Texto sobre Sol
E se amanhã for muito tarde? Se for tarde para pisar descalço na grama, contemplar o pôr do sol, tomar um banho de mar, comer brigadeiro de colher, usar o melhor perfume, beber café com um amigo, pedir perdão, dizer vários "eu te amo"...
Amanhã pode ser tarde. Deus permita que possamos fazer o que temos vontade no dia de hoje, amanhã e depois... Mas se o amanhã não vier, Eu tenho o hoje, todinho meu! Então, com licença, vou vivê-lo.
Amanhã é 23
23 com as águas de março, fechando um verão.
Mudanças, transformações acontecem.
O sol se põe mais cedo.
Sua força e sua luz se rende a enigmática e hipnotica lua.
Que nos atrai a admirá-la por suas formas mutantes inebriantes.
Não sei porque ficamos olhando pra ela fazendo perguntas.
E o pior q ficamos esperando resposta...momento de pura loucura.
É assim que ela faz com a gente.
Só os numeros se repetem como num ciclo.
Dias, meses, anos se passam, as datas ficam.
As datas, os momentos se eternizam no tempo
como se tivessem vida própria.
Alheia ao tempo e ao espaço, Viva.
Vivo estou e renasço no dia 23.
Graças à Deus!
Dedico ao amigo da luz
e da lua,
regido pelo sol
Instante.
Dos pecados que eu semeei...
Acreditei que estava rumo ao Sol..
Estava apenas espalhando sementes...
Achando que estava certo
Feliz ou infeliz...
Mas estava....
A felicidade passou....
O peso chegou....
Mesmo dormindo....
Minha alma dilacerou...
Percebi...
Que nada caí do céu de graça...
Nas loterias da vida...
Somente recebi pancadas...
Tentaram me desmatar...
Tentaram furtar minh'alma...
Tentaram me queimar....
Tentaram de tudo...
Mas com a raiz dura de se cortar....
Brotei do fundo do solo....
Pois o resto...
As chuvas futuras dirão...
Com um conhecimento em meu eu...
Enérgico e absoluto...
Vou morrendo sim....
Mas completo....
Mas feliz...
O instante é esse aqui...
O que virá eu não sei...
O que comemos hoje...
Amanhã quem sou eu para adivinhar...
Vou fazendo de conta que sou...
E se sou...
Manterei minha boca fechada...
Deixem falarem o que quiser....
Esse mundo não é só meu....
Quem quiser se matar que se mate...
Estamos todos nesse barco...
As tempestades ainda virão...
Mesmo na proa....
Vou me segurando...
Já chorei em rios...
Ja balbuciei em mares...
Já quebrei a cara na terra...
No amor....
Fui vilão para muitos...
Montanhosa paredes quiseram me empatar....
Fraturei meus ossos...
Ultrapassei os vales...
E agora estou...
Cada vez mais forte..
Se um dia eu voltar a amar como antes...
Então que transborde o em outros cais....
Autor:Ricardo Melo.
O Poeta que Voa.
E essas nuvens densas nem parecem fazer diferença pro sol que brilhava a pouco tempo, é que já se acostumou com o momento e até o som nem parou pra escutar, nem mesmo vai tentar lembrar, porque não tem motivo para isso, esqueceu o sorriso que costumava alegrar o dia, mas a noite chegou, nela muita coisa acontecia, em fim, deixa acontecer e ao amanhecer talvez algo faça algum sentido, volte a preocupar com as nuvens densas, talvez até vá chover e você se preocupe em se molhar ou então em se queimar com o sol brilhante lá no céu que cumpri seu papel, talvez consiga descobrir, qual é o seu aqui, em fim, talvez seja o começo, mas deixa a chuva passar, depois de se secar a história é outra, troque sua roupa, pois a alma está lavada, agora a jornada pode recomeçar de onde começou!
05/02/21
Era sonho
Sem muita demora se pôs o sol...
E, em solidão, me veio a lua
Que contemplo do alto deste farol
Para que a paz sem ti me flua...
Nela, alegre, seu rosto vejo risonho
Insinuosa a me olhar em gracejos!
Ah! Como sou bobo, era um sonho
Acordado, desejando seus beijos!
A brisa leve beijava-me o rosto;
Em transe, confundi, deveras...
Fazia-me carinho assim e eu gosto.
De volta à realidade me entrego,
No peito tantas saudades doeras...
Resta esfriar o amor que não nego!
A felicidade em seu olhar,
É como uma tarde agradável de sol.
E sua imagem em minha mente é como a de um lindo Girassol.
Sua Aurora dourada me fascina,
Seu jeito puro e delicado é o que a ilumina.
Esta sua Aurora distintiva,
Acalenta todo o meu ser,
Me privando de toda a preocupação,
Que em meu ser, queira comprometer.
Estas são as sinceras e inseguras palavras do meu coração.
Durante as noites em que eu estive são.
Com você é mais fácil seguir
Uma constelação no olhar
Uma imensidão no silêncio
Brilhante como sol no amanhecer
Reluzente como a lua anoitecendo
Um sorriso como arco-íris
traçado com pincel
Ah, se vivesse em dias atuais Vicent Van Gogh
Desenharia cada detalhe seu
Da janela iria superar diversos sóis
Porque no horizonte dos seus olhos, encontraria a pureza do olhar de uma criança, com a mesma confiança que o pássaro tem nas asas
E sonharia...
E viveria...
E amaria pela eternidade
Porque o gostoso, é acreditar no amor
Não daqueles de contos de fadas
Mas, sim aquele que mesmo sendo imperfeito
Dá vontade de ficar!
Poema de autoria #Andrea_Domingues ©️
Todos os direitos autorais reservados 09/02/2021 às 20:00 hrs
Manter créditos de autoria original _Andrea Domingues
Quem diria
Na tempestade dele
Ela foi o sol
Foi a esperança
Foi a cura
Foi o brotar, até florescer
Mas, na tempestade dela
Ele foi o próprio vento
Foi a chuva forte
Foi quem derrubou suas folhas
Foi quem a fez acreditar, que havia algo de errado com seu corpo
Foi quem a empurrou de cabeça no abismo profundo
Foi quem a encurralou de frente a ansiedade
Foi quem sem se quer ter um punhal
Cravou uma imensidão de dor
Mas quem diria que um dia
Ela despertaria para uma nova versão
Então como um ipê
quando quase sem vida,
se fez florir antes das folhas
Hoje sozinha é cheia de si, completa
Poema autoria #Andrea_Domingues ©️
Todos os direitos autorais reservados 11/02/2021 às 16:00 hrs
Manter créditos de autoria original _Andrea Domingues
QUERO VOCÊ
Quero ser sol
que brilha reluzente na sua face;
Quero ser brisa
que suavemente deslisa
entre seus cabelos;
Quero ser riso facil
que desabrocha em sua boca sem pedir licença;
Quero ser a água do banho
que percorre continuamente no seu corpo.
Quero ser noite
que te cobre ao dormir.
Enfim quero ser parte
do seu cotidiano,
até ser totalmente parte inteira
de ti.
VERÃO .....
Verão... janeiro onde tudo esquenta
Em bando o raio do sol abafa o beiral
É mais triste o jardim na tarde sedenta
Onde as rosas já desmaiam no rosal
O alto verão! A hora é macilenta
Tem lerdeza, estio, sempre igual
Poeta, porque é que te atormenta?
Cá no sertão, é calor, chão tropical
Depois o seu entardecer é encantado
Dum horizonte de nuvem em novelo
Na grandeza do céu árduo do planalto
Verás sim, o abrasado torto cerrado
Em brado, as suas savanas em apelo
No pico da quentura, bafo, ponto alto! .....
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
18/01/2021, 07’37” – Triângulo Mineiro
Soneto Nº 2
O sol
Pode brilhar muito intensamente
Como brilha intensamente
E pode deixar de aparecer de repente
As vezes, é assim
Os dias são ensolarados
E as luas também
Bem, mas tem dias que nem ele, nem a lua aparecem
Nossa esperança vai morrer por causa disso?
Nós sabemos que eles estão lá
Embora não possamos vê-los
Os dias nublados não são para sempre
Nem as noites sem lua
Independente da fé tua
__
Edson Felix
18/02/2021
Brazil
“Porquê tenho dormido tarde”
Amanhã o sol celebra
Então aproveita, meu amor
Que hoje eu tomei calmante
E se o copo quebra
Eu não forjo nem com teu calor
Ele nunca mais vai voltar a ser como era antes
Eu ouvi dizer que só se vive uma vez
Mas pra mim isso não é o bastante
Roubo tua mágica, é isso que tu quer?
Sua gata, cê vive 7 ou 6
Te quero comigo, te desejo nos meus sonhos, te ponho na minha estante
Você tá cada vez melhor, ein mulher
Eu não sei mais o que tu quer
Mas eu sei que a primeira refeição é sempre a melhor
Pois é nela que há mais calor
Você fica brava com o que eu fizer
Então se eu te disser que tu é a pior
É porque só há você, meu amor
Você nunca me deixa só
Por isso você é a melhor
E se tu quiser fugir de mim eu te dou um nó
Seu novo filme favorito eu sei de có
A minha insegurança me diz que tu só tá aqui por dó
E no fim da noite isso me deixa na pior
Mas o teu sorriso é a coisa mais bela do mundo
É por isso que eu esqueci que eu deveria morrer ontem
E estarei cantando amanhã
Olha pra lua, meu bem, meu mar, meu mel, meu mundo
Olha para as estrelas, minha lua, meu sol, meu tudo, razão dos meus sorrisos aos montes
Olha pra rua, minha estrela, meu banho de chuva, meu pingo d'água, meu mousse de hortelã
Me diz que sou louco
O mais doido dos tontos
Que eu te quero aos poucos
Quando eu te vejo me dá um sufoco
Mas se eu não te vejo eu fico aos prantos
Olho pra mim e rio, eu quem dizia ter o coração oco
O mundo do meio entre os opostos
Entre treva e luz.
Pelo raiar do sol e a inundante chuva.
Casado e solteiro.
O luar mais belo e a nuvem negra.
Lati e miar.
Cantar e silenciar.
Céu e inferno.
Deus e satanás.
Homem e mulher.
Deserto escaldante e uma floresta radiante.
Espada e escudo.
Freio e acelerador.
A brisa mais suave e o aspecto da dor.
Sim, é verdade, entre os opostos.
Vivemos risos e momentos indispostos.
Vitórias e derrotas.
A enfermidade e o semblante mais saudáveis.
A loucura e a sanidade.
Taí um embate.
Da força e fraqueza.
Quem deveras tem razão.
O que de fato avalia cada coração.
O mistério mais profundo.
As agonias do mundo.
Se falo não me escutam.
Se não falo condena me a ser mudo.
A liberdade.
A prisão.
É perigoso gritar.
Tem ouvidos cheio de ódio.
A inveja que envenena.
A bondade serena.
Enfim.
Somos tomados e desafiados.
O devaneio insensato de ignorar o irmão.
A sociedade impõe a condição.
Tudo vã, banal, naufragados na ambição.
O egoísmo vivo, o medo, a covardia.
E continuamos a ser navegantes.
Enquanto isso.
O próximo do próximo.
Que está a machucar o semelhante.
Giovane Silva Santos
E a noite, a Lua, virou o Sol, o dia.
Neste instante, o poeta, o guardião, varou a porta dourada e travessou o selo que separa o antes e o depois, o que era inconsciente do que era consciente, juntando tudo no agora. E a melodia do Destino soou para resgatar as almas que não existiam e fazer valer o amor esquecido. Somos senhores do mundo, mas quando criamos os seres, deixamos de ser nós.
DURANTE MUITO TEMPO
Durante muito tempo
Perdi a esperança
Mesmo quando chorava
Esperava ver o sol
Mesmo longe de casa
Esperava sempre voltar
A ver a tua presença
Mesmo quando chovia
No meu coração
Ficava com esperança
De poder ver o sol
Encontrei nas palavras
A forma de expor todos
Os meus sentimentos
E pensamentos
Acerca do amor e da dor
De tudo que me rodeia.
Despertou
Despida do inverno
Acordou sol
Despida da primavera
Acordou girassol
Despida do vento
Acordou borboleta
Despida do branco e preto
Acordou violeta
Despida do medo
Acordou esperança
Despida da angústia
Acordou mudança
Despida do fragmento
Acordou feliz
Entendeu as estações
Aceitou a cicatriz
Poema autoria #Andrea_Domingues ©️
Todos os direitos autorais reservados 23/05/2022 às 14:30 hrs
Manter créditos de autoria original _ Andrea Domingues
ERRATA
Do sol, tirei a peneira para abraçar a verdade que me norteava.
Talvez, meu erro foi querer viver amores tendo um amor.
Prostitui meu caráter e me entreguei ao proibido prazer.
Quis agradar gregos e troianos.
Engoli palavras amargas que seriam dadas com embrulho de presente a outras pessoas.
Reguei em meu jardim meu pé de niilismo com as lágrimas que segurei.
Viajei nos sonhos alheios;
Entrei em corpos ruins;
Mas de algo podes ter certeza:
A este que vos fala, faz-se a errata para que aprenda com aquilo que viveu e poderá viver novamente.
Invisível nota
Uma música para refletir
Qual o espaço que você existe em mim
Dó Ré Mi fá lá si sol notas musicais enfim
Uma energia sem igual quando penso em ti...
Eu não sei porque ou se te escolhi
É a voz milagrossa ainda existem em mim
Se não ė a metade vai deixar de existir,
Quando o amor não é de verdade o tempo não se iludir.
Questão não é relativamente coragem
A verdade se veste de pura camuflagem
Como cigarras em casca grossa, nossa...
Precisa de silêncio pra ver o corpo esmorecer de saudade.
Talvez necessário as estações mudem para reconhecer.
Minha ausência perante teu ver
Mesmo que veja de longe o que está perto, o meu canto.
E o manto para que sinta algo lhe falta, nada insânio.
A sua ausência metamorfose precisa,
Para conservar sua luz acessa a beleza fina a sua boca o vinho.
Busca no alento a sabedoria que seja pura verdade o destino
Esse tempo menino levando-nos fazer namorado.
Preciso de mais sabedoria para saber cutivar suas alegrias,
E dar continuidade ao jardim de sua vida.
Essa obra bem construída e protegida
Que os anjo cuide ainda mais minha alma querida.
Sou de simplicidade nobre
Talvez a lua cobre e o sol renove
Todos os dias esses sentimento sereno
Onde o verbo se faz pequeno poema.
O sol não se mantém parado? A lua não está sempre em movimento? Mas os dois sempre estão no mesmo lugar. Eles têm diferença, mas são iguais, porque trilham um caminho diferente, mas importante.
Cada raio de luz que emerge na alma em cada manhã segue o caminho certo, porém o ser humano o leva para o caminho da noite.
Do que adianta você seguir uma vida inteira jogando sua luz no lixo, não seria esse um caminho trivial? A luz é aquilo que nos faz ter razão. Mesmo sem razão, há luz, porque mesmo não vendo o sol a noite, outros conseguem ver. Depois disso, chegará sua hora.
Por que gasta o dia tramando contra você e a noite tramando contra os que são com você?
Tramar contra você é desistir de esperar a luz, seja parado ou se movendo, mas de toda forma, aguardando.
Mais do que tapar-se o sol com peneira, é bom que se paute pela verdade.
O futebol Moçambicano necessita de uma absoluta reestruturação.
Os métodos usados envelheceram com o tempo. Precisa de ser pensado de outra forma.
No mundo o futebol é ciência, e nós devemos encará-lo como tal.
Os anos vão passando e com eles gerações que poderiam ter sido aproveitadas.
Temos jogadores com qualidade internacional, então o que nos falta?
Falta-nos dar à mão a palmatória e reconhecer o pouco ou quase nada que se tem feito.
Futebol não deve ser uma lotaria!
Um deixa andar, um se der certo deu, e se não der certo, não deu.
Deve haver um objetivo e um foco.
