Texto Solidariedade

Cerca de 242 texto Solidariedade

A natureza Humana

A natureza humana, entrelaçada em histórias de fome, solidão e desprezo, clama por atenção, mas frequentemente é relegada ao invisível, continuamente estamos imersos em rotinas que nos tornaram frios, esquecendo que cada rosto abandonado carrega um universo de anseios e lutas. O eco do desamparo ressoa nas calçadas da vida, onde o olhar se desvia e a indiferença se instala, pois perdemos a capacidade de nos conectar, de sentir a compaixão pulsar dentro de nós. É urgente resgatar a empatia, para que não sejamos meros caminheiros, mas também acolhedores, rezemos para que a luz da humanidade brilhe novamente, revelando os que, em meio à escuridão, ainda esperam ser vistos.

Inserida por CesarKaabAbdul

Aprendi uma Lição.
Percebi que sempre reclamava por pouca coisa,quando estava muito bem de saúde.
E hj,nessa fase...
Eu percebi que tenho meus limites...que n consigo fazer tudo sozinha usando um braço só.
Percebi tmb,lembrando das pessoas com deficiências são felizes do jeito que são e n ficam reclamando por qualquer coisa.
Eles conseguem se virar,num estalar de dedos,e as vezes sem pedir ajuda a ninguem.
Eu,que to passando por essa experiência com um braço engessado...
A maioria das vezes tenho q pedir ajuda pra fazer algo que n consigo fazer com um braço só.
Conclusão: Temos que ser mas solidários com os próximos...seja deficiente ou n...pq quando acontece um acidente ou incidente,sempre vamos depeder da Boa vontade das pessoas em querer ajudar.
O mundo da voltas...hj sou eu,amanha pode ser qualquer um....N querendo mal de vcs,não nunca,mas parece ser a lei da natureza isso...
Pq por mais que a pessoa possa ser independente e viver sozinho...sempre vai ter um momento que vai precisar de solidariedade...

Reflitam.

#SolidariedadeeVida.

Inserida por sisitozi1

Quando criança, sonhava em salvar o mundo. Já adolescente, vi que salvar o mundo era demais pra mim, então descobri o Brasil... conheci o nordeste, a cracolândia, o pavilhão nove, as febéns, algumas comunidades, cortiços e algumas famílias muito carentes.

Hoje, sem tanto sonhar, entendi que se eu conseguir ajudar uma pessoa no mundo antes de morrer, terei feito um bom trabalho!

Inserida por AbigailAquino

Diz o Sábio que na antiguidade, em um povoado distante, as pessoas haviam se tornado frias, egoístas e pouco solidárias.
Reclamavam da frieza uns dos outros, mas não se permitiam mudar. Uma criança muito sensível, ao ver o que se passava, dirigiu-se aos céus e clamou uma ação do Divino, pedindo que lhe mandasse um sinal a fim de mudar o pensamento das pessoas do povoado, e após sua reflexão, adormeceu.
No dia seguinte, fora acordado pela sua família, pedindo que levantasse logo, pois algo muito estranho acontecia... Sua mãe lhe disse que o Divino lançara sua fúria sobre o povo, e que algo gélido, branco e intenso cobria as pastagens e deixava as pessoas com tanto frio a ponto de quase congelarem.
Vendo suas lavouras e animais sendo cobertos pela neve, as pessoas não tiveram escolha senão ajudar umas as outras para que pudessem salvar o máximo de animais e alimentos que conseguissem, e assim o fizeram. Porém, a noite chegou, e com ela, a neve mais e mais forte, tornava a situação calamitosa.
Vendo toda a situação e o frio a castigar a todos, o menino então sugeriu que em vez de cada família ficar em sua morada, poderiam todos ficar juntos, assim, o calor humano os ajudaria a suportar o frio, o que foi aceito por todos.
E Como em uma grande corrente, todos, em círculo, feito um caracol, se aninharam, e juntos, conseguiam suportar o frio da noite.
Antes do amanhecer, o menino, com sentimento de culpa, explicou seu pedido ao Chefe do povoado, e pediu perdão por submeter seu povo a tal sofrimento. Porém, foi abraçado pelo Líder, que com os olhos cheios de água, pediu perdão ao menino por deixar que a comunidade se torna-se um mau exemplo para crianças como ele. Se abraçaram bem forte e adormeceram.
E tamanha foi a surpresa de todos ao ver que, no dia seguinte, o sol brilhara majestosamente e o céu parecia mais azul do que nunca... A tormenta teve fim.
Com pulos de alegria, cânticos e abraços, o povoado festejou o “perdão Divino”, e logo recomeçaram suas atividades rotineiras.
No dia seguinte, logo após o amanhecer, o menino pediu ao Líder do povoado que reunisse a todos, pois durante a noite tivera um sonho, onde o Divino lhe revelara um comunicado...
Foi então que o menino, relatando seu sonho, disse que a tempestade que ocorrera não seria a única, e que todos os anos ela se repetiria... Falou mais, disse que quando os primeiros flocos gelados caíssem do céu, que servissem de alerta e reflexão sobre a união, a bondade e a solidariedade.
Finalizou o menino dizendo que a este fenômeno, chamar-se-ia Inverno, e que seria uma época para não se pensar no frio, mas no calor humano que todos possuem e podem compartilhar.

Inserida por decofleck

[REFLEXÃO]

Existe alguns seres humanos que são extremamente complicados de se conviver com eles. Por mais que você faça o certo o tempo todo e que seu percentual de acerto para com esta pessoa seja de 100% em 99,9% das vezes, você sempre acabará sendo julgado pelo o 00,1% que você deixou de fazer por algum motivo. Esse tipo de pessoa não consegue entender que você é um ser humano e só essa condição já lhe coloca na situação de cometer pequenos erros no decorrer da vida, afinal, ninguém é perfeito. Ai, eu pergunto! Você nunca errou em sua vida? Como já sei a resposta vou parar por aqui.

Inserida por MercioFranklin

Menino de Rua - Escrito há mais de 30 anos.
(Rayme Soares)

De amor eu sou carente
Ando descalço e sem camisa
O meu futuro dizem ser delinquente
O meu dever amar a vida

O meu sorriso é momentâneo
O meu desprezo já lhe avisa
Que não sou nenhum simples estranho
Mas um moleque da avenida

Meu sonho mesmo é ser alguém
Que seja visto como gente
Não tenho nada e tenho o mundo
Pra aprender a me virar

Minha escola é a rua
Os "professores", quem não quer me ver
Pois sou um menino de rua
Mas posso até vir a crescer

Inserida por RaymeSoares

'MAR... '

Nos extensos mares somos barcos naufrágios. As muitas correnteza [des]favoráveis sempre deixam ranhuras. As salinizadas águas com o tempo deixam cicatrizes. A dilaceração é perceptível com o tempo e o tempo é um desastre.

Vedar as fendas que surgem apenas prolonga o que de fato já se escreveu. Deixar o barco correr ou manter-se agitado? Há os que preferem a resistência, a mágoa de tentar subir as correntezas rumo às suas expectativas. Outros apenas flutuam. São levados pelo mar com aparente satisfação e ócio.

Mas sabe-se: todos querem um porto a qualquer valia. Chegar àquela luz que tanto brilha. Manter seguro a estrela que tanto se admira. Uma. Várias. O que vale é a energia. Flutuar sob as águas imensas. Belas. Delirantes. Mas com seus desafetos e sujeiras.

Com o tempo aprende-se a aceitar o extenso mar à nossa frente. Não importa como ele seja. Um dia nos levará para onde não queiramos. A tração que se tem é apenas temporada. Ajuda, mas não é duradouro.

A visão desse mar é fantástico. Inacreditável. Surpreendente. Nele todos movem-se sempre rumo ao desconhecido. E o tempo há de naufragar aquilo que tanto procuramos. Tempo? Não! O mar... essa coisa sombria e nefasta.

Inserida por risomarsilva

E se não houver o amanhã?

Amar o próximo como a ti mesmo!
Este mandamento diz muito sobre o mundo e sobre todos nós.
Como vivemos em sociedade temos obrigações uns para com os outros.
Nessa lógica, devemos usufruir dos nossos direitos, em especial, de nossa liberdade, mas com total respeito aos direitos das outras pessoas.
Reflitamos:
De quem é o meio ambiente?
Como funciona a teoria do desenvolvimento sustentável num país onde a educação diversificada é desprezada pelo próprio Estado?
Afinal, por que em todas as campanhas eleitorais as promessas dos políticos se repetem?
E agora, conseguiu perceber onde você está inserido?
Na dúvida, continue lendo!
Um mundo melhor depende da minha, da sua e da mudança de nós, no que diz respeito aos nossos hábitos que vão de confronto aos princípios humanitários, para tanto precisamos ser persistentes, perseverantes, pacientes e comungarmos dos mesmos ideais de justiça. Isto porque esse processo é lento e possui muitos obstáculos, que podem ser rompidos mediante a comunhão de forças das pessoas que acreditam num mundo melhor.
Não é só isso!
Agora, mais do que nunca, precisamos nos reinventarmos, nos unirmos de verdade em prol da construção de uma sociedade mais solidária, porque esse é o melhor caminho para garantirmos a paz e o desenvolvimento racional de toda a população.
Assim, seja você quem for, não se subestime, todos nós somos fortes e inteligentes, e temos papel fundamental nesse processo de transformação.
Se sua luta for essa, siga em frente, e se não for, nunca é tarde para começar algo novo, que faz bem e traz felicidade plena.
Tão logo, vá plantar boas sementes, mas não deixe de regá-las diariamente, porque tudo nessa vida precisa ser alimentado, caso contrário, morrerá.

Inserida por ThiagoMoreiraSantos

⁠Floresça onde Deus te plantar...
A cada dia, a cada querer, a cada realizar... através de gestos simples, de ações empáticas, de causas defendidas com retidão, para
que com equidade prevaleça a verdade
em qualquer situação...
Flor&Ser, fazendo valer a justiça
a todo ser irmão.

24.06.2020

Inserida por patricia_maria_camara

⁠A folha de papel cortante
Não acreditaram quando falei que me cortei com uma folha de papel.
O disse me disse fez ela dizer que era frescura.
Mesmo depois de descrever em detalhes, me ridicularizaram.
Poucos foram aqueles que demonstraram solidariedade.
Apesar da empatia sei que somente aqueles que se cortaram com a folha de papel cortante sabem exatamente o que senti.
@psi.otaviomacedo

Inserida por psiotaviomacedo

SOLIDÁRIOS & SOLITÁRIOS

Se ainda não leram o “Fenómeno Humano” do jesuíta e filósofo francês Pierre Chardin (1881-1955), recomendo vivamente. Teilhard de Chardin foi uma “persona non grata”, na sua época, tendo sido ostracizado pela Igreja, de um lado, e pela Ciência, do outro, e acabando por ser submetido ao exílio na China.
Só mais tarde, com João Paulo II, Bento XVI e, mais recentemente, pelo Papa Francisco, é que a sua obra foi reconhecida e citada.

Deixo-vos descobrir livremente o autor e a sua obra. Apenas desejo realçar uma simples e curta frase da sua autoria: “a alma humana é feita para não estar sozinha.”

De facto, não viemos a este mundo para nos sentirmos sós. Viemos, tal como todos os seres humanos, com uma força invisível que nos une. Uma certa magia grandiosa nos liga, nos prende e nos vincula. No fundo, acabamos por não estarmos sós. Como podemos sentir-nos sós, quando conhecemos o caminho similar e tão profundo da condição humana?

Hoje, com a pandemia que assola o mundo, sentimos que essa força tão viva, tão acesa e tão frágil está presente.

Cada vez estamos mais próximos uns dos outros, porque um mesmo desígnio anda a planar sobre as nossas almas. E cada vez mais sentimos a necessidade do calor humano, do abraço, do beijo, do olhar, do diálogo, da compreensão e da solidariedade de todos. Sentimos a necessidade profunda de dar e de receber, não de bens materiais, mas sim de afetos, de amor, de vida!

Hoje, começamos este caminho individual e global; esta aventura de nunca nos sentirmos sós, mas de nos sentirmos UNOS, mais do que nunca. Mais do que nunca!

A todos, os meus votos de uma encantadora caminhada, cheia de alegria e de esperança, nas vossas almas nunca sós.

2020, José Paulo Santos
#COVID19

Inserida por JPRSANTOS

E agora com toda essa gente doente ?
E agora que a maior doença está no coração da nossa gente?
E agora, eu que sempre busquei o amor, o que faço em um mundo doente?
As pessoas estão loucas e eu ainda acredito no amor.
A doença não está no vírus mas sim na falta de amor.
A pandemia é a falta de solidariedade, é não olhar pelo outro e não fazer o bem.
A pandemia é a falta de amor

Inserida por janavidareal

Coopere-19

Nesses tempos, percebemos que não somos gigantes.
Algo inpersepetivel está fazendo um grande estrago.
Porém, o que realmente vemos:

Tempos,
Para quando estamos distantes uns dos outros, ficamos ainda mais próximos.
Para nos sensibilizar.
Para distribuir esperança.
Para praticar boas ações.
Para lutar.
Para sobreviver.
Para agradecer!

Não fim dos tempos, mas sim, um recomeço!

Inserida por juan_oliveira

Agora é um momento de reflexão extrema
Devemos pensar um no outro e agir com compaixão
Milhares de pessoas estão passando pelo mesmo problema
E infelizmente ainda não temos uma solução

Um vírus que se espalhou em tão pouco tempo
Causando medo, pânico e tristeza em muita gente
Se isolar parece ser a única saída no momento
Enquanto os casos crescem assustadoramente

É uma situação complicada para o mundo inteiro
Pois em casa muitas pessoas não conseguem trabalhar
Mas para manter suas famílias precisam de dinheiro
E além disso, ainda tem suas contas para pagar

Ninguém sabe quando esse caos irá terminar
Nem quantas vidas ainda serão afetadas por isso
O que temos a fazer agora é nos cuidar
E cada um assumir seu próprio compromisso

É hora de agirmos de forma totalmente altruísta
Sei que é difícil pois é grande a preocupação
Mas vamos vencer essa batalha, não desista
Precisamos manter a esperança e a fé no nosso coração.

Inserida por PalomaLopesO

Sim Com certeza a nossa educação é muito falha seja a institucional didática ou a familiar também. Científicamente falando tudo que compreendemos e aprendermos em nossa infância e essencial para o desenvolvimento da vida adulta falando de uma forma mais científica.

existe a fase adulta que a fase que a gente chega aos 18 anos existe a fase adulta emocional que quando a gente começar a ter consciência do que nos torna igual semelhante tento a consciência do que nos torna e nos faz acometem as mesma atitude de formas iguais ou diferenciada da quelas que vemos que presenciamos. e quando se consegue está em um Estado de vigilância consegue perceber as atitudes, e também a falta delas.


Então a partir dessa consciência temos dependência suficiente para fazemos as escolhas que iram repeti nossos passos a nos memso ou continua o de alguém que você se assemelha ou a sua própria conduta durante a vida.
ser enraizado e não sabe realmente renascer nos faz repetir nossas condutas e escolhas.

ser semelhante a outras pessoas é reconhecer isso e ter uma maturidade emocional para entende e continua sendo semelhante ou começa a agir diferente.

então todos os dias temos escolhas, seja pra tudo na vida.
E sua nossa escolhas são àquilo que nós escolhemos todos os dias seja continuar naquela forma ou de diversas outras, que sua realidade lhe couber.
No momento que você tem consciência do que te faz semelhante do que te faz igual ( ou até repetir o quê ja fez) você e responsável por isso e nao se deve apontar uma infância ou a conduta de outrem, tudo nos influência mas quando temos a capacidade de compreensão nossas ações são mais bonitas e inteligentes se temos consciência então sejamos diferente de nos ontem anteontem mas sem perde sua linearidade de evolução para vida,

essa seria a forma que escolhemos, a forma que você que eu que nós todos somos e a gente continua nessa forma tendo consciência das mesmas condutas são escolhas que a gente faz então a gente nunca deve responsabilizar nada pelas Nossas ações tudo é o caminho para o nosso desenvolvimento o nosso tempo e nossa atua vida, uma próxima um novo tempo iniciará
e nossa infância e essencial mas nao deixe não a deixemos definir nossa vida!.

E quem disse que ser diferente e fácil?

nada nesse universo e fácil e estamos aqui para conquistar aquilo que nos foi dado, de acordo com nossas escolhas merecimento crescimento

Inserida por samm_rodrigueees

Eu sei que as coisas não andam bem...
Mas isto vai passar.
O que podemos aprender com tudo isso ?

Primeiramente, que acima de tudo está Deus, somente Ele e diante dEle estamos nós, tão pequenos somos, frente a situações difíceis nada vale ter o bolso cheio e a mente e o coração tão vazio, que o orgulho e o individualismo não convém, sozinhos somos frágeis, mas juntos somos indestrutíveis.
Momentos assim, mostram que não importa classe social, muito menos a cor, que precisamos dar as mãos para sairmos dessa, permitir que corações petrificados sejam lapidados, moldados, transformados, tendo em mente que a dor do outro também é sua, minha, enfim nossa, então não custa nada ajudarmos uns aos outros, espalhar positividade, solidariedade, carinho, compaixão, amor, cuidado, diálogo, atenção, estamos dentro de um cenário em que a saúde deve ser o foco e todo o resto precisa sair um pouco de cena, não é brincadeira, muitas vidas já se foram e famílias foram dilaceradas com isso e nesse cenário ninguém é imune.
Lembrem-se, temos um problema em mãos e uma solução a ser encontrada.
O isolamento é essencial e o amor é indispensável.

Inserida por ErisbertoSilva

FILHOS, AGORA É A VOSSA VEZ

Filhos, agora é a vossa vez:
Cuidai dos vossos pais!
Sejam vocês mais responsáveis
E mostrem o vosso amor
E capacidade de iniciativa
Autonomia e liderança!
Façam as compras
Vigiem os estado de saúde deles
Atentai aos seus sintomas
Sejam corajosos e valentes!
Cantem, dancem com esperança
Protejam os vossos pais
Protejam os que vos amam
Lutem hoje pelo amanhã
Lutem para serem maiores
Lutem para serem melhores
Porque agora é a vossa vez!

Inserida por JPRSANTOS

Há quem diga que estamos vivendo o apocalipse, outros que estamos no fim de uma era. Existem aqueles que acreditam ser coisa do homem, virus produzido em laboratório e outros que acreditam ser a ira de Deus. Ira em razão do desamor, egoismo, corrupção, frieza e crueldade, pessoas que não tem tempo para nada a não ser interesses próprios. Que não estende a mão a um necessitado, não ajuda o próximo, não move uma palha se não obter benefício e ganho com a situação.
Vem a pandemia para balançar toda estrutura, fazer refletir e repensar a vida, modo de viver e conviver. Ela vem obrigando se isolar do mundo e se prender no seu próprio mundo. Vem para mostrar como é viver só, sem contato fisico, sem calor humano, sem amor a flor da pele. Vem para unir a familia na luta pela saúde, vem para mostrar a todos que sozinhos, sem fazer nada, apenas isolar, tem o poder de salvar, demonstrando que neste momento essa é maior prova de solidariedade e empatia.
Neste momento a cor da pele ou classe social é irrelevante, estamos todos no mesmo barco, remando no mesmo sentido para chegar vivos com a menor perca possível e ver o sol brilhar para o máximo de sobreviventes.
Siga as recomendações. Salve vidas. Você pode ser herói, apenas fazendo a sua parte.
Insta: @elidajeronimo

Inserida por ElidaJeronimo

"Meu corpo sofre uma transformação: ele não é mais limitado pela pele que o cobre. Expande-se. É o jeito de ser do meu próprio corpo, movido pela solidariedade".
(Em “Assim acontece a bondade” – Crônica de Rubem Alves. Extraída do livro: As melhores crônicas de Rubem Alves – Página 13. Editora Papipus – Campinas – SP. 2012)

Inserida por portalraizes

O HOMEM DO COBERTOR VELHO
Todos os dias no mesmo horário eu descia do ônibus e subia a passarela para pegar a segunda condução em direção ao trabalho. Quase sempre estava atrasado e passava feito um foguete, sem olhar para os lados. Naquele local, entre o ponto e a passarela, desviava de algo que atrapalhava o meu caminho.
Certa vez me esqueci de mudar o horário de verão, e saí de casa com uma hora de antecedência - fui perceber apenas quando estava no ônibus. Estava mais tranquilo e sereno, andando com calma e olhando o caminho percorrido, o que nunca acontecia. Ao descer do ônibus, reparei o que era aquela coisa que eu desviava todos os dias entre o ponto e passarela. Tratava-se de um velho cobertor, cinza, áspero, com um volume por baixo. Curioso, levantei o velho cobertor e dentro havia um homem dormindo, que nem percebeu que o descobri.
O homem debaixo do cobertor velho fedia a cachaça. Talvez por isso não tenha percebido que levantei o cobertor. Em frente ao ponto e a passarela havia uma padaria. Fui até lá e pedi um chocolate quente e um pão com manteiga na chapa, e levei ao homem debaixo do cobertor velho. Mesmo receoso, o rapaz agradeceu.
Passei a fazer do ato a minha rotina. Todos os dias eu comprava um chocolate quente e um pão com manteiga, e levava ao homem que sempre estava no mesmo local.
Um dia eu entreguei o pão com manteiga e fiquei olhando o homem degustá-lo. Ele, com a boca cheia e deixando cair migalhas no velho cobertor, indagou-me:
- Por que me ajuda?
Fiquei refletindo por um tempo antes de responder:
- Acho que não preciso de motivo para ajudá-lo.
Ele então se levantou e saiu andando pela primeira vez desde que o conhecera. Todos os dias eu o aconselhava a sair daquele local, procurar algo melhor para a vida. Queria que o homem reagisse, pois tratava-se de um bom rapaz, porém perdido.
Em um certo dia que desci do ônibus, segui em direção à passarela, e só estava o cobertor velho no chão. Mesmo assim, comprei o achocolatado e o pão com manteiga e deixei no mesmo lugar de sempre. Ele nunca mais apareceu no local.
Escolhi, então, pressupor que o homem melhorou de vida, pois, caso contrário, ele teria o alimento naquele cantinho.
Na padaria o proprietário me questionou:
- Por que você ajudava aquele homem? Era apenas um bêbado de rua.
Respondi:
- Porque aquele homem precisava de mim, mesmo que por apenas um tempo. E eu preciso de pessoas melhores no mundo.

Inserida por renanquintanilia

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp