CONFUDEMPERGUNTANDO SE È MEU NAMORADO,MAIS PERAI NÂO TEM NADA A VER È QUE È MUITO AMOR ENVOLVIDO ENTRE EU E VOCÊ E JAMAIS QUE EU VOU TE DEIXAR VOCÊ È O AMIGO QUE EU POSSO CONTAR,BRIGAS E INTRIGAS AS VEZES ACONTECE FICA DE MAL COMIGO E FALA VÊ SE ME ESQUECE EU NÂO VOU TE ESQUECER ISSO È IMPOSSIVEL,JAMAIS VOU ME ESQUECER DO MEU MELHOR AMIGO,QUANDO EU PRECISEI VOCÊ ESTAVA LA,QUANDO ME VIRARAM AS COSTAS VOCÊ VEIO ME ABRAÇAR POR ISSO EU TE AMO AMIGO IRMAO ,FICA DO MEU LADO NEM QUE SEJA PARA BRIGAR...."

Inserida por duuhtetiila

Sabe aquela amizade? Não existe.
O que existe é a falsidade.
Te quero bem, mas não melhor que eu...

Mas o que dizer se existe alguém que não pensa assim? Eu quero você bem e não importa se vai estar melhor que eu... De qualquer forma eu me ergo e te alcanso. Te alcanso até o mais alto dos degraus. Tenho medo de altura, mas eu me disponho a te alcançar só pra saber se está bem e depois eu desço e volto ao meu lugar...
Trouxa, imbecil... Assim vao me chamar, mas eu nem ligo porque o que importa é que você esteja bem para que eu fique bem.

Inserida por Graziesilva

A tua amizade faz o céu mais azul!

Querida amiga,
com você não existe tempo ruim: faça sol ou trovoada, o horizonte sempre é mais azul contigo por perto!
É muito agradável receber as dádivas da tua atenção e amizade. Você é uma pessoa cheia de virtudes, fico muito feliz quando recebo a sua mensagem de carinho. Quem não queria ter uma amiga como você! O que mais eu poderia pedir a Deus, além de uma amizade forte e sincera como a tua?

Afinal, somos primos. Qualquer ser humano gostaria de ter você como prima. Sinceramente, a tua amizade faz o meu quotidiano mais alegre e feliz! É ótimo saber que posso sempre contar contigo!

Beijo grande no coração.

Inserida por leik

Homenagem ao amigo
É momento de celebrar a nossa amizade, é tempo de
deixar fluir nossas emoções, é momento de homenagear
a vida que nos deu a oportunidade de sermos amigos.

Caminhamos durante muito tempo, estradas diferente,
mas, no final desses caminhos havia um encontro
marcado entre nós, dali para cá temos partilhado lutas,
dores, segredos, verdades, dos grandes cúmplices unidos
pela mão da vida.

Não é oportuno pensar em perdas ou ganhos,
o que vale a pena é o crescimento mútuo, a solidariedade,
a fraternidade, isto é importante,
o que importa também é estarmos sempre
juntos, celebrando a amizade.

Que maravilha poder ter a sua amizade, o seu respeito,
a sua presença.

Não somos irmãos, irmãos de sangue, mas
somos irmãos de verdade, verdade que
corre em nossas veias.

Isso chama-se amizade!

Inserida por kryka33

Amizade...
O que e a palavra amizade.
Significa: Afeição, simpatia entre duas pessoas...
Pra mim significa muito mais do que isso a amizade e um amor puro que nem todas as palavras do mundo pode explicar, se você tem um amigo tem um tesouro que deve cuida com todo amor do mundo , a amizade pode ate sofre algumas desavenças mas se ela for verdadeira vai passar por cima de cada obstáculo e vai se torna mais forte e vai ser pra vida inteira...
By: Jeshneve

Inserida por JeshNeve18

Para se ter uma amizade sincera, não é preciso estar grudada(o), ou com cobranças o tempo todo. Uma linda e sincera amizade, a gente sente e guarda no coração.
Sentimos tanto, que o tempo pode passar, porém a saudade só aumenta...E a vontade de estar perto é muito grande. Vontade de abraçar, dizer o quanto sentimos falta. Vontade de ajudar, levar um sorriso mesmo estando triste. Amizade verdadeira mesmo é sempre poder dizer o quanto amamos, mesmo a distância...Eu ti amo amiga(o)!

Inserida por belandrei

AMIZADE


Ultimamente tenho pensado no valor da amizade, e por isso, veio em minha mente alguns pensadores que possui uma visão singular e muito semelhante sobre o termo.
Como não recordar do pensamento de Exupéry que diz: “tu te torna eternamente responsável por aquilo que cativas”, na obra O pequeno príncipe. Quem conhece não tem como esquecer, não é verdade?
Ora, temos que ver por outro anglo. Qual o significado de cativar? O que cativamos quando cativamos? Que interesses têm em cativar alguém?
O significado, segundo o dicionário, não é tão bom quanto imaginamos que fosse, pois prender, sujeitar é o mesmo que escravizar um sentimento, ou uma pessoa. Para que ela fique perto de ti. Para que ela seja sua. Uma posse.
Ainda por cima podemos citar o mesmo autor dentro de outra perspectiva – “foi o cuidado que tu tevês com a tua rosa que a fez tão importante”, talvez, a dinâmica da amizade não está no cativar, mas no cultivar ou mesmo no cuidar.
Quando cultivo eu cuido. Quando cuido eu quero bem, porém eu tenho que entender que a outra pessoa não é minha posse, não é um objeto para o meu bel-prazer.
Tem uma imagem que me chamou muito atenção num livro que li há muito tempo. O título é: “... Amizade talvez seja isso...” do Padre Zezinho. Em suas páginas além dos textos tinham imagens de pessoas, de amigos juntos!
Uma delas me chamou atenção. Tinha duas meninas. Que estavam conversando alguma coisa. Aí, de repente, uma conserta a gola da blusa da outra. Vendo aquela cena em uma foto que se seguia com uma mensagem especificando assim: “amizade é um cuidar sem interesse”.
Estavam as duas conversando alguma coisa que nem sei lhe dizer caros leitores, porém, foi manifestado um desejo interno em uma delas em simplesmente conserta o que não estava arrumado na outra.
Onde quero chegar com isso? Não quero aniquilar o pensamento de Exupéry e dizer que as ideias defendidas pelo Padre Zezinho virá à ser mais atual e que o cativar na verdade é aquilo que já foi dito anteriormente, algo negativo.
Não é isso!
Quero trazer outra posição para uma mesma temática, pois “não podemos viver com as regras de antigamente sendo que a dinâmica do universo que vivemos é outro”. Esse argumento é uma espécie de paráfrase ao pensamento de Renato Russo em uma entrevista para o lançamento do CD presentes.
Mas quero elucidar que a verdadeira amizade se encontra no caminho da virtude, pois a mesma se for articulada para os meandros da utilidade e do prazer não gerará a vivência da plenitude na relação entre as pessoas.
Com isso, os homens que direcionarem a relação para o principio do prazer e da utilidade provocará apenas o mau, porém se os mesmos abdicarem disso irá viver a vida plena.
Mas podemos pensar em uma série de caminhos para fundamentar uma vida plena. Com isso, podemos perceber aqui o ideal abordado por Sócrates: “Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolver em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos”.
Podemos usar um termo cristão católico que é o in persona christi, ou seja, assemelhar-se a Cristo. Tornar-se próximo. Aconchegar-se. Ficar perto dele. Ter algo que se identifica como participante do ser de Cristo.
Para o filósofo Grego Platão a amizade se vincula à seguinte dimensão: “A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro”.
A amizade é uma via de mão dupla. A minha felicidade tende a possibilitar a mesma coisa para meu amigo. Contrariando essa dinâmica a mídia televisiva só revela em seus programas que defendem a inimizade como forma de ganhar ibope, inclusive, nas novelas que articulam apenas a violência e o medo nas relações entre as pessoas provocando certo afastamento, pois o que se estrutura é que a arte imita vida.
A arte é uma imitação da vida. Quer dizer que a vida é esse processo de falseabilidade que se revela nas tramas das novelas. Com isso, forma-se uma sociedade desumana, medíocre, hipócrita e infeliz.
Penso que a arte poderia ser vista como elemento que forma uma nação crítica, feliz, honesta, guerreira e educada.
Ela não pode ser uma imitação da vida como dizia Platão, mas que se fortalecesse com a educação de seu povo ao denunciar as impurezas dessa sociedade que vivemos e não como massa de manobra, mas sim como elemento de mudança da consciência, ou melhor, da formação de nosso povo.
Logo podemos perceber que não existe verdadeira amizade, pois se assim existisse estaríamos vinculados à perspectiva de duas amizades a real e a irreal.
Portanto, defendo que existe uma única amizade e a ela se compreende todo requisito que define a essência da virtude. Caso contrário, não será amizade.
O que pensar da amizade de Rubem Alves com o seu pai que lhe presenteou com um pé de rosmaninho e ele, por sua vez, o plantou próximo à janela de seu escritório e sempre o contemplava e conversava com ele num eterno processo de recordação, pois o seu pai já havia partido.
Uma “estória” bela, muito bela. Encontrei no livro: Creio na ressureição do corpo: meditações. Essa história é uma espécie de teofania termo utilizado por Octavio Paz para se referir à ideia de sagrado.
Aquele ambiente onde estava plantado o pé de rosmaninho era um local sagrado, pois por lá ele encontrava com algumas lembranças de seu pai. Alves argumenta: “a saudade nasce onde existe amor e ausência”, é naquele local que se vive o advento, a perspectiva do encontro.
Ainda nessa dinâmica vejo outra relação de amor como direcionadora da amizade que se encontra no sonho. Aquele homem para Rubem Alves não era apenas o seu pai, porém era um grande amigo que ficou simbolizado em um pé de rosmaninho. Somos humanos e construímos símbolos para identificar nossos laços.
Recordo-me nesse instante daquele verso de Cecília Meireles que fala sobre o mistério sem fim que se articula assim:
No planeta, um jardim.
No jardim, um canteiro.
No canteiro, uma violeta.
E na violeta.
Entre o mistério do sem-fim e o planeta.
O dia inteiro,
A asa de uma borboleta.
Tudo começa num jardim. Em um local apropriado. Esse jardim que abordo não é o que imaginamos como jardim. Não é isso! O encontro entre as duas almas que se somam é a transubstanciação de o infinito em um segundo.
Para isso, acontecer será preciso seguir a locução do místico Angelus Silesius:
Quem não tem o paraíso dentro jamais o encontrará fora.
E para ter um paraíso dentro de si será preciso cultivar algo que a poetiza mineira Adélia Prado estrutura com maestria no passo seguinte:
“A poesia, a mais humilde, serva da esperança...”.
Então, a amizade é pura poesia?
Não acredito que seja.
Penso que a poesia tem muito na amizade, mas a principal característica que ela tem é a sabedoria.
Mas, afinal, o que é então a sabedoria?
É uma espécie de arte de degustar a vida como comida, pois se prova o aperitivo da vida com a boca e então se decide se aquilo é digno de ser comido. O sábio é um degustador.
Nisso Rubem Alves assegura no livro – Perguntaram – me se acredito em Deus: “Deus não é objeto de pensamento. É objeto de degustação”.
Logo, como você, leitor definiria a amizade? Qual conceito lhe é mais apropriado? A definição de Platão? Aristóteles? Rubem Alves? Exupéry?
Pense...

Inserida por AVANDELSON

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp